sábado, 10 de abril de 2010

Sandra Bullock adota animais com necessidades especiais

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
10-Abr-2010

Carinhosamente conhecida como “queridinha da América”, a vencedora do Oscar de Melhor Atriz de 2010, Sandra Bullock, também é conhecida por sua paixão por cães.

Sandra Bullock com os cães nos sets de filmagem (Foto: Examiner)
Sandra Bullock com os cães nos sets de filmagem (Foto: Examiner)
Sandra adotou três amiguinhos com necessidades bastante especiais. Poppy é um mestiço de chihuahua e lulu-da-pomerâ nia com apenas três patinhas. Ruby é uma chihuahua incrível de duas patas, que anda com apenas com as duas traseiras. E o terceiro cãozinho, Bebe, também chihuahua, tem apenas um olho

Cães com necessidades especiais, como Poppy, Ruby e Bebe, são os mais difíceis de serem adotados, e são candidatos bem propícios à eutanásia, então é animador saber que existem pessoas como Sandra Bullock que tornam esses peludinhos parte de sua vida.

Poppy, que perdeu a perna em um incidente, foi adotado de um abrigo na Califórnia do Sul em setembro de 2005, e Ruby, nascida com apenas duas perninhas, foi adotada em novembro de 2006. Bebe veio do Best Buddies Rescue, em Long Beach.

Dizem que Sandra tem medo de que seus companheiros sejam feridos em acidentes de trânsito desde que seu carro foi acertado por um motorista bêbado em abril de 2008. A experiência assustadora e um acidente de avião no qual ela perdeu toda sua família de 4 patas fizeram Sandra se preocupar com a segurança dos bichinhos.

Sandra e sua família de cães (Foto: Examiner)
Sandra e sua família de cães (Foto: Examiner)
Uma amiga da atriz disse que “há mais de dez anos todos os seus animais morreram quando viajavam no bagageiro de um avião. Ela ficou arrasada e prometeu nunca mais deixar nada de ruim acontecer aos seus parceiros outra vez. Um monte de gente acha que ela está fazendo tempestade em copo d’água, mas ela não se importa. Pelo menos tem a certeza de que seus cães estão bem”.

Dentre as adaptações que Sandra providenciou para seus animais estão uma cadeira de rodas especial para Ruby, coletes reflexivos de segurança e cintos personalizados para o carro, que mantêm os peludinhos seguros.

De acordo com Sandra, seus cães “são simplesmente normais”. “Qualquer cãozinho aleijado é bem-vindo em nossa casa”, disse Sandra Bullock em entrevista. “Se não podemos adotá-los, acharemos quem possa. Mas eles é que parecem encontrar a nós”.

Fonte: Examiner

terça-feira, 6 de abril de 2010

Após mortandade por seca, Quênia faz megatransporte de animais

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
06-Abr-2010

Cerca de 4 mil zebras e 3 mil gnus foram levados para substituir animais mortos pela seca em parque nacional.

Guardas florestais no Parque Nacional Amboseli, no Quênia, começaram nesta semana o que eles dizem ser o maior deslocamento de animais já realizado no mundo.

Cerca de 4 mil zebras e 3 mil gnus estão sendo levados para uma área atingida pela pior seca da história, que deixou dezenas de milhares de animais mortos.

O Parque Nacional Amboselli é um dos mais populares do Quênia, mas também um dos que mais sofreram com a seca, que alterou o balanço do ecossistema local.

A seca provocou ainda uma crise entre os pequenos criadores de gado das proximidades da reserva.

Com a morte de suas presas habituais, alguns animais selvagens passaram a atacar o gado.

Com o transporte dos animais para a região, à beira do monte Kilimanjaro, as autoridades locais querem resolver dois problemas de uma vez só: garantir aos turistas algo que ver no parque, e aos leões algo o que comer após a devastação provocada pela seca.

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,apos-mortandade-por-seca-quenia-faz-megatransporte-de-animais,534434,0.htm

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Universidade de Minas Gerais vai tratar e pesquisar jaguatirica e macaco bugio encontrados feridos

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
05-Abr-2010
O Globo, Mega Minas

Uma jaguatirica e um macaco bugio encontrados feridos foram transferidos nesta segunda-feira para a Universidade Federal de Viçosa (UFV) , em Minas Gerais. Os animais estavam sendo tratados por veterinários em Juiz de Fora. A jaguatirica apresenta várias marcas de chumbo pelo corpo. Já o bugio, da espécie Caraya e vítima de uma descarga elétrica, teve a pata traseira e alguns dedos de uma das patas dianteiras amputados.

