sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Urubus são retirados de obra da Bienal de São Paulo

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
08-Out-2010

Determinação da Justiça, após pedido do Ibama, ordenou retorno de animais para parque ecológico

08 de outubro de 2010 | 11h 26
Priscila Trindade

SÃO PAULO - Os três urubus que integram a obra Bandeira Branca, do artista Nuno Ramos, na 29.ª Bienal de São Paulo, foram retirados do pavilhão na madrugada desta sexta-feira, 8. A remoção ocorreu neste horário, com o pavilhão às escuras, para que os animais não ficassem assustados. "Tem de esperar os urubus dormirem um pouco para depois pôr na gaiola", afirmou ao Estado, ontem, o segundo o produtor-executivo da mostra, Emilio Kalil.

No pedido feito pela Justiça Federal de São Paulo, o juiz substituto Eurico Zecchin Maiolino, da 13ª Vara Cível, alegou que os animais expostos fazem parte de uma espécie silvestre e são provenientes do Parque dos Falcões, um criadouro de conservação. A Fundação Bienal pediu para manter os pássaros da espécie urubu-de-cabeça-amarela no local,como "direito à livre manifestação artística, além de não existir prova de maus-tratos dos animais expostos". A Justiça, porém, negou o recurso.

A determinação foi motivada pela notificação, na última sexta-feira, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para que, num prazo de cinco dias, os urubus fossem retirados da exposição e retornassem para o Parque dos Falcões, em Sergipe.

Nuno Ramos, agora na Turquia, estava ciente da decisão judicial e disse que só comentará o fato quando voltar ao Brasil.

(Com informações do Jornal da Tarde)

http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,urubus-sao-retirados-de-obra-da-bienal-de-sao-paulo,622362,0.htm


Urubus são retirados de obra da Bienal

08/10/2010 - 08h17

Por ordem da Justiça, os três urubus-de-cabeça-amarela que faziam parte da obra "Bandeira Branca", de Nuno Ramos, em exposição na Bienal, foram retirados nesta quinta-feira por volta da 0h.

As aves, motivo de polêmica e revolta de ambientalistas na abertura da Bienal, devem voar ainda nesta sexta-feira de volta ao Parque dos Falcões, em Sergipe, de onde vieram, acompanhadas do veterinário William dos Anjos.

Desde a última sexta-feira (1), quando o Ibama de São Paulo deu um prazo de cinco dias para que os animais fossem devolvidos a seu local de origem, pairava a dúvida se elas sairiam ou não.

Zanone Fraissat/Folhapress
Urubus foram retirados da Bienal de artes por ordem da Justiça e devem ser levados a Sergipe - Zanone Fraissat/Folhapress
Urubus foram retirados da Bienal de artes por ordem da Justiça e devem ser levados a Sergipe

A Fundação Bienal chegou a entrar, na segunda-feira (4), com uma ação na Justiça Federal solicitando a suspensão da notificação, mas o juiz federal substituto Eurico Zecchin Maiolino, da 13ª Vara Cível Federal, não acatou o pedido da entidade, com a justificativa de que "mesmo após a concessão de autorização, o Poder Público está autorizado a intervir e rever o ato administrativo diante da constatação de qualquer irregularidade".

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/811736-urubus-sao-retirados-de-obra-da-bienal.shtml


Urubus da Bienal deixaram a obra de Nuno Ramos nesta quinta-feira

Redação SRZD | Nacional | 08/10/2010 | 10h00

Os Urubus que faziam parte da obra "Bandeira Branca" de Nuno Ramos foram retirados da Bienal nesta quinta-feira às 0h. Desde sexta-feira, o Ibama de São Paulo determinou a saída dos animais a seu local de origem. Eles voarão de volta ao Parque dos Falcões, em Sergipe, acompanhados do veterinário Willian dos Anjos.

Ambientalistas protestaram diante da prisão dos bichos, e chegaram até fazer pichação no local com a frase incompleta "Libertem os Urubu" (*sic).

Os seguranças da Bienal chegaram a acender lanternas nos olhos dos repórteres para tornar difícil a visão dos jornalistas que aguardavam a saída dos bichos.

http://www.sidneyrezende.com/noticia/103742+urubus+da+bienal+deixaram+a+obra+de+nuno+ramos+nesta+quinta+feira


Bienal: operação para tirar urubus na madrugada

Horário foi escolhido para permitir que aves dormissem um pouco antes do cumprimento da decisão judicial

08 de outubro de 2010 | 0h 00
Camila Molina - O Estado de S.Paulo

A Justiça Federal de São Paulo determinou ontem a retirada dos três urubus que integram a obra Bandeira Branca, do artista Nuno Ramos, na 29.ª Bienal de São Paulo. Segundo o produtor-executivo da mostra, Emilio Kalil, a operação para a remoção das aves ocorreria na madrugada de hoje, com o pavilhão da instituição às escuras - ontem o evento se encerrava às 22 horas. "Tem de esperar os urubus dormirem um pouco para depois pôr na gaiola", afirmou ao Estado. A Fundação Bienal de São Paulo não vai recorrer da decisão.

A determinação foi motivada pela notificação, na última sexta-feira, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para que, num prazo de cinco dias, os urubus fossem retirados da exposição e retornassem para o Parque dos Falcões, em Sergipe, onde são criados. A instituição havia pedido para manter as aves pelo "direito à livre manifestação artística, além de não existir prova de maus-tratos dos animais expostos".

Segundo o juiz federal substituto Eurico Zecchin Maiolino, da 13ª Vara Cível Federal, os três urubus-de-cabeça-amarela são de espécie silvestre. Ele afirmou que o poder público tem o dever de "proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais à crueldade".

O Ibama, que havia autorizado antes a presença das aves na obra de Nuno Ramos, atendeu então às manifestações de ambientalistas. O artista, agora na Turquia, estava ciente da decisão judicial e disse que só comentará o fato quando voltar ao Brasil.

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101008/not_imp622107,0.php

Leia mais

Justiça decide pela retirada de urubus da Bienal

Termina prazo para retirada de urubus de exposição na Bienal

Ativistas fazem nova manifestação contra obra com urubus na Bienal

Ibama dá prazo de 5 dias para Bienal tirar urubus de instalação

Ibama-Sergipe responde ao vereador Tripoli: licença de exposição dos urubus da Bienal está cancelada

Tripoli questiona Ibama de Sergipe sobre uso de urubus em instalação da Bienal

LIBERTEM OS URUBUS: Nova Manifestação marcada para dia 02/10/2010

Pichador da Bienal diz ser tão marginalizado quanto urubus da obra de Nuno Ramos

Notícias sobre a manifestação na 29ª Bienal de SP

Obra de arte que mantém urubus em cativeiro na Bienal irrita internautas

Assista a entrevista de Nuno Ramos, o "artista" que se utiliza de urubus

Urubus usados na Bienal: Tripoli questiona Ibama e Prefeitura; e aciona Delegacia do Meio Ambiente

Assine a petição contra a utilização dos animais na Bienal

Nenhum comentário:

Postar um comentário