sábado, 6 de março de 2010

Suíça faz referendo para decidir se animais têm direito a advogado

Agricultores e criadores de animais são contrários à ideia.
Entidade reuniu 100 mil assinaturas necessárias para o referendo.

Do G1, em São Paulo

Os suíços vão votar neste domingo (7) em um referendo para decidir se o país dever nomear advogados para representar os animais no tribunal. Se aprovado, gatos, galinhas, porcos e outros animais em toda a Suíça terão direito a um representante legal.

Concursos em que os cães são fantasiados para o Halloween, por exemplo, são alvos de críticas de entidades de defesas dos animais. Elas consideram crueldade tais concursos. Na Suíça, animais podem ganhar advogado se referendo for aprovado.

Segundo a revista alemã “Der Spiegel", o assunto irá à votação após uma entidade de defesa dos animais da Suíça, a “Swiss Animal Protection” (STS), conseguir reunir 100 mil assinaturas necessárias para o referendo ser realizado.

A STS espera que a nomeação de advogados especiais para representar os animais nos tribunais ajude a conscientizar as pessoas sobre a importância de respeitar os direitos dos animais.

A proposta, porém, não é um consenso na Suíça. Os agricultores e criadores de animais manifestaram sua oposição à ideia, pois acreditam que ela irá resultar em uma legislação e regras mais restritas.

http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL1514514-6091,00-SUICA+FAZ+REFERENDO+PARA+DECIDIR+SE+ANIMAIS+TEM+DIREITO+A+ADVOGADO.html

Policiais estouram granja clandestina em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio

Galos criados ilegalmente para "rinhas" chegavam a custar R$ 700 cada

Do R7, no Rio

Policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente localizaram nesta quinta-feira (4), em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, um granja clandestina onde eram criados galos.

De acordo com os agentes, os animais eram tratados e vendidos para participarem de competições conhecidas como "rinhas". Ainda segundo os policiais, o valor das aves chegava a R$ 700 cada.
No local, havia centenas de animais que viviam em um ambiente com condições precárias, além de uma área destinada ao treinamento dos galos. Todos foram apreendidos e o proprietário do imóvel autuado por maus tratos e falta de licenciamento ambiental.

http://noticias.r7.com/rio-e-cidades/noticias/policiais-estouram-granja-clandestina-em-sao-goncalo-rj-20100305.html

Maceio/AL: BPA apreende pássaros silvestres em feira na Levada

Operação surpresa pegou mais de 30 aves; todas serão levadas para o Ibama

Gazetaweb- com Daniel Dabasi

Trinta e seis aves silvestres foram encontradas prontas para comercialização ilegal em feira na Levada (Foto: Dulce Melo)
Trinta e seis aves silvestres foram encontradas prontas para comercialização ilegal em feira na Levada (Foto: Dulce Melo)
Uma fiscalização de rotina do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), na feira destinada à comercialização de gaiolas e alimentos de pássaros, na Levada, no bairro da Levada, em Maceió, apreendeu 36 animais silvestres na manhã deste sábado (06).

Várias espécies foram encontradas em gaiolas prontas para comercialização, entre elas, galo de campina, canário da terra, jandaia, sanhaço e outras. O tenente da PM Jovenson afirmou que a fiscalização vem sendo realizada com frequência em todo o estado, na tentativa de coibir a venda ilegal de animais silvestres.

Após a apreensão, os animais foram conduzidos à sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), no bairro da Gruta, onde, segundo o sargento PM Marinheiro, eles serão catalogados, alimentados e medicados no Centro de Tratamento de Triagem, já que muitos apresentam sinais de descuido.

O suspeito pelo crime não foi preso porque no momento da ação policial, ele abandonou os animais e se infiltrou entre os transeuntes na feira. Ninguém no local apontou quem estaria comercializando as aves.

O BPA enfatizou que vai intensificar a fiscalização em Alagoas, visto que muitos crimes ambientais desse tipo foram registrados nos últimos tempos.

http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=199091

Atibaia/SP: Vereador apresenta projeto em defesa dos animais

O vereador Josué Luiz de Oliveira, o Dedel, apresentou, na sessão de segunda-feira, dia 1º, proposta que estabelece normas para assegurar a proteção de animais da cidade contra os maus tratos, abusos e quaisquer formas de crueldade.

A preocupação do vereador é criar um instrumento legal para a fiscalização e tomada de medidas jurídicas penalizando os infratores que desrespeitarem as leis em defesa aos direitos dos animais. O objetivo é extinguir práticas como a de vivissecção (ato de dessecar um animal ainda vivo para que sejam realizadas pesquisas), rinhas, abates desnecessários, promoção de feiras sem que os animais estejam imunizados, abandono ou quaisquer medidas que comprometam os direitos básicos de sobrevivência.

A meta do parlamentar é criar normas que assegurem o bem-estar dos animais e sua integridade física. “A Declaração Universal de direitos dos animais existe desde 1978, no entanto, atualmente, eles não possuem uma proteção legal efetiva e isso é necessário também para que outras espécies não corram risco de extinção.”

No documento, Dedel chama a atenção para a conscientizaçã o do poder público municipal e dos proprietários de animais domésticos sobre a posse responsável e a garantia de uma boa qualidade de vida para as espécies.”Compete a todos combater a crueldade contra os animais, defendendo-os de todas as práticas que coloquem em risco sua função ecológica. Todo animal merece viver de acordo com sua natureza, sem ser ferido, abusado ou explorado pelas mãos humanas”, concluiu o vereador.
(com informações do Departamento de Comunicação da Câmara Municipal de Atibaia)

http://www.atibaianews.com.br/ver_not.php?id=10758&ed=Geral&cat=Notícias

Filme do Oscar sobre matança de golfinhos será visto no Japão

ImageTÓQUIO - "The Cove", documentário indicado ao Oscar sobre a sangrenta caça a golfinhos no Japão será exibido em cinemas do país pela primeira vez este ano, mas com algumas modificações, anunciou a distribuidora.

"A Enseada" ("The Cove"), que já foi exibido em 15 países e recebeu vários prêmios, acompanha um grupo de ativistas que lutam com policiais e pescadores japoneses para ter acesso a uma enseada isolada em Taiji, no sul do Japão, onde é promovida uma caça a golfinhos. O filme inclui imagens chocantes da matança dos animais.

O filme é pouco conhecido no Japão, onde o governo diz que a caça a golfinhos e baleias é uma tradição cultural importante.

"O filme fala do Japão, mas até agora este era o único lugar onde não podia ser visto", disse na quinta-feira Takeshi Kato, da distribuidora Unplugged.

Kato garantiu que "A Enseada" será exibido em cinco cinemas em grandes cidades japonesas em maio ou junho e espera ampliar esse número para cerca de 20.

"Eles não são defensores da proteção aos golfinhos, nem são partidários da caça a eles", disse ele, falando dos proprietários dos cinemas que optaram por exibir o filme. "Querem exibir o filme sem tomar partido."

Depois de receber queixas de Taiji, Kato está modificando o filme para o mercado japonês. Ele concordou em ocultar os rostos dos pescadores e acrescentar uma nota sobre diferenças de opinião em relação aos níveis de mercúrio na carne de golfinhos, que é vendida e servida nas merendas de escolas da região.

A associação de pescadores de Taiji se negou a comentar a exibição do filme, e não havia ninguém disponível para dar declarações na prefeitura local.

Mas o prefeito da cidade já disse anteriormente que o filme não vai afetar a tradição de caça aos golfinhos.

O documentário foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Tóquio no ano passado, mas uma universidade de Tóquio desistiu da sessão prevista do filme este mês depois de objeções por parte da prefeitura de Taiji, anunciou na quarta-feira o jornal Sankei.

Dirigido pelo ex-fotógrafo da revista National Geographic Louie Psihoyos e tendo em seu elenco um antigo treinador de golfinhos do seriado de TV "Flipper", "A Enseada" pode ganhar exibição mais ampla se receber um Oscar, disse Kato.

O filme foi indicado ao Oscar de melhor documentário. A cerimônia de entrega dos Oscar acontecerá no domingo.

http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2010/03/05/filme-do-oscar-sobre-matanca-de-golfinhos-sera-visto-no-japao-915995476.asp

Chile: ONGs socorrem milhares de animais

Não foram somente as pessoas que sofreram enormemente com a tragédia que abateu ao Chile. Existem milhares de animais afetados pelo terremoto. Voluntários se organizaram para regatá-los e levar-lhes água, comida e medicamentos.



http://www.24horas.cl/videos.aspx?id=62373&tipo=27

Pequeno peixe-boi órfão vai para centro especializado em mamíferos aquáticos

Animal foi batizado de 'Michael' em homenagem ao rei do pop.
Encontrado em Nhamundá (AM), ele viaja para Presidente Figueiredo (AM).

Do Globo Amazônia, em São Paulo

O peixe-boi Michael é segurado pelo morador que o entregou ao Ibama em Parintins. (Foto: Divulgação/Ibama)
O peixe-boi Michael é segurado pelo morador que o entregou ao Ibama em Parintins. (Foto: Divulgação/Ibama)
Um filhote de peixe-boi encontrado sem a mãe no município de Nhamundá (AM) está em Parintins à espera de ser levado para um centro especializado em mamíferos aquáticos em Presidente Figueiredo (AM). A viagem está programada para este sábado (6).

Michael, como foi apelidado pelos moradores que o encontraram (em homenagem ao cantor Michael Jackson) foi levado ao Ibama de Parintins, onde está sendo assistido. Não há informações sobre a mãe do animal.

Aparentemente, o caso de Michael é similar ao de muitos filhotes de peixe-boi que aparecem sós na Amazônia – a mãe é morta por caçadores ou pescadores, deixando o filhote sozinho.

Por ser muito jovem, o animal ainda se alimenta apenas de leite. “Aliás, preciso correr porque está na hora da mamadeira dele”, disse ao Globo Amazônia o analista ambiental Diego Sanchez, do Ibama, quando relatava sobre o caso.

http://g1.globo.com/Amazonia/0,,MUL1517894-16052,00-PEQUENO+PEIXEBOI+ORFAO+VAI+PARA+CENTRO+ESPECIALIZADO+EM+MAMIFEROS+AQUATICOS.html

sexta-feira, 5 de março de 2010

Meu Lugar na UFRGS - Território demarcado

Mimi

Foto: Flávio Dutra / Projeto Contato

A personalidade desta edição do JU pertence ao seu lugar na Universidade desde que nasceu. A Gatinha Mimi adotou a Faculdade de Direito como moradia e ali transita livremente desde o início de 2009. “Lembro que ela ficava do lado de fora, mas às vezes entrava e depois saía. Era meio arisca. Foi entrando e ficou”, relembra a estudante do quarto semestre de Direito Maria Angélica Feijó. Os locais preferidos da gata são as salas de aula, as poltronas de couro do Serviço de Assessoria Jurídica Universitária (Saju) e as duas bibliotecas do prédio. A assistente administrativa da Faculdade Maria da Graça Lima Corrêa salienta que o principal benefício de se conviver com o animal é o afastamento dos roedores, além de tornar o ambiente mais familiar. “Com o tempo e com o convívio, todo mundo foi criando afeto por ela. Decidiu-se naturalmente que ela permaneceria”, explica. A professora de Direito Civil Vera Fradera considera que Mimi é um animal que presta um serviço para a Faculdade: “A gente já tem uma dívida para com ela”, diz.

As funções de cuidado e os tratos com o bichinho são divididos entre os alunos e os funcionários, que providenciam a comida e as questões de higiene. A administradora do Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas (Iepe), Tânia Cruz, chama atenção para a importância da castração em animais que convivem nesse tipo de ambiente, o que, de acordo com ela, evita brigas e doenças. “Para o bem-estar deles, essa medida é fundamental. Então vim, busquei e fiz a castração”, conta.

A gata se tornou praticamente mais uma aluna dentro das salas de aula, de maneira que as horas de estudo são naturalmente compartilhadas entre o animal, os alunos e os professores. “Ela vai um pouco na minha aula e a nossa relação é excelente. Ela senta, anda. A gurizada se acostumou com ela”, descreve Vera Fradera. Ela considera o gato um bom companheiro para um intelectual, por ser calmo, inteligente e limpo. “É ele que nos escolhe, não somos nós quem o escolhemos, e essa interação só faz bem”, argumenta. Por vezes, a presença da gatinha acaba desviando a atenção dos alunos, mas de modo geral todos mantêm uma boa relação com ela. “Não vejo ninguém maltratá-la”, confirma Maria Angélica.

Dentro da Faculdade, a rotina de Mimi é circular de poltrona em poltrona, especialmente dentro do Saju. Em horário de muito movimento, entretanto, os alunos procuram levá-la para outro lugar. Os dias mais monótonos da gata, na opinião do vigilante Ângelo Fábio da Rosa, são os domingos, quando ela fica só com o funcionário. “A gente sai para fazer ronda e ela me acompanha, mas, como todo gato, na maior parte do tempo ela está dormindo ou comendo”, diz.

Mimi adotou de tal forma o lugar, que não permite a presença de outros gatos dentro do prédio. Maria Angélica explica que, ao alimentar os animais fora da Faculdade, é seguida pela gata, que marca sua presença e não deixa os demais felinos entrarem. “O território dela já está demarcado”, afirma.

Apesar do envolvimento com a gatinha, Tânia Cruz lembra que o destino mais indicado para Mimi seria a adoção por uma família. Na sua opinião, dentro de um local como a Faculdade, novos vínculos são cnstantemente renovados, o que pode comprometer a relação com o animal: “As pessoas vão embora porque se aposentam, se formam. A casa de uma família seria um lugar mais tranquilo, eterno”, diz.

Ao que tudo indica, no entanto, Mimi ainda vai permanecer um bom tempo cercada por futuros juristas. Ela não precisou prestar concurso ou fazer entrevista para ocupar este espaço na Universidade, simplesmente o adotou. “Acho que o lugar da Mimi na UFRGS é o Direito porque ela o escolheu. Ela tem a liberdade para sair, mas não sai daqui”, finaliza Ângelo Fábio.


Maria Elisa Lisbôa, estudante do 7.º semestre de Jornalismo da Fabico

Esta coluna é resultado de uma parceria entre o JU e a UFRGS TV. Os programas de televisão com as entrevistas aqui publicadas serão exibidos ao longo da programação do Canal 15 da NET às segundas, terças, quintas e sextas-eiras, a partir das 21h30min.

Você tem o seu lugar na UFRGS? Então escreva para jornal@ufrgs.br e conte sua história — ou a de alguém que você conheça — com esse local.

Organizações de proteção animal oferecem US$ 1,1 milhão para o Haiti

Porto Príncipe, Haiti, 4 de março de 2010 – Hoje a Coalizão de Ajuda aos Animais do Haiti (ARCH, no original em inglês) anunciou um acordo de US$1,1milhão com o governo haitiano objetivando uma melhoria nas condições de bem-estar dos animais e o reparo na capacidade veterinária daquele país, prejudicada após o terremoto de 12 de janeiro.

O acordo, que busca ajudar os animais afetados pelo terremoto e as pessoas que convivem em eles, é resultado do esforço da WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal), do IFAW (Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal) e de outras 20 grandes organizações de proteção animal do mundo que formaram a ARCH.

“Essa operação será implementada em conjunto com os Ministérios da Agricultura, do Meio Ambiente e da Saúde do Haiti”, disse James Sawyer, Chefe de Gerenciamento de Desastres da WSPA.

Já Ian Robinson, Diretor de Ajuda Emergencial do IFAW, disse: “Nosso objetivo é beneficiar milhões de animais necessitados e causar um impacto duradouro para as pessoas do Haiti”.

Para especialistas de ambas as organizações, esse esforço ajudará inúmeros animais e pessoas a se recuperar do desastre e criará a capacidade de as pessoas se protegerem melhor no caso de desastres futuros.

Michel Chancey, Ministro da Pecuária, disse: “Esse projeto se integra perfeitamente ao plano de desenvolvimento nacional que tínhamos antes do terremoto. Nos dará uma ajuda pontual porque muita gente se descapitalizou, além do apoio necessário para proteger os animais. Criar essa capacidade ajudará, no final, a levantar a economia local e nacional.

Já o Dr. Max Millien, Diretor de Saúde Animal do Ministério da Agrigultura, destacou a importância que da iniciativa para a saúde pública e para elevar o nível de bem-estar animal no país.

Um programa ambicioso

Os principais pontos estabelecidos no plano de trabalho, que está programado para ser executado em um ano, são:

· Uma rede de epidemiologia: ajudar o governo a proteger pessoas e animais contra surtos de doenças. Um laboratório e mão-de-obra especializada serão fornecidos para prover campanhas de vacinação contra raiva, antraz e outras doenças;

· Treinamento de veterinários haitianos e profissionais de saúde veterinária. O objetivo é treinar um mínimo de 200 trabalhadores de saúde animal a fim de resolver problemas atuais e futuros relacionados ao bem-estar animal;

· Restauração da “cadeia fria” de vacinas para campanhas efetivas, de forma que as doses continuem resfriadas durante todo o transporte. O Haiti realizou diversos programas ambiciosos de vacinação antes do terremoto. Agora é vital reconstruir a infraestrutura para manter as vacinações resfriadas até o momento de sua aplicação;

Estudos de população animal: a demografia dos animais do Haiti mudou dramaticamente como resultado dos desastres recentes. Dados precisos e atualizados irão municiar o trabalho da coalizão.
Trabalho de campo

A coalizão também conta com uma clínica móvel completamente equipada, enviada a Porto Príncipe. A unidade, doada, tem apoiado os esforços de resgate animal da ARCH, que já tratou mais de 4.000 animais, incluindo cães, gatos, gansos, gado, cavalos e outros.

Os membros da coalizão chegaram a Porto Príncipe dias depois de o terremoto de 7.0 graus balançar a capital do Haiti, a fim de prover socorro veterinário imediato aos animais afetados. As equipes continuam a tratar dos animais feridos e doentes com medicamentos, incluindo antibióticos e vermífugos. Elas também estão realizando vacinação contra antraz e raiva em milhares de animais. De acordo com o Ministério da Agricultura do Haiti, há cerca de 5 milhões de animais de fazenda no país (excluindo as aves domésticas), e aproximadamente 300.000 cães vivendo na capital Porto Príncipe.

Sobre a ARCH (Coalizão de Ajuda aos Animais do Haiti)

Organizações de bem-estar animal formaram a Coalizão de Ajuda aos Animais do Haiti (ARCH) para que pudessem trabalhar juntas a fim de ajudar o maior número, e no menor tempo possível, de animais. No momento, os membros da ARCH são: Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal (IFAW), Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA), American Humane Association, Best Friends Animal Society, Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA), In Defense of Animals, American Veterinary Medical Association, American Veterinary Medical Foundation (AVMF), Antigua and Barbuda Humane Society, ASPCA, United Animal Nations, Kinship Circle, One Voice, Swiss Animal Protection, Palo Alto Humane Society (PAHS), People for the Ethical Treatment of Animals (PETA), Finnish Federation for Animal Welfare Associations, Animal Medical Care Foundation (AMCF), Petfinder.com Foundation, Mayhew International e Last Chance for Animals.

Notas:

Fotos e vídeos em alta resolução estão disponíveis mediante requisição
Para imagens e mais informações: Bernardo Torrico /
(21) 3820-8215 / 8306-0712

A Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) é a maior federação de organizações de bem-estar animal. Através de parcerias com mais de mil ONGs afiliadas em 156 países, lutamos para criar um mundo onde o bem-estar animal importe e os maus-tratos contra os animais tenham fim. Apoiamos e desenvolvemos campanhas públicas, trabalho legislativo, projetos com embasamento científico e iniciativas inovadoras em educação. Com nossas afiliadas, governo e agências internacionais, também auxiliamos animais em regiões afetadas por desastres.

Animais silvestres vítimas de tráfico recebem tratamento em MG

Muitos sobreviventes não têm mais condições de voltar para a natureza.


Do G1, com informações do Globo Rural

Grande parte dos animais silvestres capturados morre por causa de maus-tratos. Aqueles que sobrevivem, em muitos casos, não têm condições de voltar para a natureza. Eles ficam tão domesticados, que não conseguem mais se defender. Em Juiz de Fora (MG), vários animais estão nessa situação.

Policiais levam pássaros de várias espécies, vítimas do tráfico de animais, para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Juiz de Fora.

No local, os animais doentes são tratados no Centro de Triagem. Quando se recuperam, os pássaros vão fazer companhia para outras aves mantidas em um viveiro.

“Ao comprar, ao ter em casa um animal silvestre, como um papagaio por exemplo, a pessoa está alimentando o tráfico. Recomendamos às pessoas que não alimentem esse tipo de tráfico”, diz Aurélio de Souza Filho, chefe do Ibama.

Traficar animais silvestres ou mantê-los em cativeiro é crime.

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1516631-5598,00-ANIMAIS+SILVESTRES+VITIMAS+DE+TRAFICO+RECEBEM+TRATAMENTO+EM+MG.html

Cadela Madonna adota gato em Santa Catarina

Ela teve sete filhotes em fevereiro após ser atropelada em Joinville.
Gatinho com cerca de 30 dias apareceu e também foi acolhido.

Glauco Araújo

A cadela Madonna adotou um filhote de gato desde sexta-feira (26), em Joinville (SC). O que parecia impossível no mundo animal chamou a atenção de moradores da cidade, que visitam uma clínica veterinária para ver a cena. Mãe de sete cãezinhos, Dengozinha, como também é chamada a cadela, mostrou paciência com os insistentes miados do bichano e o silêncio de seus filhotes.

“Madonna foi encontrada na rua depois de ser atropelada em 14 de janeiro. A levamos para uma abrigo, onde recebeu os cuidados necessários. Não sabíamos que ela estava grávida e nos surpreendemos quando a barriguinha dela começou a crescer”, disse Ludmille Almeida, da Frente de Ação pelos Direitos dos Animais (Frada).


Cadela Madonna foi atropelada em janeiro e está em processo de adoção (Foto: Arquivo pessoal/Ludmille Almeida)

Cadela Madonna amamenta sete filhotes e o gato Snowbell (Foto: Arquivo pessoal/Ludmille Almeida)

Gatinho foi adotado pela cadela Madonna em Joinville (Foto: Arquivo pessoal/Ludmille Almeida)

Campinas/SP: Dono de frigorífico é autuado por manter aves em cativeiro

Pela segunda vez em menos de 30 dias, o empresário Antonio Tavares Neto, de 43 anos, acabou flagrado pela Polícia Ambiental de Campinas com pássaros em cativeiro, sem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama). Ontem, em sua casa, nos fundos do frigorífico que leva seu nome, no Jardim IV Centenário, foram encontradas quatro aves saíra-sete-cores e uma rendeira.

Todas enquadram-se na classificação de pássaros nativos e que só podem ser criados com autorização de autoridades ambientais. As aves foram enviadas para a Fazenda Itaoca. Por ser reincidente, o empresário foi multado em R$ 173.230,00 e ainda será julgado pela comissão de fauna do Ibama, podendo cumprir pena de seis meses a um ano de prisão. Manter animais silvestres em cativeiro é crime ambiental previsto no artigo 29 da Lei 9.605, de 1998. Em 29 de janeiro, uma denúncia anônima levou a Polícia Ambiental até a casa de Tavares, quando foram encontrados 63 pássaros em cativeiro. (AAN)

http://cpopular.cosmo.com.br/mostra_noticia.asp?noticia=1677111&area=2020&authent=125065476340123072476541623012

Madri vai pedir que touradas sejam declaradas bem cultural

MADRI (Reuters) - O governo regional de Madri vai iniciar os trâmites para declarar as touradas um Bem de Interesse Cultural, disse na quinta-feira uma alta funcionária espanhola, enquanto o Parlamento da comunidade autônoma da Catalunha avalia a possível abolição da prática.

De acordo com as leis espanholas, qualquer pessoa pode solicitar a declaração de um Bem de Interesse Cultural. A declaração ou não será determinada por organismos competentes, como o Conselho de Ministros, as comunidades autônomas ou as prefeituras.

"Ninguém pode estranhar o pedido, já que a cultura tauromáquica (das touradas) é algo que faz parte da cultura espanhola e mediterrânea desde tempos imemoriais", disse Esperanza Aguirre Dixit, presidente da Comunidade de Madri.

"Basta ver que, desde Goya, Picasso ou García Lorca, ou, fora de nossas fronteiras, Hemingway ou Orson Welles, todos trataram das touradas como arte."

Na Catalunha, 15 defensores das touradas e 15 opositores, entre eles toureiros, filósofos, veterinários, criadores de gado ou integrantes de grupos que combatem os maus-tratos aos animais, compareceram na quinta-feira para apresentar seus argumentos. Em dezembro o Parlamento catalão aprovou uma iniciativa de proibição das touradas, que agora está tramitando pelo Congresso como projeto de lei.

Ao final dos depoimentos será designado um relator encarregado de elaborar um informe, e depois o texto poderá ser submetido à votação antes do verão no hemisfério Norte, segundo fontes do Parlamento da Catalunha.

A plataforma catalã Prou! (Basta!) foi a instigadora de uma campanha que recolheu um total de 180.169 assinaturas, quase quatro vezes as 50 mil necessárias por lei, para abrir um debate parlamentar com vistas à proibição total das touradas na comunidade.

Mas o vice-presidente regional da comunidade de Madri, Ignacio González, negou que a decisão seja uma revanche contra a iniciativa catalã, cuja discussão legislativa começou na quarta-feira.

A Prou! anunciou que, se a iniciativa da Catalunha tiver êxito, pode chegar a outras comunidades autônomas nas quais as touradas têm menos apoio popular.

Embora existam poucos estudos a esse respeito, os grupos que combatem as touradas e defendem os direitos dos animais citam uma pesquisa Gallup realizada em 2006, segundo a qual 72,1 por cento da população espanhola afirmou não ter interesse algum pelas touradas.

(Reportagem de Raquel Castillo)
http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2010/03/04/madri-vai-pedir-que-touradas-sejam-declaradas-bem-cultural-915989556.asp

SP: Campinas ganha a primeira Delegacia de Proteção Animal do Estado

Em cerimônia realizada no Salão Azul da Delegacia Seccional da Polícia Civil, o Delegado Geral Adjunto Dr. Paulo Bicudo, assinou o documento que normatiza a criação da primeira Delegacia de Proteção Animal do Estado de São Paulo. Pioneiro, o serviço funcionará no 4º Distrito Policial (Taquaral) sob o comando da Delegada Dra. Rosana Mortari, e concentrará todos os casos envolvendo maus tratos aos animais de Campinas.

Estava presente na solenidade o Deputado Estadual Jonas Donizette, responsável pela tramitação do projeto que levou à criação da Delegacia, além de forte presença política de cinco vereadores de Campinas e representantes de outros deputados estaduais. A solenidade também reuniu um grande número de ONGs de defesa animal, dentre eles a AAAC, AAS (Sumaré), AMA, GAAR, GAVA, IVVA, PROESP e a UPA.

Este é o primeiro passo de uma grande jornada, mas estamos juntos nessa em direção à um futuro mais justo, seguro e pacífico entre as pessoas e os animais. Parabéns à todos os membros do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Campinas (CMPDA) pelo empenho, e às ONGs que se uniram para um bem comum.

Baixe o Adobe Flash Player

http://vista-se.com.br/site/

quinta-feira, 4 de março de 2010

Curitiba terá a campanha Segunda sem Carne

Curitiba terá no dia 20 de março o lançamento da campanha Segunda sem Carne, no Mercado Municipal de Orgânicos.

Promovido pela organização não-governamental Sociedade Brasileira dos Vegetarianos, a campanha estimulará a redução do consumo de carne e a reflexão sobre problemas ambientais, como o efeito estufa e os direitos dos animais, por meio de uma programação educativa.

O evento terá shows de culinária, palestras, cursos e estandes informativos, das 9h às 18h, com entrada franca. Curitiba é a segunda capital a ter a campanha, que já foi lançada em São Paulo.

"É uma campanha de conscientização para estimular as pessoas não-vegetarianas a reduzir o consumo de carne", diz Ricardo Laurino, coordenador da campanha.

A Prefeitura terá um estande no local para alertar sobre os problemas ambientais, com informações educativas, como a importância da correta separação do lixo.

http://www.curitiba.pr.gov.br:80/publico/noticia.aspx?codigo=18661&Curitiba-ter%C3%A1-a-campanha-Segunda-sem-Carne

Galinha quer virar mãe de cães

Bicho de fazenda na Inglaterra não sai de perto de filhotes e só falta latir

Do R7
Foto por Reprodução (telegraph.co.uk) - A galinha Mabel pretende bicar até a Justiça, na briga pela adoção

No final de fevereiro último, ficou famoso o caso de um gato em crise que queria se transformar em um galináceo. Nesta terça (3), foi divulgado outro episódio intrigante de confusão de identidade envolvendo animais. A galinha Mabel, que vive numa fazenda em Shropshire, na região oeste da Inglaterra, quer virar um cão. O bicho saiu do galpão onde morava para cuidar de quatro filhotes de cachorro.
A ave não sai de perto dos bichos. Nem os donos, Edward and Ros Tate, conseguem fazer a galinha mudar de ideia. Se alguém tirar Mabel de lá, ela irá cacarejar, dar bicadas. Só falta latir.

A mãe verdadeira dos cães, Nettle, não dá muita bola para as crias, que têm um mês de vida. Ela adora brincar no quintal de casa. A galinha ficou com pena, abriu as asas e resolveu adotar os cachorros.

Ros, de 43 anos, está bem intrigada:

- Nós rimos quando Mabel se instalou na cestinha dos filhotes. Ela só tinha entrado em casa por causa do frio e não saiu mais. Agora estamos preocupados. A galinha parece bem feliz ao lado deles. Precisa ter seus pintinhos o mais rápido possível, diz Ros, que cogita comprar em breve um galo garanhão.

Mabel, pelo jeito, não quer saber de galinheiro, nem de pintinho.

http://noticias.r7.com/esquisitices/noticias/galinha-pirada-quer-virar-mae-de-caes-20100304.html

Projeto GAP da Europa pede fechamento de todos os circos aquáticos

Num comunicado do Projeto GAP da Europa foi solicitado às autoridades européias o fechamento dos únicos parques aquáticos que existem nesse continente: um na França, Merineland, Antibes, com 4 baleias, e outro na Espanha, no Loro Parque de Tenerife, que também possui 4 baleias.

O comunicado, que foi assinado pelo diretor do projeto GAP na Espanha, Pedro Pozas Terrados, por conta da última tragédia ocorrida no Parque SeaWorld na Flórida - em que uma baleia matou sua treinadora - alerta que é necessário fechar estes dois únicos parques europeus e libertar os mamíferos marinhos que lá vivem em condições precárias e em estado de estresse permanente nos pequenos tanques artificiais.

Dr. Pedro A Ynterian
Presidente, Projeto GAP Internacional
http://www.projetogap.org.br/pt-BR/noticias/Show/2846,projeto-gap-da-europa-pede-fechamento-de-todos-os-circos-aquaticos

Ibama investiga fotos de deputado ao lado de onça-pintada abatida

Imagens são verdadeiras, mas ele não matou o animal, diz gabinete.
Em risco de extinção, espécie tem caça proibida no Brasil.

Dennis Barbosa
Do Globo Amazônia, em São Paulo

Foram publicadas na internet fotos do deputado estadual Sandoval Cardoso (PMDB-TO) ao lado de uma onça-pintada abatida. Numa das imagens, ele aparece segurando uma arma junto ao animal.

O gabinete do deputado – assim como ele mesmo já havia feito à imprensa local - confirmou que as fotos são autênticas, mas afirma que o animal, cuja caça é proibida por lei, por se tratar de espécie em risco de extinção, não foi abatida pelo político.

O gabinete de Sandoval Cardoso confirmou que o deputado tirou fotos com o animal abatido, mas negou que ele o tivesse matado. (Foto: Reprodução)

A assessoria do deputado disse que a foto tem cerca de 10 anos e estava na memória de um computador que foi roubado. A divulgação, segundo o gabinete de Cardoso, tem finalidade de prejudicar sua imagem.

"Entre as fotos de várias pessoas em poses semelhantes, só postaram as fotos do deputado, deixando claro que as acusações nada têm a ver com meio ambiente, mas sim com a questão política", diz, em nota, sua chefe de gabinete, Evailza Noleto.

O deputado não pode ser contatado pessoalmente pela reportagem do Globo Amazônia porque está em deslocamento numa região sem cobertura de telefonia nesta quinta-feira (4).

Segundo a versão apresentada pelo gabinete do deputado, a onça foi morta por um funcionário da fazenda que Cardoso tem nas proximidades de Colinas do Tocantins, no norte do estado. O animal teria ficado rondando a propriedade e teria atacado animais criados ali.

O superintendente do Ibama no Tocantins, Joaquim Montelo, disse que o órgão ambiental vai investigar quando foi cometido o crime ambiental e se o deputado foi o autor. Caso a investigação aponte Cardoso como responsável, ele poderá ser multado e ainda enfrentará investigação criminal, explica Montelo. Se a foto tiver mais de 5 anos, a infração já expirou e não é mais passível de punição.

O Ibama vai investigar quem é o responsável pela morte da onça-pintada. (Foto Reprodução)

Montelo explica que em nenhuma hipótese uma onça-pintada pode ser abatida, ainda que esteja rondando animais de criação. “Deve-se chamar a autoridade ambiental na região para recolher a onça e levar para outro local”, aponta.

Caso se confirme a versão de que a onça que aparece ao lado do deputado tenha sido abatida por outra pessoa, explica o superintendente do Ibama, Cardoso não poderá ser responsabilizado de nenhuma maneira, pois a lei não prevê, segundo Montelo, sanção por conivência com infração ambiental.

http://g1.globo.com/Amazonia/0,,MUL1515822-16052,00-IBAMA+INVESTIGA+FOTOS+DE+DEPUTADO+AO+LADO+DE+ONCAPINTADA+ABATIDA.html

Pedro Bial tenta se redimir com protetores de animais

Irônico, ele diz que animais abandonados devem ser tratados como gente

Alessandra Siedschlag, do R7

Foto por Frederico Rozário/Globo - Pedro Bial fez discurso dizendo que todos têm de tratar bem os bichinhos abandonados

Após comprar uma briga e tanto com as ONGs de proteção animal, Pedro Bial se redimiu na noite desta quinta-feira (4), ao vivo, no BBB10.
A história é a seguinte: esta semana, apareceu um gato na casa do Big Brother, e ele foi alimentado e acariciado por Claudia. Na terça-feira (2), o jornalista deu uma bronca nos brothers, dizendo que eles não podiam brincar com o bichano porque era um "gato do mato, não vacinado", e que se ele arranhasse algum participante a pessoa ia ter que tomar "injeção, antirrábica, essas coisas".

Foi o que bastou para os protetores o criticarem e exigirem uma retratação. E ela veio. Pedro Bial fez um verdadeiro discurso aos participantes, dizendo que todo mundo tem que tratar bem os bichinhos abandonados e se colocar na pele deles pra imaginar o que eles sentem. Tudo, é lógico, com um grande tom de ironia, coroado com a frase:

- Agora os protetores de animais e os misantropos ficam felizes.

http://entretenimento.r7.com/famosos-e-tv/noticias/pedro-bial-tenta-se-redimir-com-protetores-de-animais-20100305.html

Vitória da Conquista/BA: Criador de pássaros silvestres é preso em Conquista

por Juscelino Souza, da sucursal do "A Tarde" de Vitória da Conquista

Divulgação/Ibama - Três anilhas adulteradas e 11 pássaros sem registro foram encontrados

Um criador amadorista de pássaros silvestres, que não teve o nome divulgado, foi detido e conduzido nessa quinta-feira, 4, ao presídio regional de Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador, após ser flagrado com três anilhas adulteradas e 11 pássaros sem registro no Instituto Brasileiro do meio Ambiente (IBAMA).

O flagrante foi feito por agentes do Escritório Regional do Ibama (Esreg), durante a "Operação Roleta Russa", deflagrada esta semana com o objetivo de vistoriar criadores amadoristas registrados no órgão.

As anilhas servem como meio de identificar aves registradas. Os pássaros foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) para avaliação veterinária e posterior soltura, enquanto o acusado foi levado ao presídio por agente da Polícia Federal.

Governo – A anilha é distribuída e controlada pelo Governo Federal por meio do Ibama. A chefe do Escritório regional, Andrea da Mata Lula, explica que adulterar ou falsificar a anilha é crime federal. “Além disso, o criminoso responde por prática de crime ambiental e processo administrativo instaurado pelo Ibama, com multa de R$ 5,5 mil”, completa, após lembrar que a operação prossegue e outros criadores poderão ser autuados, caso não comprovem sua regularidade.

Andrea lembra que não basta o criador amadorista estar registrado no Ibama. “É necessário seguir as normas de criação. Quem adultera, falsifica, repassa ou utiliza anilhas de outro criador pode ser preso por violação, adulteração ou ainda falsidade ideológica, além do crime ambiental”, finalizou.

http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1405646



Joinville/SC: Aos poucos, 50 cachorros são castrados

Os 50 cães que estão em um canil montado provisoriamente na Fundação 25 de Julho, no distrito de Pirabeiraba, em Joinville, começaram a ser castrados na manhã de ontem. Serão feitas, pelo menos, duas cirurgias por dia. Ainda não se sabe quando a equipe vai acabar o serviço.

Segundo o médico veterinário do Zoobotânico, Juliano Souza de Liz, para que este procedimento aconteça, a Prefeitura está cedendo os medicamentos.

Juliano ofereceu o espaço da clínica onde também trabalha e a mão-de-obra. “Os cães são levados até a clínica. Lá, eles dormem, são castrados e, em seguida, retornam para a fundação. Hoje, serão feitas mais duas cirurgias”, diz.

A voluntária Patrícia Violante está colaborando com a ONG Bicho Urbano, que cuida dos cães na fundação. A ONG transporta os bichos até a clínica.

Depois de castrados e já tratados, os animais podem ser adotados. Interessados podem ligar para (47) 9127-0547 ou 8494-5996 e marcar uma visita.

http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2826935.xml&template=4187.dwt&edition=14227&section=885

Rã supostamente extinta há 30 anos é encontrada na Austrália

Localização onde foi encontrada a 'Litoria castanea' será mantida em segredo para proteger a espécie

Efe

N.S.W. National Parks and Wildlife Service/AP - 'Litoria castanea' é uma espécia de rã minúscula que era dada como extinta há 30 anos
N.S.W. National Parks and Wildlife Service/AP - 'Litoria castanea' é uma espécia de rã minúscula que era dada como extinta há 30 anos

SYDNEY - Uma espécie de rã minúscula que supostamente estava extinta há três décadas foi vista no sudeste da Austrália, anunciaram nesta quinta-feira, 4, as autoridades.

A rã, de nome científico Litoria castanea, tem coloração verde com manchas em tons de dourado. O exemplar foi encontrado há algumas semanas por um funcionário do estado australiano de Nova Gales do Sul que buscava peixes em perigo de extinção.

O trabalhador retornou ao local com um especialista em anfíbios que confirmou a identidade do animal, cuja localização será mantida em segredo para proteger a espécie, indicou o responsável estadual pelo Meio Ambiente, Frank Sartor.

Sartor afirmou que o descobrimento "nos lembra a necessidade de proteger o meio ambiente para que gerações futuras desfrutem do barulho e da cor de nossos animais nativos" e afirmou que o estado negocia com um zoológico de Sydney para iniciar um programa de reprodução em cativeiro.

Em setembro de 2008, foi descoberta em uma área remota da floresta tropical do norte da Austrália outro tipo de rã minúscula, a chamada "rã de armadura" (Litoria lorica) que os especialistas acreditavam estar extinta desde 1991.

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,ra-supostamente-extinta-ha-30-anos-e-encontrada-na-australia,519386,0.htm

Recife/PE: Comissão discute carroças na cidade

Diário de Pernambuco

A Comissão de Meio-Ambiente, Transporte e Trânsito da Câmara Municipal realiza, hoje, uma audiência pública para discutir dos maus tratos aos animais o Recife. O vereador Daniel Coelho (PV), presidente da comissão e autor da proposta, considera que as carroças de tração animal devem ser extintas: "Os animais são tratados de forma cruel, e os veículos representam uma ameaça à segurança no trânsito da cidade".

http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/03/04/politica2_0.asp

Morre loba-guará em zoológico de Goiânia

O Parque Zoológico de Goiânia perdeu seu último lobo-guará, uma fêmea de quatro anos de idade que há quatro meses sofria provavelmente com um tumor hepático. Há 15 dias o estado do animal - um dos símbolos do Cerrado - se agravou e ele morreu. Chamada de Uva pelos funcionários, a loba estava sozinha no zoológico desde 2007, quando uma outra fêmea foi transferida para Belo Horizonte.

O que chamou a atenção dos funcionários do zôo é que a doença atinge os lobos mais velhos, e Uva era relativamente nova. O problema hepático levou a outros, que culminaram em uma pneumonia e problemas cardíacos. Há uma semana a loba não se alimentava.

Veterinários coletaram material para encaminhar à Universidade Federal de Goiás (UFG), onde será feito o laudo oficial de necropsia. Uva é o oitavo animal a morrer neste ano no parque, que está interditado desde julho de 2008 após o Ibama de Goías e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (Dema) constatarem e começarem a apurar o elevado número de óbitos de animais ocorridos no parque.

A expectativa é que o zoológico só seja reaberto no segundo semestre deste ano. Em setembro do ano passado foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a direção do parque, o Ibama e o Ministério Público Federal (MPF) para a realização de adequações estruturais que garantam o bem-estar do plantel.

Cerca de 90 animais morreram no estabelecimento em 2009. Laudos feitos pelo MPE e pela Dema constataram a precariedade da estrutura do zoológico, em parte por culpa da falta de investimentos do poder público no local. Desde sua criação, nos anos 50, o parque nunca passou por uma reforma.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4301218-EI238,00-Morre+lobaguara+em+zoologico+de+Goiania.html

Zoo rejeita castração de Knut, que terá nova namorada

BBC

A prometida história de amor entre o urso Knut e sua parceira Giovanna não terá o final romântico feliz que muitos esperavam, pois o casal será separado no próximo outono europeu.

A boa notícia para os fãs do urso é que o zoo de Berlim rejeitou o pedido para que o urso fosse castrado, feito nesta semana pela organização de defesa de direitos de animais Peta.

Knut e Giovanna são primos de primeiro grau, pois descendem de um mesmo avô, o urso Olaf. A organização temia que a relação incestuosa dos dois pudesse gerar descendentes com problemas genéticos e ameaçar os programas de reprodução da vulnerável população dos ursos em cativeiro.

"Os fãs do Knut precisam entender que apenas sua castração permite a convivência com Giovanna", disse Frank Albrecht, especialista da Peta à revista alemã Focus. Qualquer outra solução "aceleraria o inevitável fim da população dos ursos em cativeiro", disse Albrecht.

A Peta causou uma onda de indignação quando pediu, em 2007, que o filhote Knut fosse sacrificado porque a educação por mão humana seria prejudicial para o animal.

Separação

O zoológico Hellabrunn, em Munique, dono de Giovanna, confirmou que a ursa terá que retornar às suas dependências para fazer parte do seu programa de reprodução de ursos.

Giovanna tinha sido emprestada ao zoológico de Berlim, onde vive Knut, durante o período de reformas do cercado de ursos no zoológico de Munique, planejado para durar nove meses.

A notícia da partida de Giovanna decepcionou vários fãs do famoso urso polar e que se encantaram com as imagens dos dois animais brincando e 'namorando'.

Knut virou um fenômeno mundial de mídia a partir de março de 2007, quando era apenas um filhote que tinha sido rejeitado pela mãe e que estava seria criado por funcionários do zoológico.

Giovanna chegou ao zoo de Berlim em setembro de 2009, e ambos eram vistos - e fotografados - constantemente juntos. Como eram apresentados pela mídia como 'namorados', não demorou para que surgissem especulações de que o zoo pudesse estar negociando uma possível aquisição definitiva da ursa - o que acabou não ocorrendo.

Os dois animais ainda não atingiram a maturidade sexual, que se dá aos quatro anos de idade. Knut tem pouco mais de três anos e o zoológico de Berlim terá que procurar uma nova parceira para ele.

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/03/04/zoo-rejeita-castracao-de-knut-que-tera-nova-namorada-915985660.asp

Dave Navarro, em campanha contra produção de casacos de pele

O guitarrista da banda Jane's Addiction, Dave Navarro, tirou a roupa em defesa dos animais. O anúncio é da organização não-governamental americana PETA (People for the Ethical Treatment of Animals).

Na foto, o rockstar aparece nu, cobrindo as partes íntimas com as mãos e exibindo suas tatuagens, na qual se lê as frases: "Ink, not mink. Be comfortable in your own skin and let animals keep theirs", que pede para que as pessoas prefiram tatuagens aos casacos de pele, salvando a vida de muitos animais.

De acordo com o site Just Jared, Navarro declarou ao PETA que há alguns anos assistiu a um vídeo de animais sendo escalpelados e ficou horrorizado com as cenas. "Foi, honestamente, a coisa mais desumana que já vi. Fiquem longe dos casacos de pele e de produtos testados em animais. É muito simples apoiar ou comprar algo que não brutalize os animais dessa forma", aconselhou o guitarrista.

http://diversao.terra.com.br/gente/noticias/0,,OI4300842-EI13419,00-Guitarrista+Dave+Navarro+tira+a+roupa+para+defender+animais.html

quarta-feira, 3 de março de 2010

Vereadores de Araraquara, em SP, aprovam proibição de rodeios

A Câmara de Araraquara, cidade a 272 km da capital paulista, aprovou, nesta terça-feira, em segunda votação, a proibição da realização dos rodeios e outras festas com animais na cidade. Ao todo, sete vereadores votaram a favor e quatro contra.

Dezenas de pessoas, contrárias e favoráveis ao projeto de lei, lotaram o plenário da câmara. Algumas manifestaram a posição usando chapéus e até fantasias. Outras levaram cartazes com frases de apoio ou críticas aos rodeios.

Na semana passada, os vereadores aprovaram, em primeira discussão, a proibição de espetáculos com animais na cidade. O projeto ainda depende da aprovação do prefeito Marcelo Barbieri.

http://oglobo.globo.com/cidades/sp/mat/2010/03/03/vereadores-de-araraquara-em-sp-aprovam-proibicao-de-rodeios-915978829.asp

Comentário de Pedro Bial sobre gato de rua gera protesto de associações na web

Internautas e defensores dos direitos dos animais iniciaram um protesto online, por e-mails e no Twitter, contra o apresentador Pedro Bial, do reality show "Big Brother Brasil 10", da TV Globo, pelo posicionamento dele em relação a um gato que apareceu na casa em que os integrantes do programa estão confinados.

Na noite da última terça-feira (02/03) - quando Bial apresentava o paredão que eliminou a integrante Claudia, a Cacau - havia um gato do lado de fora da casa. Ao vivo, o jornalista instruiu os participantes do programa a "não brincar com o gatinho" por se tratar de um "gato do mato, não vacinado".

Além disso, ele falou que se o animal arranhasse alguém seria preciso tomar "injeção, vacina anti-rábica, essas coisas". Para os defendores dos animais, Bial estimulou a "ignorância" em relação ao tratamento de animais de rua.

A "Fera" agressiva de Bial - Foto: Reprodução/Globo

Foto: Reprodução/Globo

http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2010/03/03/imprensa34098.shtml

EUA: Os bonobos que conversam com humanos

Great Ape Trust of Iowa
SANTUÁRIO GREAT APE TRUST DE IOWA

No Santuário Great Ape Trust de Iowa existe um grupo de seis bonobos e seis orangotangos. Eles têm se especializado em desenvolver com os bonobos a conversa na linguagem humana.

Segundo um trabalho publicado pelos cientistas Janni Pedersen, PhD da Universidade Estadual de Iowa, Pär Segerdahl, científico sueco, e William M. Fielder, diretor científico do Santuário, “Os bonobos Kanzi, Panbanisha e Nyota têm adquirido a habilidade de entender a nossa linguagem humana e conversam conosco apontando no lexigrama que eles usam para comunicar-se.”

Estas conclusões são importantes, pois indicam que através da criação e treino – como acontece com os humanos – é possível que os grandes primatas desenvolvam a habilidade de comunicar-se conosco e nos entender.

Alguns pesquisadores no passado, como Michael Tomasello, do Instituto de Antropologia Evolutiva Max Planck da Alemanha, colocaram em dúvida que o gesto de apontar, no caso de chimpanzés e bonobos cativos, tenha um propósito específico de comunicação.

Este trabalho do grupo de pesquisadores de Iowa indica claramente que é possível, através da criação e do contato com os humanos, desenvolver a capacidade de comunicação dos primatas, pois eles sabem que podem fazer-se entender e compreender o que nós lhe falamos ao mesmo tempo.

Mais informações: http://www.greatapetrust.org/media/releases/2009/nr_39a09.php

CCJ adia votação de projeto sobre responsabilidade por cães

Se aprovada, lei também multará donos de cães de 17 raças que circularem sem focinheira, coleira e corrente

Eduardo Roberto

A votação do projeto de lei que responsabiliza legalmente proprietários de 17 raças de cães por danos causados pelos animais acabou não sendo realizada nesta quarta-feira, 3, devido à lotada agenda de votação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O texto está em trânsito desde 2008 e é de autoria do senador Valter Pereira (PMDB-MS).

Assim, a proposta fica agendada automaticamente para a próxima sessão de votação, que acontece na próxima quarta-feira, 10. Mas a assessoria de imprensa do CCJ não quis confirmar a votação, já que a pauta é "política".

O projeto de lei nº 300 propõe a responsabilização civil e penal de proprietários e criadores em caso de ataque, com penas que podem variar de três meses de prisão por lesões corporais simples, até 20 anos, caso seja comprovado homicídio doloso (quando o dono incita o cão a atacar).

Os cães das 17 raças - Rottweiler, Fila, Pastor Alemão, Mastim, Dobermann, Pitbull, Schnauzer Gigante, Akita, Boxer, Bullmastiff, Cane Corso, Dogue Argentino, Dogue de Bordeaux, Grande Pirineus, Komondor, Kuracz e Mastiff - só poderão circular em lugar público se estiverem com coleira, corrente e focinheira. O dono que desrespeitar a regra terá o animal apreendido e pagará multa de R$ 100.

Pela medida, fica a cargo dos municípios a fiscalização e até mesmo a inclusão de outras raças na "lista negra". As prefeituras também ficam encarregadas de cobrar as multas que, caso não sejam pagas, implicarão no sacrifício do animal apreendido.

Também pode ser proibida a reprodução de cães da raça Pitbull em todo o território nacional, tornando obrigatória a esterilização de todos os machos, o que pode extinguir a raça em poucos anos.

Para o autor do projeto, é necessário uma lei especial para tratar de problemas dessa natureza. Na legislação atual, não há uma regra específica para responsabilizar o dono dos animais. Nas últimas decisões judiciais, a Justiça usou o artigo 132 do Código Penal, que fala sobre a exposição de pessoa a perigo direto e iminente.

http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,ccj-adia-votacao-de-projeto-sobre-responsabilidade-por-caes,519075,0.htm

Proteste: testes cruéis e desnecessários em animais na UNIFESP

Por Libertação Animal 03/03/2010 às 00:59

Se você não concorda com estes experimentos em animais na UNIFESP, ajude a protestar (instruções abaixo).

Testes em animais: fraude científica

ImageAlguém ainda tem alguma dúvida que a privação do sono é maléfica para a saúde, que causa danos ao sistema imunológico e, portanto pode causar ou agravar doenças? Parece que patéticos, sádicos e desocupados pesquisadores UNIPESP duvidam, e querem na base da tortura aos animais APENAS que a privação do sono faz mal para a saúde (vejam o texto abaixo) como se isto fosse uma grande descoberta científica.

Os sábios pesquisadores da UNIFESP (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO) precisaram matar 50 camundongos para que a privação de sono aumenta a probabilidade para desenvolver infeccções e tumores. Mas todo mundo já não sabia que a privação do sono aumenta o risco de inúmeras doenças? Por que os pesquisadores da UNIFESP querem brincar de cientistas? A pesquisadora Jussara Corrêa, responsável pela pesquisa parece querer reinventar a roda. Na realidade ela não passa de uma grande enganadora. Ela assassinou 50 ratos para não chegar a conclusão concreta sobre cura de doença alguma. E ela ainda sugere que para se descobrir mesmo algo mais concreto, precisa-se assassinar mais animais (em nome da ciência).

A vivissecção (tortura e extermínio de vidas em nome da ciência) é uma fraude científica. A grande fraude da vivissecção se baseia sobre uma verdade simplíssima: cada espécie é diferente, seja metabolicamente ou por outros parâmetros fisiológicos. Em conseqüência, nenhum resultado conseguido através de experiências em animais não-humanos jamais servirá ao homem.
É impossível re-criar uma doença adquirida naturalmente por um animal, simplesmente porque desde que seja re-criada, não é mais a doença original. O resultado do estudo em animais artificialmente doentes é o de uma informação não aplicável aos seres humanos e, sendo assim,tragicamente enganador.



Se você não concorda com estes tipos de experimentos cruéis e ineficientes em animais , ajude a protestar. Para reforçar seus argumentos vejam estes sites:

- http://www.internichebrasil.org/ (InterNiche Brasil)
- http://www.fbav.org.br/ (Frente Brasileira para a Abolição da Vivissecção)

AÇÃO URGENTE:

Se você concorda com esta matança de animais em nome da ciência, ajude a protestar.
Vamos escrever mensagens para o Reitor da Unifesp e solicitar que a Universidade para imediatamente com os testes em animais.
Reitor: Walter Manna Albertoni - e-mail: walter.albertoni@unifesp.br


ESTUDO DA UNIFESP FEITO COM ANIMAIS SUGERE QUE PRIVAÇÃO DE SONO AUMENTA PROBALIDADE PARA DESENVOLVER INFECÇÕES E TUMORES

SEG, 01 DE MARÇO DE 2010 18:38 UNIFESP NOTÍCIAS - SAUDE

O sono é uma atividade que ocupa cerca de um terço de nossas vidas e é fundamental para uma boa saúde mental e emocional, além de ser essencial na manutenção de uma vida saudável.

Nos dias de hoje, o estilo de vida e a pressão exercida pela sociedade levam milhares de indivíduos à privação de sono, acarretando prejuízos para a saúde e bem-estar. Em roedores avaliados em estudo realizado pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) a situação não foi diferente.

A privação de sono nesses animais alterou varios aspectos do funcionamento comportamental, como memória, ansiedade, atenção, alteração sexual e hormonal, além de danos no sistema imunológico. Com isso, estudos revelam que a regulação fisiológica de sono e a resposta imunológica compartilham moléculas que, por sua vez, comprovam que a privação de sono pode baixar as defesas do organismo contra infecções e tumores.

Foram utilizados nesse experimento 50 animais. Eles foram divididos em quatro grupos, sendo que em três deles foram introduzidas células tumorais. Durante a privação do sono não houve óbito. Isso ocorreu com o passar do tempo devido ao crescimento tumoral, o que era esperado. Como resultado desse estudo, foi observado que a privação de sono, antes da introdução das células tumorais, não modificou a sobrevida dos animais portadores dessa neoplasia.

Contudo, a privação de sono imediatamente após a introdução das células tumorais (lembrando que o crescimento tumoral ocorre durante a privação e recuperação de sono) reduziu significativamente a sobrevida de camundongos fêmeas quando comparada aos camundongos que não foram submetidos à privação (grupo controle). Esses resultados sugerem que a privação de sono, prejudicou a resposta imunológica, reduzindo significativamente a sobrevida dos animais. Porém, quando o tumor se desenvolve durante o período de recuperação de sono esse prejuízo, antes observado, torna-se irrelevante.

O objetivo do trabalho foi verificar os efeitos da privação de sono sobre a sobrevida de camundongos fêmeas, portadores do tumor de Ehrlich. Esse tumor é experimental e transplantável, e tem se mostrado um bom modelo animal devido ao conhecimento de seu comportamento nos animais receptores, possibilitando sua utilização para o estudo de diversas situações. Ele é originado espontaneamente como um carcinoma mamário de camundongo fêmea, e apresenta-se sob duas formas: a ascítica, obtida através de inoculação de uma suspensão de células no peritônio, e a sólida, mediante inoculação dessa mesma suspensão no subcutâneo do dorso ou no coxim plantar dos camundongos.

"Em função do aumento do número de pessoas expostas à privação de sono, muitos estudos têm sido conduzidos com a finalidade de esclarecer sua influência no sistema imunológico. Nesse sentido, torna-se importante continuar a investigar a possibilidade da privação de sono alterar o crescimento tumoral, e conseqüentemente, a sobrevida de animais portadores de uma neoplasia", afirma Jussara Corrêa, responsável pela pesquisa.

Detalhamento da pesquisa

O grupo 2 (grupo que foi introduzido o tumor e depois privado de sono) quando comparado com o grupo 4 ( grupo não privado de sono e introduzido o tumor) apresentou uma sobrevida significativamente menor, ou seja, os animais do grupo 2 morreram entre o 17º e 19º dia após a introdução do tumor, já os animais do grupo 4 morreram entre o 18º e 22º dia.

O grupo 1 (grupo privado de sono antes da introdução do tumor) quando comparado com o grupo 4 ( grupo não privado de sono e introduzido o tumor) não apresentou diferença na sobrevida, ou seja, os animais do grupo 1 morreram entre o 19º e 21º dia após a introdução do tumor, já os animais do grupo 4 morreram entre o 18º e 22º dia.[14]

Sobre a UNIFESP

Criada em 1933 por um grupo de médicos reunidos em uma sociedade sem fins lucrativos, a Escola Paulista de Medicina (EPM) foi federalizada em 1956 e, em 1994, transformada em Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), primeira universidade especializada em saúde no País, abrigando em seu currículo de graduação os cursos de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia e Tecnologias Oftálmica e Radiológica. Em 2005, iniciou-se o projeto de expansão com a criação do campus Baixada Santista. Em 2007, dando seguimento ao processo de ampliação, a Unifesp implantou os campi de Diadema, Guarulhos e São José dos Campos. O ambicioso processo de expansão fez com que a Universidade saltasse de um para cinco campi e de cinco para 26 cursos. Com os novos campi, a Instituição deixou de atuar exclusivamente no campo da saúde, inaugurando cursos nas áreas de humanas (Guarulhos), exatas (São José dos Campos) e Biológicas (Diadema). Atualmente, a Instituição conta com 4.454 alunos matriculados nos cursos de Graduação, além de 3.153 discentes nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado, Mestrado e Mestrado Profissionalizante), outros 6.783 na Pós Graduação Lato Sensu (Especialização e Aperfeiçoamento) e ainda 675 discentes na residência médica. A Unifesp oferece 906 docentes, sendo que 93% possuem título de doutor, um percentual que marca a qualidade de ensino oferecida pela maior universidade federal do País. Em 1940 a universidade, então Escola Paulista de Medicina, inaugurou o Hospital São Paulo, primeiro hospital-escola do País, hoje localizado dentro Campus São Paulo, instalado no bairro Vila Clementino.

http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3580:estudo-da-unifesp-feito-com-animais-sugere-que-privacao-de-sono-aumenta-probalidade-para-desenvolver-infeccoes-e-tumores&catid=47:saude&Itemid=328

Fonte: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2010/03/466351.shtml