sábado, 21 de agosto de 2010

Governo indiano endurece lei contra crueldade animal

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
21-Ago-2010

O Governo indiano prepara-se para alterar a lei de proteção do bem-estar animal, agravando as punições a quem inflija maus-tratos aos animais, de acordo com o Hindustan Times. A actual legislação, o Acto de Prevenção à Crueldade Animal, data de 1960 e determina multa de 50 cêntimos. Segundo o mesmo jornal, Jairam Ramesh, ministro do Meio Ambiente e das Florestas, concordou com os activistas dos direitos dos animais e da associação Lok Sabha Maneka Gandhi, que consideram que as punições previstas não são dissuasoras da crueldade contra os animais. Jairam Ramesh apresentará também uma proposta de proibição do sacrifício animal durante o festival Mysore Dushera, celebração que dura 10 dias. Seis estados indianos proibiram já esta prática.

http://jn.sapo.pt/blogs/osbichos/archive/2010/08/21/governo-indiano-endurece-lei-contra-crueldade-animal.aspx

Entidade quer proibir elefantes nos zoológicos do Reino Unido

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
21-Ago-2010

Atualmente, existem cerca de 70 elefantes mantidos em zoológicos na região

Do R7, com agências internacionais

AP - Segundo estudo, elefantes mantidos nos zoológicos britânicos apresentam altos níveis de obesidade e mortalidade infantil
AP - Segundo estudo, elefantes mantidos nos zoológicos britânicos apresentam altos níveis de obesidade e mortalidade infantil
A organização britânica de proteção aos animais RSPCA defendeu nesta sexta-feira (20) a proibição da importação de elefantes pra zoológicos do Reino Unido, alegando que os animais em cativeiro estão sofrendo e não devem mais ser trazidos para a região até que questões que garantam seu bem-estar e segurança sejam resolvidas.

A recomendação acontece após a publicação de um relatório, encomendando pelo Ministério do Meio-Ambiente, sobre a situação dos elefantes nos zoológicos britânicos.

Ros Clubb, cientista da RSPCA, comentou a proibição.

- Acreditamos que, até que sejam encontradas soluções para os problemas relatados, não devemos importar novos elefantes. Eles estão, sem dúvida, sofrendo nos zoológicos.

O relatório, escrito por especialistas da Universidade de Bristol, afirma que os elefantes estão com altos níveis de obesidade, anomalias comportamentais e altos níveis de mortalidade entre os filhotes. Além disso, o estudo mostra que os elefantes com vida selvagem vivem três vezes mais do que aqueles mantidos em zoológicos.

Atualmente, existem cerca de 70 elefantes mantidos em zoológicos no Reino Unido. Os registros dos locais mostram que eles são vistos por aproximadamente sete milhões de pessoas a cada ano.

http://entretenimento.r7.com/bichos/noticias/entidade-quer-proibir-elefantes-nos-zoologicos-do-reino-unido-20100821.html

Mulher salva cachorro jogado no Rio Tietê pelo dono na Grande SP

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
21-Ago-2010

‘Homem ameaçou me bater quando chamei a polícia’, conta administradora.
Cão ganhou nome de Tobias, em homenagem a bombeiro que o tirou do rio.

Marcelo Mora
Do G1 SP

O vira-lata Tobias foi jogado no Rio Tietê, de ponte em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, porque comeu os ovos que a galinha do dono dele havia botado (Foto: Mariana Albano/Arquivo Pessoal)
O vira-lata Tobias foi jogado no Rio Tietê, de ponte em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, porque comeu os ovos que a galinha do dono dele havia botado (Foto: Mariana Albano/Arquivo Pessoal)
Para felicidade do vira-lata Tobias, a administradora de empresas Mariana Albano, de 28 anos, estava no lugar certo, na hora certa. Por volta das 9h30 de quinta-feira (19), quando se dirigia ao trabalho, em Guarulhos, na Grande São Paulo, ela viu quando o cachorro foi jogado pelo próprio dono no Rio Tietê, de uma ponte no centro de Mogi das Cruzes. “Eu estava passando pela ponte de carro e vi três pessoas olhando para baixo. Eu cheguei a ver o cachorro caindo”, contou.

Inconformada, ela parou e desceu do carro. “Questionei as pessoas e uma senhora me apontou o homem que tinha jogado o cachorro. Era um senhor entre 60 e 70 anos. Não era um homem em situação de rua, mas dava para perceber que era alguém carente”, disse Mariana. Em seguida, ela começou a discutir com ele, acusando-o de ter cometido um crime ao jogar o animal no rio.

“Ele me disse: ‘O cachorro é meu. Eu mato na hora que eu quiser’. Ele contou que tinha outros cinco cães e que sabia cuidar deles”, relatou Mariana. Segundo ela, a justificativa dada para que Tobias fosse jogado no rio era porque ele tinha comido os ovos botados pela galinha dele. “O cachorro devia estar morrendo de fome. Ele está muito magro, abatido”, disse a administradora.

Mariana, então, começou a chorar e a gritar, pedindo ajuda para que o cachorro não morresse afogado. O homem, vendo o desespero dela, a ameaçou. “Ele veio pra cima de mim, ameaçando me bater, quando peguei o celular e disse que iria chamar a polícia. Eu gritava e chorava e, mesmo assim, ninguém parou para ajudar.” Em seguida, o homem fugiu de bicicleta.

A segunda parte do drama teve início diante da resistência da polícia em atender a ocorrência. Ela, inicialmente, foi orientada a acionar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município. Ao afirmar que se tratava de um crime federal maltratar animais, conseguiu que fosse enviada uma equipe ao local. Em seguida, ligou para o Corpo de Bombeiros.

Enquanto isso, Tobias lutava para não ser arrastado pela correnteza nem morrer afogado. Com muito esforço, ele conseguiu nadar até a margem do rio, cujo ponto é ladeado por muros de empresas. “Não tinha como ele sair de lá. Tentei chegar próxima da margem através do muro de uma fábrica, mas a pessoa que me atendeu na porta disse que eu não poderia entrar, que aquilo era uma propriedade privada. Eu, às lágrimas, disse que entendia. No entanto, eu precisava resgatar o cachorro, que iria morrer e se ele preferia isso a me deixar entrar”, contou.

Homenagem

Os bombeiros chegaram pouco tempo depois. Segundo Mariana, um deles desceu por uma corda até a margem do rio e conseguiu atrair o cachorro, que estava assustado. Depois, amarraram o cachorro por uma corda e conseguiram erguê-lo até a ponte. Aos policiais, ela forneceu a descrição do homem que jogou o cachorro no rio e, em seguida, entrou em contato com a Delegacia Regional de Proteção do Alto Tietê, localizada em Mogi das Cruzes. “Em cinco minutos, o delegado veio ao local me atender. Tiramos fotos do cachorro e ele garantiu que iria divulgar o caso para encontrar o responsável."

O cachorro ganhou o nome de Tobias em homenagem ao sargento dos bombeiros que o tirou do rio, de acordo com a administradora. O animal foi levado para a casa da mãe, também em Mogi das Cruzes, onde foi alimentado e medicado. O próximo passo agora será encontrar um novo lar para o cão. “Vamos deixá-lo prontinho para ser doado.”

Apesar de já ter retirado das ruas e ter conseguido doar mais de 20 gatos e cerca de dez cachorros, ela não se considera uma protetora de animais. “Era algo que eu fazia individualmente, sem pedir qualquer ajuda. Faz pouco tempo que descobri na internet essa rede de protetores”, afirmou.

No dia 23 de dezembro de 2009, ela resgatou um cão da raça fila que viu desmaiado no acostamento da Rodovia Mogi-Dutra. “Ele estava machucado quando o encontrei. Depois que ele foi tratado e alimentado, ele dormiu por três dias seguidos. Agora, está na minha mãe também. Dei o nome de Klaus, em homenagem a Santa Klaus, porque o encontrei perto do Natal. É o cão mais doce que já vi”, contou.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/08/mulher-salva-cachorro-jogado-no-rio-tiete-pelo-dono-na-grande-sp.html

Pet shops também usam a vacina que mata

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
21-Ago-2010

Jornal da Tarde/SP

A mesma vacina antirrábica que causou pelo menos uma morte e provocou reações exageradas em 567 animais na capital é vendida para clínicas particulares e pet shops de várias partes do País. A informação é do Ministério da Saúde, que defende a continuidade da campanha nacional de imunização contra a raiva, doença que também pode ser transmitida ao homem. Por conta dos problemas de saúde causados em gatos e cachorros, as cidades paulistas suspenderam as campanhas gratuitas de vacinação, seguindo a recomendação da Secretaria Estadual da Saúde. Estão sendo investigadas mais dez mortes de animais vacinados.

A vacina antirrábica foi fabricada pelo laboratório Biovet, que defende a qualidade das doses que produziu. O outro laboratório que seria parceiro na produção da vacina afirmou não ter responsabilidade pelos lotes distribuídos.

A imunização que causou as reações adversas é chamada no meio veterinário de “não-ética”. Isso não tem a ver com a qualidade do produto – mas, sim, com o fato de ser vendida livremente em estabelecimentos que comercializam produtos animais. Já os medicamentos dos laboratórios estrangeiros são chamados de “éticos” porque só veterinários podem adquiri-los. Na prática, a diferença entre as vacinas está no melhor controle sobre o armazenamento do medicamento. Uma vacina contra a raiva na rede particular custa entre R$ 20 e R$ 40.

A veterinária Fulvia Perquim, do Espaço Zen Pet, no Campo Belo, zona sul, não trabalha com as vacinas da Biovet. “Mas já usei vacinas da Biovet e nunca tive problemas”. No Hospital Veterinário Senna Madureira, zona sul, a marca não é usada também. O estabelecimento trabalha com outros quatro laboratórios importados. Nos últimos dias, aumentaram em 20% as consultas de proprietários por telefone e e-mail com dúvidas sobre as vacinas. “Estamos orientando que os animais devem ser vacinados porque algumas doenças são muito graves. É uma questão de saúde pública”, diz o diretor clínico do hospital, Mario Marcondes.

No Hospital Veterinário Paes de Barros, na Mooca, zona leste, os donos de pets também têm ligado em busca de orientação. “São proprietários que vacinaram animais e estão preocupados, mesmo que os bichos não estejam apresentando sintomas”, diz a veterinária Thais Binotto. Em outras duas clínicas ouvidas pela reportagem a Biovet também não é comercializada.

O Ministério da Saúde recomenda que a campanha seja mantida no País. “Não há evidências até o momento de que os eventos adversos justifiquem a interrupção, pois os mesmos estão abaixo do relatado na literatura internacional e do produtor”. O fabricante aponta índice de mortalidade de 0,01% e um estudo realizado nos Estados Unidos evidenciou uma taxa de eventos graves de 0,445%. Somando todos os casos de São Paulo, Guarulhos e Rio de Janeiro, as ocorrências representaram 0,0029% dos 309.031 animais vacinados.

Idas e vindas

Uma semana depois de o primeiro município suspender a aplicação da vacina antirrábica em razão de reações adversas, o laboratório Biovet, pela primeira vez, confirmou nesta sexta-feira, 21, que forneceu “a maior parte dos lotes” adquiridos pelo Ministério da Saúde, que comprou 30,8 milhões de doses. O laboratório afirma que “tal fornecimento foi resultado do convênio de cooperação técnica entre o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Laboratório Biovet”.

O Tecpar divulgou comunicado que contradiz as informações do Biovet. Um trecho informa que “a entrega da vacina ao Ministério da Saúde foi assegurada com o fornecimento em 2010 pelo Biovet e, em 2011, será um produto já com a marca Tecpar/Biovet, em cronograma definido pelo Ministério da Saúde”. De acordo com a assessoria de imprensa do Tecpar, não havia vacina do instituto entre as vendidas para o ministério.

Durante toda a semana, o Tecpar afirmou que era o responsável pela produção das vacinas vendidas ao Ministério da Saúde. Declarou, inclusive, que cerca de 30% dos animais vacinados poderiam apresentar reações – e que a taxa de óbitos aceitável é de 0,01%. Ontem, porém, o instituto atribuiu ao Biovet toda produção. A única informação coincidente entre Tecpar e Biovet é que ambos têm uma cooperação técnica.

http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=211196

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

ONGs denunciam massacre de cetáceos na Dinamarca

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
20-Ago-2010

As Organizações Não Governamentais (ONG) Sea Shepherd (“pastores do mar”) e a Fundação Brigitte Bardot criticaram duramente hoje, numa carta aberta dirigida à Rainha Margarida II da Dinamarca, as “matanças” anuais com recurso “a facas e ganchos” de centanas de cetáceos nas Ilhas Faroé, em nome de uma “tradição do passado”, de acordo com a AFP.

Todos os anos, entre 700 a mil cetáceos são mortos, de acordo com as autoridades. Os animais são obrigados pelos barcos a nadar até à costa do território dinamarquês ultramarino, onde são esventrados vivos. Uma prática que remonta ao tempo dos vikings (800-900), dizem os historiadores.

“Não se trata de caça, mas de um verdadeiro genocídio animal, uma tradição que não tem qualquer justificação aceitável no mundo atual”, escreverem os responsáveis das duas ONG na carta aberta à monarca.

“Este espectáculo macabro é uma vergonha para a Dinamarca e as Ilhas Faroé”, acrescentam a ex-atriz Brigitte Bardot e Paul Watson, fundador da Sea Shepherd, organização conhecida pelos seus protestos contra os baleeiros japoneses.

“Ontem, encontrámos num fiorde um autêntico cemitério de cetáceos. Animais inteiros completamente rejeitados. Inicialmente, esta era uma caça necessária à sobrevivência dos homens. O que não é o caso hoje em dia”, afirmou à AFP Christophe Marie, um dos responsáveis da Fundação Brigitte Bardot, contatado a bordo de um dos barcos.

As Ilhas Faroé, situadas entre a Escócia e a Islândia, partencem à Dinamarca, mas têm um governo autónomo. As ONG garantem que a “Dinamarca controla a pesca no território e protege os navios que empurram os cetáceos na direcção das baías onde são massacrados”.

Estas acusações “não têm fundamento e não são novas”, reagiu Kate Sanderson, especialista em questões baleeiras do governo local de Torshavn. “É uma caça e como todo o tipo de caça, é selvagem e parece desumana. Mas quem protesta contra a matança destes mamíferos com recurso a facas nunca esteve num matadouro”, acrescentou, em declarações à AFP.

Ulla Wang, assessor do Ministério das Pescas no arquipélago, garante que a carne e a gordura destes cetáceos, “que não pertencem a espécies ameaçadas”, são “consumidas”. “Elas constituem um complemento indispensável à alimentação dos insulares”, explicou.

http://jn.sapo.pt/blogs/osbichos/archive/2010/08/20/ong-denunciam-massacre-de-cet-225-ceos-na-dinamarca.aspx

PM acusado de balear cão Branco não comparece e julgamento é remarcado

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
20-Ago-2010
Euzeni Daltro | do A Tarde

Atualmente, Branco mora na rua com um homem conhecido como Capenga e duas protetoras. - Foto: Luciano da Matta
Atualmente, Branco mora na rua com um homem conhecido como Capenga e duas protetoras. - Foto: Luciano da Matta
O julgamento do policial militar Wellington Sena Mariano, acusado de balear o cão Branco, em outubro de 2008, mais uma vez não foi realizado porque o PM não compareceu à audiência, enviando um atestado médico para justificar a ausência, de acordo a advogada de acusação, Ana Rita Tavares, da Ong Terra Verde Viva.

O julgamento estava agendado para 9h desta sexta-feira, 20, no Juizado Especial Criminal de Nazaré, no Fórum Criminal Carlos Souto mas, diante da ausência do réu, um novo julgamento foi agendado para 8 de setembro no mesmo local.

A acusação requereu o envio de um ofício ao médico que assinou o atestado apresentado por Wellington Sena Mariano, solicitando que o mesmo envie o prontuário e o relatório médico do policial à Justiça. Além disso, também foi pedido que o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) notifique o médico de modo que ele comprove a veracidade do atestado junto ao Conselho.

“Branco hoje representa um paradigma nacional da realização da Justiça. Trata-se de um caso grave que sempre acontece, mas nunca havia sido noticiado, as pessoas não tomavam conhecimento. Essa foi a primeira vez em que um policial foi levado à Justiça por maus tratos a um animal que vive na rua”, afirma a advogada Ana Rita Tavares.

Branco – “Branco está bem. Ele é muito querido e está sendo assistido pela comunidade do Centro Histórico”, diz a advogada Ana Rita Tavares sobre o cão Branco, que é vira-lata. De acordo com ela, depois da recuperação do animal, tentou-se levá-lo para morar em um abrigo nas dependências da Ong Terra Verde Viva, na BR-324, mas o cachorro não se adequou. “Ele ficava latindo o tempo todo e tentando derrubar a proteção do local”, conta Tavares.

Hoje, Branco reside onde sempre morou, na rua. E conta com um guardião, um homem conhecido como Capenga, e duas protetoras, Roberlina Mercury e Priscila Cerqueira. Esta última, inclusive, foi quem socorreu o cão, quando ele foi baleado pelo policial.

http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=5608957

TV Rondônia A Polícia Ambiental prendeu esta semana dois homens por irregularidades ambientais, em Rondônia. Na primeira ocorrência, um fazendeiro f

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
20-Ago-2010
TV Rondônia

A Polícia Ambiental prendeu esta semana dois homens por irregularidades ambientais, em Rondônia. Na primeira ocorrência, um fazendeiro foi preso por matar uma onça pintada, no município de Candeias do Jamari. De acordo com a Polícia, Silvano Marcelo da Silva disse em depoimento que a onça estaria comendo outros animais da propriedade.

A polícia chegou até o local por uma denúncia anônima. No local, foi encontrado o couro da onça. O crime é inafiançável e a pena varia de dois a três anos de reclusão. A segunda prisão aconteceu próximo de Jacy-Paraná. O motorista, José Walmir da Silva Leite, foi detido com 11 metros cúbicos de madeira beneficiada. Segundo os policiais, a essência informada na guia de transporte era diferente da transportada. A madeira teria saído do município de Cujubim com destino a Porto Velho.

http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=110396

Larissa Ayumi Sato Um homem foi denunciado nesta quinta-feira (19) por ter agredido violentamente aos chutes um cão poodle de 12 anos de idade, no úl

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
20-Ago-2010
Larissa Ayumi Sato

Um homem foi denunciado nesta quinta-feira (19) por ter agredido violentamente aos chutes um cão poodle de 12 anos de idade, no último dia 11, por volta das 11h30.

A agressão ocorreu na Rua Dalva de Oliveira, nº236, na Cidade Alta. Segundo o investigador Ivan Galdino, que atendeu a ocorrência, a dona do animal, Regina Bezerra da Silva, pediu providências à Polícia Civil contra o suposto agressor, Mauro Aparecido da Silva.

De acordo com a denúncia da senhora à polícia, Silva chutou violentamente o animal, que foi arremessado e desmaiou com o impacto. O poodle precisou ser socorrido por um médico veterinário.

As informações do laudo veterinário indicam que houve lesão na base do pavilhão auricular esquerdo do cão, um corte de 3,5 cm provocado pelo chute, além de inchaço, muita sensibilidade, dor e sangramento. O cão precisou ser sedado para receber pontos.

Ainda segundo o investigador, o caso será encaminhado ao Juizado Especial Criminal, e Silva deve ser indiciado por crueldade contra animais.

http://www.odiario.com/policia/noticia/332602/homem-e-denunciado-por-agredir-a-chutes-poodle-de-12-anos.html

Rússia vai enviar animais para o Espaço a partir de 2012

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
20-Ago-2010

A Rússia está a planear reiniciar a partir de 2012 o programa de investigação na área do comportamento animal no Espaço, informou p director do Instituto de Ciências Biomédicas de Moscovo, Ígor Ushakov. De acordo com este responsável, os primeiros habitantes destas naves espaciais serão ratos, lagartixas, caracóis e microrganismo que vão viver em órbita durante 30 dias.

“Entre 1973 e 1997 várias naves foram enviadas para o Espaço com animais e esperamos retomar este programa a partir de Maio de 2012, mês em que será lançado o primeiro de uma série de satélites, o Bion-M”, afirmou Ushakov numa entrevista à rádio Voz da Rússia.

Para 2013 prevê-se o lançamento de outro satélite, o Fotón-M, que ficará no espaço com pequenos animais durante dois meses.

Ushakov explicou ainda que para 2015 e 2020 estão previstas viagens dos laboratórios espaciais Oka-T-MKS que ao longo de cinco anos vão periodicamente fazer a ligação à Estação Espacial Internacional (EEI). Nestes casos, serão os astronautas da EEI que aí vão depositar os animais e logo analisarão os resultados.

Em 2016, 2018 e 2020, a Rússia planeia lançar no espaço “mini-naves” com microrganismos a bordo que estarão em órbita a 200.000 quilómetros da Terra, ou seja, no espaço interplanetário.

http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/russia+vai+enviar+animais+para+o+espaco+a+partir+de+2012.htm

Veja mais

 Animais enviados ao espaço

 Clique aqui para ver uma apresentação em Power Point em homenagem à cachorra Laika - "50 Anos da Viagem de Laika" - criação: Rildo Silveira

 Cientistas russos querem enviar um macaco a marte

Ibama suspende recebimento de animais em Belém por falta de espaço

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
20-Ago-2010

Medida não se aplica a espécies em alto risco de extinção.
Só neste ano, Ibama já recebeu e destinou mais de 1,1 mil animais silvestres.

Do G1, em São Paulo

A partir de segunda-feira (23), a Divisão de Fauna e Pesca do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) suspende, por tempo indeterminado, o recebimento de animais silvestres na superintendência do órgão em Belém. Segundo a assessoria de imprensa do Ibama, a medida foi necessária porque não há espaço para abrigar os animais.

De acordo com o Ibama, a quantidade de animais silvestres entregues ao instituto tem esgotado a capacidade de suporte de zoológicos e criadouros, já que a grande maioria dos bichos não pode voltar para a natureza.

A medida, no entanto, não se aplica a animais de espécies em alto risco de extinção, ou necessitando de cuidados veterinários emergenciais. Também os animais apreendidos pelos fiscais federais continuarão a ser atendidos normalmente.

Só neste ano, o Ibama já recebeu e destinou mais de 1,1 mil animais silvestres em Belém. Eles chegam ao órgão por apreensão ou entrega voluntária, principalmente do Corpo de Bombeiros, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Delegacia de Meio Ambiente (Dema) e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

A interrupção no recebimento e destinação de animais silvestres em Belém não se estende às demais unidades do Ibama no Pará.

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/08/ibama-suspende-recebimento-de-animais-em-belem-por-falta-de-espaco.html

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Secretaria decide suspender vacinação contra raiva em SP

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
19-Ago-2010

Animais vacinados vêm apresentando reações adversas.
Maior número de casos ocorre na capital e em Guarulhos.

Marcelo Mora
Do G1 SP

Diante das reações adversas apresentadas por animais vacinados e notificadas à Coordenadoria de Controle de Doenças, a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo decidiu nesta quinta-feira (19) suspender a campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos. O anúncio foi feito pela secretária-adjunta da pasta, Clélia Aranda, na sede da secretaria, na Avenida Dr. Arnaldo, na região da Avenida Paulista.

Em Guarulhos, cuja campanha foi suspensa já na semana passada, houve 40 reações adversas, entre 9 e 13 de agosto. No total, mais 42 mil animais foram vacinados. No interior, foram registrados quatro óbitos, mas os dados ainda são incipientes. A nova vacina antirrábica foi adotada pelo Ministério da Saúde neste ano e começou a ser distribuída aos estados no início deste semestre.

Secretária-adjunta da Saúde, Clélia Aranda, dá entrevista nesta quinta (Foto: Marcelo Mora/G1)

Apesar disso, para a secretária-adjunta, ainda não é possível associar as reações adversas com a aplicação da nova vacina. "Decidimos suspender a campanha de vacinação porque pretendemos fazer uma investigação mais aprofundada, para saber se os óbitos têm a ver com as vacinas. Não podemos falar ainda em substituição da vacina", afirmou Aranda.

Segundo a secretária-adjunta, nos anos anteriores não houve tantos casos relacionados à vacinação antirrábica notificados. "Por isso, decidimos suspender a campanha por precaução, mas precisamos descartar primeiro outras possibilidades. O choque anafilático pode acontecer, mas queremos saber se os eventos são proporcionais", disse.

Clélia Aranda afirmou ainda que a nova vacina é um produto licenciado no país desde 2003. "A formulação dela é produzida com uma tecnologia diferente, "uma tecnologia mais apurada". Segundo ela, desde 1998 não são registrados casos de raiva transmitida por cães no estado. "A nossa preocupação atual é com a raiva transmitida por morcego", disse.

A maior parte das reações tem sido observada em gatos e em cães de pequeno porte (até 6,5 kg de peso). Em São Paulo, 85,3% das reações adversas foram em gatos vacinados nos dias 16 e 17.

Animais paralisados

A gerente de vendas Marli Aparecido Alvarez, de 46 anos, relatou ao G1 que solicitou a ida de um agente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) até a sua residência, em Artur Alvim, na Zona Leste da capital, para vacinar nove gatos, sendo três dela e seis da mãe dela, que mora ao lado.

"Quando cheguei em casa à noite (de quarta-feira), notei que os três estavam parados, mas pensei que fosse por causa do frio. Depois percebi que eles estavam com os olhos vidrados. Liguei para o pessoal do CCZ e eles confirmaram que a vacina estava dando problema", contou Marli.

Segundo ela, os agentes do CCZ recomendaram a ela que desse "gotinhas de dipirona" para os animais. Nesta quinta-feira, um veterinário do CCZ retornou à casa dela e aplicou uma injeção de corticóide no gato mais velho, de 15 anos. "Nos outros dois, não foi possível porque são mais novos. Chorei a noite toda de tanta preocupação", disse, ainda angustiada com o estado de saúde de seus bichos de estimação.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/08/secretaria-decide-suspender-vacinacao-contra-raiva-em-sp.html

Morte de animais leva SP a suspender vacinação contra raiva

O Globo

O estado de São Paulo decidiu recomendar, por precaução, a todos os municípios paulistas que suspendam a campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva animal. A Secretaria de Estado da Saúde informou que seis animais que tomaram a vacina morreram.

De acordo com a secretaria de Saúde, o número de reações adversas dos animais notificadas à Coordenadoria de Controle de Doenças da pasta está acima do observado em anos anteriores. Por isso, na avaliação dos técnicos da Secretaria, a vacinação poderia colocar em risco a vida dos animais imunizados.

O maior número de notificações adversas aconteceu nos municípios de São Paulo e Guarulhos. Nessas duas cidades foram registradas 7 casos de choque anafilático em animais vacinados, dos quais seis morreram, sendo quatro gatos e dois cães.

Na capital paulista, das 567 reações notificadas entre os dias 16 e 17 de agosto, 38% são consideradas eventos graves, como prostração, anorexia, dificuldade respiratória, convulsões e hemorragias. Nesse período, foram imunizados 121.691 animais em toda a cidade. Em Guarulhos, que já suspendeu a vacinação, houve 40 reações adversas entre 42.860 animais vacinados entre 9 e 13 de agosto.

A maior parte das reações tem sido observada em gatos e nos cães de pequeno porte (em torno de 6,5 quilos de peso). Somente na cidade de São Paulo, 85,3% das reações ocorreram com gatos vacinados nos dias 16 e 17.

Também foram constatados quatro óbitos, sendo dois de cães e dois de gatos, no interior de São Paulo. Nem todos os municípios paulistas iniciaram a campanha de imunização.

O Instituto Pasteur, órgão da Secretaria, irá investigar os óbitos e as reações graves. A Secretaria informou ao Ministério da Saúde, responsável pela compra e distribuição das vacinas aos Estados, sobre os problemas surgidos, e aguarda orientações.

http://oglobo.globo.com/cidades/sp/mat/2010/08/19/morte-de-animais-leva-sp-suspender-vacinacao-contra-raiva-917434136.asp

SP suspende vacinação de animais após reações adversas

A Secretaria de Estado da Saúde anunciou, nesta quinta-feira, que recomendou a todos os municípios a suspensão da vacinação contra a raiva animal em cães e gatos, por precaução, porque o número de reações adversas notificadas ao órgão está acima do observado em anos anteriores, e coloca em risco a vida dos bichos.

A maioria dos casos de reação adversa foram identificados na capital paulista e em Guarulhos, região metropolitana. Foram sete casos de choque anafilático em animais vacinados, sendo que seis morreram, quatro gatos e dois cães.

Entre os dias 16 e 17 de agosto foram imunizados 121.691 animais na capital paulista.Apresentaram reação 567 casos, sendo que 38% foram considerados graves com sintomas como abatimento, anorexia, dificuldade respiratória, convulsões e hemorragias. Em Guarulhos, entre os dias 9 e 13 de agosto, houve 40 reações adversas entre 42.860 animais vacinados.

Segundo a secretaria, os gatos, e os cães de pequeno porte (de até 6,5 kg) foram os que mais apresentaram reações. O Instituto Pasteur, órgão da pasta, vai investigar os óbitos e as reações graves.

A secretaria informou ao Ministério da Saúde, responsável pela compra e distribuição das vacinas aos Estados, sobre os problemas surgidos, mas ainda não obteve resposta.

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4632609-EI8139,00-SP+reacoes+adversas+provocam+suspensao+vacinacao+em+animais.html

Depois do Rio de Janeiro, São Paulo também tem problemas com vacinação antirrábica e suspende campanha

CBN, G1 e O Globo

Diante de mais de 500 notificações de reações adversas apresentadas por animais que receberam a vacina antirrábica, a Secretaria estadual de Saúde de São Paulo decidiu, nesta quinta-feira, suspender a campanha de vacinação de cães e gatos por tempo indeterminado em todo o estado. Reportagem publicada, nesta quarta-feira, pelo GLOBO mostrava que, no Rio de Janeiro, animais também apresentaram reações à vacina. A Secretaria estadual de Saúde do Rio, no entanto, manteve a campanha, garantindo que a vacina é segura.

O seu animal de estimação já ficou doente depois de ter sido vacinado? Conte sua história
O anúncio da suspensão da vacinação no estado de São Paulo foi feito pela secretária-adjunta, Clélia Aranda. A campanha já havia sido interrompida no município paulista de Guarulhos também devido às notificações.

