sábado, 20 de novembro de 2010

Pinguim com bico quebrado recebe prótese em zoo de Niterói

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
20-Nov-2010

'Tungo' passou por cirurgia nesta sexta-feira (19).
A ave se acidentou em uma hélice de barco, em agosto.

Liana Leite
Do G1 RJ

O pinquim "Tungo" antes e depois da cirurgia no bico (Foto: Roched Seba / Divulgação )

O pinguim apelidado de "Tungo" por funcionários do zoológico de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, passou por uma cirurgia na tarde de sexta-feira (19) para recompor o bico quebrado em agosto. Segundo o zoológico, a ave ficou presa na hélice de um barco. O acidente aconteceu em Búzios, na Região dos Lagos.

Neste sábado (20), "Tungo" já se alimenta normalmente. Após a cirurgia, o pinguim recuperou sua capacidade de pinçar os alimentos. Anteriormente, ele precisava que os veterinários segurassem o peixe.

Especialista do zoo estudam a possibilidade de polir e pintar o bico do animal, que ficou esbranquiçado pela prótese de resina implantada. A nova intervenção seria apenas por questões estéticas.

Após se recuperar, a ave será transferida, com outros 29 pinguins, para o Monterey Bay Aquarium, na Califórnia, EUA, onde está sendo realizado um programa de reprodução em cativeiro da espécie que hoje encontra-se na lista de animais ameaçados de extinção.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/11/pinguim-com-bico-quebrado-recebe-protese-em-zoo-de-niteroi.html

Pinguins deixam Salvador e voltam para casa

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
20-Nov-2010

Após uma breve temporada recebendo cuidados especiais no Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA), em Salvador, chegou a hora dos 21 Pinguins de Magalhães resgatados na Bahia este ano voltarem para casa. Na próxima segunda-feira (22), os animais serão transportados para o estado do Rio Grande do Sul, onde, após passarem por um curto período de avaliação no Centro de Recuperação de Animais Marinhos (CREAM), localizada na cidade de Rio Grande, serão soltos na Praia do Cassino, região mais ao sul do litoral brasileiro. Logo após a soltura, as aves seguirão para a região da Patagônia, na Argentina. Pelo instinto natural eles encontrarão as correntes marítimas que os conduzirão ao seu destino. As aves começaram a ser resgatadas nas praias da Bahia a partir no mês de agosto, sendo conduzidas de imediato para as dependências do IMA, em Pituaçú, onde chegavam, segundo os técnicos, bastante debilitados, apresentando um quadro clínico de anemia, desidratação e peso bem abaixo de ideal.

http://www.bahianoticias.com.br/noticias/noticia/2010/11/20/79164,pinguins-deixam-salvador-e-voltam-para-casa.html

Paraná: Ração proibida leva 175 bovinos ao abate

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
20-Nov-2010

Operação tenta prevenir o mal da vaca louca. Animais tinham consumido cama aviária, que pode originar a doença


Técnico fiscaliza rebanho e uso de cama aviária como ração bovina . Produto é proibido por conter proteína animal

A Defesa Sanitária Animal do Paraná revelou ontem que 175 bovinos foram abatidos no estado nas últimas semanas em prevenção ao mal da vaca louca – ou encefalopatia espongiforme bovina, doença degenerativa que torna o animal agressivo e impróprio para a cadeia da carne. A notícia foi lançada em tom preventivo. “Não temos casos dessa doença no Brasil, mas queremos chamar a atenção dos criadores de bovinos e ovinos do estado que é proibido o uso de ração com proteína animal”, disse o diretor de Fiscalização e Sanidade Agropecuária da Secretaria Esta dual da Agricultura (Seab), Marco Antonio Teixeira Pinto.

A maior parte dos animais abatidos (135) estava sendo alimentada com cama aviária em Francisco Beltrão (Sudoeste). Essa cama, formada com materiais como palha de milho para conforto dos frangos, contém ração aviária, com fa rinha de ossos e restos animais não aproveitados no consumo humano. Essa farinha é apontada como causa da doença da vaca louca. Os demais animais abatidos são de Astorga (Norte), conforme a Seab.

Outros 230 bovinos foram interditados na região de Munhoz de Melo (Norte) e Astorga e também devem ser abatidos se comprovada a presença de proteína animal nos cochos fiscalizados. Ao todo, foram vistoriadas 85 propriedades em 34 municípios. As operações envolveram fiscais do estado e do Ministério da Agricultura. Numa das áreas, foram encontrados 12 animais supostamente mortos de fome, conforme a Seab. A cama aviária era usada como opção alimentar barata neste caso.

Os pecuaristas que usavam cama de aviário para alimentar o gado não tiveram seus nomes di vulgados. Eles podem ter de pa gar multas de R$ 500 a R$ 2 milhões, segundo a Defesa Sanitária. A proibição, aprovada em 1996, foi detalhada em 2004 e normatizada em outubro do ano passado.

O pecuarista recebe preço normal pela carne dos animais abatidos. A fiscalização exige, no frigorífico, a incineração de partes que podem originar a doença da vaca louca – encéfalo, olhos, medula espinhal, amídalas, baço e terço final do intestino delgado.

A doença da vaca louca foi identificada na década de 80 na Europa Entre 1987 e 2009, o Reino Unido registrou mais de 180 mil casos. A epidemia valorizou o boi tratado a pasto no mercado internacional e favoreceu o Brasil, que não registraram o problema.


Fonte: JOSÉ ROCHER
da Gazeta do Povo

http://www.expressomt.com.br/noticia.asp?cod=103565&codDep=6

Manifestantes protestam contra a morte de tubarões na praia de Copacabana/RJ

20-Nov-2010

André Muzell/R7

Manifestantes colocaram mil barbatanas de papel na praia

Um protesto contra a morte de tubarões mudou a paisagem da praia de Copacabana, na altura da rua República do Chile, zona sul do Rio de Janeiro, na tarde deste sábado (20).

Os organizadores colocaram mil barbatanas de papel na areia para chamar a atenção para o aumento das mortes desses animais.

Segundo eles, esse é o número de tubarões que morrem a cada cinco minutos no mundo todo.

Muitos banhistas que estavam no local aderiram ao movimento com um abaixo-assinado para proteção dos tubarões.

http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/protesto-contra-a-morte-de-tubaroes-na-praia-de-copacabana-na-zona-sul-20101120.html

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Cúpula reúne 13 países para salvar o tigre da extinção

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
19-Nov-2010

Encontro em São Petersburgo, na Rússia, é o primeiro dedicado à sobrevivência de uma única espécie

Menos de 3.200 tigres restam no mundo. A espécie está à beira da extinção por influência do homem (Anup Shah)
Menos de 3.200 tigres restam no mundo. A espécie está à beira da extinção por influência do homem (Anup Shah)
Restam 3.200 tigres em todo o mundo, segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF). Há um século, eram 100.000. Para evitar a extinção completa da espécie (três subespécies desapareceram e o futuro de outras seis é incerto) e tentar duplicar o número de tigres vivendo na natureza até 2022, os 13 países onde o animal ainda vive participarão de um encontro sediado em São Petersburgo, na Rússia, entre os dias 21 e 24 de novembro. É a primeira cúpula de chefes de governo deste nível dedicada à sobrevivência de uma única espécie.

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, tem interesse pessoal no tema e é um declarado defensor do tigre de Amur, subespécie russa. Tanto que, ao contrário do que vem acontecendo nos outros doze países participantes do encontro - Bangladesh, Butão, Camboja, China, Índia, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Nepal, Tailândia e Vietnã -, o número de tigres na Rússia aumentou, passando de cem indivíduos para cerca de 500, nos últimos 50 anos. "A Rússia cumpre um papel chave como país anfitrião e dá bom exemplo. Um dos elementos importantes é a preocupação de Putin", destacou Sabri Zain, da organização do encontro.

O primeiro-ministro russo assumiu pessoalmente o controle de um programa de salvaguarda do tigre. Em agosto de 2008, participou da captura de uma tigresa para equipá-la com um colar GPS. A análise de deslocamento é um dos elementos centrais do programa russo de defesa do felino.

(Com Agência France Presse)

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/paises-se-reunem-na-russia-para-proteger-o-tigre-da-extincao

Portugal: Veterinário é alvo de inquérito por ceder animais para cobaias em universidade

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
19-Nov-2010
Jornal de Notícias - Portugal
MARISA RODRIGUES

"Chocada" e "profundamente abalada" com a utilização de animais como cobaias, a bastonária da Ordem dos Médicos Veterinários ordenou, ontem, a abertura de um inquérito contra o responsável pelo canil municipal de Évora. O exemplo foi seguido pela autarquia.

O caso, divulgado pelo JN, pôs a descoberto uma prática ilegal e que durava há vários anos, com conhecimento de muitos, mas sem que tenha havido denúncias nem sanções aplicadas.

Cães e gatos vivos e saudáveis, entregues aos cuidados do canil municipal, eram periodicamente cedidos ao Hospital Veterinário da Universidade de Évora (HVUE) para serem utilizados durante as aulas práticas do curso de Medicina Veterinária.

Situação que a Ordem dos Médicos Veterinários (OVM) condena. "Não concordamos de todo com este tipo de procedimentos, que em nada têm a ver com a postura dos veterinários", disse, ao JN, Laurentina Pedroso.
Revela ainda que, depois da notícia publicada ontem, chegaram à OMV "inúmeras queixas" contra o veterinário do canil de Évora, algumas das quais "por situações diferentes das que já foram publicamente reveladas", sem querer adiantar o conteúdo.

A divulgação do esquema entre o canil e o HVUE fez a OMV avançar com uma medida inédita, "a criação de uma comissão de trabalho que vai averiguar o que se passa a nível nacional e qual a origem dos animais usados pelas instituições de medicina veterinária".

O responsável pelo canil municipal será ouvido no âmbito do processo instaurado pela OMV que, para além dos relatos feitos por ex-alunos e profissionais no activo, tem ainda um outro trunfo: o director do HVUE admitiu ter recebido animais vivos e saudáveis, que ele próprio pediu ao veterinário. Embora o protocolo existente entre a autarquia e a instituição de ensino seja apenas para incineração de cadáveres, a alguns dos animais eutanasiados no canil não era apenas isso que acontecia. "Em vez de os mandarem já abatidos, pedimos que os mandem vivos para intervenções mais específicas", revelou José Tirapicos Nunes.

Situação que o presidente da autarquia diz desconhecer. José Ernesto Oliveira garantiu que "irão ser tomadas medidas" e não excluiu a instauração de procedimentos disciplinares contra o veterinário António Flor Ferreira, que recusou falar ao JN.

Uma manifestação a exigir a demissão do veterinário municipal está marcada para a próxima segunda-feira.

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=%C9vora&Concelho=%C9vora&Option=Interior&content_id=1714329

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Exigências de camarim mostram lado politicamente correto de Paul MacCartney

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
18-Nov-2010

ImageAs exigências do ex-beatle Paul Mc Cartney, que faz shows em São Paulo dias 21 e 22, seguem a linha politicamente correta do cantor. Ele pede que nenhuma mobília do camarim seja feita de pele animal ou contenha estampa animal, nem mesmo cópia ou couro artificial.

Na linha tropical, Paul McCartney pediu frutas orgânicas em seu camarim. Além de uvas sem semente, laranjas, bananas e outras frutas da estação, pediu também uma tigela com limas-da-pérsia e uma coqueteleira com coador.

http://www.acritica.net/index.php?conteudo=Noticias&id=26324

Assembléia Legislativa do RJ preocupa-se com estrada Paraty-Cunha

Noticias - MEIO AMBIENTE - BRASIL
18-Nov-2010
PARATY

Foto: Rodrigo Luiz
Foto: Rodrigo Luiz
O começo das obras de pavimentação da estrada que liga Paraty a Cunha (SP) preocupa os ambientalistas e o presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado estadual André Lazaroni (PMDB). A estradinha corta o Parque Nacional da Serra da Bocaína, santuário ecológico que conseguiu se manter preservado ao longo de cinco séculos de ocupação de sua área adjacente. Para Lazaroni, recém-reeleito para seu terceiro mandato consecutivo, algumas providências são imprescindíveis para que a estrada não cause danos ao meio ambiente.

O parlamentar defende que a Paraty-Cunha, a ser pavimentada nos moldes de uma estrada-parque, tenha redutores de velocidade ao longo de seu trajeto e zoopassagens, vias subterrâneas para que os animais silvestres possam atravessar de uma margem a outra sem risco de atropelamentos.

“Também é muito importante que haja uma fiscalização eficiente, tanto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) quanto do Governo do Estado do Rio. É fundamental que se evite a ocupação das margens a partir da pavimentação, como aconteceu em muitas estradas”, acrescenta o deputado.

A estradinha de terra até Cunha sempre existiu, mas nos últimos anos seu estado era tão ruim que poucos se arriscam a passar por ela. O trecho, de 13 quilômetros de chão, fica no Estado do Rio. Em São Paulo, já está tudo asfaltado. Meses atrás o Ibama liberou a licença ambiental para a pavimentação total. O custo, de R$ 66 milhões, será bancado pela Eletronuclear, estatal responsável pela operação das usinas nucleares Angra 1 e Angra 2 e pela construção de Angra 3.

http://www.avozdacidade.com/portal/Politica/htm000021978.asp

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Pesquisadores estudam criação de centro de testes alternativos para cosméticos

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
17-Nov-2010
Irani de Souza

FCF-USP já produz pele artificial em laboratório

A indústria brasileira de cosméticos está perdendo mercado para empresas dos Estados Unidos, Japão e países da Europa por causa da proibição de venda de produtos que foram testados em animais. A medida começa a vigorar a partir de 2013 e pesquisadores brasileiros recomendam a criação de um centro onde possam ser realizados testes alternativos para esse segmento.

Segundo a professora Silvya Stuchi Maria-Engler, do departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas (FBC) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, a produção de medicamentos e cosméticos necessita de testes para avaliar a toxicidade e eficácia de novos princípios ativos e formulações. Porém, diferentemente de outros países, o Brasil ainda é incipiente na utilização de métodos in vitro, o Brasil ainda realiza testes in vivo, empregando animais de laboratório, como ratos, camundongos e coelhos.

“Os países desenvolvidos reduziram o número de animais utilizados em pesquisas. Os avanços da ciência possibilitaram o desenvolvimento de sistemas biológicos complexos, como a criação em laboratório de estrutura semelhante à pele humana, onde é possível testar cosméticos e novos medicamentos. O Laboratório de Patologia e Citologia Clínica da FCF já desenvolve esse tipo de pele artificial, que é a base para testes alternativos de eficácia e segurança”, explica a professora.

Além de reduzir o uso de animais, o modelo de pele desenvolvido na FCF garante maior número de testes de um número maior de substâncias, já que a estrutura recria de forma mais fiel as situações de exposição da pele humana, nem sempre obtidas com o uso de animais.

A professora Silvia Berlanga de Moraes Barros, também do FBC, aponta outras dificuldades na alteração de testes in vivo para in vitro. “No mercado brasileiro não existem empresas de biotecnologia que produzam peles artificiais humanas na forma de kits. Já no mercado mundial, existem possibilidades de aquisição de kits de pele humana”, declara.

Para a professora Silvya Stuchi, essa diferença entre a indústria brasileira e a de outros países se reflete nos altos custos e na limitação de análise de compostos. “O país se vê diante da impossibilidade de aquisição de sistemas de peles artificiais importados do mercado internacional, em grande parte por causa das dificuldades alfandegárias”, esclarece.

“Os testes com peles artificiais são valiosos principalmente para cosméticos, mas poderiam também ser empregados em triagem de novos fármacos de aplicação na pele. O mais importante é que as agências reguladoras de registro reconheçam esses testes para fins de registro de produtos. Produzir esse material na FCF e no Brasil significa independência de metodologia importada, o que poderia alavancar a inovação na área farmacêutica e de cosméticos em nosso país”, explica a professora Silvia Berlanga.

“Temos discutido esse tema em encontros, reforçando a necessidade do desenvolvimento de tecnologia brasileira e na criação de métodos alternativos de testes da indústria de medicamentos e cosméticos”, complementa a professora Silvya Stuchi.

No exterior existe o Centro Europeu para Validação de Métodos Alternativos (ECVAM), órgão que coordena atividades e testes alternativos. “A ideia é termos um centro nos mesmos moldes, que poderia até mesmo se associar ao ECVAM. Porém, é importante frisar que a curto e médio prazo os testes com animais não devem acabar. O que os testes alternativos fazem é reduzir o número de animais para experimentos a partir das respostas com testes alternativos. Mas em muitos casos, como para o registro de praguicidas e de medicamentos, os testes em animais ainda são obrigatórios”, revela Silvia Berlanga.

http://www.atibaianews.com.br/ver_not.php?id=15087&ed=Sa%C3%BAde&cat=Not%C3%ADcias

Polícia Ambiental apreende armas e cães de caça em Lins/SP

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
17-Nov-2010
Vitor Oshiro

Depois de receber uma denúncia de que havia um homem caçando na zona rural de Lins (102 quilômetros de Bauru), o Policiamento Ambiental Rural da Polícia Militar (PM) da cidade encontrou um suspeito com várias armas utilizadas para caça e ainda dois cães que também estariam sendo utilizados para este fim.

A ocorrência foi registrada no fim de semana em uma fazenda no jardim Campestre. Na ocasião, José Antônio de Brito Neto foi encontrado com três fisgas, um facão, duas facas e ainda dois cachorros de grande porte, os quais a polícia acredita que estavam sendo utilizados na prática.

Ele foi conduzido à delegacia de polícia de Lins, onde foi indiciado pelo crime de perseguição de animais da fauna silvestre e, por não ter antecedentes criminais, foi liberado em seguida. Tanto as armas quanto os cachorros foram apreendidos.

http://www.jcnet.com.br/detalhe_regional.php?codigo=196023

Plantação de eucalipto da ex-Aracruz Celulose contamina lagoa em Mucuri/BA

Noticias - MEIO AMBIENTE - BRASIL
17-Nov-2010
Flavia Bernardes

Uma extensa plantação de eucalipto da ex-Aracruz Celulose (Fibria) está gerando revolta entre ambientalistas e moradores das proximidades da Lagoa do Espelho, em Mucuri, na Bahia. Com 9,27 hectares, a lagoa está secando entre os plantios feitos pela empresa, desrespeitando a distância prevista em lei para plantios de monocultura próximos a Áreas de Preservação Ambiental (APA).

A denuncia foi feita pelo jornal Quilombo News e vem sendo repassada entre ambientalistas capixabas preocupados com o futuro das lagoas no norte do Estado.

A informação é que em Mucuri a Lagoa do Espelho está secando e seu espaço, virando lajedo por causa da aproximação dos plantios. O aspecto, contam os ambientalistas, é de uma lagoa com suas margens destruídas, assumindo aspecto de um “chão de sertão”, rachado e marcado pela agressividade da monocultura do eucalipto na região.

Esta cultura, além de nociva ao solo, afasta o turismo, lembram os ambientalistas.

O avanço dos plantios de eucalipto da Fibria não é a única ameaça. A Suzano Papel e Celulose S/A é acusada de despejar, até três anos atrás, os resíduos químicos da produção de celulose a céu aberto no rio Mucuri.

Atualmente, a empresa instalou as bocas dos canos no fundo do rio, de onde o líquido já sobe dissolvendo e causando uma mancha escura na água, segundo informações do Quilombo News.

Denuncias neste sentido também já foram feitas ao Ministério Público Estadual (MPES), devido à contaminação e ao desaparecimento de lagoas situadas no norte do Estado, entre comunidades quilombolas que resistem entre os eucaliptais da ex-Aracruz Celulose.

A cobrança é, portanto, para que haja no mínimo alta fiscalização e monitoramento dos resíduos despejados por estas empresas nos recursos hídricos no Espírito Santo e na Bahia.

Tais medidas evitariam, por exemplo, a agonia de peixes que estão morrendo com sinais avermelhados que vê sendo analisados por especialistas, a morte de animais domésticos e a destruição do solo e dos recursos hídricos. E permitiria, por exemplo, o turismo, o lazer dos moradores do entorno, a contemplação e a exploração sustentável da região.

http://www.seculodiario.com.br/exibir_not.asp?id=7115

Política pública de controle animal: secretário da Saúde fala em avanços. Protetores contestam

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
17-Nov-2010

O secretário da Saúde do Município, Januário Montone, garantiu que a cidade apresenta muitos avanços na política pública de controle de cães e gatos, ao ser questionado por protetores de animais e pelo vereador Roberto Tripoli (PV), por que o Centro de Controle de Zoonoses gastou pouco e aparentemente fez pouco também, com um orçamento de mais de R$ 14 milhões em 2010. O questionamento foi feito durante a audiência pública promovida na Câmara Municipal pela Comissão de Finanças e Orçamento, para debater o orçamento da Saúde para 2011.

Da esquerda para a direita, José Maria Orlando, Secretário Adjunto; Januário Montone e Roberto Tripoli. (Foto: Marcelo Ximenez)
Da esquerda para a direita, José Maria Orlando, Secretário Adjunto; Januário Montone e Roberto Tripoli. (Foto: Marcelo Ximenez)

O vereador Tripoli, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, e vereador temático da área ambiental, também questionou o secretário sobre a situação do controle animal na cidade e as promessas nunca cumpridas pela Coordenação de Vigilância em Saúde e pelo CCZ. Tripoli lembrou que “o prefeito lançou um programa revolucionário no ano passado, deu uma arrancada, com uma bela peça publicitária, depois tudo parou ou ficou lento demais. Até conseguir a fiscalização da venda ilegal de cães e gatos em ruas está complicado”, disse o vereador lembrando do lançamento do Probem, realizado pelo prefeito Kassab em meados de 2009.

Entre outros avanços, Montone citou: “mensalmente, estão sendo disponibilizados 20 mil microchips para registro e identificação; a obra do Centro de Bem-Estar Animal foi licitada e está sendo tocada. O Probem (Programa de Proteção e Bem-Estar de Cães e Gatos) é um sucesso e o modelo está sendo exportado para outros países. Feiras de doação de cães e gatos, inclusive os rejeitados, voltaram à agenda da cidade”.

Essa lista de avanços foi recebida com fortes restrições por protetores de animais que participavam da audiência. Taimi Haensel, presidente da ONG O Time do Tigor, afirmou que, “ainda esta semana, participando de reunião em Covisa, fui informada que a base da dados não está funcionando. Então, secretário, qual a função de microchipar animais se esses registros não podem ser colocados em uma base de dados?” , questionou Taimi.

CCZ GASTOU POUCO

A protetora ainda questionou a perda dos R$ 3 milhões que seriam destinados aos CCZs regionais e o uso pouco expressivo que o CCZ fez de toda a verba destinada a esse órgão, em rubricas próprias, no orçamento de 2010. Montone admitiu que realmente a base da dados para receber os registros da microchipagem de animais não está concluída, “mas a Secretaria está trabalhando para adequar o sistema. E já temos 120 mil microchips comprados e 20 mil serão disponibilizados mensalmente”. Sobre os CCZs regionais, o secretário afirmou que não foram licitados porque não existem terrenos públicos disponíveis.

Izolina Ribeiro, do Esquadrão Pet, quis saber do secretário Montone por que ele não listou, entre os desafios a serem enfrentados por sua Pasta no próximo ano, a adequação da política pública de controle animal, com o cumprimento de promessas que se acumulam, em sucessivas reuniões e encontros com a proteção animal. Montone explicou que, nos “desafios”, não citou tudo, mas que, certamente, o controle de zoonoses e o controle animal constituem um imenso desafio, um desafio do dia a dia.

“Nosso grande desafio é trabalhar contra o abandono de cães e gatos. Principalmente depois que o Estado de São Paulo assumiu uma lei pioneira de não eutanásia, tivemos que enfrentar uma mudança radical no sistema de acolhimento de animais. Temos no CCZ, o Fred, um cão que está lá há mais de dois anos, desde que essa política foi implantada. Não tem cabimento isso. Temos sofrido percalços, mas estamos avançando e o que precisamos urgentemente é conscientizar a sociedade para acabar com o abandono” frisou Montone.

E AS LEIS?

O secretário da Saúde insistiu: “não há serviço público capaz de absorver essa irresponsabilidade social que é o abandono. Não há saída, nem a médio nem em longo prazo se não estancarmos o abandono”. Frisou ainda que não são poucos os animais jogados fora, são centenas, milhares todos os dias. “Isso tem que acabar”, disse Montone, reafirmando que a sociedade precisa ser conscientizada.

Foto: Alessandre Martins
(Foto: Alessandre Martins)

Segundo Izolina Ribeiro, “o secretário parece desconhecer as leis municipais que listam o abandono como maltrato e ainda determinam multa pesada para quem joga fora um cachorro ou gato. Por que não aplicar essas leis de autoria do vereador Tripoli? Mas realmente fica difícil aplicar as leis vigentes se os animais não são identificados devidamente”. A protetora ainda observou, depois das manifestações de Montone, que: “o secretário parece viver em uma realidade e nós, cidadãos paulistanos, nós, defensores dos animais, em outra. Onde estão esses enormes avanços?”

A Saúde deve fechar 2010 cumprindo um orçamento de R$ 5,41 bilhões, segundo Montone. Para 2011, a Administração Municipal está propondo para a Pasta R$ 6,12 bilhões. “A receita municipal cresceu 8%, mas teremos para a Saúde 12% a mais, demonstrando a prioridade que essa administração dá ao setor”, explicou o secretário.

Em 2010, pela primeira vez em anos, o CCZ contou com algumas rubricas específicas, somando 14,1 milhões, incluindo verbas para ampliação e reformas. Até novembro, empenhou pouco mais de R$ 5 milhões. Para 2011, o órgão deverá contar com R$ 9,9 milhões (não incluindo verbas federais e outras usadas, por exemplo, para o programa de controle populacional de cães e gatos). Veja tabela.


(Texto: Regina Macedo / jornalista ambiental)

http://www.robertotripoli.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=194:politica-publica-de-controle-animal-secretario-da-saude-fala-em-avancos-enormes-protetores-contestam&catid=46:comissao-de-financas&Itemid=74

Filhote de tigre escapa de casa em Belo Horizonte/MG

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
17-Nov-2010

Animal teria roído a coleira e escapado.
Dono tem autorização do Ibama.

Do G1 MG

Um filhote de tigre escapou da coleira no bairro Belvedere, na região centro-sul de Belo Horizonte. Segundo uma pessoa que encontrou o animal pelo caminho e enviou um vídeo para o VC no MGTV, o felino teria roído a coleira e fugido pela garagem da casa do dono. As imagens foram gravadas na segunda-feira (8).

Moradores tiveram dificuldades para capturar o animal, que parecia brincar com quem estava em volta. De acordo com a mulher do dono do tigre, a família tem autorização para cuidar do animal, o que foi confirmado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

De acordo com o Ibama, para que uma pessoa possa ter animais silvestres é necessário obter uma autorização do órgão ambiental competente. O instituto informou que, em Belo Horizonte, uma lei proíbe, nos limites da área urbana do município, a criação e a manutenção desses animais. A mulher explicou que o animal é criado num sítio na região central de Minas e foi trazido para a capital para ser levado ao veterinário.

De acordo com o Ibama, caso alguma pessoa seja flagrada com animais silvestres sem a devida autorização, receberá uma multa que poderá ser de R$ 500 a R$ 5 mil. Caso o animal esteja em alguma lista de ameaçados de extinção, o dono vai responder administrativamente ao Ibama e criminalmente à Justiça.

http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2010/11/filhote-de-tigre-e-capturado-no-meio-da-rua-em-belo-horizonte.html

Nota T.A. - Não importa se tem ou não autorização do IBAMA. LUGAR DE ANIMAL É EM SEU HABITAT NATURAL! Neste caso o que é moralmente correto e ético deve prevalecer sobre o que possa ser legal.

Prefeitura intensifica ações de combate ao Calazar em Socorro/SE

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
17-Nov-2010

Preocupada com o aumento do número de casos de Leishmaniose Visceral, também conhecida como Calazar, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal da Saúde está mobilizando a Vigilância Epidemiológica no desenvolvimento de ações de combate à doença no município. Ao todo, 12 agentes estão trabalhando diariamente, atendendo as solicitações da população.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maysa Vieira, a Leishmaniose Visceral (LV), conhecida popularmente como calazar é a forma mais severa de leishmaniose. “O calazar é o segundo maior assassino parasitário no mundo, perdendo apenas para a malária. O parasita migra para os órgãos viscerais como fígado, baço e medula óssea e se não for tratado, em quase 100% dos casos, o indivíduo é levado a óbito. Sinais e sintomas incluem febre, perda de peso, anemia e inchaço significativo do fígado e baço”, informou.

Maysa ressaltou ainda que pelo fato de Socorro ser um município endêmico, ou seja, com uma certa tendência ao desenvolvimento da doença, as ações de combate não param nunca. “Somente este ano mais de mil residências foram visitadas pelos nosso agentes, o que resultou em 50 casos confirmados da doença, onde os animais foram sacrificados e a partir daí iniciamos um trabalho de prevenção intensiva no raio preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 200 metros quadrado”, disse.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica explicou que nas regiões onde são encontrados focos da doença é feita uma borrifação com inseticida alfa cipermetrina, além da visita a todos os domicílios da área afetada. De acordo com ela, na leishmaniose visceral humana, os sintomas mais típicos são febre e o aumento do baço, sendo observado também o aumento do fígado.

