sábado, 10 de julho de 2010

Vereador tenta derrubar lei que proíbe rodeio em Sorocaba/SP

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
10-Jul-2010

ONG faz protesto na Câmara Municipal para que veto não seja aprovado

Rodrigo Alcântara
Agência BOM DIA

Na próxima terça-feira (13) entra em pauta na Câmara de Sorocaba o pedido do vereador Cláudio do Sorocaba 1 (PR), prevendo a revogação da Lei do Rodeio, que proíbe qualquer tipo de evento semelhante na cidade.

Segundo o vereador, seu pedido é embasado em leis estaduais e federais que autorizaria o rodeio por todo o país, sob “rígidas normas no trato com os animais envolvidos”. “Sendo assim, não há motivos para que Sorocaba seja contra a realização de rodeios profissionais.”

Membros do MDDA (Movimento em Defesa dos Direitos dos Animais) compareceram à sessão da Câmara de sexta-feira para protestar contra o pedido.

O presidente da entidade, Gabriel Bitencourt, disse que a revogação da lei significará um retrocesso para o sorocabano. “Lutaremos até o fim para que esse pedido do vereador Cláudio não chegue nem a ser colocado em votação na próxima sessão”, diz.

Teor político envolve o assunto
O vereador Cláudio do Sorocaba 1 e o ex-vereador Gabriel Bitencourt afirmam que a polêmica em relação ao assunto pode estar sendo criada por motivos puramente políticos.

Bitencourt afirmou ao BOM DIA que não entende a decisão do vereador em pedir a revogação da lei. “Pode ser que esteja querendo agradar a algum grupo que realiza rodeios devido ao ano eleitoral que nos encontramos”, explica.

Já Cláudio justifica sua decisão e nega que, na época em que a lei contra o rodeio foi aprovada, ele tenha sido favorável. “Estava com problemas de saúde no dia da votação. Se estivesse presente, teria votado contra.”

O vereador ainda garante que seu pedido de revogação não é político. “Muitos dizem, até mesmo, que estou dando um tiro no pé. Que vantagem eu estaria levando com a revogação da lei”, questiona Cláudio.

http://www.redebomdia.com.br/Noticias/Politica/24449/Vereador+tenta+derrubar+lei+que+proibe+rodeio+na+cidade

Inglaterra: cadela fica presa e dono é proibido de ter animais

10-Jul-2010
Nikita foi encontrada com a cabeça presa em um buraco na parede, em Luton, em janeiro deste ano

Foto: AP

O proprietário de uma cadela que foi encontrada com a cabeça presa em um buraco na parede, em Luton, no sul da Inglaterra, foi condenado e ficará proibido de ter animais de estimação por cinco anos. Montgomery Wandera, 24 anos, recebeu pena de 100 horas de trabalho comunitário, além de multa de 500 libras (cerca de R$ 1,3 mil), na última quinta-feira. As informações são da BBC News.

Wandera era dono de uma cachorra chamada Nikita. Em janeiro deste ano, vizinhos chamaram os bombeiros depois que viram o animal preso em um buraco de ventilação de uma parede do apartamento. Inspetores verificaram que a residência estava coberta por fezes e que não havia comida nem água para a cadela.

Em audiência, Wandera declarou-se culpado por ter causado sofrimento desnecessário "por confiná-la em um ambiente que é prejudicial para o seu bem-estar". Como atenuante, o homem disse que, no dia do incidente, ele havia saído com amigos, mas seu carro quebrou e ele foi preso. Wandera afirmou que não poderia cuidar da cachorra e que sabia que havia abandonado o animal.

Nikita foi adotada pela associação de proteção aos animais Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA), que trocou seu nome para Bounce.

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4557487-EI8142,00-Inglaterra+cadela+fica+presa+e+dono+e+proibido+de+ter+animais.html

Agentes encontram pássaros em extinção presos em Guarulhos/SP

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
10-Jul-2010

Agentes da Guarda Civil de Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, encontraram 39 pássaros, ameaçados de extinção, em cativeiro. Seis homens foram detidos.

A Guarda Civil patrulhava pela avenida José Miguel Ackel, no Jardim Leblon, na manhã da última sexta-feira, quando suspeitou de cinco homens que entravam em uma fábrica de blocos com gaiolas nas mãos.

Ao abordarem os suspeitos, nada de ilícito foi encontrado, mas um deles portava um estilingue artesanal. Os homens disseram aos guardas que o local é um ponto de encontro de criadores de aves.

Quando questionados se tinham pássaros em casa, todos afirmaram que sim. Os GCMS se dirigiram às casas dos suspeitos e encontraram aves em todas elas.

A Polícia Ambiental foi chamada ao local e constatou que os pássaros são da fauna silvestre, em risco de extinção.

Segundo os guardas civis, o irmão de um dos suspeitos, quando ficou sabendo que os pássaros seriam apreendidos, soltou vários deles.

Todos os envolvidos, inclusive o homem que soltou os pássaros, foram levados ao 4º Distrito Policial de Guarulhos, assinaram termo circunstanciado e foram liberados. Os pássaros vão ser entregues pela guarda civil metropolitana ao zoológico da cidade.

Redação: Fàbio Mendes

http://www.band.com.br/jornalismo/cidades/conteudo.asp?ID=327434

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Santa Catarina: Negados danos morais a homem que alegou ter chutado pequinês para defender filho

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
09-Jul-2010

A 1ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina isentou o dono de um cachorro da raça pequinês do pagamento de indenização por danos morais ao vizinho, exigida em razão de pretenso ataque do canino ao seu filho e de processo crime que passou a responder por maus-tratos ao animal.

O fato aconteceu em dezembro de 2003, quando o cão escapou por uma fresta do portão de sua casa e entrou no pátio de Edgar Frensch. Ele disse que, quando o pequinês se aproximou para morder seu filho, chutou-o para longe, na intenção de preservar a integridade física da criança.

O dono do animal, Adalberto Imhof - que não estava em casa no momento em que ele fugiu -, verificou que o cachorro foi bastante agredido. Um atestado veterinário comprovou as lesões ao cão, que precisou até mesmo passar por cirurgia. Com isso, Adalberto ajuizou processo criminal contra o vizinho, por maus-tratos ao animal.

Prova testemunhal confirmou que o cachorro não atacara de fato o filho de Edgar. Uma das testemunhas, a vizinha da frente, confirmou que o animal não demonstrara agressividade, mas, ao contrário, foi chutado duas vezes pelo pai da criança.

“Por mais que o fato de responder à ação criminal cause transtornos e incomodações, tem-se que este deu causa ao evento quando da reação desmedida sobre o cão de estimação do vizinho, comprovado pela médica veterinária”, explicou o relator do processo, desembargador Edson Ubaldo.

O magistrado também afirmou, nos autos, que o animal era velho, de pequeníssimo porte, e que a raça não apresenta a agressividade de um cão de grande porte. “Reconheço a contraproducência que este tipo de demanda infundada, em específico, pode causar à celeridade da necessária prestação da justiça, não devendo com isso o direito banalizar o sério instituto do dano moral”, finalizou.

A sentença da Comarca de Brusque havia condenado o dono do animal a pagar indenização no valor de um salário-mínimo, fundamentada na inobservância do dever de guarda por parte do dono. A decisão, no Tribunal, foi unânime.

TJSC

http://www.radiocriciuma.com.br/portal/vernoticia.php?id=15239

Espanha: Três são hospitalizados no 3º dia de São Firmino

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
09-Jul-2010

Três pessoas ficaram feridas nesta sexta-feira, terceiro dia do Festival de São Firmino, em Pamplona, na Espanha. Uma das vítimas foi atingida por um touro ao cair durante a corrida em que o público precisa escapar dos animais.

Segundo a agência EFE, o jovem britânico de 20 anos, que levou uma chifrada em uma das pernas, foi levado a um hospital local onde deve passar por uma cirurgia. Outro britânico de 39 anos e um espanhol de 46 também foram hospitalizados com traumatismos por incidentes enquanto fugiam dos touros.

Um animal deixou a multidão tensa quando, depois de correr por mais de 6 minutos sem parar, se virou e investiu repetidas vezes contra o muro de proteção.

O festival atrai visitantes de todo o mundo que vão a Pamplona para participar de uma das festas mais famosas da Espanha, que se estende por nove dias. O evento consiste em fugir de seis touros de briga em um percurso de 850 m, que se encerra na arena de touradas da cidade.

Veja as fotos da selvageria

sao_firmino_01.jpgsao_firmino_01.jpgsao_firmino_01.jpg
sao_firmino_01.jpgsao_firmino_01.jpgsao_firmino_01.jpg
sao_firmino_01.jpgsao_firmino_01.jpgsao_firmino_01.jpg
sao_firmino_01.jpgsao_firmino_01.jpgsao_firmino_01.jpg
sao_firmino_01.jpgsao_firmino_01.jpgsao_firmino_01.jpg
sao_firmino_01.jpgsao_firmino_01.jpgsao_firmino_01.jpg
sao_firmino_01.jpgsao_firmino_01.jpgsao_firmino_01.jpg
sao_firmino_01.jpgsao_firmino_01.jpgsao_firmino_01.jpg
sao_firmino_01.jpgsao_firmino_01.jpgsao_firmino_01.jpg
sao_firmino_01.jpgsao_firmino_01.jpgsao_firmino_01.jpg
sao_firmino_01.jpgsao_firmino_01.jpg


http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4554836-EI8142,00-Tres+sao+hospitalizados+no+dia+de+Sao+Firmino+veja+fotos.html#tarticle

Internet: amiga ou vilã dos animais

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
09-Jul-2010

Ferramenta ajuda no fortalecimento dos movimentos de proteção animal, mas também pode ser prejudicial à causa

Alexandre Padilha

Que a Internet é uma ferramenta praticamente indispensável nos dias atuais, ninguém ousa duvidar. Entretanto, uma das plataformas disponibilizadas pela conectividade que tem sido bem explorada por algumas organizações não-governamentais (ONGs) de Bauru é a criação de uma rede de pessoas interessadas em atuar na proteção e defesa de animais. Por outro lado, esta mesma Internet pode servir como vilã para os bichinhos ao ser utilizada como um “mercado paralelo”.

Atualmente, entidades que trabalham nas áreas de proteção e defesa de animais costumam fazer uso de uma longa lista de e-mails que divulgam desde interesse em doar ou adotar um gato até políticas públicas referentes ao bem-estar de animais que são votadas nas diversas esferas governamentais.

Esta interatividade entre diversos interessados na regulamentação sobre os tratamentos dispensados a todos os seres vivos também pode criar um “fórum” de discussões e debates acerca de problemas e soluções ligados ao mundo animal.

De acordo com a bióloga e presidente da ONG bauruense Naturae Vitae, Fátima Schroeder, sua lista particular conta com cerca de 500 e-mails e constantemente opera em favor de animais carentes.

“A lista tem pessoas de Bauru, de outras cidades da região, outros Estados e até do exterior, somando mais de 500 endereços. Recebo diariamente e-mails pedindo ajuda, informações, procurando animais perdidos, relatando cães e gatos encontrados, pessoas que desejam doar ou adotar. Eu acho imprescindível e muito importante a Internet”, avalia Fátima.

Adoção

Para exemplificar a abrangência da Internet, ela lembrou do caso de uma gata paraplégica. “Uma protetora de Carapicuíba resgatou uma gatinha paraplégica e pediu ajuda para doá-la. Um casal de amigos de Bauru aceitou adotar. Com isso, a protetora veio até Bauru com a gata para fazer a doação e trouxe um enxoval completo para ela”, destaca, emocionada, a presidente da Naturae Vitae.

Apesar de confirmar a importância da Internet para as entidades de proteção aos animais, Beatriz Schuler, presidente da ONG Vida Digna, afirmou considerar que a ferramenta ainda proporciona alguns riscos para os bichos. Ela disse que as páginas da web e os endereços de e-mail podem funcionar como um “mercado paralelo” de animais, o que dificulta a fiscalização e pode oferecer mais riscos.

“Temos que ter certos cuidados porque a Internet pode favorecer o bem e o mal. A ferramenta também pode servir como um modo de exploração dos animais. Por exemplo, existem pessoas que reproduzem cães sem seguir uma regulamentação que visa proteger os bichos. Além disso, esta facilidade em comercializar pode estimular o furto de cães e gatos para uma possível venda”, ressalta Beatriz.

Nacional

Outra possibilidade de aplicação da Internet é a divulgação de políticas públicas que são discutidas nas esferas municipal, estadual e até nacional. Um caso recente que tem mobilizado considerável porcentagem de internautas tem relação com o projeto de lei de autoria do deputado federal Ricardo Tripoli (PSDB-SP). O deputado apresentou para votação o Código Federal de Bem-Estar Animal, considerado um forte instrumento legal de defesa animal.

Para agilizar a votação deste projeto, Tripoli conseguiu instaurar a criação de uma Comissão Especial para analisar e aprovar, ou não, esta nova lei. Entretanto, a comissão foi criada mas não teve seus membros constituídos pelos líderes partidários.

Com isso, um abaixo-assinado virtual foi criado (http://www.leideprotecaoanimal.com.br) para tentar angariar 500 mil nomes e assim forçar a formalização da Comissão Especial para votar o Código Federal de Bem-Estar Animal. Até as 20h de ontem, o abaixo-assinado virtual apresentava 333.454 assinaturas.

De acordo com a assessoria de imprensa do deputado, o projeto de lei estabelece normas para as atividades de controle populacional e de zoonoses, experimentação científica e criação, atendendo ao padrão mundial que reprova os maus-tratos aos animais domésticos, àqueles usados em testes científicos e de produtos cosméticos e aos criados para consumo humano.

Segundo a proposta, os animais domésticos, os recolhidos pelo poder público e os mantidos em criadouros deverão ficar em ambiente que garanta cada fase de seu desenvolvimento. Os laboratórios que não usarem animais em testes poderão receber benefícios ou incentivos fiscais e exibir a expressão “produto não testado em animais” em suas embalagens (assim como as empresas que usarem deverão ter esta informação em seus rótulos); o uso de animais para fins científicos ou didáticos fica parcialmente proibido (com exceção de quando não houver outro meio para o tal); controle da população de cães e gatos com a implantação de programas de registro e identificação de animais, associados à esterilização e à adoção, entre outras abordagens de relevante importância.

Conselho Municipal pode tornar debate mais concreto

Prorrogado na última segunda-feira, o projeto de lei da Prefeitura de Bauru que propõe a criação do Conselho Municipal de Proteção Animal será votada no próximo dia 19 na Câmara. Caso aprovada, a proposta do Poder Executivo, que teve minuta elaborada pelo vereador Paulo Eduardo de Souza (PSB), pode representar a migração das discussões e debates virtuais que foram proporcionados pela Internet em um movimento mais sólido e consistente.

O projeto indica a criação de um órgão deliberativo e paritário, com membros do poder público e da sociedade civil, contando ainda com representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária, dos cursos de veterinária da Universidade Paulista (Unip), de biologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade do Sagrado Coração (USC).

A parte da sociedade civil será articulada por entidades de defesa dos animais, enquanto o poder público participará através de representantes das secretarias municipais do Meio Ambiente, Saúde e de órgãos estaduais.

Segundo o prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB), o principal objetivo da criação de um Conselho Municipal de Proteção Animal é criar uma estrutura mais especializada para a discussão de políticas públicas que buscam soluções para problemas que envolvam cães, gatos, animais de tração, entre outras questões da área.

“Entretanto, é bom esclarecer que este conselho não terá poder para criar leis, vetar projetos ou demais ações administrativas. Este órgão será responsável pela discussão acerca das possibilidades de solução em relação aos animais, as ações permanecerão a cargo da prefeitura e da Câmara”, afirma Rodrigo.

Sobre este canal de debate que pretende envolver questões referentes à posse responsável, animais abandonados, carroças e leishmaniose, a bióloga e presidente da ONG bauruense Naturae Vitae, Fátima Schroeder, definiu a criação do Conselho Municipal de Proteção Animal como uma “luz no fim do túnel”.

De acordo com a bióloga, há muito tempo os animais de Bauru necessitam de uma assistência especializada e esta iniciativa que será votada no dia 19 de julho pode abrir uma nova possibilidade.

“A votação está agendada e a gente espera que seja aprovado para os animais passarem a ter uma prioridade na cidade. Acredito que o ideal seja a discussão sobre o desenvolvimento de campanhas permanentes para buscar o bem-estar dos animais”, destaca.

Ela diz ainda que já tem uma proposta de ação para a primeira reunião deste conselho, caso ele seja aprovado. “Precisamos de uma campanha para controlar o contingente de animais, que seria realizado através da castração. É a raiz de todos os outros problemas existentes, que devem diminuir a partir de uma política pública de castração em massa que seja levada à sério. A situação está tão crítica em Bauru que devemos começar pela base, para estruturar toda a área que abrange os animais”, conclui.

http://www.jcnet.com.br/detalhe_geral.php?codigo=187032

Polícia investiga desaparecimento de animais em zoológico de Guarulhos/SP

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
10-Jul-2010

Em 5 anos, mais de 100 bichos desapareceram.
Suspeita é que quadrilha de tráfico de animais atue no local.

Do G1 SP

A prefeitura e a polícia de Guarulhos, na Grande São Paulo, investigam o desaparecimento de animais do zoológico da cidade. A suspeita é de que uma quadrilha de tráfico de animais esteja agindo no local. Já foram levados papagaios, araras, tucanos e curiós.

Os animais vêm desaparecendo desde 2005, mas apenas no dia 30 de junho, cinco anos depois, a polícia começou uma investigação. Conforme os bichos eram roubados, o zoológico registrava boletins de ocorrência.

Nesse período, mais de 100 animais de várias espécies foram furtados. As aves e os jabutis são os mais visados. O último furto, que foi também o mais grave, ocorreu na noite de 26 de junho. Duas araras azuis, aves ameaçadas de extinção, sumiram de onde estavam. O espaço é todo isolado e tem apenas uma porta externa por onde os bandidos entraram.

O secretário de Meio Ambiente de Guarulhos acha que os ladrões fazem parte de uma quadrilha especializada. As araras azuis são vendidas no exterior por até R$ 10 mil. “São pessoas que conhecem como fazer a captura, como fazer a sedação desses animais, porque ele não consegue pegar esses animais e colocar debaixo do braço, tem que ser preparado até pra não ficar se debatendo. Com certeza é gente envolvida em tráfico de animais”, explicou Alexandre Kise.

Percorrendo o zoológico, é possível notar a falta de segurança. Nos fundos, o muro é baixo e em alguns pontos não há proteção. O repórter cinematográfico Luciano Matioli encontrou uma trilha e buracos no muro, como se fossem degraus de uma escada. Ele também flagrou lixo e um sofá jogado na mata, dentro da área do zoológico.

Uma base da Guarda Civil Municipal existe dentro do zoológico, mas são apenas dois guardas por turno para cuidar dos 70 mil metros quadrados.

“Temos elaborado vários sistemas de segurança, o aumento da altura do muro, a questão de cercas dentro do muro, recentemente nós adquirimos equipamentos de vigilância via computador e agora a guarda municipal está situada aqui dentro. Então o sistema de vigilância é o básico, só que infelizmente essas quadrilhas têm conseguido ter sucesso”, explicou o secretário de meio ambiente.

Além dos furtos, o zoológico perdeu animais por outras causas. Neste ano morreram três iguanas e quatro filhotes de leoa maia no local. A veterinária responsável diz que as iguanas já chegaram debilitadas e que a leoa teve problemas na gestação.

Em nota, a Guarda Civil Municipal explicou que faz o patrulhamento no zoológico 24 horas por dia. São oito guardas divididos em turnos, que ficam na portaria e fazem rondas ao redor do parque. A Guarda Ambiental também faz ronda no local. Existe uma previsão de aumento no número de funcionários durante a noite, mas isso ainda depende de contratação.

O zoológico de Guarulhos fica na Avenida Dona Glória Pagnoncelli, 244. Ele abre de terça a domingo, das 9h às 17h.

Presos com animais

Nesta sexta-feira (9), cinco pessoas foram presas em uma feira do rolo em Guarulhos por vender animais silvestres. Cerca de 30 gaiolas com vários tipos de pássaros foram apreendidas e levadas para a delegacia. A polícia vai investigar se os dois crimes têm alguma relação.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/07/policia-investiga-desaparecimento-de-animais-em-zoologico-de-guarulhos.html

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Ativistas comemoram uso da Jabulani, a bola 100% sintética

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
08-Jul-2010

Em Joanesburgo, protesto contra uso de peles de animais na moda e no esporte reúne 32 pessoas apenas pintadas com as bandeiras dos países

Por João Paulo Garschagen
Direto de Joanesburgo, África do Sul


Em um protesto contra o uso de peles de animais na moda e no esporte realizado no início da tarde desta quinta-feira, em Hyde Park, centro de Joanesburgo, 32 ativistas representaram as seleções que disputaram a Copa do Mundo da África do Sul. Mas nada de camisas das equipes. Aliás, nem camisas nem shorts nem meiões, quase nada. Apenas com tanguinhas e com os corpos pintados com as cores de cada país, os protestantes chamaram a atenção de pedestres e motoristas que passavam pelo local.

- Nós não queremos peles! Nós não queremos peles! - entoaram os ativistas, que seguravam também uma placa com a inscrição 'una-se contra a crueldade. Não use peles'.

Brasil no protesto contra o uso de peles de animais, em Joanesburgo (Foto: João Garschagen / Globoesporte.com)

Brasil no protesto contra o uso de peles de animais, em Joanesburgo (Foto: João Garschagen / Globoesporte.com)

Aproveitando o dia sem jogos na Copa, membros da People for the Ethical Treatment of Animals Asia (Peta) fizeram um agradecimento à Fifa por usar no Mundial uma bola fabricada com materiais 100% sintéticos. A mal falada Jabulani, criticada por quase todos na África do Sul por sua leveza e curvas que desafiam as leis da física, enfim ganhou adeptos.

Protesto contra uso de peles de animais  (Foto: João Garschagen / Globoesporte.com)

Protesto contra uso de peles de animais (Foto: João Garschagen / Globoesporte.com)

- Ela é uma bola com couro sintético e ficamos muito felizes por isso. Na verdade, muitos jogadores da Copa também estão endossando a o uso de chuteiras sem couro - lembrou Ashley Fruno, diretora da Peta.

Brasileira no protesto na África do Sul (Foto: João Garschagen / Globoesporte.com)

Brasileira no protesto na África do Sul
(Foto: João Garschagen / Globoesporte.com)

Entre os ativistas, o rapaz pintado com as cores da Espanha e a moça exibindo as cores holandesas deixaram a final da Copa de lado e lembraram o mais importante para eles: cuidados para os animais.

- Estou vestindo minha própria pele, assim como fazem os animais. Estou usando as cores da Holanda então espero que a Holanda vença, mas não estamos aqui por isso e sim para lembrar como é absolutamente cruel a forma como são tiradas as peles de muitos animais - disse a bela 'holandesa'.

- Sim, é como fazem com os coelhos. Eles arrancam as pelas com os bichos ainda vivos e deixam os corpos largados no chão. Centenas de milhares de animais sofrem com isso – completou o 'espanhol'.

Portugal passando mensagem contra uso de peles de animais (Foto: João Garschagen / Globoesporte.com)
Portugal passando mensagem contra uso de peles de animais (Foto: João Garschagen / Globoesporte.com)

http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2010/07/ativistas-comemoram-uso-da-jabulani-bola-100-sintetica.html

EUA: Cachorro lança candidatura ao governo do Texas

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
08-Jul-2010

Depois de passar uma vida dura de abandono, o cachorro Woodrow encontrou um lar e uma cabo-eleitoral. Com a ajuda de sua nova dona, ele é candidato ao governo do Texas e já tem até aliados políticos.

Na última terça (6) o ex-candidato ao governo do Texas, Kinky Friedman, anunciou seu apoio à candidatura de Woodrow. Nas últimas eleições, em 2006, Kinky recebeu 12.6% dos votos e ficou em quarto lugar.

Woodrow com o seu aliado político Kinky Friedman (Foto: Reprodução/Austin Pet Alive!)

Woodrow com o seu aliado político Kinky Friedman (Foto: Reprodução/Austin Pet Alive!)

Tanto Woodrow quanto Kinky são candidatos independentes, que não tem afiliação oficial a nenhum partido. O Texas já elegeu um governador independente, mas isso aconteceu em 1859.

Só para ficar mais interessante, Woodrow é o mesmo nome de um ex-presidente americano, eleito em 1912 e re-eleito em 1916, quando aconteceu a Primeira Guerra Mundial.

A campanha de Woodrow pretende chamar atenção dos eleitores caipiras texanos para a questão dos cães e gatos abandonados. A campanha também vai levantar fundos para o Austin Pets Alive!, uma organização que cuida dos animais de rua e pretende fazer de Austin uma cidade sem matança de vira-latas.

http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/news/2010/07/08/253376-cachorro-lanca-candidatura-ao-governo-do-texas

Betty White posa para calendário em prol de animais

08-Jul-2010

A atriz Betty White, famosa pela série dos anos 80 "As Supergatas", posou para um calendário cujo dinheiro arrecadado com a venda será destinado a uma organização de proteção dos animais, informou hoje o jornal "Daily News".

Com 88 anos e longe de se aposentar, a atriz continua trabalhando e estreou uma nova série de televisão intitulada "Hot In Cleveland", além de ter dividido a tela com Sandra Bullock, na comédia "A Proposta", em 2009.

O calendário, em prol da organização Morris Animal Foundation, da qual Betty é membro, conta com uma fotografia na qual a ''supergata'' aparece cercada de homens musculosos sem camisa servindo taças e uvas enquanto a atriz descansa à beira de uma piscina, explicou o "Daily News".

Betty é uma grande defensora dos animais e, em recente entrevista publicada pela revista "Vanity Fair", assegurou que sua descrição de felicidade é passar seu tempo livre com seus bicinhos de estimação.

http://noticias.terra.com.br/noticias/0,,OI4552629-EI188,00-Betty+White+posa+para+calendario+em+prol+de+animais.html

Atriz americana de 88 anos posa de pin-up para calendário

09 de julho de 2010

Betty White, de 88 anos, é bajulada por fortões em calendário para fundação de proteção aos animais

Foto: Just Jared/Reprodução

A atriz americana Betty White posou de pin-up para um calendário em prol dos animais, informou o site Just Jared.

A campanha, que será divulgada em setembro, traz a atriz com alguns homens musculosos ao seu redor, lhe servindo bebida e frutas, enquanto ela repousa em uma espreguiçadeira.

Todo o dinheiro arrecadado com a venda dos calendários será revertida para a Morris Animal Foundation, que ajuda com a saúde e proteção a animais domésticos e selvagens em todo o mundo.

http://diversao.terra.com.br/gente/noticias/0,,OI4554757-EI13419,00-Atriz+americana+de+anos+posa+de+pinup+para+calendario.html

Alagoas é o 8º Estado a proibir animais em espetáculos de circo

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
08-Jul-2010

A utilização de qualquer tipo de animais em espetáculos circenses foi proibida pelo governo de Alagoas, com a publicação da lei 7.173, nesta quinta-feira. Este é o oitavo Estado brasileiro a proibir a participação de animais nesses tipo de espetáculo. Quem infringir a medida poderá perder a licença de funcionário, sofrer interdição do local das apresentações, além de multa de R$ 5 mil por animal.

Os circos já são proibidos de usarem animais nos Estados da Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Espiríto Santo. De acordo com a Sociedade Mundial de Proteção Animal, também está a em tramitação a probição no Ceará e Santa Catarina.

A iniciativa partiu do Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (Neafa) sob alegação de conter os abusos cometidos contra os bichos. "Esses animais trabalham todos os horários e são treinados de uma forma terrível, com requintes de crueldade. Além disso, a alimentação não contém nada de especial que compense o trabalho desgastante", disse o presidente do conselho curador do Neafa, Ismar Gato.

Gato afirmou que a iniciativa faz parte de uma campanha internacional liberada principalmente pela Sociedade Mundial de Proteção Animal, que visa também a valorização dos artistas circenses. "Muitas vezes os circos deixam de contratar artistas por que é mais barato manter os animais em condições precárias e trabalhando de graça", disse.

De acordo com o secretário chefe do Gabinete Civil de Alagoas, Álvaro Machado, a nova lei corrige a distorção da atual legislação, e zela pela vida e bem-estar dos animais. A fiscalização será realizada pela Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds), por intermédio das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, e pela Secretaria de Meio Ambiente de Alagoas (IMA).

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4553147-EI306,00-Alagoas+e+o+Estado+a+proibir+animais+em+espetaculos+de+circo.html

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Leishmaniose: ANCLIVEPA envia carta ao Governador de SãoPaulo

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
07-Jul-2010

Veja abaixo a carta enviada pelo preseidente da ANCLIVEPA ao Governador de São Paulo em apoio ao Projeto de Lei 510/10 - Clique aqui e saiba mais sobre o PL no site do seu autor - deputado estadual Feliciano Filho (PV-Campinas)

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE CLINICOS VETERINARIOS - ANCLIVEPA BRASIL

São Paulo, 30 de junho de 2010

À Sua Excelência o Senhor Dr. Alberto Goldman
Governador do Estado de São Paulo
Av. Morumbi, 4.500
05650 – São Paulo/SP

Excelentíssimo Senhor Governador,

No último dia 23 foi aprovado pela 20ª Sessão Extraordinária da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Projeto de Lei nº 510/2010 que normatiza o controle da eutanásia de cães, baseado em exames seguros para o diagnóstico da Leishmaniose Visceral e de acordo com a concordância de seus proprietários.

Considerando que no Brasil as medidas de controle da Leishmaniose Visceral orientadas pelo Ministério da Saúde não têm alcançado resultados satisfatórios e mesmo assim não se tem vislumbrado modificações, e ainda que não têm se pautado nas evidências científicas e nem na tendência mundial de respeito à vida animal, sugerimos a Vossa Excelência a aprovação do projeto oriundo da casa legislativa desse Estado.

Esclarecemos que o projeto em questão foi amplamente discutido pelos médicos veterinários especializados em clínica médica veterinária, amparados por especialistas internacionais e inúmeras publicações, inclusive da Organização Mundial de Saúde. Também inúmeras são as manifestações de discordância da atual política de Saúde Pública implantada pelos órgãos públicos federais dessa atual gestão, que priorizam extermínio radical de cães em todo o Brasil.

Esse projeto de Lei, além dos critérios científicos, contou com apoio da sociedade, que atualmente esconde seus cães como se fossem criminosos por contraírem infecção passível de ser evitada se a política de saúde respeitasse a vida dos animais, mesmo priorizando a vida humana.

Além disso, é consenso entre os pesquisadores que os métodos de diagnóstico atuais para a infecção canina são sujeitos a reações falso positivas levando à morte milhares de animais desnecessáriamente, conforme comprovado em publicações científicas.

Essa é a oportunidade de oferecer aos animais, na pessoa de seus proprietários, a chance de realizar exames seguros e confirmatórios da infecção e também da opção por cuidar e respeitar a vida desse animal que comparte o seio familiar. Somente no Brasil, dentre todos os países que enfrentam a Leishmaniose Visceral, as autoridades querem obrigar a sociedade a matar seus animais de estimação, baseadas em exames que precisam aprimoramento e negando tratamentos padronizados internacionalmente.

Atenciosamente,

Dr. Paulo Castilho

Presidente

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE CLÍNICOS VETERINÁRIOS DE PEQUENOS ANIMAIS

ANCLIVEPA BRASIL

(presidente@anclivepabrasil.com.br)