Nas cidades de São Paulo e Guarulhos, foram relatados sete casos de choque anafilático, a reação mais grave, sendo que seis animais morreram (quatro gatos e dois cães). Na capital do estado, onde 121 mil mil animais foram imunizados, ocorreram 567 notificações de reações em dois dias (16 e 17 de agosto), sendo que 38% foram eventos considerados graves pela secretaria, como prostração, anorexia, dificuldade respiratória, convulsões e hemorragias. Já em Guarulhos, foram relatados 40 casos de efeitos adversos entre 9 e 13 de agosto. No município, 42 mil animais receberam a vacina. No interior, foram registradas quatro mortes, mas ainda não há outras informações.

A nova vacina antirrábica, que é importada, foi adotada pela Secretaria estadual de Saúde de São Paulo neste ano e começou a ser distribuída no início deste semestre aos municípios paulistas. Apesar disso, para a secretária-adjunta, ainda não é possível associar as reações adversas com a aplicação da nova vacina. "Decidimos suspender a campanha de vacinação porque pretendemos fazer uma investigação mais aprofundada, para saber se as mortes têm a ver com as vacinas. Não podemos falar ainda em substituição da vacina", afirmou Aranda.

Segundo a secretária-adjunta, nos anos anteriores não houve tantos casos relacionados à vacinação antirrábica notificados. "Por isso, decidimos suspender a campanha por precaução, mas precisamos descartar primeiro outras possibilidades. O choque anafilático pode acontecer, mas queremos saber se os eventos são proporcionais", disse.

Clélia Aranda afirmou ainda que a nova vacina é um produto licenciado no país desde 2003. "A formulação dela é produzida com uma tecnologia diferente, "uma tecnologia mais apurada". Segundo ela, desde 1998 não são registrados casos de raiva transmitida por cães no estado. "A nossa preocupação atual é com a raiva transmitida por morcego", disse.

A maior parte das reações tem sido observada em gatos e em cães de pequeno porte (até 6,5 kg de peso). Em São Paulo, 85% das reações adversas foram em gatos vacinados nos dias 16 e 17.

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/08/19/depois-do-rio-de-janeiro-sao-paulo-tambem-tem-problemas-com-vacinacao-antirrabica-suspende-campanha-917434924.asp

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Jundiaí suspende vacinação animal após recomendação

Estado informa que novo produto pode causar até a morte de cães e gatos


Agência BOM DIA

A Seção de Controle de Zoonoses de Jundiaí anunciou no início da noite de ontem a suspensão por tempo indeterminado da campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos, que começaria nesta sexta-feira.

A decisão segue recomendação da Secretaria de Estado de Saúde, porque o número de reações adversas notificadas em São Paulo está acima do observado em anos anteriores.

Em nota, o órgão informa que “na avaliação dos técnicos da secretaria, a vacina pode colocar em risco a vida dos animais imunizados” – seis morreram de choque anafilático na Capital e em Guarulhos e mais quatro no Interior.

Em Jundiaí, a Zoonoses comunica, por meio da assessoria de imprensa, que vai aguardar orientação do Estado para dar continuidade aos procedimentos.

A nova vacina antirrábica, importada, já estava em uso nas atividades de rotina da zoonoses local há cerca de um mês. Ainda conforme a assessoria de imprensa, foram registradas ocorrências de reações leves – não especificadas – em animais imunizados na cidade, porém nenhuma morte ocorreu.

Anteriormente à suspensão da campanha, o gerente da Zoonoses de Jundiaí, Carlos Ozahata, explicou que a nova vacina é semelhante à humana e, portanto, seria mais eficaz.

“Ela tem maior poder imunogênico, com grande poder residual. É uma vacina de melhor qualidade.”

Em Jundiaí, a meta deste ano é imunizar 46,8 mil cães e gatos contra a raiva. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone
(11) 4521-0660.

http://www.redebomdia.com.br/Noticias/Dia-a-dia/28406/Secretaria+suspende+vacinacao+animal+contra+raiva+apos+recomendacao

Campanha para salvar burros afegãos proibida pelo Reino Unido

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
19-Ago-2010

Uma campanha de publicidade de uma associação de protecção de animais que trabalha no Afeganistão foi proibida, ontem, pela entidade que regular o sector no Reino Unidos (ASA), porque, argumenta, é susceptível de transmitir a ideia de que se trata de uma acção de angariação de donativos para o Exército inglês, de acordo com a AFP.

A Sociedade de Protecção dos Animais no Estrangeiro (Spana) desenvolve o seu trabalho junto dos agricultores da província de Helmand, no sul do Afeganistão, sensibilizando-os para que não maltratem os seus animais. A foto utilizada nos cartazes mostra um homem afegão, o seu burro e um soldado britânico e uma mensagem escrita apelando a que não mal tratem os seus animais. A Spana explica aos afegãos que, se perderem os seus animais, perdem o seu meio de subsistência.

O pomo da discórdia está na frase que diz “Salvar a vida deles torna a sua vida mais fácil”. E continua: “Para muitas famílias de agricultores no Afeganistão, o bem-estar dos seus animais pode fazer a diferença entre a vida e a morte. O desespero que alimenta esta guerra e o simples acto de ajudar o seu burro pode ser a diferença para que famílias inteiras sobrevivam a este conflito”. Por fim, afirma: “A Spana oferece serviços veterinários e formação para ensinar os afegãos a tratar dos seus animais”.

A Spana afirma que a ASA aprovou a acção publicitária antes de esta ter sido lançada, mas a entidade decidiu que a campanha não deve continuar a aparecer no seu formato original. A decisão foi tomada depois de duas pessoas apresentarem queixa, alegando que a campanha é ofensiva e transmite a ideia de que estão a ser angariados donativos para o Exército britânico.

http://jn.sapo.pt/blogs/osbichos/archive/2010/08/18/campanha-para-salvar-burros-afeg-227-os-proibida-pelo-reino-unido.aspx

Homem degola cão de estimação durante briga com mulher no RS

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
19-Ago-2010

Ele estava bêbado e quebrou vários objetos em casa, segundo a polícia

Do portal MS Record

Um serralheiro matou seu cachorro de estimação durante uma briga com a mulher na noite de quarta-feira (18), na residência do casal, no Jardim Oiti, em Três Lagoas (RS). As informações são do portal MS Record.

Josenadia de Oliveira Mota, de 19 anos, informou à polícia que Éder Marques de Souza, de 27 anos, chegou em casa embriagado, começou a discutir com ela e quebrar vários objetos.

Em seguida matou degolado o cachorro de estimação da família.

A Polícia Militar deteve o homem, que foi levado para a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário. A ocorrência foi registrada como violência doméstica e maus trato a animais.

http://noticias.r7.com/rio-e-cidades/noticias/homem-degola-cao-de-estimacao-durante-briga-com-mulher-no-rs-20100819.html

Jacareí/SP: MP denuncia quadrilha por comércio ilegal de animais silvestres

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
19-Ago-2010

Cerca de 300 espécimes foram comercializadas e mais de 300 estavam em cativeiro

A Promotoria de Justiça de Jacareí, no interior de São Paulo, ofereceu denúncia à Justiça contra quatro pessoas pelo comércio ilegal de animais silvestres entre fevereiro de 2008 e maio de 2009. De acordo com o MP, cerca de 300 espécimes foram comercializadas, e o grupo ainda mantinha mais de 300 em cativeiro, tudo sem autorização das autoridades competentes. A denúncia foi oferecida na última quinta-feira. 12

Segundo a promotora de Justiça Vanessa Yoko Hatamoto Médici, os denunciados Flavio Donizeti Mancilha, Richard Silva Mancilha, Marcelo Tamburo Amaral e Simone Aparecida Alvez Benitez Amaral tinham licença de criadores amadores, que permite a posse de 50 aves a cada ano, mas não dá direito à comercialização. Eles se juntaram na microempresa Vale dos Trincas, de propriedade de Flavio, para efetuar as vendas ilegais.

Nas casas dos acusados foram apreendidos computadores, documentos e notas fiscais. Antes de prender os cães que guardavam sua casa, Flavio foi flagrado por um agente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) soltando vários de seus pássaros. Um desses animais foi encontrado, com uma anilha na pata, no quintal da casa vizinha.

http://www.bemparana.com.br/index.php?n=154709&t=mp-denuncia-quadrilha-por-comercio-ilegal-de-animais-silvestres

MS poderá abater javalis para preservar lavouras

19-Ago-2010
Escrito por Jornal O Correio

O Diário Oficial da União publicou ontem, uma instrução normativa que revoga norma do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizando o controle populacional do javali e seus híbridos por meio de captura e abate.

Criações de javalis e híbridos como o javonteiro são encontrados na cidade de Corumbá. A normativa foi criada por considerar que os animais invasores são nocivos aos seres humanos, outras espécies animais, meio ambiente e principalmente à lavoura agrícola.

Com intuito principal de preservar as safras, o controle foi autorizado em caráter emergencial e circunstancial, prevendo um grupo de trabalho para apresentar e definir propostas de controle e alternativas para minimizar os impactos desse animais.

O javali tem a característica de passar grande parte do dia em busca de comida. É um animal omnívoro (que se alimenta de animais e vegetais), com preferência por vegetal, por esse motivo eles invadem terras cultivadas.

Além de MS, os outros estados que serão atendidos pela normativa são: Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Acre, Maranhão, de Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e da Bahia.

http://ocorreionews.com.br/v4/index.php?option=com_content&view=article&id=3059:ms-podera-abater-javalis-para-preservar-lavouras&catid=43:agricultura&Itemid=124

Saiba mais

Ibama proíbe caça de javalis no Brasil

Atriz Brigitte Bardot apela à Dinamarca contra 'massacre' de golfinhos

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
19-Ago-2010
AFP

Ex-símbolo sexual do cinema francês e ativista dos direitos dos animais, Brigitte Bardot, e o grupo de defesa da vida marinha Sea Shepherd apelaram, esta quinta-feira, à soberania da Dinamarca para suspender o massacre anual de golfinhos nas Ilhas Faroe, território autônomo dinamarquês no Atlântico Norte.

Segundo os ambientalistas, centenas de baleias-piloto, que apesar do nome são da família dos golfinhos, são perseguidas até a praia, onde são mortas a golpes de faca até a morte em um sangrento ritual de verão.

"Este espetáculo macabro é uma vergonha para a Dinamarca e as Ilhas Faroe", disseram em carta destinada à rainha Margrethe II.
"Não é uma caçada, mas um abate em massa", de acordo com uma versão em francês do texto, que condenou uma "tradição antiquada que não tem aceitação justificável no mundo de hoje".

Christophe Marie, da Fundação Brigitte Bardot, que defende os direitos dos animais, disse que os ativistas têm monitorado há três semanas a matança de golfinhos - um evento que remonta há milhares de anos - a bordo de um navio.

"A matança de golfinhos foi originalmente concebida para dar alimento às pessoas", explicou Marie à AFP, por telefone.
"Mas este não é mais o caso. Ontem, nós encontramos um cemitério de baleias-piloto nas águas de um fiorde. Eram todas carcaças e foram, simplesmente, descartadas", acrescentou.

A Fundação Bardot e a Sea Shepherd acusaram a Dinamarca.
Mesmo que o país escandinavo sustente que o arquipélago das Faroe, situado entre a Escócia e a Islândia, é um território autônomo, sua Marinha ainda controla a zona de pesca das ilhas e protege os barcos que conduzem os golfinhos para a costa, afirmaram.

Em Torshavn, a principal cidade das Faroe, Kate Sanderson, oficial do Ministério das Relações Exteriores, especializada em cetáceos e educada na Austrália, disse que a descrição na carta era "infundada" e não continha "nada novo".

"É uma caçada, como qualquer outra caçada; é selvagem e pode parecer desumana. Mas as pessoas que protestam contra o fato de que estes mamíferos estão sendo mortos com facas nunca estiveram em um abatedouro", alfinetou Sanderson.

http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5hiNFpV-e6SgbtPl4-HUA5D_rm56w

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Bélgica pode esterilizar todos os gatos até 2016

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
18-Ago-2010
De Agencia EFE

 Bruxelas - Um departamento do Governo belga propôs a esterilização de todos os gatos do país até 2016, como forma de combater o excesso de população dos animais, segundo a imprensa local.

O plano da seção de bem-estar animal do Serviço Federal de Saúde Pública deveria começar em 2011, e ser escalonado durante cinco anos, segundo o jornal "La Meuse".

No início, está prevista a esterilização dos gatos dos centros de amparo aos animais, em seguida os felinos dos criadores e, por fim, os domésticos.

O objetivo é que, em 2016, todos os gatos estejam identificados, registrados e esterilizados.

Este projeto é consequência dos numerosos problemas que o excesso de gatos abandonados por seus donos está causando no país.
Durante 2009, mais de um terço dos 37 mil gatos dos centros de apoio da Bélgica tiveram que ser sacrificados perante a impossibilidade de encontrar um lar para todos.

Só na cidade de Charleroi (200 mil habitantes) há entre 4 mil e 6 mil gatos sem donos, o que gera preocupações de limpeza e saúde pública, além disso do sofrimento animal, segundo fontes da Prefeitura, citadas na última semana pelo jornal "Le Soir".

Dos 589 municípios belgas, 207 têm já algum tipo de plano para promover a esterilização dos gatos a fim de lutar contra a superpopulação dos felinos.

A Gaia, uma organização de defesa dos direitos dos animais, lançou recentemente uma campanha a favor da medida.

http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5g8jFr8otgwfmPQ2QA8OVUD5Xbarg

Ibama proíbe caça de javalis no Brasil

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
18-Ago-2010
De Agencia EFE

EPA - European Pressphoto AgencyO Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aprovou nesta quarta-feira uma norma segundo a qual fica proibido caçar espécies consideradas pragas para a agricultura, como o javali, que antes era autorizada.

Deste modo, fica revogada uma lei que autorizava o controle da população de javalis, que eram capturados ou abatidos sem que as autoridades tivessem registro algum.

O Ibama qualificou esses animais como "praga" devido aos danos que causam nas colheitas, segundo a "Agência Brasil".

A necessidade de criar mais zonas de cultivo e o desmatamento resultante disso derivaram em aumento da população de javalis, que chegaram ao país pela fronteira com a Argentina.

Apesar da nova norma, o Ibama segue considerando o javali uma espécie invasora e nociva para as nativas, os seres humanos e o meio ambiente, por isso mantém a autorização para caçar estes animais em caso de emergência ou de forma circunstancial, para preservar as colheitas.

A nova instrução também prevê criar um grupo de trabalho que deverá definir propostas alternativas que permitam melhorar a eficácia do controle e minimizar o impacto destes animais.

http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5igqf9JO4yL2WwoRcaMoqLlInKzSw


Ibama proíbe a caça de espécie considerada praga da agricultura

Javali e seus híbridos exóticos são considerados animais invasores e nocivos às espécies nativas

Redação CORREIO

Uma instrução normativa, publicada no Diário Oficial da União desta quarta (18), revogou uma norma do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que autorizava o controle populacional do javali, por meio de captura e abate.

O javali e seus híbridos exóticos são considerados animais invasores e nocivos às espécies nativas, aos seres humanos, ao meio ambiente e, principalmente, à lavoura agrícola. Por isso, o controle é autorizado em caráter emergencial e circunstancial, em algumas ocasiões, para preservar as safras.

A instrução normativa prevê ainda um grupo de trabalho, que terá de apresentar e definir propostas para melhorar a eficiência do controle e elaborar alternativas para minimizar os impactos desses predadores. Segundo a Agência Brasil, o grupo terá representantes das superintendências do Ibama nos estados da Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Acre, Maranhão, de Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

O desequilíbrio populacional das espécies é resultado do desmatamento realizado para dar lugar ao cultivo agrícola. A devastação retira as condições de sobrevivência dos predadores naturais, principalmente gaviões e corujas. Sem eles, e com grande oferta de alimento disponível nas lavouras, as espécies encontraram as condições ideais para sobreviver.

http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/ibama-proibe-a-caca-de-especie-considerada-praga-da-agricultura/

Rio de Janeiro: Pelo menos 13 gatos passaram mal após a primeira dose de vacina

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
18-Ago-2010
O Globo

O gato de Eliane Vani morreu depois de tomar a vacina antirrábica na última campanha. Foto de Simone Marinho / Agência O GloboRIO - Dizem que os gatos têm sete vidas, mas os donos de bichanos que vivem no Rio de Janeiro andam desconfiados de que a vacina antirrábica oferecida na campanha de imunização da Secretaria municipal de Saúde está colocando em risco a fama de invulneráveis dos felinos. Nos últimos três dias, o GLOBO recebeu dezenas de cartas e e-mails relatando histórias de supostas reações à vacina. De acordo com reportagem de Simone Candida, publicada na edição desta quarta-feira do GLOBO, pelo menos 13 gatos teriam passado mal após ter tomado a dose - dois deles morreram. Há também histórias de cães que sofreram efeitos colaterais.

O seu animal de estimação já ficou doente depois de ter sido vacinado? Conte sua história
A veterinária Andrea Lambert, presidente da ONG Anida, explica que toda vacina provoca reações, mas ela acredita que, diante dos relatos, as autoridades deveriam suspender a próxima etapa da campanha. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) garante que a vacina é segura e que não há motivo para pânico, já que, entre os 75 animais vacinados no primeiro dia da campanha, apenas dois casos de morte (de um gato e de um cão) foram comunicados ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e houve relatos de reações em 0,54% do total.

Segundo o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), que fornece a vacina antirrábica para o Ministério da Saúde e para a rede privada, efeitos colaterais como dor, prostração e febre podem acontecer em até 30% dos casos, já a porcentagem de óbitos prevista é de 0,01%.

Em nota, a Secretaria municipal de Saúde ressaltou ser importante que os animais não deixem de ser vacinados nas próximas etapas, que acontecem no Rio nos dias 28 de agosto, 18 de setembro, 16 de outubro e 6 de novembro. Em caso de dúvidas, os donos de animais devem ligar para o CCZ no telefone: 3395-1595.

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/08/17/donos-dizem-que-pelo-menos-13-animais-passaram-mal-apos-primeira-dose-de-vacina-917420116.asp

Leia mais

Rio de Janeiro: Gatos apresentam reações à vacina contra raiva