domingo, 13 de março de 2011

Capivaras confinadas do Lago do Café em Campinas/SP são mortas na calada da noite

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
13-Mar-2011

LEIAM ABAIXO MENSAGENS QUE RECEBEMOS APÓS O MASSACRE

Clique aqui para ver o vídeo

DOMINGO, meia noite e 15 minutos:

AS CAPIVARAS FORAM COVARDE E BRUTALMENTE ASSASSINADAS, NA CALADA DA NOITE.VIZINHOS DO LARGO DO CAFÉ AVISARAM AOS PROTETORES DE ANIMAIS, MAS A CHACINA JÁ HAVIA SIDO CONSUMADA E OS CORPOS DOS INOCENTES ANIMAIS JÁ HAVIAM SIDO SOCADOS DENTRO DE SACOS DE LIXO...CAMBURÕES E POLICIAIS ARMADOS AGUARDAVAM OS PROTETORES QUE SE DIRIGIRAM IMEDIATAMENTE PARA O LOCAL. UMA MANIFESTANTE, QUE ESTAVA NA FRENTE DO PORTÃO PRINCIPAL, QUANDO DA SAÌDA APRESSADA DE UM DOS CARROS DE DENTRO DO PARQUE, FOI COVARDEMENTE AGREDIDA COM SPRAY DE PIMENTA E ARREMESSADA LONGE, O QUE FOI REGISTRADO EM FILME FEITO NO LOCAL. E OS CIDADÃOS ESTAVAM ALI, APENAS PARA O ÚLTIMO ATO: CHORAR A MORTE DAS VIDAS QUE TENTARAM, ATÉ O FIM, DEFENDER.

REBECCA HOFFMANN

ENGENHEIRA CIVIL E AMBIENTALISTA

____________________________________________________________________________________________

COM GRANDE LAMENTO COMUNICAMOS A TODOS QUE A PREFEITURA DE CAMPINAS ACABA DE MATAR AS CAPIVARAS CONFINADAS NO LAGO DO CAFÉ.

NUM ATO COVARDE E CRIMINOSO. TÃO CRIMINOSO QUE TEVE QUE SER FEITO NA CALADA DA NOITE.

CRIMINOSO AGE À NOITE!

A GUARDA MUNICIAPL ESTÁ NO LOCAL PROTEGENDO OS CRIMINOSOS E AMEAÇANDO OS AMBIENTALISTAS PORQUE CHAMARAM A POLÍCIA MILITAR, AMEAÇANDO INCLUSIVE A INTEGRIDADE FÍSICA DE QUEM ESTÁ AGORA NO LOCAL PARA PROTESTAR CONTRA ESTE ATO CRUEL, DESNESSÁRIO E REVOLTANTE.

A INJUSTIÇA VENCEU MAIS UMA VEZ E OS INCOENTES JÁ ESTÃO EM OUTRO PLANO DA EXISTÊNCA.

LAMENTAMOS PROFUNDAMENTE E FOMOS IMPOTENTES PARA SALVÁLAS.

O MAL VENCEU O BEM!

QUEM PUDER IR AO LOCAL, HÁ VÁRIOS ATIVISTAS E A IMPRENSA NO LAGO DO CAFÉ AGORA E A DRA ROSANE MORTARI, DELEGADA DE PROTEÇÃO ANIMAL JÁ ESTÁ INDO PARA O LOCAL.

ESTAMOS DE LUTO!

EQUIPE GAAR

____________________________________________________________________________________________

Domingo, 13 de Março, de 2011, 12:15 hrs: "Nossas" capivaras foram mortas.

Valeu cada mensagem enviada para cada jornal, cada panfleto entregue, cada cartaz que a gente pregou ou carregou pelas ruas e pelos parques.
Valeu cada palavra de apoio e cada besteira que a gente ouviu, cada e-mail trocado, cada desabafo, cada consolo.
Valeu cada idéia razoável, e também aquelas meio loucas...
Valeu cada oração, cada praga, cada palavra de ordem, cada palavrão, cada prova, cada caída e, principamente cada levantada.
Valeu todo sol e toda chuva, cada incerteza e toda a esperança.
Valeu...

Valeu a gente se encontrar na rua ou na internet, a gente falar quase a mesma língua.
Valeu cada sorriso e todas as lágrimas.
Valeu a gente chegar até o fim...
Fim de uma parte pequenininha de uma estrada que é longa, muito longa.
Cheia de surpresas e vitórias, armadilhas e noites tão escuras, como a de hoje...
Valeu até o empurrão do guarda e o spray de pimenta na cara.

Valeu, porque a gente está de pé.
Valeu porque a gente olha no espelho, e gosta do que vê...
Sabe que tem muito pra crescer, melhorar, consertar, ajustar, remendar...mas gosta do que vê.
"Nossas" capivaras estão mortas...
Mas valeu a gente estar vivo e conseguir ver nisso tudo o motivo que existe,
inteligente como todos os motivos que existem: a missão não acabou.

Que "nossas" capivaras, onde quer que estejam, inspirem cada pensamento e toda ação
voltada para a defesa de outros tantos indivíduos, de outras tantas espécies.
Porque onde quer que estejam, bem agora, com certeza, já estão muito melhor do que no campo de concentraçao onde foram confinadas,
esquecidas e, depois de tudo, mortas traiçoeira e covardemente.
Porque onde estão, bem agora, nenhum mal pode mais atingi-las.
Todo o bando, agora, já está junto: as 13 sobreviventes, que insistiram em continuar respirando, já se juntaram às que partiram primeiro.

Fiquem para trás, todo o pânico do grupo, o ar que começou a faltar, a dor que invadiu os corpos,
as pauladas, os gritos, na falta de opção para onde correr, onde se esconder, o saco de lixo onde foram amontoadas...
Que mais tarde, recompostas para a nova viagem, encontrem um mundo melhor e mais justo, para todas as espécies da Criação,
e continuem a ensinar, a cada um de nós, o valor e o significado das palavras "respeito", "proteção", "Vida" e "perdão".
Valeu vocês terem existido e resistido...
Valeu tudo o que nos ensinaram.

Anna Zühlke.

____________________________________________________________________________________________

Relato de um dos ativistas (o extermínio ocorreu sábado, dia 12, antes da meia noite)

"Se nesse exato momento você olhar no mapa do Brasil, enxergará uma grande mancha vermelha, essa mancha é o sangue que o Dr. Hélio está espalhando em Campinas.

Hoje dia 13 de Março de 2011, as 13 capivaras do Lago do Café foram assassinadas na calada da noite para que ninguém da população percebesse, ativistas e ong´s se reuniram no local para protestar, e eu confesso que fiquei aterrorizada com a cena que presenciei.

Primeiramente nunca vi tanta policia reunida em um só local, eles nos trataram como se fossemos nós os criminosos, inclusive nos atingiram com sprays de pimenta, mas na verdade os criminosos estavam lá dentro, terminando o serviço sujo.

Em segundo lugar os criminosos que efetuaram o abate foram escoltados de dentro do lago do café e dentro da viatura cobriram as suas faces com panos e casacos para que ninguém os reconhecesse. E eu pergunto, se aquela ação era algo realmente legal, para que esconder a face? Se você tem coragem de abater um animal covardemente e desnecessariamente, para que esconder a face?

Me desculpem aqueles que ainda tem coragem de afirmar “é o emprego deles”, mas uma pessoa com o mínimo de caráter se recusaria a aceitar um emprego desse, emprego de carrasco, de criminoso. Uma pessoa que tivesse o mínimo de amor a vida e respeito se recusaria a aceitar dinheiro para acabar com a vida de animais indefesos.

O que mais me aterrorizou nisso tudo, foi o momento que a viatura saiu de lá dentro com os sacos pretos contendo os corpos das capivaras, naquele exato momento eu senti o peso da maldade, eu senti que aquele crime cruel e sem precedentes é simplesmente o espelho da nossa sociedade doente.

Fico agora imaginando o quanto aqueles animais sofreram para serem capturados com redes, e o quanto eles sofreram ao assistirem uns aos outros sendo mortos por mãos criminosas. Fico imaginando que Campinas está nas mãos de homens impiedosos, está nas mãos de covardes e de incompetentes.

Só espero que isso não se apague da memória dos eleitores, que o nome de cada político envolvido nessa ação seja lembrado, e que a nossa luta não termine aqui, nós temos muitas vidas ainda para salvar, infelizmente perdemos essa batalha, mas perdemos com a certeza de que lutamos até o final.

(...)"

____________________________________________________________________________________________

Por favor, enviem o manifesto abaixo (ou o texto que preferir) para os endereços a seguir:

drhelioprefeito@campinas.sp.gov.br;
expediente.viceprefeito@campinas.sp.gov.br;
saude.gabinete@campinas.sp.gov.br;
ouvidoria@campinas.sp.gov.br;
paulosergio.oliveira@campinas.sp.gov.br;
saude.gabinete@campinas.sp.gov.br;
saude@campinas.sp.gov.br;
nil.manhaes@campinas.sp.gov.br;
saude.cms@campinas.sp.gov.br

covisa.sc@campinas.sp.gov.br;
covisa@campinas.sp.gov.br;
saude.zoonoses@campinas.sp.gov.br;


d.presotto@uol.com.br;
denisteruya@ig.com.br;

sucensp@sucen.sp.gov.br;
affonso@sucen.sp.gov.br;

analice.pereira@ibama.gov.br;
linhaverde.sede@ibama.gov.br;
curt.trennepohl@ibama.gov.br


Sr. Prefeito de Campinas,Helio de Oliveira Santos

Sr. Secretário de Saúde, Francisco Kerr Saraiva

Estamos de luto!

As capivaras confinadas no Lago do Café desde 2008 acabaram de ser covardemente abatidas nesta noite triste de 12.03.2011, num ato criminoso e cruel executado “na calada da noite”. Criminoso tem que agir à noite mesmo, evitando os olhares das testemunhas.

Não apenas a população de Campinas mas toda a sociedade brasileira está de luto por esse crime ambiental sem precedentes, arquitetado sem fundamentação técnica e fora dos preceitos da legalidade e publicidade que devem pautar os atos da administração pública.

Essa Prefeitura negligenciou e certamente continuará negligenciando a manutenção e limpeza dos Parques de Campinas e esses animais, patrimônio da fauna brasileira, tirados de seu habitat por V.Sas. para entretenimento dos visitantes do parque, tiveram o azar de serem entregues à tutela dessa administração pública inconseqüente. Não tiveram qualidade de vida desde o confinamento e hoje foram cruelmente assassinadas.

Estamos de luto!

Sabemos que não foram feitos exames para confirmar se nessas capivaras estavam de fato contaminadas com a bactéria da febre maculosa.

Sabemos que existem estudos técnicos que comprovam que as capivaras se auto-imunizam com o tempo e passam a não representar mais ameaça à população humana, mas o Sr. Secretário de Saúde, no pedestal de seu abuso de poder, ignorou esses estudos e outras evidências, agindo como um déspota ensandecido, levou às últimas conseqüências uma decisão arbitrária, equivocada e fora da Lei.

Sabemos que enquanto V.Sas. acusavam as capivaras de ameaça a população, mantiveram pessoas morando e trabalhando no Parque sem qualquer proteção. Portanto, se fosse verdadeira a afirmação de risco à saúde pública, a própria Prefeitura é ré confessa ao permitir que essas pessoas tivessem permanecido no local sem equipamentos de segurança.

Sabemos que não houve desde 2006 nenhuma notificação oficial de febre maculosa no município de Campinas para a Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo!

Sabemos que é mentira que essa questão foi discutida com entidades de proteção e ambientalistas. Não há ata de nenhuma reunião realizada porque elas nunca existiram.

Sabemos do projeto que será implementado no Parque e quando a obra começar será a confissão do crime de falsidade ideológica que acobertou essas mortes desnecessárias.

Estamos de luto! Mas não somos otários e guardaremos bem os seus nomes para as gerações futuras saberem que são covardes.

Lutávamos para que a Constituição Brasileira fosse respeitada por V.Sas. e que essa questão fosse conduzida com transparência e legitimidade, nos termos artigo 37 da CF; que os vários segmentos da sociedade fossem tratados com o devido apreço e seus representantes participassem das discussões; que especialistas fossem ouvidos e pudessem apresentar seus argumentos com base em estudos e conhecimento técnico; que o debate fosse amplo e pautado na verdade. E não entendemos porque o IBAMA compactuou dessa ilegalidade declarada e se negou a ouvir nosso clamor pela justiça.

E, mais, esperávamos que V.Sas. desrespeitaram o artigo 5 da Constituição Federal, que nos garante o direito de ampla defesa e contraditório e a divulgação da decisão da Justiça de 1ª Instância como vitória e modelo de crime ambiental já autorizado a ser perpetrado em todo Brasil, foi uma afronta a Carta Magna do país, essa Prefeitura não aguardar o devido processo legal, e ter optado pelo crime noturno, antes do prazo de 5 dias assegurados para recurso.

Estamos de luto! Mas não vamos nos calar nem aceitar que interesses escusos dessa administração se sobreponham a vida de animais silvestres da fauna brasileira, nem que qualquer Órgão da Administração Pública seja omisso ou conivente com essa barbárie!

Assinado,

SOCIEDADE BRASILEIRA EM LUTO E JÁ CANSADA DOS DESMANDOS DOS ADMINISTRADORES PÚBLICOS COMO V.SAS.

____________________________________________________________________________________________

Clique no link abaixo para ver o momento em que a Ana do Peta após ser agredida com spray de pimenta e empurrada por um dos policiais, dá um chute nele!
Esse foi momomento que a viatura saiu com os primeiros assassinos.

Canal Tribuna Animal: http://www.youtube.com/user/TribunaAnimal

Nenhum comentário:

Postar um comentário