Segundo Tarcízio de Paula, professor do Departamento de Veterinária e responsável pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres da UFV, ambos os animais ficarão em quarentena no Centro de Triagem, onde irão servir de fontes de pesquisa.

- Esses animais ficarão aqui até estarem totalmente prontos para voltarem para a natureza. Nós faremos uma série de exames e, por se tratarem de animais raros, servirão de parâmetro para trabalhos científicos aqui produzidos - diz o professor.

Segundo Tarcízio de Paula, a equipe do Centro de Triagem, por exemplo, deverá colher de ambos os animais sangue e sêmen, no caso da jaguatirica, para poder estudar as células e procedimentos a serem adotados no congelamento, respectivamente. Após a recuperação e os estudos, os animais devem ser soltos.

- A jaguatirica deve ganhar uma coleira com um rádio transmissor para podermos fazer o acompanhamento desse animal. A gente já teve outras experiências de soltar outros animais, como um lobo guará e até outra jaguatirica, e depois monitorá-los - ressalta o professor.

A jaguatirica, de 16 kg e um ano de idade, deu trabalho aos veterinários de Juiz de Fora. Enquanto aguardava a chegada dos técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) precisou ser sedada duas vezes. A jaguatirica foi encontrada na BR-116 pela Polícia de Meio Ambiente, depois de ser atropelada em Além Paraíba. As radiografias revelaram que o animal não sofreu fraturas internas, mas apresentava marcas de chumbo, sinal de que foi perseguido e tomou tiros de cartucheira. Durante 12 dias ela foi cuidada por veterinários de Juiz de Fora.

Já o macaco bugio ficou 20 dias na clínica veterinária. Chegou ferido depois de ter sofrido uma descarga elétrica. A espécie típica da Mata Atlântica foi encontrada no bairro Santo Antônio, região sudeste de Juiz de Fora.

A jaguatirica e o macaco bugio foram recolhidos por técnicos e um biólogo do Ibama nesta manhã. Segundo o instituto, Juiz de Fora não tem um local adequado para reabilitação deste animais.

http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/04/05/universidade-de-minas-gerais-vai-tratar-pesquisar-jaguatirica-macaco-bugio-encontrados-feridos-916248557.asp

Projeto Tamar/CE: Em defesa das tartarugas

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
05-Abr-2010

Em comemoração aos 30 anos de atuação, Projeto Tamar solta tartarugas resgatadas no litoral brasileiro

ImageNo final dos anos 70, quando ainda não havia trabalhos de conservação da vida marinha no Brasil, as tartarugas marinhas integravam a lista das espécies ameaçadas de extinção. O ciclo de vida complexo e longo, associado à pesca acidental e à captura de fêmeas e ovos de tartaruga faziam com que as populações das cinco espécies encontradas no Brasil sofressem uma diminuição drástica. Em comemoração aos 30 anos do Projeto Tamar no Brasil, as 23 bases de pesquisa existentes em nove Estados brasileiros farão, no próximo sábado, às 16h30, a soltura simultânea de filhotes e de tartarugas adultas resgatadas e tratadas nas bases do projeto.

Este é o caso do Ceará, que é uma área que as tartarugas buscam para alimentação e desenvolvimento. Na base localizada na Praia de Almofala (município de Itarema) será solta uma tartaruga que, há quatro meses, ficou encalhada na Praia do Futuro, em Fortaleza. "A tartaruga foi recolhida pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, que repassou a tartaruga para tratamento e reabilitação em nossa base. O Ceará é uma área que recebe tartarugas marinhas vindas da América Central e da África, onde ficam de dois a três anos para se desenvolver", explica Eduardo Lima, engenheiro de pesca e coordenador regional do Projeto Tamar no Ceará.

Iniciado em 1980 no Rio Grande do Sul, o Tamar alcançou, entre 2009 e 2010, a marca de 10 milhões de filhotes nascidos sob a proteção do projeto. Um fato interessante é que, como as tartarugas atingem a maturidade sexual por volta dos 30 anos, os filhotes nascidos este ano fazem parte da segunda geração, filhos dos primeiros filhotes cujo ciclo foi garantido pela intervenção do Tamar, que hoje possui bases nos Estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Educação ambiental

No litoral do Ceará, as tartarugas marinhas buscam alimentação e encontram área para desenvolvimento
No litoral do Ceará, as tartarugas marinhas buscam alimentação e encontram área para desenvolvimento
Além de trabalhar com pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, o Tamar busca promover a conscientização ambiental. O resultado é que cada ano, cerca de 20 mil ninhos são protegidos, gerando aproximadamente um milhão de filhotes/ano. Desde o início, as ações de conservação promovem também o envolvimento das comunidades litorâneas. Para tanto, foi decisivo o fomento de alternativas econômicas sustentáveis que gerassem renda e serviços diretos para cerca de 1.300 pessoas das populações costeiras, proporcionando melhorias na qualidade de vida. Com isso, os pescadores, que antes concorriam para o desaparecimento dessas espécies, passam a atuar também como agentes de preservação, ajudando as equipes a preservar os locais de desova e alertando quando uma tartaruga fica encalhada na praia.

Mas apesar dos êxitos conquistados, ainda há preocupação quanto ao futuro dessas espécies. Atualmente, as principais ameaças à tartaruga marinha são a pesca acidental, o consumo de tartarugas e seus ovos na alimentação e a poluição nos mares. Além disso, a ocupação desordenada da costa brasileira ameaça as áreas de desova e alimentação dessas espécies, comprometendo seu ciclo de vida.

O coordenador do Tamar no Ceará relata que os tratamentos de uma tartaruga resgatada podem durar dias ou meses, com acompanhamento de um veterinário. "E mesmo com todo o cuidado e carinho das equipes, não há garantia de que a tartaruga se recupere", admite.

"O que se percebe no litoral brasileiro é que o número de encalhes vem crescendo. Apesar de marinha, a tartaruga tem respiração pulmonar e precisa subir à superfície. Assim ela acaba morrendo quando fica presa em anzóis ou redes de pesca", diz Eduardo Lima.

Outro problema apontado por ele é o lixo jogado no mar, principalmente o plástico, que é confundido pela tartaruga com comida. "O lixo que ela ingere acaba perfurando o sistema digestivo, causando constipação. Mesmo quando conseguimos resgatar um animal que ingeriu lixo, dificilmente ele sobrevive. Este é um dos maiores problemas encontrados quando há encalhe de tartaruga marinhas no litoral brasileiro", adverte.

ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO
Litoral cearense favorece ciclo de vida

Fortaleza Criada em 1992, a base do Projeto Tamar no Ceará foi montada em Almofala, praia do Litoral Oeste localizada a cerca de 240 quilômetros de Fortaleza. Apesar das áreas de desova costumarem ter maior visibilidade por conta da soltura dos filhotes promovidas anualmente pelo Tamar, as áreas de alimentação e desenvolvimento são de extrema importância no ciclo de vida seguido por essas espécies marinhas.

A região cearense é considerada pelos pesquisadores uma importante área de alimentação, descanso e corredor migratório para as espécies de tartarugas marinhas que passam pelo litotal brasileiro.

Área de desenvolvimento

As cinco espécies encontradas no País utilizam o litoral cearense como área de alimentação e desenvolvimento. São elas: a tartaruga aruanã ou verde (Chelonia mydas), a cabeçuda ou mestiça (Caretta caretta), a tartaruga de couro ou gigante (Dermochelys coriacea), a tartaruga de pente (Eretmochelys imbricata) e a tartaruga oliva (Lepidochelys olivacea).

Em Almofala, a função do Tamar é garantir e monitorar o desenvolvimento das tartarugas adultas que aqui aportam, promover a proteção das tartarugas em parceria com a comunidade e atender casos de tartarugas encalhadas ou feridas no litoral cearense. "Quando uma tartaruga é encontrada, é transportadas para a base do Tamar em Almofala. Aqui é realizada uma avaliação e, a partir desse momento, o animal recebe o tratamento indicado para o problema que ele apresenta, com acompanhamento de veterinário", explica o coordenador regional do Tamar, Eduardo Lima. Enquanto não podem ser devolvidas ao mar, as tartarugas são mantidas em tanques e, quando se recuperam, costumam ser expostas no Centro de Educação Ambiental mantido pelo Tamar em Almofala.

O contato com os exemplares em recuperação permite sensibilização da comunidade e ajuda a ampliar a preservação das tartarugas. "O apoio da comunidade é essencial para que possamos garantir a sobrevivência das tartarugas marinhas", ressalta ele.

Desafio

O principal desafio da base cearense do Tamar é proteger os animais capturadas incidentalmente em currais de pesca, redes de espera para peixes e caçoeira para lagostas, utilizados tradicionalmente pelas comunidades que trabalham com a pesca artesanal. Antes da instalação da base do Tamar, todas as tartarugas marinhas aprisionadas acidentalmente eram mortas. Hoje, são devolvidas ao mar, pela equipe do projeto, com a ajuda dos pescadores, que são diretamente envolvidos na preservação.


PROTEÇÃO

10 milhões de tartarugas marinhas nasceram sob a proteção do Projeto Tamar, que completa 30 anos de atuação em nove Estados brasileiros. No Ceará, a base está na Praia de Almofala

Fique por dentro
Ciclo de vida

as tartarugas marinhas apresentam um ciclo de vida complexo, utilizando diferentes ambientes ao longo da vida (que pode durar cerca de 80 anos), o que implica em mudança de hábitos. Embora sejam marinhas, utilizam a praia para desova, garantindo o local adequado à incubação dos ovos e o nascimento dos filhotes. Ao nascerem, as tartaruguinhas rumam para o alto-mar, onde os filhotes encontram alimento e proteção. Por vários anos, ficam migrando passivamente pelo oceano.

MAIS INFORMAÇÕES
Base do Projeto Tamar no Ceará

Praia de Almofala, Itarema

(88) 3667.2020

www.tamar.org.br

KAROLINE VIANA
Repórter

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=762695

domingo, 4 de abril de 2010

PM prende caçadores em Cachoeiras de Macacu/RJ

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
04-Abr-2010

Policiais militares do Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente (BPFMA) prenderam quatro homens, na tarde deste sábado, na Serra do Bengala, na localidade de Japuíba, em Cachoeiras Macacu. Eles estavam num rancho que, segundo os PMs, é usado para caça de animais como cotia, paca e aves. Com Carlos Alberto Gomes de Carvalho, de 39 anos, Adeir de Araújo, de 51, Célio Vicente de Melo, de 71, e Celso Henrique Pinto de Melo, de 47, foram apreendidos três espingardas e três trabucos (uma arma artesanal usada como armadilha no chão), além de 20 peças de munição, quatro fardas camufladas e três lanternas.

De acordo com o sargento Marcos Roberto da Silva, que participou da operação, o local onde os acusados estavam é uma Área de Proteção Ambiental (APA) do Parque Estadual dos Três Picos. Os policiais chegaram até os caçadores por meio de denúncia anônima. Os presos foram levados para a 5ª DP (Gomes Freire) e, em depoimento, negaram ser caçadores e disseram que estavam na mata por diversão. Mesmo assim, segundo o delegado adjunto Antônio Bonfim, os acusados responderão pelos crimes de porte ilegal de arma, caça ilegal e formação de quadrilha. A pena pode chegar a nove anos de prisão.

http://extra.globo.com/geral/casodepolicia/posts/2010/04/04/pm-prende-cacadores-em-cachoeiras-de-macacu-280611.asp

Prefeitura do Guarujá/SP alerta banhistas sobre maus-tratos contra tartarugas

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
04-Abr-2010

Animais são alimentados e tirados do mar por turistas.
Quem for flagrado dando comida pode pegar até 1 ano de prisão.

Paulo Toledo Piza
Do G1, em São Paulo

Tartaruga-verde nada próximo à Praia das Astúrias (Foto: João Moya/Divulgação/Prefeitura do Guarujá)

Tartaruga-verde nada próximo à Praia das Astúrias (Foto: João Moya/Divulgação/Prefeitura do Guarujá)

Banhistas que frequentam a Praia das Astúrias, no Guarujá, litoral paulista, nas últimas semanas se depararam com uma faixa que alerta sobre a presença de tartarugas no mar e que pede às pessoas que evitem mexer ou alimentar esses répteis. Predominantes na costa da cidade, as tartarugas-verdes são alvo de maus-tratos e correm risco de extinção.

Denúncias de banhistas que tiravam os bichos do mar e os levavam para serem fotografados ou alimentados são recorrentes, segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Mesmo assim, nenhum caso semelhante foi flagrado por fiscais da prefeitura.

Faixa alerta banhistas para a presença de tartarugas e a lei de crimes ambientais (Foto: Marcos Miguel/Divulgação/Prefeitura do Guarujá)

Faixa alerta banhistas para a presença de tartarugas e a lei de crimes ambientais (Foto: Marcos Miguel/Divulgação/Prefeitura do Guarujá)

“Recebemos informações de que banhistas capturaram tartarugas e as deixaram na praia”, disse a bióloga Ewerlaine Reinhart, que trabalha na secretaria. “Tem gente que dá até pão de queijo para elas”, acrescentou. Quem for flagrado alimentando de forma errada os répteis – ou qualquer outro animal – infringe a lei federal de crimes ambientais (número 9.605, de 12 de fevereiro de 2008) e pode ser punido com até um ano de prisão e multa.

As tartarugas se concentram na Praia das Astúrias em razão da grande quantidade de alimentos disponíveis, como algas, águas-vivas e pequenos moluscos. “O organismo das tartarugas não está preparado para digerir nossos alimentos. É como dar uma feijoada a um bebê”, comparou a bióloga. Ela acrescentou que os animais não têm costume de botar ovos nas praias da cidade.

Apesar de serem dóceis, as tartarugas podem morder caso se sintam ameaçadas. “E quando mordem, não soltam. Podem causar um ferimento grave”, afirmou Ewerlaine. “Por isso, os banhistas devem evitar chegar perto de qualquer animal marinho.”

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1551366-5605,00-PREFEITURA+DO+GUARUJA+ALERTA+BANHISTAS+SOBRE+MAUSTRATOS+CONTRA+TARTARUGAS.html

Dois homens são flagrados ao tentar vender cães em Lauro de Freitas/BA

Noticias
04-Abr-2010
Redação CORREIO

João Paulo Silva e José Ricardo Teixeira foram levados na manhã de sábado (03) para a 23ª Circunscrição Policial, em Lauro de Freitas, por venda ilegal de animais. A advogada Ana Rita Tavares, da ONG Terra Verde Viva, disse já ter advertido os dois, que estavam tentando vender cinco filhotes de cachorro na primeira portaria de Vilas do Atlântico.

Presos em gaiolas e em contato com o chão, os pequenos animais corremrisco de vida por terembaixa imunidade. Apesar do flagrante, os vendedores não foram detidos, mas serão processados pela ONG Terra Viva.

http://correio24horas.globo.com/noticias/noticia.asp?codigo=55191&mdl=50

Farra do boi e falta de efetivo das polícias marcam o feriadão em Governador Celso Ramos/SC

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
04-Abr-2010

Posto da PM contou com apenas dois soldados e uma viatura para conter os farristas

Começou na quinta-feira à noite, atravessou a Sexta-feira Santa, o Sábado de Aleluia e chegou até o começo da noite do domingo de Páscoa. A farra do boi foi ininterrupta no feriadão em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis.

Os farristas não escolhiam lugar e diversas vezes passaram perto da delegacia e do posto da Polícia Militar (PM).

De acordo com os plantonistas da delegacia, havia cerca de mil pessoas a pé e outras 200 em motos, correndo dos bois. Era comum ver homens sem capacete e embriagados em cada veículo.

O destino era sempre o mesmo: o final da Praia de Ganchos. Os policiais civis admitiram que em nenhum momento os farristas foram incomodados.

No posto da PM na cidade, a descrição do feriadão foi a mesma. Os policiais militares contaram que houve farra do boi constantemente e nenhuma providência foi tomada.

Falta de efetivo

Eles justificaram que estavam em dois homens e contavam somente com uma viatura. Argumentaram que, para das conta de mil pessoas, é preciso reforço externo de outras cidades, mas que isto depende do comando da corporação.
Sobre a presença dos bois em Governador Celso Ramos, os policiais militares e civis explicaram que os animais entraram na cidade antes das barreiras montadas na quarta-feira. Os plantonistas relataram que pelo menos 20 bois foram vistos pelas ruas da cidade.

Uma entrevista coletiva foi marcada para a tarde desta segunda-feira na sede da Polícia Militar, em Florianópolis, para tratar do assunto. O Centro de Operação da PM adiantou que no encontro será apresentado um balanço das operações de combate à farra do boi.

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&newsID=a2861980.htm