quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Secretaria decide suspender vacinação contra raiva em SP

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
19-Ago-2010

Animais vacinados vêm apresentando reações adversas.
Maior número de casos ocorre na capital e em Guarulhos.

Marcelo Mora
Do G1 SP

Diante das reações adversas apresentadas por animais vacinados e notificadas à Coordenadoria de Controle de Doenças, a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo decidiu nesta quinta-feira (19) suspender a campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos. O anúncio foi feito pela secretária-adjunta da pasta, Clélia Aranda, na sede da secretaria, na Avenida Dr. Arnaldo, na região da Avenida Paulista.

Em Guarulhos, cuja campanha foi suspensa já na semana passada, houve 40 reações adversas, entre 9 e 13 de agosto. No total, mais 42 mil animais foram vacinados. No interior, foram registrados quatro óbitos, mas os dados ainda são incipientes. A nova vacina antirrábica foi adotada pelo Ministério da Saúde neste ano e começou a ser distribuída aos estados no início deste semestre.

Secretária-adjunta da Saúde, Clélia Aranda, dá entrevista nesta quinta (Foto: Marcelo Mora/G1)

Apesar disso, para a secretária-adjunta, ainda não é possível associar as reações adversas com a aplicação da nova vacina. "Decidimos suspender a campanha de vacinação porque pretendemos fazer uma investigação mais aprofundada, para saber se os óbitos têm a ver com as vacinas. Não podemos falar ainda em substituição da vacina", afirmou Aranda.

Segundo a secretária-adjunta, nos anos anteriores não houve tantos casos relacionados à vacinação antirrábica notificados. "Por isso, decidimos suspender a campanha por precaução, mas precisamos descartar primeiro outras possibilidades. O choque anafilático pode acontecer, mas queremos saber se os eventos são proporcionais", disse.

Clélia Aranda afirmou ainda que a nova vacina é um produto licenciado no país desde 2003. "A formulação dela é produzida com uma tecnologia diferente, "uma tecnologia mais apurada". Segundo ela, desde 1998 não são registrados casos de raiva transmitida por cães no estado. "A nossa preocupação atual é com a raiva transmitida por morcego", disse.

A maior parte das reações tem sido observada em gatos e em cães de pequeno porte (até 6,5 kg de peso). Em São Paulo, 85,3% das reações adversas foram em gatos vacinados nos dias 16 e 17.

Animais paralisados

A gerente de vendas Marli Aparecido Alvarez, de 46 anos, relatou ao G1 que solicitou a ida de um agente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) até a sua residência, em Artur Alvim, na Zona Leste da capital, para vacinar nove gatos, sendo três dela e seis da mãe dela, que mora ao lado.

"Quando cheguei em casa à noite (de quarta-feira), notei que os três estavam parados, mas pensei que fosse por causa do frio. Depois percebi que eles estavam com os olhos vidrados. Liguei para o pessoal do CCZ e eles confirmaram que a vacina estava dando problema", contou Marli.

Segundo ela, os agentes do CCZ recomendaram a ela que desse "gotinhas de dipirona" para os animais. Nesta quinta-feira, um veterinário do CCZ retornou à casa dela e aplicou uma injeção de corticóide no gato mais velho, de 15 anos. "Nos outros dois, não foi possível porque são mais novos. Chorei a noite toda de tanta preocupação", disse, ainda angustiada com o estado de saúde de seus bichos de estimação.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/08/secretaria-decide-suspender-vacinacao-contra-raiva-em-sp.html

Morte de animais leva SP a suspender vacinação contra raiva

O Globo

O estado de São Paulo decidiu recomendar, por precaução, a todos os municípios paulistas que suspendam a campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva animal. A Secretaria de Estado da Saúde informou que seis animais que tomaram a vacina morreram.

De acordo com a secretaria de Saúde, o número de reações adversas dos animais notificadas à Coordenadoria de Controle de Doenças da pasta está acima do observado em anos anteriores. Por isso, na avaliação dos técnicos da Secretaria, a vacinação poderia colocar em risco a vida dos animais imunizados.

O maior número de notificações adversas aconteceu nos municípios de São Paulo e Guarulhos. Nessas duas cidades foram registradas 7 casos de choque anafilático em animais vacinados, dos quais seis morreram, sendo quatro gatos e dois cães.

Na capital paulista, das 567 reações notificadas entre os dias 16 e 17 de agosto, 38% são consideradas eventos graves, como prostração, anorexia, dificuldade respiratória, convulsões e hemorragias. Nesse período, foram imunizados 121.691 animais em toda a cidade. Em Guarulhos, que já suspendeu a vacinação, houve 40 reações adversas entre 42.860 animais vacinados entre 9 e 13 de agosto.

A maior parte das reações tem sido observada em gatos e nos cães de pequeno porte (em torno de 6,5 quilos de peso). Somente na cidade de São Paulo, 85,3% das reações ocorreram com gatos vacinados nos dias 16 e 17.

Também foram constatados quatro óbitos, sendo dois de cães e dois de gatos, no interior de São Paulo. Nem todos os municípios paulistas iniciaram a campanha de imunização.

O Instituto Pasteur, órgão da Secretaria, irá investigar os óbitos e as reações graves. A Secretaria informou ao Ministério da Saúde, responsável pela compra e distribuição das vacinas aos Estados, sobre os problemas surgidos, e aguarda orientações.

http://oglobo.globo.com/cidades/sp/mat/2010/08/19/morte-de-animais-leva-sp-suspender-vacinacao-contra-raiva-917434136.asp

SP suspende vacinação de animais após reações adversas

A Secretaria de Estado da Saúde anunciou, nesta quinta-feira, que recomendou a todos os municípios a suspensão da vacinação contra a raiva animal em cães e gatos, por precaução, porque o número de reações adversas notificadas ao órgão está acima do observado em anos anteriores, e coloca em risco a vida dos bichos.

A maioria dos casos de reação adversa foram identificados na capital paulista e em Guarulhos, região metropolitana. Foram sete casos de choque anafilático em animais vacinados, sendo que seis morreram, quatro gatos e dois cães.

Entre os dias 16 e 17 de agosto foram imunizados 121.691 animais na capital paulista.Apresentaram reação 567 casos, sendo que 38% foram considerados graves com sintomas como abatimento, anorexia, dificuldade respiratória, convulsões e hemorragias. Em Guarulhos, entre os dias 9 e 13 de agosto, houve 40 reações adversas entre 42.860 animais vacinados.

Segundo a secretaria, os gatos, e os cães de pequeno porte (de até 6,5 kg) foram os que mais apresentaram reações. O Instituto Pasteur, órgão da pasta, vai investigar os óbitos e as reações graves.

A secretaria informou ao Ministério da Saúde, responsável pela compra e distribuição das vacinas aos Estados, sobre os problemas surgidos, mas ainda não obteve resposta.

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4632609-EI8139,00-SP+reacoes+adversas+provocam+suspensao+vacinacao+em+animais.html

Depois do Rio de Janeiro, São Paulo também tem problemas com vacinação antirrábica e suspende campanha

CBN, G1 e O Globo

Diante de mais de 500 notificações de reações adversas apresentadas por animais que receberam a vacina antirrábica, a Secretaria estadual de Saúde de São Paulo decidiu, nesta quinta-feira, suspender a campanha de vacinação de cães e gatos por tempo indeterminado em todo o estado. Reportagem publicada, nesta quarta-feira, pelo GLOBO mostrava que, no Rio de Janeiro, animais também apresentaram reações à vacina. A Secretaria estadual de Saúde do Rio, no entanto, manteve a campanha, garantindo que a vacina é segura.

O seu animal de estimação já ficou doente depois de ter sido vacinado? Conte sua história
O anúncio da suspensão da vacinação no estado de São Paulo foi feito pela secretária-adjunta, Clélia Aranda. A campanha já havia sido interrompida no município paulista de Guarulhos também devido às notificações.

Nas cidades de São Paulo e Guarulhos, foram relatados sete casos de choque anafilático, a reação mais grave, sendo que seis animais morreram (quatro gatos e dois cães). Na capital do estado, onde 121 mil mil animais foram imunizados, ocorreram 567 notificações de reações em dois dias (16 e 17 de agosto), sendo que 38% foram eventos considerados graves pela secretaria, como prostração, anorexia, dificuldade respiratória, convulsões e hemorragias. Já em Guarulhos, foram relatados 40 casos de efeitos adversos entre 9 e 13 de agosto. No município, 42 mil animais receberam a vacina. No interior, foram registradas quatro mortes, mas ainda não há outras informações.

A nova vacina antirrábica, que é importada, foi adotada pela Secretaria estadual de Saúde de São Paulo neste ano e começou a ser distribuída no início deste semestre aos municípios paulistas. Apesar disso, para a secretária-adjunta, ainda não é possível associar as reações adversas com a aplicação da nova vacina. "Decidimos suspender a campanha de vacinação porque pretendemos fazer uma investigação mais aprofundada, para saber se as mortes têm a ver com as vacinas. Não podemos falar ainda em substituição da vacina", afirmou Aranda.

Segundo a secretária-adjunta, nos anos anteriores não houve tantos casos relacionados à vacinação antirrábica notificados. "Por isso, decidimos suspender a campanha por precaução, mas precisamos descartar primeiro outras possibilidades. O choque anafilático pode acontecer, mas queremos saber se os eventos são proporcionais", disse.

Clélia Aranda afirmou ainda que a nova vacina é um produto licenciado no país desde 2003. "A formulação dela é produzida com uma tecnologia diferente, "uma tecnologia mais apurada". Segundo ela, desde 1998 não são registrados casos de raiva transmitida por cães no estado. "A nossa preocupação atual é com a raiva transmitida por morcego", disse.

A maior parte das reações tem sido observada em gatos e em cães de pequeno porte (até 6,5 kg de peso). Em São Paulo, 85% das reações adversas foram em gatos vacinados nos dias 16 e 17.

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/08/19/depois-do-rio-de-janeiro-sao-paulo-tambem-tem-problemas-com-vacinacao-antirrabica-suspende-campanha-917434924.asp

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Jundiaí suspende vacinação animal após recomendação

Estado informa que novo produto pode causar até a morte de cães e gatos


Agência BOM DIA

A Seção de Controle de Zoonoses de Jundiaí anunciou no início da noite de ontem a suspensão por tempo indeterminado da campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos, que começaria nesta sexta-feira.

A decisão segue recomendação da Secretaria de Estado de Saúde, porque o número de reações adversas notificadas em São Paulo está acima do observado em anos anteriores.

Em nota, o órgão informa que “na avaliação dos técnicos da secretaria, a vacina pode colocar em risco a vida dos animais imunizados” – seis morreram de choque anafilático na Capital e em Guarulhos e mais quatro no Interior.

Em Jundiaí, a Zoonoses comunica, por meio da assessoria de imprensa, que vai aguardar orientação do Estado para dar continuidade aos procedimentos.

A nova vacina antirrábica, importada, já estava em uso nas atividades de rotina da zoonoses local há cerca de um mês. Ainda conforme a assessoria de imprensa, foram registradas ocorrências de reações leves – não especificadas – em animais imunizados na cidade, porém nenhuma morte ocorreu.

Anteriormente à suspensão da campanha, o gerente da Zoonoses de Jundiaí, Carlos Ozahata, explicou que a nova vacina é semelhante à humana e, portanto, seria mais eficaz.

“Ela tem maior poder imunogênico, com grande poder residual. É uma vacina de melhor qualidade.”

Em Jundiaí, a meta deste ano é imunizar 46,8 mil cães e gatos contra a raiva. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone
(11) 4521-0660.

http://www.redebomdia.com.br/Noticias/Dia-a-dia/28406/Secretaria+suspende+vacinacao+animal+contra+raiva+apos+recomendacao

3 comentários:

  1. Tenho uma dúvida...
    sou de guarulhos, vacinei minha gata no dia 10/08...ela ficou dois dias extremamente nervosa, não podíamos chegar perto dela que ela fazia sons, quase que como gritos, horrível, agora me parece normal, mais gostaria de saber se alguém souber me informar, se há risco mesmo depois de tantos dias?

    ResponderExcluir
  2. Olá anônimo.

    Pelas informações que possuimos até o momento, tudo indica que a sua gata já passou pelo período de risco

    Para mais informações envie um e-mail para info@tribunaanimal.org.br

    ResponderExcluir
  3. Maria Lúcia em Custódia Pernambuco

    Vacinei 5 animais com a vacina da Biovet (quintupla para várias doenças caninas) comprada em uma clinica veterinária. Na ocasião solicitei a vacina importada, mas o clinico me disse que as vacinas importadas estavam suspensas no Brasil, por questão de imposto (acreditei nisso).
    Dos 5 animais 3 desenvolveram, infecção pulmonar, febre perniciosa, prostação, convusão e hemorragia ao morrer, os outros 2 animais apresentaram febre e estão sob observação.
    Concluo que naõ só as vacinas antirabicas do laboratório Biovet estão com problema, mas também as usadas para imunizar contra outras enfermidades nos cães.
    É necessário alertar toda a comunidade e informar o Ministério da agricultura.
    Qualquer sugestão para que eu tome procedimentos nesse sentido, faça contato. mlspanga@gmail.com

    ResponderExcluir