PREFEITURA DE TAUBATÉ / ASSESSORIA
A prefeitura de Taubaté, através do Projeto Melhor Amigo, desenvolvido pelo Centro de Controle de Zoonoses, vem realizando várias ações com objetivo de diminuir o número de animais abandonados nas ruas da cidade.
A realização de palestras educativas sobre Posse Responsável, mutirão de castração, realizados nos bairros e no próprio Centro de Zoonoses e constante campanha de adoção são algumas delas.
De acordo com a veterinária responsável pelo CCZ, Dra. Milene Garcez Iemini, ainda persiste uma grande dificuldade em relação à castração de animais: a falta de informação por parte da população, que muitas vezes teme realizar o procedimento em seus animais por estarem mal informados sobre o tema.
A castração de animais, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é uma forma de mutilação. Não existe, ainda, melhor método anticoncepcional que a castração, uma vez que ela representa um benefício à saúde do animal e uma importante aliada no combate ao crescimento populacional de cães e gatos. É uma cirurgia rápida, feita com auxílio de anestesia e medicamentos anti-inflamatórios.
A castração reduz quase a zero a possibilidade do animal desenvolver câncer, evita a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis, os animais ficam mais tranquilos, diminuem as fugas, evita acasalamentos indesejáveis, controlando a população de animais nas ruas.
É importante salientar que o animal castrado não perde sua personalidade, apenas torna-se mais sociável por não estar mais sujeitos às alterações dos hormônios sexuais.
Não são apenas físicos os benefícios da castração. Ela ainda é o melhor instrumento para quem se preocupa com a vida dos animais.
Para mais informações entrar em contato pelo telefone 3625.5047 ou comparecer ao Centro de Controle de Zoonoses, que fica na Estrada Amácio Mazzaropi, s/nº (próximo ao Hotel Fazenda Mazzaropi), das 14 às 17 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário