quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Rio de Janeiro: Pelo menos 13 gatos passaram mal após a primeira dose de vacina

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
18-Ago-2010
O Globo

O gato de Eliane Vani morreu depois de tomar a vacina antirrábica na última campanha. Foto de Simone Marinho / Agência O GloboRIO - Dizem que os gatos têm sete vidas, mas os donos de bichanos que vivem no Rio de Janeiro andam desconfiados de que a vacina antirrábica oferecida na campanha de imunização da Secretaria municipal de Saúde está colocando em risco a fama de invulneráveis dos felinos. Nos últimos três dias, o GLOBO recebeu dezenas de cartas e e-mails relatando histórias de supostas reações à vacina. De acordo com reportagem de Simone Candida, publicada na edição desta quarta-feira do GLOBO, pelo menos 13 gatos teriam passado mal após ter tomado a dose - dois deles morreram. Há também histórias de cães que sofreram efeitos colaterais.

O seu animal de estimação já ficou doente depois de ter sido vacinado? Conte sua história
A veterinária Andrea Lambert, presidente da ONG Anida, explica que toda vacina provoca reações, mas ela acredita que, diante dos relatos, as autoridades deveriam suspender a próxima etapa da campanha. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) garante que a vacina é segura e que não há motivo para pânico, já que, entre os 75 animais vacinados no primeiro dia da campanha, apenas dois casos de morte (de um gato e de um cão) foram comunicados ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e houve relatos de reações em 0,54% do total.

Segundo o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), que fornece a vacina antirrábica para o Ministério da Saúde e para a rede privada, efeitos colaterais como dor, prostração e febre podem acontecer em até 30% dos casos, já a porcentagem de óbitos prevista é de 0,01%.

Em nota, a Secretaria municipal de Saúde ressaltou ser importante que os animais não deixem de ser vacinados nas próximas etapas, que acontecem no Rio nos dias 28 de agosto, 18 de setembro, 16 de outubro e 6 de novembro. Em caso de dúvidas, os donos de animais devem ligar para o CCZ no telefone: 3395-1595.

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/08/17/donos-dizem-que-pelo-menos-13-animais-passaram-mal-apos-primeira-dose-de-vacina-917420116.asp

Leia mais

Rio de Janeiro: Gatos apresentam reações à vacina contra raiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário