sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Balneário Camboriú/SC: Centro de zoonoses deve ser construído em breve

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
11-Fev-2011

Em Balneário Camboriú, centenas de animais abandonados circulam nas ruas da cidade. São cachorros e gatos que não possuem dono e dormem nas calçadas do município. Abrigos, como a Viva Bicho, já não possuem espaço para comportar tantos animais domésticos. No ano passado, a Ong chegou a ter 800 animais que disputavam lugar no pequeno terreno instalado no bairro Nova Esperança. Como consequência desta superlotação, faltavam ração e produtos de limpeza. A Prefeitura recebeu um ofício da Câmara de Vereadores indicando agilidade na construção de um centro de zoonoses.

A carta enviada ao prefeito Edson Piriquito (PMDB) explica que a criação de um centro de zoonoses é amparada pela lei 2445/2005. Há cinco anos a lei foi criada e muito pouco se avançou na regulamentação e implantação da referida legislação. A intenção é criar um espaço para a criação e manutenção de animais domésticos, exóticos e outros.
O vereador Claudir Maciel (PPS) explica que o prefeito deve aplicar a lei já criada. "Basta a vontade dele para que o projeto saia do papel", diz. O local que deve abrigar o centro também deverá ser indicado pelo prefeito municipal.

O médico veterinário Denilson Vargas da Silva, do Canil Municipal de Itajaí, revela que o abandono de animais também pode acarretar sérios problemas para a saúde da população. "Os cães, principalmente, são territorialistas. Ao se sentirem ameaçados, podem morder as pessoas que porventura se aproximarem deles, atrapalhar o trânsito e até provocar acidente. Também há risco de doenças devido à contaminação com o lixo", disse.

Mutirão

Voluntários podem auxiliar a Viva Bicho neste sábado (12). Um mutirão acontecerá a partir das 13h30. Os responsáveis pela Ong explicam que é preciso vontade e disposição para auxiliar nos cuidados de cães e gatos para deixar o ambiente mais limpo e agradável. Outra forma de ajudar é adquirindo o calendário 2011, que pode ser comprado na Eluma Clínica Veterinária ou através do email: vivabicho@vivabicho.org. O calendário de mesa custa R$ 6,50 e o de parede R$ 16.

http://www.jornaltribuna.com.br/cotidiano.php?id_materia=37487

Nenhum comentário:

Postar um comentário