sábado, 11 de dezembro de 2010

Ativistas resgatam leoa que sofria maus-tratos em zoológico na Bulgária

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
10-Dez-2010

ImageOs ativistas da organização Quatro Patas resgataram nesta sexta-feira (10/12) a leoa Baghira que sofria maus-tratos em um zoológico na Bulgária.

Os militantes levaram o animal de 14 anos para uma clínica veterinária na capital Sofia, onde foi examinado e recebeu os devidos cuidados.

Baghira vai continuar sua viagem, seguindo para a África do Sul no próximo ano. O Parque Lionsrock irá abrigar a leoa em condições adequadas.

Após a intervenção dos ativistas, as autoridades búlgaras pretender analisar a situação dos animais que vivem em zoológicos em todo o país.

Fonte: Globo Rural

http://www.portogente.com.br/texto.php?cod=37292

Protesto pede canil em Sertãozinho/SP

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
11-Dez-2010

Cinco mil animais estão abandonados nas ruas da cidade

Um protesto pediu a construção de um canil, na manhã deste sábado (11), em Sertãozinho. Segundo levantamento do Centro de Controle de Zoonoses, atualmente, existem 5 mil animais abandonados na cidade.

Foram colhidas mais de mil assinaturas em um abaixo assinado que foi entregue na prefeitura pedindo, além do canil, o incentivo a adoção de animais e castração a custo zero.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Sertãozinho informou que já há uma verba para a construção de um canil municipal, no ano que vem.

http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2010/12/11/protesto-pede-canil-em-sertaozinho.html

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

NASA desiste de fazer experimentos radioativos com macacos

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
10-Dez-2010

ImageDepois de mais de um ano de uma campanha vigorosa, a PETA (Pessoas Pelo Tratamento Ético dos Animais) anunciou, esta semana, que a agência espacial NASA engavetou o projeto de experimentos radiativos com dezenas de macacos-esquilo, que teria custado à agência US$1.75 milhão.

Os experimentos teriam sido conduzidos no McLean Hospital (Harvard), onde os animais seriam expostos a doses nocivas de radiação e depois ficariam isolados em jaulas, para serem estudados durante anos. A ideia era analisar as mudanças comportamentais causadas pela radiação.

Entre os possíveis danos físicos, estavam tumores cancerígenos, catarata, lesão cerebral, perda de controle motor e morte prematura.

Milhares de pessoas escreveram para a NASA pedindo o cancelamento do projeto, incluindo celebridades como Paul McCartney, Bob Barkers e Alicia Silverstone. Até mesmo ex-astronautas, engenheiros da NASA e a agência espacial europeia juntaram suas vozes ao coro de protesto.

http://www.portogente.com.br/texto.php?cod=37291

Leia mais

27-Ago-2010

Animais nas ruas é tema de reunião em Ilha Grande/RJ

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
10-Dez-2010
ANGRA DOS REIS

Membros de associações de moradores, empresários do setor turístico, organizações não-governamentais e o Instituto do Meio Ambiente (Inea) participaram, ontem, de uma reunião,na Vila do Abraão (Ilha Grande) para tratar de problemas relacionados aos animais soltos pelas ruas da cidade. A Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar), através de sua Diretoria de Vigilância Ambiental, fez uma operação nas ruas do Centro quarta-feira e recolheu cinco cadelas.

Segundo o diretor Leonardo Almeida, o encontro foi pedido pelo prefeito Tuca Jordão (PMDB). “O reordenamento da população canina na Vila do Abraão é necessário porque os animais soltos podem causar vários problemas de saúde pública, além de incomodarem as pessoas. O turismo acaba sendo prejudicado pela má impressão causada”, observa.

Na reunião foi feito um acordo sobre o modo de trabalho para os profissionais da Diretoria de Vigilância Ambiental, no sentido de apreender os cães e deixá-los em quarentena. O diretor ainda informa que quando o dono aparecer ele será notificado. “É necessário haver uma conscientização no sentido da posse responsável dos animais. Cerca de 90% dos cães apreendidos têm dono, que os soltam de dia e só os recolhem à noite”, conta Leonardo.
Os cães que forem apreendidos serão levados ao canil do Bracuí e as fêmeas, por uma parceria da prefeitura com a Sociedade dos Amigos e Protetores dos Animais (Sapa), para o canil da Vila Nova.

http://www.avozdacidade.com/portal/Cidades/htm000024170.asp

"Vegana", filme do Instituto Nina Rosa, será lançado em SP



quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Reino Unido: Filho de diplomata é flagrado agredindo cadela

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
09-Dez-2010

O filho de um diplomata tunisiano foi flagrado por câmaras de videovigilância agredindo várias vezes a sua cadela, um labrador chamado ‘Poppy’.


O caso ocorreu à porta do condomínio onde reside Mohammed-Abou-Sabaa, em Manchester, no Reino Unido, e chocou a comunidade britânica protetora dos direitos dos animais que colocou as imagens na Internet.

No vídeo, o jovem de 21 anos agride mais de 20 vezes o seu cão de cinco meses porque, segundo explicou posteriormente, estava a ter “um mau dia”.

Segundo o jornal ‘Daily Mail’, a agressão deu origem a uma queixa, com a decisão judicial divulgada na terça-feira a dar conta de uma pena de prisão suspensa e de uma proibição de Mohammed-Abou-Sabaa em ter animais de estimação durante quatro anos.

Quanto a ‘Poppy’, a cadela deve ganhar um novo dono no início do ano, agora que o caso está concluído. Encontra-se bem de saúde.

Veja o vídeo das cameras de segurança do condominio

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/filho-de-diplomata-apanhado-a-agredir-cadela

Pássaros mantidos em cativeiro são apreendidos por meio do Disque-Deúncia

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
09-Dez-2010

RIO - A partir de informações do Disque-Denúncia, agentes do Serviço Reservado do Batalhão Florestal apreenderam nesta quinta-feira cerca de 18 pássaros da Fauna Silvestre, entre eles um papagaio verdadeiro e uma ararinha. Os animais se encontravam em Vila Cocota, no Imbariê, e eram mantidos em cativeiro e comercializados em feira-livre, principalmente em Duque de Caxias.

O acusado Antônio Marcos Lopes Silva, de 40 anos, foi preso em flagante. A apreensão foi feita na Rua Rivera, quadra 689, lote 19. A ocorrência foi conduzida para a 62ª DP (Imbariê). Os pássaros serão conduzidos para o CETAS (Seropédica).

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/12/09/passaros-mantidos-em-cativeiro-sao-apreendidos-por-meio-do-disque-deuncia-923237436.asp

EUA: Ativista é preso durante temporada de caça ao urso em NJ

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
09-Dez-2010
Leonardo Ferreira

Bill Craine, residente em New York, disse que “temos que respeitar o direito deles de viver”, quando era algemado e levado para a viatura da Polícia Estadual
Bill Craine, residente em New York, disse que “temos que respeitar o direito deles de viver”, quando era algemado e levado para a viatura da Polícia Estadual
Na segunda-feira (6), um ativista foi preso nas ime­diações da Whittingham Wildlife Management durante o início da temporada de caça aos ursos, a primeira realizada nos últimos 5 anos. Bill Craine, residente em New York, que alegou ser professor de Psicologia na City University of New York, disse que “temos que respeitar o direito deles de viver”, quando era algemado e levado para a viatura da Polícia Estadual. Craine foi preso depois de recusar-se várias vezes a deixar a área restrita.

Outra ativista, Angie Metler, do grupo Animal Protection League of New Jersey, em Englishtown, disse “nós estamos aqui para educar o público e documentar essa chacina. O Bill estava praticando desobediência civil. Nós temos bastante orgulho dele”.

Metler e Craine estavam entre o grupo formado por cerca de 20 pessoas em Fredon (NJ), onde meia dúzia de patrulheiros também estive presente para manter a ordem.

Pelo menos 40 ursos foram mortos em todo o Estado Jardim durante as primeiras horas de caçada. As autoridades locais estimam que entre 300 e 400 ursos sejam mortos durante o período de caça, que começou às 7 horas da manhã de segunda-feira (6).

http://www.brazilianvoice.com/bv_noticias/bv_comunidade/40704-Ativista-preso-durante-temporada-caa-urso.html

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Portugal: Manifestação nacional pela causa animal marcada para sábado

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
08-Dez-2010

A Associação Portuguesa de Direitos dos Animais convocou, para as 11 horas do próximo sábado, uma manifestação nacional a favor da causa animal. De acordo com Ana Paula Cruz, que fundou a APDA em Setembro, o objetivo é que em cada munícipio, as associações e os particulares que diariamente lutam pela defesa dos direitos dos animais se concentrem em frente às Câmaras Municipais para alertar "a opinião pública para o que se passa nos canis e responsabilizar as autarquias e a Direção-Geral de Veterinária".

Entre as várias reivindicações estão o fim do abate nos canis municipais, a melhoria das condições de acolhimentos dos animais nestes espaços, a promoção da esterilização de animais errantes e a denúncia de maus adotantes. Ana Paula Cruz contou que o seu despertar para este último problema deu-se em Agosto, quando a pessoa a quem tinha entregue uma cadela, a atirou de um sexto andar meia hora depois. "O caso está em tribunal desde então", diz, defendendo a denúncia pública de casos semelhantes a este.

Não esquecendo que há municípios "exemplares" no que diz respeito ao tratamento dos animais - como Sintra, Seixal ou Castelo Branco, Ana Paula Cruz acrescenta que "há ainda muito a fazer".

http://jn.sapo.pt/blogs/osbichos/archive/2010/12/08/manifesta-231-227-o-nacional-pela-causa-animal-marcada-para-s-225-bado.aspx

EUA: Tommy Lee diz que parque SeaWorld masturba baleia orca

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
08-Dez-2010

O ex-baterista do Mötley Crüe é ativista pelos direitos dos animais - Foto: Divulgação
O ex-baterista do Mötley Crüe é ativista pelos direitos dos animais - Foto: Divulgação
O ex-baterista do grupo Mötley Crue Tommy Lee mandou uma carta irada para o presidente do parque temático SeaWorld, localizado na Flórida, reclamando do tratamento dado à baleia orca macho Tilikum, que é mantida isolada após ter se envolvido na morte de três pessoas, inclusive um de seus tratadores. A carta foi publicada no site TMZ.

Lee, que é um membro ativo da organização PETA, defensora dos direitos dos animais, acusou o parque de usar a orca como "banco de esperma", utilizando técnicas "doentias" de masturbação. "Nós sabemos através do próprio diretor de segurança do SeaWorld, que a forma de obter o esperma é fazendo alguém entrar no tanque e masturbar a baleia com uma vagina de vaca cheia de água quente. Nem nos meus dias mais selvagens com o Mötley Crue eu teria imaginado algo tão doentio e perverso", escreveu o baterista.

Ele diz ainda que o tanque d'água onde Tilikum é mantido isolado é pequeno demais para a baleia, que pesa quase seis toneladas e tem 7 metros de comprimento. Lee e a PETA pedem que a orca seja libertada e levada até o mar. O SeaWorld não comentou a carta, mas afirma que todos os animais recebem tratamento apropriado de especialistas nos parques.

http://diversao.terra.com.br/gente/noticias/0,,OI4834103-EI13419,00-Tommy+Lee+diz+que+parque+SeaWorld+masturba+baleia+orca.html

Chapecó/SC: O velhinho não fez nada, mas estava preso na gaiola

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
08-Dez-2010

Papai Noel fez protesto em Chapecó, pedindo liberdade e o fim do tráfico internacional de animais

Um Papai Noel dentro de uma gaiola chamou a atenção de quem passava pela Avenida Getúlio Vargas, na esquina com o Calçadão da Rua Benjamin Constant, no Centro de Chapecó. O objetivo foi chamar a atenção das pessoas em relação ao tráfico internacional e o aprisionamento dos animais.

Ele ficou cerca de 10 horas no local e enfrentou até chuva para conscientizar a população para deixar os animais livres.

– A gaiola tira o direito deles de voar, procriar e de buscar alimentos – afirmou o catarinense Élio Lazzarotto, que desde 1999 é o Papai Noel do Brasil, com registro no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.

Desde então, ele atua de forma profissional com chegadas de helicóptero ou caravanas nos municípios dos três estados do Sul. Já são mil eventos em 500 cidades. Paralelo a esse trabalho, ele desenvolve projetos ambientais.

Ontem pela manhã, além de conscientizar a importância de deixar os animais livres, através da distribuição de uma revista, o Papai Noel militante entregou sementes de árvores nativas. Na revista há uma historinha em que o Bom Velhinho ajuda a libertar um macaco de uma gaiola.

Beatriz Policena, 4 anos, foi uma das que conversou com o Papai Noel. Sua mãe, Dione Machado, disse à filha que é importante lutar pela liberdade dos animais.

Maria Eduarda Ribeiro, 9, chorou quando viu o Papai Noel preso. Mas depois ficou feliz ao saber do objetivo. Ela define com uma palavra a atitude de manter animais presos.

– É horrível – disse, contando que ela e seu pai chamaram a Polícia Ambiental recentemente para denunciar um caçador.

O indiozinho Vinícius Salvador, 4, também foi pegar um doce com o Papai Noel. Afinal, os Kaingang lutam para preservar as matas, de onde tiram o alimento. Sara Vitória Érsigo, cinco anos, entregou uma cartinha com os pedidos de Natal. Ela tinha escrito a carta pela manhã na esperança de encontrar algum Papai Noel. Até os adultos brincaram com o Bom Velhinho.

– Por que você está engaiolado? – perguntavam.

A ação teve o apoio da RBS TV Chapecó. De acordo com o Papai Noel do Brasil, a iniciativa não deve ser repetida em outra cidade.

DARCI DEBONA | CHAPECÓ
http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3134662.xml&template=3898.dwt&edition=16049&section=213

Curitiba/PR: Passeata na Rua XV vai alertar sobre guarda responsável de animais

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
08-Dez-2010

Nas férias, mais cães são abandonados. Ong também pede que animais não virem presente de Natal

Redação Bem Paraná

Os integrantes da organização não governamental Pense Bicho, de Curitiba, promovem a partir das 9h deste sábado (dia 11), em frente ao Bondinho da Rua XV de Novembro, uma manifestação destinada a combater o abandono de animais no período de férias. O grupo realizará uma panfletagem propondo a guarda responsável de cães e gatos e pedindo à população que não dê animais de presente no Natal sem ter a certeza de que eles receberão um tratamento digno dos seus futuros donos. A manifestação recebe o apoio das ONGs Amigo Animal, SOS Bicho e Sociedade Protetora dos Animais.

Não há estatísticas oficiais sobre o número de animais abandonados nas ruas da cidade neste período. No entanto, há cinco anos, quando o serviço municipal de recolhimento de cães e gatos foi extinto, pelomenos um ou dois animais por dia eram deixados com os funcionários doCentro de Controle de Zoonoses, órgão da Secretaria do Meio Ambiente dpo Prefeitura de Curitiba. E o número não levava em conta os cães e gatos abandonados diretamente nas ruas e praças da capital. “As pessoas precisam entender, de uma vez por todas, que os animais não são brinquedos. Eles são seres vivos, que têm necessidades. Por isto, devem ser tratados com respeito”, explica o presidente da Pense Bicho, Aurélio Munhoz.

O mais grave, alerta, é que este problema não ocorre apenas em dezembro. “O abandono dos animais tem seu ponto mais alto no início das férias, a partir de novembro, e se prolonga até o final de fevereiro”.

Baseada em pesquisa feita pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), a Pense Bicho estima que o número de animais abandonados apenas em Curitiba, mesmo sem contar os semi-domiciliados, é de 3% em um universo de 430.000. Isto equivale a pelo menos 13 mil animais nas ruas da cidade.

Além dos ataques de cães a pedestres, os animais abandonados podem provocar graves acidentes de trânsito ao circular pelas vias públicas – problema mais comum nas rodovias. “As pessoas também não pensam que eles podem causar doenças. Há aproximadamente 80 tipos de zoonoses. Muitas delas são transmissíveis aos seres humanos, como a sarna, a raiva e o bicho geográfico”, explica Munhoz.

Por este motivo, a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98) estabelece punição rigorosa aos autores deste tipo de prática: multa e detenção de três meses a um ano, dependendo da gravidade do problema causado pelo abandono.

O trabalho de conscientização da população da capital já é desenvolvido pela Rede de Proteção e Defesa Animal de Curitiba, que tem um site na internet com informações importantes sobre o tema (http://www.protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br/). O município também já adota o sistema de chipagem dos animais, que possibilita um maior controle do número de cães e gatos de Curitiba. “Nós já temos três mil animais chipados”, explica o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, Marcos Traad da Silva.

http://www.bemparana.com.br/index.php?n=165414&t=passeata-na-rua-xv-vai-alertar-sobre-guarda-responsavel-de-animais

Piracicaba/SP: Veto do prefeito ao PL é mantido. Animais continuarão a ser sacrificados em rituais

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
08-Dez-2010

Piracicaba perdeu uma grande oportunidade de entrar para a história da vanguarda legislativa (subtitulo T.A.)

Para Vira Lata Vira Vida, debate contribuiu para amadurecer discussão


Erich Vallim Vicente

Apesar da manutenção do veto ao Projeto de Lei 202/10, decidida na reunião ordinária de segunda-feira, 6, na Câmara Municipal, o sentimento dos dois lados – de defensores e religiosos – é que a vitória no plenário, por 7 a 5, deu gás ao movimento ambientalista e da causa animal. “O que aconteceu (na segunda-feira) foi bastante inquietante, mostrou muito amadurecimento sobre a discussão da defesa dos animais”, disse Miriam Machado, presidente da ONG Vira Lata Vira Vida. Representante dos religiosos, Ronaldo Almeida se saiu com uma frase lugar-comum. “Ganhamos, mas não levamos”, disse.

Miriam destaca, ainda, o bom nível da discussão, apresentada durante o debate no plenário. “Poucos foram os vereadores que não se prepararam para falar sobre o tema”, avalia a presidente da ONG. Ela acrescenta que o debate “retirou as pessoas da Zona de Conforto” sobre a causa animal. “Isso (essa mudança) fará muito bem para a sociedade”, acrescentou. Por e-mail, Mônica Faria, militante da causa animal, comemorou o que chamou de “vitória moral”. Ela se disse surpresa com o discurso do pastor Marcos Oliveira, visto como fundamental para a boa votação contra o veto do prefeito Barjas Negri. “Foi arrepiante quando citou que os nossos irmãos animais têm alma”, citou a militante.

PICHAÇÃO – Um dos principais articuladores da defesa ao acato do veto, Ronaldo Almeida teve sua casa pichada na madrugada de segunda para terça-feira com frases ofensivas. As frases o acusavam de “matador de animais” e faziam

Ronaldo Almeida teve sua casa pichada com frases ofensivas que o acusavam de “matador de animais” e faziam ameaças - Foto: Daniel Damasceno
Ronaldo Almeida teve sua casa pichada com frases ofensivas que o acusavam de “matador de animais” e faziam ameaças - Foto: Daniel Damasceno
ameaças – “morte a todos vocês”. “Cheguei em casa por volta de 1h15, tomei banho e fui dormir; hoje (ontem), quando acordei, por volta das 10h, fui chamado para ver o que havia ocorrido no muro da minha casa”, relatou Almeida. Ele informou que conversou com vizinhos, que também chegaram de madrugada, por volta das 3 horas, e que relataram já haver a pichação. “Então, deve ter sido feita por volta da 1h e 3h da madrugada”, disse.

Ele registrou Boletim de Ocorrência e disse que denunciará ao Conselho Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. “Isso não pode acontecer, esse tipo de preconceito”, disse Ronaldo Almeida. Ao mesmo tempo, ele procurou não fazer acusações. “Pelo clima tranquilo do pessoal da causa animal que estava em frente à Câmara na segunda-feira, 6, acredito que não tenham sido eles, mas é uma pena que alguém aja desta forma”. Almeida também rechaçou qualquer possibilidade das pichações terem sido forjadas. “Por que eu faria alguma coisa deste tipo? Vou ter que gastar R$ 300 para pintar a minha casa”, finalizou.

Miriam Machado, da ONG Vira Lata Vira Vida, repudiou a atitude. “Isso não se faz, e está totalmente contrário aos nossos preceitos, de fazer uma manifestação de forma não-violenta”, disse a militante. “A ONG repudia esta atitude e defende a liberdade religiosa. O debate precisa ser feito em alto nível, sem qualquer tipo de violência”, finalizou.


SACRIFICAR NÃO É MALTRATAR? - Mais uma derrota. Ou melhor, uma vitória com sabor de derrota. Em menos de um mês, os animais perdem mais uma vez o direito à vida. Uma história que parece não ter nunca um final feliz para os animais. Sete vereadores votaram a favor dos animais, porém, cinco vereadores e o veto do Executivo selaram o destino deles. A discussão mereceu maturidade, pesquisa e busca de informações por parte de alguns vereadores. Outros optaram pelo conforto do voto político. Estivemos bem perto de mudar a história e dar exemplo de luta contra a violência. Mas ficamos apenas no “bem perto”. Mais uma derrota. Dos animais que perderão a vida em rituais cruéis, dos protetores que não conseguem, através das leis, o suporte necessário para defenderem esses animais e da sociedade que continuará a conviver com essa violência velada. Uma nova lei contra maus tratos, agora de autoria do Executivo, será votada. Os nobres edis continuarão a votar contra os animais? Uma lei contra maus tratos que não poderá atingir os ritos religiosos, seus “despachos” e cruéis sacrifícios faz sentido? Qualquer cidadão cruel poderá justificar a violência contra um animal alegando ser “um rito religioso”? E uma abordagem ou averiguação com base na lei poderá ser chamada de “intolerância religiosa ou racial”? Só o tempo nos mostrará as consequências desta votação. Pobres animais que dependem de leis. Pobres de nós, humanos, que abrimos mão dos valores e virtudes e agora precisamos recorrer às leis para nortear nossa conduta. Se não fizermos o caminho de volta à nossa natureza pacífica, em pouco tempo, não defenderemos nem a nós mesmos da maldade humana. (Miriam Miranda é presidente da ONG Vira Lata Vira Vida)

PL 202/10 - O teor original do Projeto de Lei 202/2010 combinava perfeitamente com o autor da proposta, vereador Laércio Trevisan Júnior: era equivocado, arrogante e cheio de preconceito contra as religiões de matriz africana. Ao contrário do que pensam os defensores dessa triste iniciativa, da forma como foi proposto (sem consulta prévia à comunidade religiosa interessada), o PL 202/2010 foi sim um instrumento para fomentar a perseguição religiosa na cidade. Se esse PL tivesse sido aprovado, estaria escancarada a porta para que outros municípios se "inspirassem" nele. Laércio Trevisan Júnior mexeu em vespeiro e fez com que Piracicaba ficasse conhecida como cidade racista e preconceituosa. Eu estive na Câmara e acompanhei tudo do lado de fora praticamente até o final. Era meu o único cartaz de protesto visto ali, onde se lia: "Liberdade de Crença Já!". Felizmente, prevaleceu um mínimo de bom senso dos vereadores e o veto proposto pelo prefeito Barjas Negri foi acatado. Ganham a liberdade de crença e a cidadania! (Professor Michel)

http://www.tribunatp.com.br/modules/news/article.php?storyid=7817

Leia mais

... manifestação do Executivo, Trevisan tenta convencer as bancadas LUCIANA CARNEVALE Da Gazeta de PiracicabaDe olho na análise do veto assinado pelo prefeito Barjas Negri (PSDB) ao...
01-Dez-2010

2. Afinal, o que é maltrato?
(Direito Animal/Textos e Artigos)
Ivana Maria França de Negri O prefeito de Piracicaba vetou o projeto de lei do vereador Laércio Trevisan Júnior que havia sido aprovado pela Câmara de Vereadores, a fim de e
24-Out-2010

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Justiça do Rio nega habeas corpus a chimpanzé

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
07-Dez-2010

ONGs e entidades protetoras dos animais entraram com pedido para levar animal que teria 'os mesmo direitos dos seres humanos'

Gabriela Moreira - O Estado de S. Paulo

RIO - O Tribunal de Justiça do Rio negou nesta terça-feira, 7, o habeas corpus pedido por ONGs e entidades protetoras dos animais, em favor de um chimpanzé chamado Jimmy, atualmente no Zoológico de Niterói, no Rio. O grupo pedia a transferência do macaco para um santuário de primatas, localizado em Sorocaba, no interior de São Paulo.

Entre os que pediam a liberdade do chimpanzé está o Grupo de Apoio aos Primatas (GAP), organização internacional que mantém o santuário. O presidente do GAP, Pedro Alejandro Ynterian, informou que o grupo vai recorrer da decisão e que já esperava que o assunto fosse decidido em Brasília. "Sabíamos que era uma decisão difícil, que seria definida, no Supremo. Nem todos estão preparados para avaliar uma causa como esta", disse Ynterian.

A alegação para o pedido de habeas corpus é que como primatas, os chimpanzés teriam os mesmos direitos dos seres humanos. Sob esta argumentação, o macaco não poderia viver enjaulado. Em sua decisão, de 24 páginas, o desembargador responsável pelo caso, José Muiños Piñeiro Filho, cita o dicionário Aurélio, primatologistas e a Constituição Federal para analisar se os direitos constitucionais dos seres humanos podem ser extensivos aos primatas. Ele não chega a conclusões claras, mas, nega a transferência, por entender que os laudos anexados por técnicos ao processo, não deixam claro ou descartam que Jimmy esteja em sofrimento.

O chimpanzé tem 26 anos e até os 3, viveu num circo no interior do Rio. Atualmente, vive numa jaula de 120 m2 no zoológico. A responsável pelo local, Giselda Candiotto, afirma que Jimmy não está sob estresse: "O tratamento que damos a ele é altamente humanizado", disse.

http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,justica-do-rio-nega-habeas-corpus-a-chimpanze,650772,0.htm

Leia mais

... dia 9 na Aliança Francesa da Rua Lopes Trovão, em Icaraí, sem a presença de Jimmy, o artista autor das 16 telas que estarão à mostra. É que ele corre ...
03-Dez-2010

2. Niterói/RJ: Macaco Jimmy ainda aguarda decisão judicial
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
20-Out-2010

18-Mai-2010


17-Mai-2010

5. Novo Habeas Corpus a favor de Jimmy é impetrado no TJRJ
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
20-Jan-2010

6. Projeto GAP pede Habeas Corpus para chimpanzé
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
Projeto GAP se une a movimento de proteção animal e desafia Sistema Judiciário Brasileiro pedindo Habeas Corpus para chimpanzé
17-Dez-2009

Bebedouro/SP inaugura Delegacia de Proteção Animal

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
07-Dez-2010

Casos de maus tratos podem ser denunciados na delegacia, na rua São João, nº 751, 1º andar

A Polícia Civil inaugurou em Bebedouro uma Delegacia de Polícia específica para investigar casos de maus tratos a animais. A delegacia está funcionando no 1º Distrito Policial sob responsabilidade do delegado João Antônio Aparecido Panhoza.

Casos de maus tratos, violência, agressão e morte de animais poderão ser denunciados na unidade, que fica na rua São João, nº 751, 1º andar - no Centro de Bebedouro, ou pelo telefone (17) 3342-2233.

Ribeirão Preto

Ribeirão Preto recebeu a nova Delegacia de Proteção aos Animais na última quinta-feira (2). A delegacia está funcionando no mesmo prédio da do idoso, na rua Goiás, 656, nos Campos Elíseos.

http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2010/12/07/bebedouro-inaugura-delegacia-de-protecao-animal.html

Ibama proíbe reprodução de leões e grandes felinos exóticos no país

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
07-Dez-2010

Decisão foi publicada nesta terça-feira (7) no Diário Oficial da União.
Medida deve-se ao elevado número de casos de abandono e maus-tratos.

Do G1, em São Paulo

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) decidiu proibir a reprodução de leões e outros grandes felinos exóticos no país. A decisão, publicada nesta terça-feira (7) no Diário Oficial da União, foi tomada pelo elevado número de casos de abandono e maus-tratos desses animais, segundo o Ibama.

