sábado, 16 de outubro de 2010

Campanha incentiva entrega de animais silvestres em cativeiro na Baixada Litorânea do RJ

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
16-Out-2010

RIO - A Superintendência Lagos São João, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) - órgão executivo da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) - dá início nesta segunda-feira à campanha Bichos na Mata, com o objetivo de conscientizar a população sobre os crimes cometidos contra os animais silvestres. Com sede em Araruama e abrangendo os municípios da Baixada Litorânea, a superintendência vai distribuir material informativo para incentivar a entrega voluntária de animais silvestres mantidos em cativeiro. Depois do dia 22 de novembro, a fiscalização será intensificada, e quem for flagrado com animais deste tipo poderá sofrer sanções administrativas (com apreensão do animal e aplicação de multa) e penais.

Até lá, quem possuir animais silvestres poderá entregá-los nas sedes das secretarias municipais de Meio Ambiente da Baixada Litorânea, do Inea ou dos órgãos federais da região sem sofrer nenhuma sanção. Os animais serão encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, em Seropédica e reintegrados na natureza após avaliação e tratamento, se necessário.

De acordo com o superintendente regional do Inea, Tulio Vagner, a campanha será acompanhada de um processo de gestão em educação ambiental para conscientizar a população sobre os danos à biodiversidade causados pela caça, apreensão, transporte ou comercialização de animais silvestres.

Para mais informações sobre a entrega dos animais, os interessados podem entrar em contato com a Superintendência, na Rua Bernardo de Vasconcelos 154, em Araruama, ou pelos telefones (22) 2665-1701/7004, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/10/16/campanha-incentiva-entrega-de-animais-silvestres-em-cativeiro-na-baixada-litoranea-922803431.asp

Utilizar animais em pesquisa científica: certo ou errado?

16-Out-2010

VEJA realiza série de entrevistas com especialistas sobre o uso de animais na Ciência, cujo debate se insere na fronteira entre a biologia, a ética e o Direito

Marco Túlio Pires

No sentido horário: no alto, à esquerda, ativistas protestam na Malásia contra a instalação de uma empresa de biotecnologia que faz testes pré-clínicos com animais; ativistas a favor dos testes com animais marcham no Campus da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos; integrantes do PETA (People for the Ethical Treatment of Animals - Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais), protestam contra o uso de animais em testes de cosméticos, na Índia (AFP)

A partir deste sábado, o site de VEJA apresenta uma série de entrevistas com os nomes mais importantes do debate sobre o uso de animais em pesquisas médicas – tema hoje situado na fronteira entre a biologia, a ética e o direito.

O primeiro entrevistado da série é o médico Ray Greek, autor do livro Specious Science: Why Experiments on Animals Harm Humans (Ciência das Espécies: Por que Experimentos com Animais Prejudicam os Humanos, sem edição no Brasil). Para o especialista, não só é desnecessário o uso de animais em pesquisas científicas, como esta opção poderia até atrasar o avanço da ciência. Greek não usa argumentos éticos ou morais, nem se diz preocupado em salvar vidas animais. Sua motivação, afirma, é puramente científica.

Neste domingo, o também médico Michael Cohn faz a defesa do uso de animais. É graças a este tipo de pesquisa, segundo ele, que os humanos vivem cada vez mais e melhor. Conn relata que teve vários amigos de profissão perseguidos, atacados ou ameaçados de morte por ativistas ligados à defesa dos direitos animais, o que o motivou a escrever o livro The Animal Research War (A Guerra da Pesquisa Animal, também sem edição no Brasil).

Na segunda-feira, é a vez do advogado Steven Wise, professor de direito dos animais da Universidade de Harvard, que defende que algumas espécies deveriam possuir os mesmos direitos à integridade e liberdade física que os humanos. Para ele, cães, grandes primatas, golfinhos, elefantes e papagaios africanos deveriam ser equiparados, em status, ao homem.

Na terça-feira, o site vai publicar reportagem sobre a história do uso de animais pela ciência, ressaltando os maiores sucessos e insucessos dessa prática.

Clique no link abaixo e deixe sua opinião sobre o assunto, participe da enquete.

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/utilizar-animais-em-pesquisa-cientifica-certo-ou-erradoo

Leia Mais

http://tribunaanimal.org/index.php?/Noticias/ANIMAIS-BRASIL/Especial-VEJA-%93A-pesquisa-cient%EDfica-com-animais-%E9-uma-fal%E1cia%94-diz-o-m%E9dico-Ray-Greek.html


Especial VEJA: “A pesquisa científica com animais é uma falácia”, diz o médico Ray Greek

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
16-Out-2010

Médico americano afirma que a pesquisa com animais atrasa o avanço do desenvolvimento de remédios

Marco Túlio Pires

Ray Greek - Arquivo Pessoal
Ray Greek - Arquivo Pessoal

Há 20 anos, Ray Greek abandonou o consultório para convencer a comunidade científica de que a pesquisa com animais para fins médicos não faz sentido. Greek é autor de seis livros, nos quais, sem recorrer a argumentos éticos ou morais, tenta explicar cientificamente como a sua posição se sustenta. Em 2003 escreveu Specious Science: Why Experiments on Animals Harm Humans (Ciência das Espécies: Por que Experimentos com Animais Prejudicam os Humanos, ainda não publicado no Brasil) e o mais recente em 2009: FAQs About the Use of Animals in Science: A Handbook for the Scientifically Perplexed (Perguntas e Respostas Sobre o Uso de Animais na Ciência: Um Manual Para os Cientificamente Perplexos). Ele garante que sua motivação não é salvar os animais, mas analisar dados científicos.

Além disso, Greek uniu esforços com outros médicos americanos e fundou a Americans for Medical Advancement, uma organização sem fins lucrativos que advoga métodos alternativos ao modelo animal. Em entrevista para VEJA, ele diz porque, na opinião dele, a pesquisa com animais para o desenvolvimento de remédios não é necessária.

O senhor seria cobaia de uma pesquisa que está desenvolvendo algum remédio?
Claro. Se a pesquisa estivesse sendo conduzida eticamente eu seria voluntário. Milhares de pessoas fazem isso todos os dias. Por vezes elas doam tecido para que possamos aprender mais sobre uma doença, em outros momentos ingerem novos remédios para o tratamento de doenças na esperança que a nova droga apresente alguma cura.

E se o medicamento nunca tivesse sido testado em animais?
A falácia nesse caso é de que devemos testar essas drogas primeiro em animais antes de testá-las em humanos. Testar em animais não nos dá informações sobre o que irá acontecer em humanos. Assim, você pode testar uma droga em um macaco, por exemplo, e talvez ele não sofra nenhum efeito colateral. Depois disso, o remédio é dado a seres humanos que podem morrer por causa dessa droga. Em alguns casos, macacos tomam um remédio que resultam em efeitos colaterais horríveis, mas são inofensivos em seres humanos. O meu argumento é que não interessa o que determinado remédio faz em camundongos, cães ou macacos, ele pode causar reações completamente diferentes em humanos. Então, os teste em animais não possuem valor preditivo. E se eles não têm valor preditivo, cientificamente falando, não faz sentido realizá-los.

Mas todos os remédios comercializados legalmente foram testados em animais antes de seres humanos. Este não é um caminho seguro?
Definitivamente não. As estatísticas sobre o assunto são diretas. Inclusive, muitos cientistas que experimentam com animais admitiram que eles não têm nenhum valor preditivo para humanos. Outros disseram que o valor preditivo é igual a uma disputa de cara ou coroa. A ciência médica exige um valor que seja de pelo menos 90%.

Esses remédios legalmente comercializados e que dependeram de pesquisas científicas com animais já salvaram milhões de vidas...
A indústria farmacêutica já divulgou que os remédios normalmente funcionam em 50% da população. É uma média. Algumas drogas funcionam em 10% da população, outras 80%. Mas isso tem a ver com a diferença entre os seres humanos. Então, nesse momento, não temos milhares de remédios que funcionam em todas as pessoas e são seguros. Na verdade, você tem remédios que não funcionam para algumas pessoas e ao mesmo tempo não são seguros para outras. A grande maioria dos remédios que existe no mercado são cópias de drogas que já existem, por isso já sabemos os efeitos sem precisar testar em animais. Outras drogas que foram descobertas na natureza e já são usadas por muitos anos foram testadas em animais apenas como um adendo. Além disso, muitos remédios que temos hoje foram testados em animais, falharam nos testes, mas as empresas decidiram comercializar assim mesmo e o remédio foi um sucesso. Então, a noção de que os remédios funcionam por causa de testes com animais é uma falácia.

Se isso fosse verdade os cientistas já teriam abandonado o modelo animal. Por que isso não aconteceu ainda?
Porque o trabalho deles depende disso. Nos Estados Unidos, a maior parte da pesquisa médica é financiada pelo Instituto Nacional de Saúde [NIH, em inglês]. O orçamento do NIH gira em torno de 30 bilhões de dólares por ano. Mais ou menos a metade disso é entregue a pesquisadores que realizam experimentos com animais. Eles têm centenas de comitês e cada comitê decide para onde vai o dinheiro. Nos últimos 40 anos, 50% desse dinheiro vai, anualmente, para pesquisa com animais. Isso acontece porque as próprias pessoas que decidem para onde o dinheiro vai, os cientistas que formam esses comitês, realizam pesquisas com animais. O que temos é um sistema muito corrupto que está preocupado em garantir o dinheiro de pesquisadores versus um sistema que está preocupado em encontrar curas para doenças e novos remédios.

Onde estaria a medicina se não fosse a pesquisa com animais?
No mesmo lugar em que ela está hoje. A maioria das drogas é descoberta utilizando computadores ou por meio da natureza. As drogas não são descobertas utilizando animais. Elas são testadas em animais depois que são descobertas. Essas drogas deveriam ser testadas em computadores, depois em tecido humano e daí sim, em seres humanos. Empresas farmacêuticas já admitiram que essa será a forma de testar remédios no futuro. Algumas empresas já admitiram inúmeras vezes em literatura científica que os animais não são preditivos para humanos. E essas empresas já perderam muito dinheiro porque cancelaram o desenvolvimento de remédios por causa de efeitos adversos em animais e que não necessariamente ocorreriam em seres humanos. Foram bilhões de dólares perdidos ao não desenvolver drogas que poderiam ter dado certo.

Como as pesquisas deveriam ser conduzidas?
Deveríamos estar fazendo pesquisa baseada em humanos. E com isso eu quero dizer pesquisas baseadas em tecidos e genes humanos. É daí que os grandes avanços da medicina estão vindo. Por exemplo, o Projeto Genoma, que foi concluído há 10 anos, possibilitou que muitos pesquisadores descobrissem o que genes específicos no corpo humano fazem. E agora, existem cerca de 10 drogas que não são receitadas antes que se saiba o perfil genético do paciente. É assim que a medicina deveria ser praticada. Nesse momento, tratamos todos os seres humanos como se fossem idênticos, mas eles não são. Uma droga que poderia me matar pode te ajudar. Desse modo, as diferenças não são grandes apenas entre espécies, mas também entre os humanos. Então, a única maneira de termos um suprimento seguro e eficiente de remédios é testar as drogas e desenvolvê-las baseados na composição genética de indivíduos humanos. Para se ter uma ideia, a modelagem animal corresponde a apenas 1% de todos os testes e métodos que existem. Ou seja, ela é um pedaço insignificante do todo. O estudo dos genes humanos é uma alternativa. Quando fazemos isso, estamos olhando para grandes populações de pessoas. Por exemplo, você analisa 10.000 pessoas e 100 delas sofreram de ataque cardíaco. A partir daí analisamos as diferenças entre os genes dos dois grupos e é assim que você descobre quais genes estão ligados às doenças do coração. E isso está sendo feito, porém, não o bastante. Há também a pesquisa in vitro com tecido humano. Virtualmente tudo que sabemos sobre HIV aprendemos estudando tecido de pessoas que tiveram a doença e por meio de autópsias de pacientes. A modelagem computacional de doenças e drogas é outra saída. Se quisermos saber quais efeitos uma droga terá, podemos desenvolvê-la no computador e simular a interação com a célula.

