sábado, 19 de março de 2011

União Internacional Protetora dos Animais quer impedir realização de jogos com aves em campo

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
19-Mar-2011

Órgão que protege os animais não quer ver cenas como a da última rodada do Paulistão, quando um quero-quero morreu após levar uma bolada

Por Leo Bianchi
São Paulo

A morte de um quero-quero no jogo entre Ponte Preta e Grêmio Prudente, válido pela décima terceira rodada do Paulistão, revoltou a União Internacional Protetora dos Animais (UIPA). O órgão pedirá ao Ministério Público que as federações de futebol não iniciem as partidas enquanto as aves estiverem em campo.

- A UIPA vai pedir ao Ministério Público que obrigue a Federação Paulista e a CBF a remover os ninhos em campo e impedir que eles se instalem, o que se faz por meio de vigilância e obrigá-los a não dar às partidas com as aves em campo – disse Vanice Orlandi, presidente da UIPA.

Se a ideia for levada adiante, todos os envolvidos na realização de uma partida de futebol estarão sujeitos à multa.

- É considerado crime ambiental matar as aves ou destruir seus ninhos. É lógico que ali ninguém tem intenção de matar, mas eles assumem o risco ao dar início a uma partida com aves em campo – esclarece Orlandi.

Rodrigo Guarizo, árbitro que tirou o quero-quero de campo, preferiu não polemizar.
- Vamos ter que ver com as autoridades o que podemos fazer de melhor para as aves.

http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/03/uniao-internacional-protetora-dos-animais-quer-impedir-realizacao-de-jogos-com-aves-em-campo.html

Entidade recolhe e dá assistência a animais perdidos em tsunami no Japão

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
19-Mar-2011
Ewerthon Tobace
De Tóquio para a BBC Brasil

Reportagem sobre resgate de animais emocionou japoneses (assista no Canal Tribuna Animal)

Em meio a tantas histórias trágicas no Japão, um grupo de cerca de 50 pessoas visita as regiões mais atingidas pelo terremoto e pelo tsunami para dar assistência e recolher bichos de estimação.

Segundo a voluntária Isabella Gallaon Aoki, é grande a quantidade de animais perdidos.

"Muitos são levados para abrigos, mas há também lugares lotados de desalojados que não aceitam animais", contou, à BBC Brasil.

Isabella faz parte do recém-criado Japan Earthquake Animal Rescue and Support, que reúne as entidades Heart Tokushima, Animal Garden Niigata e Japan Cat Network.

Além de remédio, comida e água para os bichos, eles também arranjam novos lares para os que estão desabrigados.

"Já fizemos duas viagens para a região de Sendai, mas precisamos de mais voluntários para levar suprimentos para outras regiões", pediu.

O grupo mantém a página do Facebook atualizada para quem quiser colaborar de alguma forma.

A American Humane Association, Animal Refuge Kansai, World Society for the Protection of Animals, e World Vets também trabalham para ajudar animais vítimas da tragédia.

Abandono

Isabella conta que nas regiões que foram evacuadas, próximo da usina nuclear de Fukushima Daiichi, muitos animais de estimação foram deixados para trás.

"É muito cruel. Vamos dar um jeito de ir até lá e buscá-los", falou.

Críticas também não faltam ao grupo. Muitos questionam por que se preocupar com animais diante de um drama que afeta tantas pessoas.

"Há os que estão ajudando humanos e nós, os bichos. Todos precisam de ajuda", responde.

Na página do Facebook criada pelo grupo, uma história ganhou popularidade entre os seguidores. Shane, um cachorro da raça Akita conseguiu sobreviver ao tsunami e reencontrou o dono.

Ele foi deixado solto no quintal enquanto o japonês avisava os vizinhos para deixar suas casas. Mas ele não conseguiu voltar a tempo, pois a onda gigante estava se aproximando rapidamente.

Seis horas depois, Shane apareceu no abrigo montado numa escola pública.

"Ele nunca esteve no local antes, mas seu instinto, de alguma forma, o guiou até lá", descreve a história contada no Facebook.

Lealdade

Durante a semana, a história do cachorro encontrado em Arahama, na província de Sendai, também emocionou os japoneses. O vídeo feito por uma equipe de tevê japonesa virou sucesso no YouTube.

O vídeo mostra a reportagem caminhando pela cidade destruída pelo tsunami quando se depara com um cão de cor marrom.

Ele se aproxima e começa a latir. Volta então para perto de um latão de metal, onde há outro cachorro, de cor branca, deitado.

"Será que está morto?", pergunta o repórter. "Ele parece estar com medo e parece estar protegendo o outro cachorro. Espero que ele esteja bem", comenta.

Só então, o jornalista se dá conta do que o cachorro está fazendo e se emociona ao ver a lealdade do animal, que não abandona o parceiro ferido.

"Ele está protegendo o outro cão e por isso não quis que nós nos aproximássemos", comenta. "Está tentando nos manter afastados."

Enquanto o animal se mexe com dificuldades, o repórter pede para que eles sejam resgatados logo.

"É incrível como eles sobreviveram ao terremoto e ao tsunami", fala o repórter, com a voz embargada.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/03/110319_japao_animais_pu.shtml

Pesquisador diz que exterminar carrapato é impossível

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
19-Mar-2011

Especialista diz que o carrapato-estrela diversas “estratégias” de sobrevivência e seu extermínio é impossível

Natan Dias

O extermínio do carrapato-estrela — transmissor da febre maculosa — do Lago do Café, como a Prefeitura de Campinas pretende, é praticamente impossível, segundo o pesquisador titular do Instituto Oswaldo Cruz e especialista em acaralogia, Nicolau Serra Freire.
Autoridade internacional no tema, ele cita como exemplo o caso de uma região do Rio de Janeiro que recebeu parte do Jogos Pan-Americanos e onde um grupo de especialistas conseguiu apenas controlar o problema por um período de três anos. Autor de um artigo intitulado “Carrapato duro de vencer”, que trata sobre a espécie, ele afirmou que esse tipo de ácaro possui diversas “estratégias” de sobrevivência. Além disso, afirma que a ação desse bicho é “inespecífica”, pois ele se alimenta de qualquer animal, seja de sangue quente ou frio.

“Se você elimina as capivaras (hospedeiras do carrapato), eles vão picar outros animais, mesmo cobras e sapos. Eles também possuem um exoesqueleto muito avançado, o que lhes garante uma incrível resistência”, disse. O carrapato-estrela pode sobreviver dez dias totalmente submerso na água, por exemplo. “Ele diminui o metabolismo e possui uma estrutura que o permite guardar oxigênio. O fogo também não elimina as larvas, pois a pressão atmosférica formada com a temperatura do ar faz com que elas voem para fora das áreas de incêndio”, explicou.

A Prefeitura anunciou no início desta semana — após o abate de 14 capivaras confinadas por causa do risco de febre maculosa — que vai abrir uma licitação dentro de duas semanas para contratar uma empresa para descontaminar e revitalizar o Lago da Café. Segundo o coordenador de Comunicação da Prefeitura de Campinas, Francisco de Lagos, o edital está em fase de elaboração. “Não será uma ação isolada, apenas de manutenção do espaço, mas uma ação conjunta. Será buscada uma empresa que tenha capacidade de realizar todas as ações de descontaminação. Agora entramos em outra etapa”, afirmou.

Serra Freire diz desconhecer qualquer empresa especializada na erradicação de carrapatos. “O que pode ser feito é montar um grupo de estudo para conhecer o ambiente em que esses carrapatos vivem e se reproduzem. Só então ele pode ser combatido, mas não eliminado. Uma medida para controlar é evitar circulação de animais de grande porte. Os estudos podem levar até um ano para ficarem prontos. Depois é que se começam as ações, que podem demorar até um ano para ter efeito.” Mesmo assim, ele considera que podem ocorrer casos de febre maculosa.

http://www.rac.com.br/noticias/campinas-e-rmc/78262/2011/03/19/exterminar-carrapato-estrela-e-impossivel.html

Itapema/SC: Farra do boi será repreendida na região

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
19-Mar-2011

Farristas foram flagrados pela Polícia Militar em Itapema, porém nenhum suspeito foi preso

Iniciou em Santa Catarina a cooperação mútua entre os diversos órgãos do Governo do Estado para o enfrentamento da prática ilícita da farra do boi, por meio de ações preventivas e repressivas. A operação conjunta da Polícia Militar de Santa Catarina, Companhia Integrada do Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Ministério Público, Polícia Civil e secretarias de Desenvolvimento Regional, além de conselhos comunitários e ONGs, visa impedir a farra na região que vai do município de Itajaí a Palhoça.

O comandante-geral da PMSC, coronel Nazareno Marcineiro, destaca que a ação envolverá todos os órgãos públicos ligados à Segurança Pública. "A Polícia Militar já realizou duas reuniões com os diversos setores para identificar quais ações devem ser desenvolvidas para coibir a prática da farra do boi", declarou o comandante-geral.

A novidade neste ano é a definição da responsabilidade de cada órgão do Governo do Estado, envolvido na operação. "Na frente preventiva, o Batalhão de Proteção Ambiental da Polícia Militar está desenvolvendo palestras educativas, com distribuição de folhetos, jingles nas rádios e propagandas nas TVs. Já na ação repressiva, o setor de inteligência da PM está identificando os criadouros irregulares de animais e a Cidasc fiscalizando os rebanhos", afirmou Marcieneiro. Atualmente, a farra do boi é realizada não só no período da quaresma, mas também em outras épocas do ano. O bairro da Barra, em Balneário Camboriú, abriga vários farristas que seguem a tradição herdada dos açorianos.

Itapema

No domingo (12), um caso de farra do boi foi registrado na cidade de Itapema. Os farristas estavam agindo na região do Morro do Ariel. Os populares chegaram a construir barricadas para impedir a entrada dos veículos utilizados pela PM. Após muita insistência, os policiais encontraram o animal que estava bastante debilitado. Os farristas fugiram para um matagal, próximo ao local, e nenhum suspeito foi detido A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) esteve no local para recolher o animal que foi sacrificado pelo órgão. O gerente da Cidasc, João Carlos Batista dos Santos, revela que o animal que não possui registro de origem e deve ser morto para evitar a transmissão de doenças.

Origem

A farra do boi é uma tradição característica das comunidades de cultura açoriana, comuns no litoral catarinense e foi adaptada das touradas da Europa. Na farra, o boi representa o papel de Judas, que traiu Jesus Cristo, segundo a Bíblia. Por isso, ele é comum durante o período da quaresma. A prática é considerada crime pela Justiça brasileira e o farrista está sujeito a penas que variam entre três meses a um ano de prisão.

* Ricardo Zanon

http://www.jornaltribuna.com.br/cotidiano.php?id_materia=37819

sexta-feira, 18 de março de 2011

Cobras no Sedex levam Ibama e PF a criadouro clandestino

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
18-Mar-2011

Homem criava animais exóticos em Uraí/PR

ImageUma verificação de rotina dos Correios em encomendas, na última segunda-feira, levou à descoberta de que cobras exóticas estavam em uma caixa de Sedex. O raio-X do centro de triagem dos Correios em Londrina, revelou aos agentes do Ibama sete cobras da espécie norte-americana ‘cornsnake’ em situação de transporte irregular.

A partir da constatação, o Ibama e a Polícia Federal, com apoio dos Correios, fizeram uma entrega controlada da correspondência no município de Uraí, apanhando o recebedor da encomenda ilegal em flagrante.

Em vistoria na residência do autuado, após o flagrante e com o consentimento do mesmo, foram encontradas outras seis cobras exóticas da mesma espécie em cativeiro, bem como um lagarto ‘diplo’, também exótico. No local haviam também animais silvestres nativos, vivos (uma jibóia e oito quelônios) e empalhados, e diversas armas.

Foi feita a apreensão de todos os animais e partes de animais encontrados na residência e lavrados dois autos de infração, um referente à introdução de animais exóticos sem autorização e outro aos nativos em cativeiro e em depósito, que somaram R$ 12.300,00 em multas. A PF fez a apreensão dos armamentos, em sua maioria peças de coleção que ornavam as paredes da casa.

O autuado foi conduzido à Delegacia da Polícia Federal em Londrina. Além do processo administrativo pelas autuações do Ibama, ele deve responder na esfera judicial por crime ambiental e pela posse das armas.

Segundo a chefe do Escritório Regional de Londrina, Neusa Emídio, “pela quantidade de animais encontrados no local, estes provavelmente se destinavam ao comércio ilegal.” Ela explica que as pessoas interessadas em adquirir este tipo de animais, tanto exóticos como nativos devem procurar criadouros legalizados, autorizados pelo Ibama, para evitar contribuírem com o tráfico de animais silvestres.

http://jornale.com.br/portal/parana/55-02-parana/13289-cobras-no-sedex-levam-ibama-e-pf-a-criadouro-clandestino.html

Nota T.A.: O melhor a fazer é não comprar qualquer animal, principalmente silvestres. Lembre-se: Silvestre não é Pet! Lugar de silvestre é em seu habitat natural!

Morreu a princesa Antoinette de Mônaco

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
18-Mar-2011
por Cláudia Reis,

Princesa Antoinette - Reuters
Princesa Antoinette - Reuters
A princesa Antoinette de Mônaco morreu esta sexta-feira, vítima de doença prolongada.
A irmã do príncipe Rainier III que sempre foi conhecida pela sua atitude muito participativa na vida do Principado deixa dois filhos e vários netos e bisnetas.

A princesa Antoinette era presença habitual nos eventos tradicionais de Mônaco.

Apesar da idade, a princesa Antoinette esteve até à data da sua morte envolvida nas iniciativas de defesa dos direitos dos animais e era mesmo a presidente da Sociedade Protetora dos Animais de Mônaco.

A pedido de Alberto de Mônaco, a bandeira do principado vai ficar hoje a meia haste em sinal de luto.

http://www.ionline.pt/conteudo/111401-morreu-princesa-antoinette-do-monaco

Morte das capivaras - Manifestantes promovem enterro simbólico do Ibama e do prefeito de Campinas/SP

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
18-Mar-2011

Campinas 17 de março 2011: em frente da prefeitura manifestantes promovem ato contra a matança das capivaras.

Enterro simbólico do Ibama e do prefeito de Campinas

enterro_capivarasenterro_capivarasenterro_capivaras
enterro_capivarasenterro_capivarasenterro_capivaras
enterro_capivarasenterro_capivarasenterro_capivaras
enterro_capivarasenterro_capivarasenterro_capivaras
enterro_capivarasenterro_capivarasenterro_capivaras


Leia mais

...e irá instaurar inquérito para investigar as circunstâncias em que ocorreu o abate de 13 capivaras que viviam no Lago do Café, sábado. Os animais foram sacrificados s...
15-Mar-2011

...EBEMOS APÓS O MASSACRE Clique aqui para ver o vídeo DOMINGO, meia noite e 15 minutos: ASCAPIVARAS FORAM COVARDE E BRUTALMENTE ASSASSINADAS, NA CALADA DA NOITE.VIZINHOS DO LARGO DO...
13-Mar-2011

As capivaras do Lago do Café foram colocadas no corredor da morte pela Secretaria de Saúde da prefeitura de Campinas/SP. Esse vídeo foi idealizado pelo Conselho Municipal de Prote
04-Mar-2011

...tilde;o de maus políticos retratados como carrapatos. Vamos aproveitar e protestar contra o abate dascapivaras do lago do Café (...) mas sempre trabalhando com questões pol...
04-Mar-2011

... maneira inadequada e estariam machucadas, diz médico veterinário PAULO REDA E PEDRO AMATUZZICapivaras confinadas no Lago do Café: indícios de maus tratos é apurad...
02-Mar-2011

...acute;dico veterinário para o Lago do Café com o objetivo de levantar o número exato de capivaras existentes no local e, assim, responder sobre o suposto sumiço de seis roe...
02-Mar-2011

7. O Brasil e seu peculiar toque de "nonsense"
(Editorial/Editorial mais recente)
...crime ambiental de levar animais silvestres para o sambódromo. A Prefeitura de Campinas quer matar ascapivaras de um parque que está fechado há anos porque acredita que sã...
27-Fev-2011

Nova pagina 1
26-Fev-2011

...nifestação em frente ao prédio da Prefeitura de Campinas contra o abate das cerca de 20 capivaras que estão confinadas no Lago do Café, no Taquaral. A decisão...
25-Fev-2011

A Prefeitura de Campinas confirmou nesta segunda-feira (21) que as 20 capivaras confinadas no Lago do Café, na região do Parque Taquaral, serão abatidas, mas a data de quando iss
21-Fev-2011

...rias à matança A Prefeitura de Campinas deve definir nesta segunda-feira (21) o destino das 20 capivarasconfinadas no Lago do Café, que viraram motivo de polêmica por causa...
20-Fev-2011

...lene Moreto Ambientalistas questionam riscos para a população e protestam contra a morte das capivaras - (Foto: Leandro Ferreira/AAN) Após três anos fechado em razã...
19-Fev-2011

...rio Vilagra (PT), começa nesta segunda-feira (14/02) a articular alternativas para evitar o abate das capivarasque estão confinadas há dois anos no Lago do Café. Ape...
14-Fev-2011

quinta-feira, 17 de março de 2011

Obama terá uma dieta vegana aqui no Brasil

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
17-Mar-2011

Veja o que Barack Obama vai comer no Brasil

ImageNada de churrasco. Nada de feijoada. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu comida “vegan”. Isso mesmo: o presidente da maior nação do mundo, conhecida por se entupir de hamburguer, deu instruções para que a sua dieta no Brasil seja mais radical que a vegetariana. Ou seja: nada do que tenha origem animal entra na alimentação. Nem carne, nem leite, nem ovos.

O veganismo, aliás, observa o direito dos animais pelo ângulo da ética, e os adeptos da filosofia não admitem qualquer exploração ou abuso sobre os exemplares da fauna, seja qual for a espécie.

“Já estamos programando um cardápio vegan. O vegan não come nenhum tipo de produto animal. Nem mel, nem ovo, nem queijo. Nada”, revelou ao Congresso em Foco, com exclusividade, a responsável pelos comes e bebes da visita presidencial norte-americana, neste fim-de-semana, a empresária de gastronomia Renata La Porta, dona de um dos mais requisitados buffet da capital federal. Só a comitiva de Obama terá 200 pessoas, entre políticos, empresários, jornalistas, profissionais de inteligência e agentes de segurança. Além, é claro, das mulheres do presidente (a mulher e suas duas filhas).

Em entrevista concedida em seu escritório no Lago Sul, bairro nobre de Brasília, Renata adiantou à reportagem detalhes da cozinha para o primeiro dia da visita de Obama ao Brasil, no próximo sábado (19). No dia seguinte, a comitiva norte-americana partirá para o Rio de Janeiro, onde um discurso do presidente está previsto na Cinelândia, na zona central da cidade. Aí, já não é mais com ela.

E o que comerá Michelle Obama, a bela e esbelta esposa do presidente? “Não sei te falar. A orientação que recebemos foi de que o cardápio que será servido onde ele estará tem de ser 100% vegan. Então, acredito que ela também seja. Não nos foi solicitado que seja uma parte [do cardápio] vegan e a outra, não”, acrescenta Renata, que trabalha com a estimativa de que, reunindo os quatro eventos da visita, 2 mil pessoas consumam seus produtos.

“Foi pedido também que houvesse uma mistura com produtos brasileiros. Então, por exemplo, estamos promovendo uma feijoada vegan, com alguns itens especiais como espaguete de palmito pupunha. Uma coisa com pegada brasileira, mas sempre respeitando essa restrição vegan”, completou Renata, referindo-se ao dia de alta gastronomia no Palácio do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores), no próximo sábado (19).

O termo vegan (a pronúncia é “vígan”) é uma corruptela da expressão inglesa "vegetarian" – suprimindo-se o núcleo da palavra, sobra a junção entre as três primeiras e as duas últimas letras da versão inglesa da palavra “vegeratiano”. Ao invés de animais irracionais, os adeptos do veganismo preferem chamar os demais seres vivos de “não humanos”.

Vegan no Alvorada

Segundo Renata, ao todo serão quatro eventos em que sua equipe de gastronomia servirá os mais diversos cardápios – claro, observando-se as limitações filosóficas de Obama. O único elemento que estará presente em todos eles – aliás, por recomendação do cerimonial da Casa Branca – são sucos naturais tipicamente brasileiros. “Todo o cardápio tem uma pegada brasileira. Além disso, vamos oferecer outras bebidas nacionais.” Inclusive alcoólicas? “Muito pouca coisa. Como são encontros mais de trabalho, haverá muito pouco alcool. No almoço na Confederação Nacional da Indústria [CNI], não haverá álcool algum. Horário de almoço... não é um evento à noite.”

Além do Itamaraty, convescotes relativos à visita presidencial também serão realizados em um hotel de Brasília e na sede da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que reunirão empresários de ambos os países. Um deles, o do hotel, reunirá 600 pessoas e é patrocinado pela CNI, cliente habitual de Renata. No pacote, “café da manhã, coffee break, almoço sentado com cinco pratos”. "Vai ser uma coisa bem caprichada”, adianta Renata, que é formada em Administração de Empresas na Europa.

Desde 1998, quando fundou o buffet homônimo e ingressou na atividade conhecida como catering, Renata já serviu a reis, príncipes, magnatas e personalidades diversas. E, na primeira visita de Obama ao Brasil, servirá também à primeira presidenta brasileira. “O outro convite, que partiu do Palácio do Planalto, é para realizarmos um serviço no Palácio da Alvorada, no sábado à noite. Um convite da família da presidenta Dilma para a família do presidente Obama. Vai ser um evento pequeno, restrito, não oficial, de família para família”, informa a empresária.

E o que comerão Dilma e Obama à mesma mesa, já que a presidenta gosta de um bom churrasco gaúcho? “O que eu posso dizer é que será um cardápio de inspiração 100% brasileira, com alguns itens vegan, e extremamente informal. A presidenta Dilma quer uma coisa sem formalidade. Um encontro de família”, adiantou Renata, acostumada a saciar os apetites de políticos de diversos matizes e colorações partidárias. “Tem senadores e deputados extremamente simples em seus gostos, e outros que têm paladares muito rebuscados. O que eu diria é que a maioria sempre gosta de solicitar cardápios que contenham coisas da sua região.”

FBI na cozinha

Segundo Renata, o cardápio sem produtos animais foi a única exigência da Casa Branca quanto ao paladar. Já em relação à segurança, não só à alimentar, o cuidado é máximo. “Isso é típico de todos os dignatários. A gente trabalha com garçons previamente credenciados, só uma parte da equipe é autorizada a chegar perto do presidente”, observou, acrescentando que cada um dos credenciados passam por uma “investigação de bons precedentes”. “Eles fazem uma varredura completa.”

Existe também uma preocupação acerca do acondicionamento dos produtos, bem como em relação à presença dos cozinheiros e dos próprios comensais. “Sempre fechados, água mineral lacrada, para evitar todo e qualquer tipo de perigo. Eles trazem também o degustador deles, vai haver um acompanhamento de agentes da comitiva, dentro da nossa cozinha, que vai liberar a comida do presidente Obama. Isso é praxe”, revela Renata. Cada porção de comida e de bebida, diz, será provada antes por uma pessoa da comitiva – hábito secular que remonta aos provadores que, caso ingerissem algo envenenado, morriam em lugar de reis, rainhas e demais membros da família real.

Low profile

Serão quatro “salas vip” a receber as guloseimas e bebericos de Renata – uma para a comitiva de Obama; uma para a turma da presidenta Dilma Rousseff; uma para empresários; e outra para cerca de 100 jornalistas credenciados no Itamaraty. Mas, a despeito da quantidade de oportunidades, Renata diz que não deve cumprimentar Obama ou quaisquer de seus familiares. “Eu vou estar ralando na cozinha”, brinca, referindo-se à tarefa de cuidar para que tudo saia dentro dos conformes. E não vai querer saber se Obama terá aprovado a comida?

“Eu costumo ter uma postura muito discreta. A não ser que esteja como convidada – o que não é o caso, estou lá para trabalhar –, eu não me sinto no direito de tomar tempo [do cliente em questão]. Jamais peço para tirar uma foto, por exemplo, a não ser que a pessoa ofereça. Acontece muito de o chefe de Estado gostar do nosso trabalho e ir lá na cozinha agradecer”, comentou. “Às vezes, pedem para me conhecer, aí eu vou lá. Eu tomar a iniciativa, não.”

Sobre o fato de ter sido a “escolhida” para prestar o serviço gastronômico, Renata diz que não se sente como tal – até porque, até onde ela sabe, é sua equipe que realiza tais tarefas oficiais em Brasília. “O chefe do cerimonial me disse que queria um buffet à prova de falha, por isso tinha me procurado. Acho que isso é um elogio, não é?”, destacou a empresária brasiliense, profissionalmente precavida. “Eu só gosto de comentar um evento depois que ele aconteceu. Jamais divulgo antes.”

Se depender de Renata, Obama voltará mais bem nutrido para enfrentar a maioria oposicionista no Congresso americano, depois de provar os sucos brasileiros e os petiscos vegan preparados por sua equipe. “Se Deus quiser. Bem alimentado.”

Congresso em Foco

http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20110317081806&cat=politica&keys=veja-barack-obama-comer-brasil

Holanda terá polícia para combater casos de crueldade animal

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
17-Mar-2011

Iniciativa é inédita no mundo; além de polícia, parlamentar também espera mudança nas leis.
Partido holandês vê fazendas industriais como grande problema

A Holanda ganhará nos próximos meses a primeira força policial do mundo para combater casos de crueldade contra animais.

O projeto foi aprovado pelo governo holandês em outubro do ano passado, mas não foram divulgados detalhes sobre como a força irá funcionar. Uma data para início da aplicação ainda não foi estabelecida.

A criação da força policial foi proposta pelo Partido para os Animais, que conseguiu entrar em 2006 para o Parlamento holandês, onde tem dois representantes.

Em princípio, a polícia animal será formada por 500 agentes policiais que perderam seus empregos devido a cortes no orçamento do governo.

A parlamentar e líder do Partido para os Animais, Marianne Thieme, disse à BBC Brasil que este número é suficiente apenas para cuidar dos casos de maus tratos contra animais domésticos, e não para aplicar a lei em grandes fazendas industriais.

De acordo com a parlamentar, a indústria alimentícia é o grande problema em relação à crueldade contra animais na Holanda, principalmente em termos de transporte de cargas vivas e de acondicionamento.

"Temos 450 milhões de animais abatidos todo ano, que estão tanto em pequenas jaulas quanto em grandes depósitos, onde se amontoam, por exemplo, 100 mil galinhas juntas, sofrendo crueldades terríveis", disse Thieme.

Thieme defende mudança nas leis e maior preparo dos promotores

Ela também afirma que os animais selvagens são outras vítimas de maus tratos na Holanda, devido à caça. Thieme diz que, afora os animais que são mortos, muitos outros ficam feridos em acidentes e acabam morrendo depois de muito sofrimento.

Thieme diz que mesmo os animais domésticos são alvo de maus tratos sistemáticos no país. Segundo ela, os filhotes de cães e gatos que são comercializados ficam por muito tempo confinados em pequenas jaulas escuras, de maneira ilegal e insalubre.

A parlamentar acredita que, além de criar uma nova força policial, é necessário implementar leis mais específicas de proteção aos animais, bem como ter promotores mais bem informados e treinados sobre casos do tipo.

"Hoje, 90% dos casos de crueldade contra animais na Holanda são rejeitados pelos tribunais, em boa parte devido ao despreparo dos promotores", afirma a parlamentar.

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,holanda-tera-policia-para-combater-casos-de-crueldade-animal,693198,0.htm

Polícia apura "chacina" de gatos em condomínio de SP

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
17-Mar-2011
LIGIA SOTRATTI
DE RIBEIRÃO PRETO

Dez gatos foram encontrados mortos dentro de um condomínio em região nobre de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) na manhã da última quarta-feira (16).

A suspeita é que os animais tenham sido envenenados por uma substância conhecida como "chumbinho".

O caso é investigado pela Delegacia de Animais da cidade. Segundo o delegado Norberto Bocamino, sete gatos foram encaminhados para o Centro de Zoonoses para análise.

Outros três animais já tinham sido enterrados por moradores quando a polícia recebeu a denúncia.

"Provavelmente é chumbinho. Mas as vísceras serão encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz para análise. Mas estamos trabalhando para descobrir quem é o autor dessa barbárie", disse o delegado.

Os gatos eram de rua e, segundo a investigação, andavam pelo condomínio. A pena para o quem comete abuso contra o animal, em caso de morte, pode chegar a um ano e meio de prisão.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/890020-policia-apura-chacina-de-gatos-em-condominio-de-sp.shtml

Cachorros holandeses são "voluntários" das buscas no Japão

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
17-Mar-2011

Os cães Scanner, Rifka, Finder e Kazan ajudarão nas buscas por sobreviventes do terremoto e tsunami - Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

Ricardo Matsukawa - Direto de Tóquio

Quatro passageiros inusitados acompanharam o voo 861 da KLM entre Amsterdã e Tóquio, na última quarta-feira. Scanner, Rifka, Finder e Kazan são quatro bem-comportados cães que ajudarão nas buscas a sobreviventes do terremoto e do tsunami que atingiram costa leste japonesa na semana passada.

Ao contrário dos demais animais de estimação, os dois machos e duas fêmeas da raça belga malinois foram transportados na cabine dos passageiros - e sua presença não se fez notar nas 11 horas de voo entre as capitais holandesa e japonesa.

Seus donos e treinadores, um grupo de quatro holandeses, resolveram embarcar para o Japão com seus cães treinados para ver como poderão ajudar na tregédia. "Vamos chegar e fazer alguns telefonemas para decidir aonde ir", explicou Esther Van Neerbos, veterinária que já atuou como voluntária nos recentes terremotos na China, no Haiti, no Paquistão e em Taiwan.

Esther é a fundadora da Signi Searchdogs, uma fundação holandesa de treinamento de cães para buscas. Martine Dietz, assistente de veterinário, e Edwin Dolima, gerente de uma clínica psiquiátrica, são dois treinadores da fundação que estão estreando na atividade agora, no Japão. "Se comportar bem faz parte do treinamento", explica Martine, que ensina a atividade de buscas geralmente em prédios em demolição.

http://noticias.terra.com.br:80/mundo/asia/terremotonojapao/noticias/0,,OI4997770-EI17716,00-Cachorros+holandeses+sao+voluntarios+das+buscas+no+Japao.html

Cão Pimpoo é encontrado 14 dias depois de "desaparecer" no aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre/RS

17-Mar-2011

O drama de Nair Flores, 64 anos, chegou ao fim na noite de quarta-feira. Quatorze dias depois do desaparecimento do seu cão de um hangar do Aeroporto Internacional Salgado Filho, a aposentada reencontrou Pinpoo às 22h30min, em Porto Alegre.

Quando três PMs do Batalhão de Aviação da Brigada Militar (BM), que fica dentro do aeroporto, entraram com Pinpoo na residência de Nair, no bairro Passo da Areia, zona norte da Capital, o cão se soltou dos braços deles, correu e pulou em direção à dona, numa cena que comoveu os militares.
Muito emocionada, Nair começou a conversar com seu animal de estimação, sumido desde o dia 2, quando fugiu da caixa de transporte onde estava acomodado para tomar um avião da empresa Gol rumo ao Espírito Santo, onde encontraria a sua dona. Ao avistá-lo, Nair repetia várias vezes:

— Não fui eu que te abandonei. Não parei de te procurar um só dia.

Os autores do resgate sorriam, felizes com o que consideraram uma das suas ações mais importantes, dado o sofrimento da mulher, um drama acompanhado, via imprensa e internet, por todo o Brasil. Uma das primeiras atitudes de Nair foi dar um banho com spray d’ água em Pinpoo em cima de uma cadeira da sala. O objetivo era refrescá-lo.
Animada, agradecia aos PMs, o sargento Paulo Ribas, 53 anos (30 de BM), o soldado Mateus Menezes, 30 anos (nove de BM), e o soldado Maurício da Silva, 38 anos (17 de BM).

Pinpoo, que provocou uma rede de solidariedade formada via comunidades sociais da internet, apresenta alguns machucados nas pernas traseiras, que estão lanhadas. O pelo estava sujo quando o animal foi localizado, com carrapato e pulgas, conforme constataram os policiais. Nair acredita que o cachorro perdeu alguns quilos. Hoje, vai levá-lo a um veterinário.

CACHORRO FOI ATRAÍDO COM FRANGO ASSADO:

Desde segunda-feira, o cão felpudo, de pelo amarelado, sujo e magro, aproximava-se, no horário de almoço, do Batalhão de Aviação da Brigada Militar (ex-Grupamento Aéreo, GPMA), localizado dentro da área do Aeroporto Salgado Filho, nas proximidades do Bourbon, na Avenida Sertório.

O cão provavelmente era atraído pelo cheiro da comida, acreditam os militares. Os policiais passaram, então, a observar diariamente a movimentação do animal, desconfiando tratar-se do cão procurado.
O sargento Ribas e os soldados Menezes e Maurício se engajaram na busca porque vinham acompanhando o caso desde que a proprietário revelou o seu drama à imprensa. Resgatar o cão se tornou uma missão para os três.

— Eu e minha mulher estávamos comovidos com a história, por isso fiz de tudo para resgatá-lo. Temos dois cachorros que também tratamos como filhos — afirmou Ribas.

Pinpoo se aproximava do hangar da BM, mas era difícil pegá-lo, pois estava assustado e arisco. O som constante das sirenes de veículos e o luminoso das viaturas que faziam buscas ao cão contribuíam para assustá-lo ainda mais. Mesmo com fome, ele então retornava ao matagal (formado basicamente com maricás) e ao lago nas proximidades da área.

Os policiais concluíram que, para capturar o cachorro, era preciso um estratagema com alimentos. Fizeram um rastro de ração por três dias. Não deu certo, já que Pinpoo não é alimentado com ração. Mudaram de plano e, ontem, passaram a usar pedaços de frango assado, parte do cardápio dos soldados.
No início da noite de ontem, o cão começou a se aproximar das instalações do batalhão. Chegou devagarinho e entrou na sala onde havia a maior porção de carne. A porta então foi fechada — e a operação estava, assim, quase concluída. Faltava uma prova, que veio com um chamado do sargento Ribas: o cão atendeu imediatamente à pronúncia da palavra Pinpoo.

Dona Nair poderia reencontrar seu companheiro, regozijaram-se os três PMs. A mulher de Ribas, avisada em casa pelo marido eufórico, telefonou para Nair Flores (o telefone da dono do cão corria de mão em mão dos militares) e avisou que os militares iriam ainda ontem à casa dela com a boa nova.

No Opala particular do sargento, um veículo anos 80, o cão foi conduzido de volta para casa. No trajeto, foi no colo do soldado Menezes, que o agarrava como se tivesse em poder uma criança. Menezes não queria ver o cão fugir de novo. Ao sentir a sensação de missão cumprida, o sargento Ribas chorou — e voltou para seu plantão no batalhão do aeroporto.

Fonte: Zero Hora

Nota T.A.: E a responsabilidade da Gol? Será simplesmente esquecida em meio a alegria do reencontro? A empresa ficará impune?
E o cãozinho parecido com o Pimpoo que encontraram dias atrás? Qual será o destino dele?

________________________________________________________________________

Encontrado verdadeiro Pinpoo; 'É ele, com todas as manias', comemora dona

Por Ítalo Reis e Priscila Trindade, estadao.com.br

Dessa vez era verdade. Após quase 15 dias, o cachorro Pinpoo foi encontrado quarta-feira à noite dentro do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e entregue a sua dona, Nair Flores, por agentes da Brigada Militar (a polícia gaúcha). 'Não precisa de DNA. É ele com todos os defeitos e manias. Finalmente uma notícia verdadeira. Estou emocionada', comemorou a aposentada. O assunto, bem repercutido, virou um dos mais comentados no Twitter, tanto na lista nacional quanto na mundial.

Toda dúvida que foi criada em torno do outro animal encontrado nesta semana não houve com o cão achado ontem. 'Quando ele foi colocado no chão, veio voando para o meu colo. Ele pulou, me beijou, me acariciou. E apesar de estar sujo, eu também o beijei', disse dona Nair, feliz.

Desaparecido desde o último dia 2, o animal parece não ter deixando a região do terminal aéreo, onde o drama começou. De viagem para Vitória, ela despachou na capital gaúcha o animal que nunca chegou ao seu destino. Ao saber, Nair começou a procurar Pinpoo nos arredores do aeroporto.

O sargento do Batalhão de Aviação da Brigada Militar, Paulo Roberto Ribas da Silva, percebeu que o cachorro rondava o local há dias, provavelmente com fome e sede nos últimos dias. 'Ele parecia assustado com a movimentação do local', disse. Acompanhando o caso pela imprensa, ele reconheceu Pinpoo pelas imagens da mídia e fotos distribuídas aos funcionários do aeroporto. 'Acompanhei a entrevista da dona dele na imprensa e me comovi muito. Eu tenho dois cachorros e mexeu muito comigo ver o desespero dela.'

Condoído com a história de Nair, bolou um plano para capturar Pinpoo. Com os colegas, começou a deixar iscas de ração para tentar se aproximar do cão. Conseguiram. 'Coloquei comida em um pote e deixei dentro de uma sala. Ele entrou para comer a ração com pedaços de carne de galinha e eu o peguei', falou o policial, orgulhoso por ter encontrado o animal.

Então a mulher do sargento, responsável pela 'ação de captura', ligou para Nair avisando do feito. 'A esposa dele me ligou, você precisava ver a felicidade dela, e falou: 'Não precisa se preocupar porque é ele mesmo'', contou a dona do Pinpoo. Ela também fez questão de falar o policial 'não é o infrator, e sim um herói', por ter alimentado o bicho dentro da área do aeroporto, o que seria irregular.

Machucados. Apesar da certeza pela felicidade do cão, outra comprovação de que esse era o verdadeiro Pinpoo surgiu: ele pediu o seu banho à seco (feito com spray) antes de dormir, no que foi prontamente atendido pela dona. Hoje, o animal vai ser levado ao veterinário para uma avaliação já que, segundo a dona, está com uma pata dianteira machucada. 'Vou me dedicar a ele, dar um banho de verdade', afirmou.

Já o pé de dona Nair, quebrado nos primeiros dias de busca por Pinpoo, piorou após ela continuar a procurar o cachorro, mancando pela cidade. Ela foi ao médico ontem para tirar a tala e viu o pé escurecido e inchado. Trocou a tala por uma bota ortopédica, para facilitar, e deve voltar a visitar um hospital logo, mas só depois de cuidar do cão.

Gollog. Nair disse que pretende tomar as medidas necessárias contra a Gollog, empresa de transporte da Gol. 'Eu tenho que levar esse caso adiante. As pessoas precisam saber que me importo com os outros cães, não quero que isso aconteça a ninguém', disse.

Sobre o falso Pinpoo, ela disse que não pôde fazer nada. Ela precisou deixar o animal no veterinário que a empresa contratou. 'Assinar o termo de recebimento seria reconhecer que o cão é o Pinpoo e isentaria a empresa da responsabilidade pela perda do meu animal de estimação', justificou Nair.

Ela percebeu que o cachorro não era o dela após ele tomar banho. A pelagem estava mais clara e ele continuava a não reagir com alegria à presença dela. Diante do impasse, o suposto Pinpoo ficou internado à espera de uma decisão da empresa e provavelmente será encaminhado à adoção.

A assessoria de imprensa da Gollog informou também que a empresa considera o caso 'atípico' porque já transportou mais de cem mil animais sem ter qualquer problema semelhante.

(Com Elder Ogliari, de O Estado de S.Paulo)

http://estadao.br.msn.com:80/ultimas-noticias/artigo.aspx?cp-documentid=28033185

Leia mais

1. Dona recebe cão, mas diz que não é Pinpoo
(Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
...recebeu de funcionários do Aeroporto Salgado Filho, na noite de segunda-feira, não é Pinpoo, seu animal de estimação, desaparecido no dia 2 de março em Porto ...
16-Mar-2011

...mbarcar em um voo da Gol no início de março. Um animal que se parece muito com o cão Pinpoo, que desapareceu no aeroporto Salgado Filho no início de março, foi entre...
15-Mar-2011

...ao fim. Há dez dias, não consegue dormir com tranquilidade pela falta de notícias de Pinpoo. Tudo começou quando o cachorro de dez meses sumiu no Aeroporto Internacional Sa...
12-Mar-2011

...go', diz aposentada. Gol informou que apura o caso. Vanessa Fajardo Do G1, em São Paulo 'Pinpoo' é a mistura de pincher com poodle e fará 11 meses neste mês (F...
10-Mar-2011