sábado, 27 de fevereiro de 2010

PETA desiste de utilizar o outdoor com a foto do jogador

O PETA - People for the Ethical Treatment of Animals - afirmou na sexta-feira ter desistido de usar um outdoor com uma foto do jogador de golfe Tiger Woods no qual era feita uma alusão ao recente escândalo sexual em que o atleta se envolveu.

No cartaz, parte de uma campanha da organização Peta ("Pessoas Pelo Tratamento Ético de Animais", na sigla em inglês) para incentivar a esterilização e castração de animais domésticos, a foto de Woods aparecia juntamente com a mensagem "sexo demais pode ser ruim... para tigrinhos também". Tiger, em inglês, significa tigre.

O outdoor seria exposto na cidade em que Woods mora, Windermere, perto de Orlando, na Flórida. Embora nunca tenha chegado às ruas, ele foi divulgado pela Peta em um press release, que acabou alertando assessores de Woods sobre os planos da ONG.


Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,gatorade-cancela-contrato-com-tiger-woods,517069,0.htm

Porto Alegre/RS: Protetores dos animais pedem o fim da Cavalgada do Mar no centro da Capital

Grupo pede o fim da iniciativa, que já teve a morte de dois cavalos desde sábado

Protesto Cavalgada RS

Diversas entidades de proteção aos animais realizaram uma manifestação na tarde desta sexta-feira, na Praça da Matriz, em frente ao Palácio Piratini, no centro de Porto Alegre. Eles protestam contra a Cavalgada do Mar, iniciativa organizada por movimentos tradicionalistas todos os anos no litoral do Estado.

O grupo pede o fim da atividade. Na opinião dos defensores dos animais, os cavalos que participam do trecho de 240 quilômetros são submetidos a maus-tratos. O percurso, que teve início no sábado, já matou dois animais.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?f=1&local=1&section=Geral&newsID=a2821922.xml

Registro/SP: Feira de adoção GPA será neste domingo 28/02

por Julio Silva

Registro/SP- O Grupo de Proteção aos Animais (GPA) convida a população para a feira de adoção de adultos e filhotes de cães e gatos que acontece neste domingo 28/02, das 9 às 11 horas, no pátio do Toyo Materiais para Construção, na Av. Clara Gianotti de Souza, 854.

Importante destacar: o grupo não doa animais para viver em correntes. Para adotar, é preciso ter espaço.

ImagePizza da sede própria- O GPA lançou a campanha para a arrecadação de recursos para a construção de sua sede própria. Para isso, estão à venda tickets de pizza de mussarela ao custo de R$ 12,00 cada. As pizzas poderão ser retiradas no sábado 20 /3, das 17 às 19 horas, no bazar do GPA, que fica na rua Akira Uematsu, esquina com a Waldomiro Giraldes Garcia, no Jardim Caiçara I, em Registro.

Cupons estão à venda com os integrantes do GPA e no bazar, que atende de terça a sexta, das 14 às 18 horas. Mais informações pelo telefone 81 267807, com Néia.

http://diariodeiguape.com/2010/02/27/feira-de-adocao-gpa-sera-neste-domingo-2802/

Grupo francês quer ajudar sapos a atravessar a rua

Segundo ONG, os atropelamentos são a maior causa de morte dos anfíbios


Um grupo de proteção aos animais quer que o governo francês construa túneis para que milhões de sapos sejam salvos ao atravessar as estradas do país.

Hoje é comum ver os anfíbios serem atropelados por motoristas impiedosos.

Segundo a Associação de Proteção aos Animais Selvagens, a maior causa de morte dos sapos na França são os atropelamentos nas rodovias, já que os bichinhos estão constantemente procurando áreas alagadiças para se reproduzir.

A ONG pede para que, ao menos, as autoridades espalhem placas pelas estradas alertando os motoristas sobre o tráfego de sapos no local.

Fonte: R7

Maringá/PR: CCZ só pode recolher com ordem judicial

Carla Guedes

Para a médica veterinária Marilda Fonseca de Oliveira, gerente de Controle de Zoonoses da Secretaria da Saúde, a criação sadia de animais domésticos tem de obedecer às cinco liberdades: ele estar livre de fome e sede; livre de dor, ferimentos e doenças; livre de medo e estresse; livre de desconforto e livre para expressar o comportamento natural.

Segundo ela, geralmente, quem abriga muitos animais, sem espaço e condição adequados, não consegue respeitar o bem-estar animal. “Não há como oferecer tratamento veterinário e alimentação adequados. O animal é recriminado até ao latir para não incomodar os vizinhos. Muitas vezes, são mantidos dentro de casa, com janelas fechadas, tornando o ambiente insalubre. Nenhum animal pode estar bem em uma situação dessas”.

Quando o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) visita as residências onde pessoas mantêm 20 e até 60 animais, a orientação é que limpe bem a casa e que consiga espaço adequado para a criação. O CCZ não pode entrar na casa e recolher os bichos. A retirada é feita somente com ordem judicial. “Essas pessoas não atuam de forma saudável”, considera Marilda. “Elas precisam saber até onde vão as ações de proteção que dão frutos positivos”.

Leia mais em: http://www.odiariomaringa.com.br/noticia/236494

População de micos-leões-dourados quintuplica em área florestal do RJ graças a projeto de 1983

Preservação dos primatas acabou beneficiando as demais espécies da região

Gisela Cabral

Os registros feitos por um frei português conhecido como Thevet, em visita ao Brasil poucas décadas depois do Descobrimento, em 1558, descrevem um pequeno primata de pelo dourado cor de fogo e beleza estonteante, adotado pelos índios como animal de estimação. A juba ao redor da cabeça rendeu à espécie Leontopithecus rosalia, então abundante no país, o apelido de mico-leão-dourado. Séculos depois, esses bichos foram classificados como criticamente ameaçados de extinção, situação que começou a mudar com o início de um projeto coordenado pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) na Área de Proteção Ambiental da bacia (1) do Rio São João. Agora, os cientistas dizem que o mico-leão-dourado tem chances não só de escapar da ameaça que a caça e o desmatamento representam como pode ajudar na preservação de outras espécies.

Mico Leão Dourado


Abundantes na época do Descobrimento, os micos-leões-dourados chegaram a integrar a lista de animais seriamente ameaçados.
Isso porque, segundo os especialistas, o primata reúne características ecológicas de diversos outros animais, como a alimentação diversificada e a necessidade de abrigar-se em habitats variados, por exemplo encostas e baixadas. Dessa forma, ao criar mecanismos que protegem o mico-leão, o projeto da Uenf desenvolve condições que beneficiam também as outras espécies existentes na bacia.

Segundo o coordenador do estudo, o professor da Uenf Carlos Ruiz, quando o projeto teve início, em 1983, havia 300 micos-leões-dourados na região. “Estabelecemos metas por meio da análise de viabilidade de população. Com isso, conseguimos ampliar o número de animais para 1.600, habitando uma área de 13 mil hectares de florestas”, afirma. A meta dos pesquisadores da universidade e das entidades parceiras da iniciativa, como a Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD), é chegar a um número mínimo de 2 mil primatas ocupando 25 mil hectares de áreas conectadas e protegidas.

A estratégia de conservação florestal é chamada de manejo adaptativo, na qual as atividades desempenhadas são modificadas de acordo com as necessidades do local. Exemplo disso são os projetos que incluem análises demográficas, pesquisas genéticas e até noções de educação ambiental voltadas para os moradores do entorno. “Também criamos os corredores ecológicos, que funcionam como pontes de vegetação replantada por cima do pasto de propriedades rurais particulares e que ligam duas florestas”, destaca.

Reservas

A população de micos existentes no estado do Rio de Janeiro, hoje, está distribuída ao longo de duas reservas biológicas, a União e Poço das Antas, ambas de responsabilidade do Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Além disso, os animais podem ser avistados em 28 reservas particulares ou fazendas localizadas na bacia do Rio São João. Segundo a secretária-geral da AMLD, Denise Marçal Rambaldi, a área é estratégica em termos de biodiversidade e serviços ambientais. “Os benefícios obtidos a partir do trabalho feito com o mico, que é um animal extremamente exigente, são estendidos a outras espécies. Também visamos à proteção da área em si, sempre em conexão com os órgãos governamentais que viabilizam o processo”, explica.

De acordo com a AMLD, o mico-leão-dourado é um primata que vive em grupos familiares formados, em média, por seis indivíduos, podendo variar de dois a 14 membros. Eles podem viver até 12 anos na natureza e, em geral, reproduzem-se uma ou duas vezes por ano, em gestações que costumam durar até 120 dias. “Os micos se alimentam de frutos, néctar de flores e pequenos vertebrados”, explica Denise. Segundo ela, o problema da caça à espécie não foi exterminado por completo no Brasil. Porém, a maior dificuldade enfrentada atualmente é a perda e a fragmentação de florestas. “O Rio de Janeiro é um estado que cresce mais a cada dia que passa e, com isso, há o desaparecimento da mata. Por isso, a importância em conservar o que existe atualmente”, enfatiza a especialista.

1 - Abrigo
A importância da área onde está a bacia do Rio São João é imensa, por abrigar quase toda a população de micos-leões-dourados existentes no Brasil. Com uma extensão de 150 mil hectares, essa parte da Mata Atlântica é a principal fonte de abastecimento de água de municípios fluminenses como Cabo Frio e Arraial do Cabo.


» Características
Saiba mais sobre o mico-leão-dourado:

  • Vive em grupos familiares formados, em média, por seis indivíduos
  • Pesa entre 550g e 600g e mede cerca de 60cm da cabeça até a ponta da cauda
  • Na natureza, vive em média oito anos, mas pode chegar até os 12 anos
  • Pode se reproduzir uma ou duas vezes por ano, com gestação de 120 dias que resulta, geralmente, no nascimento de filhotes gêmeos
  • Alimenta-se de frutos silvestres, insetos, pequenos vertebrados e, eventualmente, da goma de algumas árvores
  • Cada grupo utiliza uma área que varia entre 50 e 100 hectares, que é defendida da entrada de outros grupos de micos
  • É um animal diurno que à noite se abriga em ocos de árvores ou emaranhados de cipós e bromélias

http://www.correiobraziliense.com.br/

Mogi das Cruzes/SP: Quero-queros interditam campo

GERSON LOURENÇO

Os Quero-queros estão constantemente presentes em diversos estádios
Os Quero-queros estão constantemente presentes em diversos estádios

Quem gosta de esporte, e até quem não gosta, já viu uma série de imagens na televisão de aves atacando jogadores nos gramados de estádios de futebol. E o fato chamou a atenção em Mogi das Cruzes. Um casal de quero-quero ganhou a atenção dos frequentadores do Centro Esportivo e Recreativo (CER) do Socorro desde a última quinta-feira. Um ninho com quatro ovos, nas proximidades do grande circulo, provocou a interdição do campo de futebol do local. A medida foi adotada após ação da Polícia Ambiental, que registrou um Boletim de Ocorrência para evitar a utilização do espaço por um período de 20 dias. Assim, o portão de acesso ao gramado foi trancado com um cadeado e o fato impediu a realização de duas partidas de futebol, programadas para este domingo, que marcariam a abertura do Campeonato Sub-21 da Liga Municipal de Futebol de Mogi das Cruzes (LMFMC).

Em defesa do ninho o Quero-quero ataca a bola invasora
Em defesa do ninho o Quero-quero ataca a bola invasora

Tudo começou na última quinta-feira quando o caseiro do CER, Mário Daniel Lucherine efetuava, com uma máquina, a poda da grama do campo para a realização dos jogos de futebol.

Com a sua movimentação, as três aves que estão no local adotaram o procedimento de defesa do ninho e passaram a dar voos rasantes sobre o caseiro e ao mesmo tempo efetuando um som assustador.

O som e a agitação dos pássaros chamaram a atenção de soldados do 1º Batalhão da Polícia Ambiental, que está localizado nas dependências do Centro Esportivo.

No momento em que viu a agitação, o militar disse que se dirigiu rapidamente ao local. "Eu estava na base e verifiquei que no campo havia o ninho. Imediatamente, fui até o responsável e recomendei a paralisação dos serviços até que a ave chocasse os ovos, o que deve levar mais uns 20 dias", informou o policial na tarde de ontem.

"Existe uma lei federal que impede a retirada, ou destruição de ninhos de aves silvestres. Estamos cumprindo a legislação", disse o cabo Angelico Gustavo se referindo ao artigo 29 – parágrafo 1º inciso II da Lei Federal 9605/98.

Ninho de Quero-quero
Ninho de Quero-quero
O militar ainda informou que as aves saem do local assim que nascem os filhotes. "Os quero-queros fazem ninho em qualquer ponto onde há uma grama rasteira. O campo estava com grama alta há dois meses e a ave julgou que lá seria um ponto seguro", explicou.

O cabo Gustavo disse que o administrador do centro esportivo se sensibilizou com o ninho e prontamente aceitou a recomendação. "Naquele espaço não poderá haver nenhum tipo de atividade esportiva e o corte da grama é permitido desde que se respeite um raio de 10 metros de distância do ninho", informou o militar.

E este realmente parece ser o raio de proteção da ave. Basta atingir um certo ponto do gramado em direção ao ninho para as aves iniciarem os voos de proteção ao ninho. "O pássaro de fato é arisco", detalhou o cabo. "Se chegarem perto do ninho ela vai dar os rasantes", frisou.

Com a autorização da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que administra o centro esportivo, a reportagem de O Diário esteve no local, na tarde de ontem, com Lucherine e o coordenador do espaço de lazer, Edson J. Dalaruvera Júnior.

Logo na entrada, fomos recebidos por um casal de coruja, ave de rapina que também utiliza o solo para fazer o seu ninho. Os animais e seus filhotes ocupam uma faixa do campo, nas proximidades do portão de entrada. Elas não se agitaram com a presença das pessoas, mas ficaram observando de um ponto seguro – preparadas para defender os seus três filhotes.

Após mais uns passos dentro do gramado, Lucherine, que conseguiu cortar apenas 25% do gramado do campo, contou que não tem medo do casal de Quero-Quero e que se dependesse dele continuaria o trabalho de poda.

E para provar que não tem medo das aves, ele se aproximou e ficou bem ao lado do ninho. E bastou dar os primeiros para ter a companhia do casal de Quero-Quero, com os seus voos ameaçadores. "Elas vêm bem perto, mas chega na hora de bater na gente desviam. Eu não tenho medo", disse o caseiro, sem se intimidar com a aproximação cada vez maior dos animais.

Experiente, entre seis pessoas que visitaram o campo durante a tarde de ontem, Lucherine se aproximou do ninho e com isso permitiu a captação de imagens do ninho pela equipe de reportagem de O Diário.

O Quero-quero é companheiro também de outros goleiros
O Quero-quero é companheiro também de outros goleiros
De longe da cena, o goleiro Flávio Samuel, que defende o time sub-21 do Paulistinha, se mostrava contra a interdição. "Acho que deveria ter o jogo normalmente. É só dar as costas que elas vêm e desviam", garantiu.

Apesar de garantir uma bela distância das aves, o goleiro salientou que é normal ter a presença de Quero-quero nas partidas. "Jogo aqui faz tempo e sempre tivemos a companhia delas. Elas não fazem nada", ressaltou o goleiro Flávio Samuel.

Até o presidente da Liga, Marcos Schiripa esteve no centro esportivo e disse que a rodada programada para o campo do Socorro será remarcada. De acordo com a tabela, o Paulistinha enfrentaria o vila da Prata neste domingo – Valtra e Dragão Negro fariam ou outro duelo. "Talvez em abril estes jogos sejam disputados. Vamos estudar uma data", afirmou o dirigente.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mogi, técnicos e biólogos da Secretaria do Meio Ambiente vão observar o local na próxima segunda-feira para verificar se existe a possibilidade de transferir o ninho sem causar nenhum tipo de problema para as aves.

http://www.odiariodemogi.inf.br/noticia_view.asp?mat=22255&edit=3

Tartaruga marinha de 1,20m está em tratamento no Cram

O Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Cram), do Museu Oceanográfico da Furg, recebeu, no final da tarde de quinta-feira, um novo e grande "paciente". Trata-se de uma tartaruga-de-couro, (Dermochelys coriacea) ou gigante, como também é chamada, juvenil, de 1,20m de comprimento e peso de 101,5 quilos, sem a nadadeira anterior esquerda. O animal marinho foi encontrado por populares na beira da praia, no entorno da Lagoa do Peixe, em Mostardas, recentemente. Seu aparecimento foi comunicado à equipe do Instituto Chico Mendes para a Biodiversidade (ICMBio) que atua no Parque da Lagoa do Peixe, a qual fez contato com o Centro de Recuperação. Quinta-feira, técnicos do "hospital" de animais marinhos foram buscá-la para fazer a reabilitação.

Esta é uma das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no litoral gaúcho e é criticamente ameaçada de extinção em todo o mundo. É um animal oceânico, que se alimenta de gelatinosas, como a mãe-d'água, e mergulha até 1000 metros de profundidade atrás de alimento. Na idade adulta, chega a ultrapassar dois metros de comprimento e a pesar mais de 700 quilos. Sobre a falta de uma nadadeira, o veterinário Pedro Luis Bruno Filho, do Cram, explicou que, como esta espécie tem nadadeiras muito grandes, elas enroscam em redes de pesca, os pescadores não conseguem puxar o animal para o barco, devido ao peso, e para não matá-lo cortam a rede. A tartaruga fica com pedaço de rede enrolada na nadadeira por dias, meses ou anos. Na medida em que o animal engorda, a rede vai comprimindo sua nadadeira, dificultando a circulação do sangue e fazendo-a necrosar, até que ela cai.

Ao perder uma nadadeira, a tartaruga marinha se adapta, mas fica em desvantagem no que se refere à busca de alimentação, fuga de predadores e mudanças climáticas. E quando ocorrem ressacas, não consegue nadar e é jogada na praia, onde é bicada por aves marinhas. Essa espécie não sai da água, a não ser para desovar, o que só acontece no Espírito Santo, segundo Bruno Filho. O exemplar que está no Cram tem lesões na cabeça, nadadeira e casco produzidas por aves. Ao chegar ao Centro de Recuperação de Animais Marinhos, a tartaruga-de-couro recebeu hidratação, antibióticos e limpeza dos ferimentos. Ela é mantida úmida, em uma piscina. Conforme o veterinário Rodolfo Pinho da Silva, também do centro, ela ainda deve ficar quatro ou cinco dias em tratamento. Depois, será reconduzida ao mar.

Parceria

A chefe do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, Maria Tereza Queiroz de Melo, relatou que no dia 12 deste mês essa tartaruga já tinha aparecido na praia, nas proximidades do Parque. Veranistas a viram e informaram à equipe do ICMBio, que foi vê-la e, considerando a dificuldade de manter este tipo de animal em cativeiro devido ao seu hábito alimentar e necessidade de ficar na água, reintroduziram-na no mar aproveitando o vaivém das ondas. Na última quarta-feira, populares comunicaram o reaparecimento dela. "Como ela estava debilitada, mudamos o procedimento. Fizemos contato com o Cram e a retiramos da praia. Técnicos do Centro de Recuperação buscaram-na em Mostardas. Foi uma parceria muito importante, na qual cada um fez um pouco, para se ter um resultado positivo", observou Maria Tereza.

A expectativa da chefe do parque agora é que, uma vez recuperada, a tartaruga seja liberada em alto-mar, considerando que ela é de alto-mar e tem ausência de uma nadadeira. Maria Tereza também diz que essa mutilação é comum por causa das redes de pesca.


Carmem Ziebell

http://www.jornalagora.com.br/site/index.php?caderno=19&noticia=78296

Maceió/AL: Neafa realiza mais um feira de adoção de animais

Dezenas de cães e gatos estão disponíveis; animais já saem do Núcleo castrados e vermifugados

Gazetaweb

Cães e gatos podem ser adotados na ONG (Foto: Porllanne Santos)
Cães e gatos podem ser adotados na ONG (Foto: Porllanne Santos)
Com o lema ‘Adote um focinho abandonado’, o Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (Neafa), realizou neste sábado (27), na sede da ONG, mais uma feira de adoção de animais. O objetivo da ação é fazer com que cães e gatos que estão no Neafa ou que foram recolhidos por voluntários e estão provisoriamente domiciliados, encontrem um lar definitivo.

Luceli Brito, que é voluntária da ONG, destacou a importância da divulgação do trabalho para que a feira dê bons resultados e explicou os requisitos para adotar um animal: “Nós realizamos uma entrevista com os responsáveis para ver se o animal que ele escolheu se enquadra no seu perfil. Analisamos também as questões da localidade e condições da moradia, no sentido de que seja garantida as necessidades básicas do animal”, disse ela.

Luceli explica como fazer para adotar um animal (Foto: Porllanne Santos)
Luceli explica como fazer para adotar um animal (Foto: Porllanne Santos)
A voluntária também explicou que os animais já saem castrados, vermifugados e com as vacinas em dia. Aqueles que ainda são filhotes e não estão esterilizados, deixam a ONG com data marcada para a cirurgia de castração. “Eles ainda têm um ano de consulta grátis, medicamentos e exames e nós garantimos a devolução, no caso de o animal não se adaptar ao novo ambiente”, explicou.

A psicóloga Rosângela Medeiros, que já tem dois gatos adotados, compareceu à feira para adotar mais um. Para ela, a importância da ação que o Neafa desenvolve não tem explicação. “Eu adotei uma gatinha de três anos, o nome dela será Milah. Eu encaro a adoção de animais carentes como uma doação em que o mais beneficiado é quem adota, pois nós somos amados por eles sem que e seja pedido nada em troca”, destacou.

