sábado, 11 de setembro de 2010

Turismo, agropecuária e caça podem acabar com onças

11-Set-2010

Ação humana pode fazer a onça-pintada desaparecer da natureza, alerta Peter Crawshaw Jr

Foto: AFP

ANGELA JOENCK

Um dos maiores defensores das onças brasileiras teve a caça como o início de sua paixão pela espécie, mas hoje a ponta a prática, ao lado do turismo e da agropecuária, como as maiores ameaças à existência do animal. Ações da Polícia Federal (PF) indicaram, inclusive, que muitas vezes essas três áreas trabalham unidas - empresas de turismo criam "safáris" para caça da onça com apoio de fazendeiros - e aumentam a ameaça contra o animal. Para Peter Crawshaw Jr, apesar do aumento da população do animal a partir dos anos 70 e 80, a onça-pintada ainda corre risco de extinção por causa da ação do homem.

Segundo o biólogo, os animais estão encurralados em fragmentos de matas cada vez menores, com menos alimento. "A falta de alimento decorrente da diminuição de habitats naturais é agravada pela competição com o próprio homem, que caça como esporte ou para subsistência as mesmas espécies que constituem as presas dos grandes felinos", afirma Crawshaw.

Quando as presas - como capivaras, porcos-do-mato, veados, pacas e tatus - escasseiam, as onças passam a procurar alimento nas criações de gado, e uma vez tendo adquirido este hábito, viram alvos fáceis, pois perdem o instinto antipredador.

Alguns felinos chegam a mudar seus hábitos e passam a ficar perto das áreas ocupadas por humanos. Os ataques, embora raros, preocupam quem vive no local. E mesmo tendo sido vítima de uma onça e sofrido pequenos ferimentos, o especialista garante que os animais apenas reagem a provocações, e que os turistas têm se aproximado demais dos bichos, invadindo o seu habitat.

"Não há nenhum tipo de desequilíbrio no Pantanal. O único desequilíbrio é no comportamento humano, quando insiste em ficar perto demais dos animais apenas para agradar aos turistas. Quando o turista ultrapassa limites da segurança e do bom-senso, se aproximando demais de uma onça na natureza para fotografar o animal, ele aumenta a probabilidade de ocorrer um ataque, pelo fato de a onça poder interpretar essa aproximação como uma invasão de território ou mesmo como uma agressão. Essa possibilidade aumenta se o animal estiver defendendo a carcaça de uma presa ou, pior ainda, se estiver com filhotes. Essa probabilidade varia também com a natureza individual, havendo animais mais tolerantes ou mais agressivos, e até com a disposição do mesmo naquele momento. Não se pode esquecer que, apesar de alguns animais terem sido cevados com alimentos e terem aumentado o nível de tolerância à aproximação do homem, as onças são animais selvagens, que podem ter reações imprevisíveis", declarou.

Turismo

Com o objetivo de evitar que os turistas entrem inadvertidamente em excursões clandestinas ou se envolvam em atividades que não oferecem segurança, a Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura montou a campanha "Aventura Segura", onde o consumidor é convidado a conhecer "10 Mandamentos". O primeiro avisa sobre a importância de a agência de turismo ter boas referências. Logo depois, alerta para que o viajante verifique se a empresa opera dentro das regras ambientais. Os conselhos mais efetivos, porém, apelam para bom-senso dos participantes: "ande sempre por trilhas demarcadas¿ e "conheça e respeite seus limites" são alguns exemplos.

O Ministério do Turismo afirma que recomenda às empresas que "observem a legislação ambiental, a fim de não pôr em risco o bem-estar e a saúde dos animais e dos turistas".

Caça e agropecuária

Apesar de ser proibida no Brasil, o artigo 37 da Lei de Crimes Ambientais permite a caça de animais "para proteger lavouras, pomares e rebanhos da ação predatória ou destruidora de animais, desde que autorizado pela autoridade competente". Mas na opinião do delegado da Polícia Federal Alexandre do Nascimento, a maioria abusa desta abertura da lei.

"Usam isso como desculpa, mas a onça é um animal que percorre grandes distâncias. Mata uma cabeça de gado em um lugar e caminha 20 km até matar outra. Então não é uma ameaça tão grande para fazendeiros. E isso de matar para defender a criação é uma coisa controlada. Tem que ter uma autorização específica para matar uma onça, mas a maioria não tem", diz o delegado.

Safáris

A Operação Jaguar, realizada em parceria com o Ibama, indicou que fazendeiros da região colaboravam com os caçadores, que chegavam a organizar "safáris", onde turistas pagavam até U$S 1,5 mil para participarem da caça.

De acordo com a investigação, que resultou em 14 prisões no mês de julho, os caçadores, brasileiros e estrangeiros, ingressavam no Pantanal em aviões particulares e pousavam em fazendas da região, equipados com modernas armas de caça. Lá, utilizavam cães, normalmente cedidos por um caçador ou fazendeiros interessados em proteger seu gado do felino.

"O problema de achar esse pessoal é que normalmente eles destroem a carcaça, que seria a prova do crime. Mas este grupo sequer tinha essa preocupação. Eles tiravam muitas fotos e levavam cabeças e peles como troféus", disse Nascimento.

Falso fim do perigo

Crawshaw diz que, mesmo verificando o aumento no número de onças, o a caça, a destruição do habitat, a eliminação de espécies-presa e o abate feito pelos fazendeiros ainda colocam os animais sob perigo.

"O alegado aumento da população de onças-pintadas no Pantanal Mato-grossense, em anos recentes, por vezes propalado pela imprensa nacional e local, tem contribuído para a falsa impressão de que a espécie está longe da ameaça de extinção. Isso se deve, em parte, a uma retomada da pecuária, depois de um longo ciclo de baixa produção decorrente de um período de altas cheias anuais, entre meados dos anos 70 e 80. Esse mesmo ciclo de cheias e a consequente descapitalização e o êxodo rural de grandes áreas remotas no Pantanal possibilitaram a recuperação da espécie, que repovoou áreas onde havia sido extinta no fim da década de 70".

Para tentar reverter o quadro, projetos inspirados em experiências de outros países estão contribuindo para a diminuição da caça. Peter Crawshaw lista cercas elétricas, o uso de substâncias nauseantes em carcaças de animais abatidos, colares tóxicos, aparatos eletrônicos que acendem luzes e emitem sons fortes, cães de guarda (no caso de ovinos) e fogos de artifício como alternativas para os fazendeiros.

Amor pela onça

O próprio Crawshaw afirma que sua paixão pelo animal começou com a caça. Quando criança, herdou do pai o interesse pela natureza e costumava devorar livros de aventura. "Na maioria dos relatos de caçadores, o ponto alto sempre tinha a ver com a onça-pintada ou jaguar, o nosso predador máximo. Nessa época, eu sonhava com o dia em que caçaria a 'minha' onça", diz o biólogo de 55 anos.

As mudanças de emprego do pai oportunizaram o contato com diferentes matas e banhados de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Mas foi o seu contato com o zoólogo George Schaller, pesquisador de tigres, leões e gorilas, o divisor de águas da sua carreira. "Em 1976, fiquei sabendo que Schaller estaria vindo ao Brasil para fazer o primeiro estudo sobre o jaguar, no Pantanal de Mato Grosso. Me ofereci para ajudá-lo de alguma forma no projeto e no ano seguinte fui ao seu encontro na fazenda Acurizal".

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4671923-EI8145,00-Biologo+turismo+agropecuaria+e+caca+podem+acabar+com+oncas.html

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

10 de setembro 2010 – ato público para fechamento do lixão vergueiro - Ipiranga/SP

Noticias - MEIO AMBIENTE - BRASIL

QUANDO E ONDE SERÁ REALIZADO?

No dia 10 de setembro – sexta feira, entre 16h00 e 18h00 na Rua Maestro João Batista Julião esquina com a Av. Ricardo Jafet ao lado da Escola Humaitá.

PORQUE DEVE SER FECHADO?

Porque o mau cheiro e o barulho é quase que permanente. Porque representa alto risco de acidentes para moradores, crianças e usuários do metrô devido ao elevado trânsito de muitos caminhões todos os dias. Porque o terreno já está contaminado conforme o laudo existente e representa risco de doenças para as pessoas que vivem na região. Porque o contrato assinado com a Prefeitura em 06 de outubro de 2004 estabelece que a ECOURBIS deve desocupar o espaço público em 06 de outubro de 2010. Porque a população não aceita reforma e nem maquiagem do LIXÃO

DE QUEM É A RESPONSABILIDADE?

Da ECOURBIS, empresa que administra o LIXÃO e que não tem interesse em cumprir a responsabilidade que assumiu no contrato que assinou em 06out2004

QUEM DEVE FISCALIZAR ESTAS ATIVIDADES?

É a Prefeitura Municipal de São Paulo por meio da Secretaria de Serviços.

PORQUE UM ATO PÚBLICO É NECESSÁRIO?

Porque a empresa pretende quebrar o contrato que assumiu e não pretende deixar o local.

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE

PARA CONTACTO – LUIZ CARLOS – CEL. 9641-8528 – EDUARDO – CEL.: 8351-4243

Veja abaixo as reportagens do Estado de São Paulo e do JT do dia 09/09/2010

O Estado de São Paulo

clique para ampliar

Jornal da Tarde

clique para ampliar



PM recebe pena alternativa por balear cachorro em Salvador

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
09-Set-2010
Da Redação, com Band News Salvador

Um policial militar acusado de balear um cachorro em outubro de 2008 em Salvador recebeu uma pena alternativa em um julgamento na quarta-feira no Fórum Desembargador Carlos Souto, na capital baiana.

Wellington Sena Mariano foi condenado a dar um saco de ração por dois anos a uma entidade de proteção aos animais. O gasto total da medida será aproximadamente R$ 1.280.

O agente também vai trabalhar sete horas por semana em uma entidade de assistência social, durante seis meses.

O caso

Na época, o cão alvejado acompanhava um morador de rua que dormia na escadaria da Câmara Municipal.

O PM alegou que foi atacado pelo animal, mas, de acordo com a advogada Ana Rita Tavares, que presenciou a cena, o militar foi agressivo com o homem e provocou a reação do cão. Mesmo ferido, o cachorro sobreviveu.

Redator: Roberto Saraiva

http://www.band.com.br/jornalismo/cidades/conteudo.asp?ID=100000344018

Rio Claro/SP: Com ordem judicial, grupo resgata cães abandonados há 4 meses em uma casa

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
09-Set-2010

Animais estavam magros e enfraquecidos; vizinhos dizem que dono viajou

EPTV

Um grupo de proteção aos animais resgatou, nesta quinta-feira (9), cinco cães abandonados pelo dono há quatro meses em uma casa, em Rio Claro, região Central do Estado de São Paulo.

O Grupo de Apoio e Defesa dos Animais (Gada) conseguiu uma ordem judicial para fazer a retirada dos animais, que foram encontrados magros e enfraquecidos no quintal da casa.

Vizinhos contam que o dono viajou e que teria deixado uma moradora do bairro responsável pelos cachorros. Apesar disso, os animais receberam pouca água e comida. Aves que também eram criadas no quintal foram devoradas pelos cães. “Vai levar de três a quatro meses para eles terem uma recuperação boa, para eles recuperarem o peso”, disse o veterinário André Luiz Caperucci.

Os cachorros foram retirados e levados para o canil do Gapa, onde vão receber tratamento. O grupo tem 200 cães somente na unidade do Jardim Novo 1. Nesta quinta, 20 animais foram recolhidos na cidade por maus-tratos. “Esse tipo de crime está crescendo assustadoramente em Rio Claro. O povo pensa que maltratar animal não dá nada, mas dá sim”, explicou a presidente do Gada, Roberta Escrivão de Campos.

A pena para esse crime vai de três meses a um ano de prisão, além de multa.

Assista ao vídeo clicando aqui

http://eptv.globo.com/noticias/NOT,0,0,314604,Com+ordem+judicial+grupo+resgata+caes+abandonados+ha+4+
meses+em+uma+casa+.aspx

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

UE restringe as experiências com animais e proíbe uso de grandes primatas

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
08-Set-2010

Autorização só será concedida se for provado que animal não sofrerá durante testes

Efe

ESTRASBURGO - O Parlamento Europeu (PE) aprovou nesta quarta-feira, 8, em definitivo a nova legislação da União Europeia (UE) sobre a experimentação animal, que vai limitar o número de experimentos e proibir a sua utilização em grandes primatas, como gorilas, orangotangos e chimpanzés.

O plenário do Parlamento deu o seu aval ao acordo negociado entre os seus representantes e dos governos nacionais para aplicar novas normas, embora alguns grupos, como os "Verdes", acreditem que não é suficientemente ambiciosa.

A nova legislação obriga as autoridades nacionais a dar preferência a métodos alternativos à experimentação com animais sempre que possível e garantir que o número de animais utilizados em ensaios seja mínimo.

Além disso, só podem ser autorizados os testes que representem "dor mínima, sofrimento e angústia" para os animais.

O texto aprovado nesta quarta-feira, 8, proíbe totalmente o uso de grandes primatas em experiências, mas, eventualmente, permitirá a utilização de outros primatas, como macacos, que a proposta original também pretendia suprimir.

Segundo os deputados, esta proibição prejudicaria a investigação de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer.

Experimentos com esse tipo de primatas, em qualquer caso, apenas serão possíveis sob prova científica de que o experimento não pode ser feito com outra espécie.

Para garantir o cumprimento da diretiva, obriga-se as autoridades nacionais a assegurar que as inspeções anuais sejam realizadas pelo menos em um terço dos laboratórios onde os animais são utilizados.

Pelo menos alguns deles também devem ser feitos de surpresa.

A nova diretiva, que prevê um período de dois anos para a plena implementação em todos os Estados-Membros, inclui uma cláusula de salvaguarda autorizando os governos a cancelar algumas das suas disposições em caso de emergência e onde há razões cientificamente justificáveis.

Para se beneficiar desta exceção, os países têm que comunicar a Bruxelas e conseguir a permissão dos Estados-membros restantes.

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,ue-restringe-as-experiencias-com-animais-e-proibe-uso-de-grandes-primatas,606802,0.htm

UE restringe experimentação animal

A utilização de animais em experiências científicas passaram a estar severamente condicionadas no espaço europeu, na sequência da aprovação, hoje, por parte do Parlamento Europeu, de uma nova directiva. O texto, que resulta de um compromisso entre aqueles que defendem a proibição absoluta da experimentação animal e os que consideram esta essencial para o avanço científico no que diz respeito ao combate a doenças, pretende colocar a União Europeia na “linha da frente” no que diz respeito à protecção animal, de acordo com o comissário europeu John Dalli, avançam as agências de notícias.

De acordo com a directiva, “as experimentações animais serão sempre substituídas, dentro das medidas do possível, por um método de substituição cientificamente satisfatório”. O texto preconiza ainda que “a dor e o sofrimentos ingligidos aos animais serão reduzidos ao mínimo” e que o número de animais utilizados em cada projecto científico deve também “ser reduzido ao mínimo”. Mais ainda: os animais só deverão ser utilizados em ensaios que visem o avanço nas pesquisas sobre o Homem, os animais e as doenças (cancros e escleroses múltiplas). A nova lei complementa uma outra, aprovada no ano passado, que proibe o recurso à experimentação animal por parte da indústria de cosméticos, excepto no que diz respeito aos testes de toxicidade de longa duração, que só serão banidos em 2013.

As experiências com recurso a grandes símios, como chimpanzés, gorilas e orangotangos, estão agora proibidas e a utilização de outros primatas está sujeita a fortes condicionamentos. O uso de primatas não humanos só deverá ser permitida nos domínios biomédicos essenciais para o benefício do ser gumano, em relação aos quais não exitam actualmente métodos alternativos de substituição disponíveis.

Cerca de 12 milhões de animais são usados, em cada ano, para fins experimentais no espaço da União Europeia. De acordo com alguns especialistas, o estado actual do conhecimento científico mão permite a abolição total da experimentação animal. Contudo, os legisladores europeus frisaram que a interdição do uso de animais em ensaios científicos deve ser o “objectivo último”. Os Estados-membros têm agora dois anos para transpor a directiva europeia para a legislação nacional.

http://jn.sapo.pt/blogs/osbichos/archive/2010/09/08/ue-restringe-experimenta-231-227-o-animal.aspx

Votuporanga/SP: Flagrados em rinha de galos, apostadores fogem

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
08-Set-2010
José Luiz Lançoni

Divulgação/Polícia Militar de Votuporanga

Divulgação/Polícia Militar de Votuporanga - Uma rinha de galo foi fechada anteontem pela polícia na chácara Santa Bárbara, em Votuporanga.

Uma rinha de galo foi fechada anteontem pela polícia na chácara Santa Bárbara, em Votuporanga.

Cinco pessoas e um adolescente de 16 anos, segundo os policiais, promoviam brigas de galo no local. Sete aves, esporas e biqueiras de ferro - acessórios usados para tornar os confrontos mais violentos - foram apreendidos. Briga de galo é considerada crueldade contra animais e crime ambiental.

Uma denúncia anônima levou a Polícia Militar até a rinha, às 10 horas de domingo. Com a aproximação da PM quatro homens e uma mulher que promoviam as brigas conseguiram fugir. Eles correram para um canavial e escaparam do cerco policial.

Um adolescente de 16 anos ficou na propriedade. Dois animais estavam machucados - o que, segundo a polícia, caracterizou a crueldade. Além dos galos, havia na chácara um pássaro-preto, um sabiá, três canários-da-terra, cinco gaiolas e um alçapão (armadilha para pássaros).

Os pássaros silvestres foram soltos. Os galos ficaram apreendidos e depositados na chácara. O menor foi entregue a uma tia, no Plantão Policial. O delegado Mário Antonio Bento identificou J.M.S., 43 anos, J.R.A., 36, D.j.A., 71, L.E., 35, e C.J.S., 35, como responsáveis pela rinha. Todos responderão pela contravenção penal, além de pagamento de multa de R$500 por ave apreendida.

Esta é a segunda rinha fechada na região em menos de um mês. No dia 15 do mês passado a Polícia Ambiental encontrou 64 aves e deteve 33 pessoas em Tanabi. Os envolvidos foram multados em R$ 96 mil e respondem por maus-tratos e crime ambiental.

http://www.regiaonoroeste.com/portal/materias.php?id=26224&busca=&pagina=&oquelista=

Gripe aviária infecta porcos na Ásia e pode atingir humanos

08-Set-2010

Ao infectar os suínos, transmissão do vírus H5N1 para os humanos pode ser facilitada

Médico do Departamento de Agricultura de Hong Kong tira amostra de sangue de galinhas importadas da China (AFP/Robyn BECK )

Ano passado, um vírus da gripe suína se adaptou aos humanos e deu início uma pandemia global. Até o dia 1º de agosto deste ano, o vírus H1N1 havia matado 18.449 pessoas em 214 países. Agora pode ser a vez da gripe aviária, a H5N1, rara em humanos, iniciar uma nova epidemia. Cientistas da Indonésia e do Japão monitoraram porcos entre 2005 e 2007, na Indonésia, no auge dos casos da gripe aviária, e descobriram que 7,4% dos 700 animais testados tinham o vírus.

O dado é preocupante. Se a gripe aviária se espalhar entre os porcos, o H5N1 ficaria a somente um passo de se adaptar aos humanos pela transmissão de mamífero para mamífero, já que humanos e porcos são biologicamente e quimicamente parecidos.

A gripe aviária infectou 505 pessoas em 15 países – 300 delas, quase 60%, morreram. A maioria das pessoas atingidas foi infectada tendo contato direto com a carne ou com os próprios animais infectados. A transmissão entre humanos é rara.

O problema é que o vírus está evoluindo e não apresenta sintomas nos porcos, que podem estar carregando a doença pela Ásia. Chairul Nidom, da Universidade Airllanga em Surabaya, um dos autores do estudo que monitorou os porcos na Indonésia, disse à revista inglesa New Scientist que foi encontrado em um dos porcos um vírus capaz de se ligar a uma molécula presente no nariz de porcos e humanos. É o tipo de adaptação que pode torná-lo apto a se espalhar entre a população.

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/gripe-aviaria-atinge-porcos-na-asia

Polícia apreende mil canários em rodovia em MS

08-Set-2010

Envolvido foi multado em R$ 500 mil e responderá por crime ambiental

Do R7, com Portal MS Record

Divulgação/PRF

Aves estavam na caçamba de uma caminhonete

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu mil pássaros conhecidos como canários da terra na madrugada desta quarta-feira (8), por volta de 3h30, durante uma abordagem de rotina a uma caminhonete no km 21 da rodovia BR-262, que liga Campo Grande a Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.

O motorista do veículo, de 39 anos, e o passageiro, de 46 anos, estavam levando os animais na caçamba do veículo. Eles afirmaram que pegaram os pássaros no aeroporto de Campo Grande, mas não disseram qual seria os destinos das aves.
A Polícia Militar Ambiental suspeita que os canários sejam peruanos, devido ao tamanho e cor, diferente dos canários da mesma espécie encontrado no Brasil. As aves estão sendo encaminhadas a Campo Grande para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres.

Confirmando a origem peruana das aves, o Ibama (Instituto Nacional do Meio Ambiente) cuidará de todo o processo para levar os animais de volta à fauna de seu país.

O passageiro foi autuado administrativamente e multado em R$ 500 mil. Ele ainda responderá por crime ambiental e poderá, se condenado, pegar pena de 3 meses a 1 ano de detenção.

O motorista, que trabalha como vendedor de veículos em Barueri (SP), foi autuado na polícia do meio ambiente por transporte ilegal de animais silvestres. Ele não apresentou nenhum documento legal para a realização do transporte. A Polícia Civil de Três Lagoas cuidará da investigação para localizar os demais envolvidos no tráfico.

http://noticias.r7.com/rio-e-cidades/noticias/policia-apreende-mil-canarios-da-terra-em-rodovia-no-ms-20100908.html

PMA multa vendedor que levava canários em R$ 500 mil

Rádio Caçula/PX

O vendedor de veículos Jair Aparecido Jorente, 46 anos, residente em Barueri-SP, foi notificado pela Polícia Militar Ambiental (PMA) de Três lagoas em R$ 500 mil reais por Crime Ambiental pela prática de transporte ilegal de Animais Silvestres da Fauna Nativa.

Segundo a PMA, a apreensão de mil canários da terra foi feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Km 21 da BR-262 por volta das 03h30min da madrugada desta quarta-feira (08). Jair informouque ele juntamente com sua esposa, filhos e irmão foi até o Paraguay para fazer compras.

Durante o retorno para sua cidade de origem, ao passar em Campo Grande-MS, encontrou com uma pessoa que estava em uma Van próximo ao aeroporto Internacional. O homem que não teve a identidade revelada ofereceu a quantia de R$ 5 mil reais para que Jorente para transportar todos os pássaros até a cidade de Cotia-SP, onde seria entregue em uma praça na área central para uma pessoa conhecida como “Joaquim”. Jorente embarcou seus familiares no aeroporto da Capital tendo como destino Baueri-SP. O carregamento foi feito próximo ao aeroporto, pois segundo o infrator, todos os pássaros já estavam presos em gaiolas com sacolas dentro da Van.

O homem que entregou os pássaros ainda disse ao vendedor que pepinos e alface também seriam transportados ao lado dos animais para servir de alimentação. Segundo ainda a PMA, o alface ajuda a esquentar o local onde os pássaros estão presos para que eles não morram durante o transporte.

O infrator que teve sua camionete F-250 de cor vermelha de placas DQJ 0652 apreendida, foi levado para a 2º Delegacia de Polícia Civil. Segundo o delegado Orlando Sacchi, o infrator será intimado a comparecer no Fórum de Três Lagoas para as demais providências. A autoridade policial realizou o termo circunstanciado de ocorrência (TCO). Após ser ouvido,

Jorente será ouvido e liberado. Jorente disse a reportagem estar arrependido do ato e que transportaria os pássaros para ganhar os R$ 5 mil, pois as vendas de veículos caíram muito.

http://www.midiamax.com/view.php?mat_id=722067


4ª Passeata contra o rodeio de Limeira

08-Set-2010

Por Dagibe

Manifestantes contrários aos maus tratos sofridos por animais em rodeios caminham pelo centro de Limeira interior de São Paulo conscientizando a população.

Ocorreu na manhã desse sábado dia 04 de setembro a 4ª Passeata contra o rodeio de Limeira, onde os manifestantes caminharam conscientizando as pessoas dos maus tratos a animais em rodeios.

A passeata aconteceu sem maiores problemas, os ativistas distribuiram textos explicativos sobre os maus tratos sofrido por animais em rodeios, cantaram em favor da liberdade animal e pediram boicote à patrocinadores da festa.

Durante a caminhada os manifestantes procuraram sempre deixar claro que não eram contra a música sertaneja e sim contra os abusos sofridos por animais em rodeios, após a caminhada foi discutido maneiras de fortalecer o ativismo animal na cidade e a luta contra o rodeio.

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2010/09/476883.shtml

Autoridades australianas proíbem número de circo em que um peixe é engolido vivo e regurgitado

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
08-Set-2010

As autoridades australianas proibiram, ontem, o Great Moscow Circus de continuar a apresentar um número durante o qual uma mulher engole um peixe vivo e em seguida o regurgita, adianta a AFP. A proibição foi decretada na sequência de diversas queixas apresentadas por pessoas que assistiram aos espectáculos em Miranda, no sul da Austrália. De acordo com um porta-voz do governo do Estado de New South Wales, “os circos que aqui atuam têm que cumprir as regras do bem-estar animal”.

Glenys Oogjes, diretor executivo da associação “Animals Australia”, referiu que estudos científicos comprovam que os peixes sofrem e, por isso, estão protegidos pela Lei de Proteção de Animais em Exibição. “Os circos continuam a argumentar que os espectáculos com animais são educativos”, acrescentou.

O diretor do Circo, Greg Hall, disse ao Sidney Morning Herald que o número em causa só está em exibição há “há quatro ou cinco semanas” e que, por enquanto, “está cancelado”. Contudo, garantiu, que não será mais utilizado um peixe vivo, não adiantando o que será utilizado em lugar deste. Greg Hall sublinhou, no entanto, que este tipo de atuação é feito em qualquer circo do mundo.

Nota T.A. - Já que afirmam existir essa apresentação absurda pelo mundo todo temos que então proibir essa apresentação absurda que o diretor do circo entende como "educativa" em todos os circos e Tvs que exibam esse tipo de maus tratos animais.

http://jn.sapo.pt/blogs/osbichos/archive/2010/09/08/autoridades-australianoas-pro-237-bem-n-250-mero-de-circo-em-que-um-peixe-233-engolido-vivo.aspx

MS informa que morte de cães e gatos pode ter relação com vacina contra raiva

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
08-Set-2010
Agência Brasil

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (8) que pode haver relação entre a morte de cães e gatos com a vacina usada nas campanhas de imunização dos animais contra raiva. Foram identificadas 79 mortes de animais vacinados em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Norte – sendo 41 de cães e 25 de gatos. No estado de São Paulo, a vacinação está suspensa desde agosto.

De acordo com a secretaria, os casos podem estar relacionados à vacinação – já que os sintomas apareceram 72 horas após a aplicação da vacina - ou com reações individuais de cada animal. Por isso, permanecem sob investigação para identificação da causa específica. “Apesar de estarem temporalmente associados à vacinação, esses eventos permanecem sob investigação”, diz a nota do ministério.

Mesmo sem resultados conclusivos, o ministério mantém a recomendação de continuidade da vacinação de cães e gatos contra raiva, porque o número de mortes está abaixo do esperado. “Com base nas informações disponíveis até o momento, não há evidências suficientes para recomendar a interrupção da campanha antirrábica”, afirma a nota.

Segundo o ministério, a partir de 2010, passou a ser usada a vacina de cultivo celular, que garante imunidade de um ano, é mais segura e atende às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Conforme o ministério, a empresa Biovet, fabricante da vacina mais usada nas campanhas públicas, tem registro e licença no Ministério da Agricultura há oito anos e comercializa o produto em clínicas veterinárias particulares de todo o país.

Desde junho, 17 estados e o Distrito Federal vacinaram, juntos, mais de 1,37 milhão de animais. Desse total, 14 estados e o DF utilizam somente a vacina do laboratório Biovet. Os estados de Roraima, Minas Gerais e da Bahia usam vacina de outra empresa. Sobre a suspensão da campanha em São Paulo, o ministério informou que a medida será reavaliada dentro de duas semanas.

Foi confirmado hoje (8) o primeiro caso de raiva humana transmitido por cão neste ano. O paciente foi atacado, há três meses, por um animal infectado na cidade de Chaval, no Ceará. Ele está sendo submetido ao mesmo tratamento antirrábico aplicado em um paciente de Floresta (PE), em 2008, que se tornou o terceiro sobrevivente no mundo à raiva humana. Até junho deste ano, foi registrada uma morte por raiva humana no Rio Grande do Norte, transmitida por morcego.

A raiva é uma doença viral transmitida ao homem por mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado, principalmente cães, gatos, saguis e morcegos. A taxa de letalidade entre humanos é próxima de 100%. Em 1990, foram notificados 73 casos de raiva humana no Brasil. A partir de 1995, o número passou a cair, chegando a dois casos, no ano passado, de acordo com o governo federal. O ministério atribui a queda às ações de vigilância, como a vacinação de cães e gatos.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/09/08/brasil,i=212098/MORTE+DE+CAES+E+GATOS+PODE
+TER+RELACAO+COM+VACINA+CONTRA+RAIVA.shtml

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Cavalo Queimadinho é sensação no desfile militar de 7 de Setembro no Rio

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
07-Set-2010

Animal, adotado pelo Regimento de Polícia Montada, está em tratamento há cinco meses

Rede Record

Um cavalo roubou a cena no desfile militar do Sete de Setembro, nesta terça-feira (7), no Centro do Rio. A criançada presente à parada que movimentou a avenida Presidente Vargas só tinha olhos para Queimadinho, que ganhou esse nome há cinco meses, quando sofreu várias queimaduras pelo corpo.

O cavalo foi adotado pelo Regimento de Polícia Montada da PM do Rio e ainda está em tratamento. Nesta terça-feira, Queimadinho participou da parada junto com a cavalaria. A major Marta Pacheco, veterinária da PM do Rio, comemorou a recuperação do animal.

- Queimadinho já está com a gente há cinco meses e já está bastante recuperado. Nossa equipe se esforçou muito. Os enfermeiros ficam 24 horas por dia fazendo curativos. Várias feridas estão cicatrizadas. As restantes, mais sérias, apresentam franca cicatrização.

O desfile foi aberto pelo velocista Vicente Lenilson e pela triatleta Fernanda Keller. O atleta conduziu o fogo simbólico que acendeu a pira dos Jogos Mundiais Militares, que acontecem no ano que vem, no Rio.

Após os tanques e desfiles de militares, apareceu Queimadinho, que encerrou o desfile junto com a cavalaria. Foi o momento mais esperado pelas crianças, que aplaudiram e gritaram pelo nome do animal.

Assista à reportagem completa em vídeo:

http://noticias.r7.com/rio-e-cidades/noticias/cavalo-queimadinho-e-sensacao-no-desfile-militar-de-7-de-setembro-no-rio-20100907.html

Governo federal confirma reações à vacina da raiva

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
07-Set-2010
Redação 24 Horas News

Uma nota técnica do Ministério da Saúde confirmou o alto índice de complicações em animais vacinados contra a raiva no Estado de SP.

Donos de cães e gatos negligenciam vacinas primordiais
Após morte de animais, SP suspende vacina contra raiva em cães e gatos

O material, divulgado a profissionais do setor e obtido pela Folha, diz que o lote n.º 59/10 foi o único usado em São Paulo e Guarulhos, onde os casos de reações adversas se concentram.

Há duas semanas, o ministério disse que não havia problemas com a vacina e que a campanha -suspensa no Estado em 20 de agosto após mortes de sete animais- deveria continuar.

Procurado ontem, não comentou a nota técnica e informou que detalhes serão divulgados nesta semana.

Estudo feito pelas secretarias estadual e municipal de Saúde aponta que o número de complicações em cães e gatos na cidade de São Paulo foi 177 vezes maior em 2010 do que no ano passado.

Em 2009, 53 reações foram registradas, uma incidência de 0,05 casos a cada mil doses. Agora, passou para 2.198 reações, o que representa 8,88 a cada mil. No interior, o índice é de 1,13 a cada mil.

A vacina, produzida pelo laboratório Biovet, está sendo usada pela primeira vez na rede pública.

Uma investigação dos casos deve ser concluída em 15 dias. Até lá, a secretaria estadual decidiu manter a campanha suspensa.

Em todo o Estado, 2.627 animais imunizados tiveram reações adversas associadas, sendo 1.903 gatos, 713 cães e 11 em processo de identificação. Desses, 66 morreram.

LABORATÓRIO

O Biovet informou que a qualidade da vacina foi comprovada em testes feitos pelo Laboratório Nacional Agropecuário, ligado ao Ministério da Agricultura, e que está realizando análises internas.

http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=341004

SP prorroga suspensão da vacina contra raiva

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
07-Set-2010

Notificações de casos de gatos e cachorros que passaram mal após a imunização antirrábica cresceram 41 vezes na comparação com o ano passado

Tatiana Piva / JORNAL DA TARDE - O Estado de S.Paulo

A Secretaria de Estado da Saúde decidiu ontem manter por pelo menos mais 15 dias a suspensão da vacinação antirrábica no Estado de São Paulo, paralisada desde 20 de agosto. Com base em dados levantados em parceria com a Secretaria Municipal de São Paulo, a pasta identificou um aumento de 41 vezes no total de notificações de reações adversas em animais relacionadas à imunização, em comparação ao ano passado.

"Logo nos primeiros dias da vacinação percebemos que havia alguma coisa de diferente. Esses números podem mostrar algo importante, mas ainda precisamos esperar outros resultados que estão por vir ", diz Clélia Aranda, secretária adjunta da Saúde estadual.

Entre esses resultados estão os laudos das necropsias de seis animais que estão sob responsabilidade do Departamento de Patologia da Universidade de São Paulo (USP), além de investigações de campo nos Estados onde a vacinação continua ocorrendo e análises das notificações feitas pela população por meio do Centro de Controle de Zoonoses.

Segundo o estudo da secretaria estadual, até 20 de agosto deste ano, durante a campanha de vacinação, foram registradas 2.198 notificações de reações adversas, ante 53 registradas em todo o mês de agosto de 2009. Até o dia 27 de agosto deste ano, foram verificadas reações adversas temporariamente associadas à vacina em 2.627 animais no Estado - 713 cães, 1.903 gatos e 11 ainda sem identificação.

Quando se trata da incidência de reações leves, moderadas e graves em animais imunizados, o crescimento é ainda maior. Neste ano, entre os dias 9 e 17 de agosto foram vacinados 247.550 animais, com uma incidência de 8,88 reações adversas para cada mil animais. Já em 2009 foram imunizados 1.113.530 bichos e esse índice ficou em 0,05. Ou seja, na comparação, a incidência cresceu 177 vezes neste ano.

As vacinas formam fornecidas pelo Laboratório Biovet e não há confirmação se os Ministérios da Saúde e da Agricultura vão substituí-las por outra marca. Segundo a assessoria do Ministério da Agricultura, todas foram testadas por laboratórios segundo critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, diz o órgão, é prematuro dizer que há um problema.

O Laboratório Biovet afirmou ontem que não vai comentar números divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde. Por meio de nota, disse que as reações adversas provocadas pela vacinação podem estar associadas à resposta de cada animal.

Raiva humana. A secretaria afirma ainda que a vacina contra raiva humana não é a mesma usada nos animais. "Portanto, é importante esclarecer que pessoas com lesões causadas por mordidas ou arranhões de cães, gatos, morcegos e animais silvestres devem tomar a vacina, senão há riscos de a doença virar um problema", diz Aranda.

Nas clínicas

A vacinação nas clínicas particulares continua. A maioria trabalha com doses importadas e o valor cobrado varia de R$ 25 a R$ 40 em média.

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100907/not_imp606190,0.php

Recomeça a temporada de caça a golfinhos no Japão

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
07-Set-2010
Claudia Sarmento

TÓQUIO - O principal personagem do filme "The Cove" - documentário sobre a matança de golfinhos no Japão que ganhou o Oscar de 2010 - decidiu não ir à cidade de Taiji este ano para acompanhar a temporada de caça dos cetáceos, que acontece a partir de setembro no Japão. Ric O'Barry, um ex-treinador que se transformou no principal nome da campanha contra a captura e matança dos golfinhos, foi alvo de ameaças de morte de grupos da extrema direita japonesa, que consideram o filme uma ofensa ao país. Para evitar violência, o ativista contou que preferiu seguir o conselho da polícia local e não pisar em Taiji. A pequena cidade de 3.400 habitantes, no entanto, está sendo monitorada por outros grupos ambientalistas e pela imprensa, mas O'Barry admite que talvez a pressão apenas irrite ainda mais os pescadores.

- Talvez seja a hora de recuar e deixar os japoneses enfrentarem esse problema e abraçarem essa causa - disse o ativista em Tóquio, onde faz campanha para evitar a matança a golpes de arpão, registrada de forma impressionante no documentário de Louie Psihoyos, um fotógrafo da "National Geographic".

Artistas participam de campanha contra a matança. Assista ao vídeo

Os pescadores de Taiji alegam que matar golfinhos e comer sua carne é uma tradição milenar, mas O'Barry - o homem que treinou os golfinhos da série "Flipper" antes de virar um ativista - não aceita essa explicação. Segundo ele, a prática só começou em 1933 e, além disso, o fato de a carne de golfinho ser contaminada por mercúrio, como mostra o documentário, deveria pesar mais do que qualquer questão cultural.

- A carne já foi retirada da merenda escolar das crianças de Taiji por causa da contaminação, mas continua sendo vendida no mercado sem nenhuma advertência. Isso deixou de ser uma campanha de proteção dos animais para se tornar um problema de direitos humanos. Os japoneses têm o direito de saber o que estão comendo - defendeu.

O ex-treinador, no entanto, condenou a tática de grupos como o Sea Shepherd, que persegue a frota japonesa no Ártico para impedir a caça de baleias, o que já levou a choques em alto-mar. Membros da organização estão em Taiji, mas O'Barry teme que seus métodos sejam contraproducentes.

- Nós precisamos trabalhar com os japoneses e não contra eles - afirmou, acrescentando que "The Cove" não é um filme contra o Japão. - O povo de Taiji é inocente. A matança é feita por uma minoria. São 13 barcos, com dois homens em cada um. Estamos falando de 26 caras que conseguiram denegrir a imagem de um país - declarou.

Por enquanto, não há sinais de sangue nas águas de Taiji neste início da temporada de caça, mas ativistas relataram a captura de pelo menos 20 golfinhos nos últimos dias, que provavelmente serão vendidos a parques aquáticos. A cada ano, cerca de 1.500 cetáceos são mortos na região, a sete horas de trem de Tóquio. Na capital japonesa, O'Barry entregou à Embaixada dos EUA uma petição pelo fim da caça com 1,7 milhão de assinaturas de 151 países. O ex-treinador quer que o governo americano pressione o Japão a proibir a prática, mas apesar de "The Cove" ter mostrado ao mundo o que acontece na isolada baía de Taiji, o assunto ainda não é um debate de grandes proporções entre os japoneses.

- A mídia japonesa não tem muito interesse no assunto. Alguns repórteres me disseram que gostariam de relatar toda a história, mas ela dificilmente será publicada - acusa O'Barry, que agora estrela também um programa no canal de TV a cabo "Animal Planet".

A minissérie "Blood Dolphins" mostra a luta dos ativistas em Taiji e nas Ilhas Salomão, na Oceania, onde matar golfinhos é uma prática de 400 anos e até o dente do cetáceo é considerado valioso.

- Ensinamos aos pescadores atividades alternativas e, pela primeira vez, eles estão dispostos a interromper o massacre. Se isso é possível nas Ilhas Salomão, acredito que também será no Japão - disse o ativista americano, de 70 anos.

http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2010/09/06/recomeca-temporada-de-caca-golfinhos-no-japao-917569280.asp

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Fortaleza/CE: Uipa mobiliza sociedade contra morte de gatos

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
06-Set-2010

Uma das propostas de controle da reprodução é a castração de felinos

A matança de cerca de 60 gatos no Parque do Cocó, no último mês, está ganhando cada vez mais repercussão. Defensores dos animais realizaram, ontem, uma manifestação no local com os objetivos de alertar sobre a situação e dizer um basta ao extermínio dos felinos.

São encontrados, em média, oito gatos mortos por dia. A suspeita para as causas das mortes dos felinos é de envenenamento. Segundo a presidente da União Internacional Protetora dos Animais no Ceará (Uipa-CE), Geuza Leitão, o problema não é restrito somente ao Parque do Cocó, sendo registrado na maioria das áreas de lazer, cemitérios e universidades de Fortaleza. "É preciso que se faça um trabalho educativo de conscientização. As pessoas precisam ser sensíveis a essa causa, além de saberem que, se forem pegos abandonando ou maltratando algum animal, elas serão punidas", afirma.

Abrigo

Para Geuza Leitão, o projeto de castração dos gatos proposto pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) é ineficaz, visto que, apesar de controlar a sua reprodução, não leva os animais para locais apropriados. A presidente denuncia, ainda, o fato de o Ceará não possuir nenhum abrigo onde esses gatos poderiam receber assistência veterinária.

"Diante disso, a única saída para realmente proteger os gatos é conseguir um terreno com vigia e controlar o acesso dos gateiros (pessoas que cuidam de gatos) com crachás. Dessa forma, os animais estarão protegidos e sendo bem tratados", comenta. O assunto divide a opinião dos moradores e frequentadores do parque. A professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), moradora do bairro e cuidadora de gatos Marta Bastos, diz-se revoltada com o problema e culpa a Semace pela situação. "Isso que está havendo é uma crueldade. A Semace, já que o Cocó é responsabilidade dela, deveria vir aqui para ver o que está acontecendo".

A administradora e moradora do Cocó Adriana Silva afirma que não concorda com a matança dos bichos, mas não acha correto que eles vivam no parque. "A quantidade de gatos aqui era muito grande. Estávamos chegando a um ponto de não frequentar mais o local com medo de pegar doenças, já que muitos não são vacinados".

Punição

O Artigo 32 da Lei dos Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605/98) diz que praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime com pena que pode variar de três meses a um ano de prisão e multa. A reportagem tentou contato com a Semace, mas não conseguiu retorno até o fechamento desta edição.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=846220

Lady Gaga aparece nua e coberta por pedaços de carne em ensaio para a Vogue

06-Set-2010

Como se Lady Gaga já não houvesse criado polêmicas o suficiente, a cantora fez um ensaio que promete atrair a ira do PETA e dos defensores dos direitos dos animais.

Matéria de capa da revista Vogue Hommes Japan, Lady Gaga posou para as lentes de Terry Richardson (que já havia fotografo a cantora para a Rolling Stone) coberta apenas por pedaços de carne crua.

Veja abaixo a imagem:

http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/lifestyle/2010/09/06/257749-lady-gaga-aparece-nua-e-coberta-por-pedacos-de-carne-em-ensaio-para-a-vogue

Guararapes/SP: Aposentado é flagrado caçando animais silvestres

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
06-Set-2010
Hélton Souza

O aposentado Altino Salustiano, 63 anos, foi preso em flagrante hoje (6) de manhã, em Guararapes, acusado de porte ilegal de arma de fogo e caça de animal silvestre.

Ele foi flagrado pela Polícia Ambiental próximo à margem do rio Aguapeí com uma espingarda calibre 32 com 11 cartuchos intactos e 4 deflagrados, além de uma fisga com cabo de madeira e um acessório artesanal usado para caçar capivaras.

Às 11h40, uma equipe da Polícia Ambiental fazia patrulhamento pelo bairro Jangada quando avistou o aposentado com a arma. Ele foi levado à delegacia de Guararapes e teria confessado que estava caçando.

Por se tratar de crime inafiançável, foi preso em flagrante e encaminhado à cadeia de Penápolis. Salustiano também foi multado pela prática de caça de animal silvestre.

http://www.folhadaregiao.com.br/noticia?265478

Natal/RN: Polícia fecha rinha de canários

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
06-Set-2010

Cipam apreendeu ontem, na Zona Norte, 21 pássaros silvestres. 16 deles seriam usados para brigas entre si

Paulo de Sousa

Três homens foram autuados por crime de maus tratos a animais e responderão o processo em liberdade Foto: Ana Amaral/DN/D.A Press
Três homens foram autuados por crime de maus tratos a animais e responderão o processo em liberdade Foto: Ana Amaral/DN/D.A Press

Após uma denúncia anônima, a Companhia de Polícia Ambiental da PM (Cipam) flagrou uma rinha de Canários em uma casa da Rua Quintino Bocaiúvas, no loteamento Vale Dourado, Zona Norte de Natal, onde foram apreendidos 21 pássaros silvestres, por volta das 12h de ontem. O proprietário da residência, José Humberto Azevedo de França, 39 anos, e dois amigos, João Maria Lopes Cadó e Francisco Nunes Muniz, foram detidos no local. Momentos antes, 58 aves tinham sido apreendidas em uma feira livre no conjunto Nova Natal, também na zona Norte.

Segundo o tenente PM André Valadares, da Cipam, sua equipe foi acionada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), informando sobre uma rinha de canários na zona Norte da capital. Ao chegar ao local, os policiais comprovaram a denúncia. Foram encontrados presos em várias gaiolas 16 canários, três sabiás, um azulão e um sibite. "O dono da casa afirma ter alugado o imóvel por R$ 60 para os amigos fazerem a rinha neste final de semana". Entre os equipamentos usados pelos acusados, havia uma maleta que disfarçava o transporte das aves.

Os homens detidos na rinha de canários foram levados à delegacia de plantão da zona Norte, onde foram autuados em Termo Circunstaciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de maus tratos a animais. José Humberto afirma que foi a primeira vez que houve esse tipo de atividade em sua casa. "Meu amigos disseram que iriam passar apenas uma hora por aqui". Eles foram liberados após a autuação e responderão pelo crime em liberdade, podendo pegar de seis meses a um ano de prisão, além de multa. Os animais foram levados para a sede da Cipam, de onde serão transferidos para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Rescursos Naturais (Ibama).

Feira

O tenente informou ainda que, momentos antes, a sua equipe fez uma busca em uma feira livre do conjunto Nova Natal, onde, em várias bancas, foram apreendidas 49 aves silvestres. "Dessa vez, ninguém foi preso, pois os donos dessas bancas conseguiram fugir antesda nossa chegada". Na feira, foram encontrados 20 Sanhaçus, 19 Golinhas, oito Galos de Campina, sete Sibites, dois Azulões e um Papa-Capim.

http://www.diariodenatal.com.br/2010/09/06/cidades7_0.php