sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Gatinha é jogada do alto de um prédio em Passo Fundo/RS

Uma gatinha SRD adulta, foi atirada do alto de um prédio por uma pedagoga e professora que leciona em algumas escolas de Passo Fundo.

A referida senhora ligou para uma entidade de proteção aos animais dizendo que é síndica do prédio localizado na rua Moron próximo ao cartório de registro civil e que uma gata havia adentrado seu apartamento.

Ela foi informada que não havia nenhum voluntário a disposição por ser tarde da noite, e foi orientada a perguntar aos seus vizinhos a respeito do animal ou que simplesmente a colocasse no corredor do prédio para que voltasse para casa e se não conseguisse retirar o animal solicitasse ajuda aos Bombeiros.

Muito nervosa e gritando muito ligou novamente para a instituição e para os Bombeiros dizendo que havia jogado a gata e que tomassem uma providência.

A voluntária do grupo relatou a agressividade da mulher ao telefone, que afirmava que não iria tocar em animal tão nojento.

O caso foi registrado na delegacia.

A entidade de proteção irá oferecer denúncia ao MP e a AAB dará todo apoio para que se faça justiça neste caso.

A gatinha está internada em uma clínica particular, em estado grave e passará por exames de raio-x nesta tarde, a veterinária que a socorreu supõe que esteja prenhe.

fonte: http://www.onacional.com.br/noticias/policia/1192

MPF apresenta parecer contra rinhas de galo

Publicado no Jornal do Comércio

Em meio a uma disputa judicial sobre o funcionamento de uma rinha de galo em Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, o Ministério Público Federal (MPF) se manifestou, ontem, contra esse tipo de atividade. De acordo com o MPF, o Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu que esse tipo de atividade é inconstitucional.

A manifestação acontece depois que a 5ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco, acionada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) através de ação civil pública, decidiu pelo fechamento do local e pagamento de indenização no valor de R$ 10 mil.

Os proprietários da rinha alegam que não há proibição legal para a prática da atividade nem norma que a classifique como criminosa. Afirmam ainda que os galos eram bem tratados e que as brigas são apenas resultado da manifestação do instinto natural dos animais.

Com essa argumentação, os donos do estabelecimento recorreram ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) para tentar reformar a sentença.

Para manter a decisão da 5ª vara da Justiça federal, o Ministério Público Federal apresentou parecer ao TRF da 5ª Região reafirmando a decisão do Supremo e destacando que a atividade configura crime ambiental.

Para o procurador regional da república Wellington Cabral Saraiva, que sustentou a posição do MPF no tribunal, não existe direito ao prosseguimento dessa prática, que qualificou como cruel e primitiva.

“É lamentável que, em pleno século 21, indivíduos ainda se deleitem em estimular lutas sangrentas, cruéis e dolorosas de animais, para seu lamentável prazer”, afirmou.

O recurso do réu será julgado pela Primeira Turma do Tribunal Regional Federal. Ainda não há data para o julgamento.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A eficácia de Reiki em animais

por Elaine Lucena Teles

reiki-animais-1.jpgreiki-animais-1.jpg
Fotos: Paulo J. Celestino

A terapia Reiki em animais tem se mostrado muito eficiente, age da mesma forma que nos seres humanos, promovendo o bem estar, equilíbrio e cura de forma integral.

É um sistema de cura milenar, suave e não invasiva, onde as mãos canalizam a energia vital do universo (Rei) e irradiam essa vibração de harmonia, restabelencendo o equilíbrio da energia vital do paciente (Ki). O Reiki também não apresenta efeitos colaterais ou contraindicações e pode ser aplicado juntamente com os tratamentos convencionais.

A terapia pode ser usada para tratar problemas de comportamento como agressividade, estresse, depressão e também após cirurgias ajudando no processo de cicatrização, em animais idosos promovendo uma melhora na qualidade de vida e em animais com doenças terminais ajuda a suavizar e dar mais conforto, aliviando a dor e facilitando a transição para a morte. Pode, por exemplo, ser um apoio a um tratamento de acupuntura, homeopatia, essências florais e todas as outras formas de cura, ocupando cada vez mais espaço nas clínicas veterinárias.

Para os animais saudáveis, ajuda a manter a saúde, melhora o relaxamento e promove uma sensação de calma e contentamento.

Todos os animais podem ser tratados com a terapia Reiki. Nos animais domésticos e mansos o tratamento é feito por imposição direta das mãos. Para os animais de grande porte, agressivos e os animais silvestres utiliza-se o Reiki à distância. Seja por imposição direta das mãos ou à distância, os tratamentos são igualmente eficazes, são diversos relatos que comprovam.

Em cavalos, por exemplo, há resultados positivos em problemas como distensões musculares, estresse, torções, dor, infecção, entre outros. Em animais domésticos os efeitos também são maravilhosos.

