Cães e gatos voltaram à pauta da Câmara de Vereadores ontem, em uma reunião na Comissão de Economia, Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo convocada pelo vereador James Schroeder (PDT). O projeto ainda passará por mais quatro comissões.
James propõe regulamentar a criação de cães e gatos em Joinville. Entre os 95 artigos, ele define que cada animal deverá ter um registro, onde serão informados nome, idade, raça, cor, nome do dono e onde mora. Para portar esses dados, o vereador sugere a colocação de chips nos animais.
Na reunião de ontem, o vereador ouviu representantes de órgãos como os núcleos de pet shop da Ajorpeme, o Ministério Público, Conselho Regional de Medicina Veterinária, Fundema, ONGs do bem-estar animal e Vigilância Sanitária. “Com o Centro de Zoonoses e Bem-estar Animal em andamento, não há necessidade de ficar debatendo os mesmos assuntos”, avisou Juarez Pereira (PPS), que tem projeto parecido.
A coordenadora da Vigilância Sanitária, Mara Monteiro, criticou a esterilização obrigatória dos animais comprados em pet shops. “Quem compra o animal deve ter direito de escolher se quer que ele procrie ou não. E não está claro quem ficará responsável por multar e para onde vai o dinheiro.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário