sexta-feira, 5 de março de 2010

Organizações de proteção animal oferecem US$ 1,1 milhão para o Haiti

Porto Príncipe, Haiti, 4 de março de 2010 – Hoje a Coalizão de Ajuda aos Animais do Haiti (ARCH, no original em inglês) anunciou um acordo de US$1,1milhão com o governo haitiano objetivando uma melhoria nas condições de bem-estar dos animais e o reparo na capacidade veterinária daquele país, prejudicada após o terremoto de 12 de janeiro.

O acordo, que busca ajudar os animais afetados pelo terremoto e as pessoas que convivem em eles, é resultado do esforço da WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal), do IFAW (Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal) e de outras 20 grandes organizações de proteção animal do mundo que formaram a ARCH.

“Essa operação será implementada em conjunto com os Ministérios da Agricultura, do Meio Ambiente e da Saúde do Haiti”, disse James Sawyer, Chefe de Gerenciamento de Desastres da WSPA.

Já Ian Robinson, Diretor de Ajuda Emergencial do IFAW, disse: “Nosso objetivo é beneficiar milhões de animais necessitados e causar um impacto duradouro para as pessoas do Haiti”.

Para especialistas de ambas as organizações, esse esforço ajudará inúmeros animais e pessoas a se recuperar do desastre e criará a capacidade de as pessoas se protegerem melhor no caso de desastres futuros.

Michel Chancey, Ministro da Pecuária, disse: “Esse projeto se integra perfeitamente ao plano de desenvolvimento nacional que tínhamos antes do terremoto. Nos dará uma ajuda pontual porque muita gente se descapitalizou, além do apoio necessário para proteger os animais. Criar essa capacidade ajudará, no final, a levantar a economia local e nacional.

Já o Dr. Max Millien, Diretor de Saúde Animal do Ministério da Agrigultura, destacou a importância que da iniciativa para a saúde pública e para elevar o nível de bem-estar animal no país.

Um programa ambicioso

Os principais pontos estabelecidos no plano de trabalho, que está programado para ser executado em um ano, são:

· Uma rede de epidemiologia: ajudar o governo a proteger pessoas e animais contra surtos de doenças. Um laboratório e mão-de-obra especializada serão fornecidos para prover campanhas de vacinação contra raiva, antraz e outras doenças;

· Treinamento de veterinários haitianos e profissionais de saúde veterinária. O objetivo é treinar um mínimo de 200 trabalhadores de saúde animal a fim de resolver problemas atuais e futuros relacionados ao bem-estar animal;

· Restauração da “cadeia fria” de vacinas para campanhas efetivas, de forma que as doses continuem resfriadas durante todo o transporte. O Haiti realizou diversos programas ambiciosos de vacinação antes do terremoto. Agora é vital reconstruir a infraestrutura para manter as vacinações resfriadas até o momento de sua aplicação;

Estudos de população animal: a demografia dos animais do Haiti mudou dramaticamente como resultado dos desastres recentes. Dados precisos e atualizados irão municiar o trabalho da coalizão.
Trabalho de campo

A coalizão também conta com uma clínica móvel completamente equipada, enviada a Porto Príncipe. A unidade, doada, tem apoiado os esforços de resgate animal da ARCH, que já tratou mais de 4.000 animais, incluindo cães, gatos, gansos, gado, cavalos e outros.

Os membros da coalizão chegaram a Porto Príncipe dias depois de o terremoto de 7.0 graus balançar a capital do Haiti, a fim de prover socorro veterinário imediato aos animais afetados. As equipes continuam a tratar dos animais feridos e doentes com medicamentos, incluindo antibióticos e vermífugos. Elas também estão realizando vacinação contra antraz e raiva em milhares de animais. De acordo com o Ministério da Agricultura do Haiti, há cerca de 5 milhões de animais de fazenda no país (excluindo as aves domésticas), e aproximadamente 300.000 cães vivendo na capital Porto Príncipe.

Sobre a ARCH (Coalizão de Ajuda aos Animais do Haiti)

Organizações de bem-estar animal formaram a Coalizão de Ajuda aos Animais do Haiti (ARCH) para que pudessem trabalhar juntas a fim de ajudar o maior número, e no menor tempo possível, de animais. No momento, os membros da ARCH são: Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal (IFAW), Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA), American Humane Association, Best Friends Animal Society, Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA), In Defense of Animals, American Veterinary Medical Association, American Veterinary Medical Foundation (AVMF), Antigua and Barbuda Humane Society, ASPCA, United Animal Nations, Kinship Circle, One Voice, Swiss Animal Protection, Palo Alto Humane Society (PAHS), People for the Ethical Treatment of Animals (PETA), Finnish Federation for Animal Welfare Associations, Animal Medical Care Foundation (AMCF), Petfinder.com Foundation, Mayhew International e Last Chance for Animals.

Notas:

Fotos e vídeos em alta resolução estão disponíveis mediante requisição
Para imagens e mais informações: Bernardo Torrico /
(21) 3820-8215 / 8306-0712

A Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) é a maior federação de organizações de bem-estar animal. Através de parcerias com mais de mil ONGs afiliadas em 156 países, lutamos para criar um mundo onde o bem-estar animal importe e os maus-tratos contra os animais tenham fim. Apoiamos e desenvolvemos campanhas públicas, trabalho legislativo, projetos com embasamento científico e iniciativas inovadoras em educação. Com nossas afiliadas, governo e agências internacionais, também auxiliamos animais em regiões afetadas por desastres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário