segunda-feira, 5 de abril de 2010

Universidade de Minas Gerais vai tratar e pesquisar jaguatirica e macaco bugio encontrados feridos

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
05-Abr-2010
O Globo, Mega Minas

Uma jaguatirica e um macaco bugio encontrados feridos foram transferidos nesta segunda-feira para a Universidade Federal de Viçosa (UFV) , em Minas Gerais. Os animais estavam sendo tratados por veterinários em Juiz de Fora. A jaguatirica apresenta várias marcas de chumbo pelo corpo. Já o bugio, da espécie Caraya e vítima de uma descarga elétrica, teve a pata traseira e alguns dedos de uma das patas dianteiras amputados.

Segundo Tarcízio de Paula, professor do Departamento de Veterinária e responsável pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres da UFV, ambos os animais ficarão em quarentena no Centro de Triagem, onde irão servir de fontes de pesquisa.

- Esses animais ficarão aqui até estarem totalmente prontos para voltarem para a natureza. Nós faremos uma série de exames e, por se tratarem de animais raros, servirão de parâmetro para trabalhos científicos aqui produzidos - diz o professor.

Segundo Tarcízio de Paula, a equipe do Centro de Triagem, por exemplo, deverá colher de ambos os animais sangue e sêmen, no caso da jaguatirica, para poder estudar as células e procedimentos a serem adotados no congelamento, respectivamente. Após a recuperação e os estudos, os animais devem ser soltos.

- A jaguatirica deve ganhar uma coleira com um rádio transmissor para podermos fazer o acompanhamento desse animal. A gente já teve outras experiências de soltar outros animais, como um lobo guará e até outra jaguatirica, e depois monitorá-los - ressalta o professor.

A jaguatirica, de 16 kg e um ano de idade, deu trabalho aos veterinários de Juiz de Fora. Enquanto aguardava a chegada dos técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) precisou ser sedada duas vezes. A jaguatirica foi encontrada na BR-116 pela Polícia de Meio Ambiente, depois de ser atropelada em Além Paraíba. As radiografias revelaram que o animal não sofreu fraturas internas, mas apresentava marcas de chumbo, sinal de que foi perseguido e tomou tiros de cartucheira. Durante 12 dias ela foi cuidada por veterinários de Juiz de Fora.

Já o macaco bugio ficou 20 dias na clínica veterinária. Chegou ferido depois de ter sofrido uma descarga elétrica. A espécie típica da Mata Atlântica foi encontrada no bairro Santo Antônio, região sudeste de Juiz de Fora.

A jaguatirica e o macaco bugio foram recolhidos por técnicos e um biólogo do Ibama nesta manhã. Segundo o instituto, Juiz de Fora não tem um local adequado para reabilitação deste animais.

http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/04/05/universidade-de-minas-gerais-vai-tratar-pesquisar-jaguatirica-macaco-bugio-encontrados-feridos-916248557.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário