sábado, 22 de janeiro de 2011

Rio de Janeiro: Zona Sul terá feiras de adoção de animais resgatados na Região Serrana

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
22-Jan-2011

Abrigo em Teresópolis para cachorros que foram abandonados ou que perderam os donos vítimas das chuvas na Região Serrana/ Foto: Márcio Alves - O Globo
Abrigo em Teresópolis para cachorros que foram abandonados ou que perderam os donos vítimas das chuvas na Região Serrana/ Foto: Márcio Alves - O Globo
RIO - Além de rações, remédios e tratamento, as centenas de animais resgatados na Região Serrana precisam urgentemente de novos donos. O apelo vem sendo feito por veterinários, voluntários e protetores que estão trabalhando nas áreas castigadas pelas chuvas e andam preocupados com a superlotação dos abrigos, que pode levar à proliferação de doenças entre os cães e gatos. A estimativa é que nas últimas duas semanas cerca de 500 bichos tenham sido levados para viver em galpões e prédios em Teresópolis, Itaipava e Friburgo.

Para tentar ajudar a amenizar o problema destes animais, neste final de semana voluntários farão uma grande mobilização na Zona Sul. Neste sábado, haverá uma feira de adoção, a partir das 9h, em Copabacana (Bicho Bacana, na Rua Paula Freitas 61), e domingo, a partir das 10h, no Parcão da Lagoa, perto do Corte de Cantagalo. Os animais, a maioria filhotes, foram trazidos esta semana de Teresópolis, Petrópolis e Friburgo por voluntários. Em Itaipava, o Grupo de Assistência e Proteção aos Animais (Gapa) vai promover na manhã deste sábado uma feira de adoção no estacionamento de um supermercado em Itaipava (Estrada União-Indústria 11.711). Quem não puder ir às feiras tem a opção de adotar um dos oito cães trazidos pela veterinária Andrea Lambert, da Comissão Especial de Proteção Animal da Alerj (andrealambert@terra.com.br).

A veterinária Patrícia Nunes, capitã da Polícia Militar, esteve na segunda-feira em Teresópolis com outros nove integrantes do Regimento de Polícia Montada da PM para ajudar no resgate de animais e ficou chocada com o que viu: o espaço já tem 300 cães - muitos deles doentes- e a cada dia recebe mais resgatados.

- É preciso ajudar a esvaziar aqueles abrigos. Eles precisam de novos lares - diz a veterinária, que ajudou a resgatar sete cães e assistiu a chegada de mais 30 no galpão do Meudom quando este lá.

A voluntária Elizabete Filpi, a Bebete, da ONG Estimação, que coordenando o galpão em Teresópolis, conta que, apesar da situação crítica, a equipe tenta fazer as doações de forma responsável.

- Estamos tendo muito trabalho e precisamos encontrar novos lares para os que estão no abrigo. Só assim conseguiremos atender os outros que chegam. Mas somos responsáveis, não estamos doando para qualquer um - diz Bebete, acrescentando que os animais são vermifugados e castrados e só os saudáveis são oferecidos.

Em Itaipava, segundo cálculos de alguns protetores, o número gira em torno de cem cães abrigados no Ciep cedido pela prefeitura e em lares temporários de pessoas que se sensibilizaram com a causa e receberam um bicho em casa provisoriamente. De acordo com coordenador da Comissão Especial de Proteção Animal da Alerj, Fabiano Jacob, que ajudou a montar o galpão de Teresópolis e também tem trabalhado em Itaipava, apesar da solidariedade da população, o número de adoções ainda é pequena.

- Ontem (quinta-feira) aconteceram 20 adoções no galpão do Meudon. A maioria de pessoas que vieram do Rio e foram lá levar ração e acabaram se apaixonando por um dos animais e acabaram levando - disse - Mas estamos tendo o cuidado para nos certificar de que eles não têm dono, pois ainda há muitos moradores de Teresópolis que estão indo ao galpão procurar seus bichos - completa Fabiano,que esta semana emocionou-se ao entregar uma pitbull a seu dono, um morador de Teresópolis que perdeu a casa e parentes nas enxurradas.

Em Friburgo, a situação também é grave. Segundo o voluntário Alexandre Pelagaggi, do "Projeto Pêlo Próximo - Solidariedade em 4 patas", o galpão da Secretaria de Bem Estar Animal tem 70 cães, todos debilitados.

- Como a situação na cidade é crítica, o abrigo da secretaria está aceitando apenas os animais que precisam de tratamento médico ou estão em risco - explica Alexandre - Mas as equipes estão dando assistência a um outro abrigo mantido por uma ONG, com 360 cães e gatos - completa Alexandre, que está na cidade desde quinta-feira.

Desde o último dia 13, o "Projeto Pêlo Próximo - Solidariedade em 4 patas", j á arrecadou cerca de 16 toneladas de doações para os animais vítimas da Região Serrana . A ideia inicial da campanha era abastecer apenas as cidades de Areal e São José do Rio Preto, onde muitos animais se encontravam debilitados e sem ajuda. Mas, diante da grande quantidade de produtos arrecadado o grupo conseguiu atender também às outras cidades da Região Serrana atingidas pelas chuvas. Na terça-feira, o Projeto enviou para Nova Friburgo, cerca de 1 tonelada de rações, medicamentos e água para o galpão da Secretaria de Bem Estar Animal. Até esta quinta-feira, o projeto já havia enviado para Nova Friburgo cerca de 8,5 toneladas, além de 2,5 toneladas de ração doadas pela empresa Guabi.

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/01/22/zona-sul-tera-feiras-de-adocao-de-animais-resgatados-na-regiao-serrana-923586522.asp

Leia mais:

Rio de Janeiro: Itaipava terá feira de adoção de animais

Mais de 250 animais já foram resgatados na Região Serrana

A verdadeira história do cachorro Caramelo, resgatado em cima de escombros na Região Serrana

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Projeto Pêlo Próximo já distribuiu cerca de 16 toneladas de doações na Região Serrana

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
21-Jan-2011

RIO - Desde o último dia 13, o "Projeto Pêlo Próximo - Solidariedade em 4 patas", já arrecadou cerca de 16 toneladas de doações para os animais vítimas da Região Serrana. A ideia inicial da campanha era abastecer apenas as cidades de Areal e São José do Rio Preto, onde muitos animais se encontravam debilitados e sem ajuda. Mas, diante da grande quantidade de produtos arrecadado o grupo conseguiu atender também às outras cidades da Região Serrana atingidas pelas chuvas.

Na terça-feira, o Projeto enviou para Nova Friburgo, cerca de 1 tonelada de rações, medicamentos e água para o galpão da Secretaria de Bem Estar Animal, que está sendo coordenado pela secretária Carla Freire. Segundo a secretária, a primeira doação para os animais e os moradores da região, chegou através do Pêlo Próximo. Até esta quinta-feira, o projeto já havia enviado para Nova Friburgo cerca de 8,5 toneladas, além de 2,5 toneladas de ração doadas pela empresa Guabi.

Roberta Araújo, coordenadora do projeto, conta que um grupo de escoteiros está no galpão da secretaria trabalhando em conjunto com a WSPA no resgate desses animais. Os representantes da ONG Pêlo Próximo ficarão na região até o próximo domingo ajudando na distribuição das doações e dando assistência aos moradores da região.

- A campanha tomou um vulto tão grande, que estamos enviando doações diariamente para a Região Serrana. Onde há necessidade de doação, nós enviamos. O cansaço é grande, mas todos nós estamos felizes com a mobilização de todos e o sucesso da campanha - diz Roberta Araújo.

Na última quarta-feira, somente um dos postos de arrecadação conseguiu juntar cerca de 7 toneladas. Para dar conta de tantos produtos, o Projeto Pêlo Próximo está em busca de um galpão, onde as doações possam ser recebidas para o carregamento dos caminhões. Eles também precisam de voluntários que possam recolher as doações nos postos de arrecadação diariamente. Quem puder ajudar deve entrar em contato com Roberta Araújo, coordenadora geral, pelo telefone (21) 9835-8822 ou por email peloproximo@gmail.com.

- Nossa necessidade principal é encontrar um espaço onde possamos abastecer diariamente as doações coletadas em nossos postos, sem esse espaço não conseguiremos dar continuidade a campanha - explica Roberta.

Postos de Arrecadação do Projeto Pêlo Próximo

LEBLON: ANIMAL CARE - Av. Bartolomeu Mitre, 455 - lojas 106 e 107

ITAIPAVA: O FABULOSO MUNDO DOS PETS - Estrada União Industria, 10510

COPACABANA: Lojas Bicho Bacana Rua santa Clara 110 e Rua Paula Freitas 61

BOTAFOGO: Patas & Penas - Rua Voluntários da Pátria, 374

URCA: PATAS & PENAS - Rua Marechal Cantuária, 70 - loja B

NORTESHOPPING: Patas & Penas - Rua Dom Hélder Câmara, 1 piso

GÁVEA: Loja Pet Gávea - Rua Marquês de São Vicente, 07

BARRA DA TIJUCA: Loja Aquário Pet Barra - Av. Ayrton Senna, 3383 - loja 149

PET CHIC Av Sernambetiba 3200 bloco 4 loja B condomínio Barra Mares. Avenida das Américas 10200 Shopping Map ao lado do Ribalta

MÉIER: Bazar Oxumaré - Rua Magalhães Couto, 76B Tel: 2591-1142

TIJUCA: Pet Shop Sheik - Rua Barão Mesquita, nº 891, A

CENTRO: Pet da Praça: Praça Presidente Aguirre Cerda 15, ponto final do ônibus C-10

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/01/21/projeto-pelo-proximo-ja-distribuiu-cerca-de-16-toneladas-de-doacoes-na-regiao-serrana-923577446.asp

Gabão faz apreensão de cabeças e mãos de chimpanzés

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
21-Jan-2011
BBC Brasil

Oficiais encontraram coleção que incluía peles de leopardos e rabos de elefantes para a venda em mercados ilegais.

Cabeças de um gorila e de chimpanzés seriam vendidas ilegalmente

Autoridades do Gabão realizaram uma das maiores apreensões já feitas de partes de animais selvagens para o comércio ilegal na África Central, segundo a organização ambientalista World Wildlife Fund (WWF).

Cinco pessoas foram presas em uma operação que confiscou cabeças e mãos de um gorila ameaçado de extinção, além 12 cabeças e 30 mãos de chimpanzés.

A organização pediu uma resposta firme da Justiça do país, para ajudar a coibir o tráfico.

Os animais selvagens da fauna africana são frequentemente caçados por causa da demanda no mercado ilegal de carne e de peles ou do seu uso como amuletos de boa sorte, em juju (magia negra) e na medicina tradicional.

Especialistas dizem que em áreas rurais da África central, a carne de animais selvagens é a fonte de até 80% da proteína na dieta da população.

As florestas tropicais do Gabão são abundantes em espécies como gorilas e elefantes. Um décimo do território do país é formado por parques nacionais de conservação.

A apreensão é uma das maiores já feitas na região central da África

Os itens encontrados na batida incluíam ainda 12 peles de leopardo, parte da pele de um leão, peles de cobra e cinco rabos de elefante.

"A coleção de espécies protegidas que foram confiscadas nesta operação é muito perturbadora", disse o representante do WWF na África David Greer.

"Que eu saiba, não houve uma apreensão de partes do corpo dessa magnitude na Africa Central nos últimos 10 anos."

De acordo com a WWF, os suspeitos devem comparecer ao tribunal nesta semana.

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,gabao-faz-apreensao-de-cabecas-e-maos-de-chimpanzes,669188,0.htm

Rio de Janeiro: Voluntários buscam novos lares para cães

21-Jan-2011

Rio - Cachorros recolhidos nos escombros de Teresópolis serão expostos e doados em uma feira que acontece domingo, em Copacabana, no pet shop Bicho Bacana. Ontem, seis voluntários do SOS Felinos percorreram regiões para capturar os animais.

Animais que perderam seus donos na Serra são recolhidos para serem levados à feira na Zona Sul do Rio | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia

Há cerca de 350 cães no depósito da cidade, sendo 80 filhotes. Parte vai para o Rio no fim de semana. “A pressa de recolher os cães dos escombros é porque temos medo que sejam esmagados pelas máquinas”, disse a voluntária Roseli Santos.

Região Serrana enfrenta a pior catástrofe de sua história

Castigada por um temporal que fez chover em 24 horas mais do que era esperado para todo o mês, a Região Serrana do Rio enfrenta desde a noite da terça-feira 11 de janeiro a pior catástrofe natural do Brasil. Com o número de mortos, desabrigados, desalojados, feridos e desaparecidos, a tragédia já superou o registrado em janeiro do ano passado, em Angra dos Reis e, em abril, na capital e Niterói.

Localidades inteiras foram soterradas por lama no município de Teresópolis. No bairro Caleme, uma represa da Cedae transbordou por causa da tromba d’água, provocando o deslizamento de encostas sobre casas e carros. Em Nova Friburgo, três bombeiros que seguiam para resgatar vítimas quando o carro onde estavam foi soterrado por uma avalanche.

Petrópolis também sofreu devastação em diferentes pontos. O Distrito de Itaipava foi o mais atingido. O soterramento de uma casa na localidade Vale do Cuiabá matou 12 pessoas de uma mesma família. Corpos foram recolhidos por moradores e depositados às margens de um rio à espera de resgate. Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto, também cidades da região, também contabilizam mortos.

http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2011/1/voluntarios_buscam_novos_lares_para_caes_138988.html

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Leões esperam na Bolívia transferência para os Estados Unidos

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
20-Jan-2011

Ao menos 25 leões que foram resgatados de circos da Bolívia esperam na cidade oriental de Santa Cruz de la Sierra transferência para uma reserva natural no Colorado, nos Estados Unidos, informou nesta terça-feira (18) o jornal “El Deber”.

A operação, denominada “Arca de leões”, ocorrerá assim que a organização Animal Defenders International (ADI) terminar as negociações com companhias aéreas para o transporte.

Segundo a organização, só falta uma permissão para poder “exportá-los” a uma reserva natural de 320 quilômetros de floresta.

Os leões vivem em jaulas amplas, recebem tratamento de fortalecimento e uma alimentação que semanalmente exige uma despesa de US$ 2 mil.

Em julho de 2009, o Governo do presidente Evo Morales publicou uma lei que proíbe o uso de animais selvagens e domésticos em circos por considerar que nesses espetáculos são praticados “atos de crueldade”.

A norma permite às autoridades policiais o confisco de animais e a aplicação de sanções em caso de descumprimento, além de proibir o trânsito por território boliviano de espetáculos circenses que os tenham no elenco.

Em março desse ano aprovou outra resolução para proibir o uso de animais nos treinamentos e exercícios militares.

http://www.projetogap.org.br/pt-BR/noticias/Show/3501,leoes-esperam-na-bolivia-transferencia-para-os-estados-unidos

China: Circos com animais e zoos podem ser fechado

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
20-Jan-2011

VITÓRIA NA CHINA

O governo chinês publicou uma norma na terça-feira passada, dia 18 de Janeiro, atendendo os protestos de organizações locais e internacionais em defesa dos animais, que coloca os Circos com animais na beira da extinção, assim como mais de 300 Zoológicos que são membros da Associação de Zoológicos da China, de origem estatal.

Uma investigação realizada durante vários meses mostrou os maus tratos evidentes que os Circos praticavam com centenas de animais, assim como os Zoológicos, onde tem morrido uma quantidade inusitada de espécies.

Circos e Zoológicos atraem a visita de mais de 150 milhões de pessoas por ano, praticando inúmeros maus tratos. Outra norma baixada proíbe que os restaurantes de Zoológicos ofereçam comidas com animais, o qual é habitual, e também que o público compre aves e pequenos mamíferos para dar aos tigres, leões e outros felinos, para presenciar a morte dos mesmos.


Fonte: WSPA e Open the Cages Alliance

Dr. Pedro A. Ynterian
Presidente, Projeto GAP Internacional

http://www.projetogap.org.br/pt-BR/noticias/Show/3498,china-circos-com-animais-e-zoos-podem-ser-fechados

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Centenas de budistas rezam por animais sacrificados em epidemia de febre aftosa

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
19-Jan-2011
Associated Press

Centenas de monges budistas sul-coreanos ofereceram preces nesta quarta-feira para 1,98 milhão de vacas, porcos e outros animais sacrificados para tentar conter a pior epidemia de febre aftosa no país.

Os budistas enfrentaram temperaturas abaixo de zero para realizar o ritual no Templo Jogye, sede da Ordem Jogye, maior seita budista da Coreia do Sul.

Alguns monges ajoelharam na grama, diante de fotos de animais, e ofereceram crisântemos --um tradicional símbolo de luto no país. Eles ajoelharam ainda diante de duas estátuas douradas de Buda e queimaram incensos pelos animais.

A Coreia do Sul ordenou o sacrifício cabeças de gado, entre vacas, porcos e cabras em 4.155 fazendas desde que detectou o primeiro surto, em 29 de novembro. A doença se estendeu para cinco províncias do país.

A Coreia do Sul sofreu uma epidemia de febre aftosa há dez anos. A doença voltou a ser registrada no ano de 2002 e no início de 2010, antes do surto de novembro.

Calcula-se que a febre aftosa possa causar danos na pecuária sul-coreana de ao menos 1,5 trilhão de wons (1 bilhão de euros), segundo a agência do país Yonhap.

A luta contra a febre aftosa na Coreia do Sul coincide com o surgimento de 26 casos de gripe aviária no leste e sudoeste do país, lugares em que, desde dezembro, foram sacrificados 3,57 milhões de frangos e patos, indicou a agência sul-coreana.

http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=356332

Campo Grande/MS: Cruz Vermelha pede apoio a Abrigo dos Bichos para animais do RJ

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
19-Jan-2011
João Humberto

Devido à tragédia ocorrida nos últimos dias no estado do Rio de Janeiro, principalmente nas regiões de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, a Cruz Vermelha convocou a ONG campo-grandense Abrigo dos Bichos para participar da campanha de doação visando arrecadar recursos para os animais vítimas de enchentes.

A presidente da ONG, Maria Lúcia Metello, explica que existem muitos animais abandonados em áreas de risco. “Há aqueles que ficaram órfãos e tantos outros machucados que precisam de socorro”, relata.

Rações para cães e gatos, potes para água, jornais e medicamentos são alguns dos pedidos feitos pela Cruz Vermelha, que também está recebendo doações para as pessoas desabrigadas, como roupas, água mineral, fraldas, mamadeiras e materiais de limpeza e higiene pessoal.

As pessoas interessadas em fazer suas contribuições podem procurar a tenda da Cruz Vermelha, instalada na rua Euclides da Cunha, 350, entre as ruas Bahia e Rio Grande do Sul. O horário de funcionamento termina às 19h durante a semana, sendo que o prazo de doações se encerra às 15h de sábado (22).

http://www.campograndenews.com.br:80/cidades/cruz-vermelha-pede-apoio-a-abrigo-dos-bichos-para-animais-do-rj

A verdadeira história do cachorro Caramelo, resgatado em cima de escombros na Região Serrana

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
19-Jan-2011

O verdadeiro cachorro Caramelo / Divulgação
O verdadeiro cachorro Caramelo / Divulgação
RIO - "Antes de mais nada, eu queria esclarecer: aquele cachorro da foto, ao lado de uma cova, no cemitério, não sou eu. Na verdade, fiquei três dias rondando em cima dos escombros da minha casa depois que a chuva levou tudo o que tinha pela frente. Só me tiraram à força, na sexta-feira passada, para me levar para um galpão. Lá, fiquei por pouco tempo. Logo, fui parar na casa de uma nova dona, na Barra da Tijuca. Estranhei e fugi. Ontem, umas pessoas me pegaram no estacionamento de um shopping e me levaram de novo para a nova dona. Agora, estou mais calmo. Se vou me adaptar? O futuro dirá".

Se cachorro falasse e desse entrevista coletiva, possivelmente essas seriam algumas das frases proferidas por Caramelo em seu primeiro pronunciamento após a tragédia que atingiu a Região Serrana do Rio. Como só late e não tem assessor de imprensa, o cão virou, sem querer, uma celebridade.

- Já me ligaram da Noruega, da Suiça, da Argentina e da Inglaterra para saber notícias do cão - conta a voluntária Bebete, da ONG Estimação, uma das responsáveis pelo resgate do animal em cima dos escombros da casa onde ele vivia, no bairro Caleme, em Teresópolis.

O coordenador da Comissão Especial de Proteção Animal, Fabiano Jacob, que também participou do resgate do cão, na sexta-feira, disse que ficou sensibilizado com a história de Caramelo. Moradores fizeram um apelo para retirá-lo de cima dos escombros onde estava há três dias. E acabaram exagerando.

- Ele estava muito agressivo, não queria sair mesmo. Tivemos que usar uma focinheira para evitar que ele mordesse alguém. Lá no local, falaram que, antes de passar dias em cima dos escombros, o Caramelo tinha ido ao cemitério onde a dona foi enterrada. Como foi expulso de lá, teria voltado para cima dos escombros - afirmou Jacob.

O cachorro do cemitério, que pertenceria ao coveiro Rodolfo Júnior
O cachorro do cemitério, que pertenceria ao coveiro Rodolfo Júnior
A informação vaga de moradores sobre a suposta ida ao cemitério casada com uma foto de um sósia de Caramelo ao lado de uma cova fez com que o cão ganhasse a fama que nem pediu. A imagem foi captada no último sábado, quando, segundo Bebete, da ONG Estimação, Caramelo já estava abrigado num galpão. Nesta segunda-feira, o jornal "O Diário de Teresópolis" entrevistou não o sósia de Caramelo - ele também só late -, mas o coveiro Rodolfo Júnior, que disse que o cão da foto era o seu bicho de estimação, chamado de Leão.

Se falasse e desse entrevista coletiva, possivelmente Caramelo pediria para que a imprensa não o procurasse mais. Afinal, ele já tem uma nova dona. Bebete, que o resgatou, lembra que há centenas de animais abandonados na Região Serrana neste momento. A principal dificuldade é encontrar mais um local para abrigo já que o galpão utilizado atualmente está lotado. O ideal é que os animais consigam adoção.

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/01/19/a-verdadeira-historia-do-cachorro-caramelo-resgatado-em-cima-de-escombros-na-regiao-serrana-923564479.asp

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Mais de 250 animais já foram resgatados na Região Serrana

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
18-Jan-2011

RIO - Desde a última sexta-feira até a tarde de segunda-feira, a Comissão Especial de Proteção aos Animais da Assembléia Legislativa Alerj) resgatou mais de 250 animais na Região Serrana do Estado, após as chuvas que devastaram pelo menos sete cidades. Os animais foram levados para abrigos em Teresópolis (no bairro de Melbon) e Petrópolis (em um Ciep localizado na Estrada União-Indústria 2.822, em frente ao terminal rodoviário, em Corrêas).

"Todos os bichos estão recebendo assistência e medicamentos. A comissão resgatou os cães e ajudou a montar uma infraestrutura mínima para abrigar os animais. Contamos também com o apoio de ONGs de proteção de animais locais que nos ajudaram na remoção e transferência para abrigos", disse, em nota, o deputado estadual André Lazaroni (PMDB), presidente da comissão, ressaltando que os bichos que não forem recolhidos pelos donos nos abrigos serão encaminhados para adoção.

Quem estiver interessado na adoção dos animais, pode entrar em contato com a veterinária Andrea Lambert pelo telefone (21) 9632 - 8115 ou pelo email andrealambertvet@gmail.com.

Na sexta-feira passada, a comissão da Alerj conseguiu resgatar um cão que ficou dois dias ao lado do túmulo de sua dona, Cristina Maria Cesário Santana, vítima da tragédia. O animal, apelidado de 'Caramelo' pelos moradores da área, foi encontrado sem ferimentos, mas muito assustado.

A comissão também está fazendo um apelo para que a população colabore com doações aos animais. Entre os itens relacionados, estão: ração úmida (em lata), ração comum, panos velhos, jornais, papelão, focinheiras, coleiras e cercadinhos de arame para separar os animais. As doações podem ser entregues no Saguão do Palácio Tiradentes, na sede da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, ou ainda nos seguintes locais:

Animals Care: Avenida Bartolomeu Mitre, 455 - lojas 106 e 107, Leblon.

Lojas Bicho Bacana: Rua Santa Clara 110 e Rua Paula Freitas 61, Copacabana.

Patas & Penas - Rua Voluntários da Pátria 374, Botafogo.

Pet Shop Sheik - Rua Barão Mesquita nº 891, A. Tijuca.

Veterinária Kennel Vip - Rua Gavião Peixoto 31, Icaraí, Niterói.

Gapa (Grupo de Assistência e Proteção aos Animais Itaipava). Tel. (24) 2222-8419

Clínica Bicharada - Estrada União Indústria 10661, Itaipava/ Petrópolis (RJ).

ONG Combina (Companhia dos Bichos e da Natureza) - Rua José Eugênio Muller, 36, Centro - Friburgo

Armazém do Gemmal - Estrada União e Indústria, 10.733, Itaipava. Tel: (24) 2222-0298

A ONG WSPA Defensores dos Animais disponibilizou uma conta para doações em dinheiro: CNPJ: 04.363.242/0001-09

Banco Bradesco

Agência: 279-8

Conta-poupança: 172813-0

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/01/18/mais-de-250-animais-ja-foram-resgatados-na-regiao-serrana-923531209.asp

Rio de Janeiro: Itaipava terá feira de adoção de animais

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
18-Jan-2011

RIO - O Grupo de Assistência e Proteção aos Animais (Gapa) vai promover no próximo sábado uma feira de adoção no estacionamento de um supermercado em Itaipava (Estrada União-Indústria 11.711). (Veja fotos dos animais) A entidade vem trabalhando nos últimos dias no acolhimento de animais encontrados abandonados após as chuvas que castigaram os municípios da Região Serrana. De acordo com o coordenador de atividades do Gapa, Carlos Eduardo da Cunha Pereira, já houve dez resgates até o momento. Entre eles, está o de um cão labrador, chamado de Wilson, o de uma poodle grávida e até o de um cavalo.

- Estamos percorrendo principalmente a região do Vale do Cuiabá e dando prioridade aos casos mais graves, de feridos. Já recebemos pedidos para a região do Brejal, mas há dificuldade de acesso. Sabemos que a situação também é crítica em São José do Vale do Rio Preto, mas não temos estrutura para chegar até lá - afirmou Carlos Eduardo.

As chuvas que atingiram a Região Serrana destruíram um dos lares provisórios que o Gapa mantinha em Itaipava, no Vale do Cuiabá. O local foi invadido pelas águas e por muita lama e dez cães e gatos que ali se recuperavam ou aguardavam adoção morreram. A entidade possui outros lares na região, com 70 animais. Para mais informações sobre a ONG, que desde 2005 atua em Petrópolis fazendo castrações e realizando campanhas de adoções, está disponível o site www.gapaitaipava.org.br.

Entidades recolhem doações

A Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA Brasil) está voltando sua atenção para os animais afetados pelas chuvas na Região Serrana do Rio, abrindo dois canais para quem quer ajudar: em dinheiro ou em forma de produto, doando ração e medicamentos veterinários para os animais. As doações em dinheiro podem ser feitas por depósito em nome de Defensores dos Animais, no Banco Bradesco, agência 0279, conta-poupança 172813-0. A entidade afirma que todos os recursos serão empregados na prestação de socorro e prevenção de doenças em prol do bem-estar dos animais.

Caso a doação seja em alimento (ração para cães e gatos) e medicamentos veterinários, a WSPA divulgou uma série de endereços para entrega na própria região atingida. A WSPA também informa que fez contato com alguns parceiros para apoio à campanha. O Laboratório Merial doará um lote de vacinas para prevenção da Raiva e Leptospirose que será encaminhado para uma clínica veterinária parceira na região de Itaipava. A Pedigree confirmou para a entidade a doação de uma tonelada de ração para cães e gatos.

A WSPA coordena essa ação em apoio aos animais, junto às seguintes ongs afiladas: a Defensores dos Animais (Rio de Janeiro), o Gapa (Itaipava) e a AnimaVida (Petrópolis), a Combina (Nova Friburgo) e SOS Animal (Teresópolis), que estão se mobilizando regionalmente, visando a minimizar os sofrimentos dos animais.

Para doação na forma de produto (ração e medicamentos veterinários), procure um dos postos de coleta na região e no Estado do RJ:

Gapa - Grupo de Assistência e Proteção aos Animais
Telefone: (24) 2222-8419

Clínica Bicharada
Estrada União Indústria, 10661, Itaipava/ Petrópolis (RJ) - CEP: 25750-225

ONG Combina (Companhia dos Bichos e da Natureza)
Rua José Eugênio Muller, 36, Centro - CEP: 28610-010 - Friburgo - Rio de Janeiro

Armazém do Gemmal
Estrada União e Indústria, 10.733, Itaipava - CEP: 25750-225 - Tel: (24) 2222.0298

SOS Animal
Rua Silvio Romero, 40 - Golf (em frente ao Hotel Alpina) - Teresópolis (RJ) - Contato: Rosane Forli - Tel: (21) 87870872 / (21) 3641-0872

SOS 4 Patas - Centro de Proteção de Defesa dos Animais de Resende
Avenida Projetada, nº 578, Toyota II - Resende (RJ) - CEP: 27511-970 - Telefone: (24) 3360-8070

Defensores dos Animais
Rua Doutor Manoel Cotrim, nº 61, Riachuelo (RJ), CEP: 20961-040 - Telefone: (21) 2582-6646

Na cidade do Rio de Janeiro, a Secretaria de Promoção e Defesa Animal (Sepda) está recebendo doações em seus postos de esterilização. Veja os endereços na cidade:

Bonsucesso: Avenida Brasil, esquina com a Rua Teixeira Ribeiro (passarela 9)

Centro: Campo de Santana - Praça da República, Campo de Santana, s/nº.

Coelho Neto: Praça Virgínia Cidade (próximo à estação Coelho Neto do Metrô).

Guaratiba: Fazenda Modelo - Estrada do Mato Alto, 5620 (ao lado do Posto de Saúde Maia Bittencourt).

Jacarepaguá: Praça Seca (em frente ao banco HSBC).

Largo do Machado: Praça Central (em frente à cabine da Polícia Militar, próximo à Estação Metrô).

Realengo: Praça Padre Miguel (Paralela à Avenida Santa Cruz, em frente à igreja Nossa Senhora da Conceição).

Vicente de Carvalho: Largo de Vicente de Carvalho - Av. Pst. Martin Luther King Júnior (próximo ao metrô).

As doações também poderão ser feitas no Centro de Controle de Zoonoses(Largo do Bodegão, 150 / Santa Cruz - tels: 3395-2190 / 3395-1595)

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/01/18/itaipava-tera-feira-de-adocao-de-animais-923529274.asp

domingo, 16 de janeiro de 2011

Campinas/SP: ‘Órfãos da chuva’, cães vagam por áreas abandonadas

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
16-Jan-2011

Animais são deixados para trás por famílias desalojadas e situação mobiliza ação por parte de autoridades sanitárias

PAULO REDA
CAMPINAS

Esquecidos pelas equipes de resgate, os animais de estimação das famílias vítimas dos temporais dos últimos dias, em sua grande maioria cachorros “órfãos” da chuva, podem ser vistos vagando pelas ruas dos bairros onde antigas moradias instaladas em áreas de risco começaram a ser demolidas.

Como não podem ser levados para os abrigos provisórios criados pela Prefeitura de Campinas para receber os desalojados e na maioria dos casos rejeitados pelos parentes que recebem temporariamente essas famílias, esses cães abandonados convivem com os riscos cotidianos de estar soltos nas ruas e também podem representar problemas para a saúde pública.

Na sexta-feira, pela primeira vez a Defesa Civil de Campinas manifestou preocupação com o destino dos animais de estimação deixados nas ruas pelas famílias desabrigadas. Em uma reunião que contou com a participação de representantes da Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde), ficou acertado que o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) realizará um levantamento nos locais onde casas foram demolidas ou famílias desalojadas para verificar a situação dos cães abandonados.

De acordo com Maria Filomena Gouveia Vilela, coordenadora da Covisa, se for necessário a administração utilizará as dependências do CCZ para abrigar temporariamente esses animais. “O CCZ não é um local indicado para esse tipo de situação, mas como estamos em um momento em que medidas emergenciais se fazem necessárias é possível abrir uma exceção”, ressaltou ela.

Maria Filomena explicou que em algumas situações as famílias conseguem levar seus cachorros de estimação para a casa de amigos, parentes ou vizinhos. “Acredito que até o meio da semana já tenhamos um diagnóstico claro dessa situação”, afirmou ela.

Enquanto a prefeitura busca definir uma forma de procedimento para preservar a integridade desses animais, seus proprietários não conseguem esconder a preocupação e a tristeza com essa situação de abandono forçado.

É o caso da aposentada Julia Terezinha do Espírito Santo, que até semana passada vivia em uma casa às margens do Rio Atibaia, no Beco Mokarzel, com seu filho e cinco cachorros - Grilo, Bob, Neguinha, Becki e Pink.

Sua casa foi tomada pela água e posteriormente demolida. Ela e o filho foram levados para um abrigo temporário instalado no Hospital Cândido Ferreira. Na tarde de sexta-feira, os cães circulavam pelas ruas do beco enquanto sua dona tentava desesperadamente encontrar alguém que cuidasse deles. “Esse aqui (Grilo) foi atropelado hoje e está mancando. Consegui ajuda de um comerciante local que oferece ração a eles, mas só vou sossegar quando eles saírem da rua”, disse ela.

Para o vereador campineiro e presidente da UPA (União Protetora dos Animais), Vicente Carvalho (PV), foi um erro a prefeitura não ter incluído a possibilidade de atendimento aos animais de estimação no decreto que criou a Operação Verão. “As ONGs (Organizações Não-Governamentais) já realizam hoje um trabalho que deveria ser feito pelo poder público. Na UPA, não temos espaço físico para acolher esses animais.”

http://portal.tododia.uol.com.br/?TodoDia=cidades&Materia=472911

Final feliz: Veja reportagem sobre resgate do chimpanzé Omega e sua nova vida em santuário

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
16-Jan-2011

Assista reportagem veiculada no dia 16/01/2011 no programa Domingo Espetacular, da Rede Record, sobre todo o trabalho de resgate e transferência do chimpanzé Omega do Líbano para o Brasil. Hoje Omega já saiu da quarentena e vive feliz com seus companheiros no santuário do Paraná.

Fonte: Projeto GAP