sábado, 24 de julho de 2010

Portugal: Protesto contra tourada do CDS-PP

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
24-Jul-2010

Meia centena de manifestantes concentrou-se junto à praça de touros nas Caldas da Raínha


Cerca de meia centena de manifestantes está concentrada junto à praça de touros das Caldas da Rainha em protesto contra a realização de uma tourada organizada pelo CDS-PP, escreve a Lusa.

«Queremos mostrar ao CDS-PP, e à Juventude Popular, que organizou esta vergonhosa tourada, que nós, a população e os votantes, estamos a ver esta vergonha e na altura de votar vamos tomar as nossas decisões» disse à Lusa Rita Silva, presidente da Associação Animal, organizadora da manifestação.

À Associação Animal juntaram-se a Associação Ecológica alternativa ¿ Planeta Azul - e ativistas do movimento cívico CREA - Caldas da Rainha pela ética animal.

Da centena de manifestantes que a organização esperava cativar, só cerca de metade aderiu ao protesto que Rita Silva assegurou ser «pacífico, silencioso e sobretudo visual».

A mensagem de que «o CDS tem as mãos manchadas de sangue» é transmitida através de cinco jovens com as mãos pintadas de vermelho, estrategicamente localizados atrás de um pano preto com a palavra vergonha pintada a letras vermelhas.

Cartazes e lonas ostentando frases contra a tourada e a tortura de animais levantados acima das cabeças dos restantes manifestantes completam o protesto silencioso que se irá manter no local até cerca das 22:00.

A manifestação foi antecedida, esta manhã, por uma ação promovida pelo deputado Heitor de Sousa, do Bloco de Esquerda (BE), que distribuiu à população panfletos a repudiar a tourada organizada pelo PP e que conta, na assistência, com a presença do lider do partido, Paulo Portas.

«Ao colocar a sua chancela na tourada, o CDS deixa cair irreversivelmente a sua máscara de proclamadores da não violência e do respeito pelos animais», afirmou o BE, acusando o PP de ceder «o passo ao populismo desde que na calculadora política as suas acções lhes pareçam trazer mais votos».

O ex-secretário-geral do PP João Almeida admitiu à Lusa alguma «surpresa» pelas críticas do BE, que considerou «uma incoerência e uma hipocrisia».

«Não tenho registo, nem nenhuma evidência de que o BE alguma vez tenha andado a distribuir panfletos nos "rodeo" e touradas organizadas pela Câmara de Salvaterra de Magos, que é liderada pelo Bloco», acrescentou João Almeida.

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/tourada-caldas-da-rainha-animal-protesto-cds-pp-tvi24/1180064-4071.html

sexta-feira, 23 de julho de 2010

As enchentes do nordeste brasileiro e a ação dos protetores animais

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
23-Jul-2010

Relato da Sra.Maria Padilha - Presidente da AADAMA/PE

Sexta-feira, 23 de julho de 2010

SOS Animais: ação continua em Pernambuco.

Postado no blog http://www.dogmidia.blogspot.com/ e também no JC ON LINE http://jc.uol.com.br/grupo/parceiros/index.php

O auxílio aos animais afetados pelas enchentes no nosso Estado ainda está em andamento, sob a coordenação da WSPA e das ONGs AADAMA e Gato Feliz & Cia, com apoio da Secretaria de Saúde , através da Dra. Nara Arruda, (Gerente de Prevenção e Controle de Zoonoses e Endemias) e ainda deve beneficiar milhares de outros animais no Estado.

Vacina Recombitek doada pela Merial é aplicada durante ação da WSPA - © WSPA Brasil

Desde o dia 30 de junho, a Secretaria de Saúde está trabalhando na ajuda aos animais do Estado e no dia 13 de julho, a WSPA e ONGS afiliadas locais entraram na operação, que vem trazendo um alento também para a população das regiões mais castigadas.

"Para isso foi fundamental a vinda da Dra. Rosângela Ribeiro, Gerente de Programas Veterinários da WSPA, que acompanhou, de perto, aspectos específicos da nossa realidade, voluntários, entrega das doações,orientações técnicas às afiliadas envolvidas com a situação, além da sua visita aos Municipios de Palmares e Barreiros", informou Maria Padilha, presidente da AADAMA e uma das coordenadoras da ação SOS Animais.

Enfim, foi todo um apoio logístico necessário à uma operação, quase de guerra, uma guerra diferente que leva solidariedade e compaixão àqueles que nestes momentos são esquecidos pelos humanos.

Mesmo morando em abrigos provisórios com as famílias desabrigadas, muitos animais estavam com fome, medo e sujeitos a doenças, como a leptospirose. Preocupava também os animais que se perderam dos seus donos e se tornaram alvo da saúde pública, por serem focos transmissores de zoonoses à população.

A WSPA buscou ajuda em grandes empresas capazes de fornecer alimento e vacinação aos animais desabrigados e o resultado foi gratificante: a Pedigree doou uma tonelada e meia de ração, enquanto a Merial ajudou com 500 doses da vacina Recombitek.

Cão desabrigado recebe alimentação e tratamento veterinário - © WSPA Brasil

DOAÇÕES

As doações continuam: além de ração, comedouros, coleiras e vermífugos, podem ser enviados material de limpeza para os animais e para o ambiente onde vivem.

As doações podem ser entregue no Caninos Pet Clube, na Estrada do Encanamento, 531- 3º à esquerda depois do Clube Alemão.

Informações:(81) 3028 4682



WSPA promove parcerias com Pedigree e Merial em prol dos animais atingidos pelas enchentes

Jul 15, 2010

Animais são resgatados pela população durante as enchentes em Pernambuco

As fortes chuvas ocorridas em junho em Pernambuco atingiram também milhares de animais no Estado. Como forma de ajudá-los, a PEDIGREE® Adotar é Tudo de Bom, em ação articulada pela WSPA, está doando uma tonelada e meia de sacos de ração, que serão entregues nesta quinta-feira, dia 15, na Gato Feliz e Cia, entidade afiliada à WSPA e localizada em Recife. O alimento foi doado juntamente com comedouros da marca.

A doação será distribuída pelas cidades afetadas com a ajuda de voluntários da Secretaria de Saúde de Pernambuco, de oficiais de controle animal e de ONGs locais, como a AADAMA, também afiliada à WSPA.

Ajuda imediata

Além do sofrimento proveniente da perda dos seus lares e, muitas vezes, dos seus donos, grande parte dos animais apresentam escoriações e estão começando a mostrar sinais de desnutrição. Nessas condições de stress, falta de higiene e falta de alimento, a imunidade dos animais, e também das pessoas, fica comprometida e a incidência de transmissão de zoonoses, como a leptospirose, aumenta.

A gerente de programas veterinários da WSPA, Rosangela Ribeiro, comemorou a prontidão com que a PEDIGREE® Adotar é Tudo de Bom respondeu ao chamado:

– Diante do comprometimento das necessidades básicas dos animais, que incluem a alimentação, pensamos imediatamente em uma empresa que se preocupasse e que trabalhasse pelo bem-estar animal. A PEDIGREE® correspondeu as nossas expectativas respondendo ao pedido da WSPA logo no primeiro contato e contribuindo significativamente – relatou Rosangela.

Segundo José Carlos Rapacci, diretor de marketing de pet da Mars Brasil (fabricante das rações PEDIGREE®), atender às necessidades dos animais é primordial:

- Mais do que produzir alimentos de alta qualidade, a PEDIGREE® se preocupa com o bem-estar animal. Ficamos felizes em saber que estamos contribuindo para auxiliar o atendimento aos cães de Pernambuco que também estão sofrendo com as enchentes que atingiram o Estado - disse Rapacci.

Conheça a campanha PEDIGREE® Adotar é Tudo de Bom, que já promoveu a adoção de 12.170 cachorros abandonados. >>

Merial se solidariza com a situação dos animais

Os animais que ficaram desalojados são motivo de preocupação porque podem ser fonte de transmissão de doenças, como a leptospirose e a raiva. Para ajudar na prevenção dessas zoonoses, 500 doses vacinas Recombitek, da MERIAL®, foram doadas pelo laboratório à WSPA e serão utilizadas pelos mais de 60 veterinários que estão trabalhando nas áreas afetadas.

De 67 municípios atingidos, 12 estão em estado de calamidade pública e cerca de 80 mil pessoas foram afetadas em todo o Estado. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, até hoje já foram confirmados 10 casos de leptospirose, e mais 64 estão sob suspeita.

Mutirão para cadastramento de animais reúne Secretarias de Saúde

Além da Secretaria de Saúde de Pernambuco e Recife, as secretarias do Cabo, Olinda, Jaboatão e Paulista se reuniram para um mutirão com o objetivo de cadastrar os animais dos abrigos e os animais errantes do município de Barreiros, um dos mais atingidos pelas chuvas em Pernambuco. Os animais cadastrados foram vacinados e identificados com coleiras e placas.

Saiba como ajudar a população em Pernambuco. >>

Fonte: WSPA

Belo Horizonte/MG: Dois cachorros de suspeito do caso Eliza morrem em centro de Zoonoses

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
23-Jul-2010

Outros dois animais serão sacrificados porque estão com leishmaniose

Do R7

Dois filhotes da raça rotweiller que pertenciam ao ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, morreram na tarde desta sexta-feira (23). De acordo com o advogado dele, Zanone Manoel de Oliveira Júnior, ainda não se sabe a causa da morte dos animais. Bola é um dos suspeitos de matar Eliza Samudio.

Outros dois cães do suspeito - um vira-lata e um sharpei - serão sacrificados no final de semana. Na manhã desta sexta-feira, a mãe e uma das filhas do ex-policial foram à sede da Divisão de Investigações de Belo Horizonte para assinar um termo para consentir o procedimento. Segundo o advogado, os animais pegaram leishmaniose.

No total, dez cachorros foram apreendidos na casa de Bola.

Exames

No início da manhã desta sexta, a Polícia Civil de Minas Gerais confirmou que os exames nos cachorros do ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, foram feitos na quinta-feira (22). Peritos do IC (Instituto de Criminalística) realizaram a análise no Centro de Zoonozes de Belo Horizonte, na região norte da cidade, entre as 15h e as 17h da quinta.

A polícia investiga se os animais comeram partes do corpo de Eliza Samudio. Há a suspeita de que Bola tenha matado, esquartejado e dado partes do corpo da ex-amante de Bruno para os cães.

De acordo com o veterinário Fernando Pinheiros, consultado pela polícia sobre os exames que poderiam ser feitos nos animais, foi feita uma raspagem nos pelos do focinho e das patas dos cães para aplicar o luminol, material que identifica manchas de sangue. O veterinário afirmou que essas partes dos cães foram escolhidas porque são onde o cachorro mais se lambuza com sangue quando come carne.

Questionado se não havia se passado muito tempo após a suposta morte de Eliza Samudio para a realização do exame, Pinheiro disse que não há problemas.

- O exame com luminol pode ser feito até dois anos [após o incidente] que ainda detecta [sangue].

A polícia não informou a data em que saíra o resultado dos exames.

http://noticias.r7.com/rio-e-cidades/noticias/dois-cachorros-de-suspeito-do-caso-eliza-morrem-em-centro-de-zoonoses-20100723.html

Quatro cães de Bola morrem no Centro de Zoonoses de BH

Quatro cães do ex-policial Marcos Aparecido, o Bola, morreram no Centro de Zoonoses de Belo Horizonte. Dois filhote do rottwiler morreram depois de ficarem doentes. O primeiro morreu na quinta-feira e o outro nesta sexta. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de BH (SMS), os cachorros apresentavam parvovirose, desnutrição, secreção nos olhos e nariz, além de diarréia.

Em outros dois cães foi detectado o vírus da leishmaniose e a dona dos animais, a filha de Bola, autorizou a eutanásia nesses cães contaminados. Segundo a SMS, na tarde desta sexta o procedimento foi concluído e morreram os cachorro doentes.

Dos 10 animais que chegaram no Centro de Zoonoses da capital, apenas seis foram devolvidos ao centro de Vespasiano, para onde inicialmente os cães haviam sido recolhidos. Eles serão entregues à Midian Kelly dos Santos, a filha do ex-policial acusado de executar Eliza Samudio.

Os animais passaram por perícia, nessa quinta, na qual foram colhidas amostras de pelo dos cães. Ao material foi aplicado o reagente luminol, que detecta vestígios de sangue, com o objetivo de comprovar se os cães comeram restos mortais de Eliza.

Do Estado de Minas
http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20100723193939&assunto=26&onde=Brasil

Mais de 120 baleias-piloto são mortas nas Ilhas Faroe, província da Dinamarca

23-Jul-2010

Todos os anos, espécie Globicephala melaena passa pela costa e é alvo de caçadores

Reuters

Fotos: Andrija Ilic/Reuters

Mais de 120 baleias-piloto mortas nesta sexta-feira, 23, são vistas no Porto de Tórshavn, nas Ilhas Faroe, uma província autônoma da Dinamarca entre a Escócia e a Islândia.

Todos os anos, grupos da espécie Globicephala melaena passam pela costa do arquipélago no Atlântico Norte e são alvo de caçadores.

No passado, os pescadores usavam lanças e arpões, mas hoje utilizam equipamentos modernos, como facas especiais, cordas e bastões de medição.

Na foto abaixo, um morador das Ilhas Faroe mostra ao filho como retirar os dentes da boca da baleia.

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,mais-de-120-baleias-piloto-sao-mortas-nas-ilhas-faroe,585231,0.htm

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Justiça marca audiência sobre agressões durante puxada de cavalos em Pomerode

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
22-Jul-2010

Organizadores da puxada foram indiciados por lesão corporal

A Justiça marcou para 20 de setembro a primeira audiência sobre o caso das agressões a defensores dos animais ocorridas durante uma puxada de cavalos, em abril deste ano, em Pomerode, no Vale do Itajaí.

A juíza Iraci Satomi Kuraoka Schiocchet, da comarca de Pomerode, acatou a denúncia do Ministério Público e indiciou os irmãos Miro Just e Ivo Just, organizadores da puxada, por lesão corporal.

As intimações para comparecimento na audiência começaram a ser enviadas terça-feira. Os indiciados e vítimas devem ser ouvidos.

A juíza também determinou que o processo retornasse à Delegacia de Polícia de Pomerode para novas investigações, atendendo ao requerimento da promotora Patrícia Dagostin Tramontin, que está cuidando do caso.

A polícia foi informada na quarta-feira sobre o pedido da juíza e terá cinco dias para a conclusão dos novos procedimentos.

JORNAL DE SANTA CATARINA
http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a2979887.xml


Saiba mais

Protesto contra puxada de cavalos termina em agressão em Pomerode/SC

Convocação: Protesto contra a Puxada de Cavalos!

Carta da presidente da Tribuna Animal ao prefeito de Pomerode

Ministério Público analisa agressões na puxada de cavalos em Pomerode/SC

Não é preciso diploma para ver o sofrimento de um ser vivo

Puxadas de cavalos, por Sheila Cristina Wehling*

Petição contra a Puxada de Cavalos

Russia: Polícia encontra burro que voou de parapente

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
22-Jul-2010

A polícia russa informou nesta quinta que encontrou o burro que foi forçado a voar de parapente (semelhante ao paraquedas) para uma campanha promocional. O fato indignou os defensores dos animais.

Na realidade, o bicho é fêmea. "Ela se encontrava com seu proprietário. Os veterinários a examinaram e concluíram que o animal está com boa saúde", declarou um porta-voz da polícia de Krasnoda. O proprietário, habitante da região, declarou não ver mal algum nisso.

Os russos que veraneavam na semana passada no povoado de Golubitskaia, às margens do mar Azov, ficaram decepcionados ao ver o bicho voar de parapente, preso por um cabo a um barco que o puxava para a água.

Apavorado, o animal voou durante meia hora "antes de aterrissar na água e ser arrastado por vários metros", disse o canal de TV Russia Today, ao mostrar imagens do fato. Ele zurrava de medo. "O burro aterrissou de forma atroz . Foi arrastado durante vários metros no mar antes de chegar, meio morto, à margem", noticiou o jornal local Taman.

Saiba Mais

http://www.dgabc.com.br/News/5822478/policia-encontra-burro-que-voou-de-parapente.aspx

Loba-guará é encontrada em rua no Centro de Jundiaí, SP

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
22-Jul-2010

Uma loba-guará foi encontrada na madrugada desta quinta-feira em uma rua do Centro de Jundiaí, a 65 km da capital paulista. O animal, uma fêmea adulta, foi dominado pelo Corpo de Bombeiros e levado para o quartel da corporação. Ela foi presa em uma jaula e estava bastante agitada.

Segundo os bombeiros, por causa das queimadas, os animais fogem das matas e procuram abrigo nas cidades. Ainda pela manhã, o animal deve ser solto na Serra do Japi, já que não apresenta ferimentos.

http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/07/22/loba-guara-encontrada-em-rua-no-centro-de-jundiai-sp-917211879.asp

Inglaterra: Stella McCartney fará chapéus de guardas da rainha

22-Jul-2010

Stella McCartney tem uma nova incumbência no mundo da moda. A estilista deve criar os novos chapéus dos Guardas da Rainha da Inglaterra, tais chapéus compõem o uniforme dos soldados que protegem a família real.

De acordo com o Telegraph, a designer, vegetariana, foi chamada para desenvolver peças feitas com fibra plástica, já que tradicionalmente esses chapéus são confeccionados com pele de urso.

A estilista, que tem o apoio do PETA, declarou que a iniciativa faz todo sentido, pois historicamente o país sempre se preocupou com os animais.

http://estrelando.r7.com/celebridades/nota/peta__stella_mccartney_fara_chapeus_dos_guardas_da_rainha-83457.html

EUA proíbe vídeos sobre atos cruéis contra animais

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
22-Jul-2010

A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou hoje um projeto de lei que visa punir quem estiver na posse de videos cujos conteúdos exibam imagens de atos cruéis contra animais, como aqueles que mostram mulheres de saltos altos a matar ou a estropiar pequenos animais, noticia a agência Associated France Press. O projeto foi aprovado com 416 votos a favor e três contra.

O texto determina que a realização, venda e posse deste tipo de vídeos está sujeito a uma pena de prisão até cinco anos. Estão excluídos os videos de caça, pesça e todos aqueles que dignifiquem a vida animal. O novo diploma legislativo considera videos sobre crueldade contra animais aqueles em que “um ou vários animais vivos são intencionalmente esmagados, queimados, afogados, sufocados ou empalados”.

A Câmara dos Representantes adoptou este projecto depois de, em Abril, o Supremo Tribunal se ter declarado contra uma primeira versão da lei adoptada em 1999, por considerar que esta atenta contra a liberdade de expressão contemplada na primeira ementa da Constituição americana. A nova lei deverá ser também aprovada pelo Senado.

http://jn.sapo.pt/blogs/osbichos/archive/2010/07/22/eua-pro-237-be.aspx

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Madrid/Espanha: primeiro passo para debater abolição corridas touros

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
21-Jul-2010

Madrid deu hoje o primeiro passo, por iniciativa popular, para debater uma possível proibição das corridas de touros nesta comunidade autónoma, meses depois de a Catalunha ter também iniciado esta discussão, que será votada na próxima semana.

A Assembleia de Madrid admitiu hoje, por Iniciativa Legislativa Popular (ILP), debater a abolição das corridas de touros nesta região, depois de verificar a validade de mais de 51 mil assinaturas recolhidas pela associação de defesa dos animais El Refugio.

Uma vez que a ILP seja publicada no Boletim Oficial da Comunidade de Madrid, o plenário da Assembleia Regional vai decidir se a proposta segue adiante e se é discutida ou não.

O primeiro passo da iniciativa popular foi acolhido com opiniões opostas entre grupos antitaurinos, que consideram que este é «um dia histórico», e defensores das corridas de touros, que não acreditam que a abolição seja aprovada em Madrid.

O presidente da associação El Refugio, Nacho Paunero, considerou que «agora é a altura dos políticos», a quem pediu que «permitam, pelo menos», o debate no parlamento madrileno sobre esta questão, à semelhança do que se fez na Catalunha.

Para Paunero, se a Iniciativa Legislativa Popular não completar a tramitação, essa «posição seria pouco tolerante por parte dos políticos, que estão ao serviço do cidadão».

O texto da ILP apresentado pela associação El Refugio foi «copiado» daquele que será votado pelo parlamento da Catalunha a 28 de julho, promovido pela plataforma Prou! (Basta!), explicou Paunero, que defende a abolição de «todos os festejos taurinos em que sejam maltratados animais».

Diário Digital / Lusa

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=14&id_news=460806

Russia: Ativistas irão processar grupo que amarrou burro a paraquedas

21-Jul-2010

Burro foi pendurado em paraquedas para uma campanha publicitária de péssimo gosto organizada por empresários russos

Foto: AFP

Ativistas de proteção aos animais pretendem processar os empresários que penduraram um burro a um paraquedas na Rússia. O grupou afirmou que a iniciativa era absolutamente inaceitável, brutal e ilegal, segundo a versão online do jornal Pravda.

"Isso é puro sadismo. Vamos considerar a possibilidade de apresentar uma ação judicial contra aqueles que organizaram (a ação publicitária)", disse Elena Averyanova, da Fundação Internacional para o Bem-Estar Animal (IFAW). Ela afirmou ainda que vai encontrar testemunhas e entrar em contato com o governo e os responsáveis por aplicar as leis na região. "O que eles estavam pensando quando mandaram o pobre animal para o céu? Isto é um choque para qualquer ser humano normal", disse.

O burro foi lançado ao céu em um paraquedas na região de Krasnodar, no sul do país, Banhistas declararam que era possível ouvir os grunhidos do animal, a mais de 40 m do chão.

Crianças que estavam na praia teriam começado a chorar quando viram o animal no céu. Ele foi arrastado pela água, até chegar à margem, em estado crítico, segundo disseram testemunhas à imprensa russa.

Os responsáveis por amarrar o burro ao paraquedas e o dono do animal já foram identificados, de acordo com a polícia, que ainda está investigando os fatos e não prendeu ninguém. Um investigador disse ao Pravda que o animal está em segurança e passa bem.

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4577405-EI8142,00-Ativistas+querem+processar+grupo+que+amarrou+burro+a+paraquedas.html

João Pessoa/PB: Rinhas no sertão

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
21-Jul-2010

Ibama e PM desmontam rinha de canários na Paraíba

fonte: Ibama/ PB

Além de perderem a liberdade, animais eram usados para promover rinhas. Pelo menos foi o que admitiu o “dono” dos bichos, quando fiscais do Ibama e da Polícia Militar chegaram à zona rural do município de São João do Rio do Peixe, a cerca de 550 quilômetros de João Pessoa, na Paraíba.

Foram apreendidos 22 canários-da-terra e dois bigodes, além de jaulas. Duas delas eram destinadas à prática de briga de canários. Ao responsável pelo local e pelas aves, foi aplicada uma multa no valor de R$ 12 mil. Segundo ele, participavam das “disputas” pessoas não só de São João do Rio do Peixe, mas de Cajazeiras, Sousa e outras cidades da vizinhança.

Segundo analista ambiental Jaime Pereira da Costa, coordenador de operações do Ibama no Estado, as ações de fiscalização na região do Alto Sertão da Paraíba fazem parte das operações de interiorização, que visam coibir as práticas de criação, comercialização e maus tratos de animais silvestres, diga-se, bastante comum na região.

Só neste ano já foram apreendidos mais de 1.200 animais silvestres e aplicadas perto de R$ 200 mil em multas. A Operação Zenaide (nome de uma espécie de ave migratória que ocorre neste período de chuvas na região) foi concebida para atender a uma grande demanda de denúncias da população do Alto Sertão da Paraíba.

http://eptv.globo.com/emissoras/NOT,0,0,307605,Rinhas+no+sertao.aspx

Bauru/SP: Mutirão promove castração de 214 animais

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
21-Jul-2010
Agência BOM DIA

O mutirão de castrações de animais realizado entre maio e junho na Vila Sabiá, Vila Zacarias, Bairro dos Morros e João Romão, promoveu 214 cirurgias no total (157 cães, sendo 106 fêmeas, e 57 gatos, sendo 40 fêmeas).

O programa de controle animal é desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde e da Seção de Zoonoses, e já atendeu mais de 1,6 mil cães e gatos da cidade.

Para Nila Puglia, da Zoonoses de Sorocaba, o resultado final do mutirão realizado na Vila Sabiá e região, que teve como diferencial a realização das castrações no próprio bairro, foi positivo.

Com este número de animais castrados, tendo como base duas crias por ano e seis filhotes por cada, a estimativa é a de que 1.272 filhotes de cães e 480 filhotes de gatos deixarão de nascer.

A castração de cães e gatos em Sorocaba é gratuita. O atendimento segue cronograma e critérios técnicos observando os bairros e regiões da cidade que apresentam maior concentração de animais de rua e semi-domiciliados.

Antes de um bairro ser atendido, equipe da Seção de Zoonoses visita a localidade e realiza um censo animal, entrevistando os moradores e consultando quantos têm interesse em castrar o animal de estimação.

As próximas regiões atendidas pela UCA (Unidade de Controle Animal de Sorocaba) serão a da Vila Angélica, Jardim Novo Horizonte, Jardim Los Angeles, Vila Carol e adjacências.

Os moradores destes bairros poderão fazer inscrição para castrar gratuitamente seus animais de estimação já a partir do dia 2 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 ou das 13h às 16h30, no Centro de Castração Municipal, que fica à rua Rosa Maria de Oliveira, no Jardim Humberto de Campos.

No ato da inscrição, será agendada a data da castração.

http://www.redebomdia.com.br/Noticias/Dia-a-dia/25533/Mutirao+promove+castracao+de+214+animais+e+evita+'boom'+de+caes+e+gatos

Rio Claro/SP: Polícia Civil já registou 13 casos de crueldade contra animais

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
21-Jul-2010

Em um dos casos, um gato foi queimado quando entrou em um casa


EPTV

A Polícia Civil de Rio Claro, na região Central do Estado de São Paulo, já registrou 13 casos de crueldade contra animais neste ano. Em menos de uma semana, três cães e um gato foram maltratados e ainda estão recebendo tratamento.

Um dos animais é um pitbull, cão conhecido pelo comportamento agressivo. Há dois dias, ele se recupera de um espancamento.

Um outro pitbull foi abandonado em uma rodovia e acabou atropelado. Ele teve fraturas no fêmur e, 20 dias depois, o cachorro quase não consegue andar.

Um filhote mestiço de rottweiler de três meses foi encontrado em um terreno. Nas patas, há marcas de um arame usado para amarrá-lo a um poste. Uma pancada na cabeça deve ter prejudicado a visão do animal.

Em outro caso de crueldade, um gato entrou em uma casa e a dona jogou álcool e ateou fogo. O felino sofreu sérias queimaduras e o caso foi parar na polícia.

O Grupo de Apoio de Defesa dos Animais (Gada) recebe cerca de 300 denúncias de maus-tratos por mês. Em São Carlos, o Centro de Controle de Zoonoses recebe cerca de 200.

Uma lei federal defini maus-tratos como crime ambiental com pena de três meses a um ano de prisão. Para denunciar, basta procurar a ouvidoria do Ibama pelo telefone 0800 618080 ou então pelo e-mail: denuncia.sede@ibama.gov.br.

http://eptv.globo.com/noticias/NOT,0,0,307682,Policia+Civil+ja+registou+13+casos+de+crueldade+contra+animais.aspx

terça-feira, 20 de julho de 2010

Portugal: Touradas - Associação Animal fez o primeiro ensaio para “o protesto silencioso”

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
20-Jul-2010

Foram apenas três os ativistas da associação Animal que se deitaram hoje no chão do Largo Adelino Amaro da Costa, em Lisboa, mesmo em frente à sede do CDS-PP, para encarnarem a pele dos touros na corrida promovida pelo partido, no próximo sábado.

A Animal pretende protestar nas Caldas da Rainha contra a corrida organizada pelo PP (Rui Gaudêncio)

Com farpas nas costas e manchados de forma a parecer sangue, esta foi uma “acção unicamente simbólica” para promover o “protesto silencioso” que terá presença marcada em frente à Praça de Touros das Caldas da Rainha.

“Tauromaquia, o pior de Portugal” e “Tourada em Portugal é a vergonha nacional”, eram as duas frases de ordem que se encontravam nos cartazes do “pequeno motim”. Mas não foram suficientes para moverem nenhum democrata-cristã o até à janela da sede.

"Sabemos perfeitamente que neste partido há muitas pessoas aficionadas, é que dizem que é uma questão de tradição. Mas o que acontece é que muitas tradições são correctas e outras devem ser abolidas à medida que as sociedades vão evoluindo. E para nós é vergonhoso como é que um partido político tem o seu nome associado a uma tourada. Não é natural”, disse a presidente da Animal, Rita Silva.

Sobre as afirmações do secretário-geral do CDS-PP, João Almeida, em que garantiu que outros partidos políticos também já promoveram touradas, a activista desvalorizou as declarações e apenas esclareceu que “apenas pode haver autarcas de determinado partido que sejam aficionados. Mas pôr a chancela do partido no espectáculo, isso nunca aconteceu”.

Como esta acção foi apenas para “uma oportunidade fotográfica”, os activistas da Animal irão de “armas e bagagens” para as Caldas da Rainha, protestarem contra o “acto vergonhoso do CDS-PP”, um pouco antes de começar a corrida de touros. “Vamos fazer um protesto silencioso, onde contaremos com cerca de uma centena de activistas, com as mãos pintadas de sangue, que demonstra que o CDS-PP teve as mãos sujas de sangue”, contou Rita Silva.

Quanto a propostas para avançar para a proibição das touradas, a presidente da Animal garante que a associação tem trabalhado no assunto. Porém, “e infelizmente as touradas são sempre um tema fracturante”, disse. “Sempre que se vão propor novas leis de protecção dos animais, chega à parte das touradas e os grupos parlamentares dividem-se. Há deputados que são a favor e outros contra”, acrescentou, Rita Silva, dando a conhecer que um dos deputados “mais favoráveis à causa da Animal” é o centrista João Rebelo. “Antes de marcarmos o protesto, mandei-lhe um e-mail e ele disse-me que não tinha conhecimento da tourada do partido e que repudia totalmente este evento do CDS”, contou.

Embora confesse que gostava de ter a presença de João Rebelo na “manifestação” nas Caldas, Rita Silva não crê que o deputado do CDS-PP se exponha no protesto, “mesmo que todo o grupo parlamentar saiba que ele é contra as touradas”.

Mesmo com todo o aparato da corrida de touros do CDS-PP, visto que a cidade acolhedora do evento está repleta de cartazes e até mesmos os espaços comerciais contém folhetos de propaganda, Rita Silva acredita que os portugueses estão a reagir contra a tradição. “Os gostos pessoais de um partido não podem ser misturados com o que a população quer. E segundo uma sondagem que encomendamos em 2006, se houvesse um referendo, o fim das touradas ganhava. É uma tradição que já não faz sentido existir”, argumentou.

Então o que falta para avançar para um referendo? A presidente da Animal afirmou que “falta os próprios políticos terem vontade política de avançar. Há um ou outro deputado que tem essa vontade mas depois é completamente “castrado” pelos parceiros”. “Se houvesse um grupo parlamentar ou um grupo de deputados que avançasse com uma proposta para a proibição das touradas, seria excelente. Mas temos que ser nós a forçar isso”, acrescentou a ativista.

João Pessoa/PB: Incêndio em Pet Shop deixa 35 animais mortos por asfixia e apenas 2 sobreviventes

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
20-Jul-2010

Incêndio em Pet Shop, localizado na avenida Diogo Velho, Centro de João Pessoa.

Segundo as primeiras informações, 35 animais morreram por asfixia, entre cães, gatos e pássaros, e apenas dois, um gato e um cachorro, foram retirados com vida do local.

O proprietário do estabelecimento, conhecido apenas pelo primeiro nome, Carlos, que mora no bairro de Jaguaribe, só foi localizado algum tempo depois. Os vizinhos acionaram o Corpo de Bombeiros, que chegou para conter o incêndio e precisou arrombar a portas de ferro para entrar na loja. Ainda não se sabe o que poderia ter causado o acidente, mas a perícia irá investigar as causas.

Uma funcionária acredita que um curto-circuito em um ventilador pode ter iniciado o incêndio, já que a parede onde o eletrodoméstico ficava está bastante queimada. Ela relatou que ao entrar no local, o ambiente estava tomado por fumaça e logo trataram de retirar os dois únicos animais com vida. Outra funcionária ficou bastante emocionada com as perdas do Pet Shop, que funcionava no local há oito anos.


Informações Correio da Manhã, 98.3 FM
http://www.clickpb.com.br/artigo.php?id=20100720075945&cat=paraiba&keys=incendio-pet-shop-deixa-animais-mortos-asfixia-apenas-sobreviventes

Incêndio em pet shop de JP mata mais de 35 animais

Incêndio em pet shop de João Pessoa mata mais de 35 animais; maioria morreu queimado e por asfixia

Um incêndio aconteceu na manhã desta terça-feira no Pet Shop Amigo, localizado na avenida Diogo Velho, perto do Mercado Central, em João Pessoa. Segundo informações preliminares morreram queimados e por asfixia, em média, 35 animais que se encontravam no estabelecimento. O incêndio pode ter sido provocado por um ventilador. O Corpo de Bombeiros está no local desde as primeiras horas da manhã.

O Corpo de Bombeiros foi acionado pela vizinhança que começou a sentir um cheiro forte de fumaça. A tenente Patrícia Cabral coordenou a equipe e disse que precisou arrombar as portas e janelas para tentar conter o fogo e ainda conseguiu salvar um cachorro e um gato que estão sendo atendidos nesse momento por uma equipe de médicos veterinários.

O proprietário do Pet Shop foi avisado agora pela manhã pela tenente Patrícia que conseguiu o celular do dono do estabelecimento, conhecido apenas por Carlos. Segundo informações preliminares prestadas pelo Corpo de Bombeiros, o incêndio pode ter sido causado por um curto-circuito de um ventilador.

Simone Duarte com informações da Correio Sat
PB Agora
http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20100720080649&cat=paraiba&keys=incendio-pet-shop-jp-mata-mais-animais

Amor de guerra

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
20-Jul-2010
Por Carla Peralva

Começou na guerra. No Afeganistão ocupado pelas tropas norte-americanas. Keykey estava perdido e machucado, sem dono, sem cuidados, até sem nome. Até que Chris Berry, membro da Marinha dos Estados Unidos, o resgatou das ruas, tratou seus ferimentos, lhe deu um nome e um lar.

Chris, junto de seus companheiros de tropa Brian Chambers e Aaron Shaw, ajudava gatinhos perdidos que eles encontraram enquanto serviam no Afeganistão. Quando o trio achou Keykey e Kiki, adotaram os bichanos e passaram a procurar abrigo para os que mais eles encontrassem vagando sem dono.

Kiki e Briam

Hoje, Keykey está morando com os pais de Chris em Michigan e Kiki está com os de Brian, no Texas.

Vale lembrar que, em 2007, a Marinha americana criou o projeto Nowzard para resgatar e achar nova casa para animais perdidos e abandonados no Afeganistão e no Iraque.

http://blogs.estadao.com.br/nhom/2010/07/20/amor-de-guerra/

Cães que latem muito podem estar com depressão, diz estudo

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
20-Jul-2010

Pesquisadores espanhóis afirmam que os cachorros que apresentam mau comportamento têm menos substâncias cerebrais relacionadas ao bem-estar do que os outros cães

por Redação Galileu

Tenha paciência com o cachorro nervoso do seu vizinho, que não para de latir e sempre tenta lhe morder, porque ele pode sofrer de depressão em vez de ser agressivo por natureza. Essa é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Zaragoza, na Espanha.

A pesquisa descobriu que os cães que apresentam mau comportamento tendem a ter níveis menores de serotonina no cérebro (substância relacionada a transtornos de humor, que tem a produção estimulada por medicamentos antidepressivos) e cortisol (hormônio ligado ao estresse) do que cães mais calmos e felizes. Em humanos, a queda de serotonina é normalmente conectada a problemas como depressão e ansiedade, por exemplo.

Os autores do estudo analisaram amostras de sangue de 80 cachorros de dois hospitais veterinários após seus donos reclamarem que os animais eram agressivos. Os resultados foram comparados com amostras de sangue de 19 cachorros com o comportamento considerado “normal”. A pesquisa, que saiu na publicação científica Applied Animal Behaviour Science irá colaborar com o diagnóstico da depressão canina e facilitar a elaboração de novos tratamentos para problemas de agressividade, que poderão ser feitos à base de antidepressivos.

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI156418-17770,00-CAES+QUE+LATEM+MUITO+PODEM+ESTAR+COM+DEPRESSAO+DIZ+ESTUDO.html

Paraná também deverá proibir a matança de animais pelos CCZs

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
20-Jul-2010

Cães e gatos

A Assembleia Legislativa deve analisar, a partir de agosto, após o recesso, projeto do deputado Luiz Eduardo Cheida que se estabelece diretrizes para “o controle ético da reprodução de cães e gatos no Estado”. Pelo texto, o governo deve estabelecer programas de controle de reprodução de cães e gatos, pautados na identificação, no registro, na esterilização, nas adoções e, principalmente, nas campanhas educativas sobre o controle ético da reprodução desses animais. A proposta proíbe o extermínio aleatório dos animais pelos órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos oficiais. Os casos de eutanásia só serão permitidos quando houver enfermidades irreversíveis, e desde que acompanhadas de laudo assinado pelo responsável técnico do órgão.

Canis

Ainda segundo o projeto, os canis públicos e estabelecimentos oficiais deverão adotar procedimentos éticos para o recolhimento de animais, começando por verificar se o animal possui um proprietário. O animal recolhido que se caracterizar como comunitário — aquele que possui com a comunidade em que vive laços de dependência e de manutenção, ainda que não tenha um responsável único e definido — deverá ser esterilizado, identificado, registrado e devolvido à comunidade.

http://www.bemparana.com.br/index.php?n=151727&t=balanco

INSTRUÇÃO NORMATIVA 50/05 - JAVALI SUS SCROFA - IBAMA

Editorial - Editorial mais recente

São Paulo, 20 de julho de 2010



Ilmo. Sr. Presidente do Ibama

SCEN Trecho 2 Ed. Sede do Ibama

CEP 70818-900 Brasília – DF


Ilmo. Sr. João Pessoa Riograndensse Moreira Júnior

Superintendente do Ibama no Rio Grande do Sul Substituto

Rua Miguel Teixeira, nº 126 Cidade Baixa

CEP 90050-250 Porto Alegre – RS


Ilmo. Sr. Kléber Isaac Silva de Souza

Superintendente do Ibama em Santa Catarina Substituto

Avenida Mauro Ramos, nº 1.113 Centro

Caixa Postal 660 - CEP 88020-301 Florianópolis – SC


Ilmo. Sra. Analice de Novais Pereira

Superindentende do Ibama em São Paulo

Alameda Tietê, nº 637 Jardim Cerqueira César

CEP 01417-020 São Paulo – SP


Ilmo. Sr. David Lourenço

Superintendente do Ibama em Mato Grosso do Sul

Rua Padre João Crippa, nº 753 Centro

CEP 79002-380 Campo Grande – MS


Ref.: INSTRUÇÃO NORMATIVA 50/05 DO IBAMA


Prezados senhores,

Eu, ROGÉRIO S. F. GONÇALVES, com escritório na Rua São José do Barreiro, 290, Mooca, São Paulo/SP, CEP 03179-050, portador da cédula de identidade R. G.n° 9.403.128, e inscrito no CPF/MF sob n° 048.653398-09, regularmente inscrito na Secção São Paulo/SP da Ordem dos Advogados do Brasil sob n° 88.398, na qualidade de cidadão brasileiro, defensor dos direitos dos animais, professor universitário, assessor jurídico da Organização Não Governamental Tribuna Animal, com sede em São Paulo- Capital, venho pela presente, NOTICIAR, NOTIFICAR E REQUERER o que abaixo segue articuladamente aduzido:


1. Tomei conhecimento recentemente, sobre a legislação normativa previamente apontada ACIMA, que diz respeito ao animal especificado como JAVALI – SUS SCROFA, animal exótico e que hoje habita o Sul, Sudeste, e Centro-Oeste do Brasil, mais especificamente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.


2. A legislação apontada denota que existe um problema de invasão de uma espécie estranha à nossa fauna, desconhecendo este missivista como tal procriação de animais existiu e foi introduzida no país, passando nas barreiras fito-sanitárias de nossas autoridades de fronteira. Ao par disso, roga de Vs. Sas. que seja tal fato investigado e punido, pois, diante do que se exprime, há grave dano á fauna brasileira, e aos agricultores nacionais. Isso para não falar no problema de sanidade animal, além de qualquer zoonose desconhecida que pode ser fruto do animal em contato com nossos cidadãos.


3. De outro lado, chegou ao meu conhecimento também, que além dos assuntos pertinentes a entrada do animal e seus prejuízos na inserção junto a fauna nacional, face a entrada no país de forma clandestina, que existem fazendas autorizadas por Vs. Sas. na criação da espécie animal citada, além de existir ampla divulgação de turismo de caça no exterior, incentivando o comércio maléfico da morte de espécies por puro sadismo e prepotência humana. Ou seja, o mercado do animal em questão, do ponto de vista econômico é muito atraente, turismo de caça, estribado na norma exarada pelo órgão que representam.


4. O que mais afeta este missivista é que a norma é uma autorização de caça e morte do animal, de forma indiscriminada e cruel, com meios violentos, e requintes de uma esportividade só aceita nos idos da Roma Antiga.


5. A norma em deslinde fere o artigo 225 da Constituição Federal, sendo submissa ao nosso diploma pátrio, em todo seu teor e inciso postos. Mais. Fere o artigo 37 da Lei 9.605/1998, que só autoriza o abate de animais, não a caça e registro de caçadores, nem a morte indiscriminada de animais.


A norma promove a caça, quando deveria promover a captura dos animais e controle populacional da espécie com mapeamento regular do problema e não viabilizar grupos de caçadores e turismo violento no país, inclusive com entrada de armas de fogo sabe-se lá de que origem.


6. Pior ainda. A captura hoje em dia, além de ter por escopo a norma atacada, é feita de forma cruel e indiscriminada, com o uso de cães de muitas espécies, cães estes que são transformados psicologicamente e comportamentalmente em armas, tamanha a violência e crueldade aplicada à espécie que pretendem caçar. Há vídeos, há provas.


7. Assim, face ao que se declina, NOTICIO à Vs. Sas. que estão ocorrendo reais crimes na matança e crueldade dos animais que deveriam ser abatidos e não mortos em verdadeiras batalhas covardes, espetáculos de caça dita amadora, de forma violenta, além de NOTIFICÁ-LOS que a prática da norma em questão fere diplomas legais superiores e que impedem no total sua aplicabilidade, REQUERENDO que seja tal norma revogada em sua integralidade, quer seja por induzir a prática de crimes ambientais, quer seja por ausência de legalidade, quer seja pelo incentivo nefasto que é da caça em nosso pais.

Cordialmente,


ROGÉRIO S. F. GONÇALVES
OAB/SP Nº 88.387