terça-feira, 30 de novembro de 2010

Vitória! Deputados do Paraná quebram veto do governador à proibição de animais em circos

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
30-Nov-2010

Olá, amigos,

Hoje é dia de vitória no Paraná...vitória para os animais...vitória para cada um de nós que acredita que é possível construir um mundo melhor para todos, um mundo de harmonia, de respeito, sem preconceitos, onde a luta - sim, é uma luta - pelo bem de todos, independente da forma pela qual a vida se manifesta, deve vencer.

Agradeço a Deus a oportunidade de ser um desses soldados. Agradeço a Deus a coragem e a força interior que me faz não desistir. Porém, temos que compreender que ainda teremos muitos enfrentamentos, para os quais precisamos estar preparados. Peço a todos que não fechem seus olhos, que não se omitam quando souber de algum circo se instalando em algum município do Paraná e que tenha animais.

Vejam, o que hoje foi proibido é a apresentação, a manutenção e a utilização, sob qualquer pretexto ou justificativa, de animais selváticos e/ou domésticos, sejam nativos ou exóticos, em espetáculos circenses. Portanto um circo para conseguir alvará e fazer suas apresentações em qualquer município do nosso estado não pode ter animais...nem que estes não se apresentem. A permissão é somente para animais domésticos, desde que permaneçam na companhia dos donos, ou seja, serem animais de estimação do pessoal que vive nos circos. Não podem fazer parte do espetáculo ou serem objeto de exposição.

Portanto, qualquer caso contrário ao que foi proibido hoje deve ser denunciado.

abraços, ainda com muita emoção

Rosana Vicente Gnipper
Associação Ambientalista Ecoforça
Curitiba - Paraná


Proibido uso de animais em circos no Paraná

Flávio Laginski

Veja a galeria de imagens

circos_Paranacircos_Paranacircos_Parana
circos_Paranacircos_Paranacircos_Parana
circos_Paranacircos_Parana

Para deputados, bichos recebem tratamento equiparado à tortura.
Para deputados, bichos recebem tratamento equiparado à tortura.
Por unanimidade, a Assembleia Legislativa do Paraná derrubou ontem o veto do governador Orlando Pessuti à lei que proíbe em todo o Estado a apresentação, manutenção e utilização de animais selvagens e domésticos em espetáculos circenses.

A votação foi assistida por representantes de Organizações Não-Governamentais (Ong's) de proteção e direito dos animais, que comemoraram a decisão.De acordo com a deputada que fez o requerimento, Rosane Ferreira (PV), essa lei tramita na casa há oito anos, mas somente agora é que foi aprovada.

"Havia um projeto anterior do ex-deputado Renato Gaúcho, que acabou sendo arquivado. Ele voltou em 2007, pelas mãos do deputado Luiz Nishimori (PSDB). Para que conseguisse a aprovação e o veto dos colegas parlamentares, foi feita uma substituição no texto, pois, da maneira em que estava, proibiria não apenas uso de animais em circos, mas também em eventos, feiras, rodeios, entre outros. Se isso continuasse no texto, certamente o veto do governador seria mantido", avalia.

Questionada sobre motivo pelo qual o governador teria vetado esta lei, a deputada minimiza e acredita que foi apenas uma má interpretação. "Não vejo um motivo para que a lei fosse barrada. Acredito que o governador Pessuti cometeu um ligeiro equívoco que, felizmente, foi corrigido pela gente. Entendo que esta lei é de interesse público", afirma.

Para Ferreira, o tratamento que os animais de circo recebem são equiparados à tortura. Ela opina que os animais não foram feitos para entretenimento de pessoas. "Até um animal aprender um truque, são horas de treinamento e de tortura. É inadmissível que isso ainda seja permitido no século 21. Além desta proibição, a lei também informa que os circos não podem abandonar o animal à própria sorte, devendo os mesmos serem encaminhados para zoológicos e afins", informa.

Luta

A integrante da Ong SOS Bicho, Yanê Carvalho, conta que essa foi uma importante vitória em benefício dos animais. Ela garante também que a luta não vai terminar por aí.

"Estamos todos satisfeitos em ver que os deputados quebraram o veto do governador. Ficamos felizes em ver as Ong's pró-animais se fortalecendo e conseguindo com que leis como esta sejam aprovadas. Se não fosse a nossa união, em que mandamos centenas de emails para os deputados, acredito que o veto poderia continuar. Agora é a gente continuar olhando para frente e seguir com nosso próximo objetivo, que é o de fazer um controle ético de animais de rua, por meio de castração", avisa.

http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/495133/?noticia=PROIBIDO+USO+DE+ANIMAIS+EM+CIRCOS+NO+PARANA

Assembleia - Circo


30/11/10 às 22:04 | Josiane Ritz - com a colaboração dos editores do Jornal do Estado.

Os deputados estaduais derrubaram ontem, por unanimidade, veto do governador Orlando Pessuti (PMDB) ao projeto de lei que proíbe a manutenção e o uso de animais selvagens e domésticos, sejam eles nativos ou exóticos, em espetáculos de circo no Estado. Ao todo, 41 parlamentares votaram a favor da proposta, de autoria do deputado Luiz Nishimori (PSDB). Com a derrubada do veto, o projeto fica mantido e será novamente enviado ao governador para promulgação. Se isso não acontecer dentro de 48 horas, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nelson Justus (DEM), deverá promulgar a lei no mesmo prazo.

Engano

Para Nishimori, a assessoria do governador cometeu um engano ao considerar o projeto contrário ao interesse público. “Esse projeto tem apenas o objetivo de preservar o meio ambiente, os animais”, explicou. O tucano comentou ainda não entender o porquê da resistência do governo do Paraná e que leis semelhantes já existem em nove estados brasileiros, entre eles Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro e Goiás. “Não se concebe mais, em pleno século 21, termos esse tipo de relacionamento com a nossa fauna. Não se pode aceitar mais a escravização de animais”, defendeu a deputada Rosane Ferreira (PV).

http://www.bemparana.com.br/index.php?n=164720&t=assembleia-circo

Nenhum comentário:

Postar um comentário