“O escurecimento da pele não aparece na maioria dos casos da doença e os outros sintomas são muito fáceis de confundir com os da malária. O erro no diagnóstico é perigoso, pois, sem tratamento, a taxa de mortalidade para a doença está perto de 100%”, disse Maysa. Humanos e outros animais infectados são considerados reservatórios da doença, uma vez que o mosquito, ao sugar o sangue, pode transmití-lo a outros indivíduos ao picá-los.

Em regiões rurais e de mata, os roedores e raposas são os principais hospedeiros; no ambiente urbano, os cães. Nem todos os cães, quando infectados, apresentam os sinais da doença, que são: emagrecimento, perda de pelos e lesões na pele, o que dificulta ainda mais a identificação do animal doente.

PREVENÇÃO- A prevenção do calazar deve ser feita simplesmente com medidas de higiene, tanto nos animais como a limpeza dos quintais. Deve-se evitar a acumulação de lixo e material em decomposição para reduzir o número de mosquitos. É importante também vacinar sempre os cães domésticos e leva-los ao veterinário sempre que possível. A doença no animal não tem cura e ele precisa ser sacrificado.

http://www.faxaju.com.br/viz_conteudo.asp?id=104904

Portugal: Defensores dos animais convocam manifestação

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
17-Nov-2010

Cresce onda de indignação contra veterinário acusado de abater ilegalmente sete cães

MARISA RODRIGUES

Defensores dos direitos dos animais exigem a demissão do veterinário do canil municipal de Évora, que recentemente abateu sete cães saudáveis alegando ter um "orçamento limitado". Uma manifestação está marcada para segunda-feira frente à autarquia.

O apelo surgiu através do Facebook depois de ter sido tornado público o abate de sete animais, cinco dos quais com processos de adoção já em curso.

Ontem, à medida que centenas de utilizadores confirmavam a presença na manifestação, subiam também de tom as críticas à atuação do veterinário. Palavras como "assassino" repetiram-se vezes sem conta em vários comentários.

Os organizadores do protesto garantem que o objetivo é "manifestar a revolta e a indignação pelos atos desumanos e cruéis" que dizem terem sido cometidos por António Flor Ferreira. Acusações que o veterinário rejeita.

O abate foi inicialmente denunciado à Câmara Municipal pelas duas veterinárias que trabalham no canil sob as ordens de Flor Ferreira. Queixavam-se de sofrer "pressões" do superior hierárquico para eutanasiar animais "devido aos custos associados à sua manutenção". Dos sete abatidos, três estavam com processos de adopção em fase final, com donos já definidos, e dois em fase inicial. As veterinárias garantem ter alertado Flor Ferreira. "Quando confrontado com a situação disse apenas que os animais não poderiam ficar mais de um mês no canil e que por isso seriam abatidos. "Muito embora o canil não se encontrasse cheio", pode ler-se no documento que circula na Internet.

Alexandra Moreira, advogada e sócia de várias associações de defesa dos animais, diz que a atitude é "abusiva e ilegal. Os cães, que lá estavam há apenas cerca de dois meses, já pertenciam a outras pessoas". Rejeita a morte "por questões financeiras", uma vez que, diz, "um abate ronda os 60 euros". "Foram gastos 420 euros para matar, dinheiro que dava para alimentar muitos animais".

Veterinário nega acusações

O veterinário municipal de Évora refutou ontem todas as acusações, garantindo que agiu em conformidade com a lei. Sublinhou ainda estar a ser vítima de "calunias".

"Estes animais já estavam há 60 dias no centro de recolha oficial (...) e não estavam dados para adoção, porque quem decide a adoção sou eu e ninguém me deu conhecimento que havia pessoas interessadas", afirmou António Flor Ferreira, em declarações à Agência Lusa.

"As adoções são extremamente difíceis, porque receber um animal requer condições para o ter. A legislação determina que nós vamos verificar e nem toda a gente as tem", alegou. Adiantou ainda que o centro de recolha oficial de Évora possuí "muitas fichas de inscrição para adopção", mas garantiu que "as pessoas quando são contactadas para irem buscar os animais, muitas vezes, já não os querem". Como o centro "tem espaços limitados e orçamentos limitados, os animais não podem permanecer por tempo indeterminado", concluiu.

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=%C9vora&Concelho=%C9vora&Option=Interior&content_id=1712419

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Câmara de São Paulo discute orçamento da saúde. Tripoli quer saber por que CCZ não usou verbas

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
16-Nov-2010

Neste dia 17 de novembro, o Secretário da Saúde, Januário Montone, deve participar de audiência pública para discutir o orçamento de sua Pasta, a partir das 9 horas, na Câmara Municipal. O evento faz parte da série de audiências que vem sendo realizadas pela Comissão de Finanças e Orçamento para debater a proposta orçamentária de 2011, enviada pelo Executivo para o Legislativo.

O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Vereador Roberto Tripoli (Partido Verde), pretende solicitar explicações para Montone, a respeito do orçamento do Centro de Controle de Zoonoses, que teve em 2010, pela primeira vez, rubricas específicas na peça orçamentária, mas gastou pouco do que lhe foi destinado e, ainda, perdeu uma parte, remanejada pelo prefeito para outras finalidades.

Como se recorda, o CCZ teve, na peça orçamentária aprovada pela Câmara, um total de R$ 14,1 milhões, sendo R$ 6,3 milhões para “operação e manutenção”; R$ 3 milhões para “construção de CCZs regionais”; e R$ 4,7 milhões para “reforma e ampliação do CCZ”. (Veja tabela)

Além dessas verbas, o CCZ conta com outras fontes de recursos, como verbas federais e recursos para o programa de castração de animais, distribuídas nas dotações de Covisa e do Gabinete do Secretário. Também a folha de pagamento permanece em Covisa.

GASTANDO POUCO

Das rubricas específicas de CCZ, o órgão empenhou até novembro somente R$ 3,5 milhões para operação e manutenção, mesmo com todas as necessidades de reparos ainda não satisfeitas, principalmente melhorias nos canis.

A verba para CCZs regionais foi perdida (remanejamento feito pelo Executivo). E, por fim, a verba para ampliação, que seria destinada à construção do centro de bem-estar e poderia ser aplicada, por exemplo, em construção de canis mais adequados no CCZ, foi usada de forma tímida -- somente R$ 1,6 milhão até o início de novembro.

A obra do centro de bem-estar, depois de vários adiamentos, foi iniciada este ano, no próprio terreno do CCZ, para ser entregue até dezembro. Até agora, está praticamente no início.

Na proposta orçamentária do Executivo para 2011, o CCZ contará com quase 30% a menos em relação a 2010 – R$ 9,9 milhões no total. Mas esse valor poderá ainda ser alterado, por emendas. Recorde-se que o orçamento proposto pelo Executivo passa por audiências públicas e também recebe emendas dos vereadores, antes da aprovação final.

http://www.robertotripoli.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=193:orcamento-da-saude-em-discussao-na-camara-tripoli-quer-saber-por-que-ccz-nao-usou-verbas&catid=46:comissao-de-financas&utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Polícia Ambiental flagra criador soltando 76 ratos no Parque do Cocó em Fortaleza/CE

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
16-Nov-2010

O criador de animais exóticos C. R. L. P. foi flagrado, nesta terça-feira, soltando 76 ratos brancos no Parque Ecológico do Cocó, em Fortaleza. O flagrante foi feito pelo comandante da Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA), tenente-coronel PM John Roosevelt Rogério de Alencar, durante fiscalização naquela Unidade de Conservação de Proteção Integral. O caso foi registrado no trecho que fica nas proximidades do cruzamento das ruas Andrade Furtado com Valdetário Mota, mas dentro do Parque do Cocó.

Ao ser abordado, o infrator disse que os ratos são excedentes de estoque, já que cria esses animais exóticos para vender em pet shops e serviriam para alimentar os gatos do parque. Embora se saiba que nem ratos nem gatos podem ser abandonados ou criados naquela Unidade de Conservação, pois, além de prejudicarem àquele ecossistema, podem transmitir doenças ao serem humanos.

A Companhia de Policiamento Militar Ambiental acionou uma equipe da Semace, que lavrou Auto de Infração Ambiental Administrativo e Termo de Apreensão dos animais. Os animais foram conduzidos para o Centro de Animais Silvestres (CETAS) do Ibama, onde serão examinados. O criador foi multado em R$ 2 mil por introduzir animal exótico fora do habitat sem perecer técnico oficial favorável, bem como em mais R$ 200,00 por cada animal solto no Parque do Cocó, conforme art. 25 do Decreto nº 6.514/08 (Regulamenta a Lei dos crimes Ambientais). Portanto, o infrator pagará o valor de R$ 17,2 mil por cometimento de infração ambiental administrativa.

Redação O POVO Online com informações do CPMA

http://www.opovo.com.br/app/fortaleza/2010/11/16/noticiafortaleza,2065838/policia-ambiental-flagra-criador-soltando-76-ratos-no-parque-do-coco.shtml

Canil nos EUA sacrifica por engano cão que foi 'herói de guerra' no Afeganistão

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
16-Nov-2010


O cão Target / Reprodução
O cão Target / Reprodução
PHOENIX - Um cachorro aclamado como herói por alertar soldados americanos no Afeganistão sobre um ataque suicida foi sacrificado na última segunda-feira, por engano, em um canil no Arizona (EUA).

O pastor alemão Target, que chegou a aparecer no programa da apresentadora Oprah Winfrey, havia fugido dos donos na sexta-feira e foi morto após passar o fim de semana no canil.

A diretora da entidade de controle de animais do estado lamentou o ocorrido. "Tive de dar a notícia pessoalmente ao dono do cachorro, e ele e sua família estão destruídos", afirmou Ruth Stalter, que prometeu uma investigação sobre o caso.

Target e outros dois cães, Sasha e Rufus, foram adotados por soldados americanos no Afeganistão após entrarem num quartel. Eles foram aclamados como heróis ao alertarem sobre a entrada de um homem-bomba no local.

A explosão deixou Sasha gravemente ferida, e a cadela foi sacrificada. Já Target e Rufus conseguiram sobreviver e foram levados para os EUA por militares.

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/11/16/canil-nos-eua-sacrifica-por-engano-cao-que-foi-heroi-de-guerra-no-afeganistao-923039183.asp

Cadela que salvou soldados no Afeganistão foi morta por engano nos EUA

Target tinha desaparecido da sua nova casa no Arizona

Target foi uma heroína na guerra do Afeganistão, alertou dezenas de soldados para um atentado suicida, sobreviveu a explosões. Mas agora esta cadela, que chegou a ser uma estrela no programa de televisão de Oprah Winfrey, acabou por ser morta por engano.

Target foi trazida do Afeganistão para o estado norte-americano do Arizona pelo sargento Terry Young e depressa a sua história emocionou muitos americanos. A 11 de Fevereiro salvou vários soldados ao alertar para um atentado suicida. Até que, esta semana, perdeu-se do dono ao afastar-se das traseiras da sua nova casa em Phoenix.

Terry Toung apressou-se a espalhar a notícia na Internet, a contactar as televisões para dizer que a heroína de quatro patas tinha desaparecido, mas os seus esforços acabaram por ser em vão.

Target acabou num abrigo para cães em Pinal County e foi morta por engano. “Quando se trata de matar um animal há alguns procedimentos a seguir”, explicou Ruth Stalter, a directora do abrigo para animais, citada pelo diário britânico “Guardian”. Depois adiantou que, “com base numa investigação preliminar, o funcionário do centro não seguiu esses procedimentos”. Stalter garantiu que o habitual é tentar juntar os animais aos donos e que está a decorrer uma investigação para determinar o que aconteceu.

O sargento Terry Young ficou devastado. “Simplesmente não posso acreditar que uma coisa destas tenha acontecido a um cão tão bom”, disse aos jornalistas. Na base militar de Dand Patan, junto à fronteira afegã com o Paquistão, Target passou a ser uma celebridade, depois de alertar para um bombista suicida num local onde estavam cerca de 50 soldados.

http://www.publico.pt/Mundo/cadela-que-salvou-soldados-no-afeganistao-foi-morta-por-engano-nos-eua_1466513

Caminhada marca protesto pela morte da cadela Pedra em Palhoça/SC

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
16-Nov-2010

Foto: Instituto Ambiental Ecosul/Divulgação
Foto: Instituto Ambiental Ecosul/Divulgação
Nesta segunda-feira, por volta de 40 ativistas ambientais independentes e membros de ongs de proteção animal da Grande Florianópolis realizaram uma manifestação no Bairro Aririú, em Palhoça, em respeito aos animais. O "apitaço", com direito a camisas especiais, cartazes, faixas e até cães, teve como principal motivação a morte da cadela Pedra, que vivia no bairro e foi queimada viva, no início do mês e não resistiu aos ferimentos, após receber atendimento veterinário.

O grupo caminhou cerca de cinco quilômetros, até as proximidades dos ranchos de pescadores, onde Pedra foi queimada. A manifestação durou três horas e foi acompanhada pela Polícia Militar. Ao longo do trajeto, moradores do bairro mostraram indignação contra a violência à cadela, que ganhou o apelido de Vida. Participaram do movimento as Ongs ObaFloripa, Associação de Protetores e Amigos dos Animais de Palhoça (Aprap), Instituto Ambiental Ecosul, Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA), Rede Catarinense de Solidariedade aos Animais (Resa) e o grupo Adote um Patudo.

http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/horadesantacatarina/19,792,3111035,Caminhada-marca-protesto-pela-morte-da-cadela-Pedra-em-Palhoca.html

Leia mais

...cute; a quem punir Sâmia Frantz Foram cinco dias de luta, mas a cadela Vida, que antes se chamava Pedra, não resistiu. O animal, encontrado no último fim de semana, em Palho&ccedi...
05-Nov-2010


2. Cachorrinha queimada em Palhoça morre
(Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
Foram cinco dias de luta, mas a cadela Vida , que antes se chamava Pedra, não sobreviveu. O animal, encontrado no último fim de semana, em Palhoça, com 85% do corpo queimado, morr
05-Nov-2010


Nesta terça-feira, Pedra bebeu água e levantou por alguns instantes Um dia de cada vez. Tem sido assim para a cachorrinha Pedra que, na manhã deste domingo, foi queimada viva, na
02-Nov-2010


4. Cachorrinha é queimada viva em Palhoça/SC
(Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
... Backes Na casinha de boneca que há três anos foi "adotada" pela vira-lata Pedra, restam apenas os panos usados pela cachorrinha para dormir e o pote em que ela bebia &aa...

Adaptação de rodovias impediria morte de animais, com a onça atropelada

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
16-Nov-2010

Policiais Militares Ambientais foram acionados no último dia 9, às 10h30min, pela Polícia Rodoviária Federal para recolher o corpo de uma onça- parda adulta que acabara de ser atropelada no anel rodoviário, no trecho que liga a saída de Rochedo à saída para Terenos.

Os policiais rodoviários foram acionados por um caminhoneiro que teria atropelado o animal. Devido a forte pancada a onça já estava morta, inclusive, com o osso externo exposto. Os policiais militares ambientais recolheram o animal, que pesa aproximadamente 60 kg, que será limpo hoje e depois taxidermizado (empalhado) para utilização nos trabalhos de Educação Ambiental da Polícia Militar Ambiental.

“Precisamos urgentemente readaptar nossas rodovias, de forma que os animais possam atravessar com segurança trechos de seus territórios cortados por estradas. O que precisamos entender é que as rodovias, para os animais, nada mais são do que obstáculos que precisam ser transpostos em sua área de vida”, reforça o biólogo e tutor do Portal Educação, Carlos Lehn.

http://www.acritica.net/index.php?conteudo=Noticias&id=26175

Leia mais

Onça parda é atropelada no anel viário em Campo Grande/MS

Hipopótamo salva filhotes de afogamento em rio africano

16-Nov-2010

Herói grandalhão ajudou colegas a enfrentar rota migratória

Do R7
Reprodução/Michael Yule/Sanctuário Olonana

Veja três cenas da heroína em ação: na imagem maior, a hipopótamo consegue levar a pequena zebra até um local seguro; nas duas imagens menores, o salvamento do filhote de gnu, que estava prestes a ser levado pela correnteza do rio Mara, no Quênia

Turistas que visitavam o rio Mara, no Santuário Ecológico Olonana (Quênia), testemunharam um fato impressionante: a ação de uma heroína do mundo animal.

Enquanto tentavam atravessar as bravas água do rio e dar continuidade à sua rota migratória, dois filhotes só não se afogaram por que um hipopótamo fêmea os socorreu, segundo reportagem publicada no jornal britânico Metro.

Primeiro, foi a vez de um gnu, espécie mamífera nativa da África. Percebendo que o colega não ia conseguir enfrentar a intensa correnteza do rio Mara, a hipopótamo o empurrou até um banco de areia. Logo que chegou ao porto seguro, o jovem gnu estava tão exausto que levou um tempo até conseguir se firmar sobre suas patas.

Assim que recobrou as forças, o gnu correu para perto da mãe, que assistiu a tudo.

Dez minutos depois, uma cena muito parecida aconteceu no mesmo local. Mas, em vez de um gnu, a vítima foi um filhote de zebra, que mal conseguia manter a cabeça acima do nível da água. Corajosa, a hipopótamo repetiu o salvamento.

Todos os anos, multidões de mamíferos migram do Quênia para a Tanzânia em busca de pastos secos para se alimentarem. Graças à solidariedade da colega hipopótamo, os dois filhotinhos seguirão seu caminho até a comida a salvo.

http://entretenimento.r7.com/bichos/noticias/hipopotamo-salva-animais-de-afogamento-em-rio-africano-20101116.html