Depois de uma denúncia anônima os fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis(IBAMA) juntamente com uma equipe de policiamento da Companhia Ambiental descobriram no domingo, uma rinha de pássaros em um sítio localizado no município de Pedro II/PI. Durante a operação foram autuadas 19 pessoas e receberam uma multa no valor de R$ 33 mil.
A equipe do IBAMA apreendeu várias espécies de canários, pintassilgos e galos de campina, num total de 79 aves silvestres.
Os passáros apreendidos foram trazidos para a sede do Ibama em Teresina. Um auto de flagrande foi assinado pelas pessoas autuadas e devem responder pelo caso penalmente e administrativamente. Qualquer tipo de rinha e a criação de animais silvestres por particulares é proibida.
Para denunciar tráfico ou animais em cativeiro é só ligar na linha verde do Ibama: 0800 618090. A ligação é grátis e deve ser feita em horário comercial.
Segundo o artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), "matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida" provoca detenção de "seis meses a um ano e multa". O mesmo vale quando há venda dos animais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário