sábado, 19 de fevereiro de 2011

Mato Groosso: Assembleia Legislativa retoma estudos sobre o Código Estadual de Proteção aos Animais

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
19-Fev-2011
Da assessoria

Um conjunto de regras que assegura a conciliação entre desenvolvimento socioeconômico, preservação ambiental e proteção animal voltou à pauta de estudos da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa.

Considerado abrangente, o Projeto de Lei nº 08/2007 – do então deputado estadual Ságuas Moraes (PT) – cria um Código Estadual de Proteção aos Animais abrangente, incluindo a fauna nativa, selvagem e a migrante como espécies de peixes, todos em qualquer fase de desenvolvimento.

Entre as proibições constantes no projeto, destacam-se a agressão física; a manutenção em local desprovido de asseio; não dar morte rápida e indolor aos animais cujo extermínio seja necessário para consumo; e obrigá-los a trabalhos que ultrapassem sua força. Também são proibidos os maus tratos e sacrifícios com venenos ou outros métodos não preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nos programas de profilaxia da raiva, entre outras restrições.

“Nossa proposta também obriga que vendedores de animais tenham autorização do órgão competente e, no caso da fauna exótica, certificado de origem e licença de importação fornecidos pela autoridade responsável”, lembrou Ságuas. O projeto prevê, ainda, que a tração animal de veículos ou instrumentos agrícolas e industriais seja feita apenas pelas espécies bovinas, eqüinas ou muares.

Outras restrições incluem atrelar animais de diferentes espécies no mesmo veículo; utilizar animal cego, enfermo, extenuado ou desferrado em serviço e a aplicação de castigos; obrigá-lo a viajar a pé por mais de 10 quilômetros sem descanso ou trabalhar por mais de seis horas seguidas sem água e alimento.

Os centros de pesquisas, frigoríficos e abatedouros, e os sistemas intensivos de economia agropecuária também têm regras a serem seguidas.

http://www.circuitomt.com.br/home/materia/51643

DF: Animais apreendidos podem ser devolvidos a circo acusado de maus-tratos

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
19-Fev-2011

BRASÍLIA - O Zoológico de Brasília vai tentar impedir a devolução de seis animais aos proprietários do Le Cirque. Em 2008, 22 animais foram confiscados pela Justiça e estavam vivendo em zoológicos e santuários ecológicos espalhados pelo país. Em Brasília, estão um rinoceronte, um elefante, um camelo, um hipopótamo e duas lhamas.

Os donos do Le Cirque foram condenados por maus-tratos porque, segundo a denúncia do Ministério Público (MP), o circo não apresentava condições mínimas de segurança, nutrição e saúde para os animais. No entanto, na última quinta-feira, a 3ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal reviu a decisão em primeira instância e absolveu os réus.

Os animais estão sendo muito bem cuidados aqui por técnicos, tratadores e veterinários. Muito diferente da situação em que eles se encontravam
Para os desembargadores, não há provas suficientes para comprovar os maus-tratos aos animais. As condições de transporte e alojamento a que os bichos foram submetidos eram consequência natural do modo de vida circense, de acordo com a decisão.

- As condições nômades destas empresas de espetáculos populares não mais encontram espaços físicos nas cidades do Brasil urbano, o que impõe é uma união, de improvisos e de sofrimentos, dos homens e dos animais, sob as mesmas lonas escaldantes do circo.

O diretor-presidente do Zoológico da Brasília, José Belarmino da Gama, preparou um relatório comparando a situação dos animais quando chegaram ao parque e as condições atuais.

- Os animais estão sendo muito bem cuidados aqui por técnicos, tratadores e veterinários. Muito diferente da situação em que eles se encontravam. Estavam sujeitos à restrição de movimento, transportes sucessivos. Eram ariscos, o estresse era visível.

O dossiê será entregue à Promotoria de Defesa do Meio Ambiente do MP do Distrito Federal e à procuradoria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para servir de subsídio para um recurso judicial contra a devolução dos bichos.

Segundo Belarmino, o zoológico ainda não foi notificado da decisão judicial.

- Vejo com tristeza essa possibilidade de os animais terem que voltar para o circo, as condições são incomparáveis.

http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/02/19/df-animais-apreendidos-podem-ser-devolvidos-circo-acusado-de-maus-tratos-923843604.asp

Prefeitura de Campinas quer reabrir o Lago do Café

19-Fev-2011

Após três anos fechado em razão da grande infestação carrapatos estrela, a Prefeitura de Campinas decidiu reabrir o parque

Milene Moreto

Ambientalistas questionam riscos para a população e protestam contra a morte das capivaras - (Foto: Leandro Ferreira/AAN)

Após três anos fechado em razão da grande infestação carrapatos estrela e também da morte de um funcionário, a Prefeitura de Campinas decidiu reabrir o Lago do Café, no bairro Taquaral. O anúncio do Executivo será feito na próxima segunda-feira (21/02) quando também haverá um posição definitiva sobre o destino das 15 capivaras que estão no local. Antes mesmo de ter os portões abertos, os ambientalistas já questionam os riscos para a população e novamente protestaram contra a morte das capivaras. 'A Prefeitura quer matar as capivaras porque afirma que elas estão contaminadas. Se isso realmente for verdade, a reabertura do local pode implicar em riscos para a população. Depois da retirada do carrapato é preciso esperar de três a quatro anos para liberar o local ao público' , disse o presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos animais de Campinas, Flávio Lamas. O Executivo não adiantou quais serão as medidas adotadas e prazo para que o parque seja reaberto.

Depois de uma autorização emitida pelo Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) a Prefeitura de Campinas decidiu sacrificar cerca de 15 capivaras que foram confinadas no Lago do Café, no final de 2009. O estopim para o confinamento ocorreu quando um trabalhador do parque morreu vítima de febre maculosa. O sacrifício dos animais foi descartado pelo Executivo após o protesto dos ambientalistas.

Em reunião do conselho realizado nesta sexta (18/02) na Câmara de Campinas, os ambientalistas criticaram a postura da Prefeitura, de não abrir um diálogo para discutir o problema do carrapato e das capivaras na cidade e de tomar atitudes arbitrárias determinando o abate dos 15 animais que hoje estão no Lago do Café. Segundo Lamas, as capivaras estão confinadas em um espaço de dois mil metros quadrados do total de 330 mil metros quadrados do parque. 'Elas estão em apenas um trecho da área, o que corresponde a 0,65% do total. Isso comprova que as capivaras não são vilãs' , afirmou.

http://www.rac.com.br/noticias/campinas-e-rmc/75885/2011/02/19/prefeitura-de-campinas-quer-reabrir-o-lago-do-cafe.html

Leia mais

...rio Vilagra (PT), começa nesta segunda-feira (14/02) a articular alternativas para evitar o abate das capivarasque estão confinadas há dois anos no Lago do Café. Ape...
14-Fev-2011

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

São Paulo: Tem onça no samba da Tom Maior

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
18-Fev-2011

Carnavalesco planeja levar jaguatirica e onça parda para o sambódromo paulistano. Ibama adverte que punirá escola por crime ambiental

Carolina Freitas

O carnavalesco Chico Spinoza jura, por amor aos animais, nunca ter matado sequer uma formiga. Enfrenta agora um dilema: não sabe se leva para o desfile da Tom Maior no sambódromo de São Paulo uma jaguatirica, uma onça parda ou uma ave exótica. Mas já sabe como apresentar os animais na avenida: “ora, usarei gaiolas.”

Spinoza acha a proposta “ecológica”. O Ibama pensa diferente e avisa: se os bichos entrarem na avenida, punirá a escola por maus tratos e exposição ilegal de animal silvestre, crimes federais previstos em lei. “Eu não entendo os ambientalistas”, reclama Spinoza. “Quero apenas levantar um grande alerta sobre os ecossistemas, que estão sendo consumidos.”

A veterinária Ingrid Eder, da WSPA Brasil, braço da sociedade mundial de proteção aos animais, explica: “O estresse de um bicho colocado no meio de um desfile de samba corresponde ao de uma pessoa com um revólver apontado para sua cabeça. Ele não compreende a situação. Ele se vê acuado, sem saída, em meio a um barulho ensurdecedor e milhares de pessoas.” A situação é ainda mais difícil para os felinos, que têm a audição mais apurada que a humana.

O enredo da Tom Maior homenageia São Bernardo do Campo. Na concepção de Spinoza, os animais ajudam a contar o passado da cidade, em meio a florestas e índios. “Tudo foi extinto, consumido”, diz o carnavalesco, em compasso com o samba da escola, que pede: “vamos por a mão na consciência, no futuro preservar é a saída.”

Crime ambiental – Segundo Spinoza, os animais serão emprestados de um sítio que costuma alugá-los para propagandas e eventos. “Eles dizem que são legalizados”, diz o carnavalesco, mostrando preocupação com a atuação do Ibama. “Pedi a um amigo que veja para mim a autorização do Ibama. Terça-feira teremos a resposta.” O órgão disse não ter recebido qualquer pedido.

O coordenador de Autorização e Gestão do Uso da Fauna do Ibama, Clemerson Pinheiro, compara a ideia da Tom Maior à exibição de animais em circos, proibida no país. Apenas zoológicos têm autorização para expor animais e, para isso, devem cumprir um rol de exigências. De outro modo, expor publicamente animais silvestres caracteriza infração ambiental, segundo Pinheiro. A lei de crimes ambientais, de 1998, prevê prisão de três meses a um ano e multa a quem praticar abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos.

Urubus – Em outubro do ano passado, o artista Nuno Ramos construiu um viveiro gigante no saguão da 29ª Bienal de São Paulo onde expôs a obra Bandeira Branca, da qual faziam parte três urubus vivos. Antes da abertura da mostra, manifestantes colheram 3.000 assinaturas contra a presença das aves e protestaram diante do prédio da Bienal. Em meio à pressão, a Justiça Federal de São Paulo, a pedido do Ibama, determinou a retirada dos urubus do local e a devolução deles ao Parque dos Falcões, em Sergipe.

No caso dos animais da Tom Maior, o Ibama informou que nada pode fazer para impedir o desfile dos bichos. O que pode fazer é puni-la, caso consumada a intenção. A WSPA informou que, se houver anuência do órgão federal para a exposição dos animais, irá à Justiça Federal para impedi-la.

Diante da confusão anunciada, o presidente da escola, Marko Antonio da Silva, esquiva-se. “O carnavalesco é que decide. Eu só pago as contas. Mas vetar a presença dos animais, isso que não vou.”

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/tem-onca-no-samba

Nota T.A.: A Tom Maior com a insistência em levar animais silvestres para um local totalmente inapropriado ocasionando com isso maus-tratos aos animais estará cometendo um crime e andando na contra-mão da história.
Três anos atrás no carnaval de 2008 a Tribuna Animal organizou o primeiro (e infelizmente o unico até o momento) desfile de escola de samba sem penas, plumas ou qualquer outro adereço de origem animal - clique aqui para ver.

_________________________________________________________________________________________________

Jaguatirica no carnaval causa polêmica

Escola Tom Maior ainda não pediu autorização ao Ibama para colocá-la no desfile; para veterinários, exposição de animais é ''absurda''

17 de fevereiro de 2011 | 0h 00
Candinho Neto, Marcela Spinosa e Marici Capittelli - O Estado de S.Paulo

Uma jaguatirica estará no Sambódromo do Anhembi no carnaval deste ano. Ela será levada pela Escola Tom Maior. A agremiação pretende usar ainda um segundo animal - uma suçuarana ou um lagarto. Embora os felinos estejam ameaçados de extinção, a entidade não pretende pedir autorização para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por temer que ela não seja concedida. Veterinários consideram a exposição dos animais "absurda" e dizem que eles podem até morrer por estresse.

A Tom Maior, que vai homenagear a cidade de São Bernardo do Campo e pretende ainda trazer o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, justificou a presença dos animais. "Queremos fazer uma brincadeira e passar a mensagem da preservação", disse o presidente da agremiação, Marko Antonio da Silva.

Ainda não está claro se as feras vão ou não desfilar. Silva deu duas versões à reportagem sobre a atuação dos bichos. No domingo, garantiu que eles desfilariam e a documentação havia sido enviada ao Ibama. Ontem, o presidente afirmou que os animais não entrarão na avenida. "Eles vão ficar em jaulas com rodinhas e vão até a concentração." A ideia é que os animais fiquem antes da comissão de frente. Assim que o desfile começar, as jaulas seriam levadas para outro ponto da concentração.

Silva ainda garantiu ontem que não vai pedir autorização ao Ibama, apesar de ela ser obrigatória. "A ideia é não falar, porque eles não vão autorizar e vão estragar nosso feito."

Segundo o Ibama, a Tom Maior precisa de autorização do órgão para o transporte dos animais ao sambódromo e eles devem viver em criadouro registrado no instituto.

Para o advogado ambientalista Carlos Cipro, a presença dos animais é "estresse injustificável". Segundo ele, ficam caracterizados abuso e maus tratos pela Lei de Crimes Ambientais. Ainda existe uma lei municipal que proíbe a exposição.

A São Paulo Turismo (SPTuris), responsável pela organização do carnaval paulistano, diz que o caso deve ser analisado pela Liga das Escolas de Samba. Já o regulamento do carnaval é omisso em relação ao caso.

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110217/not_imp680620,0.php

Absurdo: Chineses estão tatuando porcos como "arte"

18-Fev-2011

Ativistas pelo direitos dos bichos alertam para o sofrimento desnecessário

Ajudantes seguram o porco anestesiado para que o tatuador Wim Delvoye faça a "arte" nos animais

Porcos tatuados. Essa é a nova moda na China.

De acordo com informações divulgadas nesta quinta (17) pelo jornal britânico Daily Mail, os animais, em vez de serem marcados por um processo tradicional e menos agressivo, estão sendo tatuados dos pés a cabeça.
O responsável pelas tatuagens é o belga Wim Delvoye.

Apesar de a novidade ter atraído muitos visitantes até a Art Farm Yang Zhen, em Pequim, ativistas dos direitos dos animais fazem um alerta para o sofrimento desnecessário por que os animas vêm passando.

Eles acreditam que os porcos estão sendo abusados para ganho comercial.

Essa afirmação deve-se ao fato de que os desenhos são, em grande maioria, logotipos de marcas famosas de bolsas, que utilizam couro animal em suas produções.

Ainda segundo informações do jornal britânico, os animais recebem anestesia e ficam desacordados durante o processo. Além disso, dois ajudantes ficam encarregados de segurá-los com firmeza.

Depois, é realizado um tratamento de hidratação a pele do animal para manter em bom estado a tatuagem.

Em entrevista ao Daily Mail, o tatuador afirmou que os porcos são uma "alegoria bem agradável, que faz pensar sobre o significado da arte".

http://www.jornalfloripa.com.br/Mundo/index1.php?pg=verjornalfloripa&id=1358

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Espanha procura homem que tortura cães

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
17-Fev-2011

Grupos de defesa dos animais e polícia espanhola procuram homem que publicou um vídeo na Internet onde tortura um cachorro de dois meses durante onze horas.

O jornal espanhol "El Mundo " indicou ontem que a polícia e a Guarda Civil daquele país combinaram esforços na tentativa de descobrirem o paradeiro de um homem que se filmou a torturar um cachorro. Os jornais de hoje indicam que as buscas continuam na zona de Badajoz .

A denúncia deste caso surgiu pela ADANA , uma associação espanhola de defesa dos animais, após a publicação desse vídeo, de 19 minutos, num blogue, no dia 3. Apesar de ter sido removido do seu espaço inicial na passada segunda-feira, o vídeo, tal como tudo o que é disponibilizado na Internet, foi copiado e difundido na rede.

Durante onze horas este espanhol torturou Schnauzi, um cachorro de dois meses. No vídeo, que mostra apenas uma pequena parte das 11 horas que o espanhol torturou Schnauzi, o cachorro de dois meses, vemos que o cão amordaçado é atirado pela sala, queimado, estrangulado e submetido a outras atrocidades.

Durante o vídeo ouve-se a voz do responsável que, segundo os jornais espanhóis, fala maioritariamente um espanhol perfeito, apesar do uso de certas palavras e expressões, como "cigarrilero" ou a troca de "s" por "c" na sua fala.

Torturador provocador

Bastante confiante e seguro de si, o torturador, visto com botas militares, adiantou ainda a sua suposta localização em Badajoz, incitando "querem a minha direção? Peguem no lápis e papel. Esquina das ruas Violeta e Bungavilla, sentido noroeste, por detrás do hospital infantil. Quando quiserem, serão bem-vindos".

O espanhol ameaçou ainda que tem na sua posse outros cães e tem como objetivo fazer a outros 94 cães o mesmo que fez a Schnauzi, que acabou morto por "asfixia lenta e dolorosa" segundo a descrição do próprio assassino.

Reação da Web

As autoridades esperam encontrar o paradeiro do responsável através do IP, sabendo que foi em Badajoz que surgiram dois cães mutilados em 2009.

O vídeo que foi espalhado pela Internet, tem sido também muito criticado neste meio. Para além da já habitual manifestação no Facebook, com a criação de um grupo com mais de mil seguidores que se dizem dispostos a colaborar na captura do torturador espanhol, este fato chegou ao conhecimento do grupo mais temido na Web: Anonymous.

Os membros anónimos do Anonymous, normalmente associados a ataques "hacktivistas" pelos direitos na Internet ou simplesmente pelo lulz , são também conhecidos pela capacidade de recolher informação sobre os seus alvos e este espanhol poderá ser o próximo, até porque a operação "Dogfight " está a decorrer nos meios habituais (Regras 1 e 2 da Internet).

O jornal "El Mundo" exibiu parte do video original colocado no blogue , já removido.

http://aeiou.expresso.pt/espanha-procura-homem-que-tortura-caes=f632790

Mutirão de castração animal atinge o esperado, diz Prefeitura de Jundiaí

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
17-Fev-2011

Foram atendidos 300 animais, mas a expectativa era de que 600 fossem castrados

Agência BOM DIA

O Mutirão de Castração realizado nos últimos três dias pela Prefeitura de Jundiaí no Varjão apresentou um resultado positvo, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

Cerca de 300 animais foram atendidos, intensificando o controle populacional, qualidade de vida para os cães e conscientizando a população sobre a guarda responsável. No entanto, a expectativa da prefeitura ao anunciar esse mutirão era castrar 600 cachorros.

De acordo com o médico veterinário e coordenador do mutirão, Jonathann França Ribeiro, o número de atendimento ficou dentro do esperado e os animais que não foram levados nesta primeira etapa poderão ser atendidos na próxima ação prevista para maio.

"Verificamos uma ótima aceitação. O número de faltas ficou dentro do esperado, uma vez que o Jardim Novo Horizonte é muito extenso, o que dificulta o transporte dos animais", enfatizou o veterinário, lembrando que do total de animais vacinados, cerca de 50 foram levados por Organizações Não-Governamentais (ONG'S) de Jundiaí e o restante também poderá ser levado posteriormente.

O mutirão castrou e tatuou um código de identificação em cães e gatos fêmeas, de 6 meses a 10 anos de idade. A ação foi realizada a partir de convênio da Prefeitura com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que contemplou Jundiaí com uma verba de R$ 78 mil. Foram atendidos apenas animais cadastrados pela secretaria de Saúde durante censo realizado em novembro de 2010.

Durante o censo, os moradores foram informados sobre os procedimentos e agora em fevereiro foram avisados do dia e horário que os animais seriam atendidos. As cirurgias transcorreram dentro da normalidade, sem registro de reações adversas. "Os donos dos animais foram informados pelos agentes de saúde sobre os cuidados a serem adotados no pré e pós-operatório", frisou Ribeiro.

Abandono é crime
O abandono de animal é um problema de saúde pública e a administração desenvolve diversas atividades para conscientizar a população e conferir qualidade de vida aos animais. Jundiaí conta com cerca de 110 mil animais e estima-se que 5% deles estejam em situação de abandono.

A identificação promovida no mutirão vai ampliar de 2.500 para mais de três mil animais o cadastro municipal de cães e gatos identificados para coibir o abandono. O abandono de animal é crime, com penalidade que varia de três meses a um ano de reclusão. Com a identificação será possível localizar o proprietário do animal para fazer a devolução ou adotar medidas dentro da lei para impor as penalidades.

http://www.redebomdia.com.br/Noticias/Dia-a-dia/45839/Mutirao+de+castracao+animal+atinge+o+esperado,+diz+Prefeitura

Ministra chilena enfatiza proibição à caça de baleias

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
17-Fev-2011

SANTIAGO DO CHILE, 17 FEV (ANSA) - A ministra do Meio Ambiente do Chile, María Ignacia Benitez, reiterou hoje que é proibida a caça de baleias nas águas chilenas.

Benitez disse que o governo é enfático nesse assunto. "Temos uma legislação que impede a caça de cetáceos no Chile e isto implica não somente no caso das baleias, mas também a golfinhos e botos", declarou a ministra a Rádio Bío Bío.

A respeito do navio-fábrica japonês Nisshin Maru, que estaria na região atrás do animal, ela disse que este "não ingressou nas águas chilenas e está sendo vigiado". Segundo o representante da agência de pesca japonesa Tatsuya Nakaoku, a embarcação suspendeu suas atividades em 10 de fevereiro.

A Marinha chilena assegurou que o barco navegou em águas internacionais, a 570 milhas ao sudeste do limite marítimo do Chile e se continuar essa trajetória, não deve entrar no território pertencente ao país.

Países membros da Comissão Baleeira Internacional exigiram que o Japão pare com sua "caça científica" da espécie em uma área do oceano Ártico que é qualificada como protegida.

Isso acontece porque o Japão tem uma espécie de permissão para a "caça científica" do animal, que os permitiria caçar até mil baleias neste ano.

"Os governos da Argentina, do Brasil, do Chile, da Costa Rica, do Equador, do México, do Panamá, do Peru e do Uruguai, fazem pública sua mais firme posição contra a caça de cerca de mil baleias, inclusive de espécies classificadas como ameaças, no Santuário de Baleias do Oceano Austral", como disseram através de um comunicado.

Segundo esses países, a caça de baleias por parte do Japão "não contribui com um ambiente de confiança que propicie um diálogo construtivo dentro da Comissão Baleeira Internacional".

http://www.ansa.it/ansalatinabr/notizie/fdg/201102171318395923/201102171318395923.html

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Japão suspende caça à baleia na Antárctida

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
16-Fev-2011

A frota japonesa nas águas da Antárctida suspendeu a caça à baleia, depois das investidas da organização de defesa do Ambiente Sea Shepherd e pondera a possibilidade de regressar a casa muito mais cedo do que o previsto.

"O (navio) Nisshin Maru, que está a ser perseguido pela Sea Shepherd, suspendeu as suas actividades a 10 de Fevereiro por razões de segurança. Estamos a avaliar a situação, incluindo a possibilidade de acabar, prematuramente, com a sua missão", explicou Tatsuya Nakaoku, responsável da Agência de Pescas nipónica.

A época de caça à baleia começou a 2 de Dezembro e deverá terminar em meados de Março.

Paul Watson, fundador canadiano da Sea Shepherd, recebeu com prudência a notícia. "Se for verdade, isso mostra que a nossa estratégia foi coroada de sucesso", comentou à AFP. Os activistas estão há várias semanas a acompanhar de perto a frota japonesa, de quatro navios e 180 pessoas, nas águas geladas da Antárctida. Um dos seus barcos estaria a bloquear a rampa por onde as baleias mortas são içadas para o navio fábrica. O objectivo geral dos ecologistas é atrapalhar a actividade dos navios baleeiros a fim de "maximizar as suas perdas financeiras" e "salvar o máximo de baleias". Até ao momento, Watson estima que tenham sido mortas não mais do que 30 animais.

As razões da decisão nipónica ainda não são claras. Segundo um activista da organização ecologista Greenpeace, Junichi Sato, o Japão suspendeu a campanha deste ano não por causa da Sea Shepherd mas por causa dos "stocks" massivos de carne de baleia já acumulados. Além disso, acrescenta, a captura de 945 cetáceos, o objectivo oficial para este ano, será impossível de alcançar dada a capacidade insuficiente do navio fábrica "Nisshin Maru".

Sato e outro activista da Greenpeace foram condenados em Setembro a um ano de prisão com pena suspensa por terem roubado carne de baleia. A organização alega que o fez para obter uma prova do "tráfico ilegal" de carne destes cetáceos.

Todos os anos, os navios japoneses caçam várias centenas de baleias na Antárctida, em nome da "investigação científica", prática tolerada pela Comissão Baleeira Internacional que, desde 1986, impõe uma moratória à caça comercial.

Em Junho, a Austrália dirigiu-se ao Tribunal Internacional de Justiça para tentar obrigar o Japão a pôr fim à caça à baleia, alegando que o arquipélago viola as suas "obrigações internacionais". Por seu lado, as autoridades japonesas afirmam que esta pesca faz parte da sua cultura.

http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1480560

Leia mais

... morte de baleias vivem em tensão permanente de guerra com os navios baleeiros. Os métodos da ONG Sea Shepherd são variados. A fotógrafa carioca Bárbara Veiga, 27, e...
07-Fev-2011

...voluntário para combater caçadores japoneses e deve ficar por cerca de 3 meses em um navio da ONG Sea Shepherd Afra Balazina - O Estado de S.Paulo No dia 18 de dezembro, o nutricionista ...
30-Jan-2011

... Unidos, um dos países que mais defende as baleias, negociou com o Japão a sua ajuda a derrubar a Sea Shepherd, que luta contra a caça nipónica aos cetáceos, em troc...
07-Jan-2011

...a-se embarcado desde o dia 24 de dezembro no navio Steve Irwin, uma das três embarcações do Sea Shepherd que se encontram neste momento nas águas gélidas do Oceano an...
05-Jan-2011

Ativistas boicotam empresa que faz remédio com bílis de urso na China

16-Fev-2011

Internautas dizem que há crueldade e querem companhia fora do mercado.
Em nota, empresa disse que tem 400 ursos em cativeiro, mas quer ter 1.200.

Do Globo Natureza, com informações de agências

Ativistas que condenam a crueldade com animais têm se manifestado na internet contra uma empresa chinesa que retira o bílis de ursos mantidos em cativeiro para produzir medicamentos. Os protestos contra a Gui Zhen Tang Pharmaceuticals Company se intensificaram depois de circularem notícias sobre a intenção de empresa em se lançar no mercado de ações.

A companhia transforma a bílis de ursos negros asiáticos em pó. O medicamento serviria para curar doenças relacionadas aos olhos e ao fígado. Regular e legal na China, o processo exige pequena intervenção cirúrgica no animal, o que causa "sofrimento físico e psicológico em milhares de ursos na China", diz em nota o grupo ativista Animals Asia.

Frasco usado para armazenar o pó feito com bílis de urso na China. (Foto: Jason Lee/ Reuters)

Internautas em toda a China espalham a notícia em blogs e sugerem um boicote aos produtos da empresa farmacêutica, baseada na província de Fujian, para tentar impedir a entrada da marca no mercado de ações.

A Gui Zhen Tang não comentou a reação dos ativistas nem deu detalhes sobre a abertura de capital em seu site, mas afirmou ser a maior empresa do ramo no sul do país. Segundo o comunidado, cerca de 400 ursos são mantidos em cativeiro atualmente, mas a empresa pretende expandir o número de animais para 1.200.

A nota também afirma que a companhia usa "métodos avançados e civilizados" para extrair o bílis dos ursos, sem a necessidade de usar tubos. "Essa é a primeira vez que vemos tantos chineses protestarem contra esse tipo de indústria", disse Zhang Xiaohai à Reuters, diretor de assuntos externos da Animals Asia.

Logotipo da empresa em frente a miniatura de urso-negro-asiático. (Foto: Jason Lee/ Reuters)

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/02/ativisitas-boicotam-empresa-que-faz-remedio-com-bilis-de-urso-na-china.html

Leia mais

07-Nov-2010

2. Fazendas de bílis de urso serão fechadas no Vietnã
(Arquivado/Noticias/ANIMAIS - MUNDO)
Milhares de ursos têm sofrido em centenas de fazendas na China, Coreia e Vietnam para suprir a demanda de bílis de urso...
16-Mar-2005

Leões são resgatados de circos na Bolívia

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
16-Fev-2011

País foi primeiro a proibir uso de animais em espetáculos; ativistas levarão animais para reservas nos EUA.

Um grupo de 25 leões será retirado de circos na Bolívia e enviado para reservas nos Estados Unidos.

A medida é uma vitória de ativistas que defendem os direitos dos animais. Os leões foram resgatados depois de uma decisão do governo da Bolívia, tomada há dois anos, que proibiu o uso de animais em circos.

Um dos leões mais jovens tem apenas treze semanas de idade.

Jan Creamer, presidente da Defensores dos Animais Internacional (ADI, na sigla em inglês) está trabalhando com as autoridades bolivianas para preparar os animais para a viagem e conta a história dos filhotes de leão, os últimos a se apresentar em circos da Bolívia.

Filhote de leão em jaula na Bolívia aguarda para ser levado para os EUA

"Eles nasceram no circo, em gaiolas cercadas pelos funcionários do circo, que assustavam a mãe dos filhotes para conseguir puxar os leõezinhos para fora, com um gancho de metal", afirmou. Os filhotes eram usados então para tirar fotos com o público.

A presidente da ADI também diz que não há nenhum outro país no mundo que tenha proibido o uso de todos os tipos de animais em circos e que tenha permitido que a organização resgatasse todos os animais, a Bolívia foi o primeiro país.

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,leoes-sao-resgatados-de-circos-na-bolivia,680231,0.htm

Leia mais

...ccedil;ões em caso de descumprimento, além de proibir o trânsito por território boliviano de espetáculos circenses que os tenham no elenco. Em março desse ano ...
20-Jan-2011

06-Jul-2009

Grande ABC/SP: Animais de rua são excluídos de castração

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
16-Fev-2011
Camila Galvez

Os programas de castração gratuita disponíveis no Grande ABC atendem cães e gatos que têm donos responsáveis por eles. Mesmo assim, é preciso comprovar baixa renda ou aguardar mutirão. Enquanto isso, os cerca de 2.000 animais abandonados mensalmente na região, segundo levantamento da Aspapet (Associação Paulista de Pet Shops), continuam se reproduzindo e ampliando o número de bichinhos nas ruas.

Quem quer castrar um cão ou gato para ajudar a mudar essa realidade encontra dificuldades. É o caso das irmãs Anália, 45 anos, e Débora Magalhães, 30, que vivem na Vila Lucinda, em Santo André. Elas já recorreram à Prefeitura de São Paulo cerca de 30 vezes para realizar o procedimento em cães que vivem na rua onde moram, pois com a Prefeitura de Santo André não conseguiram nada. "Tenho dó dos bichos e sinto necessidade de fazer algo por eles, mas não tenho condições de bancar todos", destacou Anália.

Castrar um animal em clínica veterinária particular custa, em média, R$ 150, dependendo do tamanho e peso. Anália e Débora conseguem desconto por meio de uma ONG e gastam R$ 60 por cão. "Mesmo assim, não é sempre que temos dinheiro para fazer", garantiram.

Débora trabalha em um pet shop do bairro e vê diariamente pessoas abandonando os animais na porta do estabelecimento. "Muita gente acha que a loja é depósito de cães e gatos, sabe? Eles vão chegando e a gente dá um jeito de doar." Atualmente as irmãs têm oito cães em casa, mas estão a procura de novos pais adotivos para eles. Na rua, cerca de outros dez andam soltos, muitos sem esterilização.

Procurada, a Prefeitura de Santo André afirmou que realiza castração para pessoas de baixa renda e moradores de núcleos habitacionais do município. No ano passado, 1.061 animais foram castrados entre os meses de abril e dezembro. Cães e gatos comunitários e animais adotados no canil, desde que tenham RGA (RG animal), também são beneficiados.

REGIÃO

São Caetano usa o mesmo critério para castrar bichinhos. Neste mês foram feitos 14 procedimentos, mas a capacidade é de 80 por mês. O animal precisa estar vacinado com pelo menos duas doses de V8 canina ou V3 felina e uma antirrábica. Os interessados devem entrar em contato com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e precisam estar inscritos nos programas sociais do município.

Em Ribeirão Pires a castração é feita apenas por meio de mutirão. A intenção é realizar um deles no primeiro semestre deste ano, mas ainda não há confirmação. A Prefeitura de Diadema afirmou que não realiza o procedimento. Mauá e Rio Grande da Serra não responderam.

São Bernardo retorma esterilização gratuita

A esterilização gratuita de cães e gatos abandonados foi reiniciada neste mês pela Secretaria de Saúde de São Bernardo. O contrato com a clínica veterinária responsável foi renovado em 7 de fevereiro e cerca de 500 guias de autorização já foram emitidas pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

A guia para o procedimento deve ser solicitada pelas entidades protetoras de animais ou por líderes comunitários junto à Divisão de Veterinária e Controle de Zoonoses, que fica na Avenida Doutor Rudge Ramos, 1740, no bairro Rudge Ramos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Os interessados deverão apresentar comprovante de residência e documento de identidade. Após a obtenção da guia, basta telefonar para 4338-3222 e marcar uma consulta na Clínica Veterinária Pronto-Socorro Animal, de São Bernardo.

Em 2010, foram esterilizados 1.470 animais, sendo 1.036 cães e 434 gatos. A prioridade na esterilização é dada aos chamados animais comunitários, que vivem nas ruas, mas que recebem alimentação e cuidados de alguns moradores dos bairros ou das entidades protetoras.

O objetivo principal da esterilização é evitar riscos à população da cidade, pois animais abandonados podem transmitir doenças. Além disso, segundo a secretaria, é uma forma de evitar atropelamentos e maus-tratos contra os bichos que vivem nas ruas.

Procedimento ajuda a prevenir doenças

Não há idade certa para castrar cães e gatos, mas segundo o coordenador do curso de Veterinária da Universidade Metodista, Nilton Zanco, a castração precoce ajuda a prevenir doenças e a formação de tumores. "É indicado realizar o procedimento antes da fêmea entrar no primeiro cio, ou, no caso de machos, antes de completar um ano", destacou.

O curso de Veterinária desenvolve o Projeto de Castração em Cães e Gatos em parceria com a ONG Gaama (Grupo de Apoio a Animais Maltratados e Abandonados), de São Bernardo. Cerca de 25 animais são castrados pelo programa mensalmente.

Há um custo mínimo para a ONG, pois, segundo Zanco, o objetivo é didático. "De 15 a 20 alunos participam dos procedimentos, auxiliando os professores e ajudando também na conscientização dos donos para a posse responsável", explicou.

Em 28 de janeiro de 2010 o governo do Estado aprovou o decreto 55.373, que instituiu o Programa Estadual de Identificação e Controle da População de Cães e Gatos. O objetivo é celebrar convênios com as prefeituras para garantir esterilização cirúrgica e incentivar a adoção de cães e gatos abandonados nas cidades.

Os convênios, porém, dependem do Orçamento da Secretaria de Meio Ambiente estadual e não têm prazo para serem celebrados.

http://www.dgabc.com.br/News/5866641/animais-de-rua-sao-excluidos-de-castracao.aspx

Brasília: Tripoli solicita apoio ao Ministério do Meio Ambiente na proteção da fauna

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
16-Fev-2011

ImageVice-Líder do PSDB na Câmara, o deputado Ricardo Tripoli (SP) foi recebido nesta terça-feira pela Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Durante o encontro, o parlamentar paulista tratou da intensificação dos programas de proteção à fauna silvestre e dos programas de conservação da biodiversidade.

Adepta à causa

Autor de diversas leis aprovadas que visam à proteção animal, Tripoli adiantou que a Ministra demonstrou grande interesse à temática, inclusive ao Projeto de Lei 215/2007, que institui o Código Federal de Proteção Animal. "A Ministra Izabella é bastante sensível à defesa animal e se dispôs a auxiliar na coibição de práticas e condutas lesivas à fauna", ressaltou. Durante a audiência, Tripoli também tratou da destinação adequada e manutenção de animais resgatados dos centros urbanos e provenientes do tráfico. Na avaliação do deputado, é necessário integrar esforços e investir nas operações entre os Estados da federação e o Ministério do Meio Ambiente. À Ministra, o deputado defendeu a extinção de permissibilidade de comercialização de animais silvestres como pets, medida defendida por diversos setores do movimento ambiental.

Código Florestal

Ao final da reunião, Tripoli demonstrou preocupação com a supressão dos habitats tendo em vista a proposta que reformula o Código Florestal Brasileiro (CFB), que deverá ser analisada ainda neste semestre. Segundo o parlamentar paulista, a modificação pode levar à extinção de pelo menos 100 mil espécies. O número citado pelo deputado considera uma eventual perda de 70 milhões de hectares na Amazônia em decorrência da diminuição da Reserva Legal.

Fonte: Assessoria do deputado

Corte Constitucional do Equador aprova proposta de referendo de Correa

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
16-Fev-2011
AFP

QUITO - A Corte Constitucional do Equador aprovou na terça-feira à noite, com alterações, a proposta de referendo do presidente Rafael Correa para reformar o sistema judicial e limitar os investimentos dos bancos e meios de comunicação.

"As emendas da Constituição têm autorização e o presidente da República deverá tomar a decisão final", declarou o presidente do tribunal, Patricio Pazmiño.

Na mesma sessão, a Corte aprovou a proposta de Correa de submeter a uma consulta popular a proibição de espetáculos com a morte de animais, como touradas ou rinhas de galos, e dos jogos de azar.

Neste caso, o tribunal destacou que Correa deve alterar expressões como "carga emotiva", que podem induzir o eleitor, por frases como "evitar a morte de animais por simples diversão".
A proposta original do presidente pretendia reformar por referendo a Constituição - aprovada em 2008 também em consulta estimulada por Correa - para modificar a caducidade da prisão preventiva, que concede liberdade aos presos sem sentença seis meses ou um ano depois da detenção, dependendo da gravidade do delito.

Ele considera esta figura um foco de corrupção e insegurança.

Correa também pretende reestruturar o Conselho da Judicatura.

O governo quer ainda limitar os investimentos dos bancos e dos meios de comunicação nacionais de caráter privado a seus respectivos âmbitos, por considerar que os dois setores mantêm uma "relação incestuosa".

http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5jc6JvV_f4PAwwHLP5Zgq_XLsZ-yA?docId=CNG.d506fb4fce0fb4dbc14db2fdb5ac4512.121

Portugal: Marcha pelo fim das touradas marcada para 9 de Abril

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
16-Fev-2011
Por Daniela Adonis Carneiro

A associação ANIMAL desafia os portugueses a marcharem do Campo Pequeno até à Assembleia da República em defesa de uma nova lei que reforce a proteção dos animais em Portugal. Proibir as touradas, criminalizar os maus tratos contra animais e atribuir-lhes um novo estatuto jurídico são os principais objetivos da associação, que marcou o evento para o dia 9 de Abril.

"Esta marcha é um evento de apoio à campanha de iniciativa legislativa dos cidadãos por uma nova lei de proteção dos animais em Portugal", diz Rita Silva, da ANIMAL. A responsável explica que a iniciativa legislativa é uma ferramenta legal que permite que os cidadãos apresentem um projeto de lei à Assembleia da República, desde que este seja subscrito por um mínimo de 35.000 pessoas. "Estamos recolhendo assinaturas desde 17 de Setembro", revela Rita Silva, acrescentando que a ANIMAL espera que a marcha deste ano reúna ainda mais pessoas do que a que foi organizada o ano passado. "Conseguimos reunir cerca de 4000 pessoas. Foi a maior manifestação em nome dos direitos dos animais realizada em Portugal", diz.

A proibição das touradas em Portugal, à semelhança do que se verificou recentemente na Catalunha, é uma das principais medidas incluídas no projeto de lei que a associação pretende apresentar à Assembleia da República.

Outras das medidas defendidas são a dedução das despesas alimentares e de saúde com animais domésticos no IRS e a mudança do estatuto jurídico dos animais. "Queremos que os animais sejam vistos como tal, e não como objetos", diz Rita Silva. A associação defende igualmente a criminalização dos maus tratos contra animais e a proibição do tiro aos pombos, dos rodeios e da utilização de animais em circos. Ao longo dos seus 16 anos de existência, a ANIMAL tem colaborado com várias organizações internacionais de defesa dos direitos dos animais, procurando promover o avanço da legislação nessa área e denunciando publicamente casos de negligência ou abuso contra animais. Ainda ontem, a associação denunciou o mau funcionamento do sistema de identificação de cães por chip. As críticas surgiram depois de a Direção-Geral de Veterinária ter reconhecido a existência de falhas na base de dados que têm dificultado a identificação de animais perdidos.

http://jornal.publico.pt/noticia/16-02-2011/marcha-pelo-fim-das-touradas-marcada-para-9-de-abril-21315716.htm

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

USP combate o abandono de animais no campus

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
15-Fev-2011

A equipe do Canil da Universidade de São Paulo e do Programa USP Convive, responsável por cuidar dos animais do campus Butantã, lançou uma campanha contra o abandono com uma abordagem mais agressiva, ao lembrar que o ato é crime.

"Apelar para o bom sentimento das pessoas nem sempre funciona. Precisa dar um certo baque. Se pegarmos alguém abandonando animal no campus, é caso de delegacia, pois é proibido por lei", afirmou ao G1 o professor Tibor Rabóczkay, presidente do USP Convive.

Em média, dez cães são abandonados no campus por mês, deixando o canil sempre superlotado.

http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=13,87588

Zoonoses de Porto Feliz/SP oferece programa de castração de animais

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
15-Fev-2011
por Deborah Dubner

O objetivo é controlar a população de cães e gatos da cidade

A Prefeitura de Porto Feliz realiza desde novembro do ano passado a castração gratuita de animais. O programa é desenvolvido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e tem por objetivo controlar a população de cães e gatos do município.

De acordo com a bióloga e responsável pelo setor, Juliana Cardeli dos Santos, após a implantação do programa, 20 cirurgias foram realizadas no fim de 2010. Além da estrutura, a Zoonoses oferece um médico veterinário para executar as cirurgias. “A cirurgia dura de duas a três horas e deve ser agendada com antecedência. O animal é devolvido ao proprietário no mesmo dia”, explica.

Segundo Juliana, o programa de castração também inclui os próprios animais da Zoonoses. “Hoje estamos com cerca de 90 cães todos castrados e prontos para adoção”, destacou. “Essa é uma forma eficaz de controlar a reprodução de cães e gatos e que pretendemos ampliar na cidade”.

Cirurgias

As cirurgias podem ser agendadas pelo telefone (15) 3262-2978 ou na própria sede da Zoonoses (rua João Avancini, 480 - centro), de segunda a sexta-feira das 7 às 16 horas. Para solicitar o serviço, o proprietário do animal deve comprovar renda menor que um salário mínimo e meio, e apresentar documentação com RG, CPF e comprovante de residência.

http://www.itu.com.br/regiao/noticia/zoonoses-de-porto-feliz-oferece-programa-de-castracao-de-animais-20110215

Turismo sustentável: baleia viva é que dá lucro

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
15-Fev-2011
Camila Nobrega

ImageRIO - Em países que ainda não dão grande importância à vida de mamíferos habitantes do mar, o valor deles é medido em toneladas de carne que chegam à praia após a caça. Mas cada vez mais nações descobrem que, livres nos oceanos, esses animais podem não só garantir a biodiversidade, como dar bons retornos financeiros graças ao turismo. Tendo como foco o sucesso dos programas de observação de baleias pelo mundo, a Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) lançou, em parceria com o Fundo Internacional de Conservação Animal (IFAW), uma campanha para chamar a atenção do mundo para isso e apoiar o turismo sustentável em prol da vida desses mamíferos.

A ideia das instituições é divulgar que é cada vez maior o respeito aos mamíferos no mar e desencorajar práticas como a caça e matança de baleias e golfinhos. Como se sabe, esses rituais ainda existem em países como Japão e Noruega. Mais do que isso: elas esperam que o argumento econômico impulsione novos projetos de turismo ligados aos animais. Afinal, de acordo com a última pesquisa da Comissão Baleeira Internacional, com dados de 2008, a prática simples de observar baleias no mar atrai muita gente e movimenta, em média, US$ 2 bilhões por ano em 119 países. Espera-se que este número chegue a US$ 3 bilhões nos dados de 2010.

Segundo a gerente de campanhas da WSPA Brasil, Ingrid Eder, falta conscientização, não só por parte dos líderes como de turistas e caçadores:

- Tem que mexer com o lado econômico porque, se só usarmos o argumento do bem-estar animal, infelizmente, não tem a mesma força. Por isso a campanha vai mostrar que há um ganho econômico real com o turismo sustentável, que depende da manutenção da vida dos animais. Pretendemos incluir essa discussão inclusive na Rio+20, em 2012.

De acordo com Ingrid, o turismo de observação de baleias no Brasil atrai cerca de 200 mil visitantes por ano. E os principais destinos são as cidades de Imbituba, em Santa Catarina, a ilha de Fernando de Noronha e Abrolhos.

Mas, como o mercado está crescendo e se multiplicam as operadoras de turismo que oferecem pacotes com essa finalidade, segundo Ingrid, é bom ficar de olho na hora de escolher. Embora haja lucro gerado pela atividade, a saúde dos animais precisa vir sempre em primeiro lugar:

- É preciso manter uma boa distância das baleias e à noite não se pode colocar luzes em cima delas: ficam cegas e estressadas. Além disso, operadoras que de fato mantém turismo sustentável investem em educação, meio ambiente e têm um componente social, com guias locais que atuavam como caçadores de baleias e pescadores.

A representante da WSPA sugere que o turista faça uma pesquisa antes de contratar um pacote, para saber se há participação da comunidade, por exemplo. As associações de proteção aos animais estão apostando nesse caminho para salvar os animais da extinção.

Já em toda a América Latina, as operadoras têm registrado um aumento que chega em média a 11,3% no turismo destinado às baleias. É um percentual maior do que o próprio aumento do mercado turístico no mundo, segundo relatório lançado no final de 2010 pela IFAW. E o Brasil é o segundo no ranking, só atrás da Argentina.

Caça ainda não foi abolida

Ainda há países onde a caça de baleias e golfinhos é expressiva, como o Japão, a Noruega e a Islândia. Existe um esforço internacional para reduzir a matança, feita tanto por fins econômicos, como de pesquisa e dentro de rituais tradicionais, argumento já usado por países escandinavos. Uma frase do médico inglês Harry D. Lillie, que passou uma temporada a bordo de um navio baleeiro na Antártica, ficou famosa em meados do século XX, descrevendo o sofrimento dos animais: "Se as baleias pudessem gritar, a atividade cessaria, pois o som seria insuportável." Só agora o cenário está mudando. Segundo relatório da ONG WWF e do Greenpeace de 2010, muitos japoneses já pararam de comer carne de baleias, e o país não sabe o que fazer com o estoque.

Fonte: http://www.wspabrasil.org/

http://oglobo.globo.com/viagem/mat/2011/02/15/turismo-sustentavel-baleia-viva-que-da-lucro-923807434.asp