segunda-feira, 19 de abril de 2010

Inquérito apura agressões durante puxada, em Pomerode

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
19-Abr-2010

Em 30 dias, delegado responsável promete concluir as investigações

O delegado responsável de Timbó, Luiz Carlos Gross, vai instaurar inquérito policial para apurar os casos de agressões durante a puxada de cavalos, domingo, no Bairro Ribeirão Souto. Na próxima semana, ele começa a ouvir as pessoas envolvidas.

Para dar prosseguimento às investigações, a Polícia Civil aguarda o resultado dos exames de corpo de delito feitos pelas vítimas nesta segunda-feira no Instituto Geral de Perícias (IGP) de Blumenau. O prazo para a conclusão do inquérito é de 30 dias.

Manifestante passa por cirurgia

Às 18h desta segunda-feira, a presidente da Associação de Proteção aos Animais de Blumenau (Aprablu), Bárbara Lebrecht, passará por uma cirurgia no fêmur, fraturado domingo ao ser agredida por integrantes da puxada. De manhã, no IGP, a manifestante Patrícia Luz estava com seis pontos na cabeça. Ela apanhou com um sarrafo.

Assista ao vídeo das agressões durante a puxada deste domingo.

domingo, 18 de abril de 2010

Protesto contra puxada de cavalos termina em agressão em Pomerode/SC

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
18-Abr-2010

Representantes das ONGs Amabicho e Aprablu ficaram feridos na cabeça

Manifestantes foram agredidos com pedras e pauladas - Foto:Rafaela Martins

Manifestantes foram agredidos com pedras e pauladas - Foto: Rafaela Martins

O protesto contra a puxada de cavalos terminou em agressão a pedras e pauladas neste domingo à tarde, na localidade de Ribeirão Souto, em Pomerode, no Vale do Itajaí. Quatorze manifestantes das ONGs Aprablu e Amabicho ficaram feridos no confronto com os organizadores e participantes da puxada.

A presidente da Aprablu, Bárbara Lebrecht, foi empurrada e machucou a perna. Outras duas manifestantes foram feridas na cabeça. O cinegrafista da TVBV Luiz Deluca, 25 anos, foi agredido a tapas no pescoço e teve o equipamento destruído.

Era pouco mais de 14h quando iniciava a quinta rodada da puxada de cavalos, na arena improvisada em terreno próximo ao Clube de Caça e Tiro Germano Tiedt. O evento, organizado pelo Clube do Cavalo, reunia 25 participantes, 60 animais e era assistido por cerca de 200 pessoas.

A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Samu foram acionados, mas chegaram cerca de 15 minutos após o protesto. Os manifestantes foram à delegacia registrar boletim de ocorrência.

As pessoas que protestavam criticavam o uso dos cavalos em provas, cujo objetivo é medir a força do animal, arrastando sacos de areia de até 2 toneladas por uma distância de 10 metros.

JORNAL DE SANTA CATARINA
http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a2876366.xml

Veja a convocação para o protesto

Kate Winslet empresta voz para campanha da PETA contra foie gras

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
18-Abr-2010

ImageA atriz Kate Winslet,que emocionou o público ao protagonizar, ao lado de Leonardo Di Caprio no filme Titanic de 1997e vencedora do Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em "O leitor" (2009), emprestou sua voz para um vídeo da organização de direitos dos animais Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais(PETA),onde fala sobre o terrível sofrimento de patos e gansos para a confecção de foie gras.

«Foie gras é vendido como uma iguaria cara em alguns restaurantes e lojas, mas ninguém paga um preço mais elevado para o foie gras do que os patos e gansos que são agredidos e mortos para faze-lo", diz Winslet no vídeo.

'Por favor, juntem-se a nós para ajudar os patos e gansos, prometendo nunca mais comer foie gras ",ela apela.

O vídeo também será enviado para restaurantes indianos em um esforço para faze-los se recusarem a vender o produto, diz um comunicado à imprensa.

Para fazer foie gras, que significa "fígado gordo",em francês,o criador prende a ave entre as pernas e, esticando seu pescoço, enfia um grosso tubo de metal por sua garganta. Esse tubo tem, em média, 30 centímetros de comprimento. Em seguida, um motor bombeia uma mistura de milho e gordura diretamente no estômago do animal. Um anel de borracha amarrado no pescoço impede que a ave vomite.Esse processo é feito várias vezes por dia. Como resultado, seus fígados incham até 10 vezes o tamanho normal e os animais ficam doentes , muitas vezes são incapazes de se mover.Muitos animais sangram até a morte.

Os corpos de alimentação forçada de aves, que já morreram, mostram forte hemorragia interna, fúngicas e bacterianas e encefalopatia hepática - a doença do cérebro causada por insuficiência hepática.

Foie gras já foi proibida em 16 países incluindo a Grã-Bretanha, Alemanha e Israel. O Príncipe Charles também proibiu o foie Grass em sua mesa.