Portal Amazônia, com informações da Agecom
MANAUS - O Centro de Preservação e Pesquisa de Quelônios Aquáticos (Cppqa) da empresa Eletrobras Amazonas Energia soltou, no último sábado (19), mais de 17,8 mil filhotes de quelônios. As tartarugas da Amazônia, Tracajá, Iaçá e Irapuca ou Capirã foram soltos no Rio Uatumã, no município amazonense de São Sebastião do Uatumã, a 247 quilômetros da capital.
O trabalho com as espécies, desde a desova até a soltura no rio, leva em média seis meses. Somente no berçário artificial, os quelônios passam por uma adaptação de dois meses para que o casco do animal fique mais resistente ao ataque de predadores. Os ovos são retirados da terra, colocados em uma chocadeira e quando o filhote está saindo do ovo, ele é transferido para o berçário.
Foto: Roberto Carlos Novo / Agecom
O objetivo da medida é preservar os quelônios com a colaboração da população, que envolve cerca de 300 moradores das comunidades próximas como Bela Vista, São Benedito, Maracarana, Manaaim, Abenezer, Nossa Senhora do Livramento e Jacaré-quara. A soltura foi realizada na Reserva Maracaranã, com a participação desses moradores, especialmente das crianças.
Segundo o diretor de geração e transmissão da Eletrobras Amazonas Energia, Tarcísio Rosa, o programa produziu e soltou em ambiente natural, durante 13 anos, cerca de 100 mil filhotes de quelônios.
A ação conta com o com apoio do Governo do Estado, por meio do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (SDS).
http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=122601
Nenhum comentário:
Postar um comentário