segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Portugal: Festa de touros com doze feridos

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
16-Ago-2010

Largada de ontem fez três feridos graves

Por:Lurdes Mateus/P.G.

Nas largadas da tarde de sábado registaram-se três feridos ligeiros. Um deles é campino, ferido pelo cavalo - Foto: Nelson Lopes
Nas largadas da tarde de sábado registaram-se três feridos ligeiros. Um deles é campino, ferido pelo cavalo - Foto: Nelson Lopes
As largadas de touros nas festas de Samora Correia, na madrugada de ontem, ficaram marcadas pelo registo de doze feridos, três em estado grave. O ferido mais grave é um homem, de 54 anos, residente em Porto Alto, que sofreu um traumatismo craniano quando saía de um dos dois recintos em que se realizam as largadas.

Sofreu uma queda e foi transportado pelos Bombeiros de Samora Correia para o Hospital de Vila Franca, de onde foi transferido para o Hospital de São José, em Lisboa. Os outros dois feridos graves são dois jovens, com 27 e 21 anos, que necessitaram de receber tratamento no Hospital Reynaldo dos Santos, em Vila Franca de Xira. Um sofreu uma perfuração num ombro e uma ferida extensiva no tórax, vítima de uma cornada. O outro jovem tem ferimentos por todo o corpo.

As outras nove pessoas sofreram ferimentos ligeiros, na sua maior parte devido a quedas e a excesso de consumo de álcool, e foram todas assistidas no local. Os Bombeiros de Samora Correia, que têm no local doze viaturas, oito ambulâncias e 27 homens, contam com a ajuda da GNR. Já no sábado, que registou cerca de vinte mil pessoas nas festas, as largadas da tarde causaram três feridos ligeiros. Dois não necessitaram de tratamento médico, mas um dos feridos foi transportado pelos Voluntários de Samora Correia ao Hospital de Vila Franca de Xira, depois de ter sido ferido pelo cavalo que conduzia.

Na sexta-feira, primeiro dia de festas, um homem de 73 anos ficou ferido com gravidade depois de ter sido colhido por um touro com mais de 600 quilos. Foi assistido no Hospital de Vila Franca e já está em casa, apurou o CM.

CAVALEIRO NO HOSPITAL E DOIS CAVALOS MORTOS

Um cavaleiro ficou ferido e dois cavalos morreram, no sábado, ao serem atacados por um touro durante o tradicional ‘Encerro a Cavalo’, integrado nas festas da Senhora da Paz, em Vilar Formoso. O acidente aconteceu quando os cavaleiros encaminhavam os touros desde as pastagens até à arena, instalada em Vilar Formoso.

Por razões ainda desconhecidas, um dos animais assustou-se e investiu contra dois cavalos, matando-os. Um dos cavaleiros ficou ferido na cabeça ao cair do cavalo. Foi assistido no Hospital da Guarda e já recebeu alta, apurou o CM.

Na fuga, o touro ainda danificou vários carros que estavam estacionados ao longo do percurso e foi abatido pela GNR. O acidente ocorreu às 13h00. Segundo o comandante do Destacamento da Guarda, capitão Gonçalves, a decisão de abater o touro justificou-se por "representar um perigo para as pessoas", por ter ocorrido praticamente dentro de uma aldeia.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/festa-de-touros-com-doze-feridos

Nenhum comentário:

Postar um comentário