terça-feira, 13 de julho de 2010

Portugal: Festas Gualterianas sem corrida de touros

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
13-Jul-2010
CARLOS RUI ABREU

A retirada da corrida de touros do programa das Festas Gualterianas, de 30 de Julho a 2 de Agosto, em Guimarães,é a principal novidade da edição deste ano que contará com um orçamento mais reduzido. A marcha luminosa continua a ser o ponto alto.

“Fomos sensíveis aos apelos dos defensores dos direitos dos animais e decidimos extinguir do programa a corrida de touros”, anunciou, ontem, Francisca Abreu, vereadora da cultura do município vimaranense. Esta ideia foi corroborada por António Magalhães. O presidente da Câmara Municipal acrescentou haver “sinais claros dos munícipes” que vão de encontro a esta extinção embora admita que algumas franjas da população contestem a não realização do espectáculo tauromáquico.

De referir que no passado chegaram a realizar-se em Guimarães manifestações de protesto contra as touradas, evento que, na cidade, apenas tinha tradição no programa das Gualterianas com a instalação provisória de uma Praça de Touros.

Num ano em que a crise economica ainda se vai fazer sentir de forma moderada na realização das festas, o orçamento rondará os 200 mil euros e contemplará os principais números que atraem ao centro da cidade milhares de vimaranenses e forasteiros.

Realça-se neste particular a realização da Feira de Artesanato, os concertos musicais de Luís Represas e Muxima e os genuínos cantares ao desafio e encontro de tocadores de concertina.

Ainda num cariz mais popular destacamos a feira de gado e concurso pecuário, a realização da Batalha das Flores, que esta ano passa da versão noturna para vespertina, e, como não poderia deixar de ser, a Marcha Gualteriana.

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Braga&Concelho=Guimar%E3es&Option=Interior&content_id=1616834

Nenhum comentário:

Postar um comentário