sábado, 7 de agosto de 2010

Manaus: Batalhão Ambiental apreende quelônios em barco na Marina do Davi

07-Ago-2010
Larissa Veloso

Segundo o sargento Souza Andrade, que fez a apreensão, duas tartarugas grandes e outras três médias foram trazidas para Manaus na embarcação Vencedor VI

Quelônios foram apreendidos pelo Batalhão Ambiental em um barco que ia de Barcelos para Manaus. Foto: Sandro Pereira

Uma equipe do Batalhão Ambiental apreendeu no fim da tarde deste sábado (7), na Marina do Davi, na Ponta Negra, zona oeste de Manaus, um barco que transportava quelônios ilegalmente.

Segundo o sargento Souza Andrade, que fez a apreensão, duas tartarugas grandes e outras três médias foram trazidas para Manaus na embarcação Vencedor VI, que veio de Barcelos, mas passageiros afirmam que duas lanchas encontraram o barco no meio do caminho e levaram mais animais embora.

O Batalhão Ambiental recebeu uma denúncia anônima por volta das 9h e enviou uma lancha, que abordou a embarcação às 14h15, próximo à comunidade Santa Maria. De acordo com o sargento, o proprietário do Vencedor VI, José Vanderley de Lima, de 38 anos, disse que um passageiro embarcou com os animais, alegando que um conhecido os receberia no porto do São Raimundo.

O dono da embarcação será autuado pelo transporte ilegal dos animais.

http://www.d24am.com/amazonia/meio-ambiente/batalhao-ambiental-apreende-quelonios-em-barco-na-marina-do-davi/4713

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Suiça: Governo do Valais libera a caça ao lobo

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
06-Ago-2010

O lobo reapareceu na Suíça no final dos anos de 1990. (Keystone)Swissinfo com Agências

Foto: O lobo reapareceu na Suíça no final dos anos de 1990. (Keystone)Swissinfo com Agências

O governo do cantão do Valais, no sudoeste da Suíça, autorizou a caça do lobo que atacou ovelhas e, pela primeira vez, bovinos na região alpina de Crans-Montana. Defensores dos direitos dos animais estão indignados com esta decisão.

Várias ovelhas foram atacadas, duas novilhas mortas e outra ferida nas últimas semanas no Valais. As mordidas encontradas nesses animais indicam que o lobo é responsável pelos ataques, segundo o governo estadual.

Os lobos matam mais ou menos 200 ovelhas por ano na Suíça. A novidade no Valais é que, em julho passado, pela primeira vez esse predador matou um bovino de 200 quilos e o comeu pela metade. Poucos dias depois, ele atacou outro bovino. O animal escapou com ferimentos graves.

Uma comissão interestadual fez um balanço dos danos causados por esses ataques. Numa reunião entre os governos federal e estadual, em 29 de julho, constatou-se que não havia medidas adequadas para proteger os bovinos contra ataques de lobos.

Devido a essa constatação, os responsáveis do cantão e do governo federal concluíram “que uma licença de caça (do lobo) para evitar mais danos pode ser considerada”. Em seguida, o secretário estadual de Meio Ambiente, Jacques Melly, ordenou a caça do lobo na região de Montana-Varneralp.

A licença para abate do predador será publicada na próxima edição do Diário Oficial. A autorização é válida por 60 dias e será supervisionada pelo Departamento de Caça, Pesca e Animais Selvagens (DJFW).

Melly disse à agência de Notícia AP que a caça foi autorizada por motivos preventivos, pois aproximadamente dois mil bovinos se encontram atualmente na região em questão e estão expostos a uma "elevada probabilidade de ataques de lobos".

Áreas restritas

Segundo o governo do Valais, as medidas a serem tomadas inicialmente se concentram nas áreas em que já ocorreram ataques de lobo. "Se necessário, porém, estas podem ser estendidas para todo o perímetro definido na autorização de caça."

Nos últimos dez anos, no Valais, praticamente todos os anos pelo menos um lobo foi liberado à caça. Em 1999, supostamente um lobo foi atropelado e morto durante em trabalhos de remoção de neve.

Indenizações

Anualmente, os lobos matam cerca de 200 ovelhas na Suíça: desde 1999, o número varia de menos de 20 a até 350 por ano. Bem mais do total de 250 mil ovelhas nos Alpes suíços morrem de doenças, acidentes ou quedas: estima-se que sejam 50 vezes mais, ou seja, cerca de 10 mil.

Os danos causados por lobos são cobertos em conjunto pela Confederação e os cantões. O governo federal também se engaja na proteção dos rebanhos. Para isso, ele gasta 830 mil francos este ano. A compra de um cão de guarda é subvencionada com 500 francos, acrescidos de 1000 francos anuais para a sua manutenção.

Um escritório central (Agridea) coordena a proteção dos rebanhos. Ele recomenda, além de cães de guarda e pastores, também a construção de cercas e de mata-burros. Nos últimos tempos, prestadores de serviço civil podem apoiar os pastores. A execução dessas medidas pelo governo federal dependente da cooperação com os cantões.

Ativistas indignados

A decisão do governo do Valais é criticada de forma veemente pelo WWF da Suíça. A ONG reclama que sequer estão disponíveis os resultados de uma análise de DNA. O procedimento, portanto, seria precipitado.