Posso citar o caso de uma cachorrinha que estava com uma grave infecção intestinal, vomitava muito e mesmo depois de medicada continuou quieta, sem ânimo. Após uma aplicação de reiki à distância ela curou-se e no mesmo dia começou a brincar. Os gatos também são extremamente sensíveis à energia Reiki e ficam tranquilos para receber o tratamento. Muitos animais adormecem durante a aplicação.

Os animais tem a capacidade de absorver a energia de forma mais rápida e intensa do que os humanos. Depois de um tratamento, os resultados geralmente podem ser vistos nas próximas 24-48 horas. Apesar de alguns tratamentos exigirem sessões regulares para completar o processo de cura. Por isso, muitas vezes, recomenda-se que os donos aprendam a terapia para assegurar a continuidade no tratamento.

O curso não tem restrições, está disponível a todos, basta que a pessoa se dedique ao estudo da técnica. Após ser sintonizada a pessoa poderá canalizar esta energia e tratar a si mesma, animais, plantas e outras pessoas.

O terapeuta atua como um instrumento para a transmissão da energia que flui para o bem maior. Mesmo não sabendo qual é o problema, o Reiki sempre vai à fonte dos problemas de saúde, trazendo a cura em todos os níveis, não tendo barreiras de tempo/espaço.

Elaine L. Teles – Consultora em Comunicação e Marketing, Mestre em Reiki, responsável pelo Espaço Luz e Vida. Outras informações: www.espacoluzevida.com.br

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Maceio/AL - Integrantes do Neafa protestam à porta de circo no Farol

Eles alegam que animais, a exemplo de uma elefanta de 60 anos, estão sendo maltratados por criadores; circo rebate: 'Há uma relação de amor'

Gazetaweb - com reportagem de Janaína Ribeiro e Bruno Soriano

Pessoas protestam contra uso de animais em circo (Foto: Janaina Ribeiro)
Pessoas protestam contra uso de animais em circo (Foto: Janaina Ribeiro)
Dezenas de pessoas ligadas ao Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (Neafa) realizaram, na tarde desta quarta-feira, protesto à porta do Circo Estoril, que está instalado ao lado de um hipermercado no bairro da Gruta, em Maceió, onde realiza apresentações artísticas. O motivo do ato, segundo os manifestantes, foi o fato de os responsáveis pelo circo maltratarem os animais utilizados nas apresentações, o que, recorda o Neafa, motivou o Ministério Público da Bahia a mover uma ação contra os artistas.

"No início deste mês de janeiro, eles acabaram proibidos de utilizarem animais depois que uma reportagem exibida no Fantástico, da Rede Globo, denunciou os maus tratos a uma elefanta de 60 anos de idade. E este mesmo animal está aqui em Maceió", comentou Ângela Seabra, diretora do Neafa, acrescentando ainda não ter conseguido obter uma resposta por parte dos responsáveis pelo circo.

"Eles nunca irão admitir a forma como cuidam dos animais. Eles são mal alimentados e submetidos à agressão quando não fazem um movimento correto. Também é preciso que a gente chame atenção para os riscos à saúde pública que esses bichos podem representar, uma vez que ninguém fiscaliza se eles possuem acompanhamento veterinário. É muito mais fácil explorar um animal, que é irracional, a ter de preparar homens para apresentações artísticas. É muito menos custoso, porque não se precisa assinar uma carteira de trabalho", emendou.

Seabra ainda denuncia que muitos animais, quando não mais servem aos circo, são simplesmente abandonados em rodovias do país. Recentemente, recorda ela, um urso foi deixado, dentro de uma jaula, à beira de uma rodovia no interior do Ceará. "Isso quando eles não são cedidos para zoológicos, para permanecerem enclausurados e distantes de seu habitat natural, ou para laboratórios, onde servem de cobaias a experimentos diversos", complementou a veterinária.

Contudo, a reportagem da Gazetaweb conseguiu contato com funcionários do circo, que negaram as denúncias. De acordo o trapezista Ricardo Alves, somente à elefanta, um caminhão com frutas é deslocado ao circo para alimentá-la diariamente. "Realmente não dispomos de veterinário, mas contratamos um profissional em cada cidade onde nos instalamos, a fim de que ele acompanhe o dia a dia de cada animal. Se nossos animais fossem mal tratados, eles não seriam tão dóceis, inclusive fora da apresentação, quando visitados por várias crianças, a pedido dos pais das mesmas", explicou.

Já de acordo com o palhaço Sérgio dos Santos, a pessoa responsável pelos cuidados dispensados à elefanta convive com o animal desde os seis anos de idade. "Ela foi criada entre nós, desde os três anos de idade, com muito carinho. A relação entre animal e tratadora é uma relação de amor. A elefanta é como se fosse um membro da família", salientou.

Mas as explicações não convenceram o Neafa. De acordo com Ângela Seabra, o Núcleo já solicitou uma reunião com representantes do Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Instituto do Meio Ambiente (IMA), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e Assembléia Legislativa do Estado (ALE), para que uma representação conjunta seja proposta, de modo que se conceba um Projeto de Lei com o objetivo de impedir circos com animais de se apresentarem em Alagoas.


Fonte: http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=194587