Por Júlio César Rocha da redação do DIARIODENATAL.COM.BR
O filhote de baleia cachalote de aproximadamente 4 metros que havia encalhado na praia de Muriú, litoral norte, no último sábado morreu na madrugada deste domingo após seguidas tentativas de reabilitação sem êxito dos técnicos ambientais.
Segundo explicou, o biólogo Lídio França do projeto Pequenos Cetáceos, da ONG Ecomar, o animal que pesava cerca de 800kg e tinha cerca de três dias de vida, apresentava ainda o cordão umbilical e sinais de doença congênita.
“Nós fizemos tentativas de resgate com bastante hidratação, mas o animal apresentava muitos fatores de risco como falta de alimentação, sem direcionamento para nadar fora do próprio eixo, o que possivelmente o afastou da mãe. Por volta das 2h50 a baleia não resistiu mais e morreu no local”, afirmou Lídio. Após o óbito, o filhote de baleia foi recolhido da praia pela equipe técnica.
A tentativa de resgate contou com diversos profissionais do Ibama, do Instituto Chico Mendes, do projeto de Resgate de Animais Marinhos, Aquário de Natal e outras instituições que trabalham com resgate e reabilitação de animais aquáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário