quinta-feira, 8 de julho de 2010

Ativistas comemoram uso da Jabulani, a bola 100% sintética

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
08-Jul-2010

Em Joanesburgo, protesto contra uso de peles de animais na moda e no esporte reúne 32 pessoas apenas pintadas com as bandeiras dos países

Por João Paulo Garschagen
Direto de Joanesburgo, África do Sul


Em um protesto contra o uso de peles de animais na moda e no esporte realizado no início da tarde desta quinta-feira, em Hyde Park, centro de Joanesburgo, 32 ativistas representaram as seleções que disputaram a Copa do Mundo da África do Sul. Mas nada de camisas das equipes. Aliás, nem camisas nem shorts nem meiões, quase nada. Apenas com tanguinhas e com os corpos pintados com as cores de cada país, os protestantes chamaram a atenção de pedestres e motoristas que passavam pelo local.

- Nós não queremos peles! Nós não queremos peles! - entoaram os ativistas, que seguravam também uma placa com a inscrição 'una-se contra a crueldade. Não use peles'.

Brasil no protesto contra o uso de peles de animais, em Joanesburgo (Foto: João Garschagen / Globoesporte.com)

Brasil no protesto contra o uso de peles de animais, em Joanesburgo (Foto: João Garschagen / Globoesporte.com)

Aproveitando o dia sem jogos na Copa, membros da People for the Ethical Treatment of Animals Asia (Peta) fizeram um agradecimento à Fifa por usar no Mundial uma bola fabricada com materiais 100% sintéticos. A mal falada Jabulani, criticada por quase todos na África do Sul por sua leveza e curvas que desafiam as leis da física, enfim ganhou adeptos.

Protesto contra uso de peles de animais  (Foto: João Garschagen / Globoesporte.com)

Protesto contra uso de peles de animais (Foto: João Garschagen / Globoesporte.com)

- Ela é uma bola com couro sintético e ficamos muito felizes por isso. Na verdade, muitos jogadores da Copa também estão endossando a o uso de chuteiras sem couro - lembrou Ashley Fruno, diretora da Peta.

Brasileira no protesto na África do Sul (Foto: João Garschagen / Globoesporte.com)

Brasileira no protesto na África do Sul
(Foto: João Garschagen / Globoesporte.com)

Entre os ativistas, o rapaz pintado com as cores da Espanha e a moça exibindo as cores holandesas deixaram a final da Copa de lado e lembraram o mais importante para eles: cuidados para os animais.

- Estou vestindo minha própria pele, assim como fazem os animais. Estou usando as cores da Holanda então espero que a Holanda vença, mas não estamos aqui por isso e sim para lembrar como é absolutamente cruel a forma como são tiradas as peles de muitos animais - disse a bela 'holandesa'.

- Sim, é como fazem com os coelhos. Eles arrancam as pelas com os bichos ainda vivos e deixam os corpos largados no chão. Centenas de milhares de animais sofrem com isso – completou o 'espanhol'.

Portugal passando mensagem contra uso de peles de animais (Foto: João Garschagen / Globoesporte.com)
Portugal passando mensagem contra uso de peles de animais (Foto: João Garschagen / Globoesporte.com)

http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2010/07/ativistas-comemoram-uso-da-jabulani-bola-100-sintetica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário