sábado, 15 de maio de 2010

Passo Fundo/RS: Gata não abandona o dono nem depois da morte dele

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
15-Mai-2010

Mucufa sumiu logo após o acidente que matou Antenor. Dois anos depois, familiares dele encontraram a gata no túmulo do antigo dono. Ela escolheu esse lugar para ter uma ninhada.

Rosane Marchetti
Passo Fundo, RS

Como explicar o amor de um bichinho de estimação por seu dono? Em uma casa simples, em Passo Fundo, no planalto médio do Rio Grande do Sul, vive a personagem de umas das histórias mais emocionantes de amor entre um animal de estimação e seu dono. Mucufa é uma gata vira-latas que vivia com Antenor. Sempre no colo, era a companheira do chimarrão de todas as manhãs. A convivência durou cerca de dois anos.

Nilvo Tomazoni, irmão do antigo dono da gata, conta como Antenor tratava a Mucufa: “Tratava bem, cuidava, dava comida. E agatinha vinha no colo dele”.

Um dia, Antenor partiu para uma competição de motocicletas e nunca mais voltou. Morreu em um acidente. Mucufa acabou sumindo de casa. Ninguém nunca mais a viu. Até que um ano depois, a irmã e a cunhada de Antenor ficaram impressionadas com o que encontraram no cemitério. Mucufa estava lá e não estava sozinha. Com ela, havia uma ninhada de gatinhos.

A história de Mucufa é emocionante e surpreendente aos nossos olhos, mas cheia de mistérios à nossa razão. Buscar abrigo em um cemitério pode ser puro acaso. Agora, como uma gata, entre tantos abrigos semelhantes, escolhe entrar justamente naquele onde o dono foi enterrado? Para espanto da família, foi dentro do local que ela buscou abrigo e conforto para ter a primeira ninhada.

“Fiquei muito emocionada, muito mesmo. Para mim, foi maravilhoso, quando a gente abriu a porta, e a gatinha estava bem ali com todos os gatinhos ao redor dela. E ela ficou olhando para nós. Depois, saiu pela janela e deixou os gatinhos”, revela Marilene Lubian, cunhada de Antenor.

Marilene conta ainda o que o que sentiu no momento em que viu a cena: “me deu uma emoção, uma alegria, uma tristeza, uma vontade de chorar, uma vontade de rir. Dava impressão de que ele estava ali. Se ela veio procurar ele aqui, com certeza sentiu falta do colinho dele”.

Olfato ou instinto? O que teria levado a gatinha até o dono? Será que a explicação pode ser genética?

“Ela provavelmente localizou pelo olfato. Acho que a melhor explicação é a do sentimento da sensação de segurança que o cheiro do dono transmitia, porque, quando esses animais entram para nossa família, de um modo geral, nós é que somos o líder, e eles são aqueles que estão sob a nossa responsabilidade, sob a nossa liderança. O líder nos protege e cuida da gente. Assim, onde eu estaria em um lugar seguro? Onde está o líder e chefe da minha matilha que me protege das coisas horríveis que podem acontecer no mundo. Então, se eu vou procurar um lugar seguro onde procurarei? Onde está o meu bando. Mesmo que esse sujeito esteja a sete palmos de terra, aqui é o lugar do meu bando. Então, é aqui que eu vou ficar”, explica o geneticista Renato Flores Zamora, da UFRGS.

Esse mistério intrigou a família e a cidade inteira e virou manchete de jornal: "Nem a morte os separou". Mucufa foi levada pelos parentes de Antenor e vive com eles, mas a impressão que dá é que fez apenas uma concessão.

“As pessoas se apegam aos bichos, e os bichos se apegam ao dono. Essa gata ela está aqui, mas ela não vem no colo, não entra dentro de casa. É muito difícil”, conta o irmão de Antenor.

Mucufa fica próxima, mas distante. Em uma família com várias pessoas, cães e gatos costumam escolher um dono e por ele demonstram afeto, compaixão e até o defendem. Se essa demonstração de sentimentos não é novidade, o que dizer de uma amizade além da vida?

http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2010/05/gata-nao-abandona-o-dono-nem-depois-da-morte-dele.html

São Paulo/SP: Fogo atinge 70% de prédio do Instituto Butantan, estima Corpo de Bombeiros

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
15-Mai-2010

Incêndio também pode ter destruído mais de 70 mil espécies catalogadas

Do R7, com Record Notícias


O incêndio que atingiu o Instituto Butantan, na zona oeste de São Paulo, na manhã deste sábado (15), pode ter destruído 70% do prédio de coleções do órgão, que possuía mais de 70 mil espécies de vários animais catalogados e conservados em formol. Os dados serão confirmados após a realização da perícia técnica.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio foi controlado e o rescaldo concluído por volta das 13h. A corporação encaminhou doze viaturas para o local e uma equipe composta de 30 homens.

O acervo de cobras, que é o maior do Brasil, foi o mais prejudicado. Há a suspeita de que todo o material tenha sido destruído, porém, a informação não foi confirmada pelo instituto. O sede do órgão foi construída em 1902.

O departamento de 600 m² foi totalmente destruído na parte dos fundos, que armazenava os animais mortos. Os animais vivos que estavam alojados na área frontal do prédio foram salvos.

De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros, Miguel Jodas, o incêndio se alastrou com intensidade em razão do material inflamável e objetos de estrutura metálica.

- Há uma grande quantidade de líquidos inflamáveis, como álcool, éter e formol, além de tinta e gazes, que provocam novos focos de fogo. Já retiramos material para que isso não aconteça.

O capitão também informou que, devido às proporções do incêndio e da estrutura do prédio, nem os helicópteros da corporação conseguiram ter acesso por vias aéreas.

O incêndio não provocou vítimas. O prejuízo total do Instituto Butantan não foi calculado.

Nota do instituto

Em nota oficial, o Instituto Butantan diz que irá aguardar a perícia técnica para saber as causas do incêndio e os danos provocados. O comunicado também descarta “qualquer problema relacionado às instalações que possa ter originado o incêndio”.

De acordo com a assessoria de imprensa do instituto, o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, esteve pela manhã no órgão para solicitar um projeto de recuperação do prédio.

http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/fogo-atinge-70-de-predio-do-instituto-butantan-mais-de-70-mil-especies-foram-destruidas-20100515.html

Incêndio atinge laboratório do Butantan e destrói maior acervo de cobras do Brasil

CBN, O Globo, SPTV

SÃO PAULO - Um incêndio atingiu nesta manhã o laboratório de répteis no Instituto Butantan, na Avenida Vital Brasil, Zona Oeste de São Paulo. No local estava um dos maiores acervos de cobras, aranhas e escorpiões para pesquisas do mundo. Mais de 70 mil espécies conservadas em formol foram queimadas. Ninguém ficou ferido.

O laboratório, de 660 metros quadrados, tinha 100 anos. O fogo teve início às 7h30m e foi controlado no meio da manhã. Os animais vivos, entre eles várias espécies de cobras e aranhas, estavam em um outro local e não foram atingidos.

- O incêndio foi confinado numa área interna, uma pequena edificação de difícil acesso. Os bombeiros tiveram de ser cautelosos, pois havia o risco do teto desabar - diz o capitão Miguel Jodas, do Corpo de Bombeiros.

No laboratório, segundo os bombeiros, a quantidade de álcool e formol aumentou a intensidade das chamas. Nove viaturas do Corpo de Bombeiros foram enviadas para o local.

Os animais, já mortos, eram conservados em formol. No local estava o maior acervo de cobras do país.

- Eram 77 mil cobras tombadas, mais umas 5 mil para tombamento. Todo o conhecimento do Brasil estava aqui, são 100 anos de história - diz Francisco Franco, curador da coleção.

As causas do incêndio ainda são desconhecidas. Por conta do incêndio, o instituto deve ficar fechado neste fim de semana.

http://moglobo.globo.com/integra.asp?txtUrl=/cidades/sp/mat/2010/05/15/incendio-atinge-laboratorio-do-butantan-destroi-maior-acervo-de-cobras-do-brasil-916591673.asp


Incêndio no Instituto Butantan destrói maior acervo de cobras do país

Estimativa é de que 70 mil espécies conservadas em formol tenham sido queimadas

Um dos maiores acervos de cobras, escorpiões e aranhas para pesquisas foi destruído na manhã deste sábado na Zona Oeste de São Paulo. O laboratório de reptéis do Instituto Butantan continha mais de 70 mil espécies e a estimativa é de que todas tenham sido queimadas. As informações são do site G1.

O prédio estava vazio quando o fogo começou e os bombeiros tiveram de quebrar as paredes para entrar no estabelecimento. As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas pela perícia.

Até o fim da manhã, ainda havia fumaça saindo do prédio de 600 metros quadrados, onde eram realizadas pesquisas com os animais já mortos, conservados em formol. Os animais vivos, entre eles aranhas, foram levados para um local seguro. As imediações ficaram interditadas por um longo período devido ao risco de desabamento.

O Instituto Butantan é um centro de pesquisas biomédicas fundado em 23 de janeiro de 1901 e responsável pela produção de soros e vacinas. Conta com parque, museus, bibliotecas e serpentário. A assessoria de imprensa do Butantan informou que está no local do incêndio fazendo um levantamento sobre os prejuízos.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a2905442.xml

Fogo no Instituto Butantan queimou 70 mil répteis

Com informações do portal G1

São Paulo - Um incêndio no laboratório de répteis do Instituto Butantan, na Zona Oeste de São Paulo, queimou 70 mil espécies de cobras, escorpiões e aranhas na manhã de hoje (15). As causas do fogo estão sendo apuradas pela Polícia Científica.

O fogo começou no início da manhã, e destruiu um dos maiores acervos de répteis para pesquisas do mundo. Os animais estavam conservados em formol. Os bombeiros foram chamados e controlaram as chamas.

Para entrar no laboratório, os bombeiros tiveram que quebrar as paredes. No fim desta manhã, ainda havia alguns focos de incêndio no local. Quando o fogo começou, o prédio estava vazio. Ninguém ficou ferido.


http://www.folhadaregiao.com.br/noticia?258528



Incêndio no Instituto Butantan destrói maior acervo de cobras do país

Fogo queimou 70 mil espécies conservadas em formol na Zona Oeste de SP.
Chamas atingiram laboratório de répteis; causas do fogo serão apuradas.


Do SPTV

O incêndio que atingiu o laboratório de répteis do Instituto Butantan, na Zona Oeste de São Paulo, no início da manhã deste sábado (15), destruiu um dos principais acervos de cobras, aranhas e escorpiões para pesquisas do mundo e o maior do Brasil. Mais de 70 mil espécies conservadas foram queimadas no local. Os bombeiros foram chamados e controlaram as chamas. Ninguém ficou ferido.

As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas. Uma perícia irá determinar o que pode ter provocado o fogo.

Para entrar no laboratório, os bombeiros tiveram que quebrar as paredes. No fim da manhã, ainda havia alguns focos de incêndio no local. Quando o fogo começou, o prédio estava vazio. “Precisamos afastar as pessoas porque havia risco de o prédio desabar”, afirmou o capitão dos bombeiros Miguel Jodas. Nove equipes dos bombeiros foram ao local.

Cobras, aranhas e escorpiões

As chamas atingiram o prédio onde cientistas faziam pesquisa com cobras, aranhas e escorpiões. Os animais já mortos eram conservados em formol. As perdas ainda estão sendo contabilizadas, mas já se sabe que o incêndio destruiu o maior acervo de cobras do país.

Ainda abalado, o curador do instituto diz que a perda é incalculável. “São cem anos de história. Não sei dizer mais nada”, disse Francisco Franco, curador da coleção.

Ainda há fumaça saindo do prédio de 600 metros quadrados. Os animais vivos, como aranhas, foram retirados e levados para um local seguro.

Por causa do incêndio, o instituto, que estaria aberto a visitação, permanecerá fechado neste sábado e domingo (16).

O Instituto Butantan é um centro de pesquisas biomédicas localizado no bairro do Butantã. Foi fundado em 23 de janeiro de 1901 e é responsável pela produção de soros e vacinas. Conta com parque, museus, bibliotecas e serpentário.

O instituto é também um órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. A assessoria de imprensa do Butantan informou que está no local do incêndio fazendo um levantamento sobre os prejuízos.

Nota oficial do Butantan

Em nota, o Instituto Butantan divulgou que, "segundo informações preliminares prestadas pelos Bombeiros, não havia no prédio qualquer problema relacionado às instalações que possa ter originado o incêndio".

O órgão também informa na mesma nota que "o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, esteve pela manhã no Butantan, e conversou com o diretor do instituto, Otávio Mercadante. Ele solicitou que a instituição elabore imediatamente um projeto para a recuperação do prédio. A Secretaria de Estado da Saúde já se colocou à inteira disposição do Butantan para recuperar o local."

Em razão do incêndio, o Instituto Butantan só vai reabrir para a visitação do público na segunda-feira (17), "exceção feita aos museus, que rotineiramente ficam fechados às segundas."

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/05/incendio-no-instituto-butantan-destroi-maior-acervo-de-cobras-do-pais.html

Bauru/SP: CCZ rejeita levar em conta resultado de laboratório particular em caso polêmico

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
15-Mai-2010

Centro de Zoonoses de bauru é acusado de eutanásia em animais saudáveis

Agência BOM DIA

Em meio à polêmica sobre cachorra cujo exame por rede particular descarta leishmaniose – doença detectada no animal, segundo o CCZ, conforme o BOM DIA mostrou nesta sexta, a Secretaria Municipal da Saúde informa que a situação “permanece a mesma” perante o órgão. “O exame realizado pelo Instituto Adolfo Lutz apresentou resultado positivo.”

Sobre a realização de novos exames, o Centro de Controle de Zoonoses informa que “nenhum resultado foi apresentado ao órgão” e, “ainda que o seja”, diz seguir conduta do Manual de Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral Americana do Estado de São Paulo, de 2006. “O plano de Vigilância e controle não preconiza a realização de contraprova e se esta, por motivos de força maior [solicitação judicial] for realizada, só serão aceitos os resultados obtidos de Laboratórios de referência estadual e não de laboratórios particulares.”

http://www.redebomdia.com.br/Noticias/Dia-a-dia/20118/CCZ+rejeita+levar+em+conta+resultado+de+laboratorio+particular+em+caso+polemico

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Rio de Janeiro/RJ: Ativistas em debate sobre testes em animais na UFF

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
14-Mai-2010
Por vegan 14/05/2010

Grupo de ativistas para dar voz aos que não podem se defender, questionam experimentação científica em debate bem-estarista na Universidade Federal Fluminense

Grupo de ativistas faz intervenção pacífica em prol da libertação animal durante palestra sobre experimentação animal do Instituto de Biomedicina da UFF (Niterói - RJ). As medidades "alternativas" propostas por pesquisadores e a regulamentação da experimentação via leis, juntamente com a criação do CONCEA (Conselho Nacional de Controle e Experimentação Animal) só legitima o uso de animais como objetos, inferiores ao homem, podendo por ele serem manipulados. Após palestra do Dr. Renato Cordeiro, coordenador da CONCEA e vice-presidente da Fiocruz, ativista toma o microfone e diz que animais são tão importantes quanto os homens. Até quando a comunidade científica ficará omissa perante o senso comum acadêmico?

Assista ao vídeo!! http://vimeo.com/11746304

http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2010/05/471470.shtml

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Toronto/Canadá: Baixo preço de peles de foca diminui caça aos animais

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
13-Mai-2010
De Agencia EFE

O baixo preço das peles de foca fizeram com que os pescadores canadenses caçassem esse ano cerca de 67 mil das 380 mil focas às que têm direito, segundo revelou nesta quinta-feira o grupo ecologista IFAW.Um dia depois que a ministra canadense de Pesca, Gail Shea, anunciasse a extensão da temporada de caça até 31 de maio, a porta-voz de IFAW, Sheryl Fink, declarou a Efe que segundo suas informações na atualidade só há um navio caçando focas.

http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5htbaATf9wd6rZF4h6KMY2LJQgUEQ

Astronautas chineses comem carne de cachorro

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
13-Mai-2010

Melhor amigo do homem é ingerido para combater o frio no norte da China

Do R7

Foto por Divulgação
Foto por Divulgação

Amigos do astronauta chinês pensavam que ele e os colegas só comiam coisas caras

Yang Liwei, astronauta que comandou a missão Shenzou Cinco em 2003, revelou o cardápio da tripulação em sua autobiografia, Os Nove Níveis entre o Céu e a Terra.

Ele explicou que seus amigos queriam saber o que os astronautas comiam no espaço e pensavam que eles "se alimentavam de coisas caras, como barbatana de tubarão". Liwei contou que, na verdade, os astronautas “se alimentaram de comida normal, e que ela não precisava ficar em segredo”.

O astronauta fez uma lista que inclui galinha e peixe no vapor e carne de cachorro da cidade de Huajiang, muito famosa na China por seus benefícios nutricionais, revelou o jornal inglês Telegraph nesta quinta-feira (13).

Um provérbio local diz que o “cachorro de Huajiang é melhor para a saúde do que o ginseng”, referindo-se à raiz medicinal que tem um papel vital na medicina chinesa tradicional.

Liwei explicou que a dieta foi criada especialmente para astronautas por nutricionistas chineses e que a comida foi comprada de fornecedores especiais em Pequim. O cachorro é muito comido no norte da China, onde a carne do melhor amigo do homem é usada para combater o frio do inverno.

O cardápio foi usado no ano passado, quando os astronautas chineses fizeram sua primeira caminhada espacial. A China pretende fazer seu primeiro astronauta pisar na Lua até 2020.

A revelação causou uma reação raivosa dos defensores dos animais, que disseram que Liwei estava dando mau exemplo aos seus milhões de fãs.

Astronautas americanos também comem uma alimentação variada, que inclui enchilladas (uma panqueca de milho mexicana), lasanha e carne de porco em suas missões espaciais.

A Nasa disse que a comida espacial tem de ser fácil de preparar e de comer e geralmente tem pouca gordura, pouca caloria e menos sal.

http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/astronautas-chineses-comem-carne-de-cachorro-20100513.html

Portugal: Escandalo do Santuário de Fátima ao Abate de Animais

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
13-Mai-2010
Por: Alexandra Pego

As ordens partem da Reitoria do Santuário, para que todos os cães que aparecem por Fátima, quer sejam adultos ou cachorros, quer tenham donos ou não, são capturados pelos seguranças e colocados na caixa que apresentamos em foto.

Esta caixa está mesmo nas traseiras do santuário, no local das oficinas.
Ali ficam os cães durante algumas semanas, ao frio e á chuva de Inverno, á chapa do sol, no Verão. Sem direito a comida ou água, num espaço minimo onde a maioria nem se consegue colocar de pé...

Existem alguns seguranças que não levam os cães capturados para este local, conseguem levar alguns para casa e adoptam-nos ou arranjam donos entre os seus vizinhos ou cologas de trabalho. Boa gente esta que sofre em ver os animais assim tratados, mas que se sente impotente com a ameaça de perderem os seus empregos.

Mas existem também dois seguranças, que violentam cruelmente os cães, com foiçes de podar oliveiras, dando com elas nas pernas dos cães que ficam em carne viva, a sangrar e com grandes cortes estremamente dolorosos e muitas vezes as pernas partidas.
Esses cães são posteriormente levados, para esta caixa, permanecendo até que a carrinha da Camara de Ourem tenha tempo para os vir buscar. Lá, são colocados, já muito debilitados, para abate, e são-no todos num prazo de poucos dias.

Quem nos informou, disse-nos também, que os cães que lá estão, vivem os poucos dias que lhes resta em condições extremamente miseráveis.

A Camara Municipal de Ourém tem prometida (á demasiado tempo) a construção de um canil para recolher animais abandonados e o não abate de animais, mas como não existe interesse da Camara nem pressão suficiente pela parte de quem abomina esta situação, para a construção do dito canil de protecção de animais perto de Fátima, vai adiando e esqueçendo esta promessa e vai gastando a verba que já tinha disponivel para esta construção em outras obras que lhes dão mais votos aquando das autarquicas.

A FAA soube também que existe um engenheiro que reporta directamente á reitoria do santuário, que deixa veneno (de acção ultra rápida) para matar alguns cães mais dificeis de apanhar...

Não conseguimos ter acesso ao seu nome, mas sabemos que existe apenas um engenheiro com funções ligadas á área verde que circunda o santuário.

Mais grave a situação se torna de algum tempo para cá, que os cães depois de serem colocados na caixa, desaparecem antes que a carrinha da Camara os venha buscar, ou tenha conhecimento que eles lá estão.
Pensamos que são abatidos por alguns trabalhadores do santuário, porque os cães ladram á noite e podem incomodar os turistas, ou podem levantar suspeitas de maus tratos contra os animais prepertados num local "sagrado".

Não sabemos quantos animais foram mortos com a chegada do 13 de Maio e com a vinda do actual representante da Igreja Católica a Fátima, mas acreditamos que quem lá for, não vê nenhum cão, porque as ruas foram limpas, tal como é sempre feito com uma regularidade impressionante.

Esta é uma situação abominável, pela parte de quem se diz representante de Deus, não é compreensivel tamanha crueldade num espaço que querem fazer sagrado e que eles próprios profanam e o sujam de morte e sangue.

Deixamos aqui o contacto do Santuário, para quem quizer mostrar a sua indignação perante esta monstruosa atitude.
Peçam para encaminhar a vossa chamada para a reitoria:

249 539 600

Deixamos também os contactos de email:

http://www.santuario-fatima.pt/portal/index.php?id=2891


A Frente de Acção Animal agradece a todos, e todos juntos vamos conseguir acabar com este crime para com os animais.

http://diario.iol.pt/sociedade/tvi24-ervas-daninhas-bentoxvi-papa-jornadas-ecumenicas-alemas/1162365-4071.html

Bauru/SP: Aposentada prova por exame que cadela é sadia

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
13-Mai-2010

Resultado de laboratório particular aponta ausência de leishmaniose


Agência BOM DIA

Quase três meses depois de matéria veiculada no BOM DIA sobre o caso da cadelinha Xuxa, a contraprova finalmente saiu. O veredito? Xuxa é saudável. “Já sentíamos isso quando fizemos o primeiro exame, mas como a prefeitura pediu, realizamos este exame para provar”, diz a aposentada Marilu Gomes, 58. Foi ela quem salvou a vida do animal.

No dia 13 de abril, o BOM DIA contou a história da cadelinha Xuxa. Ela quase foi eutanasiada pelo CCZ em janeiro de 2010. Na época, o CCZ afirmava ter feito exames a partir de amostras colhidas no animal em 2009 - e os exames indicaram leishmaniose.

Em exame pago por Marilu para confirmar ou não a doença, os resultados apontaram que Xuxa era saudável. Vale dizer que os métodos utilizados para obter cada um dos resultados foram os mesmos: Imunoensaio Enzimático (Elisa) e Reação de Imunofluorescência Indireta (Rifi).

Resultados contestam Centro

No dia 16 de abril o prefeito Rodrigo Agostinho e o secretário municipal de saúde Fernando Monti concederam uma entrevista coletiva para esclarecer e garantir que o caso Xuxa estava “aberto”.

O último exame, cuja coleta foi feita no dia 26 de abril, teve resultado divulgado no dia 10 de maio. O método utilizado foi por citologia aspirativa por agulha fina. Em conversa com um dos veterinários relacionados ao caso que não quis se identificar, os exames aliados ao relatório clínico mostram que Xuxa está bem. Paulo José Baccan Maximino, 32, veterinário da ProntoVet Clínica Veterinária, conversou com o BOM DIA, e disse que com esse quadro apresentado pelos exames sorológico, parasitológico e clínico, é certo que o animal esteja sadio até o momento da coleta do material.

http://www.redebomdia.com.br/Noticias/Dia-a-dia/19981/Aposentada+prova+por+exame+que+cadela+e+sadia

quarta-feira, 12 de maio de 2010

UK: Atriz inglesa posou nua contra os chapéus da guarda da rainha

12-Mai-2010


A atriz inglesa Kate Ford, da novela Coronation Street, posou nua para campanha contra os chapéus de ele usados pela guarda do Palacio de Buckingham. Protesta contra a crueldade com que ursos canadenses sao mortos para fornecer pele para os chapéus.

A açao é do grupo ativista PETA - People for the Ethical Treatment of Animals. O alvo da campanha é o Ministério da Defesa inglês. No anuncio, Kate aparece com uma tatuagem no braço que sugere uma caveira pirata usando o chapéu da guarda da rainha. O slogan 'Bare Skin, Not Bearskin' faz um trocadilho em inglês recomendando mostrar a pele (bare skin) e nao usar pele de urso (bearskin).

http://www.bluebus.com.br/show/1/96521/kate_ford_posou_nua_para_o_peta_contra_os_chapeus_da_guarda_da

Mike Tyson vira vegetariano e aparece mais magro

12-Mai-2010

Ex-lutador foi com a mulher a restaurante em Beverly Hills


QUEM ONLINE

Mike Tyson em 2008, com uma barriga saliente, e na terça-feira (11), bem mais magro, indo com a mulher a restaurante


Mike Tyson apareceu mais magro ao sair para jantar na terça-feira (11) com a mulher, Lakiha Spicer, em um restaurante de Beverly Hills. Ele usava terno e uma camisa que ficava folgada no corpo, bem diferente da barriga que ostentava em 2008.

Durante a gravação de uma entrevista para a Rede Yes em Nova York, na semana passada, ele revelou que ele havia desistido de comer carne ou produtos de origem animal. Aos 43 anos, ele disse que iria se tornar um vegan e que não havia "nenhum drama" em sua vida.

http://revistaquem.globo.com/Revista/Quem/0,,EMI139857-9531,00-MIKE+TYSON+VIRA+VEGETARIANO+E+APARECE+MAIS+MAGRO.html

UK: Gaivota sobrevive com dardo na cabeça

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
12-Mai-2010
BBC

Gaivota sobrevive com dardo na cabeça / Ross Parry Agency
Gaivota sobrevive com dardo na cabeça / Ross Parry Agency

Um fotógrafo britânico conseguiu capturar a imagem de uma gaivota que sobreviveu à perfuração de sua cabeça por um dardo.

A gaivota, que voava normalmente e não aparentava nenhum outro dano aparente, foi avistada na cidade de Scarborough, na costa leste da Grã-Bretanha, ainda com o dardo atravessado no meio de sua cabeça, pouco acima da linha dos olhos.

O fotógrafo Graham Rhodes, acredita que o dardo foi lançado por uma besta (um espécie de arco e flecha de origem medieval) e disse estar preocupado que outros pássaros e até pessoas possam acabar feridos.

"Se eles estão atirando em gaivotas no céu e erram a mira, os dardos têm de ir para algum lugar e podem acabar ferindo alguém", afirmou Rhodes ao jornal Scarborough Evening News.

"É impressionante que o pássaro ainda esteja voando com um dardo em sua cabeça, porque o peso do objeto deveria restringir seus movimentos."

Geoff Edmond, inspetor da Sociedade Protetora dos Animais da Grã-Bretanha para a área de Scarborough, disse ser "horrível" e "totalmente ilegal" atirar em pássaros.

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/05/12/gaivota-sobrevive-com-dardo-na-cabeca-916559927.asp

Conselho de Ministros da UE restringe testes em animais

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
12-Mai-2010

Todos os anos são usados 115 milhões de animais em experiências científicas no mundo

UE vai proibir testes nos grandes símios

UE vai proibir testes nos grandes símios


O Conselho de Ministros da União Europeia (EU) concordou em apertar as normativas que regulam as experiencias com animais para reforçar o seu bem-estar.

Os 27 Estados-Membro têm que assegurar que os testes em animais são substituídos, sempre que possível, por um método alternativo “cientificamente satisfatório”.

O nível de dor e sofrimento causado aos animais deverá ser limitado ao mínimo.

Segundo especialistas citados pelo Conselho, 12 milhões de animais são usados todos os anos em experiências científicas na EU e calcula-se que 115 milhões de animais no mundo sejam vítimas da ciência.

O uso de primatas com fins científicos está sujeito a duras restrições: foram proibidos os testes com os grandes símios como chimpanzés, gorilas e orangotangos.

Contudo, o Conselho vai permitir “excepcionalmente” aos Estados o uso de grandes símios se existir uma “razão justificável”, como a sobrevivência da própria espécie ou devido a um inesperado crescimento de uma doença muito grave para o ser humano.

Também não serão permitidas experiências com animais capturados no seu habitat natural, salvo em casos concretos. Os primatas serão usados apenas se forem crias de animais que tenham crescido em cativeiro ou se forem provenientes de uma colónia que se mantém por si.

Larvas, fetos e lulas

A nova directiva abrange todos os animais vertebrados, inclusive certos tipos de larvas, fetos de mamíferos (desde o último trimestre de gestação do seu desenvolvimento normal) e cefalópodes, como lulas por exemplo.

Após o texto estar terminado, a decisão será aprovada formalmente na próxima reunião do Conselho de Ministros e segue para o Parlamento Europeu para uma segunda leitura.

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=42511&op=all#cont

Bauru/SP: Vereadores aprovam implementação de controle de cães e gatos

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
12-Mai-2010

Programa será realizado em parceria com o governo estadual


Agência BOM DIA

A Câmara de Itatiba aprovou nesta terça-feira, em primeira discussão e por unanimidade de votos, o projeto de lei que autoriza o prefeito a implementar o Programa Estadual de Identificação e Controle da População de Cães e Gatos.

O objetivo do programa é identificar e registrar a população de cães e gatos da cidade, assim como a castração de 811 animais num período de seis meses.

http://www.redebomdia.com.br/Noticias/Politica/19769/Vereadores+aprovam+implementacao+de+controle+de+caes+e+gatos

terça-feira, 11 de maio de 2010

Cão revolucionário vai a todas as manifestações em Atenas/Grécia

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
11-Mai-2010

Uma das mais recentes aparições do cachorro rebelde em Atenas, Grécia (Foto: Reprodução/Rebeldog)

Uma das mais recentes aparições do cachorro rebelde em Atenas, Grécia (Foto: Reprodução/Rebeldog)


Jornal do Brasil

ATENAS - Entre as tantas manifestações pela crise econômica na Grécia, nasceu uma nova raça de protestante. Divulgado pela mídia mundo afora por estar na linha de frente na maioria dos embates que sacodem o centro de Atenas desde 2008, está o cachorro batizado de Kanelos. Na verdade, ele atende pelo nome de Lukánikos (que significa salsicha).

De porte médio e coleira azul, Luk (para os mais íntimos) chamou tanta atenção que os jornais The Guardian, o sensacionalista grego Ta Nea, os italianos Il Corriere della Sera e La Repubblica, o francês Libération e a revista Newsweek, entre outros, publicaram notícias e fotos de suas participações.

A aparição nos protestos pacíficos, que por vezes se tornaram violentos, não é de se estranhar. As ruas da capital grega tem muitos animais, que são bem tratados pela população. A Câmara Municipal se encarrega de vacinar e esterilizar cães e gatos de rua, e colocar uma coleira azul nos machos e vermelha nas fêmeas.

A fama do cachorro – que debutou no círculo de protestos de 2008, quando um jovem de 15 anos foi morto pela polícia – já chegou na internet. Luk possui um blog, inúmeros vídeos no You Tube e acumula uma legião de fãs no Facebook.

Mas parece que o cão-manifestante está enfrentando uma séria dependência. Ele não perdeu nenhum protesto, principalmente os mais agitados, o que indica que, a princípio, ele esteja viciado em gás lacrimogêneo.

http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/news/2010/05/10/248165-cao-revolucionario-vai-a-todas-as-manifestacoes-em-atenas

Cachorro antissistema grego vira notícia internacional

Lukánikos participa de protesto ao lado de grupo de manifestantes no dia 12 de dezembro de 2008 - Foto: AFP

Lukánikos participa de protesto ao lado de grupo de manifestantes no dia 12 de dezembro de 2008
Foto: AFP


Quem descobriu foi o jornal britânico The Guardian, sob o título de "Kanelos, o cão manifestante grego", ao publicar uma grande galeria de fotos do vira-lata, cor de canela e colar azul que curiosamente protagonizou manifestações contra o governo grego nos últimos dois anos em Atenas. Contudo, Kanelos - alusão a cor de sua pele -, é na verdade Lukánikos (salsicha), informa nessa segunda-feira o jornal espanhol El País.

A reportagem do Guardian chamou a atenção de outros meios de comunicação estrangeiros para o animal. Nesta segunda-feira, o jornal grego Ta Nea, publicou nesta uma matéria de página inteira sobre o animal, sob o título "Uma nova raça de manifestantes".

Os diários italianos Il Corriere della Sera e La Repubblica, a revista americana Newsweek, o jornal francêsLibération, o canadense Globe and Mail, o sueco Aftonbladet, todos eles já também publicaram imagens de Lukánikos em suas páginas. A presença de Lukánikos nas manifestações, na maioria das vezes pacíficas, não é de se estranhar, visto que o centro da capital grega está lotado de cães de rua.

Contudo, além do destaque na imprensa internacional, o cão, "a mascote dos gregos, o que sempre está na primeira linha" - segundo descrição do jornal Ta Nea -, também marca presença na internet, onde protagoniza vários vídeos no Youtube, tem o seu próprio blog e várias outras citações na rede. No Facebook, a comunidade Riot Dog, dedicada a ele, conta com mais de 10 mil seguidores. Outra, chamada de Kanelos, conta com cerca de 2,8 mil participantes.

O nome Kanelos, utilizado pelo Guardian, é uma referência ao cachorro de um grupo antissistema radicado no bairro de Exarjia, que morreu em julho de 2008, aos 17 anos. Lukánikos, seu sucessor, fez sua primeira aparição em manifestações em dezembro do mesmo ano.

No entanto, há uma certa confusão midiática sobre o nome do animal, que aparece citado tanto como Kanelos como Lukánikos. Também resta saber quantos clones do cão passeiam pela cidade ou se é ele mesmo que aparece em todas as imagens.

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4423060-EI8142,00-Cachorro+antissistema+grego+vira+noticia+internacional.html

Veja abaixo o álbum de fotos do cão ativista grego

cao_ativista_grego_001.jpgcao_ativista_grego_001.jpgcao_ativista_grego_001.jpg
cao_ativista_grego_001.jpgcao_ativista_grego_001.jpgcao_ativista_grego_001.jpg
cao_ativista_grego_001.jpgcao_ativista_grego_001.jpgcao_ativista_grego_001.jpg
cao_ativista_grego_001.jpgcao_ativista_grego_001.jpgcao_ativista_grego_001.jpg
cao_ativista_grego_001.jpgcao_ativista_grego_001.jpgcao_ativista_grego_001.jpg
cao_ativista_grego_001.jpgcao_ativista_grego_001.jpgcao_ativista_grego_001.jpg
cao_ativista_grego_001.jpgcao_ativista_grego_001.jpgcao_ativista_grego_001.jpg
cao_ativista_grego_001.jpg