A Coreia do Norte prepara-se para receber um grupo de animais provenientes do Parque Nacional de Hwange, no Zimbabwe. São dois de cada espécie, oferecidos ao país de Kim Jong-il pelo Presidente Robert Mugabe.
O transporte dos animais tem sido a principal preocupação de especialistas devido à longa viagem que terão de suportar. O clima norte-coreano constitui também uma ameaça à vida destes, sobretudo à de dois elefantes de 18 meses, novos de mais para uma mudança tão violenta.
Em 1980 dois rinocerontes foram enviados a Kim Il-sung, pai de Kim Jong-il, a pedido de Mugabe, então primeiro-ministro, como sinal de boas relações entre os dois países. No entanto, os animais morreram meses depois da chegada devido às diferenças climáticas, do calor africano ao frio norte-coreano.
Johnny Rodrigues, fundador da Conservation Task Force, uma organização não governamental de protecção da vida selvagem no Zimbabwe, avisou que a captura destes animais é uma prática internacionalmente reprovável, podendo ameaçar os números nas reservas naturais, que têm diminuído recentemente.
Apesar deste aviso, o director dos parques nacionais, Vitalis Chadenga, já confirmou pedidos por parte de outros países como Moçambique e Japão.
http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1573956&seccao=%C1frica
Nenhum comentário:
Postar um comentário