sábado, 4 de dezembro de 2010

Excursão escolar a matadouro traumatiza crianças nos EUA

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
04-Dez-2010
Por Danielle Bohnen

Dezoito estudantes da Mavis Beacon Elementary School, em Ohama, Nebraska, estão em tratamento psicológico depois de uma visita da escola a um matadouro.

Crianças ficam em choque após presenciar as atrocidades praticadas contra os animais no matadouro (Reprodução/newsweak)
Crianças ficam em choque após presenciar as atrocidades praticadas contra os animais no matadouro (Reprodução/newsweak)
As crianças ficam extremamente horrorizadas ao ver como as vacas são cruelmente assassinadas e torturadas. Alguns dos estudantes vomitaram e a maioria chorava o tempo inteiro. O professor, Maxwell Barnes, responsável pela organização do passeio, diz de forma natural e terrível: “eu não vejo nada de errado no passeio. No início do ano fizemos uma visita a uma fábrica de chocolates. As crianças têm curiosidade em saber de onde vem sua comida. Eu não acho que deve haver algo de errado mostrando de onde vem a carne”. Como se vacas cruelmente assassinadas fosse algo muito natural.

De acordo com informações do jornal Newsweak, as crianças foram levadas no compartimento de carga onde os animais são transportados e testemunharam a barbaridade de como é realizado o processo de sacrifício, onde os animais recebem um tiro de pistola pneumática na cabeça, tendo “morte cerebral”.

Diante da reação horrorizada das crianças, o chefe do estabelecimento Dan Smith conta: “dissemos a eles que era tudo parte natural da carne, como são feitos hambúrgueres deliciosos que eles comem. Mas parece que não judou nada”. Como se as crianças fossem seres incapazes de pensar por si só na crueldade que foram obrigadas a presenciar.

Depois do desmaio horrível, os animais foram acorrentados pelas pernas traseiras e esquartejados, sangrando até a morte completa. Diante de tão horrenda cena, as crianças ficaram ainda piores. “Eu vi um menino vomitando. E, depois, todos começaram a correr e vomitar pelo local. Ficou tudo fora de controle. Eu me assustei e não continuei o passeio”.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Ibama quer tirar macaco pintor e outros bichos do Zoo

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
03-Dez-2010


Jimmy pintando
Jimmy pintando
Uma vernissage vai acontecer dia 9 na Aliança Francesa da Rua Lopes Trovão, em Icaraí, sem a presença de Jimmy, o artista autor das 16 telas que estarão à mostra. É que ele corre o risco de ser apreendido por fiscais do Ibama segunda-feira no Zoo de Niterói, onde vive há dez anos, denuncia a diretora do zoológico, Giselda Candiotto.

Jimmy é um chimpanzé que foi doado para o Zoo de Niterói pela dona de um circo de Minas Gerais. Seus dotes artísticos começaram a se revelar há seis meses, quando os tratadores tiveram a ideia de incentivá-lo a pintar como uma terapia para seus momentos de depressão e solidão.

Enquanto cuidava da exposição de Jimmy, que deverá ficar até dia 18 à mostra, Giselda foi surpreendida na quarta-feira por funcionários do Ibama com uma ordem para levarem um jacaré de papo amarelo do Zoo. Em denúncia feita pela diretora à Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Niterói, diz que os funcionários do Ibama revelaram que o animal seria entregue a um criador particular, o qual acompanhou também a remoção do jacaré.

Na mesma denúncia ao MP, Giselda revela que recebeu depois um fax do Ibama informando que na segunda-feira, dia 6, fiscais voltarão ao horto do Fonseca para retirarem todos os animais mantidos pela Zoonit ali.

A renda dos quadros de Jimmy deverá reverter para a Fundação Zoonit fazer parte das obras que planeja para triplicar a área onde abriga o chimpanzé e oferecer mais espaço e conforto ao primata que tem em torno de 27 anos e passa o dia entre as pinturas, brincadeiras com veterinários e tratadores, cochilos e até vendo programas de televisão em seu cercado.

http://oglobo.globo.com/rio/bairros/gilson/posts/2010/12/03/ibama-quer-tirar-macaco-pintor-outros-bichos-do-zoo-346634.asp

Veja abaixo o histórico do sofrimento de Jimmy e as tentativas de resgatá-lo da exploração do Zoo

1. Niterói/RJ: Macaco Jimmy ainda aguarda decisão judicial
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
20-Out-2010

2. Chimpanzés escravos: "amor ao dinheiro?"
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
19-Mai-2010

18-Mai-2010

17-Mai-2010

5. Novo Habeas Corpus a favor de Jimmy é impetrado no TJRJ
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
20-Jan-2010

6. Projeto GAP pede Habeas Corpus para chimpanzé
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
Projeto GAP se une a movimento de proteção animal e desafia Sistema Judiciário Brasileiro pedindo Habeas Corpus para chimpanzé
17-Dez-2009

No Tarumã, dupla mata tucano e é presa pela Polícia Militar

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
03-Dez-2010
Felipe Carvalho

Manaus - Pedro Paulo Assis, de 25 anos, e Wangberg de Oliveira Lima, 20, foram detidos pela Delegacia Especializada em Meio Ambiente (DEMA) nesta sexta-feira, dia 03 de dezembro, por matarem dois animais silvestres e porte ilegal de arma, no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus. Conforme o Artigo 29 do código ambiental brasileiro, além de pagar multa, a dupla pode ficar detida por até um ano. Os acusados afirmam que estavam com fome e queriam apenas se alimentar.

Segundo a DEMA, populares denunciaram a dupla por estarem fazendo disparos nas matas do Tarumã. Pedro Paulo e Wangberg foram detidos enquanto esperavam o ônibus na avenida do Turismo. Junto com eles foi encontrado duas espingardas calibre 20, um tucano, ave ameaçada de extinção, e um socó. O tucano estava com o bico cortado.

De acordo com a DEMA, apesar dos dois acusados afirmarem que mataram os animais para comer, a dupla será enquadrada sob crime ambiental, pois não possuem licença para caça.

Em própria defesa, Pedro e Wangberg relatam desconhecer a exigência.

A Delegacia do Meio Ambiente deve abrir inquérito para determinar a pena dos acusados.

http://www.d24am.com/amazonia/meio-ambiente/no-taruma-dupla-mata-tucano-para-comer-e-e-presa-pela-policia-militar/12233

Votação do veto que proíbe o uso de animais em rituais religiosos em Piracicaba/SP

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
03-Dez-2010

Análise do veto Câmara terá uma reunião muito concorrida, nesta segunda

LUCIANA CARNEVALE
Da Gazeta de Piracicaba

O votação do veto assinado pelo prefeito Barjas Negri (PSDB) ao projeto do vereador Laércio Trevisan Júnior (PR), que proíbe o uso e o sacrifício de animais em práticas de rituais religiosos, está confirmada para acontecer nesta segunda-feira (6), a partir das 19h30. Os trabalhos serão realizados durante reunião ordinária que promete ser uma das mais concorridas, movimentadas e polêmicas de 2010. Os quase 50 lugares reservados ao público, nas galerias do plenário, tendem a ser poucos para tanta gente que deverá comparecer. A expectativa é de que representantes de entidades, organizações não-governamentais, associações, líderes religiosos e membros do Poder Executivo, sem contar todos os vereadores, participem da reunião. Não há perspectiva quanto ao término do evento. Dois detalhes, entretanto, são relevantes.

O primeiro é que, mais do que analisar o veto sob o ponto de vista legal, jurídico ou constitucional, a linha de raciocínio dos parlamentares deve pender para a questão religiosa. Outro dado diz respeito à pauta de matérias listadas para a sessão de segunda-feira, e também para as demais que aconteçam a partir dessa data. Enquanto o veto não for analisado, a Ordem do Dia fica 'trancada'.

Mais ou menos como funciona no Congresso Nacional, quando da votação de uma Medida Provisória ou de outra propositura. Como o veto tem urgência de votação, até porque muda projeto que foi aprovado pela Câmara, a tramitação é distinta de outros textos. Na prática, significa dizer que se o veto do prefeito não for acatado ou rejeitado nesta segunda, todas as demais matérias relacionadas terão de aguardar essa votação para fluírem normalmente.

No Legislativo, não há o entendimento de que o veto vai ser adiado. Até porque, a repercussão que o assunto ganhou, nos últimos dias, dá sinais de que o tema tem de ser consolidado ainda em 2010, sob pena de os vereadores, ainda que indiretamente, serem prejudicados politicamente. Isso porque a cobrança da população por conta do projeto contra o sacrifício já é e vai continuar a ser intensa, se nada for feito.

DECISIVO. A análise de que os vereadores poderão priorizar o lado religioso acima dos 'dogmas' políticos é explicada pelo fato de o projeto ser ousado, inédito na cidade e região, e sem meios-termos. Laércio Trevisan Júnior disse à Gazeta, esta semana, que seis vereadores já teriam garantido o voto contra ao veto e que não há como fugir de um posicionamento.

NÚMERO

1.740 e-mails foram encaminhados ao gabinete de Trevisan Júnior

http://www.gazetadepiracicaba.com.br/conteudo/mostra_noticia.asp?noticia=1718923&area=26050&authent=4D014307E434033C407413F745420B

Piracicaba/SP: Pet shops na mira

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
03-Dez-2010

Venda de animais Fiscalização flagrou risco ao bem-estar dos Pets; donos não conhecem a lei 5.639 de 2005

ADRIANA FEREZIM
Da Gazeta de Piracicaba

Excesso de animais em gaiolas, água suja, condições sanitárias inadequadas, gaiolas de pássaros no sol, cães em vitrines sem água, filhotes armazenados em caixas de transporte. Essas foram algumas das irregularidades encontradas ontem, durante fiscalização em uma agropecuária e uma Pet Shop na Vila Rezende.

Por receber denúncias desses e outros locais da cidade, o vereador Laércio Trevisan Júnior incentivou a realização de uma fiscalização, com objetivo de orientar os proprietários desses estabelecimentos a atender as normas estabelecidas na lei 5.639 de 2005, de sua autoria. A norma dispõe sobre a exposição e venda de animais em aviculturas, agrocomércios, feiras, exposições e eventos em Piracicaba.

A fiscalização foi efetuada pela médica veterinária Thalita Neder, do Centro de Controle de Zoonoses, com apoio do Pelotão Ambiental da Guarda Civil e voluntárias da ONG Vira Lata Vira Vida. "Essa é a primeira vez que esse trabalho é efetuado e o objetivo é que os comerciantes façam adequações de acordo com a lei", disse Trevisan.

Na primeira loja, roedores e aves ficam expostos na rua, em grande quantidade nas gaiolas, o que, segundo a veterinária, impede a movimentação deles e não oferece condição de descanso. Nessa situação estavam coelhos, preás e aves.

No interior do estabelecimento, quatro filhotes estavam em caixas de transporte com a grade virada para a parede, informou a veterinária. "A única entrada de ar eram os buracos da caixa e lá dentro o calor é muito grande", contou Carina Mendes de Barros, voluntária da ONG.

Ela também observou que em uma das gaiolas as aves estavam sem água. Um funcionário da loja trocou o bebedouro que estava quebrado e passado alguns minutos após o estresse de mexer na gaiola, os pássaros fizeram fila para beber água. O mais forte deles, chegou até a proteger o bebedouro dos demais.

No local onde também estavam os cães, havia sujeira de fezes e urina e os animais estavam sem água e alimento. "Eles estão em um local de muito calor e privado da companhia das pessoas, presos nas caixas que também são inadequadas. Alguns animais eram para a venda e outros para a tosa". A venda de ração a granel também estava irregular. Os pacotes de ração estavam abertos e foi observada a presença de moscas. "Ele não pode vender assim porque o alimento fica sujeito a contaminação pelas moscas e também por fungos. O correto é embalar em sacos fechados e colocar a data de validade", disse o vereador.

O proprietário recebeu uma notificação com prazo de cinco dias para adequar as condições sanitárias, higiene e bem-estar dos animais e 30 dias para modificar materiais de uso inadequado, como uso de papelão para estocagem de ração.

SOL. Em outra loja, os cães que ficam expostos em vitrine estavam sem água. Assim que Thalita pediu para que fosse servido água aos filhotes, eles beberam tudo. Também foram encontradas gaiolas com diversos pássaros que estavam no sol. A veterinária pediu que as gaiolas fossem colocadas em um local mais sombreado e a troca da água dos bebedouros, que estavam quentes. "A lei existe desde 2005 e tem de ser cumprida. Com as denúncias de maus-tratos de animais, as pessoas estão mais sensibilizadas às condições que as pessoas que trabalham com a venda de animais os estão deixando para vendê-los".

Segundo ela, a ONG não é a favor da venda de animais, "porque há muitos abandonados na cidade e nos abrigos à espera de adoção". A ONG mantém 420 cães em abrigo.

A fiscalização em agropecuárias e Pet Shops vai continuar em outras regiões da cidade. Nos locais avaliados ontem, se as adequações não forem realizadas nos prazos estabelecidos, o estabelecimento poderá ser multado e os animais recolhidos, conforme Trevisan.

http://www.gazetadepiracicaba.com.br/conteudo/mostra_noticia.asp?noticia=1718930&area=26050&authent=5C105224D707332D516530C476721A

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Rodeio: investigação volta à polícia em Jaguariúna/SP

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
02-Dez-2010

Quatro jovens morreram e 11 pessoas ficaram feridas durante evento em 2009

Luciana Félix
DA AGÊNCIA ANHANGUERA

A Justiça de Jaguariúna deferiu o pedido do Ministério Público (MP) para novas investigações sobre a tragédia no Rodeio de Jaguariúna. O MP defende o indiciamento — por homicídio culposo e lesão corporal culposa — do organizador do evento, Valdomiro Poliselli Júnior, e dos engenheiros Flávio Paoliello Machado de Souza e Maria Carolina da Silva Winkler, em razão da morte de quatro jovens durante a festa, realizada em maio de 2009. Outras 11 pessoas ficaram feridas no tumulto que aconteceu na arena de shows.

A decisão foi tomada pela juíza titular da 2ª Vara Criminal de Jaguariúna, Ana Paula Colabono Arias. Ela informou que o inquérito deve voltar até o final desta semana para que a Polícia Civil da cidade retome as investigações do caso e ouça as testemunhas que faltaram. “Novas diligências serão feitas para colher provas a pedido do MP. E o delegado é que irá rever se irá indiciá-los por este tipo de crime ou não. Apenas concordei com o pedido do MP e acredito que existe a necessidade do inquérito ser revisto”, afirmou a juíza.

O delegado responsável pelas investigações, Osmar Adorhi, só irá se pronunciar sobre o caso quando os documentos voltarem para a delegacia. O pedido do Ministério Público foi feito no início do mês passado, após a análise da conclusão do inquérito policial sobre as mortes durante o rodeio. O promotor Leonardo Romano Soares ficou convencido de que tanto o organizador, quanto os engenheiros — responsáveis pelo projeto de proteção e combate a incêndio e pânico, além da montagem das estruturas — tiveram responsabilidade na tragédia. O promotor foi procurado pela reportagem, mas não quis dar entrevista.

Soares também apontou no pedido — acatado pela Justiça — como responsáveis pelo acidente os oficiais do Corpo de Bombeiros de Campinas Ivair Nunes Pereira, André Luiz Bicudo e Lucimara Rossi de Godoy, que concederam o Auto de Vistoria (AV) para a realização do evento.

Além do indiciamento, o MP também requereu que a polícia colha os depoimentos da oficial do Corpo de Bombeiros Lucimara sobre a concessão do AV, a única dos três oficiais ainda não ouvidos no inquérito policial. Outro depoimento solicitado por Romano foi o do responsável pela segurança do evento. Ele deve falar a respeito da participação dos profissionais que trabalharam no rodeio. Ainda segundo o MP, vítimas também devem ser convocadas para prestar representação criminal contra os indiciados e para coleta de provas da materialidade acerca das lesões corporais sofridas.

Somente após a realização das providências solicitadas à Polícia Civil é que o MP poderá apresentar denúncia — acusação formal à Justiça — contra os responsáveis pela tragédia.

Defesa

Na manifestação do MP, de 26 páginas, também foi requerida a remessa de cópia do inquérito à Justiça Militar e à Corregedoria da Polícia Militar para apuração de crime militar (homicídio culposo e lesão corporal culposa) e falta funcional eventualmente praticados pelos oficiais do Corpo de Bombeiros. “Os documentos estão sendo xerocados para serem enviados à corregedoria”, disse a juíza.

Os representantes da organização do Jaguariúna Rodeo Festival informaram, por meio da assessoria de imprensa, que sabem que os autos do inquérito policial retornarão à delegacia de polícia de Jaguariúna para a continuidade das investigações, mas afirmam que não foram notificados sobre o despacho.

http://cpopular.cosmo.com.br/mostra_noticia.asp?noticia=1718795&area=2020&authent=9C47036DA01452BE65214F8236709C

IJA vai à Justiça contra o tráfico Internacional de barbatanas de tubarão

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
02-Dez-2010

Caso envolve a apreensão de 3,5 toneladas de barbatanas em Belém do Pará, o que representa o massacre ilegal de aproximadamente 40 mil tubarões.

Por Guilherme Ferreira - Instituto Justiça Ambiental

O Instituto Justiça Ambiental, sediado em Porto Alegre (RS), ingressou com a quarta ação judicial contra a indústria ilegal de barbatanas de tubarão, na Justiça Federal de Belém do Pará. A empresa processada é a Pará Alimentos do Mar Ltda, sediada em Belém, e o caso envolve a apreensão de 3,5 toneladas de barbatanas, o que representa o massacre ilegal de aproximadamente 40 mil tubarões. A região é considerada a mais rica em biodiversidade marinha na costa brasileira. O pedido indenizatório provisório é de R$ 192 milhões. “Em geral, quando se fala na Amazônia, as pessoas lembram apenas da floresta. Belém do Pará é um dos pontos mais importantes do finning (extração apenas da barbatana para fins comerciais) na América Latina. Sabemos também que é comum, no local, a utilização de golfinhos como isca de tubarão, o que para nós é algo absolutamente inaceitável”, coloca Cristiano Pacheco, diretor do IJA.

“Quanto mais avançamos no processo judicial, mais informações surgem. Levamos o problema para o Sr. Fábio Pitaluga, chefe da Divisão do Mar do Ministério das Relações Exteriores em Brasília. Neste momento estamos também colhendo dados sobre a cadeia produtiva dos cações. Verificamos que as grandes redes de supermercados, inclusive as multinacionais, não informam a procedência das postas de cação congeladas vendidas nos estabelecimentos, assim como não informam a espécie vendida, se está inclusa ou não na lista de extinção da Instrução Normativa nº 05 do Ministério do Meio Ambiente.”, destaca Pacheco.

Desde o início do ano o IJA investiga junto aos órgãos ambientais e empresas pesqueiras a pesca ilegal de tubarões. No dia 5 de maio o Juiz Federal, Edison Moreira Grillo Júnior, da 1ª Vara Federal de Belém do Pará, concedeu uma liminar autorizando a exportação de 1,2 toneladas de barbatanas de cação azul para Hong Kong, fundamentando a decisão pelo fato de que o Ibama/PA se encontrava em greve e com isso a Sigel do Brasil (empresa também demandada judicialmente pelo IJA em junho deste ano) sofreria incontestável atraso na conclusão de seus negócios, o que, por se tratar de empresa comercial, poderá lhe acarretar prejuízos de difícil reparação. (trecho extraído da decisão liminar).

O IJA contatou na segunda-feira (29/11), por telefone, o gabinete do Juiz Federal que deferiu a ordem liminar, porém o mesmo foi transferido para outra jurisdição e não quis opinar. A Juíza Federal da Segunda Vara de Belém do Pará, Hind Ghassan Kayath, agora responsável pelo caso, não quis dar informação por telefone e informou que se manifestará nos autos do processo nos próximos dias.
A Sigel do Brasil, que é sediada no Panamá e tem sede em Belém, vendeu as barbatanas para a empresa chinesa TACK CHEONG HO SHARKSFIN CO LTD, estabelecida em Hong Kong, mediante o pagamento à vista da quantia de R$ 78.325,00, conforme a documentação obtida pelo IJA em Belém.

“A liminar deferida pelo Juiz Federal nos chamou atenção já que o cação azul, de nome científico Prionace glauca, está arrolado na lista estadual de espécies ameaçadas de extinção da SEMA, no Pará. Isso significa que é proibida a sua comercialização. Outro aspecto é que, para verificar a procedência da mercadoria, deve também ser comprovado o cumprimento da Resolução 121-N do Ibama que proíbe a chegada nos portos das barbatanas sem o corpo do animal. Nesse caso, a Sigel do Brasil, que beneficia as barbatanas, apresentou notas fiscais das empresas Trimar Peixaria e Pesqueira Raymi Ltda, sediadas em Natal/RN, onde o cação azul não sofreria restrição legal de captura. Nota fiscal não autoriza a captura de tubarões e o comércio de barbatanas no Brasil. É preciso que se cumpra a Resolução 121-N do Ibama, que obriga as empresas ao preenchimento dos relatórios de captura. Empresas que beneficiam barbatanas, compram e comercializam sem cobrar esse procedimento e origem legal, podem também ser responsabilizadas. Pelos nossos cálculos, estimamos que 1,2 toneladas de barbatanas secas deve significar algo em torno de 13 mil tubarões abatidos, de uma espécie que deveria estar protegida pela lei. Existe um comércio internacional bilionário e perverso de barbatanas de tubarão no Brasil e estimamos que boa parte dele atenda o mercado asiático de forma clandestina ”, pondera Cristiano Pacheco, diretor do IJA.

Mandado de segurança nº 12147-81.2010.4.01.3900 (1ª Vara Federal do Pará, Juiz Federal Edison Moreira Grillo Júnior).

IJA/EcoAgência

http://www.ecoagencia.com.br/index.php?open=noticias&id=VZlSXRVVONlUspFROZFZaN2aKVVVB1TP

Leia mais

... na sede da Delegacia de Homicídio e Propteção a Pessoa (DHPP), para avaliar a carga de barbatana de tubarão encontrada dentro da residência do Chinês assassina...
24-Nov-2010

Do R7 André Muzell/R7 Manifestantes colocaram mil barbatanas de papel na praia Um protesto contra a morte de tubarões mudou a paisagem da praia de Copacabana, na altura da rua Rep
20-Nov-2010

3. Ibama apreende barbatana de tubarão em Belém
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
27-Ago-2010

03-Ago-2010

02-Ago-2010

Recorde de matança de baleias-piloto nas ilhas Faroe

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
02-Dez-2010

Barcos arrebanham os animais para uma baía e os encurralam; abate é feito com facas

Karina Ninni - estadao.com.br

Este ano, os habitantes das ilhas Faroe, na Dinamarca, mataram 1.115 baleias-piloto. É o maior registro de matança desde 1996. A média anual nos últimos 10 anos tem sido de 627 animais.

A caça às baleias-piloto é uma tradição local. "É uma coisa milenar, um rito de passagem viking. Antigamente, as baleias eram importantes fontes de proteínas para os habitantes locais. Mas, hoje, isso não faz mais sentido", afirma Ingrid Eder, gerente de campanha da Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) no Brasil. A instituição é uma das muitas que tentam, há anos, sensibilizar o governo

Aliás, estudos feitos nas próprias ilhas Faroe indicam que o consumo da carne da baleia-piloto não é recomendado. Em agosto de 2008, o Dr. Pál Weihe, chefe do Departamento de Saúde Pública e Ocupacional da Ilhas Faroe e o médico chefe local, Dr. Høgni Debes Joensen, publicaram um comunicado recomendando que a baleia-piloto não seja destinada ao consumo humano por apresentar altos teores de mercúrio e outras toxinas.

A diretora da Agência de Investigação Ambiental da Dinamarca (EIA), Jennifer Lonsdale, afirmou que "a caça às baleias-piloto em 2010 já produziu 550 toneladas de carne e de gordura para 49 mil habitantes locais - o equivalente a 11 kg para cada indivíduo, incluindo os bebês - quase 1kg por mês por pessoa".

Cruel

As baleias não são arpoadas ou sedadas. Barcos de porte médio arrebanham os animais para uma baía e os encurralam. Depois, eles são golpeados com uma faca longa e afiada, introduzida na altura da vértebra cervical, com o objetivo de atingir a medula.

"Os animais acabam morrendo por perda de sangue", relata Ingrid.

Ela afirma que a matança acontece prioritariamente nos meses de verão e que é um evento comunitário. "A população das ilhas é totalmente a favor, o que dificulta qualquer tentativa de fazer com que a matança pare. A WSPA falou com o governo local. A pressão mundial não consegue sensibilzar os habitantes", diz Ingrid.

Para o biólogo e pesquisador do Instituto Baleia Jubarte, Sérgio Cipolotti, a situação é piorada pelo fato de serem animais pouco estudados.

"As grandes baleias acabaram sendo protegidas de alguma forma por conta dos estudos feitos sobre elas. As piloto, que são animais pequenos, são pouco estudadas. Isso traz um prejuízo para a espécie: não se sabe se corre perigo de extinção, não se cria regulamentação específica para o animal", diz ele.

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,recorde-de-matanca-de-baleias-piloto-nas-ilhas-faroe,648685,0.htm

Leia mais

(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - MUNDO)
20-Ago-2010

19-Ago-2010

23-Jul-2010

Motorista salva animal atropelado na Rodovia Anhanguera em SP

02-Dez-2010

Veado estava com uma das patas fraturadas.
Após recuperação, animal será devolvido à mata.

Do G1 SP, com informações da TV Tem

Animal foi resgatado por motorista que passava pela Anhanguera (Foto: Reprodução/TV Tem)

Um veado foi atropelado na Rodovia Anhanguera, em Jundiaí, no interior de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (2). Ele foi resgatado por um pedreiro que dirigia pelo local e viu o animal caído no acostamento da pista. O veado estava com uma das patas fraturadas.

Assustado, o animal não fugiu, e o pedreiro o carregou até o carro. Ele registrou o caso na polícia e, em seguida, levou o veado para um veterinário. Os exames preliminares indicam que o bicho é uma fêmea e está com fratura na pata esquerda traseira.

O animal ficará em uma clínica veterinária recebendo atendimento. Assim que se recuperar, ele será devolvido à mata.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/12/motorista-salva-animal-atropelado-na-rodovia-anhanguera.html

Coréia do Sul: Cães e gatos afetados pelo ataque da Coreia do Norte tratados por ativistas

02-Dez-2010

Foto: Reuters

Grupos de defesa dos direitos dos animais têm estado a recolher cães e gatos esfomeados que perambulam pelas ruas da Coreia do Sul, muitos deles feridos, depois do ataque da Coreia do Norte, na semana passada, de acordo com a agência Reuters.

A Coreia do Norte alvejou dúzias de abrigos de artilharia na ilha de Yeonpyeong, no dia 23 de Novembro, provocando a morte dois militares e dois civis e deixando as casas em chamas. A maioria dos 1600 habitantes fugiu, deixando os animais domésticos para trás, mas vários ativistas têm estado a levar-lhes comida e cuidados médicos.

“Temos tratado vários cães com ferimentos de estilhaço bastante graves”, contou, na terça-feira, ao canal de televisão YTN, Park So-yeon, membro do Coexistence Animal Rights on Earth (CARE). “Também salvamos cães com as patas quebradas e cães pequenos de serem atacados por outros cães maiores”.

Os habitantes da ilha dizem que há cerca de 200 cães e gatos em Yeonpyeong. Ativistas dos direitos dos animais dizem que, até ao momento, já conseguiram cuidar de cerca de 50 cães e 10 gatos.

http://jn.sapo.pt/blogs/osbichos/archive/2010/12/02/c-227-es-e-gatos-afectados-por-ataque-da-coreia-do-norte-tratados-por-activistas.aspx

EUA: Sociedade Protetora dos Animais acusa Perdue Farms de maltratos em New Jersey

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
02-Dez-2010

A ação civil foi apresentada no Condado de Monmouth porque foi levada por um membro da HSUS que reside em Matawan (NJ) e que comprou galinhas da marca Harvestland entre maio e julho desse ano

Leonardo Ferreira

ImageA Sociedade Protetora dos Animais dos Estados Unidos (HSUS) acusou uma companhia líder no processamento de carnes de mentir sobre como trata suas aves. Em resposta, a Perdue Farms Inc. disse que a HSUS busca impor sua política restrita em um método que já excede os padrões determinados pela indústria.

A ação civil, apresentada na Corte Superior em Freehold (NJ), focaliza a Perdue Harvestland Chicken, cujas embalagens e propagandas clamam que os animais são “criados de forma humanitária”. Entretanto, a HSUS alega que o tratamento está muito aquém disso e acusa a processadora, baseada em Maryland, de tirar vantagens de consumidores que preferem pagar mais por animais que experimentam sofrimento e trauma mínimos antes e depois do abatimento.

“De fato, as galinhas “criadas de forma humanitária pela Perdue” não são tratadas humanitariamente e diferente de outras aves da empresa ou qualquer outra companhia e maiores produtores”, cita a ação de 27 páginas.

A ação civil alega que a empresa está violando o New Jersey Consumer Fraud Act ao mentir para enriquecer de forma injusta. Através de um comunicado, Luis Luna, porta-voz da Perdue, rejeitou as acusações.

“A Sociedade Protetora dos Animais está tentando definir tratamento humanitário das aves através de seus próprios padrões estreitos e arbitrários. Nossas galinhas são criadas fora de gaiolas, em fazendas administradas por famílias, em ambientes com temperatura controlada, contínuo fluxo de ar fresco, onde elas caminham livres e têm acesso constante a alimento e água. Esses abrigos de aves são monitorados diariamente e protegem nossas galinhas dos elementos naturais, predadores e doenças”, disse Luna.

A ação civil foi apresentada no Condado de Monmouth porque foi levada por um membro da HSUS que reside em Matawan (NJ) e que comprou galinhas da marca Harvestland entre maio e julho desse ano.

http://www.brazilianvoice.com/bv_noticias/bv_comunidade/40686-Sociedade-Protetora-dos-Animais-acusa-Perdue-Farms-maltratos-New-Jersey.html

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Chinesa vende casa, carro e jóias para cuidar de 1500 cães e 200 gatos vadios

01-Dez-2010

Foto: Orange News

Uma chinesa desistiu da sua carreira profissional, vendeu a casa, o carro e as jóias para dedicar todo o seu tempo aos 1500 cães vadios que adoptou. De acordo com o Orange News, Ha Wenji utilizou todo o dinheiro de que dispunha pata construir um centro de resgate de animais em Tangquan, província de Nanjing. “No início, eu fazia isto apenas nos meus tempos livres, mas há medida que fui recolhendo cada vez mais animais abandonados, tive que me dedicar a eles a tempo inteiro”, contou. Ha Wenjin contratou 10 trabalhadores para a ajudarem a cuidar dos cães e outros dois para ajudar a tratar dos 200 gatos adoptados, que estão num segundo centro que ela construiu. Mas o projecto desta mulher ficou ameaçado quando as autoridades locais, que não reconhecem oficialmente o trabalho que desenvolve, lhe reclamaram a devolução dos terrenos. “Tenho que encontrar um outro local que fosse deserto e não muito próximo de habitações, pois 1500 cães fazem muito barulho”, disse. “E o terreno tem que ser muito barato, para arrendar, pois os nossos únicos rendimentos resultam de donativos”. Ha terá já encontrado esse local, na cidade de Houyu, província de Pukou, mas precisa desesperadamente de dinheiro para construir o novo centro de resgate e pô-lo rapidamente a funcionar.

http://jn.sapo.pt/blogs/osbichos/archive/2010/12/01/chinesa-vende-casa-carro-e-j-243-ias-para-cuidar-de-1500-c-227-es-e-200-gatos-vadios.aspx


Campanha educativa alerta contra tráfico de animais silvestres no Rio de Janeiro

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
01-Dez-2010
Por Ascom do Inea

A Secretaria do Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promovem nesta quarta-feira (1º/12), das 9h às 16h, campanhas educativas para marcar o Dia Estadual de Repressão ao Tráfico de Animais Silvestres. As campanhas vão acontecer no Largo da Carioca, no Rio, em Nova Friburgo e em Mesquita, com a realização de atividades educativas, exibição de vídeo e distribuição e exposição de materiais informativos sobre os danos à natureza causados pelo tráfico de animais silvestres.

O comércio ilegal da vida selvagem é o terceiro maior negócio ilícito do planeta, superado apenas pelo tráfico de armas e o de drogas. Acredita-se que, anualmente, esta atividade movimente entre 10 a 20 bilhões de dólares no mundo, e o Brasil participa com cerca de 10%. Informações recentes apontam que 38 milhões de animais brasileiros são retirados de seus habitats para abastecer este mercado ilegal. Nas unidades de conservação de proteção integral do Inea (parques e reservas), a captura de animais silvestres, um crime previsto na legislação ambiental, é uma das principais ameaças à fauna citadas pelos administradores e um dos principais alvos da fiscalização.

No Largo da Carioca será exibido o Gaiolão Humano: quem desejar ter a experiência de um animal aprisionado poderá entrar numa gaiola de 2mx1m. Além da distribuição de materiais informativos, será exibido o vídeo recém lançado, Silvestre não é PET, da Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA). A campanha terá também a participação da Comissão de Defesa do Meio Ambiente e a de Proteção Animal da ALERJ, do Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente, e das organizações não-governamentais WSPA, Associação Nacional pela Implementação dos Direitos dos Animais (ANIDA) e Instituto Casa do Pau Brasil.

Em Nova Friburgo, na Clínica Veterinária Animamed, em Mury, a campanha está sendo organizada pelo Parque Estadual dos Três Picos, e a atração será a exposição de brinquedos feitos a partir de gaiolas apreendidas em ações de fiscalização do Inea. Em Mesquita, a campanha acontece no Paço Municipal e conta com a participação da Secretaria de Meio Ambiente do município. Também haverá atividades educativas, incluindo a oficina de artesanato com materiais recicláveis (PET), que vai ensinar aos interessados a criar beija-flores utilizando garrafas PET.

As atividades alusivas ao Dia Estadual prosseguem ao longo da semana. Na sexta-feira (3/12), das 9h às 16h, no auditório da sede do Inea (Avenida Venezuela, 110), acontece o 1º Seminário Estadual de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres. No domingo, das 9h às 16h, nova campanha educativa será realizada no Encontro das Águas, espaço de educação ambiental da Secretaria do Ambiente localizado na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Serviço
Quando: Quarta-feira, 1º/12, das 9h às 16h
Onde: Rio de Janeiro: Largo da Carioca; Nova Friburgo: Clínica Veterinária Animamed (Av. Manoel Carneiro de Menezes, 4348 – B – Mury); Mesquita: Paço Municipal (Rua Artur de Oliveira Vecchi, 120 – Centro)

http://diariodepetropolis.com.br/2010/12/01/campanha-educativa-alerta-trafico-animais-silvestres-2/

Delegacia de proteção aos animais será inaugurada em Ribeirão Preto/SP

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
01-Dez-2010
Fonte: Ribeirão Preto Online

Ribeirão Preto vai inaugurar nesta quinta-feira, dia 2, uma delegacia de polícia para receber denúncias de maus-tratos contra animais, a primeira do gênero na cidade. Mas as queixas contra esse tipo de crime poderão continuar a ser feitas nas delegacias normalmente, como ocorre atualmente.

A delegacia especializada vai funcionar na rua Góias, 576, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. O atendimento será feito por um delegado de polícia, um escrivão e quatro investigadores. Segundo a Delegacia Secional de Polícia, o número de funcionários poderá aumentar de acordo com a demanda.

A criação da delegacia contra maus-tratos aos animais atende determinação da Delegacia Geral de Polícia, criada em setembro. Maus-tratos contra animais é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais.

Em Ribeirão Preto as principais entidades que cuidam dos direitos dos animais são Murilo Pretinho, Cão Paixão e a AVA (Associação Vida Animal). Elas tem o objetivo conscientizar a população sobre a importância da posse responsável, da castração, dos cuidados com os animais domésticos e, principalmente, alertar sobre o abandono indiscriminado de animais.

Para a presidente Flávia Fernanda Frederico do projeto Murilo Pretinho, será muito importante a delegacia, “recebemos em torno de 2 denuncias por dia, mas não temos força para abrir processos e punir as pessoas que maltratam, abandonam e espancam os animais”.

A Cão Paixão recebe uma estimativa de 50 denuncias por ano e a presidente Ana Cláudia Vicente disse que os policiais darão mais importância, “quando trata nas delegacias de bairro o problema não é levado a sério”.

No ano passado o segurança Mário Marcelo Silvério, 38 anos, foi condenado a dois anos de prisão em regime aberto após disparar arma de fogo em via pública e matar um pit bull.

As denúncias contra essa prática também podem ser feitas pelos telefones 181, 197 ou 3610-6067.

http://www.ribeiraopretoonline.com.br/noticias/delegacia-de-protecao-aos-animais-sera-inaugurada-em-ribeirao-/39182

Mogi da Cruzes/SP: Proteção de animais é discutida

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
01-Dez-2010
Josiane Carvalho
Especial para ODiário

Ampliar as discussões e definir projetos de lei para garantir políticas públicas voltadas à proteção dos animais. Este é o principal objetivo de uma audiência pública que será realizada hoje, a partir das 19h30, no auditório vereador Tufi Elias Andery, na Câmara Municipal. A reunião será comandada pelos vereadores Francisco Moacir Bezerra de Melo (PSB) e Jean Lopes (PC do B) e contará com a participação de representantes da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa) - Alto Tietê.

De acordo com o delegado de proteção animal da Delegacia da Uipa do Alto Tietê, José Roberto de Almeida, a ideia é ouvir a população e os especialistas na área para elaborar um documento que poderá ser transformado em projeto de lei. "É preciso mostrar para a população a importância de se ter políticas públicas voltadas para o trato dos animais domésticos ou não que, diariamente, são abandonados nas ruas da Cidade e podem causar vários problemas de saúde pública", completa.

A estimativa da entidade é de que, atualmente, 12 mil animais vivam abandonados nas ruas de Mogi das Cruzes. No Alto Tietê, o número pode chegar a 57 mil. "Se não tomarmos providências com relação a estas políticas públicas, chegaremos em 2015 com o número de 500 mil animais abandonados nas ruas e gerando cada vez mais transtornos para a população.

Entre as propostas que serão apresentadas aos vereadores está a da criação de um cemitério de cães e gatos da Cidade. "A Prefeitura precisa pensar em um local para a destinação dos animais mortos. As pessoas com pouco poder aquisitivo acabam os jogando em terrenos baldios ou em rios, o que gera um transtorno ainda maior para a Cidade", explica Almeida.

A Associação

Em Mogi das Cruzes há cinco anos, a sede da Delegacia de Proteção Animal da Uipa trabalha nas questões da posse responsável de animais e na conscientização da população sobre a lei de proteção animal, que penaliza o infrator. "Fazemos palestras em escolas, igrejas e associações, sempre procurando conscientizar as pessoas da importância dos cuidados que temos que ter com cães e gatos. Além disso, procuramos fazer, aos sábados, feiras de adoção de animais", finaliza Almeida.

http://www.odiariodemogi.inf.br/noticia_view.asp?mat=26896&edit=6

Sacrifício de Animais: Luta contra o veto do prefeito de Piracicaba

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
01-Dez-2010

Vereador se articula Após receber mais de mil e-mails contra a manifestação do Executivo, Trevisan tenta convencer as bancadas

LUCIANA CARNEVALE
Da Gazeta de Piracicaba

De olho na análise do veto assinado pelo prefeito Barjas Negri (PSDB) ao projeto, protocolado em abril deste ano, que proíbe o uso e o sacrifício de animais em práticas de rituais religiosos, o vereador Laércio Trevisan Júnior (PR) se movimenta em ritmo frenético. A votação do veto está marcada para acontecer nesta segunda-feira (6), a partir das 19h30, durante reunião ordinária. A sessão tende a ser uma das mais assistidas, por piracicabanos.

Ontem (30), Trevisan disse à Gazeta que cinco vereadores teriam dado a ele a garantia de que votarão contra o veto. Citou nomes dos parlamentares: Bruno Prata (PSDB); Ary Pedroso Júnior (PDT); José Pedro Leite da Silva (PR); Walter Ferreira da Silva (PPS), o Pira; José Antônio Fernandes Paiva (PT). Ao todo, são seis vereadores contrários ao veto, (olho neles - T.A.) ainda de acordo com Laércio Trevisan Júnior, incluindo o seu próprio voto à propositura. Os vereadores mencionados por Trevisan não confirmaram textualmente os votos, mas o parlamentar fez questão de deixar claro que soube do posicionamento de todos em conversas diretas, e após discursos proferidos na tribuna da Câmara.

Para que o veto caia, são necessários nove votos. A tática de Trevisan para arregimentar os votos dos quais precisa se resume no convencimento.

MENSAGENS. Entre um calhamaço e outro de papeis - desde que o veto foi protocolado, o vereador contabilizou o recebimento de 1.740 mensagens de e-mail, vindas, segundo ele, de diversos lugares do Brasil e do mundo,Trevisan pondera que a justificativa do Executivo para vetar seu projeto ‘é inócua, sem sentido’.

A maior ‘arma’ de Trevisan contra o veto, que tem sido apresentada aos demais vereadores, é o parecer contrário à opinião do Executivo, exarado pela comissão de Justiça da Câmara.

“Entendo, com base em leis federais, no Código de Posturas e até mesmo na Constituição, que a liberdade de culto, de religião, termina quando há o sacrifício. Não queremos dar brechas para nenhum tipo de exceção’, salienta o vereador. O embate promete perdurar até a análise do veto, com Trevisan ocupando a tribuna e fazendo um apelo: ‘não há meio-termo para um projeto que trata sobre a crueldade aos animais. Ou se é contra a crueldade ou a favor. Simples assim’, dispara.

NÚMERO

19h30 é quando começa a reunião ordinária da próxima segunda.

http://www.gazetadepiracicaba.com.br/conteudo/mostra_noticia.asp?noticia=1718590&area=26050&authent=FA763448D707338B37035CC47672BC

Prefeitura de Campinas/SP irá castrar animais

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
01-Dez-2010

A Prefeitura de Campinas vai oferecer, a partir do primeiro trimestre de 2011,castração gratuita de cães e gatos da cidade. Até hoje, cirurgias deste tipo não eram oferecidas pelo poder público. No primeiro semestre deste no, o governo federal chegou a incluir a castração de animais no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), mas apenas para a região do Aeroporto de Viracopos.

Segundo o coordenador do CCZ (Centro de Zoonenes), Douglas Presotto, o serviço será realizado por clínicas particulares. A prefeitura pagará R$ 79 para cirurgias de cães e R$ 74,50 para gatos. No mercado, a esterilização varia entre R$ 150 a R$ 200. “Acreditamos que as clínicas poderão abrir mão da margem de lucro em razão da possibilidade de fazer novos clientes”, disse ele.
A prefeitura disponibilizou uma verba de $ 160 mil, o que dá para castrar uma média de 2 mil animais. A população estimada de cães é de 150 mil e a de gatos é de 15 mil entre abandonados e com donos.

O serviço, que será estendido para todos os moradores da cidade, terá dois pontos para cadastramento. Um deles será no paço municipal e o outro na sede do CCZ. O presidente do Conselho de Proteção e Defesa dos Animais, Flávio Lamas, disse que a verba é pequena. “Queremos que a prefeitura castre 10 mil animais por ano”, disse.

Fonte: METRO CAMPINAS

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Vitória! Deputados do Paraná quebram veto do governador à proibição de animais em circos

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
30-Nov-2010

Olá, amigos,

Hoje é dia de vitória no Paraná...vitória para os animais...vitória para cada um de nós que acredita que é possível construir um mundo melhor para todos, um mundo de harmonia, de respeito, sem preconceitos, onde a luta - sim, é uma luta - pelo bem de todos, independente da forma pela qual a vida se manifesta, deve vencer.

Agradeço a Deus a oportunidade de ser um desses soldados. Agradeço a Deus a coragem e a força interior que me faz não desistir. Porém, temos que compreender que ainda teremos muitos enfrentamentos, para os quais precisamos estar preparados. Peço a todos que não fechem seus olhos, que não se omitam quando souber de algum circo se instalando em algum município do Paraná e que tenha animais.

Vejam, o que hoje foi proibido é a apresentação, a manutenção e a utilização, sob qualquer pretexto ou justificativa, de animais selváticos e/ou domésticos, sejam nativos ou exóticos, em espetáculos circenses. Portanto um circo para conseguir alvará e fazer suas apresentações em qualquer município do nosso estado não pode ter animais...nem que estes não se apresentem. A permissão é somente para animais domésticos, desde que permaneçam na companhia dos donos, ou seja, serem animais de estimação do pessoal que vive nos circos. Não podem fazer parte do espetáculo ou serem objeto de exposição.

Portanto, qualquer caso contrário ao que foi proibido hoje deve ser denunciado.

abraços, ainda com muita emoção

Rosana Vicente Gnipper
Associação Ambientalista Ecoforça
Curitiba - Paraná


Proibido uso de animais em circos no Paraná

Flávio Laginski

Veja a galeria de imagens

circos_Paranacircos_Paranacircos_Parana
circos_Paranacircos_Paranacircos_Parana
circos_Paranacircos_Parana

Para deputados, bichos recebem tratamento equiparado à tortura.
Para deputados, bichos recebem tratamento equiparado à tortura.
Por unanimidade, a Assembleia Legislativa do Paraná derrubou ontem o veto do governador Orlando Pessuti à lei que proíbe em todo o Estado a apresentação, manutenção e utilização de animais selvagens e domésticos em espetáculos circenses.

A votação foi assistida por representantes de Organizações Não-Governamentais (Ong's) de proteção e direito dos animais, que comemoraram a decisão.De acordo com a deputada que fez o requerimento, Rosane Ferreira (PV), essa lei tramita na casa há oito anos, mas somente agora é que foi aprovada.

"Havia um projeto anterior do ex-deputado Renato Gaúcho, que acabou sendo arquivado. Ele voltou em 2007, pelas mãos do deputado Luiz Nishimori (PSDB). Para que conseguisse a aprovação e o veto dos colegas parlamentares, foi feita uma substituição no texto, pois, da maneira em que estava, proibiria não apenas uso de animais em circos, mas também em eventos, feiras, rodeios, entre outros. Se isso continuasse no texto, certamente o veto do governador seria mantido", avalia.

Questionada sobre motivo pelo qual o governador teria vetado esta lei, a deputada minimiza e acredita que foi apenas uma má interpretação. "Não vejo um motivo para que a lei fosse barrada. Acredito que o governador Pessuti cometeu um ligeiro equívoco que, felizmente, foi corrigido pela gente. Entendo que esta lei é de interesse público", afirma.

Para Ferreira, o tratamento que os animais de circo recebem são equiparados à tortura. Ela opina que os animais não foram feitos para entretenimento de pessoas. "Até um animal aprender um truque, são horas de treinamento e de tortura. É inadmissível que isso ainda seja permitido no século 21. Além desta proibição, a lei também informa que os circos não podem abandonar o animal à própria sorte, devendo os mesmos serem encaminhados para zoológicos e afins", informa.

Luta

A integrante da Ong SOS Bicho, Yanê Carvalho, conta que essa foi uma importante vitória em benefício dos animais. Ela garante também que a luta não vai terminar por aí.

"Estamos todos satisfeitos em ver que os deputados quebraram o veto do governador. Ficamos felizes em ver as Ong's pró-animais se fortalecendo e conseguindo com que leis como esta sejam aprovadas. Se não fosse a nossa união, em que mandamos centenas de emails para os deputados, acredito que o veto poderia continuar. Agora é a gente continuar olhando para frente e seguir com nosso próximo objetivo, que é o de fazer um controle ético de animais de rua, por meio de castração", avisa.

http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/495133/?noticia=PROIBIDO+USO+DE+ANIMAIS+EM+CIRCOS+NO+PARANA

Assembleia - Circo


30/11/10 às 22:04 | Josiane Ritz - com a colaboração dos editores do Jornal do Estado.

Os deputados estaduais derrubaram ontem, por unanimidade, veto do governador Orlando Pessuti (PMDB) ao projeto de lei que proíbe a manutenção e o uso de animais selvagens e domésticos, sejam eles nativos ou exóticos, em espetáculos de circo no Estado. Ao todo, 41 parlamentares votaram a favor da proposta, de autoria do deputado Luiz Nishimori (PSDB). Com a derrubada do veto, o projeto fica mantido e será novamente enviado ao governador para promulgação. Se isso não acontecer dentro de 48 horas, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nelson Justus (DEM), deverá promulgar a lei no mesmo prazo.

Engano

Para Nishimori, a assessoria do governador cometeu um engano ao considerar o projeto contrário ao interesse público. “Esse projeto tem apenas o objetivo de preservar o meio ambiente, os animais”, explicou. O tucano comentou ainda não entender o porquê da resistência do governo do Paraná e que leis semelhantes já existem em nove estados brasileiros, entre eles Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro e Goiás. “Não se concebe mais, em pleno século 21, termos esse tipo de relacionamento com a nossa fauna. Não se pode aceitar mais a escravização de animais”, defendeu a deputada Rosane Ferreira (PV).

http://www.bemparana.com.br/index.php?n=164720&t=assembleia-circo