quinta-feira, 17 de março de 2011

Cachorros holandeses são "voluntários" das buscas no Japão

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
17-Mar-2011

Os cães Scanner, Rifka, Finder e Kazan ajudarão nas buscas por sobreviventes do terremoto e tsunami - Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

Ricardo Matsukawa - Direto de Tóquio

Quatro passageiros inusitados acompanharam o voo 861 da KLM entre Amsterdã e Tóquio, na última quarta-feira. Scanner, Rifka, Finder e Kazan são quatro bem-comportados cães que ajudarão nas buscas a sobreviventes do terremoto e do tsunami que atingiram costa leste japonesa na semana passada.

Ao contrário dos demais animais de estimação, os dois machos e duas fêmeas da raça belga malinois foram transportados na cabine dos passageiros - e sua presença não se fez notar nas 11 horas de voo entre as capitais holandesa e japonesa.

Seus donos e treinadores, um grupo de quatro holandeses, resolveram embarcar para o Japão com seus cães treinados para ver como poderão ajudar na tregédia. "Vamos chegar e fazer alguns telefonemas para decidir aonde ir", explicou Esther Van Neerbos, veterinária que já atuou como voluntária nos recentes terremotos na China, no Haiti, no Paquistão e em Taiwan.

Esther é a fundadora da Signi Searchdogs, uma fundação holandesa de treinamento de cães para buscas. Martine Dietz, assistente de veterinário, e Edwin Dolima, gerente de uma clínica psiquiátrica, são dois treinadores da fundação que estão estreando na atividade agora, no Japão. "Se comportar bem faz parte do treinamento", explica Martine, que ensina a atividade de buscas geralmente em prédios em demolição.

http://noticias.terra.com.br:80/mundo/asia/terremotonojapao/noticias/0,,OI4997770-EI17716,00-Cachorros+holandeses+sao+voluntarios+das+buscas+no+Japao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário