domingo, 10 de outubro de 2010

Canoas/RS: grupos protestam contra feira de filhotes em shopping

Fotos: VAL

por Marcio de Almeida Bueno, jornalista

Na tarde deste domingo, dia 10 de outubro, a Vanguarda Abolicionista organizou protesto em frente ao Canoas Shopping, em Canoas, que sediava uma feira de filhotes, com vistas ao Dia da Criança, 12 de outubro. O evento tradicionalmente realizado no DC Shopping, em Porto Alegre, transferira-se para a vizinha Canoas após aprovação de lei municipal que restringia esse tipo de comércio na Capital gaúcha.

A partir das 14h, o grupo se posicionou na entrada para pedestres do local – que está em reformas, com sua entrada principal fechada – juntamente com os locais SVB/Canoas e Aprocan, Projeto ProAnimal, de São Leopoldo, outras siglas e dezenas de protetores e ativistas independentes.

Com banners e panfletos, buscavam orientar o público que adentrava o shopping, oferecendo a opção de adoção de animais, no lugar da compra – que sustenta tanto a indústria pet quanto a idéia de que animais não-humanos são objetos, produtos a serem comercializados.

A idéia da ação pedagógica foi mostrar que o presente dos pais a ser dado aos filhos poderia ser também uma ato cidadão, respeitando a liberdade dos animais, ajudando na questão dos animais abandonados e evitando a compra compulsiva e de caráter meramente consumista.

Muitas foram as pessoas que deram seu apoio ao manifesto, e solicitavam indicação de ONG para adotar um cachorro ou gato. Um casal procurava um cavalo para adotar, e receberam a orientação de procurar a Chicote Nunca Mais, que trata e aposenta os cavalos de carroça.

Com a chegada de mais voluntários para a manifestação, foi preciso dividir os participantes em grupos, que panfleteavam e exibiam faixas nos três acessos ao shopping. O movimento era grande e a recepetividade foi alta, inclusive com populares parando para conversar, tirar dúvidas ou mesmo pedir ajuda para animais machucados.

Dois simpáticos cachorros se juntaram ao protesto, recebendo cafuné e alimentação dos protetores. A cadela, que não arredou pé até o final, acabou sendo levada para casa por uma das participantes, ganhando um lar. Ao anoitecer, próximo das 19h, os manifestantes encerraram o evento, considerado com saldo positivo para a causa animal.

http://vanguardaabolicionista.wordpress.com:80/2010/10/10/rs-grupos-protestam-contra-feira-de-filhotes-em-shopping/

Nenhum comentário:

Postar um comentário