Mas ainda não temos informações suficientes para simular o corpo humano no computador...
Temos sim. Não temos informações suficientes para criar 100% do corpo humano e isso não vai acontecer nos próximos 100 anos. Mas não precisamos de toda essa informação. O que precisamos é saber como e do que um receptor celular é constituído — isso já sabemos — e a partir daí podemos desenvolver, no computador, remédios baseados nas leis da química que se encaixem nesses receptores. Depois disso, a droga é testada em tecido humano e depois em seres humanos. Antes disso acontecer, contudo, muitos testes são feitos in vitro e em tecidos humanos até chegar em um voluntário humano.

Um computador não é um sistema vivo completo. Como é possível garantir que essa droga, que nunca foi testada em animais, não será nociva aos seres humanos?
A falácia nesse argumento é que os macacos e camundongos, por exemplo, são seres vivos, mas não são seres humanos intactos. E esse argumento seria muito bom, se ele não fosse tão ruim. Drogas são testadas em macacos e camundongos intactos por quase 100 anos e não há valor preditivo no sentido de dizer quais serão os efeitos da droga no ser humano. O que essas pesquisas têm feito, na verdade, é verificar o que essas drogas causam em macacos e em seres humanos separadamente e não há relação. Por isso, o que dizem é meramente retórico, não há nenhuma base científica.

O senhor já fez experimentos com animais. O que o fez mudar de ideia?
Meu posicionamento mudou apenas uma década depois que terminei a faculdade de medicina. Minha esposa é veterinária e comecei a notar como tratávamos nossos pacientes de maneira muito diferente. Comecei a notar também que alguns remédios funcionam muito bem em animais, mas não funcionam em humanos e algumas drogas funcionam em humanos, mas não podem ser usadas em cães, mas podem ser usadas em gatos e assim por diante. Não estou dizendo que os animais e os humanos são exatamente opostos, não é isso. Eles têm muito em comum.

A semelhança genética de 90% entre humanos e camundongos não é suficiente?
Aparentemente não. Porque os dados científicos dizem que não. Não me interessa se somos suficientemente semelhantes aos animais para fazer testes neles ou não. A minha interpretação é científica. E a ciência diz que não somos. Na minha experiência clínica isso é verdade porque não conseguimos prever nem quais serão os efeitos de um remédio no seu irmão, realizando testes em você. Algumas drogas que você pode tomar, seu irmão não pode, por exemplo. Contudo, eu não sou contra todo tipo de experimento com animais. É possível recorrer aos animais para utilização de algumas partes. Por exemplo, podemos utilizar a válvula cardíaca de um porco para substituir a de seres humanos. Além disso, é possível cultivar vírus, insulina, mas isso não é pesquisa. O fracasso está em utilizar modelos animais para prever o que irá acontecer com um ser humano. Um ótimo exemplo disso é a Aids. Os animais não desenvolvem essa doença, de jeito nenhum. Eles sofrem de doenças parecidas com a Aids, mas por causa de vírus completamente diferentes. E os sintomas são muito diferentes dos manifestados em pacientes aidéticos. Por isso, não há correlação.

O senhor é contra o eventual sacrifício de animais em pesquisas científicas com o objetivo de salvar milhões de vidas humanas?
Eu não tenho nenhum problema com isso. Meu problema com pesquisa animal não é de cunho ético e sim, científico. É como dizer que estamos em um cruzeiro atravessando o oceano Atlântico e um indivíduo cai na água e está se afogando. Ele precisa é de um salva-vidas mas não temos nenhum, então vamos arremessar 1.000 cães na água. Por que arremessar os cães na água já que eles não vão salvar a vida da pessoa? Você pode construir um argumento ético dizendo que é aceitável afogar esses cães mas o que eu quero dizer é que a pessoa precisa de um salva-vidas e não 1.000 cães afogados. E é exatamente isso que estamos fazendo com a pesquisa animal. Estamos matando cães pelo bem de matar cães. Não porque matá-los irá trazer a cura para doenças como a Aids ou o Alzheimer.

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/%E2%80%9Ca-pesquisa-cientifica-com-animais-e-uma-falacia%E2%80%9D-diz-o-medico-ray-greek

Leia mais

Utilizar animais em pesquisa científica: certo ou errado?

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Grupo quer centro de testes sem animais no Brasil

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
15-Out-2010

O centro testaria e validaria os métodos alternativos, como a cultura de células

Afra Balazina - O Estado de S. Paulo

Em 1980, o ativista pelos direitos dos animais Henry Spira colocou um anúncio de página inteira no jornal The New York Times questionando quantos coelhos a empresa de cosméticos Revlon precisava cegar por causa da beleza. Desde então, ganhou força um movimento para pesquisar alternativas menos cruéis - no caso do coelho, hoje é possível usar córneas de bois que foram abatidos ou olhos de galinha.

Agora, pesquisadores e empresas defendem no Brasil a criação de um centro para métodos que substituam os testes em animais, semelhante ao que já existe na Europa, no Japão e nos Estados Unidos. Não há nenhum instituto do tipo na América do Sul.

O centro testaria e validaria os métodos alternativos, como a cultura de células, para que pudessem ser colocados em prática pelos laboratórios. Os cientistas ressaltam que a União Europeia tem limitado o uso de cobaias - portanto, o Brasil terá de se adequar se quiser atender a esse mercado.

Ana Marisa Fusco Almeida, professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Araraquara, diz que o centro precisa contar com integrantes das universidades, da indústria, dos laboratórios e também dos órgãos reguladores. “Não adianta ter o método alternativo se o órgão não aprovar o seu uso”, afirma.

Os cosméticos prontos, por exemplo, são testados diretamente em humanos. A questão são os novos ingredientes - fundamentais para movimentar o mercado -, que precisam ter sua segurança garantida (é necessário checar se são tóxicos). O presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia, Alberto Keidi Kurebayashi, é favorável à criação de um centro. “Existe a necessidade de estarmos em sintonia com o que acontece lá fora.”

Na Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos, existe há 29 anos o Centro de Alternativas aos Testes Animais. Ele funciona com patrocínio de empresas.

O diretor, Thomas Hartung, avalia que ainda não é possível substituir completamente os animais, mas é viável usá-los cada vez menos.

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,grupo-quer-centro-de-testes-sem-animais-no-brasil,625220,0.htm

Polícia prende homem por crime ambiental na Grande Natal

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
15-Out-2010

Policiais Militares do 4º Batalhão prederam na manhã desta sexta-feira (15), um homem identificado como Carlos Lima Costa. Ele é acusado de comercializar animais silvestres, nas dunas de Pitangui, município de Extremoz.

De acordo com o delegado José Antônio Silva Jr., o acusado foi preso após denúncia de que ele estaria tentando vender dois camaleões naquela região.

Após abordagem e revista os policiais encontraram os dois animais dentro de uma mochila.

Ele foi preso e levado para a delegacia de Extremoz onde será autuado por crime ambiental.

Os dois animais foram apreendidos e serão conduzidos para o IBAMA.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

http://200.188.178.144/ver_noticia/53498/

Americana/SP: Zoonoses usa ônibus adaptado em novo mutirão de castração

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
15-Out-2010
Diego Juliani

Começa hoje o mutirão de castração do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Americana. A ação desse ano utilizará um ônibus adaptado que percorrerá, até o dia 20 de dezembro, diversos bairros do município. O posto móvel de castração possui capacidade de realizar 100 cirurgias por dia e conta com uma equipe de oito profissionais especializados. Paralelamente ao trabalho de castração, o CCZ fará a microchipagem dos animais.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Administração, a expectativa é que em três meses sejam feitas 3,8 mil operações - 2,8 mil em cães e o restante em gatos. De acordo com o coordenador do CCZ, Fernando Vicente Ferreira, primeiramente serão atendidos apenas os donos de cães e gatos já cadastrados. "Em apenas dois anos, vamos castrar 4,3 mil animais, um feito inédito já que a média de castração dos últimos 12 anos foi de 190 animais ao ano. Atenderemos quem já foi cadastrado e aqueles que estão sendo cadastrados nos locais pré-definidos", afirma.

O primeiro local que receberá a ação será a própria sede do CCZ. Além dos proprietários de animais já cadastrados, os moradores da região da Praia Azul podem se inscrever para participar do processo. Para isso, basta procurar o Centro de Zoonoses até o dia 14 de outubro, das 8 às 16 horas, portando CPF, RG e comprovante de endereço.

A segunda etapa do mutirão acontecerá nos dias 16, 17 e 18 desse mês, respectivamente no CIEP (Centro Integrado de Educação Pública) do Zanaga, na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Brasil e no Ginásio de Esportes do Zanaga.

http://www.oliberalnet.com.br/cadernos/cidades_ver.asp?c=3A9E97AE213

Van do TJ é apreendida transportando animais silvestres no Maranhão

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
15-Out-2010

Veículo retornava para São Luís após fiscalização de cartórios no interior.
Sindicância foi instaurada para investigar o caso, diz TJMA.

Do G1, em São Paulo

Uma van do Poder Judiciário do Maranhão foi apreendida, nesta sexta-feira (15), transportando irregularmente animais silvestres. De acordo com a Polícia Ambiental, funcionários do Tribunal de Justiça (TJMA) que estavam no veículo foram encaminhados à delegacia.

A apreensão ocorreu em uma rodovia no bairro da Estiva, em São Luís. Entre os animais, ainda segundo a Polícia Ambiental, estariam marrecos e um pato selvagem, que deverão ser encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Segundo a assessoria de imprensa do TJMA, os animais eram levados do interior do estado para São Luís. A van apreendida pela polícia retornava de uma viagem a serviço da fiscalização dos cartórios extrajudiciais no interior. Uma sindicância foi instaurada para investigar o caso.

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/10/van-do-tj-e-apreendida-transportando-animais-silvestres-no-maranhao.html

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Circo abandona dez leões em camping da Argentina

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
14-Out-2010

Aparentemente, circo teve problemas em entrar com animais em cidade vizinha e resolveu deixá-los

BUENOS AIRES- Dez leões africanos foram abandonados por um circo em um camping da cidade de Florencio Varela, na Argentina, de onde os animais foram resgatados pelas autoridades locais.

Os habitantes denunciaram a presença dos felinos no camping e as autoridades decidiram enviá-los ao zoológicos da localidade, segundo fontes do Ministério de Assuntos Agrários da província de Buenos Aires.

Aparentemente, os responsáveis pelo circo Houdini, tiveram problemas em ingressar com os animais na cidade vizinha de Cañuelas, e resolveram deixá-los em Florêncio Varela, sob responsabilidade de dois homens no camping dessa zona rural.

Os animais, que estão em perfeito estado de saúde, foram abandonados há aproximadamente um mês.

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,circo-abandona-dez-leoes-em-camping-da-argentina,624909,0.htm

São Paulo: Carroceiros atravessam o Estado com seis cães

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
14-Out-2010

Casal saiu de São Paulo e vai até Assis puxando carroça de 500kg

Lívia Mota
DA AGÊNCIA ANHANGUERA

Para não ficar longe dos seis cães de estimação, o casal de carroceiros Roberto Francisco Lúcio, de 33 anos, e Maria de Fátima Cláudia Gutierrez Penati, de 47, decidiu viajar de carroça da cidade de São Paulo até Assis, na região Oeste do Estado de São Paulo. O casal abriu mão do conforto do ônibus intermunicipal e optou pela carroça para fazer o trajeto de quase 500 quilômetros pois não teria como levar os animais no veículo. “Não largo meus animais por nada. Peguei eles ainda filhotes e me comprometi a cuidar deles”, conta Maria de Fátima.

Os carroceiros saíram da Capital há 20 dias e, na última terça-feira, eles pararam em Santa Bárbara d’Oeste para receber uma encomenda que deve chegar hoje, via Sedex, com os documentos pessoais do casal. “Nós perdemos nossos documentos em São Paulo e uma amiga vai enviar os novos pelo Correios para o endereço de uma mulher aqui de Santa Bárbara”, explicou Maria de Fátima. Os carroceiros fizeram como pouso uma praça em frente ao Fórum da cidade. No entanto, como trata-se de uma área de segurança, eles não puderam permanecer no local. A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que, ontem, o casal foi encaminhado para uma chácara de propriedade do Município, onde passariam a noite. O casal deve seguir viagem hoje.

Na carroça, que é puxada por Roberto, um fogão a lenha improvisado, feito com tijolos, garante a comida do casal durante a viagem. Além disso, os moradores da cidade por onde passam colaboram doando alimentos. “Conseguimos acumular mantimentos suficientes para os próximos dias”, conta Roberto, que trabalhava com reciclagem na Capital e decidiu voltar a Assis onde ele e a mulher trabalhavam em um sítio.

Nos dias de frio e chuva, o casal coloca uma lona para se proteger. “Dormimos todos juntos. A mãe e os filhotes”, brinca a mulher. Com os alimentos e todos os pertences, o peso da carroça chega a quase 500 quilos, segundo Maria. Se o casal continuar a viajar cerca de 7 km por dia, a previsão é que eles cheguem ao destino em dois meses. A distância entre a Capital e Assis é de 475km e a viagem de carro dura em média 5 horas.

http://cpopular.cosmo.com.br/mostra_noticia.asp?noticia=1710979&area=2020&authent=7CCF8B27ECD8925EEDA905CEFAB07C

Americana/SP: Mutirão de castração de animais começa nesta sexta

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
14-Out-2010

A expectativa é que 3,8 mil operações sejam feitas em três meses

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Americana começa, nesta sexta-feira (15), o mutirão de castração de animais abandonados. Na ação, um ônibus adaptado percorrerá os bairros que têm mais animais nesta situação até o dia 20 de dezembro. A expectativa é que, em três meses, 3,8 mil operações sejam feitas, sendo 2,8 mil em cães e mil em gatos.

O posto móvel de castração tem capacidade para fazer 100 cirurgias por dia. A equipe conta com oito profissionais especializados. Paralelamente as castrações, o CCZ estará nos locais colocando microchips nos animais.

O primeiro local a receber o mutirão será o CCZ. Além dos proprietários de animais já cadastrados, moradores da região da Praia Azul podem se inscrever para participar da ação. Para isso, os interessados devem procurar o centro até o dia 14 de outubro, das 8h às 16h, com o CPF, RG e comprovante de endereço.

Confira os locais para o cadastramento no mutirão de castração:

Datas: 21 de 22 de outubro
Local: Praça Oscar Inácio de Souza (Cidade Jardim)

Datas: 26 e 27 de outubro
Local: Praça Jorge Arbix (Jardim Alvorada)

Datas: 27 e 28 de outubro
Local: Praça do Trabalho (Jardim São Pedro)

Datas: 8 e 9 de novembro
Local: Av. Geraldo Gobbo esquina com a Rua São Vito (São Vito)

Datas: 9 e 10 de novembro
Local: Praça Benedito Pires de Campos (São Vito)

Datas: 10 e 11 de novembro
Local: Av. Comendador Thomaz Fortunato (próximo ao Clube Rio Branco)

Datas: 29 e 30 de novembro
Local: Praça em frente à igreja do São Domingos (São Domingos)

Datas: 30 de novembro e 1º de dezembro
Local: Unidade Básica de Saúde - UBS 21 (Parque das Nações)

Data: 1º e 2 de dezembro
Local: Rua Ravena esquina com a Rua Bergamo (Jardim Mirandola)

Data: 2 e 3 de dezembro
Local: Regional do Parque Gramado

Data: 13 e 14 de dezembro
Local: Praça Arlindo Rocha Filho (Parque da Liberdade)

Data: 14 e 15 de dezembro
Local: Praça da Fraternidade (Jardim da Paz)

Data: 16 dezembro
Local: Unidade Básica de Saúde - UBS 24 (Jardim Mario Covas)

http://eptv.globo.com/noticias/NOT,0,0,319571,Mutirao+de+castracao+de+animais+comeca+nesta+sexta+.aspx

Joinville/SC: Projeto prevê identificação de animais

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
14-Out-2010

Projeto que prevê identificação de animais promete amplo debate em Joinville

O projeto de lei que trata sobre a criação de cães e gatos chegou ontem à Câmara de Vereadores de Joinville e promete esquentar o debate a partir da semana que vem. Se depender das ONGs de proteção aos animais, o projeto do vereador James Schroeder (PDT) tem de ser aprovado e entrar logo em prática.

Já a Vigilância Sanitária Municipal e o ambientalista Gert Fischer avaliam a proposta com cautela e pedem mais discussão.

Por três meses, as entidades ajudaram o vereador a elaborar a proposta que regulariza o bem-estar, criação, comercialização, feiras e controle populacional de animais de estimação e aplica multas para quem descumprir as regras.

Caso vire lei, cada animal precisará portar uma identidade trazendo informações como raça, idade, nome, cor do pelo, quem é seu dono e onde mora. A presidente da Frente de Ação pelos Direitos dos Animais (Frada), Ana Rita Hermes, acredita que alguns pontos precisarão ser discutidos com vereadores e Prefeitura, mas a proposta é um grande passo.

Para Bruna Toneli, voluntária da Guapecas, a lei vem em boa hora. “Visa ao bem-estar dos animais”, ressalta. Opinião semelhante tem Luciana Faganello, voluntária da ONG Abrigo Animal. “É um projeto excelente que trata da qualidade de vida dos nossos companheiros fiéis. Quando virar obrigatório, vai forçar a uma conscientização que não existe.”

Mas Gert Fischer acredita que a lei afetará o contribuinte. “Vai ser uma indústria de multas. Precisa algo regendo a vida dos animais, mas não uma obrigação de registro animal. Isso deveria ser feito pela Prefeitura”, reclama. Mara Monteiro, coordenadora da Vigilância, espera que seja convocada para discutir o projeto na Câmara. Ela tem dúvidas sobre o papel do órgão. “Se eu quiser comprar um animal que procrie, serei impedida? Se alguém deixar animal exposto numa pet shop mais de seis horas, como vamos saber? Não sei como iremos fiscalizar isso? Acho inviável e absurdo”, questiona.

http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3073944.xml&template=4187.dwt&edition=15692&section=884

Caminho para tirar lei do papel

O projeto de lei que regulariza a criação de cães e gatos agradou à Prefeitura de Joinville. Mas há preocupação quando se fala da onde viria o dinheiro para colocar a proposta em prática. “A proposta vem somar. Chega no momento em que estamos com o cronograma para instalar a casa do Bem-estar Animal e procurando equipamentos para o Centro de Zoonoses”, comenta Marcos Schoene, presidente da Fundema.

Mesmo assim, ele acredita que há um longo caminho para tirar a sugestão do papel. “A prática não é tão fácil quanto a teoria.”

Hoje, em Joinville, a Vigilância Sanitária é responsável por cuidar da realização de feiras e do comércio de animais e tem fiscais especializados no controle de zoonoses. Em casos de denúncia de maus-tratos, o órgão é chamado para avaliar o caso.

O projeto chegará à Comissão de Justiça na terça. Ali será avaliado se é constitucional ou não.

http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3073945.xml&template=4187.dwt&edition=15692&section=884

Corumbá/MS: CCZ inicia captura de cães e gatos soltos na próxima semana

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
14-Out-2010

O Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) de Corumbá pretende começar na próxima semana a captura de animais soltos, principalmente cães e gatos, em vias públicas. Segundo informações do órgão, a captura ocorrerá no período da manhã, das 7h às 09 horas, sendo que as equipes passarão duas vezes por semana.

Os donos que tiverem seus animais recolhidos e queiram recuperá-los terão três dias úteis para ir até o CCZ munidos de carteira de vacinação anti-rábica do animal, além do documento de identidade do responsável. O objetivo é diminuir a quantidade de animais errantes (soltos) nas ruas da cidade, evitando a proliferação de doenças como a raiva canina.

Subsecretaria de Comunicação Institucional

http://www.corumba.ms.gov.br/ler.php?id=8798

Nota T.A.: Vamos telefonar para a Ouvidoria da Prefeitura de Corumbá e protestar contra o uso da carrocinha: pelos telefone 0800 647 2255 ou (67) 3907 5338.

Traficantes de animais são presos em feira livre no Centro de Caxias/RJ

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
14-Out-2010

Seis traficantes de animais silvestres foram presos no domingo (10), na feira-livre do Centro, vendendo animais em extinção como lagartos e cerca de 800 caranguejos que nesse período não podem ser comercializados por causa da época do defeso. A operação foi desencadeada por policiais militares do batalhão Florestal, atendendo denúncias da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento. Foram apreendidos cerca de 900 animais que foram encaminhados no mesmo dia ao Centro de Triagem do IBAMA, em Seropédica.

De acordo com a Prefeitura de Duque de Caxias, a fiscalização para proibir a venda de animais silvestres tem sido periódica. As ações nas feiras livres do município contam também com agentes das secretarias de Serviços Públicos e de Meio Ambiente, em cumprimento ao decreto de tolerância zero, assinado no ano passado pelo prefeito José Camilo Zito, e a lei que considera ilegal a caça e a comercialização.

Para o secretário Samuel Maia, a feira livre que acontece todo domingo no Centro de Caxias, é um evento tradicional de venda de frutas e hortaliças, além de comida e produtos nordestinos, e costuma atrair famílias do Grande Rio e turistas. O secretário também afirma que no mês de novembro será inaugurada a sede administrativa da Reserva Municipal Biológica do Parque Eqüitativa criada pelo prefeito Zito. Além de técnicos ambientais e biólogos, o prédio vai abrigar guardas florestais do município que fiscalizarão a reserva, evitando a caça aves e animais silvestres e desmatamentos. Também haverá o controle de visitantes.

http://noticias.sitedabaixada.com.br/cidades/duque-de-caxias/2010/10/14/traficantes-de-animais-sao-presos-em-feira-livre-no-centro-de-caxias/#ixzz12RU4BGIO

São Caetano/SP castrará animais de graça

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
14-Out-2010
Deborah Moreira
Do Diário do Grande ABC

Para reduzir o número de cães e gatos abandonados na cidade de São Caetano, a prefeitura promoverá, até início de novembro, ação para incentivar a castração gratuita de animais de famílias ligadas aos programas sociais ou que comprovadamente não tenham condições de pagar pela cirurgia. Um censo realizado pelo município em 2.432 lares contabilizou 3.532 animais. Inicialmente, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) estima que 80 castrações serão feitas ao mês.

O bairro São José será o primeiro a ser abordado por ter mais domicílios com os bichinhos, totalizando 214 cães e 53 gatos.

Segundo a coordenadora do CCZ, Melissa Vautier, tanto machos quanto fêmeas serão atendidos. "Inicialmente foram credenciadas duas clínicas particulares da cidade que farão as cirurgias. Não é obrigatório, mas vamos incentivar porque temos tido muitos casos de abandono, principalmente de cadelas prenhas e filhotes", contou Melissa. Por mês são capturados 9 cães e 6 gatos, em média.

Por conta do grande volume e da falta de espaço, o CCZ só retira das ruas cães doentes, atropelados, agressivos ou filhotes. "É um problema sério em muitas cidades. Aqui não é diferente. Por isso fazemos um apelo aos donos de mantê-los em casa. E os que não têm condições de pagar pela castração, que nos procurem", explicou a coordenadora. O valor do procedimento cirúrgico varia de R$ 50 a R$ 180, conforme peso e gênero do animal. As clínicas serão ressarcidas pela Prefeitura.

Os interessados devem se dirigir ao Atende Fácil (Rua Major Carlos Del Prete, 651) com documento de identidade, CPF e comprovante de residência para fazer cadastro e, após comprovação da renda, serão encaminhados ao centro de zoonoses. Depois de castrado, o bicho receberá microchip com numeração que identificará o dono, para evitar abandono e maus-tratos.

Adoção - O município promove a Feira de Adoção Animal no CCZ (Rua Justino Paixão, 141, Bairro Mauá). Os bichos recebem todos os cuidados veterinários e vacinas. O próximo evento acontece no dia 23. Mais informações pelo telefone 4231-3938.

Santo André e S.Bernardo também realizam esterilizações

Outras cidades da região possuem o serviço de castração gratuita de animais domésticos ou comunitários (que são mantidos nas ruas, por uma comunidade), para população de baixa renda.

Desde 2003, Santo André vem realizando o procedimento a partir de convênio firmado com a Uipa-ABC (União Internacional de Proteção aos Animais). Atualmente, cerca 120 animais são atendidos por mês. Para participar é necessário cadastrar o bicho na Gerência de Controle de Zoonoses (Rua Igarapava, 239) levando RG, CPF, comprovante de endereço e carteira de vacinação contra a raiva. O programa também oferece preços populares a classes mais altas.

Desde fevereiro deste ano, São Bernardo realiza a esterilização de cães que vivem nas ruas, abandonados ou comunitários. Até setembro, foram 1.433 cirurgias, totalizando um gasto de R$ 85 mil.

As ações ocorreram principalmente na região do Riacho Grande, onde é comum encontrar animais abandonados. Devido ao grande número de cirurgias marcadas, novos pedidos foram encerrados neste mês. Em 2011, o programa será retomado.

Santo André e São Bernardo promovem doações por meio de feiras e ações.

http://www.dgabc.com.br/News/5834910/sao-caetano-castrara-animais-de-graca.aspx

PROTESTO CONTRA MATANÇA DE GOLFINHOS

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
12-Out-2010

5ª feira , 14 de outubro de 2010, às 12:00H

LOCAL: Av. Paulista, nº 854

Em frente ao Consulado do Japão, ao lado do Prédio da GAZETA.

Nessa temporada de caça, o Japão pretende matar 17 MIL golfinhos para a merenda escolar. Organizamos um protesto pacifico e convidamos todos que venham vestidos de preto, em forma de luto, para demonstrar nossa indignação com essa pratica do Japão e chamar a sociedade para uma reflexão sobre nossos hábitos alimentares e a vida dos animais.”

ORGANIZAÇÃO


Aliança Internacional do Animal
R. Pasquale Gallupi 900, Jd. Paraisópolis
CEP 05660-000 São Paulo SP Brasil
(11) 3749-9996 / (11) 3749-0800
Site: www.aila.org.br
e-mail : aila@aila.org.br

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Gato é resgatado após uma semana em torre de telefonia em MS

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
13-Out-2010

Animal foi socorrido nesta quarta (13) sem ferimentos, segundo bombeiros.
Gato estava na plataforma mais alta da torre, a cerca de 60 metros de altura.

Do G1, em São Paulo

fGato foi resgatado de torre de telefonia em Campo Grande (Foto: Reprodução/TV Morena)
Gato foi resgatado de torre de telefonia em Campo Grande (Foto: Reprodução/TV Morena)

O Corpo de Bombeiros resgatou, nesta quarta-feira (13), um gato preso há pelo menos uma semana em uma torre de telefonia celular em Campo Grande. Segundo a assessoria de imprensa dos bombeiros, o animal estava na plataforma mais alta da torre, a cerca de 60 metros de altura.

Ainda de acordo com os bombeiros, o resgate do gato não pôde ser feito na data da denúncia, há uma semana, porque a torre fica em um terreno trancado. Só nesta quarta, com a chegada de um técnico da empresa responsável pela torre, os bombeiros puderam entrar no local e resgatar o gato.

O animal apresentava bom estado e não tinha ferimentos, segundo os bombeiros. A denúncia feita aos bombeiros dizia que o gato havia subido sozinho na torre.

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/10/gato-e-resgatado-apos-uma-semana-em-torre-de-telefonia-em-ms.html


Gato é resgatado de torre de telefonia celular em MS

13 de outubro de 2010 • 16h37

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul resgatou, por volta das 16h15 (horário de Brasília) desta quarta-feira, um gato que estava preso na plataforma mais alta de uma torre de telefonia celular, a 60 m do solo, em Campo Grande. Segundo os bombeiros, um técnico da empresa acionou a corporação. Ele contou que o animal estava no topo desde terça-feira. Moradores contaram aos bombeiros, no entanto, que o gato estava no local havia cerca de duas semanas.

Os bombeiros não souberam dizer como o gato subiu na torre e informaram que ele estava muito magro, mas com estado estável de saúde.

Para fazer o resgate, foram utilizadas duas viaturas, com seis homens, além do suporte da Polícia Ambiental. Os bombeiros estiveram no local por volta das 9h50 (horário de Brasília), mas não conseguiram fazer o resgate porque a propriedade estava fechada. Por volta das 13h20 (horário de Brasília), nova solicitação foi feita, e a corporação voltou ao local.

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4733199-EI8139,00-Gato+e+resgatado+de+torre+de+telefonia+celular+em+MS.html

Homem mata três cachorros a pauladas em Cassilândia/MS e é procurado pela PMA

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
13-Out-2010

Não publicamos as fotos dos animais mortos em respeito aos nossos leitores e aos cães barbaramente assassinados

Três cachorros foram encontrados mortos a pauladas no quintal de uma residência, no bairro Jardim Duarte, em Cassilândia, nesta quarta-feira (13), por volta das 07h30, pela Policia Militar Ambiental (PMA).

A casa pertence a João Adão Souto, denunciado pelos maus-tratos aos animais e que não foi localizado pela PMA.

Assim que a PMA localizar Souto, ele receberá multa administrativa que poderá chegar a R$ 3.600 e ainda responderá por crime ambiental de maus-tratos a animais.

Um vizinho de Souto que não quis se identificar relatou para a PMA que os cachorros do autor mataram sua ave e ele com raiva teria matado-os.

Se condenado poderá pegar pena de três meses a um ano de detenção.(Fonte: idest.com.br)

http://www.idest.com.br/sg/?noticia=21339


Homem assassina seus três cachorros; Segundo o vizinho, o motivo teria sido a morte de uma ave


Laura Holsback

Não publicamos as fotos dos animais mortos em respeito aos nossos leitores e aos cães barbaramente assassinados


João Adão Souto será multado e responderá por crime ambiental por matar a pauladas seus três cachorros, na manhã desta quarta-feira (13), em Cassilândia.

Os animais foram encontrados já sem vida, no quintal da casa de João, por policiais militares ambientais. O dono da residência, que foi denunciado por maus-tratos aos cães, não estava no local e ainda não foi encontrado pela polícia.


Segundo um vizinho que não quis se identificar, os cães teriam sido assassinados por eles terem matado uma ave que também era de propriedade de João.

O acusado receberá uma multa de até R$ 3,6 mil e também responderá por crime de maus-tratos, crime cuja penalidade varia de três meses a um ano de prisão.

http://www.midiamax.com/view.php?mat_id=726235

Alagoas pretende criar delegacia contra crimes ambientais

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
13-Out-2010
Por Renata Arruda

O Diário Oficial publicou nesta quarta-feira (13) um Projeto de Lei encaminhado a Assembleia Legislativa do Estado que prevê a criação de uma delegacia especializada no combate aos crimes ambientais

De acordo com a mensagem, o órgão deverá integrar a estrutura da Delegacia Geral da Polícia Civil do Poder Executivo, e atende à reivindicação de instituições governamentais e não-governamentais preocupadas com a conservação da natureza.

“O governador atendeu a reivindicação das instituições governamentais e não-governamentais preocupadas com a conservação da natureza, criando esta delegacia especializada para prevenir e reprimir as infrações penais contra o meio ambiente e contra o equilíbrio ecológico”, observou o secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado.

Machado explica que a criação da delegacia vai atender a reivindicação de instituições ambientais
Machado explica que a criação da delegacia vai atender a reivindicação de instituições ambientais

Para o presidente do conselho curador do Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (Neafa), Ismar Gato, com a criação da delegacia, Alagoas dará um grande passo em defesa do meio ambiente. “Poucos estados contam com uma Delegacia como esta. Tenho certeza que as infrações ambientais vão diminuir consideravelmente em Alagoas. Só quem ganha é a fauna e a flora daqui”, afirmou.

De acordo com o projeto de Lei, “a delegacia pretende instituir, prevenir, reprimir e diligenciar, no intuito de apurar a autoria e a materialidade das infrações penais previstas no Código Penal, na Lei de Contravenções Penais e nas leis especiais, com exclusividade em Maceió, e concorrentemente com a Delegacia da circunscrição do local onde ocorrerem as infrações praticadas contra o meio ambiente e o equilíbrio ecológico”.

A aprovação vai garantir, também, uma maior prevenção às infrações penais praticadas contra o meio ambiente, e, principalmente, prorrogar o tempo de utilização dos recursos naturais, oportunizando às próximas gerações o direito constitucional de viver em um ambiente ecologicamente equilibrado.

http://www.gabinetecivil.al.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/2010/10/estado-pretende-criar-delegacia-contra-crimes-ambientais

SP: Parque da Independência utilizado para festa particular

Noticias - MEIO AMBIENTE - BRASIL
13-Out-2010

VERGONHA

Espaço Publico é alugado para empresa particular em troca de alguns trocados para a reforma da fonte

A POPULAÇÃO EM TORNO DO PARQUE INDEPENDÊNCIA ESTÃO POR CONTA, POIS NÃO SE TEM MAIS SOSSEGO.

NÃO RESPEITAM MAIS O PARQUE INDEPENDÊNCIA, BERÇO DA NAÇÃO BRASILEIRA.

NÃO RESPEITAM A FAUNA E FLORA EXISTENTE.

SEGUNDO A SRA. ADRANA ADMINISTRADORA DO PARQUE INDEPENDÊNCIA, TEL 2273.7250, INFORMOU QUE UMA FESTA FECHADA DE COMEMORAÇÃO DE 25 DA EMPRESA http://www.manserv.com.br/, A SER REALIZADA DO DIA 15 DE OUTUBRO DAS 19,00 AS 24, 00 HORAS.

Eduardo Augusto Pinto - advogado e morador do bairro do Ipiranga/SP

Quanto vale o sossego das aves e saguís do Parque da Independência?

Quanto vale o direito do cidadão de ir e vir em todos os espaços do parque?

Mato Grosso: Campanha contra abandono dos animais

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
13-Out-2010
Da Assessoria

De acordo com a estimativa realizada pelo projeto de extensão Posse responsável dos animais domésticos , realizado pela Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia (Famev) e o Hospital Veterinário (Hovet) da UFMT, existem cerca de 300 a 500 animais errantes por todo o campus. ´´A maioria são gatos que vivem em condições inadequadas e expostos a várias doenças que podem ser transmitidas ao homem´´, conta uma das organizadoras da ação, professora Adriana Borsa.

O projeto iniciou no ano passado devido à necessidade de conscientizar a população, sobre o abandono dos animais nas ruas e no campus universitário e conta, também, com a colaboração do professor José Ricardo de Souza, chefe do Departamento de Ciências Básicas e Produção Animal da Famev, e dos alunos do curso de Veterinária, Ivy Corrêa e Mateus Mendes. Tem o apoio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), do Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam) e da Associação Voz Animal (AVA).

Os animais abandonados não recebem alimentação adequada, nem vermifugação ou vacinação profilática e eles ficam vulneráveis a diversas parasitoses. ´´Inclusive às de pele, como as sarnas e micoses ´´, conta Adriana Borsa. Ela acrescenta, ainda, que por não receberem vacina para a raiva, os animais ficam passíveis de serem contaminados pela doença, por manterem o hábito de caçar morcegos. Isso representa risco para a saúde humana.

"O objetivo é sensibilizar a comunidade cuiabana, bem como a sociedade como um todo, sobre o problema do abandono dos animais e as conseqüências geradas. E ainda, resgatar a cidadania por meio da valorização da afetividade ´´, explica a professora Adriana. O trabalho de instrução é realizado nas escolas municipais e estaduais da capital, por meio de palestras para alunos do 5° ano do ensino fundamental e distribuição de folders informativos na UFMT.

Para resolver a situação dos gatos e cachorros abandonados no campus, o projeto realiza o trabalho de prepará-los para a adoção. Os animais são vacinados e castrados e aqueles que apresentam doenças são recolhidos para não contaminar os demais. ´´O sucesso do nosso trabalho dependerá da colaboração da comunidade, em conscientizar-se e não mais abandonar os animais", garante Adriana.

Os folhetos que estão sendo distribuídos pelo projeto alertam que abandonar animais é crime e conclama a população a conscientizar-se sobre a proteção aos animais e a não abandonar gatos no campus da UFMT.

http://www.circuitomt.com.br/home/materia/47128