sábado, 8 de janeiro de 2011

Porto Alegre/RS: Animais silvestres estão ameaçados pelo trânsito intenso da Rota do Sol

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
08-Jan-2011

Bióloga de Porto Alegre detectou pelo menos 100 pontos críticos para atropelamentos na estrada

A pressa e a ansiedade que embalam motoristas rumo ao Litoral não permitem olhares atentos às riquezas naturais ao longo da Rota do Sol. Pelo contrário. Às margens da rodovia que virou sinônimo de lentidão no trânsito a cada feriado, animais de diferentes espécies lutam pela sobrevivência diante da ameaça constante dos homens.

Muitos mamíferos, répteis e anfíbios, alguns deles em extinção, estão morrendo sob as rodas dos milhares de veículos que congestionam a estrada no verão entre São Francisco de Paula e Itati. Um dos motivos é a descrença. Os bichos dificilmente são vistos pelos motoristas, o que leva muita gente a desconfiar se realmente circulam por ali as tais jaguatiricas e leões-baio, entre outros. Os ambientalistas e moradores mais antigos da Rota do Sol são enfáticos: os animais existem sim e, em grande quantidade.
Infelizmente, a pista mais evidente para os descrentes são as carcaças no asfalto.

Atropelamentos de animais são diários. Contudo, não existe um controle contra a alta velocidade de veículos em toda a rodovia. Apenas placas alertando sobre a presença da fauna, algumas passagens subterrâneas para os bichos e dois pardais entre o Km 29,7 e o Km 30,4 da RS-486, em Itati.

A bióloga Fernanda Zimmermann Teixeira, moradora de Porto Alegre, detectou pelo menos 100 pontos críticos para a sobrevivência animal. O ideal, segundo ela, seria colocar controladores de velocidade em tudo. Mas Fernanda reconhece que a medida é inviável. Por isso, sugere pardais em um trecho de três quilômetros, após o trevo de acesso ao distrito de Tainhas. Ela chegou a esse conclusão por meio de uma dissertação de mestrado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em único dia, ela registrou 150 mortes, incluindo muitos gambás, cobras, sapos e rãs. O estudo também apontou mais de 60 espécies diferentes de animais. Entre os mamíferos atropelados estavam um tamanduá-mirim e um gato-do-mato-pequeno, duas espécies ameaçadas de extinção no Rio Grande do Sul.

http://www.clicrbs.com.br/pioneiro/rs/plantao/10,3168384,Animais-silvestres-estao-ameacados-pelo-transito-intenso-da-Rota-do-Sol.html.html

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

EUA e Japão negociaram acordo secreto para derrubar defensores de baleias

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
07-Jan-2011

Os Estados Unidos, um dos países que mais defende as baleias, negociou com o Japão a sua ajuda a derrubar a Sea Shepherd, que luta contra a caça nipónica aos cetáceos, em troca de Tóquio reduzir o número de animais abatidos todos os anos, revelam mensagens diplomáticas reveladas pelo WikiLeaks.

Segundo o jornal “The Guardian”, o Japão e os Estados Unidos propuseram-se a investigar a situação fiscal da Sea Shepherd e a agir contra os activistas, no âmbito de um acordo político para reduzir a caça à baleia na Antárctica.

Quatro mensagens confidenciais da embaixada norte-americana em Tóquio e o Departamento de Estado em Washington revelam que os diplomatas dos dois países negociaram em segredo um acordo de compromisso, antes da reunião anual do ano passado da Comissão Baleeira Internacional, organismo que regulamenta a caça à baleia.

Os Estados Unidos propuseram que o Japão reduzisse o número de baleias mortas por ano no santuário para estes cetáceos na Antárctida em troca do direito legal para caçar ao largo das suas próprias zonas costeiras. Além disso, os Estados Unidos propuseram ratificar legislação que daria “garantias de segurança nos mares”, numa referência a uma actuação contra grupos como a Sea Shepherd que, há anos tentam travar as frotas nipónicas. Esta organização tornou-se num motivo de embaraço e vergonha para o Japão, depois de ter impedido a sua frota de atingir a quota anual de animais mortos, revelam ainda as mensagens divulgadas pelo WikiLeaks.

Numa das mensagens, com data de 2 de Novembro de 2009, os diplomatas japoneses escreveram: “seria mais fácil para o Japão conseguir fazer progressos nas negociações da Comissão Baleeira Internacional se os Estados Unidos agissem contra a Sea Shepherd”. O Japão esforça-se por acabar com a moratória desde 1986 contra a caça comercial à baleia, imposta por aquela comissão internacional.

Uma semana depois, os japoneses voltaram a pressionar Washington, dizendo que “os protestos violentos da Sea Shepherd podem limitar a flexibilidade do Governo do Japão nas negociações”.

As mensagens diplomáticas sugerem que os Estados Unidos propuseram-se a investigar a situação fiscal da organização.

O “The Guardian” diz também que o acordo terá sido anulado pelo Reino Unido e União Europeia em Junho de 2010, depois de um grupo de países - liderado pela Austrália, União Europeia e nações da América Latina - se ter oposto.

Esta quarta-feira, dois navios da Sea Shepherd – “Steve Irwin” e “Gojira” – envolveram-se em confrontos com dois baleeiros, com os ativistas a lançar bombas de mau-cheiro para o convés dos navios japoneses. Estes responderam com canhões de água.

O responsável máximo da Sea Shepherd, Paul Watson, já reagiu a estas mensagens reveladas pela WikiLeaks. Para a organização, “o mais importante destes documentos é a declaração do Japão em como a Sea Shepherd tem sido responsável pelo não cumprimento das quotas de caça à baleia. Isto valida completamente as ações da Sea Shepherd”.

http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1474042

Ribeirão Preto está sob ameaça de sofrer com surto de raiva em breve

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
07-Jan-2011
Eduardo Schiavoni

Ribeirão Preto corre o risco de registrar um surto de raiva a qualquer momento. A cidade não atingiu, ano passado, a meta de vacinar 80% da população canina contra a raiva e, com isso, existe a chance de que a doença se hospede em animais da cidade. A estimativa é que existam na cidade 80 mil cães. O motivo, segundo Eliana Colucci, chefe da Divisão de Controle de Zoonoses de Ribeirão Preto, foi a recomendação, da Secretaria de Estado da Saúde, de suspensão da campanha devido às reações adversas provocadas pela vacina RAI PET (da Biovet).

Até o dia da suspensão da vacinação haviam sido vacinados 2.522 animais, em campanha na área rural e de rotina, segundo dados da Divisão de Controle de Zoonoses. Segundo Maria Luiza da Silveira, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde e Planejamento de Ribeirão Preto, a cidade ainda não tem uma previsão do Ministério da Saúde para recebimento de novas vacinas.

De acordo com Maria Luiza, a única providência a ser tomada, no momento, para evitar esse possível surto, é que o Controle de Zoonoses continue fazendo uma monitoramento de cães, gatos e morcegos. Esse trabalho consiste em encaminhar amostras para investigação do vírus rábico no Instituto Pasteur em São Paulo.

Solução

A solução para quem quer se prevenir é vacinar os animais em clínicas particulares da cidade. Ambas as clínicas oferecem vacinas importadas contra a doença e custam, em média, R$ 30. Essa é melhor ação a tomar para o veterinário Roberto Campos, que recomenda levar o animal imediatamente a um veterinário caso ele apresente comportamentos estranhos, como agressividade, medo incomum ou choro incessante. "A raiva é causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central", explica o profissional. A transmissão dá-se do animal infectado para o sadio pelo contato da saliva por mordidas, lambidas em feridas abertas, mucosas ou arranhões. A doença também pode afetar humanos.

http://www.dci.com.br/noticia.asp?id_editoria=8&id_noticia=357220

Nota T.A. - Esse é o resultado da irresponsabilidade do Estado, infelizmente essa situação estará (ou já está) se repetindo em todo o território nacional.

Ilhabela/SP - Prefeitura e Polícia Militar evitam entrada de animais de grande porte sem documentos

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
07-Jan-2011

Litoral Norte - A Prefeitura de Ilhabela em ação conjunta com a Polícia Militar barrou a entrada de um caminhão que transportava sete cavalos esta semana. Os animais estavam em situação irregular, já que não possuíam a documentação exigida para transporte. A denúncia foi feita por um munícipe que estava na balsa. O trabalho realizado com animais de grande porte integra o Programa Municipal de Respeito Animal.

Segundo a veterinária da Prefeitura, Olga Loureiro, a informação é que os cavalos seriam utilizados para passeio no município, mas o proprietário não apresentou o Guia de Transporte Animal (GTA), documento emitido pela Defesa Sanitária Animal do Estado para trânsito intra e interestadual e ainda o exame de anemia infecciosa equina. “Nós orientamos o transportador a voltar para a cidade de origem, que é Caraguatatuba e providenciar a documentação. A partir de agora todos os animais de grande porte que entrarem em Ilhabela serão microchipados e relacionados com os dados pessoais do proprietário”, garantiu a veterinária.

A medida quer evitar a incidência de animais de grande porte soltos nas ruas, o que além de incomodar a população pode causar acidentes e problemas de saúde. Desde o início do projeto “Grandes Animais”, que integra o Programa Municipal de Respeito Animal, já foram recolhidos das ruas 28 equinos e quatro bovinos. Atualmente a cidade não sofre mais com este tipo de problema.

A Prefeitura informa que os proprietários ou transportadores de animais de grande porte só poderão entrar no município depois de acionar o serviço veterinário pelos telefones 3896-9221 ou 3895-7229 apenas em dias úteis e horário comercial.

http://www.onoticiado.com.br/noticias-de-sao-sebastiao-e-ilhabela/noticias-de-ilhabela/7401-ilhabela-prefeitura-e-policia-militar-evitam-entrada-de-animais-de-grande-porte-sem-documentacao-no-municipio.html

Nota T.A. - Se não possuem nem a documentação adequada, imaginem como irão cuidar desses animais. Atenção moradores, veranistas e autoridades de Ilhabela. Se permitirem o uso de animais para passeios poderão estar indo na contramão da história. As seculares charretes de NY já estão prestes a terminar, vejam notícia abaixo:

- Lea Michele, de Glee, faz campanha junto ao PETA pelos cavalos de NY

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Muro entre EUA e México ameaça o bisão americano

06-Jan-2011

No passado, animal vagava livremente pela América do Norte, mas no final do século 19 sua população foi dizimada

BBC

Bisão é peça-chave no ecossistema de pastagens: sua influência no meio ambiente é muito maior do que o tamanho das manadas pode sugerir (Krause e Johansen/Divulgação)

Em alguns locais é uma vala metálica que impede a passagem de automóveis mas deixa circular livremente pessoas e animais; em outros, é uma barreira que homens e mulheres podem atravessar com dificuldades, mas que impede a entrada da fauna. Em certas regiões é uma gigantesca parede metálica na qual não se pode colar nem um alfinete. E, em alguns lugares, ainda não existe nada.

Se o projeto para construir um muro na fronteira entre México e Estados Unidos se tornar realidade, não apenas impedirá a imigração ilegal mas também vai barrar a livre circulação da fauna, o que colocará em grave risco um dos animais mais emblemáticos e ameaçados da América do Norte: o bisão americano (Bison bison).

"Atualmente, restam no México entre 300 e 500 bisões", disse Rurik List, pesquisador do Instituto de Ecologia da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam). Desse total, cerca de 200 vivem em um hábitat que compreende os dois territórios.

"Uma das manadas mais ameaçadas pelo muro – entre 80 e 130 indivíduos – se move entre o município de Janos, em Chihuahua, e o condado de Hidalgo, no Novo México. A outra – com cerca de 80 – se encontra na zona fronteiriça de Coahuila", explica o cientista.

O principal problema é que o muro divide o hábitat natural dessa espécie em duas partes. E estas duas metades do ecossistema de pastagens não são iguais entre si.

"No norte do México, há mais água que no lado americano, e nos Estados Unidos, com mais área para o gado, os animais têm mais pasto para comer. Por outro lado, são regiões áridas, extremas, e as condições climáticas podem mudar muito de um ano para o outro, e esses animais – que ingerem grande quantidade de alimento – necessitam movimentar-se por grandes áreas para buscar seu sustento", explica List.

"Caso coloquem uma barreira que reduz a área de atividade dos bisões, estarão limitando o acesso aos recursos. Isso pode fazer com que vivam menos, que sobreviva um número menor de animais e que as populações desapareçam", completa.

Por essa razão, List considera crucial conduzir estudos que analisem o impacto ambiental do muro e que se identifiquem as áreas-chave na fronteira, e que ali não se construa a parede.

Há quem duvide da validade de reintroduzir o bisão em território mexicano, argumentando que esta espécie não é oriunda do país. No entanto, a pesquisa conduzida por List e sua equipe – que analisou centenas de documentos históricos e arqueológicos, que não costumam ser as fontes mais consultadas por biólogos – demonstrou que o animal habitou pelo menos os estados de Coahuila, Chihuahua e Sonora (no norte do país) e até mesmo mais ao sul, no estado de Zacatecas.

Além de ser uma espécie nativa, o bisão é peça-chave no ecossistema de pastagens: sua influência no meio ambiente é maior do que o tamanho das manadas poderia sugerir.

"Para esfriar ou se livrar de parasitas, os bisões se esfregam no solo. Isso cria depressões de dez centímetros de profundidade e entre três e cinco metros de diâmetro que acumulam água durante o período de chuvas, criando condições ideais para a vida de anfíbios e invertebrados", diz o pesquisador. "Além disso, as aves utilizam a lã dos bisões para construir seus ninhos. E, também, como os bisões geram grande quantidade de esterco e urina, adubam a terra, que produz mais pasto e facilita a existência de espécies que se alimentam de ervas."

E, nos lugares onde há neve e é muito difícil deslocar-se, os bisões abrem caminhos que são aproveitados pelos outros animais. Por essas razões, ao colocar em perigo a vida dos bisões, o muro na fronteira entre o México e os Estados Unidos põe em risco o ecossistema de pastagens em sua totalidade.

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/muro-entre-eua-e-mexico-ameaca-o-bisao-americano

Lea Michele, de Glee, faz campanha junto ao PETA pelos cavalos de NY

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
06-Jan-2011

O poster da campanha do PETA com Lea Michele

O poster da campanha do PETA com Lea Michele

A atriz americana Lea Michele, estrela do seriado musical Glee, se uniu à entidade de proteção aos animais PETA numa campanha contra os maus tratos sofridos pelos cavalos que puxam carruagens nas ruas de Nova Iorque.

A campanha já tem um vídeo com a atriz, que mostra o tratamento recebido pelos cavalos e os "estábulos" improvisados onde eles passam a noite na cidade, sem o espaço necessário para o descanso devido.

De acordo com o vídeo os animais são obrigados a puxar carruagens todos os dias da semana, faça sol, chuva ou neve, e no final são trancafiados em espaços minúsculos, sujos e sem a devida segurança.

A campanha pede que tanto os moradores quanto os turistas de Nova Iorque deixem de usar o serviço de carruagens da cidade como forma de protesto.

O vídeo da campanha pode ser visto abaixo (em inglês).

http://www.cifraclubnews.com.br/noticias/23794-lea-michele-de-glee-faz-campanha-junto-ao-peta-pelos-cavalos-de-ny.html

Polonia: Bombeiros salvam veados presos no gelo

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
06-Jan-2011

ImageUma equipa de bombeiros polacos resgatou, na terça feira, dois veados que ficaram presos no gelo do Mar Báltico, ao longo da costa próxima de Ustronie Morskie. Os animais estão bem e, segundo foi divulgado na imprensa, vão regressar em breve ao meio selvagem.

Os veados foram avistados durante a manhã, mas apenas foram resgatados durante a tarde, uma vez que um deles encontrava-se já bastante afastado da costa. Num pequeno barco, quatro bombeiros serviram-se de lanternas para encontrar o animal mais facilmente, reporta a BBC.

"O veado estava assustado, saltou para a água e tentou afastar-se de nós, mas conseguimos levá-lo para o barco", conta Waldemar Bogatko, um dos homens que participou no salvamento.

De acordo com declarações do presidente da Câmara de Ustronie Morskie, Jerzy Kolakowski, os veados terão ficado assustados com alguns cães e, por isso, acabaram por ir parar à água.

A BBC adianta que um dos veados já está nas mãos das autoridades para a conservação da vida selvagem, sendo que o outro deverá regressar à Natureza em breve.

http://www.boasnoticias.pt/index.aspx?p=MenuDetail&MenuId=4952&ParentId=22

Piracicaba/SP: Multa para maus-tratos a animais chega a R$ 1.500

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
06-Jan-2011

O prefeito de Piracicaba, Barjas Negri (PSDB), assinou, dia 22 de dezembro, a Lei Complementar 265/2010, que estabelece multa gradativa de R$ 150 a R$ 1.500 para quem cometer maus-tratos contra animais. A lei refere-se a animais domésticos e domesticados, pertencentes à fauna urbana e rural, como cães e gatos, cavalos, asnos e burros, pássaros e aves, entre outros considerados de estimação ou usados "para auxílio no exercício de trabalhos".

A lei complementar proíbe o tráfego de veículos de tração animal na área central da cidade em dias úteis, das 8h às 18h. Também proíbe "expressamente" os atos de amarrar animais em postes, árvores, grades e portões e conduzí-los sobre passeios ou jardins.

Com relação aos animais domésticos serão penalizadas ações que "demonstrem intenção consciente do cidadão em provocar maus-tratos ou crueldade contra animais, tais como privação das necessidades básicas, sofrimento físico, medo, estresse, angústia, patologias ou morte".

Entre essas ações são previstas no texto penalidades para abandono em vias públicas, imóveis residenciais fechados ou inabitados e em terrenos baldios; espancamento; agressão com uso de instrumentos cortantes ou por meio de substâncias químicas, escaldantes ou tóxicas; e atear fogo em animal ainda vivo.

A lei, que entrou em vigor na data da publicação, prevê que caberá "às autoridades municipais a observância destes dispositivos, naquilo em que lhe seja atribuída competências fiscalizatórias para seu cumprimento". (Solange Strozzi)

http://www.jpjornal.com.br/capa/default.asp?acao=viewnot&idnot=137425&cat=114

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Sea Shepherd - George Guimarães e mais três brasileiros embarcados com o capitão Paul Watson

05-Jan-2011

Para os que não sabem, nosso amigo o nutricionista George Guimarães - fundador do VEDDAS e restauranteur vegano (Vegethus), encontra-se embarcado desde o dia 24 de dezembro no navio Steve Irwin, uma das três embarcações do Sea Shepherd que se encontram neste momento nas águas gélidas do Oceano antártico .

Os outros três brasileiros embarcados no Steve Irwin são: Gunter Filho, Roberta Kleber e Barbara Veiga (fotógrafa).

Nas palavras do próprio George Guimarães.

"Há 7 bilhões de pessoas no mundo e dentre todas elas, apenas 90 pessoas (somando a tripulação de toda a frota da Sea Shepherd: Steve Irwin, Bob Barker e Gojira) estão in loco dispostas a fazer algo efetivo para pôr fim ao assassinato dessas baleias que passam pela Antártida durante o verão, quando são mortas pelos mais fúteis dos motivos: a ganância de quem lhes tira a vida e o paladar de quem consome a sua carne.

Como não poderia deixar de ser, há algo mágico em compartilhar um navio com outras 40 pessoas que escolheram estar a bordo pelo mesmo motivo. Na verdade, em toda a frota, são 88 pessoas vindas de 22 países. As nacionalidades são diversas, mas falamos a mesma língua. Viemos de culturas diferentes, mas estamos todos aqui porque pudemos enxergar o mesmo problema independentemente do nosso filtro cultural. Naturalmente, os tipos são os mais variados, mas há algo em comum entre o comprometimento e a loucura de cada um de nós. Há em cada um daqueles com quem estou compartilhando essa campanha a mesma incontestável certeza sobre a necessidade e a importância de estarmos aqui. "

Clique nos links abaixo para saber mais sobre a brava luta do Sea Shepherd e suas tripulações no combate aos caçadores de baleias.

http://guerragelida.blogspot.com/ - blog de George Guimarães

http://gunterfilho.blogspot.com/ - blog de Gunter Filho

http://blog.seashepherd.org.br/?s=brasileiros - blog dos voluntários do Sea Shepherd

http://seashepherd.org.br/ - website Sea Shepherd

___________________________________________________________________________________________________

Veja como foi o primeiro dia do ano para a tripulação do Sea Sheperd

Sábado, 1 de Janeiro de 2011

Texto publicado no site da Sea Shepherd

Oceano antártico – 62 graus 30 minutos sul & 147 graus 25 minutos oeste 1100 horas
AEST

“Que ótima forma de começar o ano novo”, afirmou o capitão do Gojira, Locky MacLean, do Canadá. “Nossas três embarcações dançando perigosamente entre os blocos de gelo fechados em confronto com os três navios arpoadores da frota baleeira japonesa. Isto é tanto mortal quanto lindo. Mortal por causa do gelo e pela hostilidade dos baleeiros, e lindo por causa do gelo e pelo fato destes três navios assassinos não estarem matando baleias enquanto estão preocupados em conflito conosco.”

Os três navios arpoadores Yushin Maru, Yushin Maru #2 e o Yushin Maru #3 tentaram bloquear os navios da Sea Shepherd - Steve Irwin, Bob Barker e Gojira - da perseguição ao navio fábrica Nisshin Maru.

A tripulação do Yushin Maru No 2 usa suas mangueiras de alta pressão de água para combater a Sea Shepherd

Toda frota baleeira japonesa está envolvida no conflito, e enquanto eles estão preocupados conosco não estão matando baleias. Os navios da Sea Shepherd estão perseguindo o lento navio fábrica Nisshin Maru, enquanto os rápidos navios arpoadores japoneses estão perseguindo a frota da Sea Shepherd. Apesar de sua velocidade, os navios arpoadores não são mais rápidos que o Gojira, com o auxílio de fiscalização aérea do helicóptero da Sea Shepherd Nancy Burnet, está no encalço do abatedouro flutuante Nisshin Maru.

“Nós pegamos eles antes de conseguirem matar uma sequer baleia. Eles não estão caçando hoje e nosso desafio agora é ter certeza que não matarão nenhuma baleia nos dias seguintes,” disse o líder da campanha da Sea Shepherd o Capitão Paul Watson.

O Yushin Maru no.2 e Yushin Maru no.3 com o zodiac da Sea Shepherd a seu lado

Este ano a Sea Shepherd tem a capacidade de manter um dos seus navios na cola da frota baleeira por toda a duração da temporada de caça às baleias dos japoneses que normalmente termina no meio ou fim de março. “Nosso objetivo é salvar o maior número de baleias maximizando as perdas financeiras dos baleeiros ao mesmo tempo.” Disse o capitão Watson em
uma declaração no oceano Antártico.

O Embate entre os baleeiros e as embarcações anti-baleeiras hoje envolveram várias perseguições em alta velocidade e colisões enquanto os navios evitavam as enormes pedras de gelo de um endurecido iceberg azul boiando dispersa e irregularmente. Os baleeiros viraram seus canhões de água de alto poder e mangueiras na tripulação da Sea Shepherd, enquanto a Sea Shepherd respondia com algumas substancias de odor fétido bastante desagradável. Não houveram feridos.

Steve Irwin em perseguição à frota baleeira

“Nós não temos nenhuma morte até agora,” disse o capitão do Bob Barker, Alex Cornelissen da Holanda. Pretendemos fazer todo o possível com os recursos disponíveis para nós termos certeza que as mortes jamais ocorrerão. Precisamos, e esperamos que eles se matenham fugindo.”

Frota Japonesa de Baleeiros em fuga da Sea Shepherd

Os navios da Sea Shepherd encontraram a frota baleeira japonesa em águas remotas à exatas 1700 milhas náuticas a sudoeste da Nova Zelândia em 31 de dezembro de 2010. A frota japonesa havia recém partido do Japão e não havia começado suas operações de caça às baleias quando a Sea Shepherd os interceptou.

O Steve Irwin e o Helicóptero Nancy Burnet em perseguição ao Yushin Maru

___________________________________________________________________________________________________

“Eu me sinto honrado em servir às baleias, golfinhos e focas – e todas as outras criaturas desse planeta. Sua beleza, inteligência, força e espírito têm me inspirado. Esses seres têm conversado comigo e me tocado e eu fui recompensado com a amizade de muitos membros de diferentes espécies.

Se as baleias sobreviverem e se desenvolverem, se as focas continuarem vivas e dando à luz e se eu puder contribuir para garantir sua prosperidade futura, serei eternamente feliz.”

- Paul Watson
Capitão Paul Watson
Fundador da Sea Shepherd Conservation Society
Co-fundador e diretor da Fundação Greenpeace

Tartaruga é encontrada por veranistas em Rainha do Mar/RS

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
05-Jan-2011

Biólogo do Ceclimar alerta para o aumento do número de mortes do animal no litoral gaúcho

Veranistas encontraram a tartaruga na areia e avisaram a prefeitura de Xangri-Lá - Foto:Prefeitura de Xangri-Lá, divulgação
Veranistas encontraram a tartaruga na areia e avisaram a prefeitura de Xangri-Lá - Foto:Prefeitura de Xangri-Lá, divulgação
Uma tartaruga foi encontrada na tarde desta quarta-feira, próxima à guarita 101, em Rainha do Mar. Veranistas localizaram o animal e comunicaram o fato às autoridades. A prefeitura de Xangri-Lá avisou o Batalhão Ambiental, que recomendou que a tartaruga fosse deixada no local onde havia sido encontrada.

O biólogo Maurício Tavares, coordenador do Centro de Reabilitação do Ceclimar, afirmou que não foi informado sobre este caso, mas que, somente hoje, foi avisado de pelo menos outros quatro aparecimentos de tartarugas nas praias de Torres, Arroio do Sal e Capão da Canoa. Segundo ele, os animais que vêm aparecendo cada vez mais nas areias gaúchas normalmente são tartarugas verdes. A espécie está de passagem pelo litoral do RS e acaba ingerindo lixo.
– A tartaruga verde nasce onívora, porém, posteriormente, passa para uma fase de alimentação exclusivamente herbívora. Quando está nesta transição, ela acaba confundido plástico com algas, disse Marcelo.

Ao ingerir lixo, o animal fica debilitado e acaba saindo do mar. A recomendação do especialista é que as pessoas avisem as autoridades, mas deixem-o onde foi encontrado.
– Não pode tentar colocar a tartaruga, ou qualquer outro animal, de volta para a água. Também não se deve tentar alimentá-lo. Apenas reportar aos órgãos ambientais que as rotinas serão cumpridas, destaca o biólogo.

Marcelo alerta ainda para o crescimento no número de aparecimento de tartarugas nas praias gaúchas. A grande maioria acaba morrendo por haver ingerido lixo.
– Abrimos todas as tartarugas que morrem e em todas encontramos plástico ou outros itens. É difícil salvar um animal que está com o sistema digestivo tomado por lixo, afirma.

ZEROHORA.COM
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3165771.xml

Alemanha enfrenta grande contaminação de comida animal

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
05-Jan-2011

Substância tóxica pode passar para ovos e carnes; 1.100 fazendas foram fechadas

Do R7

Cerca de 3.000 toneladas de um produto químico usado para enriquecer ração animal foram distribuídas para pelo menos quatro Estados da Alemanha, informou o jornal alemão The Local. Como a comida contaminada continua a se espalhar pelo país, as autoridades estão fechando milhares de fazendas.

Segundo estimativas oficiais, com a mistura a outros ingredientes pode ser que existam de 30 mil a 150 mil toneladas de alimentos tóxicos para as galinhas, suínos e aves na Alemanha. A injestão da toxina pelos animais pode passar para as carnes e ovos que chegam ao consumidor.

De acordo com The Local, a União Europeia (UE) já pediu um esclarecimentos sobre o acidente. Um total de 136 mil ovos potencialmente contaminados foi entregue na Holanda, disse uma fonte do Ministério da Agricultura alemão nesta quarta-feira (5).

No entanto, um porta-voz da UE informou que nenhuma encomenda foi transportada para outro país membro do bloco.

Governo interdita fazendas

Enquanto isso, 139 fazendas na região norte de Rhine-Westphalia foram fechadas nesta terça-feira (4), além de outras seis fazendas de criação de suínos na Pomerania.

Ao todo, 1.100 propriedades rurais estão interditadas desde que a notícia da contaminação veio à tona, na segunda-feira (3).

A empresa Harles & Jentzsch já admitiu ter sido "descuidada"na elaboração de ração animal a partir de óleos vegetais, criados como subprodutos da fabricação de biocombustíveis.

Dioxina pode causar aborto e até câncer

A substância que gerou a contaminação, dioxina, pode causar aborto e outros problemas de saúde como câncer.

Segundo o ministro da Agricultura, Ilse Aigner, o governo vai discutir com os Estados possíveis mudanças na lei para garantir que a produção de ingredientes para ração animal seja feita separadamente dos produtos industriais.

http://noticias.r7.com/internacional/noticias/alemanha-enfrenta-grande-contaminacao-de-comida-animal-20110105.html

Cartilha ensina a prevenir acidentes provocados por animais aquáticos

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
05-Jan-2011

Para prevenir acidentes com animais aquáticos nas férias do início do ano, período em que aumenta o fluxo de pessoas em regiões litorâneas, rios e lagos, o dermatologista Vidal Haddad Junior, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus de Botucatu, produziu o informativo online Animais Marinhos: prevenção de acidentes e primeiros cuidados. O trabalho foi feito em parceria com pesquisadores da USP.

O material em formato de folder apresenta detalhes de como o banhista deve se portar caso depare com um animal marinho; quais tipos de cuidados os mergulhadores devem tomar ao entrar em contato com esses bichos; e como deve ser a preparação para fazer uma caminhada em costões rochosos e praias, entre outras situações. Prefeituras, órgãos de saúde e centrais turísticas podem imprimir o encarte e distribuí-lo gratuitamente.

De acordo com Haddad, das mais de 1.200 lesões causadas por espécies marinhas registradas em Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo, 50% foram causadas por ouriços-do-mar, animais recobertos por espinhos. Os demais casos foram provocados por águas-vivas, caravelas (semelhantes às águas-vivas, mas com uma bolsa púrpura ou avermelhada que flutua acima da linha da água) e outros peixes venenosos, como os bagres, arraias e peixes-escorpião.

“As pessoas se expõem facilmente a acidentes por falta de conhecimentos sobre os ambientes e animais que lá vivem", explica o médico. Para ele, o ideal é que haja divulgação e discussão de medidas de prevenção e primeiros-socorros antes de falar a respeito dos tratamentos, o contrário do que normalmente é feito pelas campanhas de saúde promovidas no período de verão.

Água doce

Outra cartilha, desenvolvida pelo professor com a ajuda de alunos da Unesp, traz informações sobre acidentes com animais fluviais. Foram observados mais de mil registros nos rios Tietê, Paraná, Paraguai, Araguaia e Negro. Os casos ocorrem principalmente com pescadores, por ferroadas de mandis, mordidas de piranhas e dourados.

Um outro perigo está nas arraias de água doce, que acabam ferroando pessoas que pisam nelas em águas rasas. Essas espécies estão cada vez mais presentes nos rios paulistas, o que não se verificava havia 20 anos. O encarte está disponível no link: http://www.fmb.unesp.br/eventos/docs/F_1289218169folder.pdf.

http://www.boavistaagora.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2986:cartilha-ensina-a-prevenir-acidentes-provocados-por-animais-aquaticos&catid=40:social&Itemid=215

Campo Grande/MS: Tamanduá bandeira é capturado no bairro Monte Castelo

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
05-Jan-2011
BRUNA LUCIANER

Policiais Militares Ambientais resgataram, a pouco, um tamanduá bandeira no Bairro Monte Castelo. De acordo com relatos de moradores, o animal apareceu na noite de ontem. Os moradores entraram em contato com o Corpo de Bombeiros, que informou que a captura era de atribuição da PMA. A PMA, por sua vez, afirmou que não possuía a logística necessária para a captura do animal.

Os moradores passaram a noite solicitando a retirada do animal, sem sucesso. Acabaram, por conta própria, conduzindo o tamanduá para o terreno de uma casa abandonada, na rua Luiza Ovando.

A captura só foi realizada por volta das 9h, por dois policiais militares ambientais, que contaram com a ajuda de um morador.

De acordo com informações da PMA, trata-se de um animal jovem, de porte médio. Ele deve ser encaminhado para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras).

http://www.correiodoestado.com.br/noticias/tamandua-bandeira-e-capturado-no-bairro-monte-castelo_93802/

Vigilância em Saúde do Amapá suspende ações contra a raiva animal

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
05-Jan-2011
Com informações da CVS

MACAPÁ - A Coordenação de Vigilância em Saúde do Amapá (CVS) divulgou nota técnica de relevância do Ministério da Saúde sobre a interrupção da vacinação antirrábica em cães e gatos em todo território nocional. A decisão se deu pelo fato da vacina RAI-PET, do Laboratório Bio-Vet, apresentar uma série de eventos adversos nos animais.

O Ministério da Saúde (MS) detectou sintomas como paralisia, broncopneumonia, hemorragia retal e óbitos em 0, 0022% dos animais vacinados em todo o território nacional. Dados do órgão apontam que foram imunizados no país 4.758.197 cães e gatos com notificação de 86 mortes. Apesar do número irrisório, os cuidados são necessários por tratar-se de questão relacionada à saúde pública. A medida paliativa adotada foi disponibilizar três milhões de doses fabricadas por outro laboratório.

Novas vacinas

As novas vacinas serão enviadas apenas para os estados onde existem casos confirmados nos últimos três anos de raiva animal em área urbana. Essa, segundo o coordenador do Controle de Zoonoses do Estado, Renato Ribeiro, não é a situação do Amapá. O coordenador afirma que não há registro de incidência no Estado de raiva humana desde 1991, canina e felina desde 1986.

“Nós utilizamos duas mil doses de RAI-PET em julho de 2010, durante a última campanha estadual e não recebemos nenhuma notificação de reações adversas nos animais”, informa.

A vacina RAI-PET foi adotada em todo o Brasil no ano passado. A decisão de suspendê-la desde 20 de agosto de 2010 é por tempo indeterminado. Cerca de 80% da população de cães e gatos no Amapá foi imunizada na campanha passada, número considerado satisfatório pelos técnicos para o controle da doença. Ainda não há previsão de novas ações de vacinação. O Estado aguarda determinações do Ministério da Saúde para dar seguimento junto aos municípios.

Renato Ribeiro afirma que não há motivo para alarme, pois a raiva está plenamente controlada. Mas as pessoas que puderem podem procurar vacinas em clínicas especializadas. Outras providências estão sendo tomadas para que a doença permaneça controlada no país. A coordenação do Programa de Profilaxia da Raiva e Controle de Zoonoses da Divisão de Epidemiologia, da Coordenação de Vigilância em Saúde, faz monitoramentos permanentes de controle da doença. (JK)

http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=117745

Uberaba/MG: Homem que acorrentava cães é preso acusado de maus tratos

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
05-Jan-2011

ntegrantes da Sociedade Uberabense de Proteção aos Animais (Supra) descobriram mais um caso de maus tratos na cidade. Trata-se de um homem que mantinha seus cães presos em correntes pequenas, onde os animais mal conseguiam se locomover.
Os cães foram encontrados em um local sujo, feridos devido às marcas deixadas pelas correntes, numa situação totalmente preocupante, do ponto de vista dos voluntários da Supra.
Segundo a voluntária da Supra, Lívia Penna Rocha, que foi até o local onde os cães foram encontrados, as condições em que os animais viviam eram assustadoras . "Fui até os animais e conferi de perto a veracidade da denúncia. Tentei conversar com a moradora Delaine, que também é responsável pelos cães, para tentar entrar em um acordo sobre o melhor a se fazer diante da situação, mas não obtive nenhum sucesso. Ela me disse que não tinha condições de fazer nada e que não iria soltar seus animais".
No último dia 26 de dezembro, a Polícia Militar foi acionada pela voluntária Lívia Penna Rocha, e pela diretora da Supra, Kelly Cristina Gonçalves Ramos, que voltaram ao local para tomar as devidas providências, juntamente com os policiais militares Edestrom Ibrahim Anderson de Sousa e Rodrigo Almeida Lemos.

Manter cães acorrentados é crime - "Nesse dia, o proprietário dos cães, B.M.P., estava presente, e nos disse que já tinha procurado o CCZ para tentar se livrar de alguns cães e que podíamos levar todos eles se quiséssemos, porque eles não valiam sequer uma galinha, e que ficavam presos porque comiam galinhas e latiam com as pessoas na rua. O dono ainda nos disse que não entregaria todos os cães, porque precisava de alguns para vigiar a sua casa", revela a diretora da Supra.
Kelly Ramos ressalta que o descaso com os animais era evidente e que os responsáveis não se importavam a mínima com a saúde dos cães. "Assim fica muito fácil, o dono pega os cachorros e quer se desfazer deles como se fossem meros objetos, como se não fossem vidas também, e depois somos nós que ficamos sozinhos com o problema nas mãos para dar uma solução. Se em todas as denúncias que a gente averiguar, recolhermos os animais, a situação fica muito difícil para a nossa ONG. A nossa intenção é fazer com que a lei seja cumprida, se ele é o proprietário dos cães, ele é quem tem que cuidar direito dos seus animais, dar condições dignas para eles, afinal o que presenciamos é um absurdo, e isso tem que acabar o quanto antes".
Para Kelly Ramos, as pessoas precisam entender que a partir do momento que se adquire um animal, ela se torna responsável pelo seu bem estar, incluindo comida, água, lugar limpo para eles ficarem, com espaço para se locomoverem, com abrigo para não ficarem expostos ao sol, chuva, cuidados veterinários. "Elas não podem simplesmente adquirir animais e permitir que eles fiquem acorrentados como esses cães que descobrimos recentemente, com os pescoços todos feridos. Os animais têm seus direitos também, a Lei 9.605/98, decreto 24645/34 é muito clara, onde podemos fazer as seguintes constatações, o animal mantido sobre guarda sem os devidos cuidados, o animal acorrentado, preso, em espaço pequeno, local sujo, exposto ao sol, sem abrigo da chuva e das altas e baixas temperaturas, tudo isso gera o crime de maus tratos", esclarece a diretora da Supra.
O proprietário dos cães foi conduzido pela PM, que realizou todos os procedimentos necessários, e liberado em seguida, mas responderá pelo crime que cometeu. "Enquanto o juiz não determina o destino dos animais e o desfecho da situação nós vamos dar um apoio para que eles tenham uma condição melhor de vida. Compramos colerinhas novas de couro para tirar as correntes do pescoço dos animais, porque as correntes ferem e estão curtas e apertadas. O ideal seria que eles ficassem soltos, livres para correr, brincar, mas vamos providenciar a castração das cadelas para pôr um fim na procriação de cachorros. Já levamos casinhas para eles, pois a maioria não tem abrigo de sol e chuva, cobertores, e nem medicamentos como pomada cicatrizante".
A presidente da Supra, Denise Stefani Max, vai acompanhar o caso enquanto o juiz não determina o desfecho da situação. "Vamos acompanhar o caso e ficar de olho para ver se as providências emergentes estão sendo tomadas. Nossa intenção é priorizar para que os animais tenham dignidade e respeito, tentamos resolver a situação da melhor forma possível, fomos até o local, orientamos, explicamos o que estava ocorrendo de errado, que os cães precisam de espaço para se movimentar, como não obtivemos resultados tivemos que recorrer à polícia e tomar as providências necessárias e agora ele vai responder pelo crime que cometeu".
Denise Max salienta que as pessoas precisam tratar sobre a vida dos animais com mais respeito. "Não é só colocar o cão no quintal e prendê-lo numa corrente, sem se importar se não está machucando, se ele está tendo espaço suficiente para movimentar, se tem abrigo para sol e chuva. A partir do momento que você adquire um animal você é responsável por ele e tem que proporcionar todos os cuidados que ele precisa", conclui.

Fonte: Renata Vendramini

http://www.jornaldeuberaba.com.br/?MENU=CadernoA&SUBMENU=Cidade&CODIGO=40905

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Polícia captura jacaré de quase 2 m em rua do Guarujá/SP

04-Jan-2011

Foto: Secretaria da Segurança Pública/Divulgação

O jacaré de quase 2 m de comprimento circulava pelo bairro de Morrinhos, próximo ao rio Crumaú, em Guarujá

Policiais militares ambientais capturaram, na tarde desta terça-feira, um jacaré de quase 2 m de comprimento que circulava pelo bairro de Morrinhos, no Guarujá, a 95 km de São Paulo. Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), os PMs foram acionados pela população e, chegando ao local indicado, encontraram o animal da espécie conhecida como jacaré-de-papo-amarelo.

O jacaré estava cercado por curiosos e, em uma rápida análise, os policiais constataram um ferimento recente na cabeça do animal. O jacaré foi capturado e levado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de São Vicente, onde passará por exames, será avaliado e medicado por biólogos e médicos veterinários, que posteriormente deverão devolvê-lo ao seu habitat natural.

A Polícia Militar Ambiental orienta para que em casos como este não seja feita a captura do animal por pessoas despreparadas. Além disso, a PM diz que agressões são proibidas, pois além dos danos ao animal e ao meio ambiente, tal ação constitui em crime. Os policiais devem ser chamados via emergência (190) ou na base mais próxima do Policiamento Ambiental.

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4873595-EI8139,00-Policia+captura+jacare+de+quase+m+em+rua+do+Guaruja.html

Brigitte Bardot lidera campanha contra sacrifício de animais

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
04-Jan-2011

Fundação da atriz Brigitte Bardot lançou campanha de denúncia contra o abate de animais

Várias associações francesas lideradas pela fundação da atriz Brigitte Bardot lançaram nesta terça-feira (4) uma campanha de denúncia contra o abate de animais dentro das normas "halal" e "kosher".

Um total de 2.266 cartazes distribuídos por todo o território francês denuncia as consequências de uma exceção da lei europeia estipulada em 1993 para os muçulmanos (pelas normas "halal") e judeus (pelas regras "kosher"), que permite o sacrifício de animais sem sedação.

Milhões de franceses ignoram que comem carne abatida de acordo com essas normas, informam as associações no site Abattagerituel.

Essa carne - cujas condições higiênicas também são questionadas, com diferentes relatórios técnicos - é enviada a supermercados, açougues e restaurantes sem que o consumidor seja informado de sua procedência.

As associações lembram que a sedação prévia ao massacre foi introduzido há mais de quatro décadas, tanto nas leis europeias como nas francesas, para limitar o sofrimento dos animais.
Por essa razão consideram intolerável que o massacre ritual sem sedação seja praticado em grande escala quando são cada vez mais numerosas as instâncias científicas que denunciam a dor que os animais sacrificados sentem.

"Este animal vai ser degolado vivo sem ser dopado e no meio de muito sofrimento. Isso é um massacre ritual", ressalta um dos cartazes, ilustrado com o retrato de uma vaca que olha fixa e docemente para o espectador.

http://diversao.terra.com.br/gente/noticias/0,,OI4873043-EI13419,00-Brigitte+Bardot+lidera+campanha+contra+sacrificio+de+animais.html

________________________________________________________________________

Brigitte Bardot contra abate de animais em rituais religiosos


A atriz Brigitte Bardot e outros activistas dos direitos dos animais lançaram hoje uma campanha, em França, contra a tradição islâmica e judaica de matança de animais em rituais religiosos, anuncia a AFP. “Não posso continuar a aceitar que para se agradar a um deus, cortem os pescoços aos animais, como na Idade Média, sem os sedarem antes, quando temos métodos modernos para prevenir o sofrimento dos animais”, explicou à AFP.

A Fundação Brigitte Bardot e outros seis grupos de defesa dos direitos dos animais vão afixar por toda a França mais de dois mil cartazes com a imagem da cabeça de uma vaca e um texto denunciando o sacrifício de animais. O objetivo desta campanha, de acordo com a atriz, é o de “alertar e informar os consumidores”, uma vez que “sem etiquetagem específica, o consumidor é voluntariamente mantido na ignorância sobre o método de abate”.

A regulamentação europeia, que exclui a obrigatoriedade de atordoar o animal antes da sua matança quando esta ocorre no âmbito de um ritual religioso, está a tornar-se regra em muitos matadouros, denunciam os promotores da campanha. De acordo com a Fundação Brigitte Bardot, cerca de 60% da carne de animais abatidos em matadouros segundo o ritual muçulmano, e mais de 70% da carne de animais mortos de acordo com o ritual judaico, entram no circuito comercial sem que os consumidores tenham conhecimento disso.

França é o país europeu com a maior comunidade islâmica, estimando-se que ali vivam entre 5 a 6 milhões de muçulmanos, maioritariamente oriundos do Magrebe e da África Subsariana. O consumo de produtos halal (termo árabe do Alcorão que significa “lícito” ou “permitido”) está a crescer, principalmente entre as gerações mais novas. O número de judeus que vive em França ronda os cerca de 700 mil.

http://jn.sapo.pt/blogs/osbichos/archive/2011/01/04/brigitte-bardot-contra-abate-de-animais-em-rituais-religiosos.aspx

McCartney quer Dia do Vegetarianismo na Índia

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
04-Jan-2011

ImageEmpenhado na causa da defesa animal, Paul McCartney pediu que a Índia escolha uma data para declarar o Dia Nacional do Vegetarianismo.

O cantor britânico deseja celebrar um estilo de vida sem consumo de carne e quer que seja enaltecida a compaixão pela espécie animal.

A PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) revelou que Paul McCartney enviou uma carta ao Primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, a pedir ajuda para a preservação dos animais.

De acordo com a associação de defesa animal, o ex-Beatle, sublinhou também a importância de ser preservado o ambiente e saúde das pessoas ao mesmo tempo que a vida animal é poupada.

McCartney tem por hábito contribuir para as campanhas de sensibilização da PETA. De acordo com números fornecidos pelo Programa Alimentar das Nações Unidas, em 2003, cerca de 42 por cento dos habitantes da Índia são vegetarianos devido a crenças religiosas e por questões financeiras.

No dia 1 de Outubro comemora-se o Dia Mundial do Vegetarianismo. Este dia foi estabelecido em 1977 pela Sociedade Vegetariana Norte Americana. Depois disso, todos os anos, comunidades vegetarianas em todo o mundo têm celebrado o Dia Mundial do Vegetarianismo. Este dia serve para chamar a atenção da comunidade em geral para os problemas causados pelo consumo de carne e ainda para informar sobre as vantagens de uma alimentação vegetariana.

RM

http://tvnet.sapo.pt/noticias/detalhes.php?id=64488

Mitos e verdades que você precisa saber antes de pedir "ajuda" a um protetor.


Mitos e verdades que você precisa saber antes de pedir "ajuda" a um protetor.
-Não existe "Associação de Proteção Animal". Ao menos não é da maneira que você pensa que seja.Existem abrigos, e sem exceção todos eles estão lotados, com animais presos, em canis super lotados, confinados. A fome rondando a porta.A falta de recursos como moradora... O governo não ajuda esses locais.O Bill Gates não ajuda esses locais.É com dinheiro como o SEU que estes locais são mantidos. Dinheiro que precisa ser ganho de alguma forma. Ele não cai do céu;Portanto esse local "mágico" só existe no seu imaginário.Se houvesse tal lugar, não haveriam bichos jogados na rua.O único local que coleta TODOS os animais que você solicitar é o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ou se você preferir, o nome popular: CARROCINHA.São recolhidos aqui, ali, acolá, nas pequenas e grandes cidades e são eutanasiados em 3 dias. Eutanásia é um nome bonitinho para ABATE.Depois os corpos são levados para um aterro, VALA COMUM, entende?- "Alguém teria um espacinho? Eu dou a ração"!Espacinho pode ser a sala da sua casa!!!!Que tipo de casa você pensa que vive um protetor? Diferente da sua?????O cachorro faria sujeira e bagunça na sua casa? Ele faz na minha também!Seu marido não gosta? O meu também não!Você tem filhos? Eu também!Eu sou um ser humano igualzinho a você, não tenho super poderes...E não é só de ração que vive um bicho.Precisam de remédios, de panos para deitarem, de produtos de limpeza;viverem num ambiente sadio, precisam de banhos, de remédios para pulgas, de água para lavarem onde vivem, de alguém que cuide deles... E DE TEMPO e PACIENCIA!De onde você tira que seu tempo é mais precioso que o meu???- Protetor não tem problemas!?Antes de pedir QUALQUER FAVOR a um protetor, leia isso...- Tenho família, meus parentes adoecem, minha filha vai a escola, eu vou ao mercado, eu gosto de ter uma casa limpa e arrumada...Eu sou igual a você, com a diferença que eu ponho a mão na massa em quanto você põe a mão na cintura.Se for pedir para um protetor te "ajudar" com um bicho, lembre-se que ele está ajudando VOCE; VOCÊ que viu o animal.Todo protetor já tem em media 5 a 10 animais em casa.Será que é justo você persuadir, insistir, apelar emocionalmente para que essa pessoa leve mais um para casa?Um que vai criar desequilíbrio, brigas, latidos, problemas com vizinhos....Você pensa quem é que vai pagar a conta do veterinário? Ou acha que protetor tem isso de graça também???Leve VOCÊ o bicho para a sua casa! Impossível que você não tenha um "espacinho", um "cantinho"... E não me venha com essa historia de não posso porque isso ou aquilo.Quando a gente quer, sempre pode.Levamos a vida passando por desafios e ultrapassando limites.Se você realmente quiser você pode!Não empurre seu problema para mim!Não empurre para outro protetor!Se ainda sim pedir ajuda a um protetor, lembre-se que aquele animal é SUA RESPONSABILIDADE ENQUANTO ELE VIVER e não só nos dois primeiros meses. Ele deve ser sua primeira obrigação, e não "se sobrar uns trocos do seu salário".É obrigação, responsabilidade para sempre!Doar esse animal para uma boa família deve ser sua meta e objetivo de vida!Esse protetor deve receber tudo que solicitar para o animal, desde alimento (não seja mesquinho, a ponto de calcular quanto o bicho come... se acha que o safado sem vergonha do protetor está "desviando sua ração" leve ele para sua casa e controle pessoalmente ) remédios, vacina, castração, banhos e tudo mais.Tudo por sua conta. Sem chorar, demorar ou reclamar.Outras considerações:- Carro de protetor:Suja e fede se o bicho vomitar, urinar ou defecar IGUALZINHO O SEU.Quem disse para você que protetor gosta de ter bancos rasgados e cobertos de pelo?Também gasta combustível, óleo, manutenção, igual o seu.- Fins de semana, feriados e direito a descansoNós também gostamos e precisamos.Feiras de adoção são cansativas.Vá você também ajudar levar seu animal para doar, limpar coco e agüentar adotante sem noção. Lembre-se, o interesse de doar deve ser seu acima de tudo!Se você não tem dinheiro, não tem carro, não pode dar ração, não pode pagar tratamento, não tem tempo para ir a feiras, não pode fazer uma rifa para bancar, não pode pagar hotel, não pode levar no seu carro, não pode levar para sua casa, ou para a casa da sua tia, não pode buscar adotantes, não pode ser voluntário, não pode doar NADA DE VOCÊ em prol da causa, faz um favor? SAI FORA!Pare de empurrar novos casos para as listas, apelando para o nosso emocional, já tão abalado por tantos problemas.Se vira, engole a seco!Tem milhares de animais abandonados pela cidade. Não podemos salvar todos. Não repasse mais um problema.Nós sabemos bem quem trabalha na causa e esta no sufoco no momento e quem só joga bomba para os outros resolverem. Não somos bobinhos. Nos conhecemos, nos ajudamos. Sabemos quem é quem aqui, pode ter certeza.Provavelmente você não sabe disso, mas a porcaria do e-mailchantagista que você passou jogando um caso na lista,TIRA O MEU SONO, TIRA MINHA PAZ. A minha e de todos os protetores da lista.A gente fica mal, se deprime...Não repasse mais, não peça mais!Se não pode fazer NADA por esse bicho, depois de ler tudo que escrevi, ao menos tenha a decência de se calar.AUTOR: FERNANDA GARCIATexto retirado do blog: http://querserfelizadoteumbichinho.blogspot.com