sábado, 13 de novembro de 2010

Incêndio em zoológico da Alemanha mata 26 animais

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
13-Nov-2010

(AFP) - Um incêndio em um pequeno zoológico da cidade alemã de Karlsruhe matou 26 animais domésticos, mas não atingiu os animais selvagens, informou a polícia neste sábado.

As chamas destruíram os currais de ovelhas, cabras, pôneis e lhamas da área de animais domésticos do zoológico publico de Karlsruhe, no oeste da Alemanha.

Quase 100 bombeiros foram chamados para apagar as chamas, enquanto o pessoal do zoológico evacuava os animais selvagens, incluindo quatro elefantes e dois hipopótamos.

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4790426-EI294,00-Incendio+em+zoologico+da+Alemanha+mata+animais.html

Polícia fiscalizará puxada de cavalos de "Puxada" em SC

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
13-Nov-2010

Com manifestantes a postos, Pomerode terá mais uma puxada de cavalos neste domingo. O evento será em local diferente do ocorrido em abril, quando integrantes de ONGs e profissionais da imprensa foram agredidos por participantes da competição.

Aexigência foi feita pelo comandante da Polícia Militar de Pomerode, tenente Alexandre Alberto Kleine, que afirmou ao Ministério Público e ao Clube do Cavalo, realizador da puxada, que o Clube Germano Tiedt usado em abril não tinha a segurança necessária. O novo espaço, cujo endereço não foi informado pelos organizadores nem pelas autoridades, é de difícil acesso e longe da aglomeração urbana, garante a polícia. Os manifestantes também foram contatados pela polícia.

As ONGs de proteção dos animais afirmaram que farão um protesto pacífico. A polícia informa que fará ronda nas proximidades e barreiras na estrada de acesso. Além disso, vai fiscalizar as regras da puxada, como a presença de médicos veterinários no local, excesso de bebida alcoólica e possíveis agressões aos cavalos.

Os 10 protetores de animais e o cinegrafista de TV agredidos durante a puxada em abril estão aguardando o laudo complementar em relação a uma das vítimas que fraturou o fêmur. Procurados pela reportagem do Santa, os irmãos Miro e Ivo Just, que coordenam o Clube do Cavalo, atenderam aos telefonemas nesta sexta-feira, mas desligaram quando os repórteres se identificaram. O secretário de Turismo, Cláudio Krueger, disse que a prefeitura não pode interferir em eventos particulares.

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3107889.xml&template=3898.dwt&edition=15883&section=213

Rio Claro/SP: Reunião discute problema de animais nas ruas

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
13-Nov-2010

Na quarta-feira (10) a vereadora Raquel Picelli se reuniu com entidades para debater o Fórum de Discussão e Defesa da Política da Posse Responsável de Animais Domésticos e Domesticados no Município de Rio Claro.

Na ocasião, foram apresentadas as entidades presentes, além da leitura da Lei que instituiu o Fórum, elaborada pela vereadora. O conteúdo do projeto descreve que durante o Fórum serão realizados simpósios, conferências, palestras e exposições sobre o tema e que tratarão de temas específicos em relação à adoção como alimentação, conforto, saúde, vacinação e responsabilidades.

Entre as preocupações da reunião estavam: o estudo jurídico de quem é a responsabilidade de animais agressores domésticos e domesticados soltos nas ruas; o estudo de criação de um departamento de Posse Responsável de Animais Domésticos – levando em conta que cidades da região possuem estes setores específicos para o problema – e a implantação de chip em cachorros.

O encontro contou com a presença das entidades: Grupo de Apoio e Defesa dos Animais (GADA), Patinhas de anjo, Sepladema, AgitaCão, Guarda Civil Municipal, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Associação Educativa e Protetora de Animais (AEPA) e UNESP.

A próxima reunião será no dia 1º de dezembro, às 19h na Câmara Municipal e é aberta a toda população que queira debater este assunto com o Legislativo e as entidades.

http://www.canalrioclaro.com.br/index1.php?s=news&idnews=14014

Carroças circulam por Maringá guiadas por menores

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
13-Nov-2010
Luiz Fernando Cardoso

Paulo Henrique, carroceiro desde os 18 anos, trabalha com o irmão, de 11
Paulo Henrique, carroceiro desde os 18 anos, trabalha com o irmão, de 11
Uma média de 100 carroças, utilizadas na coleta de papelão, circulam diariamente por Maringá e quase 90% delas são conduzidas por menores de 18 anos ¿ e sem noções de trânsito.

O levantamento, informal, é da ONG Anjos dos Animais, que denuncia o trabalho infantil e os maus-tratos aos burros e cavalos empregados no serviço. Segundo a entidade, há casos de crianças de 10 anos largando os estudos para trabalhar como papeleiro e ajudar na renda familiar.

Ao acompanhar denúncias de maus-tratos aos animais, conta o integrante da ONG, Flávio Mantovani, os militantes se depararam com um problema ainda mais sério: a evasão escolar decorrente do trabalho infantil.

"Teve um moleque que relatou à ONG que, nos dias em que há mais trabalho, sai de casa antes de amanhecer para retorna só à meia-noite". Com o cansaço da dura jornada, diz o voluntário, abandonar a sala de aula é questão de tempo.

Uma realidade constatada já na primeira dupla de carroceiros abordada pela reportagem de O Diário, no Novo Centro, no fim da tarde de ontem. Condutor da carroça, Paulo Henrique dos Santos Balbino, 18 anos, revelou que desde os 12 anos trabalha como catador de recicláveis e que, de estudo, tem só o primário.
"Mas quero voltar a estudar, vou fazer supletivo ano que vem", disse entusiasmado, mesmo depois de um dia puxado de trabalho.

Seu irmão mais novo, de 11 anos, que já o acompanha na labuta, ainda não abandonou a sala de aula. "Me dá um cigarro tio", pediu o adolescente à reportagem, para em seguida ser repreendido por Henrique. O irmão mais velho, que fuma, não quer vê-lo no vício e nem fora da escola.

"Preciso trabalhar para ajudar minha mãe", revelou o carroceiro. O que se consegue com a coleta de papelão é superior ao auxílio da bolsa família ¿ que cobra frequência escolar, como contrapartida. Em média, diz Henrique, dá para ganhar R$ 1,6 mil por mês.

Falta legislação

Em Maringá, não há lei que proíba adolescentes de guiarem as carroças. Um dos problemas, esclarece Mantovani, é que o poder público peca ao permitir que as carroças trafeguem no quadrilátero central durante o dia ¿ o que é proibido por lei municipal.

Outro problema: na grande maioria dos casos, segundo a ONG, os carroceiros são de Sarandi e os cavalos penam para fazer o percurso de volta em função do peso da carga.

"A ONG recebe uma média de cinco denúncias, por semana, de maus-tratos contra esses animais. Notamos cavalos sem ferradura e até com a boca sangrando por causa do freio colocado errado", reclama.

Informado sobre o problema, o promotor Manoel Ilecir Heckert disse que a população deve procurar a promotoria correspondente e denunciar ao Ministério Público os maus-tratos aos animais e, principalmente, a exploração da mão de obra infantil.

"A promotoria tem poder para tomar medidas de proteção do menor e cobrar do poder público providências".

Quanto aos animais, a ONG recebe denúncias pelo telefone 9952-2194.

http://www.odiario.com/maringa/noticia/365284/carrocas-circulam-por-maringa-guiadas-por-menores.html

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Portugal: 200 figuras públicas pedem esterilização de animais abandonados

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
12-Nov-2010
Por Gabriela Melo

O surfista Tiago Saca Pires, os judocas medalhados Telma Monteiro e João Pina, além do piloto Tiago Monteiro, estão entre as mais de 200 figuras públicas que assinaram a petição a solicitar ao Governo uma campanha nacional de esterilização de cães e gatos abandonados, que será entregue ao ministro da Agricultura, António Serrano, na próxima segunda-feira, em Lisboa.

Entre os subscritores da petição figuram ainda o maratonista Luís Antunes, o antigo campeão europeu e mundial de hóquei em patins António Ramalhete, o ex-jogador e agora treinador de andebol Carlos Resende e o presidente da Federação Portuguesa de Judo, António Aleixo.

Também a campeã olímpica Rosa Mota se associou à campanha e junta-se à directora do Museu Casa das Histórias Paula Rego, Helena Freitas, e ao presidente da Opus Gay, António Serzedelo, no encontro com António Serrano para a entrega do abaixo-assinado.

No documento, as mais de 200 individualidades solicitam uma campanha nacional de esterilização de cães e gatos abandonados, coordenada pela Direcção-Geral de Veterinária, em alternativa «à política actual de abates indiscriminados nos centros de recolha municipais», segundo os promotores da iniciativa.

«Apesar desta última medida, o abandono não pára de aumentar devido à sobrepopulação de animais de companhia e de desporto e à ausência de legislação adequada», estimando-se em mais de 100.000 os cães e gatos abatidos anualmente em Portugal.

http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=231565

Entidades opinam sobre projeto para regulamentar a criação de cães e gatos em Joinville/SC

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
12-Nov-2010

Cães e gatos voltaram à pauta da Câmara de Vereadores ontem, em uma reunião na Comissão de Economia, Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo convocada pelo vereador James Schroeder (PDT). O projeto ainda passará por mais quatro comissões.

James propõe regulamentar a criação de cães e gatos em Joinville. Entre os 95 artigos, ele define que cada animal deverá ter um registro, onde serão informados nome, idade, raça, cor, nome do dono e onde mora. Para portar esses dados, o vereador sugere a colocação de chips nos animais.

Na reunião de ontem, o vereador ouviu representantes de órgãos como os núcleos de pet shop da Ajorpeme, o Ministério Público, Conselho Regional de Medicina Veterinária, Fundema, ONGs do bem-estar animal e Vigilância Sanitária. “Com o Centro de Zoonoses e Bem-estar Animal em andamento, não há necessidade de ficar debatendo os mesmos assuntos”, avisou Juarez Pereira (PPS), que tem projeto parecido.

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Mara Monteiro, criticou a esterilização obrigatória dos animais comprados em pet shops. “Quem compra o animal deve ter direito de escolher se quer que ele procrie ou não. E não está claro quem ficará responsável por multar e para onde vai o dinheiro.”

http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3106359.xml&template=4187.dwt&edition=15879&section=884

Africa do Sul: GPS é inserido em rinocerontes para combater caça ilegal

12-Nov-2010
Foto: Reuters

A caça ilegal de rinocerontes cresceu graças ao aumento do preço de seus chifres

Imagem divulgada nesta sexta-feira mostra guardas florestais colocando um GPS em um rinoceronte de oito anos de idade na Reserva Mafikeng, localizada no noroeste da África do Sul. O GPS servirá para monitorar os movimentos do animal e saber quando ele está sofrendo tentativa de caça.

A caça de rinocerontes na África do Sul cresceu com o aumento do preço de seus chifres no mercado asiático, em que são utilizados para fins medicinais. O GPS tem 40 mm, funciona por até três anos e já foi colocado em ao menos oito rinocerontes.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4788906-EI8145,00-GPS+e+inserido+em+rinocerontes+para+combater+caca+ilegal.html

PJ utiliza Código Estadual de Proteção aos Animais para proibir o uso de animais em circo

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
12-Nov-2010

Apesar da sociedade rejeitar cada vez mais o uso de animais em circos e das inúmeras leis municipais que proíbem exibi-los em espetáculos, muitas companhias insistem em manter animais em suas apresentações, Brasil afora. Ao menos no Estado de São Paulo, Organizações Não Governamentais e o Ministério Público possuem um instrumento para coibir tal prática: trata-se do Código Estadual de Proteção aos Animais, Lei n. 11.977/05, de autoria do Deputado Ricardo Tripoli.

Este importante instrumento de defesa da vida animal, em vigor há cinco anos, vem sendo utilizado como base para o ajuizamento de ações, visando proibir a apresentação de animais nos espetáculos circenses. Ainda em 2008, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo confirmou, em ação civil pública, a proibição contida no Art. 21 do Código Estadual de autoria do Deputado Trípoli, rejeitando por completo a alegação de inconstitucionalidade pretendida por uma companhia circense(Conheça, na íntegra, o Acórdão do TJ).
Esta decisão abriu um precedente fundamental, em defesa dos animais usados e abusados em circos. Assim, os ativistas devem socorrer-se da lei estadual 11.977/05, quando circos que exibem animais pretenderem instalar-se em qualquer uma das 645 cidades do Estado de São Paulo, independente de legislação municipal.

Art. 21- É vedada a apresentação ou utilização de animais em espetáculos circenses

 Tripoli em seminário da ONG internacional ADI, que luta para acabar com o sofrimento dos animais em circo (foto: Arquivo)
Tripoli em seminário da ONG internacional ADI, que luta para acabar com
o sofrimento dos animais em circo (foto: Arquivo)

Cabe lembrar que, em Brasília, Ricardo Trípoli, eleito deputado federal em 2007, vem lutando arduamente para que a proibição de animais em circos atinja todo o País. Na Comissão de Constituição e Justiça, Tripoli foi o relator do projeto de lei 7.291/06, que extingue de vez as apresentações de animais em espetáculos circenses, e seu relatório foi aprovado por unanimidade pelo Colegiado. Na Câmara dos Deputados, o parlamentar encabeça o movimento pela aprovação deste projeto no Plenário. Inclusive, já apresentou dois requerimentos à Mesa Diretora – um solicitando a inclusão do PL na ordem do dia, e o segundo, pedindo urgência na apreciação da matéria. “O projeto está pronto para a pauta; agora, tramita em prioridade. Precisamos ficar atentos e mobilizados para conseguir a aprovação”, alerta o deputado Tripoli.

CCZs NÃO PODEM ENVIAR ANIMAIS PARA EXPERIMENTOS

Outro enfrentamento comum entre os defensores dos animais do interior do Estado diz respeito às lutas para impedir que CCZs e canis municipais entreguem animais recolhidos das ruas para instituições e centros de ensino e pesquisa. Na Capital, esta prática é proibida desde 2004, conforme a lei municipal 13.943/04, de autoria do Vereador Roberto Trípoli (PV). No ano seguinte, com a promulgação do Código Estadual de Proteção aos Animais (Art. 31), o deputado Ricardo Tripoli estendeu a proibição para os 645 municípios do Estado.

Portanto, quando órgãos públicos responsáveis pelo controle animal insistirem em entregar cães e gatos para ensino e pesquisa, os ativistas da causa animal devem socorrer-se da mesma lei estadual, a 11.977/05.

Art. 31 - Fica proibida a utilização de animais vivos provenientes dos órgãos de controle de zoonoses ou canis municipais, ou similares públicos ou privados, terceirizados ou não, nos procedimentos de experimentação animal.

CASTRAÇÃO: PROGRAMAS PÚBLICOS SÃO OBRIGATÓRIOS

O Art. 11 do Código de autoria do Deputado Tripoli estabelece a obrigatoriedade de todos os municípios manterem programas permanentes de controle reprodutivo de cães e gatos. Nas cidades em que essas ações vêm sendo implantadas, as Prefeituras dão preferência à população carente, mas o acesso deve ser garantido a toda a sociedade, em razão dos princípios constitucionais da igualdade e isonomia.

Mais uma vez, vale frisar que o Código Estadual de Proteção aos Animais é um instrumento fundamental para que os ativistas que lutam em prol dos direitos dos animais reforcem seus argumentos legais no momento de exigirem que as prefeituras implementem programas e políticas públicas, e também para reforçar as ações contra atos e práticas de maus-tratos aos animais.

Art. 11 - Os Municípios do Estado devem manter programas permanentes de controle de zoonoses, através de vacinação e controle de reprodução de cães e gatos, ambos acompanhados de ações educativas para propriedade ou guarda responsável.

Na época da aprovação do Código Estadual, a Federação de Agricultura de São Paulo conseguiu liminar suspendendo seis dos 47 artigos da Lei 11.977/05, todos referentes ao agronegócio e à proibição de rodeios. O restante está em pleno vigor há cinco anos.

EM BRASÍLIA, TRIPOLI FORTALECE DEFESA AOS ANIMAIS

Depois da forte atuação em defesa dos animais e do meio ambiente, como deputado estadual em São Paulo, onde também exerceu o cargo de Secretário do Meio Ambiente do Estado, Ricardo Trípoli foi eleito deputado federal em 2007, com mais de 157 mil votos. Suas lutas foram ampliadas e, logo no início de seu mandato, o parlamentar apresentou o PL 215/2007 --- o Código Federal de Bem-Estar Animal. “Este projeto foi rechaçado por alguns setores do agronegócio, apesar de sua extrema importância para a defesa dos animais em todo o País. Tanto que o PL 215/07 é um dos destaques legislativos que mereceu apoio da WSPA – Sociedade Mundial de Proteção Animal, e de outras entidades de defesa animal do País e do exterior. Não podemos permitir que segmentos pouco sensíveis à vida animal impeçam sua aprovação”, afirma Tripoli, alertando os defensores dos animais para a importância do acompanhamento da tramitação e da união em torno da aprovação da proposta. O deputado federal Ricardo Tripoli também é coordenador de Fauna na Frente Ambientalista da Câmara dos Deputados.


(Texto: Regina Macedo, jornalista ambiental / Viviane Benini Cabral, advogada ambiental sanitarista)

Fonte:
http://www.robertotripoli.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=168:poder-judiciario-utiliza-codigo-estadual-de-protecao-aos-animais-para-proibir-o-uso-de-animais-em-circo&catid=1:animais-noticias&Itemid=37

Estudo desvenda mistério de como gatos bebem leite sem se lambuzar

Curiosidades - Você Sabia?
12-Nov-2010

Pesquisa explica a mecânica por trás da ação, que pode estar relacionada com a aversão dos felinos à água.

Um novo estudo, feito por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, diz ter encontrado a resposta para um mistério que envolve o modo como gatos bebem leite sem molhar o queixo.

BBC Brasil
BBC Brasil - Vídeo de alta velocidade foi usado para seguir o movimento
Vídeo de alta velocidade foi usado para seguir o movimento

Ao examinar um gato doméstico com as câmeras de alta velocidade, os cientistas constataram que o animal usa a língua para carregar a água para a boca sem romper a tensão na superfície do líquido.

O estudo, publicado na revista Science, explica como os gatos se diferenciam dos cachorros, que fazem mais bangunça na hora de matar a sede.

O biofísico do MIT Roman Stocker, que coordenou o estudo, diz que teve a ideia de investigar a física das lambidas desses animais após assistir ao seu próprio gato Cutta Cutta se alimentando.

"Me dei conta de que há um problema biomecânico interessante por trás dessa ação tão simples. O projeto evoluiu a partir daí", declarou.

Cutta Cutta foi também a cobaia do estudo, que envolveu engenheiros, físicos e matemáticos do Instituto Politécnico da Virgínia e da Universidade de Princeton, e durou três anos e meio.

As imagens mostram que gatos usam um mecanismo mais complexo e sutil para beber, ao contrário de humanos, que sugam o líquido, e de cachorros, que dobram a língua para a frente formando uma espécie de concha.

A língua do gato se dobra para trás ao descer em direção ao liquido e toca levemente na superfície dele, ao invés de mergulhar.

Stocker explica que "o fluido entra em contato com a língua e adere a ela. Ao puxar a língua rapidamente de volta, o gato cria uma coluna de líquido que vai até a boca".

Ao fechar a mandíbula, o animal captura parte do leite, e repete o movimento.

Língua-robô

Para compreender o mecanismo com mais detalhes, os pesquisadores criaram uma língua de gato mecânica, e concluíram que o processo é o resultado do equilíbrio entre duas forças - a inércia e a gravidade.

Segundo Roman Stocker, a criação da coluna de líquido é regida pela inércia - a tendência de uma substância de se movimentar em uma direção até que outra força intervenha. A outra força em questão é a gravidade.

"No início, a coluna de leite tem mais comprimento e volume, mas em algum momento a gravidade se sobrepõe à inércia e ela cai de volta na tigela", explica.

Por isso, de acordo com o estudo, o gato precisa saber qual é o exato momento de fechar a boca, para conseguir capturar o máximo de leite que sobre na coluna.

Gatos domésticos dão, em média, quatro lambidas por segundo, cada uma trazendo cerca de 0,1 mililitros de leite para a boca. Grandes felinos como os tigres, lambem mais devagar para manter o equilíbrio entre as duas forças, já que tem línguas maiores.

Stocker e seu time não sabem explicar por que o ato de beber para os gatos envolve um mecanismo tão diferente de outros animais, mas a suspeita é de que ele pode ter nascido da conhecida aversão dos felinos à água.

Eles acreditam que a cara do animal, especialmente a região ao redor do nariz, é extremamente sensível. "Por causa isso, eles devem querer que ela fique o mais seca possível", diz Stocker.

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,estudo-desvenda-misterio-de-como-gatos-bebem-leite-sem-se-lambuzar,638863,0.htm

Dia 14/11 - próximo domingo - em Pomerode/SC - Manifestação contra as "Puxadas"

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
12-Nov-2010

CONVOCAÇÃO

A Organização Bem-Animal e a AMA Bichos convocam a todos os amantes, protetores, ativistas pelos direitos animais e defensores da vida e da liberdade a protestar contra as “puxadas”, covardia que acontecerá no próximo DOMINGO, 14 de novembro, em Pomerode -SC.

As Puxadas são eventos (ou sessões de tortura?) em que cavalos são atrelados a mais de duas toneladas de peso e obrigados a puxar a carga, muitas vezes sob chutes, tapas, socos e chicotadas. Apesar da crueldade explícita com animais, o governo local aceita a atividade.
E é contra toda essa barbárie que ativistas irão se reunir em frente ao Clube de Tiro e Caça Germano Tiedt, em Testo Central(sede de crueldades) para protestar. Caravanas sairão de Florianópolis, Blumenau, Jaraguá do Sul, Benedito Novo, em direção à cidade e quem quiser unir-se a elas é muito bem vindo. Para quem não pode ir pessoalmente, a OBA e a AMA pedem que ajude com uma carta protesto (modelo abaixo).


Contatos: Heike Weege – voluntária AMA-Bichos – Fone: (47) 9955-1669
Ana Lúcia Martendal – Diretora Organização Bem-Animal – Fone: (48) 9114-2537
Quem puder, leve cartazes com frases de conscientização.

LIGUE E PROTESTE:
Prefeitura de Pomerode: (47) 3387-7200
Rádio Pomerode: (47) 3387-1788
Rádio Portal: (47) 3387-0165


EMAILS PARA PROTESTO:
Prefeito de Pomerode: prefeito@pomerode.sc.gov.br
Câmara de vereadores : camara@cmpomerode.sc.gov.br
Jornal Pomeroder Zeitung: jornalpz@jornalpz.com.br
Ministério Público de Santa Catarina: ouvidoria@mp.sc.gov.br


BLOCO DE EMAILS:
prefeito@pomerode.sc.gov.br, camara@cmpomerode.sc.gov.br, jornalpz@jornalpz.com.br, ouvidoria@mp.sc.gov.br


O APELO:
Ilustríssimos Prefeito e Vereadores de Pomerode
Assim como Farra do Boi, rodeios, vaquejadas e tantas outras manifestações violentas disfarçadas de tradição, a Puxada de Cavalos é uma crueldade absurda! Como podem submeter animais a um esforço excessivo de até 2 toneladas? Como podem tratar os cavalos como fossem máquinas e obrigá-los a puxar tamanha carga apenas para divertimento humano? Gandhi afirmou uma vez que ”A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados”. E como a população de Pomerode está tratando seus animais? Os vídeos e as fotos demonstram apenas a falta de respeito e compaixão para nossos irmãos não-humanos. Cavalos não são nossos escravos. Por isso, solicito a imediata proibição de tal prática, fazendo cumprir deste modo o Artigo 32 da Lei 9605/98 de Crimes Ambientais, que considera crime praticar maus-tratos e ferir animais, fatos que se verificam na Puxada de Cavalos.

Atenciosamente

NOME COMPLETO: ______________
CIDADE: ______________
PAÍS: ______________


Saiba mais:

...idos(as) por pessoas que desejam continuar com os maus tratos a cavalos durante a grotesca prova de "Puxada de Cavalos" . &...
19-Abr-2010

2. Petições no Brasil
(Direito Animal/Cyberativismo)
...s e Touradas naquela cidade. http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2625 Petição Fim das Puxadas de Cavalos http://www.peticaopublica.com:80/?pi=P2010N1989 Para: Ministér...
08-Mar-2009

20-Set-2010

18-Set-2010

22-Jul-2010

24-Mai-2010

01-Mai-2010

8. Puxadas de cavalos, por Sheila Cristina Wehling*
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
29-Abr-2010

18-Abr-2010

10. Convocação: Protesto contra a Puxada de Cavalos!
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
14-Abr-2010

Fotos da Puxada de Cavalos - agosto 2009:
http://picasaweb.google.com.br/oba.floripa/23082009ProtestoContraAPuxadaDeCavalosEmPomerodeSC#

Vídeos:
http://www.obafloripa.org/blog/2009/08/protesto-contra-a-puxada-de-cavalos-em-pomerodesc/

http://www.youtube.com/watch?v=i1ni3wuCnrg

Mulher degola pombos e causa tumulto no Centro de Campinas/SP

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
12-Nov-2010

Detida, ela foi encaminhada para tratamento

Alenita Ramirez
DA AGÊNCIA ANHANGUERA

ImageUma mulher de 27 anos foi detida no final da manhã de ontem, na Praça Carlos Gomes, em Campinas, após degolar pelo menos três pombos no Largo do Rosário. Para matar as aves, a mulher usou uma faca de cozinha presa a um cabo de vassoura e só parou porque foi perseguida pelo vice-presidente da Unidade de Proteção ao Animais (UPA), César Rocha, que chamou a polícia. Ela foi encaminhada para a ala de psiquiatria do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), após prestar depoimento na Delegacia de Proteção aos Animais, no 4 Distrito Policial.

Os ataques começaram por volta das 11h, no Rosário. Uma mulher que passava pelo local viu quando Edmeire Celestino da Silva pegou um pombo, pisou sobre a ave e depois arrancou o pescoço com a “arma”. Indignada, a testemunha — identificada apenas como Cida — chegou a oferecer dinheiro para Edmeire, acreditando que ela estava matando o pombo para se alimentar. No entanto, ela jogou a ave no chão ao lado de um jardim e foi atrás de outros pombos.

“Me ligaram e fui até o local. Havia muito sangue pela praça. Achamos uma ave, mas testemunhas disseram que ela tinha matado outras duas”, contou Rocha, que passou a perseguir Edmeire. “Liguei para a PM e nesse momento ela foi em direção à Praça Carlos Gomes, onde também tentou matar outros pombos.”

Edmeire aparentava estar perturbada, apesar de caminhar de forma normal, com a arma improvisada nas mãos. Ao ser detida pelos policiais, a jovem deu informações desconexas e chegou a falar que era “marido” da presidente eleita Dilma Rousseff. “Eu matei os pombos para chamar a atenção da Dilma”, disse.

A delegada Rosana Vescovi Mortari elaborou um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) por maus-tratos e porte de arma branca e depois acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para levá-la ao hospital. A mãe de Edmeire, cujo nome foi preservado, prestou depoimento e alegou que a filha tem problemas psiquiátricos e que também é usuária de drogas e já foi presa por roubo.

“Em depoimento, a moça disse que queria matar gente, mas ela não estava em seu estado normal”, comentou a delegada. A cena no Largo do Rosário assustou quem passava pelo local. “A mulher parecia uma louca. Fiquei com medo da faca que ela carregava”, contou a estudante A.S., de 17 anos.

De acordo com a lei 9.605, artigo 32 da lei de crimes ambientais, quem mata, maltrata e mutila animais pode pegar de três meses a um ano de detenção e ainda pagar multa, cujo valor é definido pelo juiz. Como Edmeire apresentava problemas psicológicos, ela responderá ao processo em liberdade.

A FRASE

“Havia muito sangue. Achamos uma ave, mas disseram que ela tinha matado outras duas.”

http://cpopular.cosmo.com.br/mostra_noticia.asp?noticia=1715658&area=2020&authent=514703BCADC9827365219E8FEBA051
CÉSAR ROCHA
Vice-presidente da UPA

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

China: Depois do filho único... o cão único

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
11-Nov-2010

Autoridades de Xangai querem proibir famílias de ter mais de um cão de estimação

Trinta anos depois do início da política do filho único na China, as autoridades de Xangai querem adoptar agora a política do cão único. O aumento do número de animais domésticos em Xangai, cidade com 20 milhões de habitantes, tem preocupado as autoridades.

Apesar de flexibilizada, a nova lei proibiria as famílias de Xangai te ter mais de um cão de estimação, de acordo com o site da «Globo».

Segundo dados oficiais, Xangai tem 800.000 cães, mas apenas 25% deles estão registrados corretamente.

http://diario.iol.pt/acredite-se-quiser/china-tvi24-acredite-cao-xangai-acredite-se-quiser/1207789-4088.html


Antes proibidos, cachorros viram fenômeno de popularidade na China

Pequim tem 900 mil cachorros, e esse número cresce 10% ao ano.
Mimo aos animais reflete transformação econômica e social do país.

Michael Wines
Do 'New York Times'

Xiangzi – que significa "sortudo" – não poderia ser um nome melhor para um bem cuidado husky siberiano. Sua dona, Qiu Hong, que trabalha com marketing esportivo, mima o animal com dois passeios diários, brinquedos e utensílios de cuidados com a higiene importados dos Estados Unidos, cerca de US$ 300 em ração e comidas, além do seu próprio sofá no apartamento.


Chinesa brinca com cachorros em parque de Pequim (Foto: New York Times)

Quando a cidade fica monótona, Qiu carrega Xiangzi no carro e o leva para um passeio – pelas estepes do interior da Mongólia, sete horas ao norte. "É um pasto enorme. Bem longe, mas muito bonito", ela disse. "Ele adora assustar as ovelhas e fazê-las correr por toda parte".
Metaforicamente falando, Xiangzi não é apenas um cachorro, mas um fenômeno social – e, talvez, um indicador da rapidez com que a China está passando por sua transformação de país pobre camponês a primeiro mundo.

‘Dog Boom’

Há vinte anos, quase não havia cachorros em Pequim. Os poucos que havia corriam o risco de acabar num prato de jantar. É possível encontrar ainda hoje pratos à base de cachorro. Mas é muito mais fácil encontrar pet shops de cachorros, sites de cachorros, redes sociais de cachorros, piscinas para cachorros – mais recentemente, é possível até frequentar cinemas e bares que aceitam cachorros na área de clubes noturnos no centro de Pequim.
Segundo autoridades da cidade, há 900 mil cachorros na cidade, e esse número cresce 10% ao ano. Isso são os registrados. Outros milhares não possuem licença.

A forma como essa transformação ocorreu representa, de certa forma, a história da China moderna. Séculos atrás, a elite chinesa tinha cachorros como animais de estimação; diz-se que o pequinês data dos anos 700 d.C., quando os imperadores chineses o tornaram o cachorro do palácio – e executavam qualquer que pessoa que o roubasse.

No entanto, na era comunista, os cachorros tinham mais um papel de guardas, pastores ou refeições do que companheiros. Dogmas ideológicos e necessidades durante os muitos anos de vacas magras da China renderam aos animais de estimação um caráter de luxo burguês. De fato, depois que os cachorros começaram a aparecer nos lares de Pequim, o governo decretou, em 1983, a proibição na cidade dos cães e sete outros animais, incluindo porcos e patos.

Economia e companhia

O renascimento econômico da China mudou tudo isso, pelo menos nas cidades prósperas. "As pessoas costumavam focar em melhorar suas próprias vidas, e não estavam familiarizadas com a criação de um cachorro", disse Qiu. "Mas, com o desenvolvimento econômico, as perspectivas das pessoas mudaram. Há muito estresse, e ter um cachorro é uma forma de aliviá-lo".

No entanto, há outros fatores para a recente popularidade desses animais: muitos donos de cachorros também dizem que a política do filho único da China tem espalhado o entusiasmo por criar um cachorro como forma de ter companhia para a criança, em famílias com filho, e preencher lares vazios quando o filho cresce e sai de casa.

Alguns dizem que os cachorros se tornaram um símbolo de status para os moradores de Pequim em escalada social. He Yan, 25 anos, dona de dois cachorros pequenos de raça híbrida, chamados Guoguo e Tangtang, disse que jovens como ela são chamados de "gouyou", ou amigos dos cachorros. Os cães, segundo ela, se tornaram uma forma de exibir o gosto pessoal e de encontrar pessoas com interesses parecidos.

Para determinada classe com mais dinheiro do que juízo, ter um cão de uma raça especialmente premiada se tornou o equivalente chinês de dirigir um Lamborghini para ir ao mercado da esquina. O supra-sumo da pretensão parece ser o mastim tibetano, uma raça grande e feroz do platô tibetano que, diz a tradição, foi organizada por Genghis Khan numa unidade militar K-9 de 30 mil animais.

No ano passo, foi amplamente divulgado que uma mulher de Xi'an, cidade a oeste de Pequim, teria pago 4 milhões de renminbi – aproximadamente US$ 600 mil – por um único cachorro que foi escoltado para seu novo lar por comboio de 30 Mercedes.

Devoção

Aparentemente, os cachorros de Pequim se tornaram, assim como no Ocidente, alvo de afeição – até devoção – por parte dos donos. Nos finais de semana, centenas de donos de cachorros vão ao Pet Park, um SPA canino de 12 hectares a leste de Pequim, que inclui um restaurante para os cães e para os donos, um ringue para shows de cachorros, um percurso de agility para os animais, um cemitério canino e uma capela, um albergue para donos de cachorros, canil com 600 baias (onde os donos devem passar por uma tina desinfetante antes de entrar) e duas piscinas em forma de osso.

Os que matriculam seus cães têm garantia de uma hora de brincadeiras com o cachorro, banho semanal e um site onde toda segunda-feita eles podem ver fotos novas de seu animalzinho. O parque, inaugurado no ano passado, foi ideia de um entusiasta por cachorros que fez uma fortuna no ramo de refrigeradores, de acordo com Li Zixiao, gerente de vendas do parque.
"Todo mundo que traz seu cachorro para cá o considera como um filho", ele disse.

Oposição

Mas uma coisa é certa, nem todos os moradores de Pequim são fãs dos cachorros. Um blog da cidade, o City Dog Forbidden, modera um debate acalorado entre os fanáticos por cães e as pessoas que acreditam, como um indivíduo escreveu, que os cachorros "estão perturbando seriamente a vida normal das outras pessoas".

"O nascimento das necessidades humanas deve ser planejado, mas qualquer um pode ter um cachorro?", perguntava um incrédulo. "Os recursos que conservamos por termos menos pessoas, nós os damos aos cães? É um problema muito sério. Estamos dizendo que as pessoas valem menos que os cachorros?"
Mesmo assim, a devoção dos donos de cachorros daqui parece ter amaciado até o coração do duro governo municipal. Em 1994, autoridades de Pequim relaxaram sua política de proibição de cães para "restringir severamente" os cachorros; em 2003, ela foi novamente mudada para permitir que qualquer pessoa pudesse ter um, mas limitando os cachorros da cidade a um tamanho máximo de 35cm de altura.

Em grande parte a lei não é considerada pelos que adoram cachorros – segundo eles, a lei é arbitrária e injusta. Diariamente, milhares de donos de cachorros de grande porte esperam até meia-noite, quando o policiamento é mais esparso, para caminhar pelas ruelas da cidade com seus adorados golden retrievers, labradores e pastores alemães. Em julho, uma proposta para aliviar as restrições ainda mais, submetida a um órgão consultivo legislador nacional, gerou quase 30 mil comentários na internet, em comparação a algumas centenas de opiniões para a maioria das outras propostas.

A cidade até mesmo abriu seu próprio parque para cachorros, minúsculo, com um canil rudimentar, um percurso de agility e uma piscina em forma de rim que, no verão, fica tão lotada quanto qualquer praia urbana.

Consumo de carne de cachorro

Uma proposta formal para banir o consumo de carne de cachorro foi submetida à legislatura semi-independente da China, a Assembleia Popular Nacional. Nada que a legislatura faz se torna lei sem o consentimento do alto escalão, mas a proposta sobreviveu a duas rodadas de comentários públicos, o que é um bom sinal.

O patrocinador da proposta, um professor de Direito chamado Chang Jiwen, diz não adorar tanto os cachorros, mas adorar a China. "Outros países desenvolvidos possuem leis de proteção aos animais", disse ele, em entrevista por telefone. "Com a China se desenvolvendo tão rapidamente, e cada vez mais pessoas criando bichos de estimação, as pessoas têm que saber como tratar bem aos animais".

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/11/antes-proibidos-cachorros-viram-fenomeno-de-popularidade-na-china.html

Campanha contra o abandono de animais em Cuiabá/MT

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
11-Nov-2010

O projeto “Posse responsável dos animais domésticos” é realizado pela Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia (Famev) e o Hospital Veterinário (Hovet) da UFMT.

Os alunos e profissionais preparam para adoção os gatos e cachorros que são abandonados no campus da UFMT, em Cuiabá.

Interessados em adotar um animal devem ir até a UFMT, onde será realizada uma entrevista e serão dadas instruções para que o animal escolhido receba um tratamento ideal.

De acordo com a estimativa realizada pelo projeto, existem cerca de 300 a 500 animais abandonados por todo o campus.

Enquanto estão abandonados, os animais não recebem alimentação adequada, nem vermifugação ou vacinação, ficando vulneráveis a diversas parasitoses. Isso representa risco para a saúde humana.

Ao serem atendidos pela equipe, eles são vacinados, castrados e aqueles que apresentam doenças são recolhidos para não contaminar os demais.

O projeto alerta que abandonar animais é crime e conclama a população a conscientizar-se sobre a proteção aos animais e a não abandonar gatos no campus da UFMT.

Informações pelo telefone: 3615-8662 (ramal 211).

http://www.circuitomt.com.br/home/materia/48679

São Paulo: Secretaria do Meio Ambiente iniciará o cálculo da Pegada Ecológica da cidade em 2011

Noticias - MEIO AMBIENTE - BRASIL
11-Nov-2010

O secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge Martins Sobrinho, estudará uma forma de introduzir o cálculo da Pegada Ecológica da cidade no próximo inventário oficial das emissões de carbono, conforme proposta inserida pelo vereador Roberto Tripoli (PV) na Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2011.


Da esquerda para a direita, Eduardo Jorge, Tripoli e o vereador Penna, presidente do PV (foto:Marcelo Ximenez )
Da esquerda para a direita, Eduardo Jorge, Tripoli e o vereador Penna, presidente do PV (foto:Marcelo Ximenez )


A afirmação foi feita durante a audiência pública para discussão do orçamento de 2011, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), realizada nesse 11 de novembro, na Câmara Municipal de São Paulo, sob a coordenação do vereador Roberto Tripoli (PV), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento.

Conforme se recorda, o vereador Tripoli conseguiu aprovar, como uma das ações prioritárias contidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), um Projeto Piloto para Cálculo das Pegadas Ecológica, Hídrica e de Carbono nas Ações Municipais, e que deveria ser incluído na peça orçamentária para 2011.

É uma proposta inovadora, por isso, quando Tripoli abriu a discussão na LDO ainda não existiam valores fechados para o projeto piloto. Por isso, ficou por conta do Executivo discutir tecnicamente os caminhos para implantar esta ação fundamental para a cidade.

Agora, finalmente, Eduardo Jorge parece ter visto um caminho para a cidade iniciar os cálculos. “Vamos estudar a inclusão da Pegada Ecológica nos cálculos do inventário das emissões de carbono. Abriremos licitação em breve para atualizar o inventário”, garantiu o secretário.

Olhando para o ambiente

O orçamento do verde é considerado reduzido demais, diante dos imensos problemas ambientais da cidade. Eduardo Jorge admite que é pouco, mas a situação já foi bem pior. “Em 2005, herdamos um orçamento da administração anterior de R$ 69 milhões, o que equivalia a 0,4% do orçamento total da cidade”, recorda o secretário.

“Para o ano que vem, conforme a proposta da Prefeitura, que ainda vai passar pela Câmara, nossa Secretaria terá 1,2% do orçamento total, ou seja, perto de R$ 350 milhões. É um avanço. E temos que entender também que a Administração Kassab está focando prioritariamente em Educação e Saúde, nem por isso meio ambiente está esquecido”, garante Eduardo Jorge.

Um dos pontos mais questionados pelos vereadores durante a audiência pública é a ampliação das ciclovias da cidade, pois praticamente não se pensou nelas no orçamento para 2011. Eduardo Jorge explicou que sua Secretaria não coordena mais esse projeto, que foi transferido para a pasta de Transportes, o que, segundo ele, é o correto pois a bicicleta é um veículo.

Mesmo assim, garante que Kassab pretende acabar seu mandato entregando um total de 100 km de ciclovias na cidade. Já existem perto de 40 km e mais 40 estão sendo licitados em áreas importantes da periferia, informou Eduardo Jorge, esclarecendo que colocar ciclovias na maior parte da cidade é extremamente difícil, diante de uma cidade não preparada para bicicletas.

E a arborização?

Um projeto do qual Eduardo Jorge se orgulha é o programa de ampliação das áreas verdes. Garante que pegou a cidade com 15 milhões de metros quadrados em parques e 20 mil árvores plantadas anualmente. “Já conseguimos ampliar para 25 milhões de metros quadrados, distribuídos em 64 parques; e chegaremos ao final do governo Kassab com 50 milhões de metros quadrados, em 100 parques”.

Sobre o plantio, o secretário afirma que a cidade agora ganha 200 mil árvores novas por ano. Mas, e a manutenção dessas árvores? Eduardo Jorge admite que “é preciso estudar uma estrutura administrativa mais poderosa para cuidar das áreas verdes e da arborização, mas essa discussão deve passar pela Câmara Municipal”.

Questionado por munícipes sobre o aparente abandono das mudas plantadas pela Dersa na compensação resultante da reforma da Marginal Tietê, Eduardo Jorge garantiu que “cada muda plantada tem que ser, contratualmente, acompanhada por dois anos. Caso morra, deve ser substituída e acompanhada novamente”.

http://www.robertotripoli.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=192:secretaria-do-meio-ambiente-podera-iniciar-o-calculo-da-pegada-ecologica-da-cidade-em-2011-o-projeto-e-do-vereador-tripoli&catid=46:comissao-de-financas&Itemid=74

Homem transportando animais silvestres em mala é preso em Picos/PI

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
11-Nov-2010
Por Cinnara Sales
Fotos: PRF/Nucom

Um homem foi preso em flagrante pela Polícia Rodoviária Federal acusado de tráfico de aninais silvestre. Francisco Firmo da Costa foi detido no município de Picos, a 306 km de Teresina. O acusado tinha em seu poder 32 aves aglomeradas em uma bolsa de viagem.

Francisco estava parado na BR 316 esperando uma van para seguir viagem para Juazeiro do Norte, Bahia, cidade na qual reside. Ele vinha de Uruçuí. Para não levantar suspeita da polícia, ele trocou diversas vezes de van.

Os policias da PRF avistaram o suspeito na beira da BR e desconfiaram de sua bagagem. Ao revistarem a mala encontraram duas aratingas, 16 maracanãs, quatro maritacas, 11 papagaios, três trinca-ferros e duas pombas silvestres, também conhecidas como burguesas.

O suspeito foi encaminhado para a delegacia de flagrantes de Picos. Ele foi indiciado por tráfico de animais silvestres e maus tratos. O Ibama foi contatado para recolher e tratar dos animais, que deverão ser transferidos para Teresina.

http://www.portalaz.com.br/noticia/policia/196818_homem_transportando_animais_silvestres_em_mala_e_preso_em_picos.html

Apreendidas iguanas vendidas por Sedex

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
11-Nov-2010

Animais estavam embrulhados com folha de carbono, misturado com CDs, dentro de uma caixa de papelão

Isabella Araújo

Os dois répteis duas foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais e depois serão soltos no meio ambiente Foto:Alessandro Assunção/ON/D.A Press
Os dois répteis duas foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais e depois serão soltos no meio ambiente Foto:Alessandro Assunção/ON/D.A Press
O Fisco Estadual interceptou ontem, na agência central dos Correios, na BR-230, uma encomenda inusitada e ilegal. Numa caixa com uma folha de carbono e cds foram encontradas duas espécies de iguanas verdes, que vinham de São Paulo com destino a uma residência em João Pessoa. O embrulho pretendia dificultar a identificação dos animais por raios-x, o que não impediu que os agentes desconfiassem do material presente na caixa e fossem conferir o que havia na encomenda. A Polícia Ambiental foi acionada para fazer o encaminhamento das espécies até o Centro de Triagem de Animais, que vai avaliar as condições de saúde das iguanas e devolvê-las ao meio ambiente.

O caso de crime de tráfico de animais silvestres será apurado pela Polícia Federal, mas o capitão Andrade, da Companhia de Polícia Ambiental, afirma que a venda de animais silvestres tem sido cada vez mais comum através da internet: "Há muitas vendas por sites, em que o comprador e o vendedor se comunicam por códigos, mas tudo isso é encaminhado para investigação", explica o capitão Andrade. Ele acrescenta que as condições em que as iguanas estavam sendo levadas não permitia resistência por muito tempo. "No caso de um animal como esse, se eles passassem dois dias na caixa, a possibilidade de morte seria imediata", disse o capitão.

Com a apreensão da carga, os endereços do remetente e do destinatário foram encaminhados para que a Polícia Federal e a delegacia competente façam o interrogatório para identificar os responsáveis pelo crime. A penalidade inclui um ano de detenção e aplicação de multa no valor de até R$ 5 mil. Em média, a Polícia Ambiental recebe na Paraíba um volume de 20 denúncias por mês, mas a principal dificuldade enfrentada para coibir esse tipo de crime é a realização do flagrante: "Há uma dificuldade em realizar o flagrante, mas recebemos denúncias de pessoas que estão fazendo o transporte irregular de uma cidade para outra, além da entrega pelos Correios", disse o capitão Andrade.

A Assessoria de Comunicação (Ascom) dos Correios informou que as pessoas que utilizam os serviços de entrega de forma criminosa também deverão responder pelo "uso indevido do serviço dos Correios". A Ascom também informou que esse tipo de situação, em que animais são transportados, não são muito recorrentes, mas que são fiscalizados junto com o Fisco Estadual, sempre que há suspeita da carga.

A população pode colaborar com a denúncia desses casos, através dos telefones 190, da Polícia Militar (PM), bem como pelo número 3218 7222, da Polícia Ambiental e a linha verde do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), também através do contato 0800 618080, todos com garantia de sigilo ao denunciante.

http://www.jornalonorte.com.br/2010/11/11/diaadia2_0.php

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Rio de Janeiro: Primeira reunião do movimento a favor dos animais será no Cosme Velho

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
10-Nov-2010

Nesta quinta-feira, dia 11, das 19h às 21h, será promovida a primeira reunião do Movimento a Favor dos Animais no Estado do Rio de Janeiro. Na reunião, que será realizada no Centro Cultural do Trem do Corcovado, no Cosme Velho, será discutida a criação de um abaixo-assinado contra o abandono e os maus-tratos de animais na cidade, além da apresentação de ideias para a elaboração do Estatuto dos Animais.

Segundo a presidente do Movimento, Sonia Rodrigues, com a aprovação do Estatuto dos Animais protetores e simpatizantes da causa animal poderão cobrar com mais rigor uma pena para quem abandonar ou maltratar animais.

– Nossa união é fundamental, só assim poderemos de fato cobrar das autoridades a punição correta para cada caso, e veremos os culpados cumprindo a pena – afirma Sonia.

No Município do Rio de Janeiro, o órgão responsável por receber denúncias e fazer a fiscalização é a Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (SEPDA).

http://oglobo.globo.com/rio/bairros/posts/2010/11/10/primeira-reuniao-do-movimento-favor-dos-animais-sera-no-cosme-velho-339362.asp

Unicamp recebe comitiva francesa da L'Óreal

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
10-Nov-2010

A Unicamp recebeu na terça-feira (9), a visita de uma missão francesa da empresa multinacional L’Oréal, líder na produção de cosméticos e produtos de beleza. A comitiva, composta também por membros do Consulado Geral da França em São Paulo, teve como objetivo analisar possíveis parcerias nas áreas de biotecnologia, bioprospectiva e recursos naturais. Christina Jaffres, adida à vigilância tecnológica e Kenneth Lee, diretor de vigilância e prospecção tecnológica foram recebidos por Leandro Tessler, dirigente da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) e por José Pissolato Filho, assessor da unidade.

A missão francesa está no Brasil para analisar as potencialidades do país em termos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. “A visita na Unicamp foi sugerida pelo adido de cooperação cientifica e tecnológica do Consulado, Christophe de Beauvais”, contou Tessler. Além de Beauvais acompanhou a comitiva, Philippe Thiabault, assessor de cooperação Científica, Tecnológica e Universitária do Consulado.

De acordo com Lee, a L’Oréal possui 25 marcas internacionais, com 64600 empregados em todo o mundo. Para desenvolver os cosméticos a empresa possui 18 centros de pesquisa e 13 centros de avaliação. Segundo o diretor de vigilância, a L’Óreal busca desenvolver novas moléculas e materiais para a produção de cosméticos e nos últimos 20 anos já investiu mais de 600 milhões de euros no desenvolvimento de métodos alternativos para testes com animais. Professores do Instituto de Química (IQ) participaram da reunião e o professor Rubens Maciel falou sobre as pesquisas realizadas no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Biofabricação (Biofabris), do qual é coordenador. O grupo também visitou a Agência de Inovação da Unicamp (Inova) e o Instituto de Biologia.

Comunicação Social
Unicamp
http://www.planetauniversitario.com/index.php?option=com_content&view=article&id=18100:unicamp-recebe-comitiva-francesa-da-loreal&catid=27:notas-do-campus&Itemid=73