sexta-feira, 18 de março de 2011

Cobras no Sedex levam Ibama e PF a criadouro clandestino

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
18-Mar-2011

Homem criava animais exóticos em Uraí/PR

ImageUma verificação de rotina dos Correios em encomendas, na última segunda-feira, levou à descoberta de que cobras exóticas estavam em uma caixa de Sedex. O raio-X do centro de triagem dos Correios em Londrina, revelou aos agentes do Ibama sete cobras da espécie norte-americana ‘cornsnake’ em situação de transporte irregular.

A partir da constatação, o Ibama e a Polícia Federal, com apoio dos Correios, fizeram uma entrega controlada da correspondência no município de Uraí, apanhando o recebedor da encomenda ilegal em flagrante.

Em vistoria na residência do autuado, após o flagrante e com o consentimento do mesmo, foram encontradas outras seis cobras exóticas da mesma espécie em cativeiro, bem como um lagarto ‘diplo’, também exótico. No local haviam também animais silvestres nativos, vivos (uma jibóia e oito quelônios) e empalhados, e diversas armas.

Foi feita a apreensão de todos os animais e partes de animais encontrados na residência e lavrados dois autos de infração, um referente à introdução de animais exóticos sem autorização e outro aos nativos em cativeiro e em depósito, que somaram R$ 12.300,00 em multas. A PF fez a apreensão dos armamentos, em sua maioria peças de coleção que ornavam as paredes da casa.

O autuado foi conduzido à Delegacia da Polícia Federal em Londrina. Além do processo administrativo pelas autuações do Ibama, ele deve responder na esfera judicial por crime ambiental e pela posse das armas.

Segundo a chefe do Escritório Regional de Londrina, Neusa Emídio, “pela quantidade de animais encontrados no local, estes provavelmente se destinavam ao comércio ilegal.” Ela explica que as pessoas interessadas em adquirir este tipo de animais, tanto exóticos como nativos devem procurar criadouros legalizados, autorizados pelo Ibama, para evitar contribuírem com o tráfico de animais silvestres.

http://jornale.com.br/portal/parana/55-02-parana/13289-cobras-no-sedex-levam-ibama-e-pf-a-criadouro-clandestino.html

Nota T.A.: O melhor a fazer é não comprar qualquer animal, principalmente silvestres. Lembre-se: Silvestre não é Pet! Lugar de silvestre é em seu habitat natural!

Nenhum comentário:

Postar um comentário