A estudante Manoela Sabino dos Santos (21), foi à ONG para adotar um cão, e se apaixonou por Zeca, um cachorro que chegou ao Núcleo em setembro do ano passado, após ter sido atropelado. “Quando ele chegou aqui não conseguia andar, tinha fraturas expostas e passou trinta dias em tratamento. Hoje ele manca, mas tem o entusiasmo que procuro para fazer companhia a mim e à outra minha cadela, uma labrador”, contou a estudante.

Manoela adotou Zeca, um cão que foi atropelado (Foto: Porllanne Santos)
Manoela adotou Zeca, um cão que foi atropelado (Foto: Porllanne Santos)


http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=198210

Campinas/SP: Pit bull foi arrastado pelo próprio dono

Repositor de bebidas contou à polícia que ficou irritado porque cachorro mordeu seu dedo

Fábio Gallacci
DA AGÊNCIA ANHANGUERA

ImageO repositor de bebidas Isaac da Silveira, de 31 anos, dono do cão da raça pit bull, que morreu na última segunda-feira no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campinas, após ser arrastado e deixado agonizando em uma passarela, na altura do Km 105 da Rodovia Anhanguera, foi localizado ontem e levado para prestar esclarecimentos no 8º Distrito Policial (DP), na Vila Padre Anchieta.

Era ele quem guiava a moto CG 150 Honda em que o animal estava preso. Chorando, Silveira contou que havia sido mordido na mão direita por seu cão, identificado como Johnny, e que resolveu se livrar do animal que cuidava desde filhote. O cachorro tinha pouco mais de 1 ano de vida. “Minha mão estava sangrando muito, achei que tinha perdido o dedo. Não queria fazer mal a ele, só levar para longe. Andei com o cachorro preso à moto por meia hora, sempre em primeira marcha”, disse o repositor. Por não se tratar de um flagrante, Silveira, que não tem antecedentes criminais, foi liberado.

O delegado José Roberto Mecherino Andrade, que responde interinamente pelo 8º DP, abriu um inquérito sobre o caso e apreendeu a moto envolvida para perícia. Outras testemunhas serão ouvidas na próxima semana. Também será solicitado o laudo do CCZ, que apontou a morte do cachorro por hemorragia pulmonar. Artigo 32 da Lei Federal nº 9.605, de 1998, prevê pena de detenção, de três meses a um ano, e multa — que pode chegar a R$ 2 mil — a quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena é aumentada de um sexto a um terço se o animal morrer, ressaltou o delegado.

“Estou perdido por causa disso, sou trabalhador, tenho duas filhas pequenas para criar. Eu suo a camisa, não é brincadeira. Me pegaram (a polícia) enquanto eu estava trabalhando”, lamentava Silveira, agachado e chorando na sala de depoimentos.

“No momento em que se cansava, ele se jogava no chão para que eu parasse. Estava muito ofegante, mesmo. Eu insisti para que ele continuasse andando. Queria ir para longe e não matar”, repetiu o dono do animal, que pagava R$ 180,00 para que Johnny ficasse no quintal de um amigo, em Sumaré. Silveira ia ver o cachorro esporadicamente. Antes, o cão ficava na casa da mãe do repositor, mas ela pediu que o retirassem dali.

Enquanto arrastava o animal por uma corrente, o repositor disse que um rapaz se aproximou oferecendo ajuda, dizendo que iria ligar para a carrocinha buscar o cachorro, que já estava exausto. “Como ele falou que ia ajudar, eu prendi o Johnny na passarela e fui embora trabalhar. Já estava atrasado para entrar no serviço”, justificou.

A polícia trabalhava no caso desde a última quarta-feira, quando um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado. Os investigadores tinham a placa da moto e, com ela, localizaram dois endereços onde Silveira poderia estar. Ele foi encontrado em um supermercado de um shopping da cidade, trabalhando no setor de bebidas.

A FRASE

“Eu estava desesperado, nervoso. Queria apenas me livrar do cachorro, mas não matar.”

ISAAC DA SILVEIRA
Dono do pit bull que morreu após ser arrastado na região do distrito de Nova Aparecida, em Campinas

http://cpopular.cosmo.com.br/mostra_noticia.asp?noticia=1676303&area=2020&authent=017247465162322350656473401001

Onça-pintada criada como se fosse gato vai para criadouro especializado

'Chico' foi encontrado sem a mãe em fazenda do Tocantins.
Como não pode ser domesticado, foi levado para recinto adequado.


Do Globo Amazônia, em São Paulo

Um filhote de onça-pintada que vinha sendo criado como animal doméstico numa fazenda em Nova Olinda, no norte de Tocantins, ganhou um espaço apropriado para viver num criadouro autorizado em Goiás.

Chico ainda é filhote e se alimenta com mamadeira. (Foto: Espaço Nex/Divulgação)


O pequeno Chico foi encontrado sem a mãe na fazenda e adotado por uma família que vive na propriedade. Desde então, vinha sendo tratado como se fosse um gato – ficava no colo das pessoas, recebia mamadeira e dormia em camas.

Mas o espírito selvagem do felino se manifestou. “Há galinhas na fazenda e ele começou a ir atrás delas”, relata a dona do criadouro que o acolheu, Cristina Gianni. Segundo ela, o animal tem entre 6 e 8 meses de idade. A família percebeu o erro que tinha cometido em tentar domesticá-lo. Decidiu, então, chamar o Ibama para ajudar a dar uma destinação ao animal.

Na casa da família onde morava, o felino tinha regalias de animal doméstico. Aqui, ele descansa numa cama. (Foto: Espaço Nex/Divulgação)


Gianni, que tinha um espaço livre em seu criadouro, aceitou buscá-lo. Chico viajou durante o feriado de carnaval e agora mora num recinto mais adequado à sua natureza – ainda que não possa jamais voltar a viver livre, pois não tem mãe para ensiná-lo a caçar.

A chegada ao ambiente foi tranqüila, segundo Gianni. O que Chico mais estranhou foi não dormir mais numa cama. Por isso, temporariamente, ganhou um cobertor para não tremer de frio, enquanto se acostuma a descansar ao ar livre.

Chico faz o reconhecimento do recinto em que viverá daqui em diante. (Foto: Espaço Nex/Divulgação)

http://g1.globo.com/Amazonia/0,,MUL1507776-16052,00-ONCAPINTADA+CRIADA+COMO+SE+FOSSE+GATO+VAI+PARA+CRIADOURO+ESPECIALIZADO.html

Rio de Janeiro/RJ: Mais de 35 toneladas de peixes mortos são retirados da Lagoa

Carlos Alberto Teixeira

RIO - Até o início da tarde deste sábado, a Comlurb removeu 35,6 toneladas de peixes mortos da Lagoa Rodrigo de Freitas. O trabalho, iniciado na manhã de sexta-feira, vai prosseguir até a tarde. A coleta continuou durante a madrugada. Segundo o biólogo Mario Moscatelli, que está no local, a quantidade pode ser ainda maior, já que os peixes continuam morrendo. Corvinas, sardinhas e tilápias estão sendo recolhidos. Os garis encontraram um robalo de oito quilos entre os peixes mortos. O problema começou na manhã de sexta-feira .

Milhares de peixes apareceram mortos na madrugada de sábado. Foto: Ana Branco
Milhares de peixes apareceram mortos na madrugada de sábado. Foto: Ana Branco


(Veja imagens da retirada dos peixes da Lagoa em fotos e vídeo )


Até o início da noite de sexta, foram retiradas 12,5 toneladas. De acordo com a secretária estadual do Meio Ambiente, Marilene Ramos, a mortandade pode ter sido causada pela mudança brusca de temperatura e pela proliferação de uma alga , cuja espécie ainda não foi definida.

Marilene Ramos também descartou a ligação entre a poluição na Praia do Leblon, que foi invadida por esgoto no início desta semana, e o problema ocorrido na Lagoa. Segundo Fátima Soares, gerente de qualidade de água da secretaria de Meio Ambiente, na segunda-feira, o nível da alga que pode ter causado a mortandade estava em 400 mil e que, nesta sexta-feira, subiu para 1,8 milhão.

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/02/27/mais-de-35-toneladas-de-peixes-mortos-sao-retirados-da-lagoa-915953102.asp

Teresina/PI: Audiência Pública discutirá alterações no Código Florestal

O deputado federal, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), estará em Teresina na próxima segunda-feira, dia 1º, para coordenar, juntamente com o deputado Osmar Júnior (PCdoB-PI), a audiência pública que terá como tema Alteração do Código Florestal.

O evento tem abertura marcada para as 9 horas, no auditório da Assembleia Legislativa. A audiência contará, também, com a participação do presidente da Comissão Especial – Código Florestal Brasileiro, deputado federal Moacir Micheletto (PMDB-PR) e o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Dalton Macambira, que participará como palestrante.

A audiência tem como intuito ampliar o debate sobre as causas e consequências da alteração na legislação ambiental em vigor, notadamente no Código Florestal, na Lei da Política Nacional do Meio Ambiente e na Lei de Crimes Ambientais.

Os debates veem sendo realizados em vários estados do país, reunindo políticos, secretários, estudantes, professores, ONGs, agricultores, produtores e a sociedade em geral. A proposta da Câmara dos Deputados é ampliar o debate e assim clarear a polêmica e retirar dela o que deve ser cumprido.

Até o final da primeira quinzena do mês de março, o Ministério do Meio Ambiente pretende editar o decreto sobre a “Reserva Legal”, que regulamentará o que já está previsto em Lei. “O relator da comissão, deputado Aldo Rebelo, também espera enviar o seu relatório sobre as mudanças no código, o mais breve possível”, enfatiza o secretário de Meio Ambiente do Piauí, professor Dalton Macambira.

Em recente entrevista ao Jornal Valor, o deputado Aldo Rebelo disse que já ouviu agricultores, políticos e ambientalistas em mais de 30 audiências públicas e já está analisando vários pontos complexos como a estadualização da legislação.

http://www.tvcanal13.com.br/noticias/piaudiencia-publica-discutira-alteracoes-no-codigo-florestal-93863.asp

Procuradora da República pede investigação sobre mortandade de peixes no rio Grande

Matéria publicada no JORNAL DE UBERABA na edição de ontem, divulgando a mortandade de centenas de peixes, cágados e crustáceos de várias espécies boiando abaixo da barragem da Usina Hidroelétrica de Volta Grande, surpreendeu autoridades. O fato de ser um acidente ambiental de causa desconhecida deixou pescadores e proprietários dos ranchos à beira do rio Grande revoltados.

A procuradora da República Federal em Uberaba, Raquel Cristina Rezende Silvestre, mobilizou o Instituto Estadual de Floresta (IEF), Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Polícia Militar Ambiental e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de autoridades relacionadas ao meio ambiente. “Oficiei todas as autoridades pela manhã (de ontem) para que investiguem, relatem e esclareçam o que ocorreu com a ictiofauna (ecologia e ciências pesqueiras), à jusante da barragem da Usina Hidroelétrica de Volta Grande”, conta.

A procuradora Raquel avalia que não apenas incomoda a morte dos peixes, mas, sobretudo, causa preocupação a possível consequência à saúde humana decorrente do contato com a água do rio Grande, caso haja contaminação do leito do rio, e da ingestão dos peixes. Ainda segundo a procuradora, a Cemig garantiu que não teve nenhuma manobra da indústria que pudesse gerar a tragédia no rio. Foram colhidas amostras, haja vista uma suspeita de que a água esteja contaminada, mas está muito cedo para avaliar. “Solicitei às indústrias que não deixem coletar peixes até o resultado final dos exames. Todas as providências possíveis já foram tomadas, não tenho a dimensão do dano ainda, o IEF, a Polícia Militar estão na barragem, posso assegurar que vamos nos dedicar para trazer resultados. Estamos dependendo de análise química, amostra de água, solicitei resultados imediatos”, acrescenta.

Cemig - A reportagem obteve informações de que a equipe do meio ambiente e patrimonial da Cemig está realizando todos os procedimentos possíveis. E que os funcionários da Cemig foram orientados a não informar nada por enquanto à imprensa, pois ainda não há nada de concreto.


Sandro Neves

http://www.jornaldeuberaba.com.br/?MENU=CadernoA&SUBMENU=Cidade&CODIGO=35408

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Santo André/SP: Parque Central recebe feira de doação da animais

O Departamento de Vigilância à Saúde de Santo André, por meio da Gerência de Controle de Zoonoses, realiza neste domingo (28/02), no Parque Central, a primeira edição do ano da Feira de Adoção Gratuita de Animais, a Adotanimal. No total, 20 animais entre cães e gatos estarão disponíveis para um novo lar.

Os futuros donos devem ter mais de 18 anos, apresentar RG, CPF e um comprovante de endereço, além de passar por uma entrevista com uma das veterinárias do CCZ para receber orientações gerais sobre cuidados a partir da aquisição, como alimentação, vacinas e dicas de educação.

Os animais terão um Registro Geral de Animal, cadastrado em nome do adotante, e, caso sofram maus tratos ou abandono, o proprietário se responsabilizará, respondendo legalmente pelo ato. Os cães e gatos adultos já estão castrados, vacinados, vermifugados, de banho tomado e com adereços.

Já os filhotes são vermifugados e ganham descontos em consultas ao veterinário, assim como a primeira dose da vacina V10, além do banho. Quando atingirem idade acima de cinco meses, são vacinados gratuitamente com a anti-rábica, custeada pela prefeitura de Santo André. No ano passado, o CCZ doou 135 gatos e 361 cães, um número expressivo e que só tende a crescer neste ano.

http://www.reporterdiario.com.br/site/noticia.php?id=176368&secao=6

Proteger baleias combate efeito estufa, dizem cientistas

Cientistas dos Estados Unidos disseram que proteger as baleias pode evitar que milhões de toneladas de gás carbônico acabem indo parar na atmosfera, o que intensifica o efeito estufa.

Segundo os estudiosos da Universidade do Maine, um século de caça às baleias no mundo pode ter liberado para a atmosfera mais de 100 milhões de toneladas de gás carbônico.

As baleias estocam este gás em seus corpos gigantescos e, quando são mortas, grande parte da substância pode ser liberada.

Para o cientista Andrew Pershing, que calculou a estimativa, baleias são as "florestas do oceano" e protegê-las pode ter impacto semelhante ao de programas de reflorestamento.

"Baleias, como qualquer animal ou planta do planeta, são feitas de muito carbono. E quando você mata e remove uma baleia do oceano, está removendo gás carbônico deste sistema de estocagem e possivelmente enviando para a atmosfera", disse.

Lâmpadas

Pershing destaca que, principalmente no início da caça à baleia, os animais eram fonte de óleo para lâmpadas, que era queimado e liberava o gás carbônico diretamente na atmosfera.

Para conseguir chegar à estimativa de emissões causadas pela caça à baleia, o cientista e sua equipe do Instituto de Pesquisas do Golfo do Maine calcularam a capacidade anual de estocagem de gás carbônico dos cetáceos, enquanto elas cresciam.

Em seus cálculos iniciais, a equipe estimou que cem anos de caça liberou uma quantidade de gás carbônico equivalente à queima de 130 mil quilômetros quadrados de florestas temperadas.

Pershing destacou que esta quantidade ainda é relativamente pequena quando comparada aos bilhões de toneladas de gás carbônico produzidas pela atividade humana a cada ano.

Programa de reflorestamento

Pershing acrescentou que simplesmente deixar grandes grupos de baleias crescerem, pode "sequestrar" o gás de efeito estufa em quantidades que podem ser comparadas às de alguns programas de reflorestamento que ganham e vendem créditos de carbono.

"Quando as baleias morrem (de causas naturais), seus corpos afundam, então elas levam o gás carbônico para o fundo do oceano", disse. "Se o lugar onde elas morrem é fundo o bastante, será estocado fora da atmosfera, talvez por centenas de anos."

O cientista sugeriu ainda que um sistema parecido de créditos de carbono pode ser aplicado a baleias para proteger e aumentar os números destas populações.

"Você poderia usar estes créditos como um incentivo para reduzir a pesca ou promover a conservação de algumas destas espécies", acrescentou, afirmando que a ideia dos créditos de carbono pode ser aplicada também a outros animais marinhos como tubarões brancos e atum.

Os pesquisadores da Universidade do Maine revelaram suas estimativas de liberação de carbono pela caça às baleias na reunião Ciências do Oceano, em Portland, Estados Unidos.

http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2010/02/26/proteger-baleias-combate-efeito-estufa-dizem-cientistas-915947624.asp

ONG Italiana faz vídeo contra roupas de pele de animais

MILÃO, 26 FEV (ANSA) - A organização não-governamental (ONG) italiana AgireOra apresentou hoje em Milão um vídeo para sensibilizar estilistas e consumidores quanto ao uso de roupas feitas com pele de animais.

"É um vídeo que desmente aqueles que dizem que os animais são criados em condições de bem-estar e que é possível produzir pele de modo ético", explicou Marina Berati, membro da entidade.

O mercado de roupas de pele está em queda há anos, mas nos últimos dias, durante a feira de moda feminina de Milão, que ocorre até a próxima segunda-feira, alguns destes modelos despontaram na passarela.

"É o tipo de casaco que não se pode vestir sem sentir vergonha", destacou Berati.

O vídeo, que na semana que vem será projetado em Paris em ocasião da semana de moda da capital francesa, foi produzido por ativistas da instituição Animal Defenders International, que se infiltraram em 30 centros de criação na Finlândia.

No documentário, há imagens de animais presos em gaiolas minúsculas e em péssimas condições de higiene, sendo que muitos deles apresentam doenças. (ANSA)

http://www.ansa.it/ansalatinabr/notizie/fdg/201002261322369179/201002261322369179.html

Justiça condena mulher acusada de abandonar cadela em Cascavel (PR)

LUIZ CARLOS DA CRUZ
colaboração para a Agência Folha, em Cascavel

Maltratar animais domésticos ou deixar de prestar os mínimos cuidados pode dar dor de cabeça a donos de cães em Cascavel (498 km de Curitiba). A Justiça condenou, na tarde desta sexta-feira, a dona de casa Geneci Martins de Lima a pagar multa por tratar com descaso Dora, uma cadela da raça cocker.

Em julho de 2008, Dora foi encontrada abandonada e recolhida pela Acipa (Associação Cidadã de Proteção ao Animal), uma ONG que cuida de animais em situação de risco.

Segundo Laurenice Veloso, presidente da entidade, o animal estava com sarna, foi tratado e colocado para adoção. Lima adotou Dora, mas em março do ano passado ligou para a entidade dizendo que o animal estava com feridas em todo o corpo e pediu um acompanhamento. Uma voluntária foi ao local e recolheu a cadela, que apresentava quadro de infecção generalizada.

"Na verdade ela nos ligou porque queria que nós recolhêssemos a Dora novamente", diz Veloso. Segundo ela, a cachorra foi encontrada amarrada com uma pequena corda do lado de fora da residência. Além de recolher o animal, a ONG decidiu processar Lima.

Recuperada, Dora --hoje com quatro anos-- está hoje na casa da presidente da Acipa e será encaminhada para uma nova adoção. "Eu não a levo para o abrigo porque lá vai ser muito estressante. Ela já sofreu demais", declara Veloso.

Ela disse também que quer ingressar com uma nova ação contra a agressora cobrando o ressarcimento dos R$ 960 que a entidade gastou com o tratamento veterinário de Dora.

Além de condenar a dona de casa a pagar multa, a juíza Jaqueline Allieve, do Juizado Especial Criminal, sentenciou que, em caso de reincidência, a mulher será julgada pela Justiça comum. Se ela deixar de pagar a multa imposta pelo Judiciário, a pena poderá ser convertida em prisão de até 15 dias.

A multa estabelecida foi de R$ 465, valor dividido em três parcelas de R$ 155. A reportagem não conseguiu falar com Geneci Martins de Lima sobre o assunto.

Histórico

Além dos caso de Dora, a Acipa formalizou outras quatro denúncias por maus-tratos em Cascavel. A audiência de uma delas está marcada para o dia 11 de março. Trata-se da acusação contra dois estudantes de veterinária de uma faculdade particular, que teriam agredido violentamente uma cachorra na garagem da casa onde eles moram, segundo a entidade.

"Era uma cadela que amamentava, mas a gente não conseguiu encontrar os cachorrinhos". Segundo a denúncia feita à ONG por uma colega de curso e vizinha dos supostos agressores, os dois rapazes se irritaram pelo fato de a cadela ter entrado na garagem da casa e a espancaram com um cabo de vassoura.

Em maio do ano passado, um casal foi condenado a pagar R$ 965 por abandonar um cachorro que acabou morrendo.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u699774.shtml

Campinas/SP: Motoqueiro arrastou cão pit bull - Conselho retém os dados sobre motociclista

Fábio Gallacci
DA AGÊNCIA ANHANGUERA

O presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Campinas, Flávio Lamas, identificou o nome e o endereço do dono da moto CG 150 que arrastou um cão da raça pit bull até a passarela de pedestres no quilômetro 105 da Rodovia Anhanguera, no distrito de Nova Aparecida, na manhã de segunda-feira. O animal morreu pouco depois de ter sido resgatado e levado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Ontem, o delegado José Roberto Mecherino de Andrade, que responde interinamente pelo 8 Distrito Policial (DP), onde o Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado, estava à procura dessas informações para localizar o proprietário do veículos e interrogá-lo, mas, até o início da noite, ninguém havia repassado qualquer dado sobre o caso. Questionado pela reportagem, Lamas disse que só vai passar as informações ao delegado na manhã de hoje, em reunião marcada no 8 DP, que terá a presença do vereador Paulo Oya (PDT), representante da Comissão de Defesa dos Animais de Campinas da Câmara Municipal.

“Tenho até o CEP desse cara, sua idade, ano de fabricação da moto, tudo. Fizemos uma corrente de informações pela internet e também contamos com o Disque-Denúncia para obter as informações”, explicou Lamas. “Não passei os detalhes para o delegado porque ele só poderá nos atender pessoalmente amanhã (hoje). (Colaborou Fernanda Nogueira de Souza/AAN)

http://cpopular.cosmo.com.br/mostra_noticia.asp?noticia=1676118&area=2020&authent=124174CFEAD982306356EDC8FBA012

Rio ganha ‘helicóptero verde’ para fiscalização ambiental

Equipamento custou R$ 5 milhões e ficará em Niterói.
Aeronave também ajudará no combate a incêndios.

Do G1, no Rio

O ministro Carlos Minc testa o novo 'helicóptero verde', que ajudará no monitoramento ambiental do estado (Foto: Priscilla Massena/G1)

O ministro Carlos Minc testa o novo 'helicóptero verde', que ajudará no monitoramento ambiental do estado (Foto: Priscilla Massena/G1)

O Rio ganhou nesta sexta-feira (26) um “helicóptero verde”, que vai ajudar no monitoramento ambiental do estado. A aeronave - adquirida pelo Instituto Nacional do Meio Ambiente (Inea) - vai ser usada na detecção de crimes ambientais, desmatamentos e construções irregulares em áreas protegidas.

Para o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que participou da cerimônia de entrega do helicóptero em Niterói, na Região Metropolitana, a fiscalização será reforçada.

"O helicóptero dá outra possibilidade. Eu vou de helicóptero toda semana para a Amazônia cuidar do desmatamento e o Rio vai ser muito mais fiscalizado" disse o ministro.

Bolsão de água

A aeronave conta ainda com um bolsão de lona que capta água e leva para outras regiões. A capacidade do dispositivo é de 900 litros e será útil no combate a incêndios florestais em locais de difícil acesso.

Segundo o presidente do Inea, Luiz Firmino Martins, na reserva biólogica Poço das Antas, em Silva Jardim, que está pegando fogo há quatro dias, foi feito um teste na quarta-feira (24) para ver como funcionava a aeronave.

Logo após a cerimônia, seria iniciada a primeira operação oficial realizada com o helicóptero. A operação, que conta com a ajuda do Batalhão de Operações Especiais (Bope), vai destruir uma pista de pouso clandestina construída em uma área de restinga, em Maricá, na Região Metropolitana do Rio.

http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1507301-5606,00-RIO+GANHA+HELICOPTERO+VERDE+PARA+FISCALIZACAO+AMBIENTAL.html

Reunião da ONU propõe nova agência ambiental no estilo da OMC

Por Sunanda Creagh

NUSA DUA, Indonésia (Reuters) - Uma Organização Mundial do Meio Ambiente, semelhante à Organização Mundial do Comércio, poderia ser criada como parte de uma reforma da governança ambiental, decidiu na sexta-feira uma reunião da ONU com a presença de ministros do Meio Ambiente.

Ministros e representantes de mais de 135 países se reuniram em Nusa Dua, na ilha indonésia de Bali, esta semana para a reunião anual do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep). É o maior encontro de autoridades ambientais desde as negociações climáticas de Copenhague, em dezembro do ano passado.

O diretor executivo do Unep, Achim Steiner, disse a jornalistas na sexta-feira que a reforma da governança ambiental foi uma parte chave das discussões desta semana e que governos levantaram a possibilidade de ser criada uma Organização Mundial do Meio Ambiente, cuja sigla em inglês seria WEO.

"Deixar as coisas como estão... não é mais uma opção viável. Dentro das opções mais amplas de reforma, uma delas é o conceito da WEO", disse Steiner.

"Os governos criaram um grupo ministerial de alto nível para levar esse processo adiante com foco e urgência maiores. Esse grupo vai se reunir dentro de alguns meses."

Steiner disse no início da semana que a WEO poderia seguir o modelo da Organização Mundial do Comércio, mas não soube dizer se ela teria poderes semelhantes de impor sanções a países que infringissem a lei internacional.

Pela primeira vez em uma década, a reunião do Unep divulgou uma declaração formal apresentando uma série de políticas que devem ser adotadas.

A Declaração de Nusa Dua pediu, entre outras coisas, que o organismo mundial ajude a garantir que o Haiti, devastado por um terremoto em janeiro, seja reconstruído de maneira ambientalmente propícia e que sejam implementadas as recomendações de um relatório anterior sobre danos ambientais e infraestruturais na Faixa de Gaza.

A Declaração também pede que os governos se reúnam novamente em junho deste ano para decidir sobre a criação de um novo comitê internacional de cientistas dedicado à biodiversidade, seguindo os moldes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.

Steiner disse que as reuniões desta semana demonstram uma disposição global em seguir adiante depois do encontro de Copenhague, que frustrou as expectativas e terminou com um acordo não compulsório para combater as mudanças climáticas.

"Acho que aqui em Bali, tão pouco tempo após Copenhague e aquela grande frustração, os ministros responsáveis pelo meio ambiente reencontraram sua voz coletiva", disse ele. "Isso é algo que deve deixar o mundo muito satisfeito."

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/02/26/reuniao-da-onu-propoe-nova-agencia-ambiental-no-estilo-da-omc-915943618.asp

Secretaria do Meio Ambiente lança Guia dos Parques de SP

Segunda edição aborda 58 parques municipais, além de áreas de preservação da capital

Da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

SÃO PAULO - A segunda edição do Guia dos Parques Municipais será lançada neste sábado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. O evento acontecerá a partir das 10h no Parque Buenos Aires, em São Paulo, onde a publicação será distrbuída. A tiragem é limitada e quem comparecer ao evento levará um exemplar para casa. Depois será possível conhecer o guia em bibliotecas públicas ou via versão eletrônica, que estará disponível no site da Secretaria do Verde nas próximas semanas.

A primeira edição do Guia dos Parques foi lançada em 2007, trazendo informações sobre 32 parques municipais e também sobre as duas áreas de proteção ambiental municipais. A nova edição do guia aborda 58 parques municipais, entre tradicionais e lineares, além das áreas de proteção ambiental. Destaca ainda importantes conjuntos de parques que estão sendo implantados para preservar os mananciais de São Paulo na região da orla da Guarapiranga e na borda da Cantareira.

Outra novidade desta edição do guia é a informação sobre as linhas de ônibus que circulam proximamente aos parques, facilitando o acesso aos munícipes. Os leitores encontrarão, além das já tradicionais informações sobre fauna, flora e infraestrutura peculiares a cada área, textos informativos sobre fauna, flora e educação ambiental, além de um espaço especificamente voltado aos parques lineares e aos parques naturais.

O livro, de 193 páginas, é ricamente ilustrado com fotos e mapas. A publicação foi produzida e editada pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente com apoio da SPTuris, SPTrans e Secretaria de Coordenação das Subprefeituras.

Além de contribuir para o paulistano conhecer mais os parques da cidade, o guia é um registro da expansão destas áreas verdes nos últimos anos. Desde 2005 já foram implantados 32 novos parques. Contabilizando aos 34 anteriormente existentes, a cidade possui 66 parques municipais, e chegará a 100 até 2012, saindo de 15 milhões de m² de áreas protegidas municipais em 2005 para 24 milhões de m² em 2009. Em 2012, serão 50 milhões de m².

Serviço:
"Lançamento do Guia dos Parques vol. 2"
Data: 27 de fevereiro
Horário: 10h
Local: Av. Angélica, s/n (altura do n°1500) - Higienópolis - Parque Buenos Aires

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Ativistas e Ibama livram ES do último animal selvagem ainda em cativeiro

Organizações de proteção dos animais e Ibama resgatam última leoa confinada em circo no estado

Unidade de conservação em Bertioga

O WWF-Brasil lançou um abaixo-assinado para coleta de assinaturas pedindo a criação de área protegida com 8.025 hectares, em Bertioga (SP), no mais conservado trecho de Mata Atlântica no litoral paulista. A área de planície, que faz conexão com o Parque Estadual da Serra do Mar, abriga rica diversidade de ambientes dunas, praias, rios, florestas, mangues e uma variada vegetação de restinga nos quais vivem animais raros e ameaçados de extinção.

A proteção da área em Bertioga vai contribuir efetivamente para que o Brasil cumpra a meta firmada na Convenção da Diversidade Biológica da Organização das Nações Unidas. A meta assumida pelo país é de proteção de 10% da área original do bioma até 2010. Hoje temos somente 7,9% da Mata Atlântica original.

Neste Ano Internacional da Biodiversidade chamamos a atenção para a necessidade de proteção e recuperação dos ecossistemas terrestres e aquáticos como uma maneira de defendermos a vida em nosso planeta, ressalta a secretária-geral do WWF- Brasil, Denise Hamú.(Envolverde)

http://www.abril.com.br/noticias/economia/unidade-conservacao-bertioga-924838.shtml

Morte de tratadora em ataque de orca causa choque e polêmica

A direção do parque aquático Sea World, na Flórida, expressou choque depois do ataque de uma baleia orca que matou uma das tratadoras mais experientes do parque na quarta-feira.

A vítima, Dawn Brancheau, tinha mais de 20 anos de experiência - 16 deles passados ao lado da baleia Telly, que pôs fim à sua vida.

Segundo os relatos iniciais, Dawn estava acariciando o focinho da orca ao final de uma apresentação, quando foi abocanhada pelo animal e arrastada para dentro da piscina.

Uma investigação aberta no mesmo dia está avaliando se Dawn foi mesmo arrastada pela orca ou se caiu no tanque aquático e foi agredida pela baleia.

Ao anunciar o inquérito, o presidente da Sea World Parks and Entertainment, Jim Atchison, disse que a atração está passando por um momento "extraordinariamente difícil".

As apresentações com orcas foram canceladas temporariamente nos parques Sea World na Flórida e na Califórnia.

Há cerca de 20 anos, Telly - que pesa cerca de 5,5 toneladas - afogou outra tratadora em um parque do Canadá.

Conhecidas também como baleias assassinas, as orcas são, na verdade, mais próximas dos golfinhos. Elas receberam o apelido de "assassinas" por serem grandes predadoras.

Grupos de proteção dos animais dizem que o incidente poderia ser evitado se os animais não fossem mantidos em piscinas pouco espaçosas, que eles chamam de "banheiras".

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/02/25/morte-de-tratadora-em-ataque-de-orca-causa-choque-polemica-915934928.asp

Após morte de treinadora, parque na Flórida cancela show de orcas

Demais atrações continuam funcionando.
Vítima era uma das mais experientes do SeaWorld Orlando.

Do G1, com agências internacionais*

Os parques SeaWorld Orlando e SeaWorld San Diego funcionarão normalmente nesta quinta-feira (25), mas o show 'Believe' e o programa 'Dine with Shamu' foram suspensos por tempo indeterminado, informou um comunicado do parque, após a morte de uma treinadora atacada por uma orca, na manhã de quarta-feira, no estado americano da Flórida.

Segundo um porta-voz da polícia, a treinadora Dawn Brancheau, de 40 anos, escorregou e caiu no tanque onde ficava o animal. "Uma de nossas mais experientes treinadoras de animais afogou-se em um incidente com uma de nossas orcas nesta tarde", informou Dan Brown, gerente-geral do SeaWorld. "Este é um momento extremamente difícil para os parques SeaWorld", disse o gerente ao se referir ao ocorrido.

Segundo a TV local, a treinadora morreu após ter sido atacada por Tilikum, uma das orcas mantidas no tanque de Shamu. "Shamu" é o nome da orca-símbolo do parque, também adotado por outras orcas que se apresentam nos shows.

Um casal de aposentados que estava na plateia disse à agência de notícias Associated Press que, no começo, a interação da treinadora parecia normal, mas que o animal "a pegou e começou a nadar com ela", segundo Eldon Skaggs, de 72 anos. Ele conta que o alarme tocou e o staff retirou as pessoas do local.

A irmã mais velha de Dawn Brancheau disse que a treinadora amava os animais e os tratava como crianças. "Ela não queria que nada acontecesse com as orcas". Brancheau era casada e não tinha filhos. Segundo a irmã, a família encara a morte como um acidente infeliz. "Ainda não acreditamos", disse.

Histórico

Parques da rede SeaWorld nos EUA já haviam sido palco de incidentes anteriormente. Em novembro de 2006, o treinador Kenneth Peters, de 39 anos, foi mordido e levou vários 'caldos" de uma orca durante um show em San Diego, na Califórnia. Ele quebrou um pé. Ela já havia atacado Peters duas vezes antes, em 1993 e 1999.

Em 2004, no parque de San Antonio, no estado do Texas, outro animal tentou atingir e morder um treinador. Ele conseguiu escapar ileso.

Orcas nadam em tanques no SeaWorld de Orlando, na Flórida, depois do incidente que provocou uma morte nesta quarta-feira (24). (Foto: AP)

Comunicado

Em comunicado, o SeaWorld lamentou a morte e informou que uma investigação já foi instalada para identificar a possível causa. Leia a abaixo a íntegra do texto:

"Comunicado oficial sobre incidente no SeaWorld Orlando

É com profunda tristeza que o SeaWorld Parks & Entertainment comunica que nesta tarde, 24 de fevereiro de 2010, uma de nossas experientes treinadoras de animais faleceu em um acidente com uma de nossas baleias orcas. Já foi instalada uma investigação para identificar a possível causa do ocorrido. Há diversos dados e detalhes que gostaríamos de compartir sobre esse caso, mas vamos aguardar os resultados oficiais e divulgá-los no momento correto.

Nós fazemos questão de enfatizar que esse é um momento extremamente difícil para o SeaWorld e todos os membros da equipe. Nós nunca tivemos em 46 anos de história de SeaWorld um incidente como este, e todos os nossos procedimentos passarão por severas investigações. Nós estendemos nossos sentimentos a família e amigos da treinadora e iremos providenciar toda a assistência a eles nesse difícil momento."

Foto de 13 de maio de 2005, cedida pelo SeaWorld, mostra a treinadora Dawn Brancheau e a atriz Evangeline Lilly, do seriado 'Lost', brincando com orca no SeaWorld de Orlando, na Flórida

* Com informações da AP e Reuters