sexta-feira, 25 de março de 2011

Número de cães abandonados nas ruas preocupa moradores de BH

Número de cães abandonados nas ruas preocupa moradores de BH

Domingo tem puxada de cavalos em Pomerode/SC

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
25-Mar-2011

Associação Melhores Amigos dos Bichos está organizando um protesto contra o evento

PM de Pomerode colocará 20 soldados no local para evitar confrontos como o que aconteceu no ano passado - Foto: Rafaela Martins / Agencia RBS
PM de Pomerode colocará 20 soldados no local para evitar confrontos como o que aconteceu no ano passado - Foto: Rafaela Martins / Agencia RBS
A Associação Melhores Amigos dos Bichos (AMA Bichos) está organizando um protesto contra a puxada de cavalos, domingo, na cidade mais alemã do Brasil. Junto de outras entidades que também defendem os direitos dos animais, a associação convida simpatizantes a participar do protesto, que está programado para ocorrer a partir das 9h, na entrada da Rua Ribeirão Souto, no Bairro Testo Central.

De acordo com a presidente da ONG, Lucienne Sprung, os manifestantes vão expor faixas de repúdio ao evento, além de colher assinaturas para o abaixo-assinado em prol de um projeto de lei estadual que vise a proibir a realização do evento em Santa Catarina.

A intenção da associação é que o protesto seja dois quilômetros distante do local do evento. Segundo a Polícia Militar de Pomerode, 20 homens atuarão, domingo, para evitar confrontos entre manifestantes e participantes da puxada, como aconteceu no ano passado.

JORNAL DE SANTA CATARINA
http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&section=Geral&newsID=a3251516.htm

quinta-feira, 24 de março de 2011

Descaso com animais usados para passeios em Nova Friburgo provoca onda de protestos na internet

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
24-Mar-2011

Cavalinhos na Praça do Suspiro, em Nova Friburgo, Região Serrana. Foto Carlos Emerson Junior / Blog da Serra
Cavalinhos na Praça do Suspiro, em Nova Friburgo, Região Serrana. Foto Carlos Emerson Junior / Blog da Serra
Num cenário que ainda é de reconstrução - com muita poeira, buracos e pouquíssimos turistas - os cavalos e jumentos que tradicionalmente eram usados para passeios no entorno da Praça do Suspiro, em Nova Friburgo, voltaram ao trabalho. No entanto, a cena dos animais expostos ao sol forte, diante de um bebedouro quebrado e cercados de escombros, anda causando revolta em alguns moradores e visitantes. Sensibilizado, o administrador de empresas friburguense Carlos Emerson Junior, de 60 anos, fotografou no último domingo um grupo de sete cavalos parados na pracinha e postou a imagem em seu blog. A foto foi compartilhada por amigos e protetores de animais no Facebook, causando uma onda de protestos na rede social.

- Estive lá e não gostei nada do que vi. O local onde os animais deveriam ter água corrente, ainda está semidestruído e com apenas um restinho de água suja da chuva. Isso é uma maldade. O trenzinho que levava os turistas para passear ainda não voltou, mas os animais foram obrigados a ficar lá. Para piorar, fui informado que a Coordenadoria do Bem Estar Animal, a quem eu poderia denunciar o que vi, não abre nos finais de semana. Ou seja: se você vê um caso assim tem que esperar até segunda-feira para denunciar - diz Carlos Emerson, que, diante da impossibilidade de achar um fiscal da prefeitura, decidiu fazer a denúncia em seu blog .

Procurada pelo GLOBO, a responsável pela Coordenadoria de Bem Estar Animal de Nova Friburgo (Coobea), Carla Freire, informou que, apesar de achar que ainda não era hora de os bichos voltarem, a prefeitura não pode impedir os proprietários de levarem os burricos e cavalinhos de volta ao ponto turístico. Mas, diante do grande número de reclamações, ela promete ir até lá no próximo final de semana para verificar as denúncias. Nova Friburgo foi a cidade da região serrana mais devastada pelas enxurradas ocorridas em janeiro.

Proprietária de um apartamento no Centro de Friburgo, a comerciante Ana Martha de Lima, de 45 anos, conta que esteve lá na semana passada e também ficou com dó dos cavalos:

- Eu costumo passar finais de semana lá e sempre me compadeci deles. Mas agora é ainda pior. É um absurdo. Não tinha nem turista na praça. Para que deixar aqueles animais lá, sofrendo com aquele sol ? - protestou.

A coordenadora da Coobea, Carla Freire admite que o órgão só faz atendimento ao público de segunda a sexta-feira, 11h30m às 17h30m, mas argumenta que todos na cidade conhecem seu telefone celular. O telefone do órgão é (22): 2522-1356. No finais de semana, a coordenadora atende no celular: 22- 9931-3313.

- Eu estive lá na semana anterior e não tinha visto isso. Mas vamos voltar lá e conversar com os donos dos cavalos.Temos consciência de que um cavalo precisa de beber no mínimo 40 litros de água por dia e, pelo que me falaram, eles estão sem água - comentou.

De acordo com Carla Freire, a situação precária dos animais de tração da Praça do Suspiro é uma preocupação da prefeitura, que em janeiro ia iniciar o cadastramento de todos os bichos e proprietários que fazem ponto na praça. A tragédia das enchentes, no entanto, justifica Carla Freire, atrasou o trabalho, que deve ser iniciado em breve. Ela promete fazer um levantamento dos animais e criar regras para o trabalho.

Em Paquetá, 40 cavalos utilizados em carroças de passeios vão receber chips de identificação. O objetivo é reduzir a taxa de abandono dos animais e responsabilizar os donos em caso de maus-tratos.

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/03/24/descaso-com-animais-usados-para-passeios-em-nova-friburgo-provoca-onda-de-protestos-na-internet-924075855.asp

Gato desaparece em aeroporto de Porto Alegre

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
24-Mar-2011

Depois do sumiço do cão Pinpoo, agora donos buscam pelo felino Tody

Do R7, com Rede Record

Mais um animal de estimação sumiu no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS). Desta fez foi um gato, o Tody, que deveria ter ido para o Pará junto com os seus donos, mas até agora não foi encontrado. O gato Tody, de um ano e três meses, desapareceu em janeiro.

O animal foi despachado em um voo que seguiu para o Pará. Os donos também embarcaram, mas antes que o avião decolasse, o felino escapou da caixa. Um funcionário da Infraero, empresa que administra os principais aeroportos do Brasil, afirmou que viu o gato no aeroporto.

Esse não é o primeiro caso de fuga de um animal de estimação durante o embarque no Salgado Filho. A história de Pinpoo ganhou repercussão nacional depois que o cachorro ficou 14 dias desaparecido. Policiais militares do batalhão de aviação encontraram Pinpoo em um hangar.

http://noticias.r7.com/cidades/noticias/gato-desaparece-em-aeroporto-de-porto-alegre-20110323.html

Campinas/SP: ONGs e veterinários em conflito após abate de capivaras

24-Mar-2011

Possível presença dos veterinários levou o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais a adiar o encontro

Portal RAC

A possível presença dos veterinários municipais responsáveis pelo abate das capivaras do Lago do Café levou o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CMPDA) a adiar a reunião de elaboração do estatuto dos animais. A reunião aconteceria na tarde desta quinta-feira (24/03), na Câmara de Campinas. Em nota, o presidente da entidade ambientalista, Flávio Lamas, disse que pediu ao vereador Jorge Schneider a exclusão dos veterinários.

'Esperamos até o final do dia de quarta (23) para que eles (veterinários) expontaneamente se sentissem impedidos e comunicassem que não participariam por questão de consciência. Como não se manifestaram, não restou outra alternativa aos ambientalistas e proteção animal senão deixar claro que, quem mata, não é digno para fazer leis de proteção às suas vítimas', declarou. O vereador Jorge Schneider é o autor do projeto de tramitação do estatuto.

A reunião para conclusão do estatuto será realizada em data oportuna, a ser marcada, segundo nota encaminhada à imprensa.

http://www.rac.com.br/noticias/campinas-e-rmc/78715/2011/03/24/ongs-e-veterinarios-em-conflito-apos-abate-de-capivaras.html

.............................................................................................................................................................................

Abaixo nota do CMPDA

...........................................................................................................................................................................


Assassinos das capivaras estão fora
da elaboração do Estatuto dos Animais

A reunião marcada para hoje a partir das 14 horas na Câmara Municipal de Campinas para discutir o Estatuto dos Animais, em elaboração, não terá mais a presença de veterinários que participaram da chacina das capivaras do Lago do Café. Ontem (quarta-feira, 18 horas), o presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CMPDA), Flávio Lamas, pediu oficialmente ao vereador autor do projeto de tramitação do Estatuto, Jorge Schneider, a exclusão dos veterinários da Prefeitura de Campinas.

"Esperamos até o final do dia de ontem para que eles expontaneamente se sentissem impedidos e comunicassem que não participariam por questão de consciência. Como não fizeram cara de nuvem e não se manifestaram, não restou outra alternativa aos ambientalistas e proteção animal senão deixar claro que, quem mata, não é digno para fazer leis de proteção às suas vítimas", ressalta o presidente do Conselho, que estava acompanhado do vereador Vicente Carvalho, da UPA.

Lamas fez ainda outra comparação, no ofício encaminhado ainda ontem à noite à coordenação do grupo de elaboração do Estatuto dos Animais: "Aceitar isso seria o mesmo que o carrasco nazista Joseph Mengele, depois de uma sessão de extermínio, elaborasse candidamente leis de proteção ao povo judeus".

Frente a esta decisão do CMPDA, a participação desses veterinários foi cancelada e hoje eles serão comunicados da decisão. A reunião para conclusão do Estatuto será realizada em data oportuna, a ser marcada.

O Estatuto está mais de 80% concluído e não sofrerá qualquer problema, segundo o Conselho Municipal: "Continuaremos a lugar para a elaboração de um Estatuto que verdadeiramente expresse a luta pela proteção animal -- e acompanharemos todas as etapas, uma por uma, para ver este documento transformado em lei o mais breve possível".

Rádio CBN Divulga Série de Reportagens Sobre Tráfico de Animais Silvestres

24-Mar-2011

A rádio CBN produziu e está veiculando diariamente uma série de reportagens sobre o tráfico de animais silvestres no Brasil.

Vamos apoiar e cumprimentar a rádio CBN e a jornalista Liriane Rodrigues pela iniciativa.

Link para ouvir as reportagens:
http://cbn.globoradio.globo.com/series/TRAFICO-E-VENDA-ILEGAL-DE-ANIMAIS-LIRIANE-RODRIGUES.htm

quarta-feira, 23 de março de 2011

Grã-bretanha: Bombeiro salva cachorro com respiração boca-a-boca

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
23-Mar-2011

O bombeiro Mike Dunn com a vira-lata Sunny
O bombeiro Mike Dunn com a vira-lata Sunny
Uma cadela foi ressuscitada com respiração boca-a-boca por um bombeiro após ser resgatada de um incêndio na cidade de Hull, em Yorshire, oeste da Grã-bretanha.

Os donos da vira-lata Sunny, Beryl e Ken Honeyball, estavam fora de casa quando um incêndio acidental atingiu a construção.

A cachorra desmaiou intoxicada pela fumaça antes que os bombeiros pudessem resgatá-la.
No entanto, os bombeiros revelaram que um dos oficiais, Mike Dunn, passou meia hora tentando reavivar o animal de estimação após o resgate.

"Entregaram-me o cachorro do lado de fora da casa. Ela não dava sinais de vida, respirava a cada dez segundos. Achei que tinha morrido por causa da fumaça."
"Eu fiz respirações boca-a-boca e coloquei uma máscara de oxigênio nela por 30 minutos", disse Dunn.

Segundo a imprensa local, Dunn disse que nunca tinha ouvido falar do procedimento em animais, mas que decidiu tentar durante o salvamento.

Ele teria dito ainda que já é alvo de piadas dos colegas por causa da situação inusitada.
Quando Sunny, que tem oito anos, acordou, foi deixada sob o cuidado de vizinhos até que seus donos chegassem.

`Herói´

Depois do incêndio, o bombeiro pediu para ser informado sobre a saúde de Sunny.
"Eu também amo cachorros, tenho um boxer de 8 anos. Estou aliviado porque ela sobreviveu", disse.
Leia mais

Beryl Honeyball, uma aposentada de 71 anos, disse que Mick Dunn é "um herói".
"Deveriam ter dado a ele uma medalha pelo que fez", disse.

O casal Honeyball foi informado sobre o incêndio pelos vizinhos.
"Uma casa é só uma casa, mas não substituiríamos Sunny. Ela fez muita diferença em nossas vidas", disse a mulher.

Segundo os donos, a causa provável do incêndio foi um curto circuito na fiação elétrica da casa.

http://noticias.uol.com.br/bbc/2011/03/23/bombeiro-salva-cachorro-com-respiracao-boca-a-boca.jhtm

Rio de Janeiro: Cavalos usados em passeios em Paquetá vão usar chip de identificação

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
23-Mar-2011
Por O Globo | Agência O Globo

A partir da próxima quinta-feira, cerca de 40 cavalos utilizados em carroças de passeios em Paquetá vão receber chips de identificação. A medida é parte do projeto "Rio Carroceiro", que vai permitir ainda a orientação dos carroceiros e o atendimento veterinário.

O chip, colocado no pescoço dos cavalos, sob a pele, vai conter informações como idade, raça, nome e vacinação do animal, e dados sobre o proprietário. O objetivo é reduzir a taxa de abandono dos animais e responsabilizar os donos em caso de maus-tratos. Ao colocarem os chips nos cavalos, os proprietários deverão assinar um Termo de Posse Responsável, se comprometendo a obedecer às leis referentes à posse responsável dos animais.

Em nota, o coordenador do projeto e veterinário Alceu Cardoso disse que pretende levar "o Rio Carroceiro, ainda neste primeiro semestre, para outras áreas do Município do Rio, especialmente em bairros onde a utilização de equinos para transporte de cargas e pessoas é comum".

http://br.noticias.yahoo.com/cavalos-usados-passeios-paquet%C3%A1-v%C3%A3o-usar-chip-identifica%C3%A7%C3%A3o-20110323-080758-979.html

Programa de Castração de Cães e Gatos é realizado nos bairros de Salto/SP

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
23-Mar-2011

As inscrições acontecem nos dias 28 e 30 de março.

A Secretaria da Saúde, por meio do departamento de zoonoses, dará sequência ao Programa de Castração de Cães e Gatos, que vem sendo realizado pelos bairros em Salto. Neste mês poderão se inscrever moradores dos bairros: Donalísio, Santa Lúcia, Independência, Santo Inácio, Santo Antonio, Vila Henrique, Bela Vista, Vila Flora e região.

As inscrições serão feitas na segunda-feira, dia 28 de março, das 8h15 às 12 horas, na Escola Estadual Benedita de Rezende (Rua Vicente Donalísio, 250), e no dia 30 de março, quarta-feira, das 8h15 às 12 horas, no Ginásio Municipal de Esportes “João Sebastião Ferraro” (Rua 7 de Setembro, 940).

Os interessados deverão comparecer no local e hora marcados, levando uma cópia do comprovante de residência (água, luz ou telefone), RG original e o animal que será castrado, para que o veterinário faça uma avaliação para liberá-lo, ou não, para a castração e preencher uma ficha cadastral.

Será de responsabilidade do dono do animal levá-lo até a clínica que fará a castração, assim como o de retirar o animal após a cirurgia. Caso o dono do animal não o leve no dia marcado para a castração perderá sua vaga, só podendo agendar outra data mediante novo cadastro, quando a campanha retornar ao bairro.

As vagas são limitadas e não será feito nenhum cadastro sem o prévio exame do animal que será submetido à cirurgia.

http://www.itu.com.br/regiao/noticia/programa-de-castracao-de-caes-e-gatos-e-realizado-nos-bairros-de-salto-20110323

Maringá/PR: Promotoria quer o fim das pesquisas com cães

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
23-Mar-2011
Murilo Gatti

A Promotoria de Defesa do Meio Ambiente de Maringá quer o fim das experiências com implantes dentários em cães da raça beagle na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Em ofício, encaminhado na última sexta-feira, o promotor Manoel Ilecyr Heckert pediu a suspensão das pesquisas em até de 30 dias.

"A Promotoria recebeu denúncias sobre maus-tratos a animais que seriam praticados na universidade em relação à área de implantodontia em cães da raça beagle . A nossa recomendação pede a suspensão da utilização dos animais, criados no biotério com essa finalidade", explica o promotor, que passou a analisar o caso depois de receber um abaixo-assinado com mais de seis mil assinaturas.

Arquivo
Foto: Arquivo - Cães da raça beagle são criados para experiências com implantes dentários; comissão nega maus-tratos
Cães da raça beagle são criados para experiências com implantes dentários; comissão nega maus-tratos


O procedimento administrativo da Promotoria para investigar o caso foi aberto em novembro passado e grande parte dos ofícios expedidos ainda não foi respondida. "Apuramos que usam os animais em experiências de implantes e depois é praticada a eutanásia", afirma o promotor.

No entanto, Heckert ainda não recebeu informações sobre a finalidade destes testes. "Não sabemos se é de ordem estética ou qual é a finalidade".

Segundo o promotor, a recomendação que pede a suspensão das pesquisas é uma forma de resolver o caso sem a necessidade de discutir judicialmente o assunto.

"Em conversa com o reitor e o departamento jurídico da UEM, eles se mostraram propensos a examinar a situação e fazer algo de forma a não causar danos aos animais", disse.

O promotor ressaltou que sabe da existência de uma Comissão de Ética na UEM que examina e autoriza todas as experiências, mas que ainda não teve a oportunidade de ter contato com a comissão para saber como a questão é fiscalizada e como são feitas as pesquisas com os cães.

"Para que os animais sejam usados em experiências científicas, é necessário que não tenham outra técnica para substituir. Ainda não sabemos se a universidade tem alguma coisa neste sentido", diz.

UEM

O presidente interino do Comitê de Ética e Pesquisa da UEM, Gentil Vanini, afirmou que desconhece o teor do pedido da Promotoria, mas adiantou que todos as pesquisas feitas com animais dentro da universidade seguem o que determina a lei.

"As pesquisas são avaliadas e só são autorizadas se os procedimentos forem eticamente compatíveis e se respeitam a legislação brasileira e internacional", garantiu.

Sobre quais experiências são feitas com os cães na UEM, Vanini, disse apenas que são "trabalhos normais que o mundo inteiro aceita" e que não há nada de especial nestes procedimentos.

http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/403537/mp-quer-o-fim-do-uso-de-caes-em-experiencia/

........................................................................................................

Professora levantou polêmica

Murilo Gatti

O abaixo-assinado com mais de 6 mil assinaturas que foi entregue à Promotoria de Defesa do Meio Ambiente foi articulado pela pesquisadora e professora doutora em Literaturas da Língua Inglesa da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Angela Lamas Rodrigues.

"Assim que tomei conhecimento da situação, fiquei indignada. Não concordo com experiências em animais. Não concordo nem com experiência em ratos, ainda mais em cães dóceis e interativos como o s beagles", diz.

Foi então que através da internet, Angela começou a fazer um abaixo-assinado eletrônico. "Organizei sozinha", diz. O manifesto ganhou o apoio de organizações não governamentais e de associações de proteção aos animais de todo o Brasil.

"Só não conseguimos mais assinaturas porque estávamos com pressa para entregar o documento ao Ministério Público e para dar andamento a esta questão. Soube que a única forma da reivindicação ter algum efeito seria protocolando na Promotoria do Meio Ambiente. Então, fui até Maringá ", afirma.

Segundo a professora, o período em que o abaixo-assinado ficou aberto a adesões foi de aproximadamente dois meses. Angela soube do pedido do Ministério Público para suspender as pesquisas com os cães através da reportagem de O Diário.

Para ela, o mais importante é que as pesquisas sejam interrompidas "É um absurdo, a sociedade civil não quer isto. Queremos que os cães criados na UEM sejam disponibilizados para a adoção".

http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/403538/professora-levantou-polemica/

Florianópolis/SC: Farra do Boi - Sete animais foram apreendidos

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
23-Mar-2011

Sete bois que seriam utilizados na farra do boi foram apreendidos ontem, em um sítio no bairro Invernadinha, em Rancho Queimado, na Grande Florianópolis. A propriedade também foi interditada, pois estaria alugando os animais para a prática criminosa. A apreensão e a interdição foram efetuadas por equipes da Polícia Militar (PM) e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). De acordo com a polícia, o filho de 20 anos do dono do sítio é quem comercializava os bois para as farras em Florianópolis. O dono do sítio, Sebastião Gileo foi intimado. O aluguel de um animal pode chegar a R$ 8 mil.

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3249581.xml&template=3898.dwt&edition=16743&section=133

Dia 23/03/2011 - 18 horas - ATO CONTRA ENERGIA NUCLEAR

terça-feira, 22 de março de 2011

Apucarana/PR: Justiça afasta veterinário do Canil Municipal

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
22-Mar-2011
Antoniele Luciano

Uma decisão da Justiça determinou, no final da semana passada, o afastamento do veterinário da Autarquia Municipal de Saúde (MAS), Flávio Boiça, da direção do Canil Municipal de Apucarana. A medida é resultado de uma ação civil pública do Ministério Público impetrada na Justiça, após denúncias de que animais estariam sendo mortos por envenenamento no Canil, no ano passado.

De acordo com o promotor de Meio Ambiente, Eduardo Augusto Cabrini, outros dois funcionários do Canil Municipal também tiveram o afastamento determinado pela Justiça. Ele assinala que um exame junto ao Instituto de Criminalística de Curitiba comprovou que a substância encontrada no estabelecimento era chumbinho, produto clandestino utilizado irregularmente como raticida. “Foi por isso que entramos com uma ação por improbidade administrativa”, assinala.

Procurada pela reportagem da Tribuna, a assessoria de imprensa da AMS informou que Boiça não estava mais na coordenação do Canil. A AMS também ainda não teria sido notificada oficialmente sobre a decisão.

http://tnonline.com.br/noticias/noticias/regiao/32,81232,22,03,justica-afasta-veterinario-do-canil-municipal.shtml

Superlotado, CCZ de Campinas recusa novos animais

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
22-Mar-2011

Zoonozes tem atualmente 80 animais e já excedeu a capacidade de 36 canis; problema crônico na cidade

Bruna Mozer
ESPECIAL PARA AGÊNCIA ANHANGUERA

Gerente de marketing (em pé) Ademir Poluce e a pit bull encontrada em rodovia (Foto: Augusto de Paiva/AAN )
Gerente de marketing (em pé) Ademir Poluce e a pit bull encontrada em rodovia (Foto: Augusto de Paiva/AAN )
Superlotado, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campinas se recusa a receber cães, o que tem colocado em xeque o amparo aos animais abandonados ou em situação de sofrimento da cidade.

A falta de estrutura tem gerado um problema crônico em Campinas, em que a população não tem onde recorrer quando encontra animais nas ruas ou quando possui cães agressivos dentro da própria casa.

Na segunda-feira (21/03), o gerente de marketing Ademir Poluce enfrentou uma saga para encontrar abrigo para uma cadela da raça pit bull encontrada às margens da Rodovia D. Pedro I, na tarde de sábado (19/03).

Ela estava visivelmente doente, magra e com a boca machucada e, mesmo assim, não foi acolhida pela Prefeitura por falta de espaço. “Eu já paguei veterinário, gastei mais de R$ 500,00, mas não posso levar para casa porque já tenho dois cachorros. O pit bull é dócil com as pessoas, mas ele não convive com outros cães”, disse.

O CCZ tem atualmente cerca de 80 animais e já excedeu a capacidade dos 36 canis. Segundo a auxiliar de veterinária do departamento, Ana Karina Marangoni, a falta de espaço tem feito até com que as baias destinadas aos cavalos sejam reduzidas para dar espaço aos cães.

http://www.rac.com.br/noticias/campinas-e-rmc/78494/2011/03/22/superlotado-ccz-de-campinas-recusa-novos-animais.html

segunda-feira, 21 de março de 2011

Centro de Preservação solta 17,8 mil filhotes de tartaruga no AM

21-Mar-2011

Portal Amazônia, com informações da Agecom

MANAUS - O Centro de Preservação e Pesquisa de Quelônios Aquáticos (Cppqa) da empresa Eletrobras Amazonas Energia soltou, no último sábado (19), mais de 17,8 mil filhotes de quelônios. As tartarugas da Amazônia, Tracajá, Iaçá e Irapuca ou Capirã foram soltos no Rio Uatumã, no município amazonense de São Sebastião do Uatumã, a 247 quilômetros da capital.

O trabalho com as espécies, desde a desova até a soltura no rio, leva em média seis meses. Somente no berçário artificial, os quelônios passam por uma adaptação de dois meses para que o casco do animal fique mais resistente ao ataque de predadores. Os ovos são retirados da terra, colocados em uma chocadeira e quando o filhote está saindo do ovo, ele é transferido para o berçário.

Foto: Roberto Carlos Novo / Agecom

O objetivo da medida é preservar os quelônios com a colaboração da população, que envolve cerca de 300 moradores das comunidades próximas como Bela Vista, São Benedito, Maracarana, Manaaim, Abenezer, Nossa Senhora do Livramento e Jacaré-quara. A soltura foi realizada na Reserva Maracaranã, com a participação desses moradores, especialmente das crianças.

Segundo o diretor de geração e transmissão da Eletrobras Amazonas Energia, Tarcísio Rosa, o programa produziu e soltou em ambiente natural, durante 13 anos, cerca de 100 mil filhotes de quelônios.

A ação conta com o com apoio do Governo do Estado, por meio do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (SDS).

http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=122601


Rio de Janeiro: Policiais da DPMA prendem quatro pessoas por tráfico de animais silvestres

21-Mar-2011

Policiais fizeram uma intervenção na Feira Livre de Honório Gurgel na manhã de sábado para não permitir a livre negociação de animais silvestres nas feiras da cidade e na região metropolitana. / Foto: Divulgação / Extra

Luana Trindade

Policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) fizeram uma intervenção na Feira Livre de Honório Gurgel na manhã de sábado para não permitir a livre negociação de animais silvestres nas feiras da cidade e na região metropolitana. Quatro pessoas foram detidas.

José Pereira, de 61 anos, foi preso com dezesseis pássaros, sendo seis canários da terra, seis chanchões (espécie que faz parte da lista de extinção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais - Ibama), dois chorões e duas cigarrinhas. José tem cinco passagens pela polícia pelo mesmo crime, mas nunca cumpriu pena e continua exercendo a mesma atividade predatória. Jadilson Cury da Costa, de 44 anos, comprou um chanchão com José Pereira pelo valor de R$ 20,00 e tambem foi levado à delegacia.

Outros dois presos foram identificados como Antonio Ferreira da Costa e Luiz Carlos Pereira da Silva.

Eles foram levados para a sede da DPMA, em São Cristovão, autuados e liberados após assinarem termo de compromisso.

http://extra.globo.com/casos-de-policia/policiais-da-dpma-prendem-quatro-pessoas-por-trafico-de-animais-silvestres-1370002.html

Porto Alegre/RS: Delegada visita bairro onde cães foram envenenados para tentar esclarecer o caso

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
21-Mar-2011

Vandi Lemos Tatschi já tem um suspeito de envenenar os animais

O envenenamento de sete cães no bairro Passo D'areia, na zona norte de Porto Alegre, virou caso de polícia. Na tarde desta segunda-feira, a delegada interina da 9ª DP, Vandi Lemos Tatschi, visitou a região para tentar esclarecer o caso.

De acordo com Vandi, a morte dos animais se constitui em um crime de menor poder ofensivo. Porém, caso fique provado que a prática ocorre de forma recorrente, como alega a dona da casa onde moravam os cães, a pena aos culpados pode ser mais pesada.

— Situações como essa ocorrem o tempo todo, mas o que chama a atenção é que as vítimas alegam que isso ocorre há muito tempo na mesma casa. E realmente confirmamos quatro ocorrências registradas por eles pelo mesmo motivo — diz.

A Polícia já trabalha com um suspeito. Seria uma pessoa que mora nas redondezas da casa onde viviam os cães. A delegada explicou que foi até o local para tentar coletar materiais que pudessem comprovar o envenenamento. A tentativa não se confirmou, pois os donos da casa limparam todo o pátio temendo a contaminação dos outros animais que vivem na residência.

— Não podemos entrar em maiores detalhes sobre o caso, mas estamos investigando uma pessoa. Não há nada que justifique essa brutalidade com os animais, caso fique provado que foi alguém que os matou de forma proposital — disse.

Filhotes recebem cuidados

A vendedora autônoma Carla Genro, 27 anos, abriu mão do trabalho nesta segunda-feira. O motivo da folga forçada são seis filhotes de cachorro, que ficaram sem a mãe, envenenada junto com outros seis animais na noite desta sábado. Ela preferiu ficar em casa para cuidar da ninhada, que agora é alimentada por leite de vaca.

— Não temos como deixar os cachorrinhos sozinhos neste momento. Eles precisam da nossa ajuda e, além disso, estamos morrendo de medo que alguém faça maldade com eles. Não estamos nem dormindo direito. Acordamos de madrugada para ver se eles estão bem — conta.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3247348.xml

Alemanha: Fãs choram morte de urso Knut, ativistas culpam zoológico

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
21-Mar-2011
Por Deutsche Welle

ImageOs fãs de Knut choraram neste domingo (20/03) a perda do urso polar mais famoso do mundo e maior atração do zoológico berlinense. Enquanto isso, ativistas de direitos dos animais atribuíram a morte ao Zoológico de Berlim, onde ele nasceu e foi criado em cativeiro.
Dezenas de fãs se juntaram diante do criadouro vazio de Knut para lhe prestar fazer uma homenagem. Os visitantes do zoológico depositaram flores, fotos, poesias e acenderam velas. O zoológico criou em seu site um livro de condolências.

Milhares de pessoas lamentaram a morte de Knut em sites de redes sociais como Twitter e Facebook. O urso polar era uma sensação na mídia desde o seu nascimento em 2006, quando sua mãe o rejeitou, e o filhote foi criado à mão pela equipe do zoológico.

“Todos nós tínhamos esse urso polar em nossos corações. Ele foi a estrela do zoológico de Berlim”, disse o prefeito da cidade, Klaus Wowereit. O diretor da instituição, Bernhard Blaskiewitz, também lamentou o ocorrido: “A perda é triste para todos nós”, disse.

Vida e morte diante do público

Knut morreu no sábado da mesma forma como veio ao mundo: diante do público. Várias pessoas estavam diante do viveiro e viram o animal se contorcer por alguns segundos, antes de cair na água em torno do viveiro onde vivia com sua mãe, Tosca, e as fêmeas Nancy e Katyusha. Os momentos finais do animal podem ser vistos em um vídeo amador disponibilizado no site do tablóide alemão Bild.

Bildunterschrift: Knut foi o primeiro urso polar nascido no zoológico berlinense em 33 anos
“O urso ainda estava quente e as televisões já telefonavam para fazer uma oferta a quem tinha filmado o momento”, lamenta o tratador de ursos do zoológico, Heiner Klös. A causa da morte prematura de Knut, com quatro anos, permanece desconhecida. Uma autópsia será realizada no começo desta semana, informou Klös.

Ativistas culpam condições no cativeiro

Os ursos polares vivem, em média, de 15 a 18 anos na natureza, e é comum passarem dos 30 anos de idade no cativeiro, afirma o grupo Polar Bears International. Ativistas dos direitos dos animais afirmaram que a morte de Knut se deveu às condições em que era mantido.

“O Jardim Zoológico de Berlim abusava de Knut como uma ferramenta de marketing, sem levar em conta as necessidades fundamentais de um urso polar”, acusou Wolfgang Apel, presidente da Sociedade Protetora dos Animais da Alemanha (DTSchD, na sigla em alemão). “A curta e sofrida vida de Knut mostra novamente que zoológicos não são lugar para ursos polares, mesmo se são chamados de Knut”, acrescentou.

A organização de direitos dos animais Vier Pfoten (“quatro patas”) voltou a exigir o fim da criação de ursos polares em zoológicos. “Necessidades básicas, como procura de parceiro e alimentação, caça e comportamento de fuga, são permanentemente suprimidos”, disse o especialista em vida selvagem Thomas Pietschmann. “A consequência são graves problemas de comportamento”, complementou.

“Knutmania”: 7 milhões de euros

A “knutmania” tomou conta da Alemanha e do mundo quatro anos atrás, quando funcionários do zoológico se viram obrigados a alimentar e cuidar de Knut, após o filhote ter sido rejeitado por sua mãe. Nascido em 5 de dezembro de 2006, ele foi o primeiro urso polar vindo ao mundo no zoológico de Berlim, em 33 anos. Seu irmão gêmeo morreu logo após o parto.
Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Rejeitado pela mãe ao nascer, filhote virou celebridade mundial.

O número de frequentadores do zoológico disparou, e o bicho chegou até a ser capa da revista Vanity Fair. Estima-se que Knut rendeu 7 milhões de euros para o Jardim Zoológico de Berlim, e deu origem a diversos artigos no comércio, incluindo bichos de pelúcia, músicas para celulares, selos e balas. Ele chegou a ser destaque em dois filmes, e também se tornou ícone de campanhas ambientais.

No entanto, a breve vida de Knut também foi cheia de infortúnios, como a morte prematura do tratador Thomas Dörflein, que o criara desde o nascimento, vítima em 2008 de um ataque cardíaco, aos 44 anos. Em 2009, Knut ganhou uma companheira, Joana, mas ela foi mandada de volta ao Zoológico de Munique, já que os dois não conseguiram se entender.

A Alemanha acabou originando uma série de animais que se tornaram celebridades nos últimos anos. Entre eles, o polvo Paul, que previu corretamente uma série de jogos da Copa do Mundo de 2010, e Heidi, uma gambá vesga que vive no Zoológico de Leipzig.

MD/dpa/rtr/afp/ap
Revisão: Augusto Valente

http://correiodobrasil.com.br/fas-choram-morte-de-urso-knut-ativistas-culpam-zoologico/220617/

Organização japonesa ArkBark trabalha no resgate de animais após terremoto

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
21-Mar-2011
Por Rafaela Musto

ImageA organização não-governamental japonesa protetora dos animais, Animal Refuge Kansai, (Refúgio de Animais de Kansai), conhecida como ArkBark, está se preparando para receber um grande número de animais que ficaram desabrigados por conta do terremoto seguido de tsunami que atingiu a costa nordeste do país no dia 11 de março.No terremoto que assolou o Japão em 17 de janeiro de 1995, a ONG foi responsável pelo resgate de aproximadamente 600 animais, entre cães, gatos, coelhos e aves.

No momento, ainda não se sabe o número de animais atingidos pelo desastre, mas estima-se que o número seja maior. Em conjunto com duas organizações internacionais, a ArkBark está coordenando os planos de resgate dos animais que se encontram em áreas afetadas. A criadora da fundação, Elizabeth Oliver, que chegou ao Japão na década de 90 para dar aulas de inglês, e acabou ficando para ajudar animais abandonados na busca por um lar, anunciou que abrigos de emergência estão sendo construídos às pressas para abrigar o máximo de animais que puderem.

Por conta das dificuldades de acesso e locomoção nas estradas, membros da associação e voluntários estão transportando os animais via helicóptero para abrigos da cidade de Osaka, que mantém seu aeroporto em funcionamento, e Tóquio. Assim que a situação se estabilizar no país, cães e gatos resgatados serão incluídos no sistema de adoção.Image

A ArkBark também iniciou um programa de assistência social às pessoas que têm animais e conseguiram salvá-los, para ajudá-las a encontrar lares temporários e criou um sistema de recrutamento de voluntários para arrecadar dinheiro e materiais necessários.

Além disso, pessoas do mundo todo podem ajudar a associação fazendo doações online.

http://www.naturaekos.com.br/blog/organizacao-japonesa-arkbark-trabalha-no-resgate-de-animais-apos-terremoto/