De acordo com a publicação, esses animais representam “risco à segurança da população, ocasionado pelas situações precárias de manutenção em que muitas vezes se encontram”. A decisão considera ainda a inexistência de locais interessados e aptos a receber exemplares de grandes felinos exóticos, que são os animais trazidos do exterior para o Brasil.

Segundo a Superintendência do Ibama no Rio de Janeiro, com a decisão, fica proibida a reprodução dos grandes felinos exóticos: leão, tigre, leopardo, puma, pantera e lince. O controle populacional, segundo o Ibama, deverá ocorrer por meio de vasectomia.

Zoológicos que desejarem manter grandes felinos exóticos aptos à reprodução deverão solicitar autorização ao Ibama, mediante apresentação de justificativa, em que conste a descrição de um recinto adequado para alojar os filhotes quando eles atingirem a idade adulta.

Comércio de grandes felinos

Ainda segundo a decisão do Ibama, a comercialização de grandes felinos exóticos só poderá ser feita entre zoológicos. Fica proibida a importação desses animais, exceto a importação realizada por zoológicos que apresentem programas de reprodução dessas espécies e que tenham Autorização de Manejo emitida pelo Ibama.

Fica proibida também a realização de procedimentos que caracterizem mutilação dos animais, tais como a extração de unhas e presas.

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/12/ibama-proibe-reproducao-de-leoes-e-grandes-felinos-exoticos-no-pais.html

Bragança Paulista: Capivaras, que vivem no Lago do Taboão, serão retiradas do local

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
07-Dez-2010

Nova reunião será realizada no dia 16 para acertar detalhes da transferência

No ano que vem, o Lago do Taboão, um dos cartões postais de Bragança Paulista, vai ter um novo visual. As capivaras, que vivem lá, serão retiradas.

Foram duas horas de reunião entre a Prefeitura e o Ibama. O encontro foi realizado após a Justiça Federal determinar, por meio de uma liminar, que as capivaras fossem retiradas da cidade.

"Estamos há mais de um ano, junto com o Ibama e a Sucen, uma forma para este caso", afirma o prefeito de Bragança Paulista, João Afonso Sólis.

Bragança Paulista tem 120 capivaras espalhadas pela área urbana. 30 delas estão há mais de dois anos no cartão postal da cidade, o Lago do Taboão. A nova moradia proposta durante a reunião é o Lago dos Padres, que fica a cerca de um quilômetro do atual endereço das capivaras.

"A ideia original de se transferir 120 capivaras acabou se transformando em um piloto de manejo de 30 animais para uma área mais adequada", explica o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Gilberto de Oliveira.

A remoção, segundo a Secretaria do Meio Ambiente, só deve acontecer no ano que vem. Ainda vai ser feito um estudo do local para que o Ibama possa autorizar a transferência.

A próxima reunião vai ser no dia 16 na Secretaria do Meio Ambiente.

http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=85792

ACORDA MENINA! Ana Maria Braga promove "gigolo" de animais

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
07-Dez-2010

Na data de hoje a apresentadora Ana Maria Braga anuncia mais uma vez a cruza de animais porque acha "bonitinho" e "engraçadinho". No programa de amanhã irá ao ar a profissão de "apontador para cães" que nada mais é que um "gigolo canino" que marca encontros para cruza.

Já enviamos a nossa critica ao programa. Envie também o seu desagrado, o endereço é: http://anamariabraga.globo.com/home/anamaria/faleconosco.php

Abaixo segue a nossa mensagem enviada à apresentadora com referencia à matéria a ser apresentada e à postura da formadora de opinião.


Acabo de ouvir a chamada para o programa de amanhã.

Mais uma vez a Sra. Ana Maria Braga promoverá absurdamente a cruza de animais domésticos em tempos em que a sociedade espera uma diminuição do numero de animais errantes pelas cidades. O que deve ser promovido é a castração a adoção dos animais sem lar.

Como é possivel que uma comunicadora e formadora de opinião aja de forma tão irresponsável e de maneira repetitiva. A comunicadora se diverte promovendo "gigolos" de animais e sempre se esquece que uma cadela gera vários filhotes.

Quantos descendentes de Belinha estarão vagando pela cidades do Brasil, sendo maltratados e sem lar.

Altina Mabellini - Presidente
Tribuna Animal - Associação de Proteção Animal e Ambiental

ONG britânica oferece cursos para salva-vidas de baleia

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
07-Dez-2010
BBC

Uma entidade britânica está oferecendo cursos para voluntários que queiram se tornar especialistas em primeiros socorros de mamíferos marinhos.

A ONG British Divers Marine Life Rescue (BDMLR) já formou 2.500 especialistas que ficam de prontidão em vários pontos do país para salvar mamíferos marinhos - entre eles, golfinhos e baleias - encalhados nas praias da Grã-Bretanha.

Segundo especialistas, o número de encalhamentos tem aumentado e atualmente chega a 500 por ano.

Em um caso recente, o diretor da entidade, o biólogo Alan Knight, viajou por terra, água e ar para atender a um chamado de emergência: uma baleia corcunda corria risco de vida porque sua cauda havia ficado presa em uma corda na região das ilhas Shetlands, na costa da Escócia.

Mas o resgate que empolgou os britânicos ocorreu em 2006, quando a BDMLR participou da operação de salvamento de uma baleia que ficou encalhada em um trecho londrino do rio Tâmisa.

A mega-operação, que teve participação também do corpo de bombeiros, da polícia e da autoridade portuária de Londres, foi transmitida ao vivo pela TV britânica.

Infelizmente, a baleia, da espécie Hyperoodon ampullatus, ou nariz de garrafa do norte, acabou morrendo.

Porém, em entrevista à BBC, Alan Knight disse que ele e sua equipe aprenderam lições valiosas com a experiência.

Estudos de patologia nessa e em outras baleias que morreram durante resgates nos ajudaram a entender o que acontece quando as baleias encalham na praia', disse o biólogo. 'Como resultado, nós mudamos nossos procedimentos.

Segundo Knight, quando os músculos da baleia se rompem, ocorre a liberação de uma substância chamada mioglobina, que bloqueia o funcionamento dos rins do animal, contribuindo para a sua morte.

Hoje em dia, sabemos que, para evitar o sofrimento do animal, devemos fazê-lo dormir antes de tentar resgatá-lo.

Encalhamentos

Estudos feitos por especialistas em todo o mundo mostram que as baleias, assim como outros cetáceos, estão sob crescente ameaça por atividades humanas.

Entre os perigos, estão redes de pesca lançadas por navios pesqueiros, choques entre barcos e animais e substâncias poluentes que enfraquecem sua imunidade.

No caso específico das baleias, os cientistas acreditam que o sistema natural de orientação que utilizam para navegar pelos mares esteja sendo perturbado pelos sonares de navios de guerra.

Isso poderia explicar, ao menos parcialmente, um aumento de 25% no número de encalhamentos registrado em anos recentes.

Tomando como exemplo o caso da baleia que encalhou no Tâmisa, Alan Knight especula:

Sabemos do que essas baleias se alimentam e sabemos que esse tipo de alimento não está disponível no Mar do Norte. Ela deveria ter cruzado pelo topo da Escócia, em direção às águas profundas do Atlântico Norte.

Acreditamos que ela estava tentando nadar para o oeste, seguindo a rota normal de migração, mas acabou entrando no Tâmisa. Aquela baleia já devia estar em sofrimento considerável quando desceu (para o Tâmisa), disse o biólogo.

Uma outra possível explicação, mais positiva, para o aumento nos encalhamentos, seria o aumento nas populações de baleias em consequência das restrições à pesca.

ONG

A BDMLR foi fundada em 1990 e se baseia inteiramente em trabalho voluntário, com membros de prontidão 24 horas por dia durante todo o ano.

A entidade treina especialistas em primeiros socorros de mamíferos marinhos e possui vários tipos de equipamentos posicionados em locais estratégicos em todo o país. Há barcos de resgate, dispositivos de flutuação para os animais e kits para desembaraçá-los de redes, entre outros materiais.

Alan Knight, que também é presidente da ONG International Animal Rescue, disse que não é necessária qualquer experiência prévia em mergulho ou em medicina para se tornar voluntário.

Eu encorajaria qualquer um a integrar nossa equipe. É uma experiência muito gratificante.

http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2010/12/07/ong-britanica-oferece-cursos-para-salva-vidas-de-baleia-923213159.asp

Para mais notícias, visite o site da BBC Brasil

Piracicaba/SP: Câmara acata veto a projeto contra sacrifício de animais

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
07-Dez-2010

Religiosos e defensores de animais ocuparam a frente do prédio da Câmara

 Ronaldo Almeida, membro do PT Piracicaba e representante de religiões de matrizes africanas, foram o primeiro a subir na tribuna popular da Câmara Municipal para defender a manutenção do veto do prefeito - Foto: Gustavo Annunciato
Ronaldo Almeida, membro do PT Piracicaba e representante de religiões de matrizes africanas, foram o primeiro a subir na tribuna popular da Câmara Municipal para defender a manutenção do veto do prefeito - Foto: Gustavo Annunciato

Erich Vallim Vicente

A Câmara Municipal acatou o veto do prefeito Barjas Negri sobre o Projeto de Lei 202/2010, que proibia sacrifício de animais em rituais religiosos. Depois de quatro horas de discussão, religiosos do Candomblé e da Umbanda venceram a queda de braço com os defensores de animais. E a jornada foi longa. Desde às 19h30 da noite de ontem, até mais 00h30, cerca de 100 pessoas – com pequena maioria dos religiosos – se reuniram em frente ao prédio do Legislativo, na rua José Alferes Caetano, para pressionar os vereadores. Ao final, a votação foi 7 a 5 contra o veto ao projeto de lei, mas, por questões regimentais, era necessário no mínimo nove votos para derrubá-lo.

A tese dos defensores dos animais foi tentar desvencilhar o aspecto religioso sobre o PL 202/10. “Não estamos aqui discutindo a questão religiosa, o que quero apresentar para os vereadores é a defesa da vida”, apontou o advogado Rogério Gonçalves, convidado pela ONG Vira Lata Vira Vida para defender o posicionamento dos defensores. Na mesma linha de pensamento seguiu o vereador Laércio Trevisan Jr., autor do projeto de lei. “Esse projeto não trata de princípios religiosos”, ressaltou o vereador do PR. Para ele, o que estava em discussão era somente o ritual.

Do lado dos religiosos, a teoria era em torno da opressão contra as religiões afro-brasileiras. Ronaldo Almeida, membro do PT Piracicaba e representante de religiões de matrizes africanas, foi o primeiro a subir na tribuna popular da Câmara Municipal para defender a manutenção do veto do prefeito Barjas Negri. Ele se atentou às palavras “uso” e “sacrifício” dos animais, apresentados na ementa do projeto de lei. “Se não poderá nem o ‘uso’”, salientou, “então, não poderá nem mesmo haver a revoada das pombas da paz na Festa do Divino”, disse. O mesmo argumento foi utilizado por Eduardo Gomes, outro representante de religiões africanas, e por vereadores que defenderam o veto, como Márcia Pacheco e André Bandeira.

A fala de José Antonio Fernandes Paiva (PT) foi considerada a mais polêmica, especialmente do ponto de vista político. Parceiro de Laércio Trevisan Jr. na oposição ao prefeito Barjas Negri, ele aparecia durante a tarde de ontem como “voto certo” contra o veto do chefe do Executivo. Porém, após receber orientação da Secretaria Estadual de Combate ao Racismo do Diretório Estadual do PT – texto que leu durante o seu discurso –, disse que se orientaria pela “fidelidade partidária” para justificar a sua mudança de posição sobre o veto ao PL 202/10. Mas, ao final, mudou novamente sua posição, votando contra o veto do prefeito.

MANIFESTAÇÃO – Devido à importância que a votação do veto ao PL 202/10 tomou, a Câmara ficou lotada ontem à noite. Para coordenar a ocupação das cadeiras do plenário, o presidente José Aparecido Longatto distribuiu 16 senhas para cada lado acompanhar a votação dentro da Casa. O resto – cerca de 100 pessoas – acompanhou em frente ao prédio através de um telão. A convivência foi tranquila. Somente em um momento houve acusação de que os defensores de animais teriam chamado os religiosos de “gente do demônio”. Mas ninguém soube apontar quem teria gritado as palavras de ofensa. Durante as falas, cada parte manifestava indignação e aprovação de acordo com os discursos proferidos na tribuna da Câmara Municipal.

http://www.tribunatp.com.br/modules/news/article.php?storyid=7804

EUA: Robô de Lego assusta ratos em nome da ciência

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
07-Dez-2010
Aylons Hazzud

Robogator parece o nome de um filme de terror de última qualidade, e isto é quase verdade se você for um rato de laboratório. O cinematográfico nome foi dado por pesquisadores da Universidade de Washington a um robô de Lego projetado especificamente para assustar ratos, afim de compreender melhor o mecanismo de medo nos animais e, possivelmente, em seres humanos.

Geralmente as pesquisas associados a medo em animais usam de mecanismos análogos “criados por Pavlov”, nos quais o um sinal como uma sineta ou uma luz é emitido antes de um choque aplicado diversas vezes. Depois de repetida algumas vezes, o animal associa a luz ou sineta ao choque, e “se assusta” com a simples presença do sinal. Este método indireto, porém, tem diversas limitações que o Robogator tenta contornar usando uma abordagem mais realista.

O robô foi criado a partir de um kit Mindstorms da Lego e emula uma ameaça familiar a ratos com sua mandíbula cheia de dentes projetados. O rato é então solto em uma gaiola em que há um “ninho” seguro e um alimento que é colocado em distãncias diferentes a cada vez. Naturalmente a presença do assustador robô faz as cobaias buscarem menos o alimento, até que suas amídalas (as que ficam no cérebro, não as da garganta) sejam lesionadas. Neste caso, os ratos perdem o medo e se arriscam muito mais em busca do alimento. Ao hiperestimular as amídalas, o contrário acontece e os ratos praticamente não saem em busca de alimento.

O resultado da pesquisa está longe de ser revolucionário, pois já é sabido há muito tempo que as amídalas exercem um importante papel na sensação de medo em humanos e animais.

Nota T.A. - Além da pesquisa não trazer qualquer novidade, ou seja é um experimento que maltrata animais e que se repete sem qualquer "interesse cientifico".
Além do mais, o que você faria se estivesse com muita fome e toda vez que tentasse alcançar um prato de comida jogassem uma escavadeira sobre você? Chamam isso de ciência.....

Mogi das Cruzes/SP: Cão morre após ser incendiado

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
07-Dez-2010
Josiane Carvalho

Uma atitude cruel. Na tarde do último sábado, testemunhas avistaram três jovens ateando fogo em um cachorro, misto de vira lata com a raça fox paulistinha, de médio porte, que estava próximo à Praça Antônio Batalha, no Shangai. O cão, que chegou a ser socorrido e levado ao veterinário, não resistiu aos ferimentos e morreu no sábado à noite. Os criminosos fugiram e se forem presos poderão responder pelo crime de maus-tratos com pena de 3 meses a 1 ano de detenção.

De acordo com o delegado da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), José Roberto Almeida, pedestres que passavam pelo local avistaram um Fiat Uno branco parar em frente ao posto da Previdência Social, onde o animal estava. Três jovens que aparentavam ter entre 18 e 20 anos desceram do veículo, jogaram álcool e atearam fogo. "Com a confusão de tentar socorrer o cão, as pessoas que chamaram a Uipa e a Polícia Militar não prestaram atenção no número da placa do veículo, que saiu em disparada", contou.

A médica veterinária Itaici Nascimento foi quem atendeu o animal, assim que chegou em sua clínica, no Distrito de César de Souza, e ficou muito assustada com o quadro clínico do cão. "Assim que ele chegou, percebemos que era um caso muito grave e com pouquíssimas chances de sobrevivência. Foram queimaduras de terceiro grau desde o focinho até o rabo. Além disso, o animal inalou muita fumaça, o que comprometeu os pulmões. Confesso que nunca vi um caso tão grave como este", detalhou.

Além de compressas frias para tentar amenizar a dor da queimadura, os especialistas medicaram o cão com soro, vitaminas e glicose, mas mesmo assim, o animal não resistiu. "Tentamos salvá-lo de qualquer maneira. Embora as chances fossem pequenas, demos toda a medicação possível. Mas infelizmente, n o final da noite, o cãozinho faleceu", disse.

Penalidade

Segundo a Polícia Militar Ambiental, a denúncia de maus-tratos cometidos contra qualquer tipo de animal é legitimada pelo artigo 32, da Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605, de 1998. Se presos, os criminosos podem pegar pena de detenção de três meses a um ano, além de multa.

http://www.odiariodemogi.inf.br/noticia_view.asp?mat=26980&edit=6