"Com a espingarda não se resolve problema algum", diz Kurt Eichenberger, especialista para grandes animais predadores do WWF Suíça. A organização de proteção dos animais acredita que o Valais aposta em uma política de caça de lobos, mas esta levaria a um impasse. O cantão é acusado de não ter protegido suficientemente os bovinos e ovinos nos Alpes, nos últimos anos.

"O Valais deveria se preocupar mais com uma proteção suficiente dos rebanhos. Outros cantões, como Genebra e Berna, mostram que isso funciona muito bem", diz Eichenberger.

Também a Associação de Conservação da Vida Selvagem na Suíça mostra-se indignada. "Segundo a lei atual, o lobo é uma espécie estritamente protegida. O abate só é permitido por lei em casos excepcionais, quando se trata de animais extremamente nocivos."

Mas, segundo a ONG, infelizmente na Suíça a exceção há muito virou regra. "A Suíça tem uma das mais elevadas taxas de abate de lobo da Europa, superior à da maioria dos países onde o animal pode ser caçado."

Segundo a legislação vigente, uma licença para caçar lobo é concedida se ele atacar pelo menos 25 ovelhas em um mês ou 35 num período de quatro meses. Nos últimos dez anos, foram concedidas 12 dessas autorizaçôes, a maioria para o Valais.

"Por isso, no Valais, já foram caçados e mortos vários animais – embora o lobo, desde 1988, seja um dos animais estritamente protegidos por legislação nacional e convenções internacionais (Convenção de Berna)", escreve a Associação de Conservação da Vida Selvagem.

Lobos isolados

A Secretaria Federal de Meio Ambiente estima que a população atual de lobos na Suíça seja de 15 a 20 animais, que se movem principalmente nos Alpes, especialmente nos cantões de Berna, Friburgo Vaud, Nidwalden, Obwalden, Lucerna, Valais, Ticino e Grisões.

Sabe-se que imigraram principalmente jovens machos para a Suíça. Técnicos da Secretaria Federal de Meio Ambiente acreditam que seja iminente a formação de uma alcateia. Bastaria apenas ser encontrado um casal.

Fonte: Swissinfo com Agências

http://www.zwelangola.com/ler.php?id=2738

Americana/SP: CCZ recolhe cavalo que ficou 3 dias em poste

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
06-Ago-2010
Ana Carolina Leal
Foto:Caio Bertaiolli

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Americana recolheu ontem um cavalo que estava havia três dias amarrado em um poste no cruzamento das ruas Mendes Sá e Joaquim Duarte, no Vale das Nogueiras. Funcionários da entidade chegaram até o animal após uma denúncia anônima. Crianças que brincavam no local no momento em que o cavalo foi apreendido disseram que o bicho estava todo esse período sem comida e sem água.
Segundo o coordenador do CCZ, Fernando Vicente Ferreira, o cavalo estava com ferimentos provocados supostamente por puxar carroça, magro, sem ferraduras e bastante faminto. "Quando ele chegou aqui (Zoonoses), queria comer o que via pela frente", afirmou.

De acordo com o coordenador, o animal pesa aproximadamente 260 quilos (deveria pesar mais de 300 quilos) e tem cerca de 18 anos. "Providenciamos a microchipagem e a certidão de nascimento dele", afirmou.

Ferreira explicou que o CCZ aguardará por dez dias a presença do dono do cavalo. Se o proprietário não aparecer, o animal será doado. Caso o dono procure a entidade, será autuado por maus-tratos e por manter o cavalo em via pública.

No último domingo, um cavalo provocou um acidente no quilômetro 127 da SP-304 (Rodovia Luiz de Queiroz), na Vila Mathiensen, em Americana. O técnico H.A.S., de 23 anos, seguia com um Corsa sentido Americana-Anhanguera e próximo do aeroporto atropelou o animal, que morreu no local. O condutor do carro foi socorrido e levado ao Hospital da Unimed, medicado e liberado.

Os donos do cavalo foram localizados graças a um microchip implantado no final do ano passado. Eles vão responder administrativamente pela não transferência do animal, por permitir a fuga e por danos a terceiros. Cada infração corresponde a R$ 836,77.

http://www.oliberalnet.com.br/cadernos/cidades_ver.asp?c=3A0C9344123

A vitória da aldeia catalã

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
06-Ago-2010
EULÀLIA JORDÀ-POBLET
Médica

Todos se lembram da figura de Asterix, pequenino e astucioso, vivendo com simplicidade a política do dia a dia gaulês, entre jantares à luz da Lua, com mesa farta e menires.
A simpática aldeia sempre se reunia para decidir em conjunto os problemas que lhe afetavam diretamente, e todos, até Chatotorix, tomavam parte dessa comunidade alegre e festeira. Esse estilo de vida opunha-se, por sua própria essência, ao estilo burocrático e grandioso dos romanos, sempre às voltas com os problemas advindos da pesada máquina estatal.

Como os gauleses, o povo catalão, pequenino e astucioso, através de uma bem organizada iniciativa popular liderada pela plataforma antitauromaquia, o Prou (tradução do catalão: "Basta"), conseguiu uma surpreendente e dupla vitória: com a abolição das "corridas" de touros - eufemismo utilizado para designar a tortura e assassinato de touros em praça pública - obteve a anulação momentânea do que Guy Debord chamou de "sociedade do espetáculo".

Eis que o mundo parou para observar uma reviravolta do fazer democrático. De repente - e isso ocorre apenas em instantes fulgurantes, como nas passagens de cometas por sobre a Terra -, os deputados catalães foram liberados por seus partidos para votarem de acordo com suas consciências, e, em apertada disputa, esqueceram-se - outra fulgurância - de defender os interesses mesquinhos das "divertolândias" espanholas.

Apostando na certeza de seu julgamento sincero, fizeram ressurgir uma tradição que, embora escassa, é pelo menos tão antiga quanto o fascínio ante a tortura que possui uma grande parte dos seres humanos em todo o mundo: a tradição da bondade, da compaixão pelos animais e da valentia de derrubar o que é errado.

A sociedade do espetáculo, acostumada às inúmeras vitórias da farsa, juntou-se ali em peso para desmentir-se - alegremente - e provar que um mundo bem melhor pode ser possível se forem utilizadas as mesmas ferramentas espetaculares de maneira invertida, no sentido de investir, como os touros, contra os donos do capital financiador da diversão perversa.

Nunca a imprensa esteve em Barcelona em tão grande número (nem nos dias da votação do Estatuto da Autonomia Catalã!), e tudo para acompanhar esse movimento baseado na ética (já em si, uma grande novidade), compassivo em relação a outros seres não humanos, os touros. Simbolicamente, representou mais um pilar do antropocentrismo ocidental que teimava em se manter de pé, mas que já apresentava sinais lastimáveis de podridão.

Esse histórico movimento deixou dizeres na internet, mostrando que um povo se constitui por meio da sua história, de seu passado que, como uma catapulta, o impulsiona para o novo: "Agradecemos a todos aqueles que lutaram contra a existência das ‘corridas’ de touros, e, infelizmente, não estão vivos para poder assistir a este momento mágico. Mas foram todas essas pessoas que, como uma corrente, nos ajudaram a conseguir hoje esta vitória".

Artigo publicado em:
http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=147775

Ouro Preto/RO: MP vai ser rígido com maus tratos a animais na cavalgada

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
06-Ago-2010

O descumprimento do acordo implicará em multa no valor de cinco salários mínimos por cada cláusula descumprida

Alexandre Araujo

O Ministério Público de Rondônia através do promotor de Justiça da Promotoria de Justiça de Ouro Preto do Oeste Dr. Júlio César Tarrafa disse que será feita uma rigorosa fiscalização na 6ª Cavalgada Agri-Show Norte que ocorre neste nesta sábado (7). Segundo o promotor de Justiça os maus tratos a animais fato este que ocorreu em anos anteriores será fiscalizado com rigor, para coibir esta pratica criminosa que muitos cavaleiros teimam em desafiar as autoridades.

As Polícias Militar, Civil e com apoio da Ambiental, trabalharão durante a cavalgada o foco é coibir os maus tratos aos animais, com rigor observado por todos os órgãos envolvidos na cavalgada.

O Ministério Público orientou aos policiais que escrevam nos Boletins de Ocorrência a maior quantidade de detalhes sobre os fatos, para que as denúncias á Justiça resultem em penas mais duras aos transgressores e qualificação dos infratores. Os xingamentos e desacatos terão rigor pleno dos policiais.

O promotor de Justiça Júlio César disse que os infratores serão enquadrados na Lei 9.605 DE 12/02/78 (Lei de Crimes Ambientais) Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

O descumprimento do acordo implicará em multa no valor de cinco salários mínimos por cada cláusula descumprida, independente das sanções penais, ficando o Ministério Público encarregado de cobrar e destinar os valores a uma entidade beneficente a ser oportunamente indicada.

http://rondoniadinamica.com/ler.php?id=18080&edi=1&sub=3

Cães e gatos do Estado do Rio poderão ter microchip para identificação

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
06-Ago-2010

A cada dia o número de pessoas no estado que adquire um cão ou um gato como animal de estimação aumenta na mesma proporção em que também crescem o abandono e os maus-tratos.

Pensando nisso, o deputado Paulo Ramos (PDT) apresentou o Projeto de Lei 307/07, que a Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou ontem, em primeira discussão, e que dispõe sobre a criação de um Registro Geral do Animal.

- Seguindo uma prática já comum em diversos países (em alguns deles, de forma obrigatória), algumas cidades brasileiras começam a adotar programas de implante de chips eletrônicos, em parceria com sociedades protetoras dos animais ou de medicina veterinária. São equipamentos do tamanho de um grão de arroz, que, injetados sob a pele do cão ou do gato com o auxílio de uma agulha, contêm informações sobre o tipo sangüíneo, endereço e histórico médico, entre outras - explicou o parlamentar.

O pedetista crê que a identificação dos animais com um método permanente possibilitará identificar os responsáveis e tomar medidas para punir e coibir infrações.

- Um método permanente como o microchip funciona como se fosse uma coleira eletrônica. Não é o único método permanente, mas, com certeza, é o mais seguro, intransferível e para toda vida, o que atualmente o torna mais barato e eficaz. Devido a isto, este método de identificação vem sendo implantado em várias cidades. Cada chip possui um código individual, gravado a laser e encapsulado em vidro cirúrgico, mesmo material usado em marcapasso - assegurou Ramos.

O deputado complementa que "a leitura do código é feita por um scanner que emite um sinal de rádio de baixíssima freqüência.

Segundo a assessoria do parlamentar, o estado do Rio já realiza a implantação desses chips em animais, de forma individual e privada, o que custa entre R$ 40 e R$ 70. "Animais abandonados representam um grande problema para o Governo e a sociedade, pois podem ser portadores de doenças, comprometendo a saúde pública, além de ter seu bem-estar colocado em risco - contou Ramos.

O texto aprovado determina que as despesas com o registro e a identificação do animal correrão por conta do seu proprietário, podendo o Poder Executivo destinar 50% do Fundo Estadual de Proteção Animal (Fepa) para realização de campanhas de registro e identificação. O projeto também prevê multas que variam de 20 a 100 Ufirs para quem descumprir as determinações. A proposta voltará à Ordem do Dia para ser votado em segunda discussão em data a ser definida.

http://www.monitormercantil.com.br/mostranoticia.php?id=83119

Omissão de socorro a animal dá multa de até 1.500 euros na Itália

06-Ago-2010

Abandonar um animal ferido em decorrência de um acidente automobilístico pode sair caro na Itália. E não faz diferença se o responsável pelo comportamento omisso tenha causado o problema ou simplesmente se envolveu na situação. Em ambos os casos, o transgressor será punido com uma multa, na primeira hipótese (provocou o acidente), de 389 a 1.559 euros, ou na segunda possibilidade, de 78 a 311 euros.Isso é o que estabelece o segundo parágrafo do artigo 32 do projeto de lei que reformula o Codice della Strada, aprovado no final do mês, de maneira definitiva, pelo Senado da República.

Mas a norma vai mais além: permite a utilização de dispositivos como sirenes e luzes piscantes por motoristas de ambulâncias, veículos de emergência ou da vigilância animal para atender os feridos.

A introdução na legislação da obrigação de atender animais feridos é um passo de civilidade, destacou a presidente do Ente Nazionele Protezione Animale, Carla Ronchi.

Oriundi

Itália aprova uma legislação pioneira de proteção aos animais vitimados em acidentes automobilísticos.

http://www.portalveneza.com.br/ultimas_noticias.php?news_id=101620&start=0&category_id=100001&parent_id=100001&arcyear=&arcmonth=

Fotógrafo sul-africano mostra vida de animais em família

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
06-Ago-2010

Steve Bloom lança livro infantil em que aborda semelhanças de comportamento entre animais e humanos.

BBC Brasil

Foto: BBC Brasil

vida_em_familia_animal_01.jpgvida_em_familia_animal_01.jpgvida_em_familia_animal_01.jpg
vida_em_familia_animal_01.jpgvida_em_familia_animal_01.jpgvida_em_familia_animal_01.jpg
vida_em_familia_animal_01.jpgvida_em_familia_animal_01.jpgvida_em_familia_animal_01.jpg
vida_em_familia_animal_01.jpg

Ao todo, são 70 fotografias de 14 espécies de animais, como este gorila, escolhidas para mostrar os tipos de famílias em diversos ambientes. (Foto: Steve Bloom)

O fotógrafo de vida selvagem sul-africano Steve Bloom está lançando seu mais recente trabalho, um livro de fotografia para crianças com idade entre sete e 11 anos.

My Favourite Animal Families (Minhas Famílias Animais Favoritas, em tradução livre), traz fotos de 14 espécies diferentes em 70 páginas e explora a semelhança de comportamento entre animais e humanos.

Com texto do autor infantil David Henry Wilson, o livro detalha as particularidades de cada espécie e seu comportamento em família, como o orangotango, por exemplo, que tende a passar entre seis e sete anos com a mãe antes de ir "morar sozinho".

A obra, publicada pela editora Thames & Hudson, reúne 14 anos de trabalho do fotógrafo, baseado na Grã-Bretanha, e traz imagens de vários continentes, variando entre savana, selva e Antártida.

http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/fotografo+explora+vida+de+animais+em+familia/
n1237740992420.html#0

Encalhe de baleias jubarte aumentou na temporada de 2010

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
06-Ago-2010
Redação 360 Graus

O início da temporada de baleias de 2010 apresentou um recorde de encalhes de baleias jubarte. Até o momento foram confirmados 10 encalhes, sendo cinco no Espírito Santo, três na Bahia, um em Alagoas e um no Rio de Janeiro.

Foram três filhotes, seis animais jovens (que não haviam atingido a maturidade sexual) e um que não foi possível estabelecer sua faixa etária. Apenas um filhote encalhou vivo em Alagoas, mas não sobreviveu.

Em julho as baleias jubarte chegam ao Brasil para iniciar a temporada de reprodução. Durante os próximos meses elas estarão ao longo da costa, especialmente no litoral da Bahia e Espírito Santo, acasalando e dando a luz aos filhotes.

A chegada das baleias traz, também, o início da temporada de encalhes desta espécie. Muitas delas morrem por causas naturais ou vítimas de emalhamento em redes de pesca, colisão com embarcações e outras causas. Suas carcaças, que costumam ser trazidas pela maré, acabam encalhando nas praias.

“Também ocorrem encalhes de baleias vivas. Neste caso muitas vezes são filhotes, que se separaram de suas mães e sem elas não conseguem se alimentar, ficam fracos e são atirados à praia. O mesmo pode acontecer com baleias adultas, fracas ou doentes” afirma o coordenador de Pesquisa e Conservação do Instituto Baleia Jubarte, Milton Marcondes.

Quando expostas ao sol, as baleias encalhadas sofrem com queimaduras, que podem ser fatais, já que a temperatura sobe rapidamente. Também o peso é um complicador, pois comprime pulmões e outros órgãos, fazendo com que cada respiração seja um esforço, dificultando a circulação de sangue em alguns tecidos.

O Instituto Baleia Jubarte fez o atendimento de cinco destes encalhes, mas devido ao avançado estado de decomposição dos animais não foi possível estabelecer a causa da morte.

No Brasil ocorrem em média 36 encalhes de baleias jubarte por ano. Em 2007 houve o maior número de registro, com 41 baleias encalhadas. O alto número de encalhes já no início da temporada pode fazer com que este ano este valor seja superado.

O Instituto Baleia Jubarte resgata jubartes na costa da Bahia e Espírito Santo.

O Programa de Resgate do IBJ em parceria com Instituto de Mamíferos Marinhos tem um telefone de emergência que funciona 24 horas para atender os casos de encalhe.

http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=30939&action=reportagem

Enquete: você é a favor da castração de cães e gatos para controle populacional desses animais?

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
06-Ago-2010

A enquete deste mês da Agência Senado, em parceria com a Secretaria de Pesquisa e Opinião, pede que os leitores opinem sobre o projeto que permite a esterilização de cães e gatos como forma de controle populacional desses animais (PLC 04/05).

A matéria, que foi aprovada pelo Senado na última quarta-feira (4), retornou à Câmara dos Deputados, onde já havia sido aprovado, porque sofreu modificação no Senado.

O projeto original estabelecia que o controle populacional se faria pela "esterilização cirúrgica" (castração). Emenda de Plenário aprovada pelo Senado exclui a palavra "cirúrgica", permitindo assim que sejam usados outros métodos, como a castração química. Se fosse mantida a palavra na lei, os municípios precisariam adotar apenas a castração cirúrgica.

Emenda

A matéria já havia sido aprovada em três comissões do Senado - de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de Assuntos Econômicos (CAE) e de Assuntos Sociais (CAS) - quando recebeu, no Plenário, emenda com essa modificação. A revisão foi apresentada pelo senador Sérgio Zambiazi (PTB-RS). As três comissões precisaram aprovar a emenda antes que a matéria fosse definitivamente votada em Plenário.

O projeto original foi apresentado em 2005 pelo deputado Affonso Camargo (PSDB-PR) com a finalidade de acabar com a prática dos municípios de sacrificar cães e gatos apreendidos pelas conhecidas "carrocinhas". Camargo argumenta que esse método vem sendo abandonado no mundo e substituído pela esterilização dos animais, o que garante o controle populacional. No entendimento de Camargo, a política nacional de controle da natalidade, inclusive com campanhas educativas, reduzirá o número de animais de rua.

Da Redação / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

para votar, o site é: http://www.senado.gov.br/noticias/verNoticia.aspx?codNoticia=103837&codAplicativo=2
Mas lá não há distinção entre esterilização cirúrgica e química.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Portugal: Defensores dos animais protestam frente ao Campo Pequeno

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
05-Ago-2010

Pintados com as cores da Catalunha e de Portugal, defensores dos animais vão protestar hoje frente ao Campo Pequeno para pedirem a proibição das touradas em Portugal, à semelhança do que aconteceu naquela região espanhola.

Este protesto foi desvalorizado pelo cavaleiro Paulo Caetano, considerando que esta ação tem “objetivos políticos” e é a única forma destes movimentos “serem ouvidos”.

A presidente da Associação Animal, Rita Silva, disse hoje à agência Lusa que os “aficionados não têm o direito às touradas e o espetáculo visa apenas ferir e matar o touro”, advogando que “Portugal deve seguir a proibição desta atividade à semelhança da Catalunha”.

O Campo Pequeno é o símbolo das touradas em Portugal, pelo que é o lugar para os associados da Animal protestarem, uma vez que “não há lugar nos dias de hoje para esta atividade cruel e que explora os animais”, afirmou.

O cavaleiro Paulo Caetano argumenta, por seu lado, que os protestos contra a tauromaquia têm “apenas objetivos políticos, porque os espetadores nas touradas têm aumentado, sobretudo jovens, o que traduz que as associações ditas defensoras dos animais estão fora do contexto”.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=463042

Cães sem raça são protagonistas de filme que estréia em outubro

05-Ago-2010
Além do longa-metragem, projeto conta ainda com a publicação de um livro, que retrata a vida dos cachorros de rua, incentivando a responsabilidade social.

Vistos com certo preconceito pela sociedade, os chamados “SRD-SEM RAÇA DEFINIDA ou VIRA LATAS” têm alcançado cada vez mais espaço na sociedade. Mas os esforços de abrigos e centros de adoção ainda não são suficientes para mudar a realidade de milhares de ANIMAIS que ainda vivem pelas ruas do Brasil e do mundo.

A educação NO SENTIDO DE COINCENTIZAR AS PESSOAS é uma das melhores formas de informá-las sobre a importância de cuidarmos desses fiéis amigos. Um dos muitos colaboradores DESTA COINCENTIZAÇÃO é o publicitário Tiago Ferigoli.

Tiago Ferigoli, além de assinar as fotografias da obra “VIRA-LATAS – Os Verdadeiros Cães de Raça”, lançado em 2009, também é diretor de um documentário de mesmo nome, um longa-metragem que estréia em outubro de 2010.

O filme traz depoimentos de personalidades como Ronnie Von (cantor e apresentador do programa Todo Seu / Tv Gazeta), Heródoto Barbeiro (jornalista) e Danilo Gentili (comediante e repórter do CQC / Tv Bandeirantes), além de outros profissionais que contam sua experiência com cães que vivem em rua.

“Apesar das filmagens terem ocorrido em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e São José dos Campos, um dos objetivos foi não caracterizar nenhuma região, já que a realidade de cães de rua está presente em todo o Brasil e mundo(…). As cidades serviram como plano de fundo para uma mensagem muito maior, uma mensagem de cidadania, de responsabilidade social”, comenta Ferigoli.

O projeto

O diretor conta que sempre teve contato com cães e, que, sabe muito bem o quanto estes ‘fiéis amigos’ nos ensinam, mas foi apenas depois de desenvolver o PROJETO VIRA LATA que seu olhar se expandiu. “Agora entendo o quanto estamos todos interligados. Só quando entramos em contato com estes cães é que compreendemos o significado de vira-latas(…).Vira-lata significa estar abandonado, ter que lutar para sobreviver, sofrer de preconceito. Não tem a ver com a raça do animal, a não ser a raça pela sobrevivência”, relata ele.

Ferigoli destaca que ao compreender o que é ser vira-lata, é possível aplicar o termo a questões que muitos seres humanos passam no dia a dia. Ou seja, ao tomar consciência do universo em que vivem os cachorros de rua, de certa forma, nós compreendemos a situação de pessoas desamparadas.

Segundo o diretor, assim como muitos que moram nas ruas, o cão não está lá por que ele quer, mas o “é resultado do que nós fizemos e ainda fazemos, direta ou indiretamente, seja no trabalho, na educação que damos aos nossos filhos ou no respeito que temos pelo próximo”.

Vira-Latas – Os Verdadeiros Cães de Raça
Lançamento: outubro de 2010
Direção: Tiago Ferigoli
Duração: aprox. 60 min.
Elenco: Heródoto Barbeiro, Danilo Gentili, Ronnie Von
Site:
www.vira-latas.com

http://www.portaldacinofilia.com.br/portal/2010/08/05/caes-sem-raca-sao-protagonistas-de-filme-que-estreia-em-outubro/

Moradores de Foz do Iguaçu se unem na internet contra eutanásia de animais

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
05-Ago-2010

Iguaçuenses e simpatizantes da causa estão se mobilizando na rede "Cidade Democrática" contra a eutanásia cometida nos animais que vão parar no Centro de Controle de Zoonoses e permanecem lá sem busca dos donos.

O usuário da rede que é chamado pelo site de "cidadão", Julio César Garcia, advogado e professor de Direito, promoveu uma proposta com o título "Proibir a eutanásia de animais em Foz do Iguaçu". Há aproximadamente 10 dias o tópico de discussão está recebendo apoio e comentários. Mais de 70 pessoas já se inscreverão e dezenas de comentários incentivam o fim da eutanásia de animais em Foz do Iguaçu.

O tópico de discussão criado por Júlio César diz que atualmente "os animais são recolhidos e sacrificados sem nenhuma razão plausível, a não ser a conveniência do órgão público". De acordo com o usuário da rede, com 500 apoios a proposta é encaminhada à Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu.

O médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses, Dr. Jairo Adams, explica que existe uma lei que normatiza a eutanásia no município, porém o número de sacrifícios tem diminuído progressivamente a cada ano. E que isso acontece devido ao controle da raiva. "Estamos em uma área de alto risco de raiva, essa medida de capturar o animal e a eutanásia são formas de controle". O Dr. explica ainda que a cidade não mais mantêm o serviço de "carrocinha", quando a viatura voltava com dezenas de animais para o CCZ. "Hoje acontece de forma seletiva, quando é encontrado animal atropelado, agredindo as pessoas ou até mesmo doente, pela lei ele deve aguardar alguns dias no canil para adoção ou retornar para o dono e depois segue para eutanasia", explica.

http://www.clickfozdoiguacu.com.br/foz-iguacu-noticias/moradores-de-foz-do-iguacu-se-unem-na-internet-contra-eutanasia-de-animais-6434

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Campo Grande/MS: Abrigo diz que liminar ainda proíbe matança de cães em CG

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
04-Ago-2010

O advogado do "Abrigo dos Bichos", Fábrio Andreasi, divulgou nota informando que conseguir cassar no Tribunal Regional Federal da 3ª Região a decisão do juiz federal de Campo Grande que havia derrubado uma liminar que impedia a matança de cães com suspeita de leischmaniose. Com isso, segundo ele, o Município de Campo Grande o CCZ continuam proibidos de sacrificar os animais. Confira a íntegra da nota do advogado:

Aqui quem vos fala é Fábio Andreasi, advogado do "Abrigo dos Bichos". A pedido da Maria Lúcia, e ante a necessidade de esclarecimento de alguns fatos pertinentes à Ação Civil Pública que movemos contra o Município de Campo Grande e o CCZ, envio-lhes esse e-mail.

Tentarei ser o mais sucinto possível e evitarei termos técnicos para ajudar na compreensão da realidade atual da nossa causa judicial.
Nossos adversários, mais uma vez usando de má-fé e desonestidade contra os cidadãos de bem, andam dizendo por aí que a liminar que nos defendia contra suas diatribes (que proíbe a matança de animais supostamente portadores de leishmaniose), foi cassada e não existe mais. Trata-se isso de uma mentira, usada como se verdade fosse, para coagir o cidadão comum, leigo em matéria legal, a entregar seus animaizinhos ao abate.

Na verdade, o que aconteceu foi o seguinte: o Nobre Juiz Federal da 1ª Vara de Campo Grande, que cuida da nossa causa, apesar de ser um homem reconhecidamente sensível e cuidadoso, foi seduzido pelos advogados dos nossos adversários e na última audiência realizada *cassou a liminar *que havíamos conseguido para acabar com a eutanásia de cães em nossa cidade. Uma decisão dura, infeliz e precipitada, *mas que não chegou a valer nem durante 1 minuto*. Eu, como advogado da causa dos animais inocentes, recorri dessa decisão do Juiz da 1ª Vara Federal de CG/MS, em recurso endereçado ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em São Paulo. Nesse recurso, obtive sucesso, e a liminar que proíbe a matança dos animais foi mantida. Ou seja; o Município de Campo Grande-MS, o CCZ e até o Presidente da República, por conta de uma ordem judicial do Tribunal Federal em São Paulo, *continuam proibidos de matar cães portadores de leishmaniose em nossa cidade.*

Espalhem essa notícia para todos os conhecidos. Não permitam que o Município e o CCZ, através de uns espertinhos que os representam, continuem a enganar as pessoas, tentando manter a qualquer custo, a política macabra de matar animais inocentes para economizar o dinheiro do tratamento- que seria a verdadeira obrigação moral deles.

Ganhamos a liminar, o recurso e ganharemos a causa toda. Pois para mim, esse processo já se transformou na guerra do bem contra o mal.
E Deus me convenceu, desde criança, *que o bem sempre vence o mal.*


*Fábio A. A. Andreasi*
Rua Dr. Michel Scaff, n.º 105, sala 7
Bairro Chácara Cachoeira

http://www.msnoticias.com.br/?p=ler&id=45426

Prefeitura de São Gonçalo/RJ não combate venda de animais silvestres

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
04-Ago-2010

O Ministério Público Federal no Rio (MPF/RJ) enviou recomendação à prefeitura de São Gonçalo exigindo fiscalização da venda de animais silvestres em feiras locais. O MPF alerta especialmente para as feiras de Neves e Alcântara, apreendendo os animais silvestres à venda ou contactando os órgãos compententes.

A prefeitura de São Gonçalo tem 20 dias para informar o que fez ou fará para acatar a recomendação e, desse modo, evitar responder pela negligência na Justiça. A prefeitura, por sua vez, diz ter equipe para fiscaliza apenas as feiras aos domingos, mas visando o controle urbano. Os chamados "fiscais de postura" não têm autoridade para fazer a fiscalização ambiental.

http://extra.globo.com/geral/extraextra/posts/2010/08/04/mpf-prefeitura-de-sao-goncalo-nao-combate-venda-de-animais-silvestres-313599.asp

Americana/SP: Dono de cavalo vai responder por acidente em rodovia

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
04-Ago-2010

Animal que foi atropelado e deixou motorista ferido usava um chip de identificação

EPTV

O dono de um cavalo será responsabilizado pelo acidente que deixou um motorista ferido na Rodovia Luís de Queiroz, em Americana, na noite de domingo (1). Técnicos do Centro de Controle de Zoonoses de Americana desenterraram o animal na segunda-feira, para fazer a leitura do chip, que identifica o dono do cavalo.

O técnico em mecatrônica Hernann Ananias, que dirigia o veículo, teve ferimentos graves. Ele se lembra que seguia pela rodovia, mas acordou em uma ambulância e constatou que havia sofrido um acidente. Ananias foi levado para o hospital e só então descobriu que havia atropelado um cavalo, mas acredita que não teve tempo de frear ou desviar.

Este foi o terceiro acidente com animais na Rodovia Luís de Queiroz este ano, apenas no trecho entre Americana e Santa Bárbara d´Oeste. No ano passado, foram registrados sete e o problema atinge outras rodovias da região. No corredor Dom Pedro, formado pela Rodovia Dom Pedro, pelo Anel Viário José Roberto Magalhães Teixeira, e por trechos das rodovias Professor Zeferino Vaz, Engenheiro Constâncio Cintra e Romildo Prado, foram 58 acidentes causados pela presença de animais na pista este ano.

No sistema Anhanguera-Bandeirantes foram registrados 78 acidentes com animais este ano, que deixaram 15 pessoas feridas.

O motorista pode cobrar uma indenização da concessionária que administra a rodovia, mas o responsável pelo animal, na maioria das vezes, acaba impune, porque é difícil encontrar o dono, mas em Americana, desde 2007, os cavalos têm que usar um chip com um número de identificação. Pelo cadastro da prefeitura é possível checar todos os dados do proprietário.

Para identificar o número do cavalo que causou o acidente na noite de domingo foi preciso usar uma retro-escavadeira, já que o animal havia sido enterrado pelo DER. O coordenador do Centro Zoonoses de Americana, Fernando Vicente Ferreira, explica que o cadastro apontava como dono uma senhora, que disse ter vendido o cavalo. O autônomo Amarildo Goiano confirmou ter comprado o cavalo e disse que deixou o animal em um pasto, perto da rodovia, mas que quando voltou, não mais o encontrou. Autuado, o autônomo terá que responder processo administrativo e inquérito policial.

O Centro de Controle de Zoonoses de Americana também está realizando operações para encontrar na cidade cavalos não cadastrados. Ao ser flagrado, o proprietário de um cavalo se irritou, mas o animal já recebeu o chip e o dono terá que responder por qualquer problema que ele causar.

Em Americana, a colocação do chip é de graça quando o dono do animal não tem condições de pagar pelo serviço. O preço em uma clínica conveniada é de cerca de R$ 50,00. A prefeitura pretende cadastrar 45% dos 36 mil animais da cidade até o final deste ano.

http://eptv.globo.com/noticias/NOT,0,0,309571,Animal+que+foi+atropelado+e+deixou+motorista+ferido+usava+um+
chip+de+identificacao.aspx

Empresa de cruzeiro responde por morte de três baleias

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
04-Ago-2010
por Terra


O cadáver de uma baleia achada preso ao casco de um cruzeiro na última semana é o terceiro caso envolvendo a mesma empresa em 10 anos e chama a atenção para as conseqüências do aumento do tráfego marítimo na vida animal.

NOAA

Baleia morta no Alasca: aumento do tráfego de cruzeiros preocupa ambientalistas

Na semana passada, o cruzeiro de luxo da companhia Princess Cruises teve de atracar em Juneau (Alasca, Estados Unidos) quando turistas de outros cruzeiros notaram a carcaça de uma baleia jubarte fêmea adulta preso à quilha da embarcação.

A empresa disse que a tripulação do navio não teria sentido impacto algum e afirmou que não havia relatos de baleias próximas à região do acidente. Segundo a companhia, os navios reduzem a velocidade em regiões sabidamente povoadas por baleias, ou até mesmo mudam a rota para não passar por essas regiões.

No entanto, não é o primeiro incidente desse tipo envolvendo a mesma empresa. Há um ano, uma baleia fin foi achada morta no casco de outro navio da Princess, na mesma região de Juneau. Posteriormente, a autópsia indicou que o animal já estava morto ou doente quando foi atingido.

Em outro caso, em 2007, a companhia pagou US$ 750 mil dólares (cerca de R$ 1,350 milhão) para chegar a um acordo com relação a uma acusação referente a uma baleia achada morta em 2001. O mamífero, também uma jubarte, estava grávida e foi achado com seu crânio esmagado. A Princess não admitiu no acordo ter atingido a baleia, mas assumiu culpa por navegar acima da velocidade segura em regiões povoadas por esses animais.

Causa mortis

A suspeita é de que o corpo do mamífero tenha se enganchado ao casco do navio durante a noite. Os veterinários da NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos) e o Alaska Sea Life Center (Centro da Vida Marinha do Alasca) farão a autópsia para descobrir se o animal morreu com o choque ou se já estava ferido ou morto antes de colidir com o navio.

http://www.primeiraedicao.com.br/?pag=meio_ambiente&cod=1696

Russia: Jumenta amarrada em paraquedas passa por checkup

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
04-Ago-2010

Anapka foi protagonista da cena que chocou vários banhistas em praia da Rússia

Do R7

Mikhail Metzel - AP/ Imagem do animal, durante a maratona de exames veterinários a que foi submetido

Mikhail Metzel - AP
Imagem do animal, durante a maratona de exames veterinários a que foi submetido

A jumenta que foi amarrada em um paraquedas na Rússia recebeu atendimento veterinário nesta quarta-feira (4), na escola de equitação do Kremlin, em Moscou.

Anapka foi protagonista da cena que chocou centenas de banhistas de uma praia no país. Testemunhas disseram que era possível escutar os urros do pobre animal lá do alto, enquanto era puxado por um barco.

O grupo responsável pela crueldade disse que o ato foi "apenas uma forma de atrair turistas" para a praia particular. Apesar dos maus-tratos sofridos, a jumenta não ficou ferida. A polícia abriu inquérito para investigar o caso.

Os defensores dos animais se escandalizaram com a "aterrissagem" do animal, classificada de difícil, mas o proprietário, um habitante da região, declarou não ver mal em ter feito a jumentinha voar.

Leia mais

Polícia encontra burro que voou de parapente

Ativistas irão processar grupo que amarrou burro a paraquedas


Assista ao vídeo.

http://noticias.r7.com/internacional/noticias/jumenta-amarrada-em-paraquedas-recebe-atendimento-medico-20100804.html