segunda-feira, 10 de maio de 2010

Canadá: Ratos mostram expressões de dor assim como os humanos

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
10-Mai-2010

Cientistas criaram escala de dores a partir das caretas filmadas

Do R7


Foto por Bananastock/Getty Images
Em algumas imagens, os olhos dos ratos apareceram ora apertados ora esbugalhados

As expressões faciais de ratos podem ser usadas para avaliar a quantidade de dor que sentem. Descobertas desse tipo ajudam pesquisadores de animais, como veterinários, a detectar desconforto físico em animais de mais confiável.
Para identificar as caretas que indicam a dor, o cientista Jeffrey Mogil da Universidade McGill, em Montreal, no Canadá, e sua equipe filmaram ratos sem dor durante 30 minutos. Em seguida, gravaram mais 30 minutos após aplicar no abdômem dos animais uma injeção que continha uma fraca solução de vinagre com o objetivo de causar dores de baixa intensidade.

A partir do filme, o grupo elaborou uma “escala da dor” com base nas mudanças faciais. Em algumas delas, os olhos apareciam ora apertados ora esbugalhados.

Mogil diz que as expressões faciais podem desempenhar um papel importante na comunicação do rato, talvez ajudando a alertar os animais iguais e próximos a ele sobre perigos. Estudos anteriores demonstraram que os ratos percebem quando o outro tem dor e, no caso de ratos do sexo feminino, em particular, tendem a ficar perto dos que sofrem.

A dor leve, como a produzida por um clipe preso na cauda por alguns segundos, ou a dor crônica, como uma lesão no nervo provocada cirurgicamente, não provocaram caretas. O pesquisador conta que os ratos podem ter evoluído o suficiente para esconder essa dor de modo que eles não sejam identificados como fracos pelos predadores ou rivais.

http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/ratos-mostram-expressoes-de-dor-assim-como-os-humanos-20100510.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário