sábado, 9 de outubro de 2010

Vacina causou mal-estar em 781 animais e matou 13 no Rio

09-Out-2010

ONG processará laboratório

POR RICARDO ALBUQUERQUE

Rio - Um dia após o Ministério da Saúde suspender a vacinação antirrábica de cães e gatos em todo o País, a Associação Nacional de Implementação dos Direitos dos Animais (Anida) anunciou que entrará com ação civil pública indenizatória contra o fabricante do produto, o Laboratório Biovet, por causa dos graves efeitos colaterais. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, entre 12 de agosto e quarta-feira 781 animais apresentaram reações adversas e 13 morreram no estado. No Brasil, foram 217 mortes.

A veterinária Andréa testemunhou casos de gatos que adoeceram após a vacinação
Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia

“Como o próprio Ministério da Saúde constatou que a vacina mata, donos de cães e gatos têm direito de acionar na Justiça o fabricante por danos morais. Até aqueles que gastaram dinheiro com seus bichos em clínicas veterinárias, após a aplicação, têm direito também”, explicou Vera Kenpers, advogada da Anida.

“Conheço muita gente que sofreu devido aos efeitos maléficos do produto”, acrescentou a veterinária Andréa Lambert, presidente da ONG.

SÓ 12% IMUNIZADOS

Segundo a secretaria, a campanha de vacinação pretendia imunizar 2,2 milhões de cães e gatos no estado, mas só 260 mil foram vacinados, o que corresponde a 12% do total. A maioria deles — 89% — foi vacinado no Município do Rio. De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, 235.271 dos 425 mil receberam a vacina. “Caso o Ministério da Saúde tivesse suspendido a vacinação no dia 11 de agosto, quando nós denunciamos os efeitos colaterais, certamente não teríamos passado por tanto sofrimento”, lamentou Andréa Lambert. O DIA foi o 1º jornal a noticiar as mortes de animais, em 13 de agosto.

Fabricante da vacina RAI-PET, o laboratório Biovet informou que investigará as reações adversas provocadas pela vacina. A empresa confirmou que fabricou a maior parte dos lotes contra a raiva de cães e gatos, distribuídos no Rio e e em São Paulo, em convênio com o Instituto de Tecnologia do Paraná.

http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/10/vacina_causou_mal_estar_em_781_animais_e_matou_13_no_rio_115902.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário