Amanhã de manhã, 15/03, a equipe de Avaliação e Resposta a Desastres (DART) da WSPA Ásia partirá para o Japão, após dias de monitoramento e constante debate com as organizações parceiras no país.
O Dr. Ian Dacre e Dr. Damian Woodberry, veterinários da WSPA com vasta experiência em operações de socorro a animais em situações de desastres, se juntarão à “comissão encarregada dos albergues” coordenada pelo Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).
Em relatório sobre a tragédia no Japão, o OCHA afirma que "a busca e o salvamento continuam a ser prioridade nas áreas afetadas pelo tsunami e pelos terremotos". Dado o grande número de pessoas que deverão ficar alojadas em abrigos temporários, segundo noticiamos em nosso Blog Animals in Disasters, a WSPA acredita que os animais que faziam parte destas famílias tenham também sofrido forte impacto.
A equipe da WSPA também deverá reunir-se com representantes do Ministério Japonês da Agricultura, Florestas e Pescas (MAFF), e do Ministério do Meio Ambiente (ME), que já foram informados de nossa disposição para apoiar os esforços em campo.
Enquanto isso, a ONG local afiliada à WSPA Sociedade de Prevenção da Crueldade contra os Animais de Kanagawa (KSPCA)nos deu a feliz notícia de que vários grupos de bem-estar animal no Japão já estão unidos para promover um esforço coordenado de ajuda aos animais afetados pelo terremoto e o seu consequente tsunami na semana passada.
A presença da equipe de Avaliação e Resposta a Desastres da WSPA no Japão certamente indicará um apoio mais concreto aos grupos de trabalho em campo e trará uma compreensão muito maior sobre as necessidades enfrentadas pelos animais no Japão nesse momento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário