sábado, 15 de maio de 2010

São Paulo/SP: Fogo atinge 70% de prédio do Instituto Butantan, estima Corpo de Bombeiros

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
15-Mai-2010

Incêndio também pode ter destruído mais de 70 mil espécies catalogadas

Do R7, com Record Notícias


O incêndio que atingiu o Instituto Butantan, na zona oeste de São Paulo, na manhã deste sábado (15), pode ter destruído 70% do prédio de coleções do órgão, que possuía mais de 70 mil espécies de vários animais catalogados e conservados em formol. Os dados serão confirmados após a realização da perícia técnica.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio foi controlado e o rescaldo concluído por volta das 13h. A corporação encaminhou doze viaturas para o local e uma equipe composta de 30 homens.

O acervo de cobras, que é o maior do Brasil, foi o mais prejudicado. Há a suspeita de que todo o material tenha sido destruído, porém, a informação não foi confirmada pelo instituto. O sede do órgão foi construída em 1902.

O departamento de 600 m² foi totalmente destruído na parte dos fundos, que armazenava os animais mortos. Os animais vivos que estavam alojados na área frontal do prédio foram salvos.

De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros, Miguel Jodas, o incêndio se alastrou com intensidade em razão do material inflamável e objetos de estrutura metálica.

- Há uma grande quantidade de líquidos inflamáveis, como álcool, éter e formol, além de tinta e gazes, que provocam novos focos de fogo. Já retiramos material para que isso não aconteça.

O capitão também informou que, devido às proporções do incêndio e da estrutura do prédio, nem os helicópteros da corporação conseguiram ter acesso por vias aéreas.

O incêndio não provocou vítimas. O prejuízo total do Instituto Butantan não foi calculado.

Nota do instituto

Em nota oficial, o Instituto Butantan diz que irá aguardar a perícia técnica para saber as causas do incêndio e os danos provocados. O comunicado também descarta “qualquer problema relacionado às instalações que possa ter originado o incêndio”.

De acordo com a assessoria de imprensa do instituto, o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, esteve pela manhã no órgão para solicitar um projeto de recuperação do prédio.

http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/fogo-atinge-70-de-predio-do-instituto-butantan-mais-de-70-mil-especies-foram-destruidas-20100515.html

Incêndio atinge laboratório do Butantan e destrói maior acervo de cobras do Brasil

CBN, O Globo, SPTV

SÃO PAULO - Um incêndio atingiu nesta manhã o laboratório de répteis no Instituto Butantan, na Avenida Vital Brasil, Zona Oeste de São Paulo. No local estava um dos maiores acervos de cobras, aranhas e escorpiões para pesquisas do mundo. Mais de 70 mil espécies conservadas em formol foram queimadas. Ninguém ficou ferido.

O laboratório, de 660 metros quadrados, tinha 100 anos. O fogo teve início às 7h30m e foi controlado no meio da manhã. Os animais vivos, entre eles várias espécies de cobras e aranhas, estavam em um outro local e não foram atingidos.

- O incêndio foi confinado numa área interna, uma pequena edificação de difícil acesso. Os bombeiros tiveram de ser cautelosos, pois havia o risco do teto desabar - diz o capitão Miguel Jodas, do Corpo de Bombeiros.

No laboratório, segundo os bombeiros, a quantidade de álcool e formol aumentou a intensidade das chamas. Nove viaturas do Corpo de Bombeiros foram enviadas para o local.

Os animais, já mortos, eram conservados em formol. No local estava o maior acervo de cobras do país.

- Eram 77 mil cobras tombadas, mais umas 5 mil para tombamento. Todo o conhecimento do Brasil estava aqui, são 100 anos de história - diz Francisco Franco, curador da coleção.

As causas do incêndio ainda são desconhecidas. Por conta do incêndio, o instituto deve ficar fechado neste fim de semana.

http://moglobo.globo.com/integra.asp?txtUrl=/cidades/sp/mat/2010/05/15/incendio-atinge-laboratorio-do-butantan-destroi-maior-acervo-de-cobras-do-brasil-916591673.asp


Incêndio no Instituto Butantan destrói maior acervo de cobras do país

Estimativa é de que 70 mil espécies conservadas em formol tenham sido queimadas

Um dos maiores acervos de cobras, escorpiões e aranhas para pesquisas foi destruído na manhã deste sábado na Zona Oeste de São Paulo. O laboratório de reptéis do Instituto Butantan continha mais de 70 mil espécies e a estimativa é de que todas tenham sido queimadas. As informações são do site G1.

O prédio estava vazio quando o fogo começou e os bombeiros tiveram de quebrar as paredes para entrar no estabelecimento. As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas pela perícia.

Até o fim da manhã, ainda havia fumaça saindo do prédio de 600 metros quadrados, onde eram realizadas pesquisas com os animais já mortos, conservados em formol. Os animais vivos, entre eles aranhas, foram levados para um local seguro. As imediações ficaram interditadas por um longo período devido ao risco de desabamento.

O Instituto Butantan é um centro de pesquisas biomédicas fundado em 23 de janeiro de 1901 e responsável pela produção de soros e vacinas. Conta com parque, museus, bibliotecas e serpentário. A assessoria de imprensa do Butantan informou que está no local do incêndio fazendo um levantamento sobre os prejuízos.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a2905442.xml

Fogo no Instituto Butantan queimou 70 mil répteis

Com informações do portal G1

São Paulo - Um incêndio no laboratório de répteis do Instituto Butantan, na Zona Oeste de São Paulo, queimou 70 mil espécies de cobras, escorpiões e aranhas na manhã de hoje (15). As causas do fogo estão sendo apuradas pela Polícia Científica.

O fogo começou no início da manhã, e destruiu um dos maiores acervos de répteis para pesquisas do mundo. Os animais estavam conservados em formol. Os bombeiros foram chamados e controlaram as chamas.

Para entrar no laboratório, os bombeiros tiveram que quebrar as paredes. No fim desta manhã, ainda havia alguns focos de incêndio no local. Quando o fogo começou, o prédio estava vazio. Ninguém ficou ferido.


http://www.folhadaregiao.com.br/noticia?258528



Incêndio no Instituto Butantan destrói maior acervo de cobras do país

Fogo queimou 70 mil espécies conservadas em formol na Zona Oeste de SP.
Chamas atingiram laboratório de répteis; causas do fogo serão apuradas.


Do SPTV

O incêndio que atingiu o laboratório de répteis do Instituto Butantan, na Zona Oeste de São Paulo, no início da manhã deste sábado (15), destruiu um dos principais acervos de cobras, aranhas e escorpiões para pesquisas do mundo e o maior do Brasil. Mais de 70 mil espécies conservadas foram queimadas no local. Os bombeiros foram chamados e controlaram as chamas. Ninguém ficou ferido.

As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas. Uma perícia irá determinar o que pode ter provocado o fogo.

Para entrar no laboratório, os bombeiros tiveram que quebrar as paredes. No fim da manhã, ainda havia alguns focos de incêndio no local. Quando o fogo começou, o prédio estava vazio. “Precisamos afastar as pessoas porque havia risco de o prédio desabar”, afirmou o capitão dos bombeiros Miguel Jodas. Nove equipes dos bombeiros foram ao local.

Cobras, aranhas e escorpiões

As chamas atingiram o prédio onde cientistas faziam pesquisa com cobras, aranhas e escorpiões. Os animais já mortos eram conservados em formol. As perdas ainda estão sendo contabilizadas, mas já se sabe que o incêndio destruiu o maior acervo de cobras do país.

Ainda abalado, o curador do instituto diz que a perda é incalculável. “São cem anos de história. Não sei dizer mais nada”, disse Francisco Franco, curador da coleção.

Ainda há fumaça saindo do prédio de 600 metros quadrados. Os animais vivos, como aranhas, foram retirados e levados para um local seguro.

Por causa do incêndio, o instituto, que estaria aberto a visitação, permanecerá fechado neste sábado e domingo (16).

O Instituto Butantan é um centro de pesquisas biomédicas localizado no bairro do Butantã. Foi fundado em 23 de janeiro de 1901 e é responsável pela produção de soros e vacinas. Conta com parque, museus, bibliotecas e serpentário.

O instituto é também um órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. A assessoria de imprensa do Butantan informou que está no local do incêndio fazendo um levantamento sobre os prejuízos.

Nota oficial do Butantan

Em nota, o Instituto Butantan divulgou que, "segundo informações preliminares prestadas pelos Bombeiros, não havia no prédio qualquer problema relacionado às instalações que possa ter originado o incêndio".

O órgão também informa na mesma nota que "o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, esteve pela manhã no Butantan, e conversou com o diretor do instituto, Otávio Mercadante. Ele solicitou que a instituição elabore imediatamente um projeto para a recuperação do prédio. A Secretaria de Estado da Saúde já se colocou à inteira disposição do Butantan para recuperar o local."

Em razão do incêndio, o Instituto Butantan só vai reabrir para a visitação do público na segunda-feira (17), "exceção feita aos museus, que rotineiramente ficam fechados às segundas."

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/05/incendio-no-instituto-butantan-destroi-maior-acervo-de-cobras-do-pais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário