quarta-feira, 7 de julho de 2010

São Paulo: Eutanásia para cães com leishmaniose é polêmica

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
07-Jul-2010
Da AE

À espera da sanção do governador de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB), o projeto de lei que restringe a eutanásia de cães com leishmaniose está causando polêmica. A proposta aprovada pela Assembleia Legislativa obriga os municípios a fazerem contraprova antes de sacrificar os animais diagnosticados com a doença. E impede a eutanásia se houver possibilidade de tratamento do cachorro.

O projeto é questionado pelo CRMV-SP (Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo). Segundo a entidade, não há cura para a doença e postergar a eutanásia faria apenas com que os cães doentes ficassem mais tempo convivendo com animais e pessoas sadias.

"Esse projeto contraria a legislação federal, que proíbe o tratamento com remédios para humanos e determina a eutanásia para evitar a contaminação de outros animais e até de pessoas", afirma Francisco Cavalcanti de Almeida, presidente do CRMV-SP. "Existe tratamento paliativo, mas não há cura. Quando tem um animal com raiva, faz o quê? Trata? Não. Tem que ser excluído para não multiplicar a doença." Já os defensores da lei afirmam que a eutanásia é aplicada indiscriminadamente e que os testes feitos são imprecisos.

http://www.dgabc.com.br/News/5819954/eutanasia-para-caes-com-leishmaniose-e-polemica.aspx

Nota Tribuna Animal: O CRMV-SP questiona o Projeto de Lei, mas a ANCLIVEPA - Associação Nacional de Clinicos Veterinários enviou carta ao Governador de São Paulo em apoio ao PL. Veja aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário