sábado, 9 de outubro de 2010

Maringá/PR: Morte de cavalo causa comoção e indignação

09-Out-2010
Carla Guedes

Douglas Marçal

Moradores tentaram ajudar o animal doente, que morreu na rua depois de sofrer por quase 24 horas

Um misto de compaixão e revolta tomou conta desde quinta-feira dos moradores da Rua Monte Everest, no Residencial Regente, em Maringá, no limite com Sarandi.

Um cavalo mirrado e faminto estava caído desde às 15 horas no acostamento da via sem asfalto. O sofrimento do animal comoveu a vizinhança, que ao mesmo tempo ficou indignada com a demora no atendimento dos órgãos públicos.

Assim que o cavalo despencou na rua de terra, moradores trataram de procurar ajuda, já que o dono do animal sumiu e ninguém o conhece. Dezenas de ligações foram feitas para Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Força Verde, organizações não governamentais e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O animal só foi socorrido e sacrificado depois de passar 22 horas gemendo de dor.

O cavalo estava caído do outro lado da rua, em frente à casa do funcionário público Durval Rodrigues. Ele e os vizinhos ligaram para o CCZ. Depois do telefonema, a equipe da prefeitura apareceu na Rua Monte Everest às 17h50 de quinta-feira, afirmando que poderia sacrificar o animal, mas que antes precisava localizar o dono.

"Mas como é que eles vão achar o dono do bicho se ninguém sabe quem é?", questionava Rodrigues. O CCZ prometeu voltar no mesmo dia, 15 minutos depois, mas ninguém apareceu.

A equipe alegou, segundo os moradores, que não tinha condições de remover o cavalo naquele momento porque não estava com os equipamentos apropriados.

O CCZ confirmou que atendeu ao chamado da vizinhança. Por telefone, os moradores disseram que o cavalo estava com as patas quebradas, mas não foi o que os oficiais da entidade constataram.

"Quando chegamos lá encontramos um animal ferido e desnutrido", conta um deles. "Estava sofrendo muito e a única forma de livrá-lo da dor é a eutanásia."

O empresário Antônio Lima, morador da Rua Monte Everest, relata como animal apareceu na rua: "Ele caiu no meio-fio e, sem força para se levantar, foi se arrastando até o outro lado da rua. Tinha que prender uma pessoa que faz uma maldade dessas."

O cavalo, todo esfolado e coberto de moscas, debateu-se a noite inteira tentando se levantar. Queria sair dali, mas a fraqueza impedia a firmeza das patas. Rodrigues providenciou um cobertor para o bicho não bater os dentes de frio à noite e o resto da vizinhança deu água, capim, laranja, banana e alface.

Sem força até para esticar a cabeça e pegar a banana, os próprios moradores colocaram a comida na boca do cavalo. Rodrigues estava inconformado. "O discurso de cuidar dos animais é muito bonito, mas na prática é a minoria que segue a lei à risca", critica.

"O sujeito usufrui do animal enquanto está saudável, mas depois que ele adoece o abandona."

Dona Nair de Souza Toleto vigiou o bicho quase a manhã inteira e cortou capim do terreno baldio para dar de comer ao cavalo. "É um pecado ver o bicho agonizando." Nair levou a neta Heloísa, de 3 anos, para ver o cavalo depois de muita insistência da criança. Ainda de pijama, a menina acariciou
o rosto do animal. "Vó, ele tá dodói", disse, baixinho.

O sofrimento do equino terminou por volta das 13 horas, quando a veterinária Evandra Maria Voltarelli e dois oficiais do CCZ apareceram. Evandra aplicou anestesia no animal e depois o medicamento que provoca parada cardiorrespiratória.

"Nos disseram que ele tinha um dono, mas não o encontramos. Nós fizemos a eutanásia porque o proprietário não apareceu e precisávamos abreviar o sofrimento dele."

Uma multidão acompanhou com tristeza os últimos minutos de vida do cavalo. Comovido com o sofrimento do animal, o garoto Takeshi Medina, 13, encheu uma vasilha de água e despejou na boca do equino.

"É triste demais assistir a isso", dizia. Depois de morto, uma retroescavadeira o recolheu e o despejou em um caminhão-basculante.

http://www.odiario.com/maringa/noticia/352920/morte-de-cavalo-causa-comocao-e-indignacao.html

Saiba mais

Sofrimento de cavalo que agoniza comove comunidade em Maringá/PR


Armas, drogas e animais apreendidos em Canindé/CE

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
09-Out-2010

A cidade foi alvo de uma megaoperação da Secretaria da Segurança Pública. Um jovem morreu ao ingerir cocaína

Material confiscado: drogas e armas foram localizadas durante o cumprimento de ordem judicial - FOTO: ANTÔNIO CARLOS ALVES
Material confiscado: drogas e armas foram localizadas durante o cumprimento de ordem judicial - FOTO: ANTÔNIO CARLOS ALVES
Uma megaoperação denominada ´Romeiro´, coordenada pelo gestor operacional do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, delegado Harley Alencar, na manhã de ontem na cidade de Canindé (126Km de Fortaleza), resultou na apreensão de drogas (cocaína, crack e maconha) armas de grande porte, revólveres, dinheiro, produtos contrabandeados, munição, animais silvestres em 20 gaiolas, cartões de crédito, máquina fotográficas, balança de precisão (para pesar cocaína), celulares com 19 carregadores e mais oito pessoas acusadas de envolvimento em crimes foram capturadas.

Cinquenta e duas viaturas, 22 delegados, 12 oficiais e 180 policiais civis e militares, equipes especializadas do Batalhão de Choque, Força Tática de Apoio/FTA, Ronda do Quarteirão, Canil e mais uma equipe do Ciopaer (helicópteros) participaram da operação.

Quarenta mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo juiz de Canindé, Antônio Josimar Almeida Alves. "Cumprimos 12 mandados e deveremos cumprir o restante durante todo o período alusivo aos festejos de São Francisco que começaram no último dia 7 e se encerram somente no dia 17 próximo", disse Harley Alencar.

Durante a ação policial, Francisco Rafael Vieira da Silva Nunes, 24, morreu de overdose. No momento de sua prisão, no bairro Palestina, ele ingeriu a cocaína.

Antônio Carlos Alves
Colaborador

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=864990

RJ: Sete pessoas são presas e 78 pássaros recolhidos em operação do Batalhão Florestal

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
09-Out-2010

Rio - Uma operação do Batalhão Florestal, que aconteceu na manhã deste sábado, recolheu 78 pássaros e prendeu sete pessoas em uma feira livre em Honório Gurgel, na Zona Norte do Rio.

A ação, que aconteceu através de denúncias, também descobriu uma rede para o transporte de animais silvestres. Os presos serão levados para a Polícia Federal.

http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/10/sete_pessoas_sao_presas_e_78_passaros_recolhidos_em_operacao_do_batalhao_florestal

Vacina causou mal-estar em 781 animais e matou 13 no Rio

09-Out-2010

ONG processará laboratório

POR RICARDO ALBUQUERQUE

Rio - Um dia após o Ministério da Saúde suspender a vacinação antirrábica de cães e gatos em todo o País, a Associação Nacional de Implementação dos Direitos dos Animais (Anida) anunciou que entrará com ação civil pública indenizatória contra o fabricante do produto, o Laboratório Biovet, por causa dos graves efeitos colaterais. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, entre 12 de agosto e quarta-feira 781 animais apresentaram reações adversas e 13 morreram no estado. No Brasil, foram 217 mortes.

A veterinária Andréa testemunhou casos de gatos que adoeceram após a vacinação
Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia

“Como o próprio Ministério da Saúde constatou que a vacina mata, donos de cães e gatos têm direito de acionar na Justiça o fabricante por danos morais. Até aqueles que gastaram dinheiro com seus bichos em clínicas veterinárias, após a aplicação, têm direito também”, explicou Vera Kenpers, advogada da Anida.

“Conheço muita gente que sofreu devido aos efeitos maléficos do produto”, acrescentou a veterinária Andréa Lambert, presidente da ONG.

SÓ 12% IMUNIZADOS

Segundo a secretaria, a campanha de vacinação pretendia imunizar 2,2 milhões de cães e gatos no estado, mas só 260 mil foram vacinados, o que corresponde a 12% do total. A maioria deles — 89% — foi vacinado no Município do Rio. De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, 235.271 dos 425 mil receberam a vacina. “Caso o Ministério da Saúde tivesse suspendido a vacinação no dia 11 de agosto, quando nós denunciamos os efeitos colaterais, certamente não teríamos passado por tanto sofrimento”, lamentou Andréa Lambert. O DIA foi o 1º jornal a noticiar as mortes de animais, em 13 de agosto.

Fabricante da vacina RAI-PET, o laboratório Biovet informou que investigará as reações adversas provocadas pela vacina. A empresa confirmou que fabricou a maior parte dos lotes contra a raiva de cães e gatos, distribuídos no Rio e e em São Paulo, em convênio com o Instituto de Tecnologia do Paraná.

http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/10/vacina_causou_mal_estar_em_781_animais_e_matou_13_no_rio_115902.html


sexta-feira, 8 de outubro de 2010

200 frangos morrem em granja por falta de energia no Triângulo Mineiro

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
08-Out-2010

Segundo Cemig, queda de energia foi causada por um raio.
Zona rural de Prata está sem luz há dois dias.

Do G1 MG, com informações da TV Integração

Frangos morrem em granja por causa da falta de energia (Foto: Reprodução de vídeo)
Frangos morrem em granja por causa da falta de energia (Foto: Reprodução de vídeo)
Duzentos frangos morreram em uma granja, nesta sexta-feira (8), em Prata, no Triângulo Mineiro. De acordo com o proprietário, a falta de energia elétrica é a causa das mortes.

Segundo o proprietário, por causa da falta de energia, o sistema que fornece alimento e água aos animais parou de funcionar. De acordo com ele, os animais precisam ficar em um local com a temperatura em torno de 24°C. Mas, com os ventiladores desligados, a temperatura na granja chega a 36°C.

Para evitar prejuízos, o dono decidiu antecipar o abate, mesmo os frangos não tendo atingido o tamanho ideal.

Segundo a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a queda de energia foi provocada por uma descarga elétrica vinda de um raio. Uma equipe da concessionária está na cidade para fazer os reparos. Na zona rural da cidade de Prata, falta luz há dois dias.

http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2010/10/200-frangos-morrem-em-granja-por-falta-de-energia-no-triangulo-mineiro.html

Sofrimento de cavalo que agoniza comove comunidade em Maringá/PR

08-Out-2010

Carla Guedes

Douglas Marçal

Animal agoniza desde as 15h desta quinta-feira, em Maringá

Um misto de compaixão e indignação toma conta desde ontem dos moradores da Rua Monte Everest, no Residencial Regente, no limite entre Maringá e Sarandi. Um cavalo mirrado e faminto está caído desde às 15 horas de quinta-feira (7) no meio-fio. O sofrimento do animal comoveu a vizinhança, que ao mesmo tempo se revoltou com a demora no atendimento dos órgãos públicos em ajudar o bicho.

Assim que o cavalo despencou no meio-fio, moradores trataram logo de procurar ajuda, já que o dono do cavalo desapareceu. Várias ligações foram feitas para o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Força Verde e Centro de Controle de Zoonoses, mas passadas 18 horas nada foi resolvido.

Durval Rodrigues, morador da Rua Monte Everest, disse ter ligado no CCZ. A equipe foi ao local às 17h50 de ontem e disse que poderia sacrificar o cavalo, mas que antes precisava localizar o dono. "Mas como é que eles vão achar o dono do bicho?", questiona Rodrigues. "Ninguém sabe quem é". O CCZ prometeu voltar no mesmo dia, mas ninguém apareceu.

O cavalo, todo esfolado, se debateu a noite inteira tentando se levantar, mas a fraqueza impedia a firmeza das patas. Rodrigues providenciou um cobertor para o bicho não bater os dentes de frio à noite e o resto da vizinhança deu água, capim, laranja, banana e alface.

Na manhã desta sexta-feira (8), após a reportagem de O Diário entrar em contato, o Centro de Zoonoses informou que o animal seria sacrificado, o que acabou acontecendo.

http://www.odiario.com/parana/noticia/352674/sofrimento-de-cavalo-que-agoniza-comove-comunidade-em-maringa.html

Urubus são retirados de obra da Bienal de São Paulo

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
08-Out-2010

Determinação da Justiça, após pedido do Ibama, ordenou retorno de animais para parque ecológico

08 de outubro de 2010 | 11h 26
Priscila Trindade

SÃO PAULO - Os três urubus que integram a obra Bandeira Branca, do artista Nuno Ramos, na 29.ª Bienal de São Paulo, foram retirados do pavilhão na madrugada desta sexta-feira, 8. A remoção ocorreu neste horário, com o pavilhão às escuras, para que os animais não ficassem assustados. "Tem de esperar os urubus dormirem um pouco para depois pôr na gaiola", afirmou ao Estado, ontem, o segundo o produtor-executivo da mostra, Emilio Kalil.

No pedido feito pela Justiça Federal de São Paulo, o juiz substituto Eurico Zecchin Maiolino, da 13ª Vara Cível, alegou que os animais expostos fazem parte de uma espécie silvestre e são provenientes do Parque dos Falcões, um criadouro de conservação. A Fundação Bienal pediu para manter os pássaros da espécie urubu-de-cabeça-amarela no local,como "direito à livre manifestação artística, além de não existir prova de maus-tratos dos animais expostos". A Justiça, porém, negou o recurso.

A determinação foi motivada pela notificação, na última sexta-feira, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para que, num prazo de cinco dias, os urubus fossem retirados da exposição e retornassem para o Parque dos Falcões, em Sergipe.

Nuno Ramos, agora na Turquia, estava ciente da decisão judicial e disse que só comentará o fato quando voltar ao Brasil.

(Com informações do Jornal da Tarde)

http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,urubus-sao-retirados-de-obra-da-bienal-de-sao-paulo,622362,0.htm


Urubus são retirados de obra da Bienal

08/10/2010 - 08h17

Por ordem da Justiça, os três urubus-de-cabeça-amarela que faziam parte da obra "Bandeira Branca", de Nuno Ramos, em exposição na Bienal, foram retirados nesta quinta-feira por volta da 0h.

As aves, motivo de polêmica e revolta de ambientalistas na abertura da Bienal, devem voar ainda nesta sexta-feira de volta ao Parque dos Falcões, em Sergipe, de onde vieram, acompanhadas do veterinário William dos Anjos.

Desde a última sexta-feira (1), quando o Ibama de São Paulo deu um prazo de cinco dias para que os animais fossem devolvidos a seu local de origem, pairava a dúvida se elas sairiam ou não.

Zanone Fraissat/Folhapress
Urubus foram retirados da Bienal de artes por ordem da Justiça e devem ser levados a Sergipe - Zanone Fraissat/Folhapress
Urubus foram retirados da Bienal de artes por ordem da Justiça e devem ser levados a Sergipe

A Fundação Bienal chegou a entrar, na segunda-feira (4), com uma ação na Justiça Federal solicitando a suspensão da notificação, mas o juiz federal substituto Eurico Zecchin Maiolino, da 13ª Vara Cível Federal, não acatou o pedido da entidade, com a justificativa de que "mesmo após a concessão de autorização, o Poder Público está autorizado a intervir e rever o ato administrativo diante da constatação de qualquer irregularidade".

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/811736-urubus-sao-retirados-de-obra-da-bienal.shtml


Urubus da Bienal deixaram a obra de Nuno Ramos nesta quinta-feira

Redação SRZD | Nacional | 08/10/2010 | 10h00

Os Urubus que faziam parte da obra "Bandeira Branca" de Nuno Ramos foram retirados da Bienal nesta quinta-feira às 0h. Desde sexta-feira, o Ibama de São Paulo determinou a saída dos animais a seu local de origem. Eles voarão de volta ao Parque dos Falcões, em Sergipe, acompanhados do veterinário Willian dos Anjos.

Ambientalistas protestaram diante da prisão dos bichos, e chegaram até fazer pichação no local com a frase incompleta "Libertem os Urubu" (*sic).

Os seguranças da Bienal chegaram a acender lanternas nos olhos dos repórteres para tornar difícil a visão dos jornalistas que aguardavam a saída dos bichos.

http://www.sidneyrezende.com/noticia/103742+urubus+da+bienal+deixaram+a+obra+de+nuno+ramos+nesta+quinta+feira


Bienal: operação para tirar urubus na madrugada

Horário foi escolhido para permitir que aves dormissem um pouco antes do cumprimento da decisão judicial

08 de outubro de 2010 | 0h 00
Camila Molina - O Estado de S.Paulo

A Justiça Federal de São Paulo determinou ontem a retirada dos três urubus que integram a obra Bandeira Branca, do artista Nuno Ramos, na 29.ª Bienal de São Paulo. Segundo o produtor-executivo da mostra, Emilio Kalil, a operação para a remoção das aves ocorreria na madrugada de hoje, com o pavilhão da instituição às escuras - ontem o evento se encerrava às 22 horas. "Tem de esperar os urubus dormirem um pouco para depois pôr na gaiola", afirmou ao Estado. A Fundação Bienal de São Paulo não vai recorrer da decisão.

A determinação foi motivada pela notificação, na última sexta-feira, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para que, num prazo de cinco dias, os urubus fossem retirados da exposição e retornassem para o Parque dos Falcões, em Sergipe, onde são criados. A instituição havia pedido para manter as aves pelo "direito à livre manifestação artística, além de não existir prova de maus-tratos dos animais expostos".

Segundo o juiz federal substituto Eurico Zecchin Maiolino, da 13ª Vara Cível Federal, os três urubus-de-cabeça-amarela são de espécie silvestre. Ele afirmou que o poder público tem o dever de "proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais à crueldade".

O Ibama, que havia autorizado antes a presença das aves na obra de Nuno Ramos, atendeu então às manifestações de ambientalistas. O artista, agora na Turquia, estava ciente da decisão judicial e disse que só comentará o fato quando voltar ao Brasil.

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101008/not_imp622107,0.php

Leia mais

Justiça decide pela retirada de urubus da Bienal

Termina prazo para retirada de urubus de exposição na Bienal

Ativistas fazem nova manifestação contra obra com urubus na Bienal

Ibama dá prazo de 5 dias para Bienal tirar urubus de instalação

Ibama-Sergipe responde ao vereador Tripoli: licença de exposição dos urubus da Bienal está cancelada

Tripoli questiona Ibama de Sergipe sobre uso de urubus em instalação da Bienal

LIBERTEM OS URUBUS: Nova Manifestação marcada para dia 02/10/2010

Pichador da Bienal diz ser tão marginalizado quanto urubus da obra de Nuno Ramos

Notícias sobre a manifestação na 29ª Bienal de SP

Obra de arte que mantém urubus em cativeiro na Bienal irrita internautas

Assista a entrevista de Nuno Ramos, o "artista" que se utiliza de urubus

Urubus usados na Bienal: Tripoli questiona Ibama e Prefeitura; e aciona Delegacia do Meio Ambiente

Assine a petição contra a utilização dos animais na Bienal

Bahia: Homem que queimou cachorro terá primeira audiência hoje

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
08-Out-2010

Na época, o crime teve uma grande repercussão por conta da crueldade do acusado

Redação CORREIO

O homem acusado de ter queimado um cachorro vai participar nesta sexta-feira (8) da primeira audiência judicial no Processo Criminal, que acontece no Juizado Especial de Itapuã. Na época, a repercussão do crime foi muito grande, em decorrência da crueldade do acusado.

De acordo com informações da advogada Rita Tavares, o acusado não negou a agressão e ainda disse que "faria aquilo com qualquer outra pessoa". A Subcomissão de Proteção dos Direitos dos Animais também acompanhará o caso e a audiência judicial.

http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/homem-que-queimou-cachorro-tera-primeira-audiencia-hoje/

Belo Horizonte/MG: Votação sobre vendas de animais no Mercado Central é adiada

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
08-Out-2010
Luciane Evans

Por falta de quórum na Câmara Municipal de Belo Horizonte, a votação do Projeto de Lei 559/2009, da vereadora Maria Lúcia Scarpelli, (PCdoB), ligada à proibição da venda de animais no Mercado Central da capital, foi adiada para esta sexta. Na quinta-feira, a proposta recebeu críticas de outros vereadores. Eles defenderam projeto mais abrangente, que não restringisse a venda somente no local, mas em todos os estabelecimentos da cidade. Muitos deixaram o plenário, inviabilizando a sessão, que começou com 30 parlamentares e terminou com apenas 11. O mínimo necessário de membros presentes é de 21.

Temendo perder votos para aprovar o projeto, a vereadora apostou em alternativas regimentais. A primeira delas foi protocolar uma emenda à proposta incluindo outros locais de BH, já que os parlamentares alegaram que ela precisava ter caráter mais amplo. Outra estratégia para salvar o texto foi do vereador Iran Barbosa (PMDB), que apresentou o seu PL, protocolado no início deste ano, que regulamenta a comercialização de animais em clínicas, pet shops e canis. A ideia é de que esse documento seja uma emenda substitutiva do projeto de Maria Lúcia Scarpelli. “Vamos tentar aprovar o meu PL em 1º turno e esta emenda em 2º turno”, explicou a vereadora, que confessou ter pensado na perspectiva de que a lei abrangesse outros estabelecimentos em seu texto. “No Mercado Central essa comercialização é mais cruel, por isso, focalizamos nesse espaço.”

No entanto, a estratégia , que pode ser votada nesta sexta, não agradou a ativistas que lotaram o plenário da Câmara Municipal. Alegando que a proposta de Iran Barbosa foge do que querem os ambientalistas, Koji Pereira, membro da organização não governamental (ONG) Coletivo Gato Preto, reclamou que, se aprovado o texto com esta emenda, haverá brechas para que estabelecimentos maltratem animais. “Como ele quer regulamentar esse comércio, vai continuar o mesmo dilema. O que queremos é que não haja venda alguma na cidade”, defendeu.

De acordo com o superintendente do Mercado Central, Luiz Carlos Braga, o projeto de lei não deveria ser direcionado apenas ao mercado, mas a todo o município. “A Câmara tem que aprovar uma lei para toda a cidade. Para somente um lugar, não é democrático”, diz, afirmando que as acusações sobre as péssimas condições em que vivem os animais seriam fantasiosas. “Não há contaminação alguma dos alimentos. A vigilância sanitária sempre fiscaliza o local, e há veterinários. Além disso, o local é arejado, tem cortina de ventilação no fim dos corredores e sistemas de exaustão. Os ativistas pegaram fotos do passado para defender suas ideias. Desde 99, esse corredor do mercado é outro”, afirma. Segundo ele, haveria disposição para discutir propostas nessa linha, desde que sejam relativas a toda a cidade.

http://www.em.com.br:80/app/noticia/gerais/2010/10/08/interna_gerais,184578/votacao-sobre-vendas-de-animais-no-mercado-central-e-adiada.shtml

Salvador/BA: 60 mil animais nas ruas e nenhuma política pública

08-Out-2010
Meire Oliveira*, do A TARDE

Após cinco anos do julgamento da primeira ação de execução do compromisso de ajustamento de conduta (CAC), visando ao controle de animais errantes de Salvador, a prefeitura continua sem cumprir nenhum dos 32 itens do acordo com o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). Castração e vacinação em massa, controle do comércio, registro e identificação da população desses animais, promoção de campanhas educacionais trimestrais de guarda responsável e vacinação. Estas são algumas das imposições à gestão municipal, divididas entre as de cumprimento imediato e as com prazo de um a três meses – todos os prazos estão esgotados.

“Nas três ações julgadas, a prefeitura informou o cumprimento de inúmeros itens que não se comprovam na realidade. O réu encontra-se inadimplente quanto às obrigações assumidas”, afirma o promotor de justiça Heron Santana, da 2ª Promotoria do Meio Ambiente do MP-BA.

A quarta ação de execução já foi enviada à Justiça, no mês passado, e, nessa quinta-feira, 7, o promotor solicitou, com prazo de 30 dias, laudo do Conselho Regional de Medicina Veterinária investigando o cumprimento do CAC. Ações de maus-tratos e extermínio de animais resultaram no inquérito civil, de 1998.

A assessoria da Procuradoria Geral do Município de Salvador afirma, em nota, que busca a revisão do CAC na Promotoria de Justiça e Meio Ambiente do MP-BA. A Procuradoria defende que a adoção das medidas impostas pelo CAC resultou no aumento da população de cães e gatos de rua em Salvador e contesta a proibição da prática da eutanásia animal.

Só em Salvador, estima-se que cerca de 60 mil animais, entre cães e gatos, vivam nas ruas. Muitos ficam em grupos. “Esse número pode ser maior, pois nunca se fez um cadastro”, revela Gislane Brandão, da ONG Bicho Feliz.

Dirigentes de ONGs que atuam na proteção de animais endossam a opinião do Ministério Público. “Nada foi feito pela prefeitura nem pela Justiça, que já sentenciou o cumprimento do CAC, inclusive com multa diária de R$ 500, mas não obriga o prefeito a cumprir”, diz Ana Rita Tavares, presidente da Associação Brasileira Terra Verde Viva, que deve encaminhar o caso ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Isso após a audiência da ação por crime de omissão ajuizada pelo não cumprimento do CAC, prevista para o próximo dia 13.

*Colaborou Arivaldo Silva

http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=5633063

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Ibama apreende 572 animais por maus-tratos em pet shop de SP

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
07-Out-2010

O escritório do Ibama em Santos apreendeu 572 animais em uma pet shop nesta quinta-feira. Após denúncias de maus-tratos, os fiscais foram até o local e recolheram espécies silvestres exóticas e domésticas.

Segundo o Ibama, no local havia comida apodrecida, lixo, sujeira, ninhos de baratas e veneno de rato próximos aos animais. Também foi detectada falta de iluminação e ventilação adequada, além de não haver água e alimentos em muitas gaiolas.

Os animais silvestres e exóticos foram levados para o Centro de Triagem Refúgio Mata Atlântica e os animais domésticos foram encaminhados para os zoológicos da região que tinham interesse em recebê-los.

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4723516-EI8139,00-Ibama+apreende+animais+por+maustratos+em+pet+shop+de+SP.html

Suspensa em todo o país a vacinação contra raiva em cães e gatos

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
07-Out-2010

O Ministério da Saúde decidiu, nesta quinta-feira, suspender as campanhas de vacinação de cães e gatos contra raiva animal em todo o país. A decisão, que é preventiva, foi tomada após resultados de testes feitos pelo Ministério da Agricultura que comprovaram que o medicamento pode provocar reações adversas nos animais. O Rio de Janeiro e São Paulo foram os primeiros a apresentar problemas com a vacina. . São paulo, já havia suspendido a vacinação.

Houve notpicias de pelos menos 1.400 casos de efeitos colaterais e 200 mortes de animais. Entre os efeitos que não estavam previstos, e que foram observados, estão hemorragia, dificuldade de locomoção, hipersensibilidade de contato e intensa prostração dos animais. Essas alterações não haviam ocorrido nos testes iniciais feitos para a liberação da vacina, nem na contraprova de amostras mantidas em estoque

Testes de laboratório feitos com cobaias, indicaram a ocorrência de efeitos graves e mortes depois da vacinação. Esses efeitos colaterais, até então, não eram previstos na literatura científica. Com base nesses resultados, como medida cautelar, o Ministério da Agricultura decidiu recomendar a interrupção temporária do uso da vacina, até que a investigação laboratorial seja concluída.

De acordo com o diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, as informações sobre ocorrência de mortes e casos graves disponíveis até a última quarta-feira não eram suficientes para suspender a vacinação. Segundo Hage, embora os dados laboratoriais parciais ainda não sejam suficientes para afirmar a real causa das mortes, elas estão associadas temporalmente à vacina, pois os sintomas nos animais começaram em até 72 horas após a aplicação do medicamento. Também houve aumento de notificações por parte dos estados, nesta semana.

- Até então, tínhamos relatos de mortes e casos graves nos estados, mas sem análises feitas em laboratório. Agora que temos essas informações, mesmo que preliminares, decidimos suspender a vacinação preventivamente, até que os estudos sejam concluídos - explica Eduardo Hage.

A vacina que está sendo analisada é a RAI-PET®, produzida pelo laboratório Biovet, que desde 2003 tem registro no Ministério da Agricultura - responsável pela realização de testes de qualidade nas vacinas utilizadas em animais. Para a campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos de 2010, o Ministério da Saúde comprou 30,9 milhões de doses da vacina.

Do total de doses, já foram distribuídas 22,6 milhões aos estados. Atualmente, o Ministério da Saúde tem 7,3 milhões de doses da vacina em estoque.

Desde julho, a vacinação já foi iniciada em 22 estados e no Distrito Federal. Foram vacinados 7,9 milhões de animais. A meta é vacinar 28,5 milhões de cães e gatos.

De 12 de agosto a 6 de outubro, as Secretarias Estaduais de Saúde notificaram ao Ministério 1.401 eventos graves envolvendo animais, dos quais 217 mortes, ocorridas no Distrito Federal, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins. Nesses 11 estados e no DF, foram imunizados, até 6 de outubro, 5,8 milhões de cães e gatos.

Em 2010 foram notificados dois casos de raiva humana no Brasil - um no Rio Rio Grande do Norte, por ataque de morcego, e outro no Ceará, por ataque de cão. Os dois pacientes morreram.

http://moglobo.globo.com/integra.asp?txtUrl=/cidades/mat/2010/10/07/suspensa-em-todo-pais-vacinacao-contra-raiva-em-caes-gatos-922738418.asp