sábado, 17 de julho de 2010

PETA reclama de campanha com Janet Jackson

17-Jul-2010
A cantora é a nova estrela da grife Blackglama e usa casaco de pele em foto

Campanha com Janet Jackson

O anúncio saiu na quinta-feira (15) e já está causando bastante polêmica: Janet Jackson foi criticada publicamente nesta sexta-feira (16) por fazer campanha de moda para uma grife especializada em casacos e outros acessórios de pele de animal chamada Blackglama.

A ONG PETA, que defende os direitos dos animais, enviou comunicado à imprensa internacional criticando a decisão da cantora de fazer a peça publicitária.

"É incrível o que as celebridades fazem para aquecer uma carreira que está em baixa, mas não achávamos que Janet estava tão desesperada assim. Certamente ela sabe bastante sobre sofrimento e mortes desnecessárias para reconhecer que ambos os fatos acontecem durante a produção de um casaco de pele", critica a ONG.

http://www.abril.com.br/noticias/comportamento/ong-protege-animais-reclama-campanha-janet-jackson-579214.shtml





Animais em risco de extinção renascem em Chernobyl

Noticias - MEIO AMBIENTE - MUNDO
17-Jul-2010
por BRUNO ABREU

O desastre em Chernobyl equivaleu a 400 bombas iguais à de Hiroshima. As radiações depositaram-se na região. Os humanos tiveram de sair e os animais reclamaram o seu espaço. Uns falam em paraíso na Terra, outros que as radiações prejudicam a fauna e flora.

Imagine-se um lugar sem pessoas, sem pesticidas, sem indústria, sem trânsito, onde os animais vivem em total liberdade e reclamam aquilo que um dia chegou a ser deles. Esse lugar existe: é numa zona que abrange a Ucrânia e a Bielorrússia, mas só é assim porque, em 1986, ocorreu lá o maior desastre nuclear de sempre. A radiação de Chernobyl, que impediu os humanos de voltarem à região, não afectou o espírito curioso dos animais, que invadiram as cidades e as casas onde as pessoas viviam. Há até 14 espécies em vias de extinção que estão a usar esta região livre de pessoas para renascerem.

No dia 26 de Abril de 1986, o quarto reactor da central nuclear de Chernobyl, no norte da Ucrânia, explodiu, o que resultou na libertação de material radioactivo e a subsequente evacuação da região. Mais de 135 mil pessoas tiveram de abandonar as suas casas. O que não fez caso foi a fauna (e também a flora) que, sem humanos, também não tinha quem a impedisse de vaguear à vontade pela zona. Foi assim que surgiu o boom de biodiversidade na região.

Animais como o lince, bufos- -reais, garças-brancas, cisnes, ursos e lobos introduziram-se na zona deserta próxima de Chernobyl. Sem quem os cace, os lobos formaram matilhas. A cadeia alimentar fortaleceu-se, pois tudo voltou ao ritmo normal da natureza. Voltou a ver-se javalis na zona, e até os cisnes voltaram para nidificar. Vendo tal biodiversidade, o homem resolveu dar uma ajuda e introduziu lá animais. O caso de maior sucesso é o do cavalo de Przewalski, o equídeo mais próximo do cavalo original, que transportou as tropas de Átila, o Huno, e que estava em perigo de extinção. Aliás, foram 14 as espécies em perigo que conseguiram reaparecer na região "nuclear". Na Bielorrússia, a zona foi já considerada, oficialmente, reserva natural.

Apesar disso, há quem considere que as radiações estão a prejudicar a fauna e a flora - estudos indicam que são precisos 900 anos para eliminar qualquer rasto de partículas nucleares de Chernobyl. Os vários estudos são inconclusivos, mas... os animais não se importam.

http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1620780&seccao=Biosfera

Abandono de animais cresce nas férias

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
17-Jul-2010
Fernanda Borges
Do Diário do Grande ABC

ImageO abandono de cães e gatos durante o período de férias cresce cerca de 80% na região, de acordo com especialistas em defesa animal. Nos meses de janeiro e julho cerca de 4.000 animais são deixados nas ruas do Grande ABC, segundo levantamento da Aspapet (Associação Paulista de Pet Shops). Nos outros meses, esse número pode chegar a 2.000, sendo 400 em cada cidade da região.

De acordo com a presidente da entidade, Silvia Valente, um dos principais motivos para o abandono nessas épocas do ano são o comércio desenfreado de filhotes e as viagens de férias. "Muitas pessoas compram os animais em um momento de impulso e esquecem que o bicho vai crescer e que pode viver de 15 a 20 anos. Quando o período de folga se aproxima é mais fácil descartar o animal do que procurar alguém para cuidar do bicho ou até mesmo pagar por um hotelzinho, cuja diária pode variar de R$ 18 a R$ 35."

Silvia também destaca que muitas pessoas acabam contratando o serviço de pet shops só para abandonar o bicho. "Só aqui no meu estabelecimento chego a doar 200 animais por mês. Muitos são deixados na minha porta e outros vêm para o banho e o dono desaparece." Na manhã de ontem mais uma matilha foi abandonada na porta do pet shop de Silvia, localizado na região central de Santo André. São duas fêmeas e dois machos - todos filhotes SRD (Sem Raça Definida). "Na caixa onde os animais estavam tinha um bilhete, no qual o dono dizia que não tinha condições de ficar com os cães", conta.

No caso dos filhotes é mais fácil encontrar um novo dono, ressalta Silvia, mas o mesmo não ocorre com os animais adultos. É o caso de Ronaldinho (mestiço de poodle) e Brenda (SRD), ambos de nove meses, que foram abandonados em meados de junho.

"A dona me procurou e disse que iria viajar em julho e que não tinha como levá-los. Se eu não abrigasse os dois, eles seriam deixados nas proximidades da Represa Billings", conta a presidente da Aspapet. Quem quiser informações sobre os animais pode entrar em contato com a Silvia pelo telefone 2379-8180.

Para a fundadora da ONG Ajudanimal (Grupo de Ajuda e Amparo aos Animais do ABC), que tem sede em Ribeirão Pires, Cecília Bentini, antes de adotar um animal as pessoas devem fazer uma projeção de vida. "Muitos compram ou adotam sem pensar quais serão seus passos futuros. Por isso, quando vão sair de férias ou mudar de imóvel, acabam deixando o animal em último plano e esquecem de encontrar uma solução. O mais fácil é jogar fora", ressalta.

Já a presidente da ONG Clube dos Vira-Latas, também de Ribeirão, Cida Lellis, destaca a importância de campanhas permanentes de conscientização sobre posse responsável para erradicar o abandono. "Além disso, a castração dos animais é fundamental para impedir que a reprodução desenfreada continue ocorrendo e haja superpopulação de animais nas ruas."

As prefeituras da região se preocupam com a questão e algumas já oferecem programas de castração gratuita. Em Santo André, os interessados devem comparecer no GCZ (Gerência de Controle de Zoonoses) para realizar o cadastro de seu pet. Informações pelo telefone 4990-5256.

São Bernardo também oferece o serviço. Desde fevereiro deste ano, já foram esterilizados 637 animais, segundo a prefeitura. O contato do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) é o 4365-5316.

Outra cidade que oferecerá a castração gratuita em breve é São Caetano. Informações pelo telefone 4231-3938.

Mais de 300 pets aguardam adoção em quatro CCZs

Atualmente, mais de 300 animais aguardam um novo lar nos CCZs (Centros de Controle de Zoonoses) da região. Depois da lei estadual nº 12.916, de 16 de abril de 2008, que proíbe a execução de animais saudáveis, a ação dos centros é mais restrita e são recolhidos apenas os animais doentes ou que se encontram em situação de risco.

Em Santo André, segundo dados da Prefeitura, são 55 cães adultos - sendo dez pit bulls, 33 filhotes, 17 gatos adultos e dois filhotes. Já São Caetano abriga atualmente 37 cães e 11 gatos.

São Bernardo cuida de 60 animais, Ribeirão Pires de 20, e Diadema de 61. As cidades de Mauá e Rio Grande da Serra também foram procuradas pelo Diário, mas não responderam até o fechamento desta edição.

Um dado é unânime em todos os CCZs do Grande ABC: os animais que são mais abandonados são os vira-latas (SRD) e os mais difíceis de serem adotados são os pit bulls. Mesmo assim, todos os centros realizam regularmente campanhas de doação nos centros.

http://www.dgabc.com.br/News/5821629/abandono-de-animais-cresce-nas-ferias.aspx

Paraná: Força Verde apreende armas e peles de bichos

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
17-Jul-2010
SECS

Arquivo - Espingardas usadas na caça dos animais foram apreendidas.
Arquivo - Espingardas usadas na caça dos animais foram apreendidas.
Onze armas de fogo, nove quilos de carnes de animais silvestres, farta munição, além de peles de animais e armadilhas foram apreendidos em operação do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV) na região de Luziana, município do centro do Estado, na última quinta-feira. Na maior apreensão já feita pela 2.ª Companhia do BPAmb-FV, as ações foram em cumprimento a mandados de busca e apreensão baseados em denúncias anônimas.

Três propriedades rurais vistoriadas e três pessoas detidas pelos policiais. Na primeira abordagem, foram encontradas quatro armas longas: duas espingardas calibres 28 e 32, um revólver calibre 38, além de duas espingardas do tipo "puxa fieira".

"Essa arma [puxa-fieira] trata-se de uma espingarda em que a munição é carregada direto no cano, diferente das convencionais. Em caça, usa-se bastante esse armamento. De cada três armas de fogo apreendidas pela Companhia, uma é desse tipo", explica o sargento Divonzir Ferreira de Lima, que participou das apreensões. Além disso, na mesma propriedade foram encontradas pela Força Verde duas peles de veado campeiro e uma de gato do mato.

Já na segunda residência a equipe recolheu quatro espingardas, uma de calibre 22, uma de calibre 32, outra de calibre 28, uma espingarda de pressão e aproximadamente quatro quilos de carne também de veado campeiro. Na última localidade abordada foi encontrada outra espingarda puxa-fieira e mais cinco quilos de carne de paca.

"Notificamos três suspeitos a respeito do comparecimento obrigatório no posto de Campo Mourão da Força Verde. Um deles foi autuado administrativamente, com multa de R$ 1,5 mil", conta o sargento. Ele tem 62 anos e responderá agora, na esfera criminal, por posse ilegal de arma de fogo. O comandante da 2.ª Companhia da Força Verde, capitão Hilberaldi Correia de Lima, destaca a operação como a maior já feita pela equipe.

"Certamente, nunca havíamos apreendido tantas armas de uma vez só. Isso mostra que a FV está trabalhando para coibir os crimes ambientais feitos dentro do nosso estado", disse. O policial destaca ainda a participação popular através das denúncias que a comunidade tem feito à Força Verde, proporcionando um acréscimo nas apreensões da equipe no ano de 2010.

"Isso é muito positivo para PM, pois contribui bastante para o trabalho da Força Verde", afirma o capitão. A partir dos dados enviados pela comunidade, os mandados de busca e apreensão foram enviados pela Comarca da região de Luiziana. Novas denúncias podem ser feitas através do número 0800-6430304. A identidade do denunciante é preservada pela Polícia Militar.

http://www.parana-online.com.br/editoria/policia/news/462229/?noticia=FORCA+VERDE+APREENDE+ARMAS+E+PELES+DE+BICHOS

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Portugal: Petição para informação em rotulagem vai continuar

Noticias - MEIO AMBIENTE - MUNDO
16-Jul-2010
por Agência Lusa

Os Verdes acusam a multinacional Monsanto de estar a  testar uma variedade de transgénicos não autorizada pela UE - alter1fo/licença Creative Commons 2.0 genérica
Os Verdes acusam a multinacional Monsanto de estar a testar uma variedade de transgénicos não autorizada pela UE - alter1fo/licença Creative Commons 2.0 genérica

A petição lançada no âmbito do projeto eMPOWER para tornar obrigatória a informação nos rótulos de produtos de origem animal, se foram alimentados com rações transgénicas, vai continuar apesar de o Parlamento Europeu ter rejeitado a medida.
Fontes ligadas à iniciativa disseram hoje à agência Lusa que a petição, lançada em junho, recolheu 263 assinaturas em Portugal, Itália e Grécia, existindo muitos outros movimentos europeus com iniciativas sobre a questão dos Organismos Geneticamente Modificados (OGM).

A Liga para a Protecção da Natureza (LPN), parceira deste projeto, vai assim continuar a defender o direito dos consumidores à informação quando vão comprar um produto de origem animal - como carne, leite ou ovos - para que saibam se os animais foram alimentados com rações de origem transgénica, “havendo indícios de que no presente será a maioria”, sublinha.
A matéria foi a votos no dia 07 no Parlamento Europeu, que não aprovou a emenda proposta, mas segundo Margarida Silva, coordenadora da plataforma, “foi por poucos votos (18)”.

“Era preciso maioria absoluta e teve maioria simples. Ninguém esperava que tantos deputados votassem a favor desta iniciativa”, disse à Lusa a especialista.

Zélia Vitorino, da LPN, explicou, por seu lado, que a petição vai continuar porque o Tratado de Lisboa abriu uma nova possibilidade aos cidadãos de sugerirem alterações à legislação, desde que recolham um mínimo de milhão de assinaturas, número difícil de conseguir e que apenas assegura a discussão na Comissão Europeia, segundo Margarida Silva.

O objetivo passa também por “conseguir legitimidade política para confrontar os euro deputados portugueses que votaram contra a emenda e que estão a lesar as expetativas dos cidadãos”, acrescentou.

A batalha não acabou. “Há muitas outras coisas que podem fazer-se. Estamos em várias frentes. Esta semana, o ministro da Agricultura, depois de reunir connosco, anunciou que ia votar contra o arroz transgénico”, referiu.

Os eurodeputados, frisou, “têm de sentir que são responsáveis perante o público e não apenas perante o partido”, desafiou Margarida Silva, reconhecendo que o caminho não é fácil porque “a indústria não está a favor” da medida. “Sabem que acabaria o mercado dos transgénicos se os consumidores tivessem a informação”.

Esta plataforma nasceu com o objetivo de aproximar os cidadãos do processo político europeu, tornando-os mais influentes nas decisões e na elaboração de legislação para o Ambiente, juntando gregos, portugueses e italianos num projeto para lançamento de petições on-line.

Trata-se de uma plataforma na Internet com as parcerias das agências de notícias nacionais de Portugal, Itália e Grécia e de organizações não governamentais do ambiente.


*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico***

http://www.ionline.pt/conteudo/69491-peticao-informacao-em-rotulagem-vai-continuar-

Campinas tem projeto de cirurgias de castração pagas com dinheiro público

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
16-Jul-2010

Em meio a denúncias de maus tratos contra animais domésticos, veterinários e protetores de cães e gatos apontam a castração (retirada do útero/ovário nas fêmeas e testículos nos machos) como uma das formas de reduzir parte do sofrimento dos animais, além de atuar no controle da população.

Em Campinas, um projeto reservou R$ 160 mil para até duas mil cirurgias de castração. Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Animais, Flávio Lamas, a burocracia está dificultando o início das operações. “O projeto anda em passos de tartaruga”, disse.

O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Campinas, Douglas Presotto, acredita que as castrações viabilizadas com dinheiro público devem sair do papel ainda neste segundo semestre de 2010. “A verba faz parte do Plano de Ação e Metas (PAM) da Vigilância em Saúde. Vai ser feito na lógica do SUS, ou seja, para todos”, disse Presotto. Campinas tem cerca de 150 mil cães e 15 mil gatos.

No primeiro momento, segundo o CCZ, as clínicas vão se candidatar. Depois será feita uma vistoria para saber se as unidades médicas podem mesmo ser credenciadas para as cirurgias. Em seguida, os proprietários dos animais terão que se cadastrar no Centro de Zoonoses ou na prefeitura. Uma castração em uma clínica particular custa até R$ 300, mas as que se candidatarem para atender o PAM terão que praticar preços acessíveis, e a castração será paga com dinheiro público. O valor deve girar entre R$ 40 a R$ 80. “O edital está pronto, falta somente publicar”, completou Presotto.

A castração pode ainda resultar em melhoria de qualidade dos animais (veja abaixo os benefícios). “Levando o animal para a clínica, o proprietário pode ganhar uma consciência maior, dar mais atenção ao animal. Geralmente, as pessoas acham que o animal só precisa ir ao veterinário para tomar vacina”, disse o coordenador do CCZ.

E o interesse das clínicas em participar das castrações acessíveis pode ainda criar para estes estabelecimentos novos clientes.

Benefícios da Castração

1-Diminui o risco de doenças tais como: câncer de mama e próstata;
2-Elimina a Gravidez Psicológica, comum em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas (muitas vezes com edema), a produção de leite e irritabilidade excessiva;
3-Elimina o risco do câncer dos órgãos genitais;
4-Diminui o risco das fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais;
5-Acaba com os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio;
6-Elimina os estados de excitação por falta de cruzamento (e o embaraço com as visitas!);
7-Elimina a inconveniente perda de sangue das cadelas no período de cio, assim como as desagradáveis reuniões de machos na porta de sua residência;
8-Diminui o hábito dos gatos de urinar em paredes e móveis para marcar território. A urina também perde o odor forte e desagradável.

Fonte: CCZ

Posse Responsável

Ter um animal em casa não é o mesmo do que ter um objeto, que é possível deixar de lado quando se quer. Ao comprar ou adotar um cão ou gato, o proprietário precisa ter a consciência de que o animal pode viver por mais de uma década naquela casa. É preciso ter a permissão de todos na residência, reservar espaço físico, dinheiro para alimentação e saúde do bicho. Cães e gatos precisam ir ao veterinário para vacinar e para cuidados gerais. Eles não devem ser soltos nas ruas. Cachorros precisam de passeios, mas sempre com um responsável junto.Também se faz necessário saber onde e com quem ele ficará nas viagens curtas ou longas.

Vacinação

Campinas está há quase 30 anos sem casos de raiva animal, mas o Centro de Controle de Zoonoses mantém a campanha de vacinação, ao contrário de estados do Sul do país que já deixaram de fazer. Desde os três meses, os cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva todos os anos. De acordo com os veterinários, até as cadelas lactantes, prenhes ou no cio.

http://eptv.globo.com/noticias/NOT,0,0,307028,Castracao+pode+aliviar+sofrimento+de+animais+domesticos.aspx

Campinas/SP: Denúncias de maus tratos aos animais aumentaram 733%

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
16-Jul-2010

Setor especial começou a funcionar em março deste ano

ImagePioneira na implantação de um setor exclusivo para investigar os crimes de maus tratos contra os animais em São Paulo, Campinas registrou nos primeiros quatro meses de funcionamento um crescimento de 733,3% . As ocorrências saltaram de seis, em março, para 50, em junho. O departamento começou a operar em março no 4º Distrito Policial, e o município tem uma população estimada em 150 mil cães e 15 mil gatos. Um censo oficial ainda não foi feito, mas os números são baseados nas campanhas de vacinação, de acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Prefeitura de Campinas.

Para a delegada titular do Setor de Defesa dos Animais, Rosana Mortari, a divulgação na mídia e a propaganda boca-a-boca também são responsáveis pelo crescimento das ocorrências. “Com informação e confiança, as pessoas estão perdendo a sensação de impunidade e denunciando mais. Estão até fazendo denúncias anônimas”, disse a delegada.

Maus Tratos

Na lista das principais ocorrências de maus tratos estão falta de alimentação, abandono, morte por envenenamento e uso em rituais e a venda de cães antes do desmame, entre outros.

Mas a delegacia especializada tem atuado em casos chocantes, como o caso de um cão enterrado vivo que foi deixado com apenas a cabeça para fora. O animal ficou quatro dias nestas condições e não resistiu. “Quando chegou o socorro o animal agonizava”, disse a delegada Rosana Mortari.Image

O presidente do Conselho Municipal dos Direito dos Animais, Flávio Lamas, disse ao EPTV.COM que havia recebido nesta semana uma denúncia de que duas cadelas estavam sendo vítimas de abuso por moradores de rua. A situação está sendo investigada.

Abandono

ImageOutro caso recente ocorreu no bairro São Vicente, com uma cadela da raça pitbul, de 10 meses, que foi abandonada em uma casa que era alugada. Os inquilinos foram embora e deixaram a cadela sozinha. O animal foi encontrado doente e em péssimas condições, mas foi levada ao Centro de Zoonoses e depois adotada por uma voluntária. “Passo sempre pelo local e vi que a cachorra estava abandonada. Ela nem conseguia caminhar direito e estava comendo suas próprias fezes”, disse o pedreiro Sebastião Vicente Sobrinho, que fez a denúncia à delegacia.“Fiquei feliz que ela tenha sido adotada”, completou o pedreiro, que costuma cuidar de animais abandonados. Muitos são levados para uma instituição que cuida de animais.

A delegacia também investiga o roubo de animais no Centro de Zoonoses. No dia 25 de maio foram furtados do órgão cinco cavalos, um bode, um bezerro e duas cabras. Um dos cavalos foi encontrado no Jardim do Lago. A prefeitura informou que vai instalar câmeras para aumentar a segurança no local.

Mais Estrutura

ImageO Setor que investiga maus tratos aos animais em Campinas funciona no 4º Distrito Policial, no bairro Taquaral. Toda a infraestrutura pode ser usada pelo setor, mas, segundo a delegada Rosana Mortari, o ideal no futuro seria transformar o órgão em uma delegacia com estrutura e funcionários próprios.Consultada pelo EPTV.COM, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo informou, por meio da assessoria de imprensa, que ainda não há um projeto para transformar o setor em uma delegacia, mas outros setores estão sendo instalados em vários municípios paulistas. Sorocaba é um dos deles.

Material Humano

Paulo Oya é membro da Comissão de Defesa dos Animais na Câmara de Vereadores e lembra que a defesa dos animais precisa de mais recursos e material humano em Campinas. “Não há tantos locais adequados para animais abandonados. As associações vivem de doações. Também precisamos de um programa de castrações”, disse Oya. A castração pode ajudar no controle de animais e no alívio de doenças.

http://eptv.globo.com/campinas/NOT,0,0,307031,Setor+especial+comecou+a+funcionar+em+marco+deste+ano.aspx

quinta-feira, 15 de julho de 2010

EUA: Modelos em biquíni distribuem cachorros quentes vegetarianos no Capitólio

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
15-Jul-2010

Modelos em biquíni, decorados com malaguetas, desfilaram, esta quarta-feira, frente ao Capitólio, em Washington, para assinalar o dia nacional da sanduíche vegetariano.

As modelos distribuíram gratuitamente cachorros vegetarianos e incentivaram a população a tornar-se vegetariana.

A iniciativa, de responsabilidade da PETA, organização de defesa dos direitos dos animais, teve como objetivo reagir ao «mês do cachorro quente», promovido pela indústria norte-americana da carne que ocorre durante todo o mês de Julho, nos Estados Unidos.

http://www.tvi24.iol.pt/moda-e-social/capitolio-cachorro-quente-modelos/1177909-4061.html

Fama de Paul faz com que indianos procurem polvos de estimação

15-Jul-2010
Foto: EPA - european pressphoto agency

De Agencia EFE

Nova Délhi, 15 jul (EFE).- O sucesso do polvo Paul durante a Copa do Mundo da África do Sul teve efeito imediato na Índia, onde multiplicaram os pedidos - que não podem ser atendidos - para adquirir moluscos como animais de estimação e até para "adivinhar o futuro".

"Na Índia, agora, as pessoas estão atrás dos polvos como loucos", disse à agência Efe Kaushik Saha, um encarregado da cadeia de lojas de animais de estimação Unique Pet Shop, que conta com estabelecimentos em várias cidades do país asiático.
Segundo Saha, muitos clientes sabem mais sobre os polvos, conhecem seu habitat, suas necessidades, cuidados e alimentação. "Antes da Copa, ninguém tinha nem ideia", disse.

Em sua loja de Nova Délhi - que fica a cerca de mil quilômetros do mar e tem temperaturas altíssimas no verão -, Saha recebe diariamente uma média de oito interessados. Ele conta que a euforia repentina pelos polvos é comum a todos seus estabelecimentos no país.

Os funcionários passam horas explicando aos interessados que "não é possível encontrar polvos na Índia", e que estes animais "não são tão fáceis de cuidar", disse à Efe Sudhir Sharma, da loja Pet Land.

Graças aos acertos nos prognósticos dos resultados do Mundial, o polvo Paul se tornou a principal atração do torneio para milhões de indianos, supersticiosos e pouco ligados às regras do futebol.

Nota Tribuna Animal: Mais uma vitima animal da insensatez humana. Pobres polvos!


Goiânia/GO: após mortes de animais, juiz manda afastar diretor de zoo

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
15-Jul-2010

A Justiça determinou, nesta quinta-feira, o afastamento do diretor do Zoológico de Goiânia, Raphael Cupertino. O parque está interditado pelo Ibama no dia 20 de julho de 2009, após uma série de mortes de animais, que levantou a suspeita de poderia haver um fator em comum entre os óbitos.

Em setembro do ano passado, foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que estipulava prazo até março de 2010 para a adequação da estrutura do local. O juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública de Goiânia entendeu que não houve esforço para cumprir o acordo.

A prefeitura de Goiânia divulgou nota afirmando que ainda não foi notificada da decisão judicial, mas que pretende recorrer, já que o presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente, Clarismino Pereira Júnior, disse que o Executivo municipal "confia e sempre confiou na postura técnica-profissional e moral do atual diretor do zoológico".

Apesar de laudos de várias fontes descartarem uma causa em comum para as mortes dos animais, a precariedade da estrutura do parque - que nunca foi reformado em 53 anos de existência - é apontada como um fator de agravamento.

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4568587-EI8139,00-GO+apos+mortes+de+animais+juiz+manda+afastar+diretor+de+zoo.html

Campanha da PETA com Pamela Anderson é proibida no Canadá

15-Jul-2010
Foto: Divulgação

A mais nova campanha da ONG internacional que luta pelos direitos dos animais, PETA, com a voluptuosa Pamela Anderson foi proibida no Canadá.

Na imagem, a modelo aparece com as partes do corpo marcadas, como se as anotações tivessem sido feitas por um açougueiro.

Segundo a “Us Magazine”, a alegação das autoridades canadenses é de que o anúncio é sexista e seria “um passo para trás na luta pela igualdade entre homens e mulheres”.

A ideia por trás da campanha polêmica era provar que animais e humanos compartilham mesmas partes do corpo e que, por isso, as pessoas deveriam deixar de comer carne e se tornarem vegetarianas, como é o caso da própria Pamela Anderson.

Segundo a organização “90 % da carne fornecida nos Estados Unidos é proveniente de animais criados em fazenda, onde eles são privados de tudo que é natural e importante”.

(Por Rafael Bergamaschi)

http://www.abril.com.br/blog/gatas/2010/07/15/pamela-anderson-vira-gado-em-anuncio-da-peta/


Operação Águas Negras em Cuba triunfa em nome da vida marinha

Noticias - MEIO AMBIENTE - MUNDO
15-Jul-2010

Relatório de campo por Daniel Vairo, diretor do Instituto Sea Shepherd Brasil.

O derramamento de óleo causado pela BP entrou na corrente marítima “Loop” e ameaçando a vida selvagem de Cuba.
O derramamento de óleo causado pela BP entrou na corrente marítima “Loop” e ameaçando a vida selvagem de Cuba.

Durante a semana passada, uma equipe de técnicos do Instituto Sea Shepherd Brasil (ISSB), especializada no resgate de animais marinhos contaminados por óleo, realizou uma campanha para troca de informações sobre derramamento de óleo com líderes comunitários e acadêmicos no litoral norte de Cuba.

O objetivo inicial era uma operação ostensiva de colaboração entre o braço sul americano independente da Sea Shepherd Conservation Society (SSCS) e instituições cubanas para capacitação de voluntários. Porém, tornou-se uma operação quase que clandestina, por conta das restrições impostas pelo regime de Raúl Castro sobre as questões relacionadas ao derramamento de óleo do Golfo do México, que ocorre desde a explosão da plataforma Deepwater Horizon no fim de abril. O trabalho em conjunto com instituições cubanas foi negado pelo Ministério do Meio Ambiente de Cuba no mesmo dia em que a equipe viajou para Havana.

Nossa iniciativa de levar uma equipe de técnicos altamente experientes para Havana surgiu com o alarme de que o derramamento de óleo causado pela BP entraria na corrente marítima “Loop”, chegando à costa norte de Cuba e ameaçando a vida selvagem daquela área. Cuba é o lar de um ambiente soberbo, incluindo dois Patrimônios Mundiais da UNESCO, oito Reservas da Biosfera, além do maior pantanal preservado das Ilhas do Caribe.

O Diretor Técnico do ISSB (extrema esquerda), Wendell Estol, apresenta a Sea Shepherd aos colaboradores cubanos durante uma das reuniões, que foram realizadas em residências de líderes comunitários e longe dos holofotes da opinião pública, devido à proibição da troca de informações sobre o derramamento de óleo do Golfo do México.
O Diretor Técnico do ISSB (extrema esquerda), Wendell Estol, apresenta a Sea Shepherd aos colaboradores cubanos durante uma das reuniões, que foram realizadas em residências de líderes comunitários e longe dos holofotes da opinião pública, devido à proibição da troca de informações sobre o derramamento de óleo do Golfo do México.

Acredito que o sentimento que melhor resume o que aconteceu em Cuba foi o que me disse uma pessoa, cujo nome prefiro manter anônimo: “Quero ajudar, não como um representante da organização em que trabalho, mas como um indivíduo. Tenho medo de assédio ou até mesmo perseguição política, mas quero fazer isso pelos animais”.

Impulsionados por um desejo universal de conservação e preservação no nosso planeta, que transcende qualquer tipo de sistema político, nos dias 05 a 09 de julho membros do Instituto Sea Shepherd Brasil e do Centro de Investigaciones Marinas (CIM) da Universidade de Havana, do Instituto de Oceanologia, da ONG ProNaturaleza ambos de Cuba e líderes comunitários da tradicional aldeia pesqueira de Cojimar se reuniram para trocar experiências sobre a forma de mobilizar e capacitar comunidades costeiras visando a prevenção e recuperação dos ecossistemas e da fauna ameaçadas por derramamentos de óleo.


Sebastian Diano ,que se juntou a equipe do ISSB do Uruguai, ostentando chapéu militar de Che Guevara, prepara-se para um dia de trabalho. Diano também é presidente do Instituto Litoral Sul.
Sebastian Diano ,que se juntou a equipe do ISSB do Uruguai, ostentando chapéu militar de Che Guevara, prepara-se para um dia de trabalho. Diano também é presidente do Instituto Litoral Sul.

As deliberações duraram 20 horas, em que 15 representantes das instituições acima mencionadas participaram. A troca de conhecimento foi importante para todas as partes. As contribuições do ISSB foram únicas para os colaboradores cubanos. Por parte das instituições cubanas foram compartilhados seus conhecimentos sobre a remoção de material contaminado e a preparação para emergências – formação prestada pela estatal de Hugo Chávez, Petróleos de Venezuela SA (PDVSA). No entanto, nenhum dos envolvidos nunca teve à disposição informações sobre resgate e reabilitação de animais selvagens contaminados por óleo, a especialidade do ISSB.

Os colaboradores cubanos receberam protocolos detalhados e informações dos técnicos do ISSB sobre vários temas, tais como as condições de segurança para as equipes de resgate e para os animais, como atender a um encalhe ou uma emergência e ações necessárias no primeiro contato com os animais. Com esse conhecimento recém adquirido, os participantes podem multiplicar essas técnicas às suas comunidades e desenvolver seus próprios protocolos para resgate desses animais.

Da esquerda para a direita, Handy Acosta, Wendell Estol e Angel Valdez. Os representantes da ONG cubana ProNaturaleza, que opera em conjunto com o Governo Federal em toda a ilha, foram indispensáveis para orientar o diretor técnico do ISSB e sua equipe durante a operação em Cuba.
Da esquerda para a direita, Handy Acosta, Wendell Estol e Angel Valdez. Os representantes da ONG cubana ProNaturaleza, que opera em conjunto com o Governo Federal em toda a ilha, foram indispensáveis para orientar o diretor técnico do ISSB e sua equipe durante a operação em Cuba.

O objetivo do ISSB foi cumprido e a experiência ativista da Sea Shepherd foi deixada em Cuba, onde pessoas agora estão habilitadas para ajudar no resgate da vida marinha que possa ser afetada pelo derramamento do Golfo do México. Um dado relevante foi o intercâmbio de conhecimentos e experiências que deveriam estar ao alcance de todos, democratizando informações para a defesa e proteção das pessoas e da vida marinha dos horrores dos derramamentos de petróleo no mar.

Fonte: Instituto Sea Shepherd Brasil (ISSB) que integra a Sea Shepherd Conservation Society (SSCS)

quarta-feira, 14 de julho de 2010

São Paulo ganha a primeira sala cirúrgica em uma Subprefeitura, para a castração de cães e gatos

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
14-Jul-2010

Depois de cinco anos de luta do vereador Roberto Tripoli (PV) e do movimento de proteção animal pela construção de salas para castração de animais em todas as subprefeituras da cidade, finalmente, a primeira delas foi inaugurada, na Subprefeitura de São Mateus. Durante o evento, Tripoli lembrou que a luta pela instalação desses equipamentos começou quando Serra era o prefeito e ele presidente da Câmara Municipal, em 2005. Na ocasião, o parlamentar reuniu 31 subprefeitos na Câmara Municipal, e a maioria falou do interesse em um equipamento onde cães e gatos pudessem ser atendidos, principalmente para cirurgia de castração.

Depois de várias idas e vindas, promessas não cumpridas, finalmente a primeira sala foi inaugurada e, novamente, com a promessa de que outras virão. Como se recorda, ainda em 2006, o Poder Público divulgou que instalaria salas em pelo menos 20 Subprefeituras nos próximos anos. A primeira delas foi construída na Cidade Ademar, em 2006, mas nunca inaugurada. Agora, São Mateus tem um centro de cirurgia para castração de cães e gatos, com equipamentos básicos e salas de apoio.

Num primeiro momento, conforme informações da diretora do CCZ, Dra. Ana Claudia Mori, o equipamento atenderá somente casos de denúncias, que envolvam animais não castrados e estes serão encaminhados para cirurgia. Esses casos em geral envolvem excesso de animais em uma única residência, a maioria sem castrar e sem os devidos cuidados. Os que tiverem condições de passarem pela cirurgia serão retirados, esterilizados e devolvidos para a pessoa responsável, que deverá ficar responsável pelo pós-operatório. Isso acontecerá em dois dias da semana.

Segundo Claudia Mori, deverão ser atendidos também cães e gatos comunitários, que vivem em praças, ruas e tem pessoas que podem se responsabilizar pelos cuidados no período pós-cirúrgico.

Quanto à demanda de animais com proprietários residentes na região, serão atendidos nas clínicas e ONGs conveniadas com a Prefeitura. A novidade é que os proprietários de cães e gatos poderão cadastrar seus animais nas Subprefeituras -- esse atendimento começará a ser feito, como projeto piloto, somente na Subprefeitura de São Mateus, onde o RGA já pode ser feito.

Atualmente, os proprietários de animais de todos as regiões da cidade, que queiram castrá-los gratuitamente devem dirigir-se somente ao CCZ, em Santana (Zona Norte), para cadastramento e encaminhamento a clínicas veterinárias conveniadas. A promessa é a descentralização total do cadastramento para castração e emissão do RGA.

(Texto: Regina Macedo / jornalista ambiental)

Veja quem votou contra e a favor das florestas


14-Jul-2010

Paraíba: Rinha de canário é desmontada em São João do Rio do Peixe

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
14-Jul-2010
por Lindjane Pereira

Atendendo a denúncias da população da região do Alto Sertão da Paraíba, equipe de fiscalização do IBAMA-PB em conjunto com uma guarnição da Polícia Militar, foi desmontado no último final de semana uma rinha de canários na zona rural do Município de São João do Rio do Peixe, que fica à cerca de 550 km de João Pessoa. Na operação, foram apreendidos 22 canários da terra e dois bigodes, além de jaulas, inclusive duas destinadas à prática de briga de canários, bem como foi aplicada multa no valor de R$ 12 mil.

As aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres - CETAS do IBAMA-PB, para avaliação da prática de maus-tratos, tendo em vista que o infrator confessou à equipe de fiscalização que os canários eram utilizados para a prática de rinha (briga), com a participação de pessoas de São João do Rio do Peixe, Cajazeiras, Sousa e cidades.

De acordo com o Coordenador de Operações do IBAMA-PB, o Analista Ambiental Jaime Pereira da Costa, as ações de fiscalização na região do Alto Sertão da Paraíba fazem parte das operações de interiorização, que visam a coibir as práticas de criação, comercialização e maus tratos de animais silvestres, bem comum na região. Neste ano de 2010, mais de 1.200 animais silvestres foram apreendidos na região, cerca de R$ 200 mil de multas e centenas de advertências foram aplicadas. "Embora a aplicação das sanções administrativas sejam discricionárias, ou seja de responsabilidade dos Agentes Ambientais Federais, eles são orientados a aplicar, quando a legislação permite, as sanções de advertência, ao invés de multas pecuniárias", concluiu.

http://www.paraiba.com.br/121275/policial/rinha-de-canario-e-desmontada-em-sao-joao-do-rio-do-peixe.htm

Paraná: Força Verde apreende armadilhas com armas de fogo

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
14-Jul-2010

Quatro armadilhas artesanais foram apreendidas em Morretes por policiais do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb – FV) em Morretes, segunda-feira (12). Por usar peças de espingarda, essas armadilhas, mais conhecidas como “canhõezinhos”, são consideradas armas de fogo. “Combatemos intensamente a caça ilegal na Serra do Mar”, afirma o comandante do batalhão, tenente-coronel João Alves da Rosa Neto.

“Os policiais patrulhavam a região conhecida como Mina Velha, quando uma pessoa fugiu ao ver os policiais, deixando uma bolsa pelo caminho”, explica o tenente Álvaro Gruntowski, comandante da 1.ª Companhia do BPAmb – FV. A equipe de policiais da unidade abordou o local, encontrando as quatro armas, duas de calibre 28 e outras duas de calibre 32, dentro da embalagem deixada pelo suspeito.

“São armas feitas em casa, comuns na caça de pacas, veados e antas aqui no nosso litoral”, completa o tenente. As armadilhas ficam montadas na mata, de forma que os animais tropecem no artefato, que atira em direção, muitas vezes, à cabeça do animal. “O fato de uma pessoa circular com esses canhõezinhos é considerado porte ilegal de arma de fogo”, explica o policial.

As pessoas podem ajudar na busca pela preservação do patrimônio ambiental paranaense com denúncia pelo telefone 0800-6430304. “Todos podem contribuir, ao tomar ciência da caça ilegal em nosso território, ou de outras infrações ambientais também”, pede o oficial.

http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=57849&tit=Forca-Verde-apreende-armadilhas-com-armas-de-fogo

Espanha: Dez pessoas ficam feridas na última corrida de touros da festa de São Firmino

14-Jul-2010
De Agencia EFE
Dez pessoas ficam feridas na última corrida de touros da festa de São Firmino - Foto: EPA - European Pressphoto Agency

Pamplona (Espanha), 14 jul (EFE).- Uma corrida de touros, que durou quatro minutos e vinte segundos, deixou cerca dez pessoas feridas nesta quarta no encerramento da festa de São Firmino, em Pamplona, na Espanha.

Os acidentes mais graves aconteceram com dois participantes atingidos pelos chifres dos animais, os demais sofreram apenas traumatismos durante a corrida.

Os feridos de maior gravidade foram um chileno, de 23 anos, atingido no tórax e na coxa direita, e um espanhol, de 19 anos, ferido na axila direita.
Os dois jovens foram levados para o hospital e ainda não há previsão de alta.

http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5iiPo2wLPUthfZrKVCm1p6bissDdg


Toureiro volta à arena dois dias após ter sido atingido em festa na Espanha

14-Jul-2010

Touro acertou El Juli nos testículos em Pamplona na segunda-feira.
Recuperado, matador cumpriu promessa e voltou a tourear nesta quarta.

Do G1, com agências internacionais
El Juli é atingido por touro nesta segunda-feira (12) em arena em Pamplona. (Foto: AP)

O toureiro espanhol Julián López, o 'El Juli', considerado um dos melhores da atualidade, cumpriu sua promessa e voltou nesta quarta-feira (14) a tourear na Festa de São Firmino, na cidade espanhola de Pamplona.

El Juli havia ficado ferido na segunda. Atingido nos testículos pelo animal, ele saiu sozinho da arena e operado ali mesmo.
A tourada ocorria dentro da programação do popular Festival de São Firmino, que reúne milhares de turistas estrangeiros todo ano na cidade para festas, touradas e corridas de touros em plena rua.

O festival termina nesta quarta-feira.
A cada ano, os protestos contra as touradas e as corridas de touros crescem no país. Só na edição deste ano, pelo menos 37 pessoas ficaram feridas nas corridas pelas ruas da cidade, segundo as autoridades locais.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/07/toureiro-volta-arena-dois-dias-apos-ter-sido-atingido-em-festa-na-espanha.html

terça-feira, 13 de julho de 2010

Maus-tratos contra animais: a importância da repressão jurídica

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
13-Jul-2010

Tramita perante a Câmara dos Deputados o Projeto de Lei n. 4.548/98, que propõe a modificação da redação do art. 32 da Lei dos Crimes Ambientais, o qual considera criminosas as ações de ferir, mutilar, praticar abuso e maus-tratos contra animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

Pretende-se, com essa propositura, suprimir parte do texto do aludido dispositivo legal, de molde a excluir da proteção penal os animais domésticos ou domesticados.

Ao se levar adiante tal Proposta Legislativa, será reputada ilícita apenas a prática de crueldade contra animais silvestres, nativos ou exóticos. Com isso teremos a abominável situação: torturar uma espécie da fauna, como um macaco, será considerado um ato criminoso reprovável, ao passo que jogar ácido ou torturar um cão ou gato será um irrelevante penal.

Por que proporcionar tratamento díspar a situações assemelhadas? A reprovabilidade da conduta do autor não é a mesma em ambas as formas de crueldade praticadas, isto é, não estaríamos diante do mesmo desvalor da ação, o que conduziria a idêntica punição?

Segundo a justificativa do Projeto, a criminalização desses atos colocaria em riscos tradições existentes em nosso território, como festividades envolvendo animais domésticos e domesticados, entranhadas na cultura popular, e que se revestiriam de inegável relevância econômica. Além disso, o art. 64 da Lei das Contravenções Penais já puniria tais ações.

Ora, deixar de considerar crime toda forma de crueldade contra animais domésticos ou domesticados, a pretexto de que o art. 32 da Lei impede uma atividade cultural e econômica específica, como a vaquejada, rodeios, etc. é um gritante contra-senso.

Argumentos econômicos não podem servir de alegação para justificar atos de crueldade. Se a Constituição Federal, no inciso VII do §1º do art. 223, determina a punição de atos de crueldade contra animais[1], não cabe ao legislador ordinário restringir a proteção legal.
Nem se propugne que o art. 64 da Lei das Contravenções Penais[2], que também tipificava a crueldade contra animais, serviria de “soldado de reserva”, na medida em que, com o advento do art. 32 da Lei n. 9.605/98, aludida contravenção acabou sendo revogada pelo mencionado Diploma, cuja tutela é específica e mais abrangente, com imposição de penas mais severas.

Portanto, o art. 64 da LCP não mais existe no mundo jurídico, de forma que, caso o art. 32 da Lei n. 9.605/98 tenha a sua redação suprimida, os animais domésticos e domesticados, que forem vítimas de crueldade, deixarão de ser objeto de qualquer proteção penal, estimulando os maus-tratos contra eles. Diante desse “vazio legal”, como ficarão os inúmeros relatos de comércio ilegal, agressões, mutilação, tortura em rinhas, extermínio, aprisionamento, abate ilegal, morte por estricnina ou meios cruéis etc?

Interessante alertar que estudos desenvolvidos pelo Federal Bureau of Investigation (FBI) têm convencido a comunidade no sentido de que os atos de crueldade contra animais podem ser os primeiros sinais de uma violenta patologia que pode incluir vítimas humanas. Assim, os chamados serial killers, muitas vezes, iniciam o processo matando ou torturando animais quando crianças[3].

Por força disso, o Estado não pode compactuar com qualquer forma de crueldade, inclusive, contra animais, pois também é uma forma de violência manifestada pelo homem que pode se convolar em atos mais graves e reprováveis contra a própria sociedade.

Note-se que, por se tratar de grave questão, tem surgido um forte momento social no sentido de compelir os Poderes Públicos a adotarem medidas protetivas mais contundentes, a fim de evitar tais ações reprováveis contra os animais domésticos ou domesticados.
Que a comunidade, portanto, se mobilize pela proteção de todos os animais, silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, sem qualquer discriminação, pois a repressão de qualquer forma de crueldade, tortura, maus-tratos constitui acima de tudo um postulado ético-social do Estado Democrático de Direito.


[1] Reforçando a tutela aos animais domésticos ou domesticados, vale mencionar que o Decreto nº 24.645, de 10 de julho de 1934, em seu art. 1º já assegurava, outrora, que “Todos os animais existentes no País são tutelados pelo Estado”. O art. 17, por sua vez, já rezava que “ A palavra animal, da presente lei, compreende todo ser irracional, quadrupede ou bípede, doméstico ou selvagem, exceto os daninhos”. O art. 2º, § 3º , finalmente, já previa que: “Os animais serão assistidos em juízo pelos representantes do Ministério Público, seus substitutos legais e pelos membros das sociedades protetoras de animais”.

[2] Art. 64 da LCP: “Tratar animal com crueldade ou submetê-lo a trabalho excessivo: Pena- prisão simples, de 10 (dez) dias a 1 (um) mês, ou multa.
§1º Na mesma pena incorre aquele que, embora para fins didáticos ou científicos, realiza, em lugar público ou exposto a público, experiência dolorosa ou cruel em animal vivo.
§2º Aplica-se a pena com aumento de metade, se o animal é submetido a trabalho excessivo ou tratado com crueldade, em exibição ou espetáculo público”.

[3] Disponível em: http://www.peta.org/mc/factsheet_display.asp?ID=132. Acesso em: 26/03/2010.


FONTE: Fernando Capez