sábado, 28 de agosto de 2010

Vídeo de mulher jogando gato na lixeira ganha paródia na web

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
28-Ago-2010

Estonia pode relançar caça à foca

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
28-Ago-2010

Os habitantes da ilha de Kihnu, na Estónia, estão decididos a recomeça a caça à foca, 30 anos depois, uma vez que o número destes animais aumetou consideravelmente nos últimos 10 anos, declarou um alto responsável do país à agência AFP. “O ministro do Ambiente está a ultimar um projeto (…) que porá fim à interdição da caça, depois de 30 anos”, adiantou Hanno Zingel, conselheiro do ministro do Ambiente.

De acordo com o mesmo responsável, a população de focas cinzentas cresceu de 1500 indivíduos para quatro mil na última década. “A comunidade de focas cinzentas cresceu, muito devido à melhoria das condições ambientais no mar Báltico, embora o número de quatro mil nas águas estonianas esteja muito abaixo das mais de 10 mil focas registadas à 100 anos”, acrescentou.

A ilha de Kihnu está situada ao largo da costa ocidental da Estónia. Há cerca de três anos, os seus cerca de 500 habitantes enviaram uma carta ao ministro do Ambiente solicitando autorização para voltarem a caçar as focas cinzentas. Relembraram que os pratos à base de carne de foca fazem parte da tradição cultural do país.Os habitantes reclamam a caça de 30 exemplares por ano.

http://jn.sapo.pt/blogs/osbichos/archive/2010/08/28/est-243-nia-pode-relan-231-ar-ca-231-a-224-foca.aspx

Homem é preso na Malásia tentando enviar 100 cobras à Indonésia

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
28-Ago-2010

A polícia da Malásia deteve um dos traficantes de animais selvagens mais procurados do país, que tentava enviar ilegalmente uma cerca de 100 serpentes vivas à Indonésia, informa neste sábado a imprensa local.

O detido, Anson Wong, conhecido como o "Rei Lagarto" por traficar principalmente répteis, foi preso na quinta-feira no aeroporto internacional de Kuala Lumpur.

Segundo o jornal New Straits Times, Wong estava no aeroporto da capital malaia em trânsito desde Penang, norte do país, à espera de embarcar rumo à capital da Indonésia, Jacarta.

Uma mala danificada de Wong alertou funcionários da companhia Malaysia Airlines que, após terem comprovado que no interior havia várias serpentes, detiveram o contrabandista e o entregaram às autoridades. Entre os animais apreendidos havia 95 jibóias e duas víboras, além de uma tartaruga.

Grupos de preservação afirmam que Wong, condenado em 2001 a 71 meses de prisão nos Estados Unidos, é um dos maiores traficantes de fauna protegida do mundo.

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4647266-EI8143,00-Homem+e+preso+na+Malasia+tentando+enviar+cobras+a+Indonesia.html

ONG apura maus-tratos contra animais em Ribeirão Preto/SP

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
28-Ago-2010

Levantamento da Ava de atendimentos feitos no mês passado aponta 14 denúncias, com 50% confirmadas

Ana Paula Sousa

Casal de chow chow é monitorado no Monte Alegre - Foto: Weber Sian - 27.jul.2010 / A Cidade
Casal de chow chow é monitorado no Monte Alegre - Foto: Weber Sian - 27.jul.2010 / A Cidade
A AVA (Associação Vida Animal) investiga sete casos confirmados de maus-tratos contra animais em julho deste ano em Ribeirão Preto. Os registros de violência incluem falta de alimentação, de higiene e até mesmo abandono.

A associação começou a fazer um levantamento das ligações que recebeu no mês passado para ter um controle dos atendimentos. Das 130 chamadas telefônicas recebidas em julho, dez foram denúncias. Outras quatro acusações chegaram por correio eletrônico.

Deste total, 50% representavam problemas simples de posse consciente por parte dos donos e não foram abertas investigações. Já a outra metade dizia respeito a algum tipo de violência feita, principalmente, contra cachorros.

"Existem donos que colocam comida apenas uma vez na semana e deixam o animal sem água, desamparado", diz a presidente da ONG, Maria Cristina Dias.

A falta de cuidados dos donos com dois rottweilers, que tomam conta de um casarão na região central de Ribeirão Preto, motivaram uma denúncia nesta sexta-feira. Segundo Cristina, o caso é acompanhado por uma representante da Comissão dos Direitos dos Animais da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

A reportagem tentou entrar em contato com a advogada, mas não conseguiu localizá-la.

Outro caso

Um mês após receber uma denúncia de suspeita de maus-tratos que envolve um casal de chow chows, no bairro Monte Alegre, na zona Oeste, a AVA continua a monitorar os cachorros.

Segundo a presidente da ONG, Maria Cristina Dias, o dono retirou os cães da casa onde viviam para fazer uma reforma e os deixou com um amigo que é adestrador. "Essa pessoa nos procurou para comunicar a mudança e disse que o dono tem boas intenções", afirmou a presidente da associação de proteção.

Apesar da mudança, o macho do casal, que sofre com problemas de pele característicos da raça e estava sem pelo nas patas, continua a passar por tratamento indicado por uma veterinária da AVA.

http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2010/08/28/ong-apura-maus-tratos-contra-animais-em-ribeirao.html

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Ibama apreende barbatana de tubarão em Belém

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
27-Ago-2010

O Ibama apreendeu mais uma remessa de barbatanas de tubarão num porto de Belém, no nordeste do Pará. Desta vez, a carga de 1,4 toneladas seria exportada para Hong Kong, onde o produto é utilizado na indústria alimentícia. Além de perder as barbatanas, avaliadas em mais de R$80 mil, a empresa recebeu multa de R$128 mil.

“O exportador não provou a destinação correta das carcaças de tubarão, o que revela que os animais foram vítimas da prática do ‘finning’”, disse o analista ambiental e biólogo Gunther Barbosa, que investigou o caso.

Proibida por uma portaria do Ibama, o “finning” ocorre quando o pescador corta apenas as barbatanas do tubarão e descarta a carcaça no mar. Muitas vezes o animal resiste à amputação e é jogado ainda vivo na água, mas não sobrevive. Os pescadores praticam o "finning" por motivos econômicos, já que transportar um barco cheio de barbatanas, produto muito valorizado no mercado internacional, é mais lucrativo que ocupá-lo com o tubarão inteiro.

Empresas fantasmas

A exportadora autuada solicitou ao Ibama a liberação da carga para Hong Kong no início da semana. Após análise da documentação que comprovaria a cadeia produtiva do produto (da origem das barbatanas até a destinação das carcaças), foram identificadas diversas irregularidades. Entre elas, havia notas fiscais de venda de carcaças de tubarão para empresas fantasmas.

Os agentes do Ibama vistoriaram as supostas empresas compradoras das carcaças, mas encontraram uma padaria e uma fábrica de palets nos locais. Segundo Gunther Barbosa, os proprietários desconheciam porque seus endereços estariam sendo usados para atividade relacionada à pesca. “As empresas declaradas pelo exportador eram fantasmas e estavam sendo utilizadas para mascarar o descarte das carcaças de tubarão no mar, contrariando a lei”, disse ele. (Com informações do Ibama)

http://www.diariodopara.com.br/N-108405-IBAMA+APREENDE+BARBATANA+DE+TUBARAO+EM+BELEM.html

Paul McCartney critica utilização de animais em testes de irradiação da NASA

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
27-Ago-2010

O músico Paul McCartney está indignado com a mais recente decisão da agência espacial americana (NASA) de voltar a utilizar animais como cobaias, noticiou o jornal E!online. Há 30 anos que a NASA não utilizava primatas nos seus ensaios, pelo que o retomar de testes de irradiação com animais na Estação Espacial Internacional tem provocado fortes protestos por parte de associações de defesa dos direitos dos animais de todo o mundo. A decisão, tomada em Abril, provocou mesmo a demissão de April Evans, engenheira aeroespacial, que numa carta enviada à administração escreveu que “depois de muita ponderação”, decidiu resignar ao cargo por “não aceitar os argumentos científicos para a utilização de primatas nos testes de radiobiologia”. Sir Paul McCartney escreveu uma carta a Charles Bolden, um dos administradores da NASA, manifestando o seu mais profundo repúdio pela utilização de animais como cobaias.

“Acredito que a NASA tenha plena capacidade de estudar os impactes das viagens espaciais sobre a saúde e bem-estar dos astronautas sem ter que recorrer a testes com animais”, escreveu o músico. Na mesma carta, McCartney acrescentou: “Seria muito decepcionante se na nossa ânsia em descobrir novos horizontes e aprender mais sobre o universo em que vivemos começássemos a regredir na forma como tratamos os animais. Apelo, por isso, a que cancelem as experiências”. A própria Agência Espacial Europeia contesta este tipo de métodos, declarando “não ter qualquer interesse a utilização de primatas, uma vez que os resultados não terão qualquer utilidade”.

http://jn.sapo.pt/blogs/osbichos/archive/2010/08/27/paul-mccartney-critica-utiliza-231-227-o-de-animais-em-testes-de-irradia-231-227-o-da-nasa.aspx

Tigre bebé dopado descoberto em bagagem no aeroporto tailandês

27-Ago-2010

Um tigre bebé, de apenas dois meses, foi descoberto na bagagem de uma mulher tailandesa que se preparava para embarcar com destino ao Irão, denunciaram os responsáveis pela protecção de espécies ameaçadas. A mulher, de 31 anos, foi detida no domingo no aeroporto Suvarnabhumi, na capital da Tailândia, depois de o animal – que estava dopado e guardado numa mala de grandes dimensões juntamente com tigres de peluche – ter sido detectado no raio-X.

Um responsável pela Divisão de Protecção da Fauna e Flora Silvestre, citado pela AFP, explicou que a cria de tigre tinha sido drogada com anti-depressivos. “Ele estava muito calmo, semi-adormecido, quando nós pegámos nele”, explicou, adiantando que o animal foi transportado para um centro especializado. Não foi possível apurar se se trata de uma cria selvagem ou já nascida em cativeiro. Foram recolhidas amostras de ADN para determinar a que espécie pertence.

A mulher detida para interrogatório negou conhecer a existência do animal no interior da mala, tendo explicado às autoridades que transportava a mala a pedido de terceiros, adiantou, à agência de notícias Reuters, Nirat Nipanad, o oficial do aeroporto responsável pela detecção de animais. Arrisca uma pena de prisão de quatro anos e/ou uma coima de cerca de 1006 euros.

http://jn.sapo.pt/blogs/osbichos/archive/2010/08/27/tigre-beb-233-dopado-descoberto-em-bagagem-no-aeroporto-tailand-234-s.aspx

Filhote de tigre é encontrado escondido entre bichos de pelúcia

AP


O filhote de tigre, nas mãos de veterinário na Tailândia.

Um filhote de tigre foi encontrado escondido em meio a tigres de pelúcia na bagagem de uma mulher em Bangcoc, na Tailândia.

O pequeno tigre de dois meses foi descoberto quando a mulher, de 31 anos, passou a bolsa pelo controle de segurança com raio-X no aeroporto, ao tentar embarcar para o Irã, no início da semana.

De acordo com autoridades locais, os funcionários do aeroporto suspeitaram da mulher por ela apresentar dificuldades para carregar a bolsa. Ao visualizar algo parecido com um animal de verdade nas imagens do raio-x, veterinários foram chamados, e descobriram o tigre.

A organização internacional de defesa dos animais Traffic informou que o filhote está sob os cuidados do centro de resgate do departamento de parques nacionais e vida selvagem da Tailândia. No momento, as autoridaes tentam descobrir se o animal nasceu em cativeiro ou se foi capturado em habitat natural.

http://www.odiario.com/geral/noticia/335162/filhote-de-tigre-e-encontrado-escondido-entre-bichos-de-pelucia.html

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Centro de Zoonose do Crato/CE é autuado por veterinários

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
26-Ago-2010

Ambiente sujo e insalubre, sem veterinários junto aos animais, foi constatado na Zoonose do Crato

Crato. O Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) autuou o Centro de Zoonoses do Crato por falta de um diretor técnico. A inspeção identificou outras irregularidades, entre as quais falta de registro, animais agonizando sem a presença de veterinário para realizar a eutanásia (morte serena, sem sofrimento), funcionários não recebem insalubridade, mau cheiro e sujeira. A autuação foi feita pelo diretor do CRMV, Arturo Carvalho, que fiscalizou dois centros de zoonoses, de Crato e Juazeiro, e nos matadouros públicos da região.

O diretor administrativo do Centro de Zoonoses, Paulo Henrique Monteiro, explicou que a ausência de um diretor técnico se deve ao pedido de demissão do ex-diretor, Eldon Menezes. Ele garantiu que, ainda esta semana, a secretária de Saúde do Crato, Nizete Tavares, nomeará um veterinário que responderá pela parte técnica do Centro de Zoonoses. Quanto à falta de um veterinário, no momento da inspeção, Monteiro esclareceu que o Centro tem dois veterinários que se revezam no trabalho. Um deles estava de licença, conforme atestado médio apresentado ao fiscal do Conselho.

A direção apresentou também os anestésicos, Sedomin e Clortamina, que estão sendo utilizados na eutanásia dos animais, bem como um documento assinado por veterinários e representantes de entidades de proteção aos animais, comprovando que os animais estão sendo sacrificados, de acordo com as exigências da legislação.

Outras eventuais falhas apontadas pelo Conselho como, por exemplo, a utilização de depósitos de plásticos para colocação de alimentos, estão sendo corrigidas, segundo garante o diretor administrativo.

Matadouros

A inspeção foi estendida também aos matadouros da região. De acordo com Arturo, o matadouro que apresentou maiores problemas foi o de Iguatu, pela absoluta falta de higiene. Além da falta de estrutura, foram observados gatos comendo restos de carne, piso e azulejos estragados, trilhos aéreos enferrujados, funcionários sem equipamento de proteção e sem exames de saúde e sujeira. Estas irregularidades, segundo o fiscal, serão levadas ao conhecimento do Conselho para que sejam tomadas as providências. No Cariri, a maioria do gado para o consumo é abatido na "moita", isto é, de forma clandestina. Nas pequenas cidades da região não existe matadouro. Em Nova Olinda, por exemplo, o fiscal flagrou o abate de gado no oitão de uma casa. O prefeito Domingos Sampaio justificou que o novo matadouro não está funcionando porque faltaram recursos para a compra de equipamentos. Em Santana do Cariri, não tem matadouro público. O fiscal sugeriu ao prefeito Pedro Linard que o gado para o consumo da população fosse abatido na vizinha cidade de Nova Olinda.

O fiscal elogiou o atual matadouro público de Brejo Santo, que havia sido interditado por determinação do Ministério Público, por absoluta falta de condições de higiene. O atual prefeito, Guilherme Landim, segundo Arturo, cumpriu todas as exigências. "Hoje o matadouro é um exemplo de organização", afirmou. O representante do Conselho reconhece, entretanto, que a maioria dos prefeitos tem condições de construir um matadouro que atenda às exigências da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Um relatório completo será entregue ao CRMV com todas as irregularidades encontradas no Interior, inclusive o exercício ilegal da profissão de médico veterinário, que é considerado como contravenção penal. Somente veterinários e zootecnistas, devidamente habilitados, podem exercer as prerrogativas profissionais que as Leis Federais 5.517/1968 e 5.550/1968 determinam, adverte o representante do CRMV.

Enquete
Prática ilegal

Arturo Carvalho
Diretor do Cons. Regi. de Medicina Veterinária
No Cariri, a maioria do gado para o consumo é abatido na "moita", isto é, de forma clandestina, o que é ilegal

Paulo Henrique Monteiro
Dir. Adm. do Centro de Zoon.
Todas as eventuais falhas estão sendo corrigidas. Esta semana, será nomeado o diretor técnico do local

Ricardo Martins
Médico Veterinário
O Centro de Zoonoses do Crato está cumprindo as exigências que a Lei determina nos seus procedimentos diários

MAIS INFORMAÇÕES
Centro de Zoonoses do Crato
Avenida Thomaz Osterne, S/N
Região - Cariri
(88) 3521.2698

Antônio Vicelmo
Repórter

CÂMARA DE GÁS

Denúncia teve repercussão mundial

Crato. As denúncias contra irregularidades no Centro de Zoonoses do Crato tiveram início há dois anos. No dia 9 de setembro de 2008, o Diário do Nordeste publicou, reportagem exclusiva, denunciando que os cães apreendidos pelo Centro de Zoonoses eram sacrificados numa câmara de gás, o mesmo processo utilizado pelos nazistas para exterminar os judeus na segunda guerra mundial. Os animais morriam após injeção de gás carbônico, numa câmara hermeticamente fechada. O gás era produzido por um motor Volkswagen, cujo cano de escape era interligado a câmara, um cubículo de apenas 1,5m quadrado. A reportagem ganhou repercussão internacional.

O método foi questionado pela presidente da União Internacional Protetora dos Animais, no Estado do Ceará (Uipa), Geuza Leitão, com base na resolução nº 714, de 20 de junho de 2002, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Ela disse que a câmara de gás foi abolida. Com a repercussão da matéria, o modo ilegal de abater os cães foi abolido. Os cachorros passaram a ser sacrificados com injeções de cloreto de potássio, antecedida por anestesia geral.

O método cruel de sacrificar os animais teve repercussão mundial. Organizações internacionais de proteção aos animais produziram um abaixoassinado eletrônico e, por meio da internet, mais de mil e-mails foram enviados ao jornal, protestando contra a forma de eutanásia praticada pelo Centro de Zoonoses do Crato.

A repercussão foi objeto de outra reportagem que deu destaque ao protesto da Organização Internacional de Proteção dos Animais (Oipa), ONG sediada em Milão, na Itália, que publicou carta na internet contra o modo como era feita a eutanásia dos cães no Centro de Zoonoses do Crato, na região do Cariri. Defensores de animais foram convocados a assinar o abaixoassinado eletrônico.

Repúdio

O protesto teve como destinatários o Ministério Público do Estado do Ceará, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Ceará, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e a Prefeitura do Crato, além do jornal. O texto repudiava o método da câmara de gás carbônico para o sacrifício dos cães e pedia que os centros de controle de zoonoses sejam impedidos de promover a morte de animais sãos.

A Oipa classificou o sacrifício dos cães na Câmara de Gás como um "método horrível". Advertiu que "é importante que as pessoas entendam que os animais não são objetos, são seres vivos que merecem amor e respeito. Gostaria de expressar minha grande contrariedade quanto ao terrível fato que está acontecendo na cidade de Crato"

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=839448

Salvador/BA: Especialistas debatem direitos dos animais

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
26-Ago-2010

Acontece, em Salvador, desde quarta (25) até sábado (28), o II Congresso Mundial de Bioética e Direitos dos Animais, que este ano tem como tema central asPerspectivas para a vida em um planeta em mudança.

Grandes nomes da área, no Brasil e no mundo, estão na cidade para debater temas como mudança climática, energia nuclear, ecologia profunda, células-tronco, aborto, eutanásia e direitos dos animais.

Na sexta-feira (27), a Unijorge, no campus Paralela, vai sediar o debate entre os professores David Cassuto (Professor da Pace University, Advogado nos EUA, atuante na área do Direito Ambiental com especialidade em ações de alta complexidade, sendo ainda membro do Comitê Executivo da Associação de Advogados na área de Direitos Difusos e Coletivos de São Francisco) e David Frave (Professor da Michigan State University - EUA e Membro fundador do Animal Legal Defense Fund).

http://ibahia.globo.com/plantao/noticia/default.asp?id_noticia=233199&id_secao=151

Baleia encalhada não resiste a salvamento e morre no RS

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
26-Ago-2010

Uma baleia jubarte que encalhou pela segunda vez nesta semana em uma praia do Rio Grande do Sul não resistiu às operações de salvamento organizadas por uma equipe de resgate e morreu na quinta-feira.

A baleia, de 12 metros e cerca de 25 toneladas, encalhou pela primeira vez no domingo na praia de Capão Novo, no município gaúcho de Capão da Canoa. Na terça-feira, a equipe de profissionais e voluntários conseguiu rebocá-la, mas no dia seguinte o animal voltou a encalhar.

"O estresse colaborou, talvez também o fato de ela ficar com o peso comprimindo os órgãos ... se a respiração não é suficiente, as células podem morrer por causa da falta de oxigênio", afirmou à Reuters o veterinário Milton Marcondes, do Instituto Baleia Jubarte.

A baleia estava dentro da água, com nadadeiras peitorais e caudal submersa, mas cerca de metade do corpo exposta ao ar. Trata-se de um animal adulto com idade estimada de 5 a 6 anos, pelo comprimento, mas não foi possível determinar o sexo.

"Ela não estava saindo do local porque a água estava rasa, e a maré cavou um buraco embaixo da baleia, e ela foi afundando (na areia)", afirmou Marcondes.

Segundo o veterinário, não foi encontrado nenhum sinal que pudesse indicar por que o animal encalhou.

A decisão de tentar desencalhar o animal pela segunda vez foi tomada após uma avaliação das condições clínicas, para saber se teria que ser realizada uma eutanásia ou se a baleia tinha chances de sobreviver.

O corpo da baleia passará a noite dentro da água e na manhã de sexta-feira tratores da Prefeitura local vão puxar o animal para a praia, onde será feita uma necropsia para determinar as causas do encalhe e da morte.

"Este ano estamos tendo muito encalhe de animais vivos no litoral do Brasil. Pode ser em função de doença, inexperiência do animal ou pode estar desorientado", explicou.

As baleias jubarte empreendem a cada ano uma viagem da Antártida rumo à costa nordeste brasileira em busca de águas cálidas e rasas, onde começam a chegar em julho e permanecem até novembro.

A operação para salvar a baleia recebeu o apoio de diversas instituições e empresas e voluntários.

(Por Bruno Marfinati)

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/08/26/baleia-encalhada-nao-resiste-salvamento-morre-no-rs-917491350.asp

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Dilma recebe 11 milhões em doações do maior matadouro brasileiro

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
25-Ago-2010
por Fabio Chaves

Nota de LEONARDO ATTUCH, em DINHEIRO desta semana. “O MÃO ABERTA DA CAMPANHA.

Embora os candidatos à Presidência ainda não estejam revelando os nomes dos seus doadores, o grupo que mais contribuiu até agora para a campanha de DILMA ROUSSEFF que já arrecadou cerca de R$ 11 milhões, foi o JBS-FRIBOI. E o apoio vai muito além da questão financeira.

O frigorífico que tem entre seus sócios o empresário José Batista Júnior, se dispõe a prestar apoio logístico em todos os locais por onde a candidata passar, oferecendo inclusive seus aviões. Para quem não se lembra, o JBS-FRIBOI é uma das novas “multinacionais brasileiras” turbinadas pelo capital do BENDEs”. Por sua vez, turbinado com o capital do Tesouro Nacional.

http://vista-se.com.br:80/redesocial/dilma-recebe-11-milhoes-em-doacoes-do-maior-matadouro-brasileiro/

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Rio Grande do Sul: Polícia prende 14 pessoas por crimes ambientais

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
24-Ago-2010

Ação em seis municípios da Região Norte envolveu 140 policiais e 30 viaturas

Quatorze pessoas foram presas durante a Operação Centauro Verde, desencadeada durante a madrugada de ontem pelo Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) no norte do Rio Grande do Sul. Com elas, os policiais encontraram armas, munição, material de pesca e cem quilos de carne sem procedência.

Também foram apreendidos 200 galos de rinha, 36 bois, uma cotia e quatro papagaios da espécie charão, ameaçada de extinção.

A ação envolveu 140 policiais militares e 30 viaturas para o cumprimento de 25 mandados de busca e apreensão nos municípios de Passo Fundo, Lagoa Vermelha, Ciríaco, Tapejara, Moliterno. Diante dos resultados obtidos, a ofensiva foi definida como megaoperação pelo comandante do CABM, coronel Jorge Luiz Agostini:

– Foi uma das maiores operações já realizadas pela Brigada Militar. A avaliação é positiva, pois não houve conflito e os objetivos foram cumpridos.

A Operação Centauro Verde foi realizada a partir de queixas e investigações que resultaram nas ordens judiciais cumpridas durante todo o dia pela polícia. As pessoas detidas foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia de Ciríaco e, segundo o CABM, não atuavam em conjunto.

– Buscando eficiência e menores custos, optamos por reunir casos isolados e desenvolver uma ofensiva única – revelou o comandante.

A carne apreendida será incinerada. Os animais – bois e galos – ficarão com os donos até que a Justiça decida o que será feito com eles. Os papagaios foram encaminhados ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais renováveis (Ibama) de Passo Fundo.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a3015694.xml&template=3898.dwt&edition=15355&section=1003

Santa Catarina: Após ameaça, dois cachorros mortos

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
24-Ago-2010

A segunda-feira começou triste para o casal Nass, no bairro da Amizade, em Jaraguá do Sul. As duas cachorras que estavam com família há oito anos morreram depois de comer um pedaço de linguiça com veneno.

Por volta das 10h30, Marcos Roberto encontrou, agonizando no jardim de casa, a boxer mestiça, Brenda. Mesmo levada às pressas para a clínica veterinária, já era tarde, nada mais podia ser feito. No retorno para casa, outra má notícia: a cocker Cindy, também mestiça, estava morta.

Marcos disse que cerca de quatro meses atrás recebeu uma carta anônima, alertando que os cachorros estavam latindo demais. Se não fossem tomadas providências, alguém poderia matar os animais. “Se vocês amam seu animal, por favor, façam alguma coisa antes que alguém faça”, ameaçava o texto.

Segundo Marcos e a mulher Michelle, os vizinhos disseram que a cachorras não incomodavam. Mesmo assim, ele registrou um boletim de ocorrência. “Infelizmente, hoje o pior aconteceu. Às 6h30, saí e as cadelas estavam bem, mas ao retornar encontrei esse cenário”, conta Marcos. Segundo ele, quem matou os cães, com um pedaço de linguiça envenenada, sabia da rotina da família. “Jogaram no horário que não estamos em casa”, ressalta.

O casal foi orientado a fazer um boletim de ocorrência. “Como a delegacia estava muito cheia por causa do fim de semana, nos pediram para voltar amanhã (hoje) e conversar com o delegado”, conta Marcos. De acordo com lei 9.605/98, dos crimes ambientais, maus-tratos contra animais são considerados crime e podem resultar em pena de detenção de três meses a um ano e multa.

http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3015347.xml&template=4187.dwt&edition=15356&section=2059

Britânica joga gata em lata de lixo, mas é pega por câmera de segurança

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
24-Ago-2010

As câmeras de segurança das cidades não garantem apenas a integridade físicas do seres humanos, mas também dos animais. O “The Sun” desta terça-feira (24) relata que uma britânica jogou uma gata dentro de um cesto de lixo na rua, mas foi pega pela câmera de segurança.

Uma mulher de aparentemente 50 anos se depara com a pequena Lola no muro. Brinca e parece ser carinhosa, mas, repentinamente, abre o cesto de lixo e joga o animal dentro. Lola ficou dentro da lata por 15 horas até seus donos a encontrarem na manhã seguinte.

Os donos do pet colocaram o vídeo no YouTube e no Facebook, pois querem que a população ajude a encontrar a mulher. “Eu realmente quero encontrar a mulher que fez isto a Lola. Ela deve ser parada”, afirmou Stephanie Andrews-Mann, de 24 anos.

http://www.abril.com.br/blog/pet-work/2010/08/24/britanica-joga-gata-em-lata-de-lixo-mas-e-pega-por-camera-de-seguranca/

Inglesa que jogou gato em lixeira deve ser interrogada

(AFP)

LONDRES — Uma mulher que foi filmada no momento em que atraia e prendia um gato dentro de uma lixeira será investigada e interrogada, anunciaram autoridades britânicas, após a divulgação do vídeo incriminador na internet.

O filme de 20 segundos mostra uma mulher de cabelos brancos parando em uma rua de Convetry (centro da Inglaterra) para acariciar um gato com menos de um ano. Ela olha em seguida para a lata de lixo, vê ao redor se há alguém por perto, depois abre a tampa lixeira, agarra o gato e o joga dentro, deixando o local rapidamente.

A Sociedade Real Britânica de Proteção aos Animais (RSPCA) conseguiu identificar a mulher com a ajuda da polícia e se prepara para interrogá-la.

"A RSPCA conduz uma investigação sobre o incidente", informou uma porta-voz da organização.

"A polícia de Coventry apoia a investigação e pede a população que deixe que as autoridades tratem do assunto", precisou, após a difusão do vídeo provocar uma onda de indignação.

Lola, a gata, ficou presa na lixeira de plástico por 15 horas. Seus proprietários Darryl e Stephanie Mann descobriram o que havia acontecido com o animal após assistir ao registro da câmera de vídeo instalada em frente à casa.

"Não sei o que passou na cabeça desta mulher, mas é repugnante e isto cortou o coração da minha filha de oito anos", declarou Stephanie Mann citada pelo jornal local Convetry Telegraph.

O casal decidiu divulgar o vídeo na internet para encontrar a culpada.

http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5gbNNTJkIESP-CFJK0aUSU_cuYfOQ


Mulher britânica que pôs um gato vivo no lixo e está sob proteção policial

por Marco Dinis Santos

Uma mulher que pôs um gato no lixo foi identificada após as filmagens do ato terem sido divulgadas pelos donos do animal. O vídeo, filmado pelas câmaras de vigilância da casa, em Conventry, Inglaterra, mostra uma mulher de meia-idade a fazer festas ao gato e, de seguida, a levantar a tampa do contentor do lixo e colocá-lo lá dentro.

Os donos do animal, Daryll e Stephanie Mann foram alertados para o sucedido pelo miar do gato. Depois de o salvarem resolveram recorrer às imagens de videovigilância para perceber o que tinha acontecido. Em declarações à SkyNews disseram ter ficado chocados “pensávamos que tinha sido alguém bêbado, acabado de sair de um bar, mas quando vi isto… é de doidos!”.
Este vídeo chegou mesmo à televisão e a protagonista foi identificada. Segundo a polícia local não cometeu nenhum crime, pelo que está apenas sob protecção popular, devido à revolta popular e às ameaças que já recebeu.

http://www.ionline.pt/conteudo/75122-esta-mulher-ps-um-gato-vivo-no-lixo-e-esta-sob-proteccao-policial


Polícia protege mulher que meteu gato no lixo


Uma mulher foi filmada a meter um gato num caixote do lixo. Agora, tem a porta de casa vigiada pela Polícia, que receia uma retaliação por parte de amigos dos animais.

Mary Bale, de 45 anos, é a protagonista de um caso insólito de crueldade para com os animais. Foi filmada a meter um gato num caixote do lixo. Os amigos dos animais não lhe perdoam e a Polícia está a vigiar a casa da mulher, temendo que lhe cheguem a roupa ao pêlo.

"Não percebo porquê esta excitação toda. É só um gato", disse Mary Bale, em declarações ao jornal "The Sun". "Não sei o que me passou pela cabeça, mas de repente achei que seria engraçado meter o gato no caixote do lixo", disse a senhora, que tem sido muito assediada pelos jornalistas.

O dono do gato, Darryl Mann, havia instalado o sistema de vigilância depois de o carro ter sido vandalizado. Só 15 horas após ter detectado o desaparecimento do animal se lembrou de ver as imagens de videovigilância. Foi assim que descobriu o que tinha acontecido.

Na filmagem, viu uma senhora de meia-idade a acariciar a gata, Lola de sua graça, antes de a meter no caixote do lixo. Darryl e a esposa, Stephanie, resgataram o animal e puseram o vídeo no Youtube. Criaram, ainda, uma página no Facebook, sob o título "Ajudem a encontrar a mulher que pôs o meu gato no caixote do lixo".

O vídeo, que corre mundo, gerou uma onda de protestos no Reino Unido e motivou uma investigação da Real Sociedade para a Prevenção de Crueldade para com os Animais.

"Não sei como alguém pode dormir descansado à noite sabendo que trancou um gato num caixote de lixo", disse Darryl Man, em declarações à Reuters. A gata sobreviveu, sem mazelas, à aventura de 15 horas fechada num caixote do lixo. "Está bem. Cansada, com tudo o que aconteceu, mas bem", disse o dono do animal.

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1648178


Vídeo de mulher jogando gata no lixo vira hit no YouTube

O vídeo da britânica de meia-idade que atira uma gata no lixo se tornou o mais novo hit do YouTube. As imagens já foram vistas mais de um milhão de vezes no site. Assustada com a repercussão, Mary Bale, que aparece no vídeo, decidiu se pronunciar nesta quarta-feira, dizendo não entender o motivo de tamanho alarde. "Afinal, era só um gato", falou. "Achei que seria engraçado, não sabia que o animal ficaria preso". Assista ao vídeo a seguir.

A gata, chamada Lola, ficou aprisionada por 15 horas no container de lixo até que seus donos a encontrassem. Stephanie e Darryl Andrews-Mann consultaram as imagens de uma câmera de segurança usada para monitorar sua casa: surpresos com o que viram, decidiram postar o vídeo no YouTube no domingo, com o objetivo de identificar e denunciar a agressora.

Após ser reconhecida, Mary Bale passou a receber ameaças de morte e está sendo protegida pela Polícia. Ela pode ser processada pela RSPCA, maior instituição de caridade do mundo que zela pelo bem-estar dos animais e corre o risco de perder o emprego como assistente de atendimento ao cliente no Royal Bank of Scotland. "Tudo ficou louco por causa de um impulso estúpido. Mas eu sei que só posso culpar a mim mesma", diz

http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/video-de-mulher-jogando-gata-no-lixo-vira-hit-no-youtube

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
24-Ago-2010
Cão com suspeita de calazar é sedado para a coleta de sangue
Cão com suspeita de calazar é sedado para a coleta de sangue
Estudos acadêmicos realizados por veterinários e pesquisadores em doenças tropicais comprovam que, apesar a matança de milhares de cães a incidência de Leishmaniose Visceral (LV) – popularmente conhecida como calazar – não tem diminuído nos últimos anos. Ou seja, é fato na comunidade científica que o abate de cães como medida de controle de infecção em humanos e cães, não vem surtindo efeito positivo.

O Brasil é o único país no mundo em que o tratamento de LV é proibido. Segundo informações da Organização Panamericana de Saúde, a nação concentra 90% dos casos de LV notificados nas Américas.

A ineficácia do método de controle da LV adotado pelo Ministério da Saúde tem sido motivo de discussão não só entre pesquisadores, mas em toda a sociedade. Segundo o especialista em LV canina, Dr. Victor Marcio Ribeiro, professor da PUC de Minas Gerais, estudos matemáticos confirmam o programa de eliminação de cães domésticos determinados pelo Ministério da Saúde não apresentam resultados favoráveis. “Durante os anos de 1990 a 1994, quase cinco milhões de cães foram examinados e mais de 80.000 eliminados. Nesse período, entretanto, a doença humana aumentou em quase 100%”, declarou Ribeiro, em seu artigo científico “Prevenção da Leishmaniose Visceral Canina no Brasil”.

O pesquisador estará neste sábado, 28, em Palmas, para ministrar palestra sobre o tema. A atividade faz parte do III Fórum de discussão da Leishmaniose Visceral Canina, evento organizado pelos clínicos veterinários de Pequenos Animais do Tocantins, através da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais. O fórum, que será aberto ao público, acontecerá no auditório do Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – das 13h30 às 18h30.

Para Ribeiro, o Manual de controle de LV que dispõe sobre a vigilância e controle da doença é o mais controverso e o menos aceito pela sociedade. Esta será a discussão central do fórum.

Exames

Atualmente são utilizados dois métodos diagnósticos sorológicos, a Imunofluorescência Indireta (RIFI) e o Ensaio Imunoenzimático, também conhecido como Teste ELISA. Ambos se baseiam na busca de anticorpos anti-Leishmania em soro de cães. O Ministério recomenda a triagem com o método ELISA e a confirmação com a RIFI a um título de 1:40. Após o exame, os proprietários precisam aguardar cerca de 60 dias pelo resultado do teste para saber se o animal está infectado e se terá que ser sacrificado, já que com a portaria interministerial nº 1426 editada em julho de 2008, é proibido o tratamento da doença com produtos de uso humano. “A sensibilidade desse exame é muito alta e ele só indica a quantidade de anti-corpos que o animal tem para doenças crônicas, entre elas, a LV. Portanto, não é seguro”, explica a veterinária Lucilândia Bezerra, da clínica Arca dos Bichos, autora do trabalho de mestrado “ Enzootia de Leishmaniose Viceral em Áreas Urbanas”, pelo Instituto Evandro Chagas.

No entanto, o médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses - CCZ, Wolney Aires Pedreira, argumenta que o exame é sim, confiável. “As pessoas geralmente questionam muito, por não querer acreditar no resultado que deu positivo”, disse ao O GIRASSOL.

Em Palmas, de janeiro a julho, 1902 animais foram recolhidos para o recolhimento de amostras para a realização do exame para a identificação da doença, conforme informações do CCZ. Destes, 534 foram considerados soropositivos e dos recolhidos, 855 foram sacrificados. “Somente os animais que representam risco a saúde pública são mortos. Muitos destes recolhidos já estavam em fase terminal”, explica Pedreira.

Lucilândia defende o tratamento da doença, e condena a atuação e a postura dos agentes de saúde que obrigam os cidadãos a matarem seus cães, não permitindo que os animais sejam tratados conforme orientação da Organização Panamericana de Saúde. Segundo ela, na Capital, é rotina as pessoas terem seus animais sacrificados mesmo com a indecisão dos exames, uma vez que o CCZ segue as recomendações do Ministério da Saúde.

Apesar de realizar o sacrifício dos animais soropositivos, Wolney não concorda com a matança dos cães. “Infelizmente é uma determinação do Ministério Público, mas acredito que devemos controlar a população de animais, através da castração, para diminuir os índices da doença”, declarou.

A dona-de-casa Jandira Angeline vive o terror de a qualquer dia ter seus dois cães sacrificados. “Percebi que meus cães estavam apresentando inchaço nas glândulas e os levei para fazer o teste no CCZ, que deu positivo. Só que fiz o contra-teste com outro veterinário e descobri que era meus animais estavam com a “doença do carrapato”. Fiz o tratamento e hoje eles estão sadios, mas os agentes do CCZ não saem da minha porta me ameaçando levar para o Ministério Público caso eu não entregue meus animais para o sacrifício”, desabafa Jandira, que já teve um cão sacrificado por conta do calazar.

Ambiente

Realizado em Palmas, o estudo mostrou que concentrar esforços no sacrifício de animais é uma forma errônea de combater a doença. “ O foco não é o cão, ele também é uma vítima. Nós precisamos combater a proliferação do vetor da mesma forma como fazemos com o caso da dengue”, explica. Ela relata que o acúmulo de lixo orgânico e as péssimas condições de saneamento básico aliado à falta de educação ambiental são a causa do problema. “Isso ficou claro no meu estudo. Comparei duas regiões de Palmas, a 1 203 Sul e a Aureny III. Na Aureny os cães andavam soltos no lixo jogados pela população, e houve incidência de LV. Já na 1 203 Sul os animais viviam em ambiente limpo, em casa e com o cuidado dos proprietários e mesmo com cães assintomáticos, não houve um caso de LV em humanos”, detalha Lucilândia. De acordo com a veterinária, ficou constatado, assim como em outros estudos, que o meio ambiente influencia na incidência da doença, e que portanto, a educação ambiental deve ser a bandeira dos órgãos públicos quando se trata de prevenção da LV.

Tratamento

“Nós não queremos matar nossos pacientes, sabendo que existe tratamento”. Com esta frase, Lucilândia demonstra a insatisfação de ter que cumprir a determinação do Governo Federal.

A veterinária diz viver em um dilema. “Enquanto nós não tivermos a liberdade para tratar o animal, nunca saberemos a eficácia desse método”, completa.

Já existe no mercado uma vacina contra a Leishmaniose Visceral Canina, a Leishmune, do laboratório Fort Dodge Saúde Animal, registrada no Ministrério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) desde 2003. Além desta vacina, existe uma outra do laboratório Hertape, em que, após vacinação, o animal continua negativo no exame de RIFI, diferente da vacina Fort Dodge. A vacina confere proteção superior a 92% e já protegeu mais de 70.000 cães vacinados em todo o Brasil. É importante ressaltar que os animais vacinados apresentam resultados negativos nos kits ELISA atualmente licenciados pelo MAPA (Kit Biogene e Kit Bio-Manguinhos).

Nacional

Ministério irá testar encoleiramento em massa

Autoridades do Ministério da Saúde anunciaram no inicio do mês de agosto, ao deputado Ricardo Tripoli (PSDB/SP), que vão testar o encoleiramento em massa de cães em alguns municípios onde a Leishmaniose vem matando humanos e animais. Devem ser escolhidos entre seis e 10 cidades, dependendo do aporte financeiro. Tripoli recebeu esta informação, ao protocolar um documento dirigido ao Secretário da Vigilância Sanitária, Gérson Penna, onde o deputado, a presidente da UIPA, Vanice Orlandi, e o coordenador do Projeto Focinhos Gelados, Fowler Braga, reivindicam justamente a inclusão do encoleiramento como forma de conter a disseminação dessa grave zoonose, e principalmente, acabar com a cruel matança em massa de cães.

"Existem evidências positivas sobre o uso da coleira. Inclusive, a Organização Mundial de Saúde recomenda em seu relatório sobre doenças transmitidas por vetores que os donos as usem em seus cães como medida preventiva", argumenta Vanice Orlandi. A presidente da Uipa lembra que além de repelir, a deltametrina mata o mosquito palha, transmissor da Leishmaniose. Já Tripoli ressaltou que o encoleiramento importa em gastos menores do que os empregados com a matança, que além de cruel, é dispendiosa aos cofres públicos. "Não se justifica continuar fazendo o que comprovadamente é caro, ineficaz e cruel", sublinhou o parlamentar paulista.

http://www.ogirassol.com.br/pagina.php?editoria=%C3%9Altimas%20Not%C3%ADcias&idnoticia=18563

EUA investigam uso de ursos em treinamento de cães caçadores.

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
24-Ago-2010

Defensores de animais apontam crueldade da prática, na Carolina do Norte

Do R7

O uso de ursos indefesos em treinamentos de cachorros que acompanham caçadores, no Estado da Carolina do Sul, é investigado pela Justiça norte-americana.

Depois de terem suas presas e seus dentes arrancados pelos caçadores, os ursos são soltos em uma área cercada, onde são atacados pelos "alunos" vorazes. Segundo os investigados, esse método é empregado para que os cães saibam como devem se comportar durante um encontro com seus alvos.

Defensores dos direitos dos animais, impressionados com a crueldade da atividade, consideram a técnica como uma forma de tortura. As imagens, do vídeo abaixo, são realmente chocantes.

http://entretenimento.r7.com/bichos/noticias/eua-investigam-maus-tratos-de-ursos-em-treinamento-de-caes-cacadores-confira-20100824.html

Com os pés amarrados e sob sol escaldante, animais são expostos à venda em feira do Ceará

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
24-Ago-2010
Movimento Mineiro pelos Direitos Animais

Denuncie você também a prática de maus-tratos a animais domésticos no Ceará. Sabemos que tal fato é comum naquela região, e que no restante do Brasil há outros tipos de maus-tratos. Entretanto, não podemos nos acomodar com essa cultura.

Enquanto os direitos animais não forem devidamente respeitados, precisaremos de muitas denúncias para um único crime, para termos alguma chance de sermos atendidos.

Assim, conclamamos o máximo de cidadãos possível a defender mais estes seres sencientes, que, escravizados nas condições expostas nas fotos, não têm como defender-se.

Ao Ministério Público do Ceará / Denúncia de Crime Ambiental

Recebemos estas fotos via endereço eletrônico, retiradas recentemente em uma feira no município de Sobral – Ceará, e requeremos junto a este Ministério providências no sentido de coibir a prática denunciada através delas.

Feira de animais CearaFeira de animais CearaFeira de animais Ceara
Feira de animais Ceara

As condições em que os animais estão expostos, a céu aberto, amarrados pelas patas e jogados no chão sob o clima quente, evidenciam atos incontestáveis de maus-tratos, crime ambiental previsto na CF, art. 225 e Lei Federal nº 9.605/98.

Sabemos que tudo isto faz parte da cultura regional e que, por conseguinte, a população local vê tal realidade como algo normal.

Em que pese a questão social e as dificuldades da região, o Poder Público há que intervir mudando essa cultura de sobrevivência humana às custas do desrespeito às outras espécies de vida. Sabemos que, ao agir assim, a espécie humana coloca a si mesma, em risco de morte, é apenas uma questão de tempo! É a grande Teia da Vida sendo desfeita.

Foi-se o tempo em que se justificava a exploração animal até a extinção de tantas espécies, em favor do ser humano, em detrimento dessas espécies.

Cabe então, a este Ministério, fazer com que a Legislação vigente seja cumprida.

Hodiernamente, salta aos olhos até dos menos esclarecidos, que precisamos repensar nosso modo antropocêntrico de viver, buscando, talvez tardiamente, uma visão biocêntrica deste mundo.

Minas Gerais repudia e pleiteia a este Órgão as providências cabíveis para que fatos como o exposto acima não mais existam.

Solicitamos o número do protocolo desta representação para acompanhamento da respectiva tramitação.

“O homem tem o direito fundamental à liberdade, à igualdade e ao desfrute de condições de vida adequadas, em um meio ambiente de qualidade tal que lhe permita levar uma vida digna, gozar de bem-estar e é portador solene de obrigação de proteger e melhorar o meio ambiente, para as gerações presentes e futuras. (…)”
(trecho da Declaração sobre o Ambiente Humano, realizada na Conferência das Nações Unidas em Estocolmo, Suécia, junho 1972)

Atenciosamente,

MOVIMENTO MINEIRO PELOS DIREITOS ANIMAIS
“Liberdade aos Animais, ainda que tardia!”


"Mercadão das Almas" - São Paulo - setembro/2004

Em 2004 o Vegan Pride denunciou o "Mercadão das Almas" no centro de São Paulo e a Tribuna Animal e o Dr. Rogério Gonçalves como membros do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e do movimento Vigilantes da Vida atuaram com fotos e denuncias judiciais e ofícios, até que finalmente foi proibida a exposição e venda de animais vivos em todos os mercados do município de São Paulo.

- Veja o artigo de 2004 postado em nosso antigo website

- Veja as fotos tiradas no "Mercadão das Almas"

- Conheça a denuncia encaminhada pelo Dr. Rogério Gonlçalves aos órgãos responsaveis pelo controle sanitário do municipio e do estado de São Paulo.

- Conheça o Ofício encaminhado ao vereador Roberto Tripoli