segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Santa Bárbara d’Oeste/SP: Rotweiller ‘Bolivar’ ajuda Guarda a flagrar pesca ilegal em represa

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
23-Ago-2010
CRISTIANI AZANHA - REGIÃO

TodoDia Imagem

TodoDia Imagem - O cão Bolivar e os guardas civis ambientais com o material apreendido

O cão Bolivar e os guardas civis ambientais com o material apreendido

O cão Bolivar, da raça rotweiller, ajudou na localização de uma rede de pesca pedratória, na Represa Areia Branca, em Santa Bárbara d’Oeste, ontem pela manhã. Guardas civis ambientais deram cumprimento à ação civil pública, em tramitação desde 2006, para apurar os danos causados na área, considerada de preservação ambiental. Em Monte Mor, dois homens foram parar no plantão policial depois de serem flagrados caçando na área rural de Monte Mor.

Com relação ao caso registrado em Santa Bárbara, o sub-inspetor Joaquim Pedro dos Santos disse que foi o cão quem percebeu a presença do pescador, o mecânico D.L., 48, no interior da represa. Foi apreendida a rede com 30 peixes entre lambaris, traíras e camborjas. “Com ajuda do cão que foi doado à corporação, nós fazemos o patrulhamento diário de seis quilômetros nas imediações da represa”, comentou.

O acusado disse ao TodoDia que era a primeira vez que pescava no local e que não viu as placas de proibição. “Eu ganhei a rede de um amigo e recebi a lição. Se quiser comer peixe, é melhor comprar no mercado”, desabafou.

O material e os peixes foram apreendidos e o mecânico liberado após o registro da ocorrência. Ele será investigado por suposta prática de crime ambiental.

Na área rural de Monte Mor, o pedreiro J.L.S., 52 e o servente A.C.S., 31, foram parados em uma blitz de rotina. Policiais militares abordaram o Del Rey ocupado pelos suspeitos e encontraram um ouriço morto a tiros, uma espingarda calibre 36 e um facão. Eles alegaram que estavam caçando.

Eles foram indiciados de acordo com lei de crime ambiental por matarem espécie da fauna silvestre e posse irregular de arma de fogo. Eles foram liberados após registro da ocorrência e responderão os processos em liberdade. A espingarda e o facão foram apreendidos.

http://portal.tododia.uol.com.br/?TodoDia=cidades&Materia=416686

Nenhum comentário:

Postar um comentário